terça-feira, 17 de novembro de 2015

BOPE participa de treinamento integrado com Polícia Federal e Exército


Policiais Militares lotados no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) participaram de um treinamento antibombas integrado com policiais federais e membros do Exército Brasileiro, na última semana.
A atividade, promovida entre os dias 11 e 13, visou a capacitação do Esquadrão de Bombas do BOPE da Polícia Militar do RN, do Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) da Polícia Federal e do Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro.
“A temática foi a pós-explosão, ou seja, os procedimentos realizados pelo setor competente após um incidente envolvendo bombas e explosivos”, explicou o Tenente PM Luiz Barros, oficial do BOPE.
Os exercícios foram realizados nos campos de instrução do Exército Brasileiro, localizados em Natal e Punaú, objetivando garantir a segurança para os policiais e militares em treinamento e para a população.
“Cada equipe foi responsável de criar um incidente simulado, no intuito de que outra equipe atue nos procedimentos pós-incidentais”, disse o oficial do BOPE.
O treinamento integrado foi concluído na última sexta-feira (13) com ações simuladas em Rio do Fogo.
“Iniciativas como essa estreitam os laços entre os grupos que atuam no combate à criminalidade cada vez mais especialista”, concluiu Tenente PM Barros.

Autorizado pagamento do Garantia-Safra para quase 22 mil agricultores no RN


A autorização do pagamento dos benefícios relativos à safra 2014/2015 aos 21.941 agricultores do Rio Grande do Norte que aderiram ao Garantia-Safra em 62 municípios potiguares foi publicada na edição desta segunda-feira, 16, do Diário Oficial da União (DOU).
Em Mossoró serão contemplados 2.471 agricultores. Além da segunda maior cidade do RN os municípios que tem agricultores contemplados com o benefício são: Acari, Assu, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Augusto Severo, Baraúna. Bodó, Caicó, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Currais Novos, Encanto, Equador, Felipe Guerra, Florânia, Francisco Dantas, Ipanguaçu, Ipueira, Itajá, Itaú, Janduís, Jardim de Piranhas, João Das, João da Penha, Jucurutu, Lagoa Nova, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho d’Água dos Borges, Ouro Branco, Paraú, Parelhas, Pau dos Ferros, Pendências, Portalegre, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Upanema, Venha Ver e Viçosa.
De acordo com o documento, os pagamentos serão realizados a partir deste mês de novembro, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Anderson Silva e Vitor Belfort podem voltar a se enfrentar no UFC


Em 2016, uma das incontáveis “Lutas do Século” do UFC pode ser reeditada. De acordo com o presidente da organização, Dana White, em participação no podcast de Joe Rogan, o Ultimate estaria negociando uma possível revanche entre Anderson Silva e Vitor Belfort.
Joe Rogan, comentarista oficial do UFC, perguntou a Dana se essa seria a próxima luta a ser feita para os dois lutadores e expressou seu desejo em vê-la acontecer, dizendo que “essa é a luta”, e Dana concordou. “Eu sei. Não discordo. Estamos trabalhando nisso”, confirmou o presidente.
Segundo Dana, Vitor Belfort estaria interessado na luta. Ele não chegou a mencionar se o interesse é correspondido por Anderson Silva. Os dois lutadores se enfrentaram no UFC 126, em 2011, em um combate que acabou com um dos nocautes mais lembrados da história da organização. Na ocasião, Anderson Silva acertou um chute frontal no rosto de Belfort, conseguindo a histórica vitória. O confronto foi um dos grandes responsáveis pelo salto na popularidade tanto de Anderson Silva, quanto do próprio UFC em terras brasileiras.
Esporte Interativo

Já são 28 os presos por tráfico de drogas na Operação Áries realizada em Currais Novos


A Delegacia de Polícia Civil de Currais Novos, em parceria com a Polícia Militar, deflagrou a Operação Áries, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (17), com o objetivo de prender suspeitos que realizavam o crime de tráfico de drogas na região.
A ação policial, que é resultado de sete meses de investigação, prendeu 28 pessoas, sendo 11 mulheres e 17 homens, e apreendeu três adolescentes. Eles foram detidos em cumprimento a mandados de prisão preventiva, nas cidades de Acari, Caicó, Currais Novos e São Vicente.
A “Áries” contou com o trabalho de 150 policiais civis, que fazem parte do efetivo das 10 Delegacias Regionais de Polícia Civil e da Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor), Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) e da 4ª. Delegacia de Polícia de Natal, e de 90 policiais militares da capital e do interior, incluindo homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). O helicóptero Potiguar 1, da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed), deu apoio durante toda a Operação.
As investigações da Operação Áries, que é uma alusão a coragem, força, determinação, começaram em abril deste ano e foram conduzidas pelo delegado Antônio Pinto e pelo delegado Paulo Ferreira. Além das prisões efetuadas nesta terça-feira (17), a Polícia Civil conseguiu prender durante os meses de investigação 32 suspeitos em flagrante.

