quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Criado o brasão da Guarda Municipal de Tangará

A Prefeitura de Tangará continua trabalhando para fortalecer os trabalhos da Guarda Municipal e assim ajudar no combate à violência. Dando todo apoio operacional e estrutural para a nova unidade administrativa municipal, o Governo Alcimar Germano determinou a criação do brasão da Guarda Municipal, bem como a infraestrutura de transporte, com identificação visual da viatura, além de outras questões que continuam sendo debatidas com o Gabinete Civil.

Em reunião na última semana, o Prefeito Alcimar formou um grupo de apoio no Gabinete Civil, articulando Policia Militar, Guarda Municipal, Assessoria de Imprensa e Gabinete Civil. 

Questões jurídicas serão analisadas com o setor responsável, bem como as questões de comunicação institucional. O consultor Wallace Maxsuel criou o brasão da Guarda Municipal, que já foi aprovado pela gestão e em breve será instituído por lei municipal.

Com as cores municipais e da guarda, o brasão tem a águia como símbolo de proteção abraçando o brasão do município, dentro de um escudo azul, representando a cor da bandeira municipal. As bordas amarela e preto representam a união entre Guarda e Município, sendo o amarelo representando Tangará e o preto sendo ligado à Guarda Municipal.

O executivo irá enviar o projeto de lei regulamentando o brasão após o recesso parlamentar da Câmara Municipal.

Hoje completa 70 anos que explodiu a Bomba atômica em Hiroshima


No dia 6 de agosto de 1945, a cidade de Hiroshima sofreu o primeiro ataque com armas nucleares da História. A seguir, vemos como Hiroshima se reergueu das ruínas.
Em (06) de agosto de 1945 a bomba, jogada pelo avião militar B-29 americano Enola Gay, destruiu quase 80% da cidade. 

Reprovação de Dilma aumenta e bate a de Collor em 92


Uma pesquisa Datafolha, realizada entre terça e quarta-feira (05) mostrou que o índice de reprovação da presidente Dilma Rousseff (PT) cresceu e, segundo a Folha de S. Paulo, está maior que as piores taxas registradas por Fernando Collor, quando estava às vésperas de sofrer o processo de impeachment.
Na pesquisa anterior, que foi feita na terceira semana de junho, 65% dos entrevistados disseram considerar o governo Dilma como ruim ou péssimo. Agora, Dilma conta com 71% de pessoas que não aprovam seu governo.
O índice dos que aprovam a gestão da petista, classificando-a como ótima ou boa caiu, mas se mantém dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Em junho, 10% dos consultados mantinham essa opinião. No último levantamento, são 8%.
E não é apenas a rejeição que é maior. O cenário também está pior para Dilma na questão de um pedido de impeachment. De acordo com o jornal, o Datafolha revelou que 66% dos entrevistados disseram que são a favor do afastamento. Em abril, eram 63%.
A reportagem da Folha ressalta que esses números registrados são os piores desde que o instituto iniciou a série de pesquisas, em 1990, no governo Fernando Collor.
O ex-presidente e atual senador teve 9% de aprovação e 68% de reprovação na véspera de seu impeachment, em setembro de 1992. Dessa maneira, Dilma passa a ser a recordista em reprovação nas pesquisas Datafolha.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Tangará vence etapa regional da Taça RN 2015


A equipe que representou o município de Tangará na Taça RN foi a campeã da Copa Verão de Futsal 2015, o Assentamento Três Voltas, que também conquistou a etapa regional do Trairi-Potengi-Agreste ontem (04) à noite. Com o placar de 3 a 1 sobre a equipe representante do município de São José do Campestre, Tangará mostrou sua consolidação no esporte regional como potência em investimentos do poder público no apoio ao esporte amador e profissional.

A Taça RN é uma realização da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), em parceria com o poder público municipal onde é realizada a etapa regional. Tangará abrigou a competição na abrangência das regiões Trairi, Agreste e Potengi.

O prefeito Alcimar Germano recebeu as autoridades municipais, além das representações estaduais como o Chefe de Gabinete da SEEL, César Nunes, e o coordenador estadual da SEEL, Fabio Bezerra. 