América anuncia renovações e contratações para 2016; três ex-ABC fecham


O grupo do América para a temporada 2016 já começa a se formar. O presidente eleito Beto Santos, que comandará o América nos próximos dois anos, confirmou a permanência de dez atletas e a contratação de, por enquanto, mais quatro. Ainda durante a semana mais nomes deverão ser anunciados.

Remanescentes da atual temporada, defenderão as cores do Mecão em 2016 os goleiros Pantera e Júlio César (base), os zagueiros Zé Antônio e Flávio Boaventura, os meias Mateuzinho, Álvaro e Cascata, os atacantes Reis, Thiago Potiguar e Luiz Eduardo.

Entre as contratações, somente o lateral-esquerdo Alex Cazumba não passou pelo futebol potiguar. Além dele, chegam para compor o grupo o goleiro Camilo, o atacante Neto Potiguar e o polivalente Gabriel, que atua como lateral-direito, meia e atacante. Os três últimos tiveram passagens pelo rival ABC.

Segundo o América, alguns nomes continuam em negociação com a diretoria. A apresentação e início dos treinamentos estão marcados para o dia 1º de dezembro.

Operação combate o tráfico de drogas e homicídios no Seridó do RN


A “Operação Ares” – uma ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil – foi deflagrada na manhã desta terça-feira (17) na região Seridó do Rio Grande do Norte.
Estão sendo cumpridos mandados de prisão em três cidades: Currais Novos, Acari e São Fernando.
Ainda não foi divulgado o número de pessoas presas, mas a assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que os mandados são para deter traficantes e homicidas.

Governo do Estado pede autorização da AL para remanejar recursos dos demais poderes


O Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei onde pede a autorização para ampliar o percentual de remanejamento de recursos dos demais poderes ou de órgãos do próprio Executivo. A medida é a mais nova alternativa encontrada pelo governador Robinson Faria (PSD) para enfrentar a crise financeira.
Nos bastidores, a administração estadual tem corrido contra o tempo para reunir recursos suficientes com o objetivo de garantir o pagamento das folhas salariais do funcionalismo público de novembro, dezembro e o restante do 13º. De acordo com a mensagem encaminhada aos deputados estaduais, a autorização para remanejamento chega a R$ 300 milhões.
O Projeto de Lei foi protocolado na última sexta-feira (13) na Assembleia Legislativa, exatamente no mesmo dia em que o governador se licenciou do cargo para cumprir agenda na Europa, com o objetivo de divulgar o potencial turístico potiguar.
Segundo a Tribuna do Norte, "caso aprovado com a totalidade dos valores, o Projeto expandirá o limite de remanejamento previsto na Lei Orçamentária em vigência de 15% para 17,43%, saindo de R$ 1,8 bilhão para R$ 2,1 bilhões".

Sobe para 14 número de cidades em colapso no abastecimento no RN



Rio Grande do Norte tem mais duas cidades em situação de colapso no abastecimento de água. No total são 14 municípios que deixaram de ser abastecidas pela Companhia de Águas e Esgotos (Caern) por causa do baixo nível de água nos reservatórios. A Caern acrescenta que 77 cidades estão sendo abastecidas em sistema de rodízio.

As cidades de Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas, ambas na região Seridó, são as duas que entraram na lista. Os sistemas dos municípios foram paralisados por causa da situação de colapso da Adutora Manoel Torres, que além delas também abastece parte de Caicó. A adutora vinha recebendo água do complexo Curemas-Mãe D’Água, na Paraíba.

De acordo com a Caern, o governo do RN negocia com o governo da Paraíba para que seja feita a limpeza dos 100 quilômetros do rio, que fica dentro do território paraibano. Com a medida, a expectativa é que a vazão volte a aumentar. A limpeza no trecho potiguar já foi providenciada.

Com a entrada em colapso do sistema Manoel Torres, no último final de semana, a cidade de Caicó agora está sendo abastecida apenas pelo Açude Itans. Com uma vazão de 350 metros cúbicos de água por hora, o volume de água do Itans não é suficiente para abastecer a cidade inteira. Portanto, as áreas mais altas de Caicó estão desabastecidas.

Preso é encontrado morto no pavilhão 4 da Penitenciária de Alcaçuz


Mais um preso foi encontrado morto na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Segundo Eider Brito, diretor da unidade, o corpo do detento foi encontrado na manhã desta terça-feira (17). Ele foi encontrado enforcado dentro de uma das celas da unidade.

De acordo com o diretor, o preso foi morto por volta das 9h30 da manhã, no pavilhão 4 da penitenciária. "Recebi a ligação de um agente da unidade informando do caso", informou ele.

Os agentes penitenciários que trabalham na unidade encontraram o preso sem camisa e enforcado, ao lado de uma pilastra dentro de uma das celas pavilhão 4.

Essa é o segundo homicídio em menos de 24 horas ocorrido dentro de unidades prisionais do Rio Grande do Norte, sendo a 24ª só em 2015. Nesta segunda-feira (16), Francisco Antonio Duarte, de 28 anos, conhecido como "Xilique", foi morto na Cadeia Pública de Mossoró, na região Oeste do estado. O detento foi encontrado enforcado em um dos banheiros logo após o banho de sol, no início da tarde. Segundo a direção do presídio, havia sinais de espancamento no corpo dele.