Deputados solicitam e cobram recuperação de estradas da região agreste


Os motoristas que trafegam pelas estradas que cortam a região agreste, tem tido muitas dificuldades transtornos devido os vários buracos na pista. Não é raro encontrar motoristas invadindo a mão contrária para desviar dos buracos. 
A estrada que vai de Santo Antônio a Tangará, por exemplo, é uma das que mais tem tido reclamações por parte dos motoristas. Até mesmo o acesso a praia da Pipa, um dos principais destinos turísticos do estado, localizado na região, está em péssimas condições.
Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) lembrou que o governador Robinson Farias até o momento ainda não cumpriu o compromisso de recuperar estradas de, pelo menos seis municípios do Rio Grande do Norte. A execução das obras foi assegurada pelo governador há cerca de 40 dias, durante uma reunião que contou com as presenças de prefeitos e do próprio diretor-geral do DER, general Fraxe.
Naquela ocasião ficou definido que, entre outras localidades, seriam contemplados com a iniciativa os municípios de Tibau do Sul, Nova Cruz, Jaçanã, Coronel Ezequiel, Vera Cruz, Lajes Pintadas, Passa e Fica e São Bento do Trairi.
“Tem estradas na minha região, por exemplo, que estão intrafegáveis. Nem mesmo no município de Tibau do Sul, onde se encontra a Praia de Pipa, um destino turístico internacional, foi iniciado sequer um tapa-buraco”, disse ele.
Segundo o parlamentar, as obras que seriam executadas sob o regime de cooperação entre o governo estadual e as prefeituras, que forneceriam a mão de obra, enquanto o DER arcaria com os insumos e transportes, não saíram do papel.
Já o deputado estadual Dison Lisboa (PSD) se reuniu com o governador Robinson Faria na tarde desta terça-feira (4), na sede da Governadoria, para tratar da recuperação da malha viária da região Agreste do Rio Grande do Norte. A estrada que liga o município de Goianinha à Praia da Pipa, a RN-003, foi um dos assuntos da reunião. Razão de requerimento do deputado na Assembleia Legislativa no primeiro semestre deste ano, a recuperação da estrada foi garantida pelo governador, que prometeu o início das obras ainda esta semana.
“O governador Robinson se mostrou muito sensível ao nosso pleito e se comprometeu a iniciar as obras da estrada de Pipa ainda esta semana. A recuperação da malha viária de todo o Agreste é outra preocupação nossa que terá atenção especial do governo do estado”, destacou Dison.

Fundac abre inscrições para contratação temporária de 386 profissionais


A Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) abre nesta quinta-feira (6) as inscrições para contratação temporária de 386 profissionais. As vagas são destinadas a assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, educadores, auxiliares de serviços diversos e motoristas. O processo seletivo simplificado será realizado pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet através do site www.funcern.br até o dia 16 de agosto. O edital da contratação temporária foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 30 de julho.
Do total de vagas, 106 serão destinadas ao Ceduc Pitimbu, permitindo a reabertura de 36 vagas imediatas para adolescentes no sistema socioeducativo do Rio Grande do Norte. A unidade está fechada desde 2012, mas está totalmente reformada à espera do preenchimento do quadro de funcionários. As demais vagas serão destinadas às unidades socioeducativas de Natal, Caicó e Mossoró.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o candidato deve escolher o município onde pretende atuar ainda no ato da inscrição. As taxas variam entre R$ 35 e R$ 58 e os que têm direito a isenção devem fazer a solicitação no prazo de 06 a 08 de Agosto. As remunerações podem chegar até R$ 1.897 (mil oitocentos e noventa e sete reais) e os candidatos de nível médio irão realizar provas objetivas no dia 30 de agosto.

Prorrogado: Prefeitura aumenta prazo e contribuintes têm até 14 de agosto para quitar IPTU com desconto de 20%


Prorrogado: Prefeitura aumenta prazo e contribuintes têm até 14 de agosto para quitar IPTU com desconto de 20%

A Prefeitura de Santa Cruz está dando mais uma chance para quem deseja pagar o seu Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única e aproveitar o desconto de 20%. O prazo foi prorrogado e os contribuintes têm agora até o próximo dia 14 de agosto para efetuar o pagamento.

A impressão do boleto com a data reajustada poderá ser feita na sede da Secretaria de Tributação e Arrecadação, no Centro Administrativo, ou no Portal do Contribuinte, acessível através da página da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br). O contribuinte que preferir imprimir o novo boleto pela internet terá que possui o “Sequencial do Imóvel”, disponível no boleto do exercício anterior ou fornecido pelo telefone: (84) 3291 4638.

O pagamento poderá ser feito no Banco do Brasil e em seus correspondentes (Correios, Central do Cidadão, CredPag e Farmácia Irmã Dulce).

Governo anuncia convocação de 809 professores para a rede estadual


O governador Robinson Faria anunciou a convocação de 809 professores para a rede Estadual de ensino. O ato foi publicado na edição desta quarta-feira (5) do Diário Oficial.

Usando sua conta no Instagram, o governador anunciou a convocação dos professores, além de especialistas efetivos. O concurso em questão teve resultado final publicado no dia 28 de fevereiro de 2012.

Os candidatos convocados irão ingressar no serviço através das vagas de servidores aposentados, o que também consta no ato assinado pelo governador.

O ato ainda traz ainda os locais para inspeção médica e entrega de documentos dos convocados.

Clique aqui para conferir a lista de convocados.

ANA discute restrições ao uso da água


O diretor de gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella Neto, deverá expor hoje a situação da barragem Armando Ribeiro Gonçalves e as perspectivas do uso da água nos próximos meses. O encontro reunirá representantes da entidades da sociedade civil da região do Vale do Açu e do poder público local para discutir a possibilidade de restrição do uso de água nessa região. 

No Seridó, a água do rio Açu-Pirinhas já não pode ser usado para a produção agrícola irrigada desde o início de julho. Apenas seres humanos e animais podem consumir. Varella Neto preferiu não adiantar propostas para lidar com a escassez. “Vamos discutir questões estratégicas tendo em vista que o inverno do próximo ano será muito pior segundo previsões”, disse. 

Segundo ele, “o caminho para chegar com água até o próximo ano” será discutido coletivamente, sem qualquer imposição de órgãos governamentais. Ainda de acordo com o diretor da ANA, a capacidade atual do reservatório Armando Ribeiro Gonçalves é de 26%. 
Um ato normativo da agência que regula o uso da água no Brasil, determina que quando a barragem chegar a 24% de sua capacidade medidas restritivas de consumo deverão ser tomadas. Tais ações dizem respeito à captação de água em determinados pontos do rio e à irrigação de culturas agrícolas. 

Republicação de edital permite novas candidaturas ao Conselho Tutelar de Santa Cruz; inscrições vão de 04 a 10 de agosto


A Comissão Eleitoral responsável pelo processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Santa Cruz republicou nesta terça-feira (04) o edital de convocação permitindo que pessoas interessadas possam ainda se candidatar para o pleito do dia 04 de outubro que irá escolher os cinco novos membros do referido órgão.

 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou a republicação de acordo com as orientações repassadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) já que o município conta apenas com sete candidatos habilitados, quando o ideal é um número superior a 10.

O prazo de inscrições vai do dia da republicação, 04 de agosto, até o próximo dia 10 do mesmo mês. As pessoas que preencherem todos os requisitos (ter idade mínima de 18 anos, residir no município, ter 2º grau completo e idoneidade comprovada) estarão aptas a serem submetidas a uma prova de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no dia 13 de agosto. A pessoa que obtiver nota mínima de cinco pontos terá a sua candidatura aprovada.

O edital está disponível na sala  dos conselhos no Centro Administrativo, no mural da Prefeitura de Santa Cruz e também sua página na internet: www.santacruz.rn.gov.br/site/blog/1115

Lei limita dupla função e obriga inclusão de ônibus com ar condicionado em Natal


O prefeito Carlos Eduardo (PDT) sancionou a lei complementar que estabelece normas complementares à organização do sistema de Transporte Público em Natal, que passará por licitação. Conforme publicação no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (5), a dupla função em ônibus e alternativos tem que acabar em até cinco anos e as empresas deverão ter todos os ônibus com ar condicionado até o fim do contrato.

O texto sancionado pelo prefeito, que contou com seis vetos, prevê, entre outras coisas, o direito de que os herdeiros dos permissionários mantenham os contratos mesmo após a morte do titular da linha alternativa. Além disso, a gratuidade para os idosos no primeiro ano de contrato de ônibus e alternativos será concedida a pessoas a partir de 64 anos de idade, com idosos com 63 anos sendo beneficiados a partir do segundo ano e assim sucessivamente, até que a gratuidade seja implementada para idosos a partir de 60 anos. 

Para o pagamento das passagens, está mantida a possibilidade de que os estudantes paguem metade do valor em dinheiro apresentando a carteira estudantil. Para os bilhetes eletrônicos, o Município exercerá o controle e a fiscalização da venda de passagens, assegurando-se que ônibus e alternativos possam operar através de linhas integradas nas quatro regiões da cidade. 

Acampados na Governadoria, Bombeiros e PMs esperam atendimento às reivindicações


Os policiais e bombeiros militares estaduais iniciaram na manhã desta quarta-feira, 05, o acampamento em frente à Governadoria para reivindicar o devido enquadramento dos níveis remuneratórios, a remuneração de acordo com o posto de graduação e a promoção ex officio –concedida quando o graduado permanece por tempo dobrado em um mesmo nível por causa da ausência de vagas. Na tarde da última terça-feira, 04, a secretária de Segurança Kalina Leite e a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, receberam a pauta de reivindicações da categoria e marcaram nova reunião para o dia 17, quando terão uma resposta concreta do Poder Executivo.
O acampamento segue até essa data com os profissionais de folga, à paisana e desarmados, mas caso o retorno do governo seja negativo, a partir do dia 18 os policiais e bombeiros a serviço cumprirão expediente no local.  As representantes do governador Robinson Faria se comprometeram a fazer um levantamento dos militares que têm direito às demandas já previstas em lei, mas ainda não colocadas em prática por falta de condições financeiras. Segundo o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (ASSPMBM/RN), Eliabe Marques, existem profissionais promovidos há mais de dois anos recebendo salários das graduações anteriores, além de outros há mais de 10 anos sem ascender profissionalmente.
“Não pedimos aumento de salários ou mudança de leis, queremos apenas que o governador cumpra as legislações em vigor. Afinal, os policiais e bombeiros militares são rigorosamente sancionados ao ferir os princípios legais, por isso seguem as regras à risca. É inaceitável que o Poder Executivo descumpra as leis e nada seja feito”, expõe o sargento.