Ainda neste ano, mais dois presos morreram soterrados em Alcaçuz e outro detento foi morto no Ceduc de Caicó.

Sine-RN oferece mais de 230 oportunidades de emprego em Natal, Grande Natal e Mossoró


O Sine-RN oferece nesta terça-feira (17), mais de 236 oportunidades de emprego em Natal e Grande Natal e Mossoró e Região. Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego no endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h as 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e interior do Estado.
Os interessados  que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG),Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com os horários das centrais do cidadão e no SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Equipe intersetorial discute últimos detalhes do III Fest Frango; evento acontece de 26 a 28 de novembro


A equipe intersetorial da Prefeitura de Santa Cruz, responsável pelos preparativos do III Fest Frango, se reuniu mais uma vez na tarde desta segunda-feira (16), na sala de reunião da sede do Poder Executivo, para definir os últimos detalhes do evento. Na reunião, foram discutidas questões sobre a estrutura física do evento e alguns pontos da programação que será desenvolvida durante os três dias do evento.

A terceira edição do Fest Frango, idealizado na gestão da Prefeita Fernanda Costa, acontece no Pátio da Matriz nos dias 26, 27 e 28 de novembro. Na programação estão previstos Seminário, Festival Gastronômico, Feira de Artesanato e shows musicais.

O Fest Frango é viabilizado através de emenda parlamentar do Deputado Tomba Farias e realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, com patrocínio do Governo do Estado, através da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR), e parcerias com o Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Senac e Fecomércio/RN. 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Advogado Paulo Coutinho é eleito presidente da OAB/RN


O advogado Paulo Coutinho, da Chapa 10, foi eleito nesta segunda-feira (16) o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Norte (OAB/RN).

Com as urnas ainda em apuração, Paulo Coutinho possui uma diferença de mais de 350 votos que não pode mais ser atingida pela concorrente, a procuradora Magna Letícia, da Chapa 20. Ainda restam ser apurados os votos manuais e uma seção de Natal.

Mais duas cidades do RN entram em situação de colapso por falta de água


Mais dois municípios do Rio Grande do Norte entraram na lista das cidades que têm o abastecimento de água em colapso: Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas, as duas na Região Seridó. Os sistemas dessas cidades foram paralisados por causa da situação de colapso da Adutora Manoel Torres, que além delas também abastece parte de Caicó. A adutora vinha recebendo água do complexo Curemas-Mãe D’Água, na Paraíba.
O Governo do Estado já está em entendimento com o Governo da Paraíba para que seja feita a limpeza dos 100 km do rio que fica dentro do território paraibano. Com isso, espera-se que a vazão volte a aumentar. A limpeza no trecho potiguar já foi providenciada.
Com a entrada em colapso do sistema Manoel Torres, no último final de semana, a cidade de Caicó agora está sendo abastecida apenas pelo Açude Itans. Com uma vazão de 350 metros cúbicos de água por hora, o volume de água do Itans não é suficiente para abastecer a cidade inteira. Portanto, as áreas mais altas de Caicó estão desabastecidas.

Empregos na construção civil diminuíram 60% em relação a 2014, diz IBGE


A construção civil já reduziu em cerca 60% o número de pessoas ocupadas, entre o primeiro semestre de 2014 e o mesmo período deste ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 53 mil trabalhadores a menos nos canteiros de obra – maior redução entre as atividades no estado.
No mesmo período de 2014, 137 mil pessoas estavam trabalhando no setor da construção civil no Rio Grande do Norte. Dados atuais apontam que cerca de 84 mil pessoas se encontram atuando no setor. "Uma das grandes vantagens da construção civil é aborção de pessoas com menos qualificação profissional. Estas pessoas podem se dirigir para a informalidade", comenta Ivanilton.
Os dados se referem a pessoas com 14 anos ou mais e estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que traz informações completas sobre o mercado de trabalho para Brasil, grandes regiões e unidades da federação. Os dados revelam um cenário desafiador, diz Ivanilton Passos, economista e supervisor de Disseminação de Informações do IBGE/RN.
O economista comenta ainda que o mercado potiguar registra a maior taxa de desemprego do Brasil desde o quarto trimestre de 2014 e permanece entre os estados com piores índices, pelo menos, nos últimos três anos.
No ano passado, por exemplo, a taxa de desocupação potiguar foi a maior do país no primeiro e no segundo trimestre, recuou entre julho e setembro e voltou a subir, atingindo mais uma vez a liderança. Em 2015, a taxa encerrou o primeiro trimestre em 11,5% – ante 10,4% apurados no quarto trimestre do ano anterior.

Polícia não descarta ligação entre as mortes que aconteceram no fim de semana

A Polícia Civil está investigando se há relação entre as 25 mortes que aconteceram neste fim de semana na Grande Natal, sendo seis apenas no bairro de Felipe Camarão, na zona oeste da capital. Em coletiva de imprensa no fim da manhã desta segunda-feira, o delegado-geral adjunto da Polícia Civil , Adson Kepler, o diretor de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), Júlio Rocha e o delegado titular da Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), Ben-Hur Medeiros afirmaram que a Polícia Civil do RN está investigando todas as linhas de investigação que possam estar relacionadas aos homicídios.

“Ainda é muito cedo para afirmamos que todas as mortes que aconteceram no bairro de Felipe Camarão tem ligação com guerra de facções ou que foi uma forma de retaliação contra a morte do morte do policial militar Marcos Aurélio Lopes, que aconteceu no sábado (14). Todas as linhas de investigação serão levadas em conta para elucidar estes crimes”, disse Adson Kepler.

De acordo com o delegado Ben-Hur Medeiros, a polícia está encontrando dificuldade em encontrar testemunhas dispostas a falar, mas algumas já foram ouvidas hoje. "Todas as vertentes serão apuradas e também afirmo que é cedo para falar de guerra entre facções ou retaliação. Uma investigação que trará as respostas demanda tempo, pois temos dificuldade para encontrar testemunhas dispostas a colaborar. Porém, possuímos as nossas ferramentas de investigação e estamos empenhados para elucidar todos estes homicídios", disse.

Anonymous declara guerra ao Estado Islâmico após ataques em Paris

A série de ataques do Estado Islâmico em Paris na última sexta-feira (13), que causou a morte de mais de 100 pessoas, não agradou ao Anonymous, grupo conhecido por ataques cibernéticos contra organizações e alguns indivíduos. Em um vídeo divulgado no último sábado (14), o grupo afirma que fará retaliações aos ataques dos rebeldes islâmicos.
“Vamos encontrá-los”, anunciou um membro, com discurso em francês. Completando as informações, o hacker afirmou que será iniciada a maior operação já feita pelo Anonymous. O vídeo ainda apresenta condolências aos familiares das vítimas.
Na manhã desta segunda-feira (16), o primeiro-ministro da França, Manuel Valls, não descartou a possibilidade de novos ataques nos próximos dias. “Vamos viver muito tempo com essa ameaça, temos de estar preparados”, declarou.
De acordo com o governante, os atentados de Paris, em que pelo menos 129 pessoas morreram, foram “organizados, pensados, planejados a partir da Síria”, finalizou.

Ibama destrói fornos ilegais de carvão no RN


Uma ação conjunta entre Ibama, INCRA e a polícia ambiental do Rio Grande do Norte neutralizou na última sexta-feira, dia 13/11, uma área de produção ilegal de carvão no município de Lajes, a 130 quilômetros de Natal. Na área, que estava dentro do Projeto de Assentamento Boa Vista, foram encontrados 18 fornos e três caieiras (fornos primitivos para calcinação de minérios), todos alimentados com lenha nativa da caatinga. Os fornos foram destruídos e as caieiras, embargadas. Também foram apreendidos 79 sacos de carvão.
Segundo a chefe da fiscalização do Ibama no RN, Cláudia Zagaglia, há mais de um ano o INCRA vinha realizando reuniões com os assentados para que houvesse a regularização das atividades de fabricação de carvão, das caieiras e da extração de rochas, porém sem sucesso. Agora, os assentados que forem identificados como responsáveis pelas atividades irregulares serão multados por danificar vegetação nativa, extrair minérios sem autorização e fazer funcionar atividade poluidora sem licença ambiental. Os valores ainda estão sendo calculados.
Além das multas os assentados ainda podem perder o direito à concessão dos lotes, pois cada assentado assina um termo de responsabilidade se comprometendo a respeitar a legislação ambiental. O Projeto de Assentamento Boa Vista é considerado um dos piores do Rio Grande do Norte com relação ao respeito ao meio ambiente. Ali vivem cerca de 150 famílias.

Coligação internacional destrói 116 caminhões-tanque do Estado Islâmico

A coligação internacional liderada pelos Estados Unidos destruiu, pela primeira vez, 116 caminhões-tanque utilizados pelo grupo extremista Estado Islâmico no Leste da Síria, anunciou nesta segunda-feira (16) o Pentágono.
Os caminhões foram destruídos nesse domingo (15), perto de Boukamal, uma cidade dominada pelo Estado Islâmico na fronteira com o Iraque, de acordo com o comunicado do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
O grupo radical controla a maioria dos campos de petróleo na Síria, em particular na província de Deir Ezzor. Segundo pesquisa publicada em outubro pelo Financial Times, a venda de petróleo no mercado clandestino rendeu aos jihadistas US$ 1,5 milhão por dia, quando o preço médio do barril era US$ 45.
O ataque teve como objetivo atingir uma das principais fontes de financiamento do grupo extremista.
Segundo o New York Times, dois aviões F-15 lançaram folhetos uma hora antes do ataque, convidando os motoristas a deixar os seus veículos.
De acordo com o Pentágono, a coligação fez 13 ataques nesse domingo, atingindo também diferentes áreas do Iraque.