Confirmado: Praça da Bíblia será inaugurada na próxima sexta-feira (07)


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas, confirmou para a próxima sexta-feira (07) a inauguração da Praça da Bíblia. A solenidade ocorrerá a partir das 19 horas.

A Praça da Bíblia foi erguida na Rua Antônio Henrique de Medeiros, no Centro, e sua estrutura chama a atenção de quem passa pelo local pela grandiosidade do projeto e beleza do espaço. A obra é uma das mais aguardadas pela população e será mais uma opção de lazer que a Prefeitura irá oferecer aos seus munícipes.

A solenidade de inauguração contará com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias e demais autoridades.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

"Caos se alastra no governo do estado" Agentes penitenciários acampam na Governadoria e pedem reunião com governador



 Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram montar acampamento em frente ao prédio da Governadoria, o Centro Administrativo. A categoria quer ser recebida pelo governador Robinson Faria e alega que já protocolou vários ofícios solicitando reunião, mas não foi atendida.
Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN, afirma que o Sistema Penitenciário é o setor da segurança que tem sido deixado em segundo plano pelo Governo. “Somos a única categoria sem perspectiva de planejamento de ações, pois a Polícia Civil e a Polícia Militar já receberam promessa de investimentos e até de concurso público”, declara.
Ainda de acordo com ela, desde o início da crise do Sistema Penitenciário do RN, no início do ano, nada de concreto foi feito para melhorar as unidades prisionais e a valorização dos agentes penitenciários.
A categoria espera que o Governo apresente um planejamento e cronograma para reestruturação do Sistema Penitenciário, com melhores condições de trabalho, bem como para a implantação do Plano de Cargos e Carreiras, como forma de valorização dos agentes penitenciários.

Empresário Marcelino Menezes Dantas, tomará posse como presidente da CDL Santa Cruz na noite de hoje (04)

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, está sob nova diretoria eleita, na presidência tomará posse o jovem empresário Marcelino Menezes Dantas (Lojas Maré Mansa).

A posse acontecerá na noite de hoje (04) ás 19:30 horas no auditório do Instituto Cônego Monte. O presidente da federação das CDLs do Rio Grande do Norte, Afrânio Miranda, estará presente e dará posse a nova diretoria, que terá mandato de dois anos.

Informações: Blog do Edipo Natan

Mudança no rendimento do FGTS “é a morte do Minha Casa, Minha Vida”


O projeto que propõe a mudança da alíquota da remuneração do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de 3% para 6% deve ser uma das primeiras a entrar na pauta de votação da Câmara dos Deputados após a volta do recesso parlamentar, nesta segunda-feira (3). O Secovi-SP (sindicato da habitação) alerta para o risco de o programa Minha Casa, Minha Vida definhar e “morrer”, além de o fundo perder sua função social.
O FGTS é utilizado como parte de fonte financiadora do programa habitacional, que tem como foco famílias de baixa renda. Atualmente, os juros cobrados para financiamento da casa própria com recursos do FGTS vão de 4,5% até 7,5%. Já as empresas que constroem as casas também pegam parte desse fundo para financiar a obra pagando, em média, 3% mais a taxa referencial (TR).
“Se o projeto for aprovado como está, prejudica milhões de trabalhadores, pois eles serão impedidos de ter acesso à casa própria simplesmente porque os juros do programa irão aumentar substancialmente para uma aquisição que é paga durante 20,30 anos pelo mutuário”, explica Flávio Prando, vice-presidente de habitação econômica do Secovi-SP.

Moto Fest é realizado com sucesso e Prefeita Fernanda destaca sua importância para Santa Cruz


Novamente a Prefeitura de Santa Cruz foi uma das principais parceiras do Motoclube Amigos do Asfalto na realização do Santa Cruz Moto Fest, evento que reuniu neste final de semana na capital do Trairi motociclistas de todo o Brasil. O encontro de motociclistas, considerado um dos mais importantes do Nordeste e que completou 10 anos em 2015, contou com o apoio da Prefeitura para sua estrutura e recursos de emenda parlamentar do Deputado Tomba Farias.

Acompanhada do Deputado Tomba Farias, a Prefeita Fernanda Costa participou de toda a programação e destacou a importância do evento para o município. Para a gestora do município, é um evento que contribui na divulgação de Santa Cruz como destino turístico, injeta recursos financeiros na economia local, além de ser uma excelente opção de entretenimento para todos.