Por Agência Brasil

PT manifesta solidariedade a Mineiro após constrangimento em Brasília

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores emitiu nota nesta segunda-feira (16) em que presta solidariedade do deputado estadual Fernando Mineiro. Nesse domingo, em Brasília, o parlamentar estava em um shopping na capital federal quando foi abordado por militantes anti-PT, que bradaram palavras de ordem e xingamentos contra Mineiro.
Confira a nota:
O Partido dos Trabalhadores do RN presta solidariedade ao deputado estadual Fernando Mineiro que foi hostilizado ontem (15 de novembro), em um shopping em Brasília (DF).
Mineiro foi participar, como Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RN, de uma sessão solene no Senado, de iniciativa da senadora Fátima Bezerra, em homenagem aos 100 anos de Djalma Maranhão.
Durante seu jantar, um grupo de facistas potiguares que também estavam no local, proferiram agressões verbais e xingamentos contra o deputado que não revidou. Os agressores só pararam, mediante a chegada dos seguranças do shopping.
O deputado Fernando Mineiro representa um dos principais quadros do PT no estado, sendo um dos parlamentares mais atuantes na Assembleia Legislativa e tendo uma vida pública de inquestionável ética.
Nós do PT do RN, não aceitaremos à intolerância. Para nós, a política se discute com ideias, com participação popular e democracia.
Executiva Estadual do PT/RN

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até 30 de novembro

Os empregadores têm até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela do 13º salário, benefício que deve ser entregue aos empregados em duas partes iguais, sendo uma entre os meses de fevereiro e novembro e outra em dezembro. “O valor não pode ser pago integralmente no último mês do ano, por isso, mesmo que planeje saldar o 13º em uma única parcela, o empregador deve fazê-lo até 30 de novembro”, alerta Érica Trindade, administradora e gerente de Pessoal da Rui Cadete Consultores.

O 13º salário é um direito dos empregados com carteira assinada, servidores públicos, aposentados, pensionistas e trabalhadores avulsos. A quantia é calculada a partir da remuneração integral recebida no mês de dezembro, dividida por 12 e multiplicada por cada mês trabalhado no ano. A partir de 15 dias de serviço, o funcionário já tem direito ao benefício, inclusive se for contratado sob contrato de experiência.
A colaboradora em licença-maternidade também terá direito ao adiantamento do 13º salário, cujo valor é dividido entre a previdência e a empresa. Empregados domésticos estão incluídos entre os beneficiados, mas o pagamento não é obrigatório às diaristas, classificadas como trabalhadoras autônomas. Se o funcionário for demitido sem justa causa ou por pedido de demissão, recebe o 13º proporcional ao período trabalhado.
Érica Trindade destaca que o valor do benefício é calculado sobre a remuneração, não apenas sobre o salário. “Ou seja, ele deve incluir todos os valores recebidos habitualmente pelo empregado, como horas extras, adicional noturno e comissões. Essas quantias variáveis devem ser inseridas no cálculo do 13º”, explica.

Servidores da saúde de Natal entram na greve por tempo indeterminado


Os servidores da saúde de Natal e os municipalizados entram em greve nesta segunda-feira (16). A decisão foi tomada em assembleia geral, na última terça-feira (10), no Sindsaúde, motivada pelo congelamento dos salários e pela quebra de isonomia no SUS, com a criação da carreira dos médicos.
Com a decisão, já são quatro sindicatos que fazem parte da greve unificada em Natal: Sindsaúde, Sinsenat, Sindas e Sindicato dos Enfermeiros. Os odontólogos e os guardas municipais estão em estado de greve, participando das atividades e manifestações unificadas.
Nesta terça-feira (17), os sindicatos farão uma vigília durante todo o dia na Câmara Municipal, exigindo que os vereadores se posicionem diante do Projeto de Lei a ser enviado pela Prefeitura, garantindo reajuste aos médicos. Natal é uma das poucas cidades que preserva a isonomia, ou seja, onde o salário-base dos médicos é igual ao dos demais profissionais de nível superior. O acordo com a Secretaria Municipal de Saúde prevê a incorporação de gratificações e reajuste anual aos médicos.
O Sindsaúde cobra ainda que a Prefeitura cumpra o compromisso assumido em junho, enviando o Projeto de Lei que garante as 30 horas da Enfermagem sem perdas, e implante as mudanças de nível vencidas desde 2012, entre outros pontos específicos.

Wilma recebe alta do Hospital São Lucas, mas passará para check-up em São Paulo


Vice-Prefeita de Natal, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) já está em casa, após dias internada no Hospital São Lucas, em Natal, para tratamento de uma úlcera duodenal.
Nesta terça-feira (17), Wilma segue em voo comercial para São Paulo, onde se submeterá a um check-up.

RN registra 25 homicídios durante o fim de semana


O Rio Grande do Norte teve um dos finais de semana mais violentos dos últimos tempos. Ao todo, foram 25 crimes violentos letais intencionais em todo o estado. Seis deles ocorreram no bairro de Felipe Camarão, neste domingo (15).

De acordo com a Coordenadoria de Análises Criminais, órgão ligado à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), 20 mortes foram registradas na Grande Natal entre a sexta-feira (13) e a noite de domingo (15). A grande maioria ocorreu em Natal (12 casos), seguida de Parnamirim (6), Macaíba, Nísia Floresta e Extremoz (uma morte em cada). Os demais crimes ocorreram nas cidades de Bom Jesus (1), Santa Cruz (1) e Currais Novos (1).


Em Felipe Camarão, onde ocorreram seis mortes, a Polícia não prendeu nenhum suspeito. Os dois primeiros homicídios ocorreram na rua Mirassol, na madrugada de domingo (15). De acordo com a PM, vítimas foram identificadas como Iure da Silva Alves, de 23 anos, e Adailson Martins Alves, de 26. Eles estavam em um bar quando homens encapuzados chegaram ao local e efetuaram vários disparos.

As outras quatro mortes em Felipe Camarão ocorreram em um intervalo de cerca de 15 minutos, já à noite. A primeira foi a de Marcone Linhares do Nascimento, de 35 anos. Ele foi executado com pelo menos oito tiros na travessa Santa Isabel. Os suspeitos estavam em um carro de cor branca e ainda balearam cinco pessoas que estavam na rua no momento do crime. 

Outras duas ocorreram na rua Santa Fé. Segundo a polícia, Leandro Pereira de Oliveira, de 22 anos, e o adolescente Jonatha Adriano Faustino de Lima, de 16, foram baleados na rua. Nenhuma testemunha relatou à PM alguma identificação dos suspeitos. Um outro homem ainda não identificado também foi baleado na ação e morreu já durante a noite, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Além desses homicídios, houve ainda o do policial militar Marcos Aurélio Lopes. De acordo com a assessoria de comunicação da PM, Lopes era cedido ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e integrava a corporação desde 1993. Ele estava de folga quando foi abordado por dois homens, que também roubaram a arma do militar. Informações de testemunhas do local apontam que os bandidos tinham como foco o policial, pois pediram para os pedestres se afastarem. Foi a 7ª morte de um PM somente em 2015.

Fest Frango terá banca avaliadora que escolherá melhor prato do Festival Gastronômico


Entre os dias 26 e 28 de Novembro, acontecerá a lll edição do Festrival Gastronômico  de Santa Cruz – Fest Frango, na praça da Matriz de Santa Rita de Cássia em Santa Cruz. O evento é uma promoção da Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Turismo, por meio de parcerias com Governo do Estado, Emprotur, Sebrae, Guaraves, Senac e Fecomercio.

Há três anos no calendário de eventos da cidade, o Fest Frango reúne centenas de pessoas que participam da programação atraídas pela culinária dos restaurantes locais, que apresentam os pratos produzidos de derivados de frango, bem como pela feira de artesanato, seminário de avicultura, além das atrações musicais.

Neste ano, o evento contará com uma banca avaliadora que irá eleger o melhor prato do Festival. Os restaurantes que participam do festival gastronômico são genuinamente santa-cruzenses e no último dia 11 de novembro participaram de uma oficina de gastronomia no Hotel Barreira Roxa em Natal.

Assim como nas duas últimas edições, o evento contará com a realização do seminário de avicultura integrada, reunindo produtores e interessados em iniciar projeto de avicultura, bem como profissionais e especialistas no assunto, que apresentarão informações técnicas sobre o manejo básico e eficiência energética para avicultura industrial.

As inscrições para participação do seminário poderão ser realizadas no dia do evento, sexta feira (27) no Instituto Cônego Monte, a partir das 08 horas.




Em menos de 24h, 6 são mortos e 5 feridos a tiros na Zona Oeste de Natal


Quatro pessoas foram assassinadas e cinco feridas a tiros na tarde deste domingo (15) em Felipe Camarão, bairro da Zona Oeste de Natal. De acordo com a Polícia Militar, os crimes aconteceram em um intervalo de apenas 15 minutos. Três das vítimas morreram na hora. Uma quarta, a caminho do hospital. Ninguém foi preso.
O primeiro assassinato aconteceu na travessa Santa Isabel. O alvo foi Marcone Linhares Silva do Nascimento, de 34 anos, que estava na calçada preparando um churrasco quando foi atingido por oito tiros. Outras cinco pessoas que estavam na mesma rua foram baleadas. Segundo a PM, os suspeitos estavam em um carro de cor branca.
Poucos minutos depois, foram assassinados Leandro Pereira de Oliveira, de 22 anos, e o adolescente Jonatha Adriano Faustino, de 16 anos. Eles foram mortos na rua Santa Fé. A quarta morte foi confirmada no início da noite de domingo. Um homem, ainda não identificado, morreu a caminho do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.
Mais duas mortes
Ainda na madrugada do domingo, outras duas pessoas também foram assassinadas em Felipe Camarão. As vítimas estavam em um bar na rua Mirassol quando homens encapuzados chegaram ao local e dispararam. Adailton Martins Alves, de 26 anos, morreu na hora. Já Iure da Silva Alves, de 23 anos, ainda foi socorrido ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, mas não resistiu.

Advogados escolhem hoje novo presidente da OAB/RN


A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Norte (OAB/RN) promove hoje (16) a eleição que definirá quem serão os novos dirigentes da instituição para o triênio 2016/2018. As votações ocorrem em Natal, Assu, Caicó, Pau dos Ferros, Goianinha, Mossoró, Macau e Currais Novos. Paulo Coutinho é o candidato da situação e disputa com Magna Letícia o cargo de presidente.