Ao longo dos últimos anos, o Moto Fest se consolidou como um dos eventos mais aguardados pela população e consegue reunir pessoas dos mais variados lugares do País. Churrasco 0800, passeio à São Bento do Trairi com café da manhã e shows gratuitos foram algumas das atrações do evento.




segunda-feira, 3 de agosto de 2015

"Sítio Novo": Neném e Missinho rompidos?


Informações que chegaram até o nosso blog, é de que o atual vice-prefeito de Sítio Novo e pré-candidato a prefeito Missinho Belarmino, rompeu com o atual prefeito Richardson Xavier (Neném), até o momento, apenas o desgaste político de Neném pode ter sido a motivação do rompimento. Neném seria apoiador da campanha de Missinho para prefeito de Sítio Novo, vamos aguardar como ficará as definições no município para os próximos dias.

MST libera avenida e segue em caminhada até o aeroporto


Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) liberaram a avenida Ruy Pereira dos Santos, que dá acesso ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, e seguem em direção ao terminal aéreo. Eles estavam impedindo a passagem de pessoas até o aeroporto desde o início da manhã desta segunda-feira (3) e exigiam uma reunião com o governador Robinson Faria até às 12h, o que não foi atendido.

Com o bloqueio da avenida nos dois sentidos, tanto as pessoas que desembarcam no aeroporto quanto as que estão a caminho do terminal ficaram com acesso limitado. 

Para evitar o confronto e não prejudicar ainda mais as pessoas que tentam chegar ao aeroporto, a Polícia Militar está orientado a população a buscar um desvio por estrada carroçável até o terminal.



Polícia Federal do RN prende holandês em Noronha com 11,5 kg de cocaína pura


Um holandês foi preso nesse sábado (1º) no arquipélago Fernando de Noronha, em Pernambuco, acusado de traficar 11,5 quilos de cocaína. O mecânico estrangeiro Raymond Knobbe, 48 anos, estava a bordo do veleiro Rody, de bandeira holandesa, e foi abordado pelas autoridades em alto mar.
A prisão foi efetuada em operação conjunta da Polícia Federal de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte com a Marinha do Brasil e a Agência Nacional de Crimes da Grã-Bretanha (NCA). A busca pelo suspeito começou no 3º Distrito Naval da Marinha, em Natal (RN), após informações recebidas através da NCA.
No Navio Patrulha “Macau”, as autoridades encontraram o veleiro no mar por volta das 5h30 e pediram que Knobbe, o único tripulante da embarcação, parasse no arquipélago para que tanto a documentação como o barco fossem analisados. No momento, o mar estava muito agitado, segundo a PF.
Ao chegar a Fernando de Noronha, por volta das 12h, o veleiro foi submetido a averiguação. As autoridades constataram que a documentação do estrangeiro e do barco estavam corretas e atualizadas, mas, ao procurar nos compartimentos da embarcação, encontraram na popa 10 tabletes de cocaína.
Preso, o holandês foi levado ao posto da Polícia Federal na Vila do Trinta, área central do arquipélago. Ele foi autuado por tráfico internacional de entorpecentes e, caso seja condenado, poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão.
Por volta das 16h20 deste domingo (2), Knobbe chegou no Recife, onde foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na região metropolitana da capital pernambucana, onde está à disposição da Justiça Federal. O veleiro também será trazido ao Recife para passar por nova vistoria.
BALANÇO - Essa é a 16ª apreensão de drogas que a PF realiza em Pernambuco em 2015. Até agora, foram presas 24 pessoas (19 homens e 5 mulheres) por envolvimento com o tráfico. O total apreendido foi de 712 quilos de maconha, 144 quilos de pasta base de cocaína, 11,5 quilos de cocaína e 12,7 quilos de crack.

Corredômetro RN: 159 pacientes em macas nos 4 maiores hospitais do estado‏


Nesta segunda-feira (03), o Corredômetro RN mostrou um aumento na quantidade de pacientes em macas em relação à semana anterior. Ao todo, 159 pacientes estão em macas nos quatro maiores hospitais do estado, contra 143 da semana anterior.
A maior variação (+19%) ocorreu entre pacientes em macas nos corredores. Agora são 97, diante de 81 identificados há uma semana.
O Walfredo Gurgel é o hospital com maior quantidade de pacientes em macas, com 86, superando o Deoclécio Marques. Apesar de o Walfredo Gurgel liderar a contagem geral, o Deoclécio ainda possui a maior quantidade de pacientes em macas nos corredores. São 44 pacientes nesta situação, contra 31 do Walfredo.
O levantamento é feito todas as segundas-feiras pelo Sindsaúde nos quatro principais hospitais do estado: Walfredo Gurgel e Santa Catarina, em Natal; Deoclécio Marques, em Parnamirim; e o Tarcísio Maia, em Mossoró. A média de seis semanas, desde o dia 29 de junho, é de 149 pacientes em macas nestes hospitais.

MST fecha acesso a aeroporto de São Gonçalo do Amarante


Manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearam a via de acesso ao aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na manhã desta segunda-feira (3). O bloqueio ocorre nos dois sentidos da avenida Ruy Pereira dos Santos, próximo à rotatória utilizada por quem vai ou sai do aeroporto. A manifestação faz parte de uma série de protestos realizados pelo MST no Brasil. 

Para realizar o bloqueio, os manifestantes do MST utilizaram galhos e pneus, garantindo que só deixarão o espaço após negociação com representantes do Incra. Não há, contudo, a confirmação sobre quais as condições impostas para que o grupo que bloqueia o acesso ao aeroporto deixe a via. A Polícia Militar está no local e negocia a saída do grupo, que ainda não tem horário para ocorrer.

Em Brasília, membros do MST ocuparam desde as 5h20 a sede do Ministério da Fazenda, com bandeiras do movimento e faixas pedindo urgência na reforma agrária, além da saída do ministro Joaquim Levi. O grupo protesta contra os cortes orçamentários e o reajuste fiscal anunciados recentemente pelo governo.

"Viemos aqui criticar e nos mobilizar contra a política econômica do governo de uma maneira geral, que tem atingido, através do reajuste fiscal, os trabalhadores e trabalhadoras e também o Orçamento, no que diz respeito à reforma agrária", disse Kelli Mafort, da coordenação nacional do MST, em Brasília.

Segundo Mafort, cerca de 100 mil famílias ligadas ao MST aguardam a reforma agrária em acampamentos por todo país e que o ajuste fiscal representou um corte de 50% no orçamento destinado para este fim, que era R$ 3,5 bilhões. "Temos hoje, no Ministério do Desenvolvimento Agrário, R$ 1,8 bilhão para a reforma agrária. Esse número é irrisório diante da necessidade", disse.

Os manifestantes afirmam que ficarão no local até que haja uma sinalização por parte do governo. 



Tribunal de Contas seleciona estagiários


O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) publicou edital para concurso de credenciamento de estagiários. As inscrições têm início nesta amanhã (4) e seguem até o dia 16 de agosto, devendo ser realizadas exclusivamente pela internet, através de endereço eletrônico.

A seleção destina-se à formação de cadastro de reserva, respeitando-se o percentual de 10%  das vagas reservadas as pessoas com deficiência. O credenciamento destina-se ao preenchimento de vagas de estagiários nas áreas de Administração/Gestão Pública, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil e Informática.

O estagiário cumprirá jornada de trabalho de 20 horas semanais, devendo o horário corresponder ao expediente do Tribunal de Contas do Estado, compatibilizando-o com o horário de aulas do curso de graduação, e receberá, a título de bolsa, a importância mensal de R$ 600,00, além de auxílio transporte.

A seleção terá validade de um ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser renovada, mediante publicação, por igual período, conforme conveniência e oportunidade do TCE/RN. A classificação gera para o candidato, apenas, a expectativa de direito à convocação para a vaga de estágio, reservando-se ao TCE/RN o direito de convocar os aprovados de acordo com sua necessidade, com rigorosa obediência à ordem de classificação final do certame.

Confira o edital aqui.

" Atenção para os motoristas" Radares da BR-101 começam a multar


Os radares instalados pelo Dnit no trecho urbano da BR-101, entre os bairros de Potilândia (imediações da Arena das Dunas) e Neópolis (entre o pórtico dos Reis Magos e o túnel de acesso ao conjunto Jiqui) começam a registrar infrações por excesso de velocidade a partir desta segunda-feira (3). Os equipamentos foram instalados no final do mês de maio e passam a medir a velocidade até mesmo nas pistas marginais — no trecho de Potilândia. A velocidade máxima permitida é de 80km/h nas pistas principais e 60 km/h nas vias marginais.

Os quatro equipamentos funcionavam em caráter de testes e as infrações não vinham sendo registradas para efeito de cobrança das multas, também pela necessidade de passarem por aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Caso os motoristas sejam flagrados em velocidade superior à máxima permitida, as multas vão variar de acordo com o percentual acima do máximo determinado. Nos casos em que a velocidade superar em até 20% o limite, a permitida a infração é média e a multa é de R$ 85,13. Já quando os motoristas passarem no trecho com velocidade entre 20% e 49% acima do limite, a infração é grave, com multa de R$ 127,69. Quando o motorista passar pelo trecho com 50% acima do limite de velocidade, a infração é gravíssima e a multa é de R$ 574,62, com apreensão da carteira de motorista.



Dia (08) sábado, tem Forró do Candieiro !!!


Justiça Federal do RN selecionará estagiários em diversos cursos


Cursos: Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Design Gráfico, História, Jornalismo e Pedagogia.
Benefícios: Bolsa auxílio de R$ 845,00; Auxílio Transporte.
Pré-inscrição: 27/07 à 21/08/2015.
Confirmação: Até o dia 30/08 mediante a entrega de 2kg de alimentos não-perecíveis.

Azul abre novas vagas para comissários de bordo no Brasil; habilita-se ?


Trabalhar viajando e ganhar um bom salário é uma opção interessante para você? Então fique de olho nestas oportunidades da Azul. A empresa de aviação tem 20 vagas para comissários de bordo. A companhia não exige experiência na função e quer apenas profissionais com o Ensino Médio completo, mas pede outros tipos de requisitos.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo site de emprego Catho, a média salarial nacional da profissão é de 3,3 mil reais. A Azul também tem outras oportunidades abertas, como aprendiz e auxiliar de cargas para estados diferentes. Para se candidatar às vagas, basta entrar no site da empresa e enviar o CV. Acesse as vagas no site oficial da empresa.

Protesto pela paz reúne duas mil pessoas


Cerca de duas mil pessoas participaram de manifesto na tarde deste domingo (2), solicitando paz e segurança para a capital potiguar. O movimento Natal Pede Paz também contou com participação de sindicatos e entidades ligadas à segurança publica.

De acordo com os organizadores do evento, o intuito era trazer a segurança para o centro das discussões. "O movimento começou com o segmento do turismo, após a morte do agente de viagens Samuel", conta Simone Lins, que integra o comitê de organização. O agente de viagens da TAM foi morto ao reagir a um assalto em Cidade Verde, em junho.

A família do jovem participou. "Sou cristã. Só acredito que haverá mudança se houver transformação no coração das pessoas, não adianta apenas uma manifestação", opina a tia do jovem, Simone Pacheco.

Grupos de ciclistas, moradores de bairros e famílias inteiras participaram da caminhada, que foi animada pelo som das bandas Luizinho Nobre, Alessandro Saldanha e Alforria.

O estudante de jornalismo Julio Xavier, 28, acredita que a juventude está mais participativa de eventos como a passeata. "O jovem está mais envolvido politicamente. Eu acho que a segurança se resolve com educação, não com redução da maioridade penal ou mais prisões", afirmou.

América vence o Águia e se mantém firme no G-4


O América garantiu permanência no G-4 ao bater o Águia de Marabá, na Arena das Dunas por 2 a 0, com dois gols de Adriano Pardal na noite deste domingo. O time que não fez um bom primeiro tempo, melhorou de forma acentuada na etapa complementar e poderia ter vencido com mais facilidade, caso não pecasse tanto nas conclusões. Quando entrou em campo, os potiguares estavam pressionados pela vitória do Salgueiro, que havia entrado no grupo de classificação para segunda fase, fazendo o alvirrubro cair para quinta colocação. Os americanos voltam a campo no próximo domingo, quando vão ao estádio Fumeirão enfrentar o Icasa.

Com as duas equipes precisando da vitória, a primeira etapa mostrou os dois times lutando para conquistar os três pontos e, por isso, promovendo um jogo bastante aberto. Os paraenses precisavam vencer para manter as chances de classificação, embora que remotas, acesas na competição. Já os potiguares queriam recuperar a vaga dentro do G-4, que haviam perdido para o Salgueiro, depois da vitória dos pernambucanos sobre o Botafogo-PB por 4 a 1.

Concurso da Prefeitura de Natal abre 1.339 vagas na Secretaria de Saúde


O prefeito de Natal, no Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo, sancionou, no último dia 23 de julho, a lei complementar 151, que cria cargos e amplia o número de vagas da Secretaria Municipal de Saúde.
Com isto, estão sendo criadas 1.339 oportunidades, sendo 585 para cargos com exigência de ensino médio e 754 para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 998,68 a R$ 5.062,63, com jornadas de trabalho de 30 a 40 horas semanais.
A lei determina que o concurso público para preenchimento das oportunidades deve ser iniciado em um prazo de 180 dias, ou seja, até o início de 2016.
NÍVEL MÉDIO
As opções para nível médio são para os cargos de técnico de enfermagem do trabalho (duas vagas e inicial de R$ 1.027,20), técnico em prótese dentária (4, R$ 1.369,61), auxiliar de saúde bucal (40, R$ 998,68), técnico em operação em raio-X (35, R$ 1.369,61), técnico em enfermagem (390, R$ 1.027,20), técnico em saúde bucal (5, R$ 1.369,61), técnico em patologia clínica (26, R$ 1.369,61), técnico em saneamento (2, R$ 1.369,61), agente administrativo (50, R$ 1.043,80), auxiliar de farmácia (20, R$ 1.043,80), técnico de nutrição (6, R$ 1.060,84), técnico em edificações (1, R$ 1.060,84), técnico em montagem de microcomputadores e impressoras (2, R$ 1.060,84) e técnico em segurança do trabalho (2, R$ 1.060,84).
NÍVEL SUPERIOR
No caso de nível superior: enfermeiro do trabalho (2, R$ 2.568,02), médico do trabalho (4, R$ 3.424,03), assistente social (20, R$ 3.424,03), biólogo (6, R$ 3.424,03), biomédico (4, R$ 3.424,03), enfermeiro (190, R$ 2.568,02), farmacêutico (25, R$ 3.424,03), farmacêutico bioquímico (22, R$ 3.424,03), fisioterapeuta (6, R$ 3.424,03), fonoaudiólogo (8, R$ 3.424,03), médicos alergologista (2, R$ 3.424,03), anestesiologista (12, R$ 3.424,03), angiologista (2, R$ 3.424,03), cardiologista infantil (2, R$ 3.424,03), cardiologista (2, R$ 3.424,03), cirurgião geral (8, R$ 3.424,03), clínico geral (127, R$ 3.424,03), médico de saúde da família  (20, R$ 3.424,03), dermatologista (2, R$ 3.424,03), endocrinologista (2, R$ 3.424,03), endocrinologista infantil (2, R$ 3.424,03), gastroenterologista (2, R$ 3.424,03), geriatra (4, R$ 3.424,03), ginecologista (15, R$ 3.424,03), hematologista (2, R$ 3.424,03), homeopata (2, R$ 3.424,03), infectologista (2, R$ 3.424,03), mastologista (2,R$ 3.424,03), nefrologista (2, R$ 3.424,   03), neonatologista (2, R$ 3.424,03), neuro cirurgião (2, R$ 3.424,03), neurologista (2, R$ 3.424,03), neurologista infantil (2, R$ 3.424,03), obstetra (20, R$ 3.424,03), oftalmologista (2, R$ 3.424,03), oncologista (2, R$ 3.424,03), ortopedista (4, R$ 3.424,03), ortopedista infantil (2, R$ 3.424,03), otorrinolaringologista (2, R$ 3.424,03), pediatra (19, R$ 3.424,03), pneumologista (2, R$ 3.424,03), pneumologista infantil (2, R$ 3.424,03), proctologista (2, R$ 3.424,03), psiquiatra (23, R$ 3.424,03), radiologista (2, R$ 3.424,03), reumatologista (2, R$ 3.424,03), ultrassonografista (2, R$ 3.424,03), urgencista (30, R$ 3.424,03), urologista (2, R$ 3.424,03), médico veterinário (2, R$ 3.424,03), nutricionista (12, R$ 3.424,03), odontólogo (45, R$ 3.424,03), odontólogo buco maxilo-facial (2, R$ 3.424,03), odontólogo protesista (2, R$ 3.424,03), odontólogo radiologista (2, R$ 3.424,03), odontólogo endodontista (2, R$ 3.424,03), odontólogo periodontista (2, R$ 3.424,03), psicólogo (16, R$ 3.424,03), sanitarista (10, R$ 3.424,03), terapeuta ocupacional (2, R$ 3.424,03), administrador  (5, R$ 2.396,01), analista de sistemas sênior (2, R$ 2.396,01), arquiteto urbanista (1, R$ 5.062,63), arte educador (1, 2.396,01), contador (1, R$ 2.396,01), educador físico (10, R$ 2.396,01), educador social (3, R$ 2.396,01), engenheiro civil (1, R$ 5.062,63), engenheiro do trabalho (1, R$ 5.062,63), engenheiro eletricista (1, R$ 5.062,63), estatístico (1, R$ 2.396,01), geógrafo (1, R$ 2.396,01) e pedagogo (2, R$ 2.396,01).

Feira-livre desta sexta (31) teve ”Amarelinhos” do Frete Legal com aceitação positiva da população para o novo serviço


A Campanha Frete Legal, idealizada pela Prefeitura de Santa Cruz, teve uma aceitação muito positiva por parte da população. A feira-livre realizada nesta sexta-feira (31) foi a primeira com os “Fretistas” ou “Amarelinhos”, como já são chamados carinhosamente por populares, atuando devidamente identificados. Neste primeiro dia, o projeto já contou com cerca de 70 trabalhadores, que podem ser identificados por estarem usando colete, boné e crachá da campanha.

Buscando combater o trabalho infantil, a ação do Poder Público Municipal tratou de identificar as pessoas que de fato possuam idade suficiente para oferecer o serviço de frete na feira, geralmente utilizando uma carroça de mão. Recomenda-se que só a partir dos 16 anos o adolescente pode desempenhar tal tarefa sem danos para a sua saúde e desenvolvimento e são esses trabalhadores, a partir dessa faixa etária, que foram cadastrados e estão habilitados pela Prefeitura.

Nesta sexta-feira (31) os oficineiros do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV) também realizaram a entrega de uma cartilha sobre os objetivos da Campanha Frete Legal para comerciantes, feirantes e compradores dos produtos da nossa feira.

O Frete Legal será um serviço permanente e as pessoas que contratarem os “Amarelinhos” estarão também contribuindo para combater a exploração do trabalho infantil no município de Santa Cruz.