Segundo a comissão eleitoral, 6.700 advogados estão aptos a votar no Rio Grande do Norte. Os eleitores devem estar adimplentes com a OAB até 30 dias antes da data do pleito e não haverá regularização da situação financeira no dia da eleição. Ao todo, 3.300 filiados inadimplentes estão impedidos de votar.


Em Natal, as urnas estão disponíveis na Arena das Dunas, com entrada pelo portão D. Em Macau, a votação será na Sala da OAB na 1ª Vara do Trabalho, no bairro Porto de São Pedro, enquanto nas outras cidades acontece na sede das subseccionais. Em todas as seções eleitorais, são aproximadamente 30 urnas eletrônicas à disposição.


Presidente do TJRN defende uso da água dos maiores reservatórios apenas para consumo humano e de rebanho


O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, defendeu o fechamento das comportas dos principais reservatórios de água do Rio Grande do Norte para assegurar o abastecimento da população e rebanhos das regiões atingidas pela seca. A proposta foi discutida com o governador em exercício, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), durante a visita do chefe do Poder Executivo ao dirigente do Judiciário potiguar. Os dois conversaram sobre o difícil momento econômico vivido pelo Rio Grande do Norte, assolado por um período de forte e prolongada estiagem. Cláudio Santos defende que a Polícia Militar atue para garantir o cumprimento desta medida.

Ezequiel estava acompanhado do presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho. “Externamos nossa preocupação com o momento difícil pelo qual o Estado passa quanto à longa estiagem, a gerência das águas e a falta d'água que atinge a boa parte da população do Rio Grande do Norte, por isso defendo que as barragens de Apodi e a Armando Ribeiro Gonçalves sejam fechadas e destinadas, exclusivamente, para o consumo humano e animal”, disse Cláudio Santos sobre a atual situação de abastecimento hídrico no estado e a possibilidade do enfrentamento de mais um ano de seca, em 2016. O desembargador lembrou que ação servirá para todo o Rio Grande do Norte, pois os grandes reservatórios abastecem outras regiões através de adutoras.

O governador destacou o fato da atual seca ser atípica, com quatro anos de existência e que segundo os meteorologistas deve continuar no próximo ano, e causar grande nível de evaporação nos reservatórios que ainda restam. "A seca, talvez, seja o maior desafios que os poderes públicos do Rio Grande do Norte devem enfrentar atualmente, e o Governo do Estado tem feito sua parte, perfurando poços inclusive em áreas urbanas de cidades atingidas pelo desabastecimento e dando celeridade a obras de adutoras", ressalta Ezequiel Ferreira de Souza.

Governo corta R$ 530 milhões de outros Poderes


O governo Dilma Rousseff aplicou um corte de R$ 530,8 milhões nos orçamentos do Judiciário, do Congresso, do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União (TCU) para 2016. A maior contenção ocorreu nas verbas do Judiciário. Foram R$ 378,1 milhões, sendo R$ 3,5 milhões no orçamento do Supremo Tribunal Federal (STF). O menor corte, de R$ 4,3 milhões, ocorreu no orçamento do Senado. No TCU, R$ 7,3 milhões foram cortados. Segundo o Ministério do Planejamento, a medida faz parte do pacote do ajuste fiscal.

A pasta enviou no dia 4 à Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional um ofício com a proposta de redução de R$ 26 bilhões em despesas no Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2016 uma das medidas necessárias para reduzir o déficit no orçamento encaminhado ao Legislativo.

Os cortes restringem nomeações e contratações de servidores no próximo ano. São, ainda, uma fonte de tensão com os Poderes. Autoridades do TCU, por exemplo, pretendem convocar Barbosa para pedir explicações. Em reunião na quarta-feira, ministros do tribunal reclamaram que a decisão fere "preceitos constitucionais de independência dos Poderes". A corte de contas é um órgão auxiliar do Legislativo.

Polícia ainda não tem pistas dos assassinos de cabo da PM


O assassino do cabo da Polícia Militar Marcos Aurélio Lopes ainda não foi encontrado. A Polícia Civil investiga o crime, que ocorreu na tarde de ontem (14), em Felipe Camarão, mas não se sabe quem são os responsáveis pelo crime. O corpo do policial será sepultado às 16h, no cemitério do Bom Pastor II, também na zona Oeste da capital.

Filho mais novo entre 10 irmãos, Marcos Aurélio estava com amigos em um bar próximo à sua casa quando os criminosos roubaram sua arma e o executaram a tiros. Ainda não se sabe qual a motivação para o crime e testemunhas sobre o caso estão sendo ouvidas pela polícia.

Marcos Aurélio, que atuou durante anos na Assembleia Legislativa e estava no Batalhão de Macaíba, deixa dois filhos.

Prefeitura de Santa Cruz traz jornalistas de 17 Estados do País para visita ao Santuário


Jornalistas de diversos estados do país reunidos em Natal em um encontro promovido pelo Colunista Social Rodrigo Loureiro visitaram, a convite da Prefeita Fernanda Costa, o Santuário de Santa Rita em Santa Cruz.

Os profissionais da imprensa chegaram por volta das 16 horas deste sábado(14) e, antes de visitarem a imagem, conheceram o Teatro Municipal Candinha Bezerra, a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia e puderam comprovar os avanços da obra do Teleférico. Foram recepcionados pelo Deputado Tomba Farias e pela Secretária Municipal de Turismo, Marcela Pessoa, que falaram sobre os investimentos no turismo religioso, assim como da nova realidade que vive o município de Santa Cruz em apenas cinco anos de existência do alto.

Os jornalistas ficaram maravilhados com a estrutura e os investimentos do município na promoção do Turismo religioso em Santa Cruz.  A jornalista da revista “Classe A”, Kitty Lopes (PE), disse que a visita superou todas as suas expectativas: “Fiquei maravilhada. Primeiro, por encontrar uma cidade no coração do RN com essa ousadia que Santa Cruz teve. Encantada com o empreendedorismo, coragem e a determinação do Deputado Tomba, da Prefeita Fernanda que vislumbraram e que, com o turismo, estão melhorando a qualidade de vida do seu povo”, disse a jornalista.

Ainda na visita ao santuário os jornalistas receberam da Prefeitura de Santa Cruz material gráfico publicitário com informações sobre o alto de Santa Rita, nossos eventos culturais e religiosos, bem como sobre a história de nossa cidade, além de brindes personalizados. Estiveram em Santa Cruz 22 profissionais de 17 estados do país que trabalham nos mais diversos veículos de comunicação com grande abrangência em seus estados, como revistas, programas de TV, blogs, colunas sociais, dentre outros.





Policial militar é assassinado a tiros e tem pistola roubada em Natal

O cabo da Polícia Militar do Rio Grande do Norte Marcos Aurélio Lopes foi morto a tiros na tarde deste sábado (14) em Cidade Nova, bairro da Zona Oeste de Natal. Ele estava em um bar na rua São Sebastião quando homens armados chegaram ao local e atiraram contra ele.
Segundo a polícia, os criminosos chegaram a roubar a pistola do PM. Testemunhas relataram que dois homens armados chegaram ao local a pé, mandaram as pessoas se afastarem e atiraram contra o cabo Marcos Aurélio, que morreu no local.
Em seguida, eles pegaram a pistola de Marcos Aurélio e ainda atiraram no policial com a própria arma da vítima. Logo depois, a dupla fugiu. Várias equipes da Polícia Militar já foram mobilizadas e realizam diligências para tentar localizar os suspeitos. Até a manhã deste domingo (15), ninguém havia sido preso.
Segundo a própria Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), esta é a sétima morte de policial militar registrada somente em 2015. No período entre o fim de setembro e o dia 4 de novembro, seis policiais de folga foram alvejados - destes, quatro não resistiram. No dia 4 de novembro, militares realizaram um manifesto entre o Midway Mall e o Centro Administrativo pedindo mais segurança para os agentes.

Rios da Grande Natal seguem impróprios para banho

Os rios Pirangi e Pium, em Nísia Floresta e Parnamirim respectivamente, completam cinco semanas com alto nível de poluição atestada pelo programa Água Azul. A análise da balneabilidade foi divulgada nesta sexta-feira (13) e mostrou que pela quinta vez consecutiva os dois pontos estão impróprios para banho.

No caso da foz do Rio Pirangi, em Parnamirim, o período é ainda mais longo. No rio Pium, o problema está no trecho do balneário.

A classificação é feita com base na quantidade de coliformes fecais encontrados nas águas dos pontos de banho monitorados obedecendo a uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Foram analisados 33 pontos de banho na região metropolitana. Em Natal, todas as praias estão próprias para o banho. A análise é válida por sete dias.

O projeto é uma parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Com apoio da Prefeitura, Seleção de Santa Cruz Sub 17 avança para as quartas de final e Joga neste Sábado no Iberezão


Os jovens atletas da seleção Sub 17 de Santa Cruz, formados pela Prefeitura de Santa Cruz , por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para disputar a Copa RN Escolar de Futebol, chegaram as quartas de final com grandes chances de alcançarem resultado inédito na competição.

Através da política de valorização e incentivo a pratica de atividades esportivas, a Seleção Sub 17 foi montada no meio do ano, através de “peneirão” , e está nas quartas de final da competição estadual e enfrenta o time de Caicó no estádio Iberezão neste sábado(14), às 15 horas. Jackson Jaedyson, Secretário de Esportes e Lazer associa o bom desempenho da equipe ao  apoio da Prefeitura de santa Cruz em dispor de um estrutura de qualidade para os treinos da Seleção;  É de fundamental importância o apoio da Prefeitura, pois são trinta jovens de nossa cidade praticando esporte e recebendo orientações de cidadania. A Prefeitura chega com todo aparato de estrutura e pessoal,  além de custear o deslocamento da equipe”, frisou Jaedyson.


A Copa Escolar de Futebol é uma promoção anual da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, em parceria com os Municípios filiados ao Fórum Estadual dos Secretários e Gestores Municipais do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte.