segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Sine oferece 236 vagas de emprego no RN nesta segunda-feira (23)

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Rio Grande do Norte oferece nesta segunda-feira (23) 236 vagas de emprego para Natal e região metropolitana, Mossoró e municípios da região Oeste do estado. São oferecidas vagas para costureira, gerente de recursos humanos, motorista de caminhão, vigilante, segurança de evento, entre outros.
Os interessados devem levar aos postos de atendimentos o currículo e os seguintes documentos pessoais: RG, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência, número do PIS e comprovante de residência. Todas as informações sobre as vagas e como fazer o cadastro para concorrer às vagas estão disponíveis no site do Sine (clique AQUI).
Os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, na unidade do Sine na rua Adolfo Gordo, no bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, ou nas centrais do cidadão de Natal e interior.
Vagas permanentes Natal e Grande Natal:
1 vaga para costureira de máquinas industriais
1 vaga para gerente de recursos humanos
1 vaga para montador de móveis de madeira
1 vaga para motorista de caminhão
1 vaga para pizzaiolo
2 vagas para vendedor interno
20 vagas para vendedor pracista
Vagas temporárias Natal e Grande Natal:
50 vagas para auxiliar de limpeza
70 vagas para segurança de eventos
70 vagas para vigilante
Vagas Mossoró e região:
1 vaga para chapeiro
1 vaga para confeiteiro
1 vaga para costureira
1 vaga para eletrotécnico
3 vagas para garçom
1 vaga para gerente comercial
1 vaga para instrumentista de precisão
1 vaga para lavador de carros
1 vaga para lavador de roupas
1 vaga para mecânico de instalações industriais (Manutenção)
1 vaga para oficial de serviçoes gerais na manutenção de edificações
1 vaga para operador de câmaras frias
1 vaga para recepcionista atendente
1 vaga para técnico em eletromecânica
1 vaga para torneiro mecânico
1 vaga para vendedor de comércio varejista
1 vaga para vendedor pracista

Prefeitura de Santa Cruz realiza ações do “Novembro Azul” em Unidades Básicas de Saúde


A semana que passou foi de ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Santa Cruz alusivas ao “Novembro Azul”, campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas. As ações foram planejadas pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e serão também executadas esta semana, com objetivo de implementar a política de saúde do homem.


Já receberam as ações do “Novembro Azul” os usuários das unidades do Paraíso I e II, Centro e DNER. Durante esta semana os atendimentos ocorrem na UBS do Maracujá (23/11), UBS do DNER (24/11) e UBS do Conjunto Cônego Monte (25/11).


São palestras e orientações em saúde, verificação de pressão arterial, teste rápido de glicemia, consulta médica, consulta de enfermagem, testes rápidos de HIV e Hepatite C  e verificação de peso, altura e IMC. O diferencial é que os atendimentos acontecem à noite. As UBS’s são abertas nesse horário para possibilitar que a população masculina possa comparecer, já que muitos trabalham durante o dia.




Polícia Militar apreende veículos durante operação na Zona Sul de Natal


A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da Polícia Militar, reforçou na noite deste sábado (21) o patrulhamento tático móvel e com barreiras nas proximidades de um supermercado, situado às margens da BR 101, em Candelária, na zona Sul de Natal. Policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), Batalhão de Choque (BPChoque) e do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) atuaram integrados na operação que tinha como objetivo prevenir roubos, furtos, tráfico de drogas e coibir infrações de trânsito na localidade.

Segundo informações repassadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) vários adolescentes e adultos estavam no local, fazendo badernas e consumindo drogas, com suas respectivas motos, atrapalhando o fluxo dos clientes ao estabelecimento.

Durante a ação, mais de 50 condutores de motocicletas, que estavam em atitude suspeita e realizando direção perigosa, foram abordados e revistados. Deste total, 31 motos foram aprendidas e vários condutores conduzidos para melhor averiguação na Delegacia de Plantão da zona Sul, entre eles um suposto envolvido com facções criminosas no estado.

Após quatro anos, Itaipu abre todas as comportas e oferece espetáculo único


As comportas da central hidrelétrica de Itaipu oferecem espetáculo único neste domingo (22): após mais de quatro anos, a hidrelétrica volta a ter todas as 14 comportas das três calhas abertas. Neste sábado (21), grande parte das comportas foi aberta, o que produziu um escoamento de 9.468 metros cúbicos de água por segundo. Segundo informações da empresa binacional, situada na fronteira entre Brasil e Paraguai, trata-se do maior vertimento de água já registrado este ano.
De acordo com a empresa, normalmente só uma ou duas calhas são abertas para escoar o excedente de água. Em situações normais de operação da usina, a abertura simultânea de todas as comportas só ocorre em grandes cheias. Neste domingo, a ação destina-se a testes e com duração de cerca de duas horas, das 10h às 12h no horário brasileiro de verão.
A binacional informou que, por este motivo, disponibilizará ônibus extras para a visitação neste domingo. Moradores da cidade de Foz do Iguaçu e região não pagam para fazer a visita panorâmica. Mais informações podem ser conferidas no site da empresa.

No interior do RN, água virou poeira


Na casa de Vera Lúcia de Araújo, 48 anos, a poeira assentou sobre a torneira, a pia e a máquina de lavar roupa há mais de 60 dias. Após a seca rachar o chão dos açudes Dourado e Marechal Dutra (Gargalheiras), colapsando o sistema de abastecimento de Currais Novos, município do Seridó Potiguar, o único meio de acesso à agua no bairro Paizinho Jesus é por meio do poço instalado pela prefeitura, que garante água pela manhã, a partir das 7h. Com carrinhos de mão, baldes e garrafões, os moradores fazem fila desde às 6h.

A seca que castiga o Rio Grande do Norte há quatro anos dizimou as reservas do estado potiguar. Atualmente, o estado detém apenas 21% da capacidade hídrica. Entre as regiões mais castigadas estão o Seridó e o Alto Oeste, onde a seca esvaziou os maiores reservatórios: Marechal Dutra (o Gargalheiras) e Pau dos Ferros. Até agora, 13 municípios do estado estão em colapso no abastecimento, e outros 73 enfrentam algum tipo de racionamento de água.

Em todo o Seridó, 265.579 pessoas estão com dificuldades no acesso à água. Destas, 81.290 já não têm acesso à água encanada, uma vez que os sistemas de abastecimento das cidades de Acari, Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas colapsaram. A situação se agravou ainda mais com a suspensão da captação de água pela adutora Manoel Torres, em Jardim de Piranhas, pois o leito do rio secou. Com a diminuição do nível do sistema Curemas-Mãe D’água, na Paraíba, a perenização do rio foi afetada; além disso, o assoreamento da calha e a captação irregular impossibilitam a entrada do rio no estado potiguar. 

Dia da Consciência Negra: caminhada encerra ações das escolas do Município contra o racismo e preconceito


O “Dia da Consciência Negra” foi lembrado na última sexta-feira (20) com uma caminhada organizada pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A “Caminhada contra o Preconceito - Criança sem racismo, adulto sem preconceito” reuniu centenas de alunos de escolas municipais e também da Escola Estadual Quintino Bocaiuva que percorreram algumas ruas do Centro como forma de chamar a atenção da população para a problemática da desigualdade racial. Na ocasião vários cartazes confeccionados pelos próprios alunos em sala de aula foram expostos com frases de repúdio à discriminação e da importância da participação de todos no enfrentamento desse mal que atinge a sociedade.   

A caminhada foi culminância de várias ações que foram realizadas ao longo da semana nas escolas da Rede Municipal de Ensino sobre o enfrentamento do racismo e preconceito, fomentando atitudes de respeito e valorização étnicas-raciais.

A caminhada teve como ponto de partida a Praça da Bíblia e seguiu até a Praça Coronel Ezequiel Mergelino, onde foram também realizadas algumas apresentações de alunos.

Mortos pela seca, cajueiros são cortados e viram lenha no RN

pior seca dos últimos 100 anos no Rio Grande do Norte está devastando as plantações de caju, uma das principais atividades econômicas do estado. No município de Serra do Mel, um dos maiores produtores de castanha de caju do país, a estiagem também tem sido implacável. Sem água, as plantas desidratam e morrem. E sem ter o que colher, a solução para o sertanejo é aproveitar o que resta: a madeira seca. Hoje, cortar galhos e vender a lenha para fábricas de tijolos e telhas é o único jeito de se conseguir dinheiro e botar comida na mesa

“Uma carrada, que é um caminhão cheio, sai daqui com 40 metros cúbicos de madeira cortada. Rende R$ 400. É isso o que conseguimos faturar por semana. No final do mês, são R$ 1.600 no bolso, dinheiro que vai sustentar a família”, explicou o agricultor Pedro Gomes, de 72 anos.
Dono de 15 hectares de terra, Pedro disse que em 2011 chegou a ter 4 mil pés de caju produtivos. "Naquele ano, vendi 30 toneladas de castanha para a cooperativa dos produtores de caju do município, que exportou tudo para a Suíça. Foi uma época de fartura para todos nós. Era tanto caju que chegou a fazer lama", brincou. De acordo com a Cooperativa dos Beneficiários Artesanais de Castanha de Caju de Serra do Mel (Coopercaju), uma tonelada de castanha beneficiada, pronta para o consumo, era exportada em 2011 a R$ 36 mil.
Mas, ainda de acordo com o próprio agricultor, nestes últimos quatro anos a seca tomou conta de tudo e o tempo de boas safras chegou ao fim. "Ano passado, para vocês terem uma ideia, colhi apenas 189 quilos. A castanha bruta (in natura) ainda consegui vender a R$ 3 o quilo. Este ano, o pouco que deu meus netos comeram numa torrada só", contou.

Policiais civis mortos na Redinha serão sepultados às 17h


Serão velados no Centro de Velório São José, no bairro de Lagoa Seca, em Natal, os Geral de Sousa e Alírio Cavalieri Nobre de Sousa, ambos policiais civis, mortos na noite deste domingo (22) no bairro da Redinha, na zona Norte. O sepultamento está previsto para as 17h desta segunda-feira (23), no Cemitério Parque Morada da Paz, em Parnamirim.

De acordo com relatos de policiais civis, pai e filho foram vítimas de assalto em uma casa no bairro da Redinha. Pelo menos quatro criminosos - dois homens e duas mulheres - teriam participado do crime, sendo que um deles foi morto durante a ação.

Segundo a Polícia Civil, os bandidos fugiram e o socorro médico chegou a ser chamado para o local, onde encontrou o filho do policial civil ainda vivo. No entanto, ele morreu a caminho do hospital devido ao ferimento a bala na cabeça.

Ainda no domingo, oito mulheres e três homens -dentre eles os quatros suspeitos - foram detidos em uma casa na praia da Redinha, que havia sido alugada recentemente. Segundo a Polícia, ocorria uma festa no local e todas as pessoas que estavam presentes foram conduzidas até a delegacia de Plantão da Zona Norte, onde prestaram esclarecimentos. Duas armas foram encontradas.

Em nota, o Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte lamentou os homicídios dos policiais. Para o Sinpol, é preciso que que o Governo do Estado dê uma resposta imediata à onda de violência.

Estrada DNER/Conjunto Cônego Monte começa a receber pavimentação


Uma das obras mais importantes de infraestrutura realizadas pela Prefeitura de Santa Cruz na gestão da Prefeita Fernanda Costa, a estrada que ligará o bairro DNER ao Conjunto Cônego Monte, está em uma nova fazer de construção. Depois dos serviços de terraplanagem e a construção dos dois bueiros, os operários que trabalham na obra começaram a executar a pavimentação a paralelepípedo no local.

Antes da pavimentação, um minucioso trabalho de nivelamento do terreno foi realizado, além de toda a drenagem necessária para o escoamento da água em dias de chuva.

Quando finalizada, a estrada irá facilitar imensamente o deslocamento dos moradores dos dois bairros, tanto no tráfego de veículos quanto de pedestres, pelas calçadas nas margens da pista de rolamento de quase 500 metros de extensão.

domingo, 22 de novembro de 2015

Além da parceria para a realização, Prefeitura de Santa Cruz divulga Santuário de Santa Rita em dos maiores eventos do IFRN


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, está com um estande montado dentro da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento acontece desde a última quarta-feira (18) no campus da instituição em Santa Cruz/RN.

Contando com material gráfico de publicidade do Santuário de Santa Rita, o estande também expõe produtos feitos artesãos locais, além de peças da associação dos ambulantes do Santuário. Como o evento conta com a participação de muitos alunos de outros municípios potiguares, os profissionais da Prefeitura orienta os mesmos para aproveitar a estadia na cidade e visitar o complexo turístico.

Além da divulgação, a Prefeitura de Santa Cruz é uma das parceiras do IFRN na realização do evento. A logística para a realização do evento conta com a participação do Poder Público Municipal.

De acordo com os organizadores da Secitex mais de dois mil alunos dos 21 campi existentes no Estado participam da programação com apresentações de projetos, trabalhos, apresentações culturais, dentre outros.

A Secitex tem como tema: “Luz, Ciência e Vida na Região da Borborema Potiguar”.

Lula afirma que Dilma precisa de ajuda para recuperar governo


Brasília (AE) - Ao abrir o 3.º Congresso da Juventude do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi tratado como candidato em campanha, mas passou pelo constrangimento de ver a plateia responsabilizá-lo pela aliança com o PMDB. Sob gritos de “Lula/eu quero ver/você romper com o PMDB”, o petista disse que o partido precisa ajudar a presidente Dilma Rousseff a sair da “encalacrada” e “recuperar” o governo, se quiser continuar no poder.

“Antes de pensar em 2018 e em 2016, nós temos de ajudar a companheira Dilma a sair da encalacrada que a oposição colocou a gente depois das eleições”, afirmou Lula, numa alusão indireta à ameaça de impeachment. Andando sobre o palco como se estivesse num palanque, o ex-presidente levou o discurso para a esquerda, na tentativa de conquistar o público, e bateu no PSDB. “Eu quero saber se o dinheiro do PSDB foi buscado numa sacristia”, protestou, ao se referir às investigações da Operação Lava Jato que ligam doações ao PT a um esquema de corrupção na Petrobras.

Novembro Azul: Prefeitura de Santa Cruz, através do NASF, realiza ações de prevenção da saúde do homem


Dentro da programação do Novembro Azul, campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, a Prefeitura de Santa Cruz realizou na manhã desta quarta feira (18), por meio dos profissionais do Núcleo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), uma importante ação de prevenção e promoção à saúde do homem. A mobilização aconteceu em frente à Secretaria Municipal de Saúde.

Os serviços ofertados nessa ação foram: orientações nutricionais, realização de verificação de pressão arterial, teste rápido de glicemia, assim como a disponibilização de um lanche com as recomendações nutricionais para os atendidos.

De acordo com o coordenador do NASF, Franklin Bulhões, a estratégia de escolher a sede da Secretaria Municipal de Saúde deu certo, tendo em vista sua demanda. “Recebemos um bom número de pessoas que procuram a secretaria para realização de exames e obter informações. Foi uma ação muito positiva”, disse.



RN fecha 470 vagas e tem pior outubro em 13 anos


Demissões na construção civil e no setor de serviços levaram o  Rio Grande do Norte a  registrar em outubro o pior saldo de empregos para o mês, em 13 anos. 

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o total de trabalhadores com carteira assinada demitidos no estado superou em 470 o de contratados, no período. Entre janeiro e outubro, mais de 8 mil perderam o emprego.


Só a construção civil fechou 569 postos com carteira assinada, no mês passado. No setor de serviços houve mais 344 cortes. Outros 120 saíram da indústria de transformação e 38 da atividade extrativa mineral. 

As únicas atividades que empregaram mais do que demitiram, no mês, foram a agropecuária (+346 postos), o comércio (+247), os serviços industriais de utilidade pública (+6) e a administração pública (+2).

Desde 2003, o Rio Grande do Norte só registrou saldo negativo em outubro nos anos 2008 e 2015. Em 2014, nesse mesmo mês, foram criados 732 postos a mais do que foram fechados. Mas, neste ano, outubro não foi o único período a fechar no vermelho. Já são nove meses com mais demissões do que contratações – a exceção foi setembro.

Prefeitura de Santa Cruz envia representantes para Fórum Estadual de Esportes e Lazer


A Prefeitura de Santa Cruz esteve representada no Fórum Estadual de Esportes e Lazer, realizado na última sexta-feira (13), em Natal/RN. Participaram do evento o secretário de Esportes de Santa Cruz de, Jackson Jaedyson, e um dos coordenadores da pasta, Carlos Azevedo.

O evento, realizado na sede da Secretaria Estadual de Esportes, contou com a apresentação de diversas palestras relacionadas ao desenvolvimento de práticas esportivas que possam ser implementadas pelos municípios do Rio Grande do Norte. O Fórum apresentou a palestra de Cássia Damiani, Secretaria Executiva do Departamento de Planejamento e Gestão estratégica do Ministério do Esporte, abordando os temas como: financiamento esportivo e a Lei de Incentivo Fiscal, esta última proferida pelo Secretário Estadual de Esportes do Maranhão, Márcio Jardim.

Para o Secretário Jaedyson, é sempre importante participar de eventos como esse, pois são momentos em que há troca de experiências exitosas e são apresentados projetos que poderão ser desenvolvidos nos municípios, buscando o fortalecimento da prática esportiva no âmbito educacional, de rendimento e participativo.


Presos serram grades e fogem do CDP da Zona Norte

Cinco presos fugiram na madrugada deste sábado (21) do Centro de Detenção Provisória da zona Norte de Natal. De acordo com agentes penitenciários que trabalham no local, os detentos serraram as grades de uma das celas do setor de triagem da unidade.

De acordo com os agentes, após deixarem a cela os detentos pularam o muro da unidade. Os nomes dos fugitivos são: Augusto Jonatas de Brito Ribeiro, Paulo Sérgio Batista Fernandes, Fernando Henrique de Freitas Pereira.Rubson Rafael Silva de Oliveira e Antônio Pedro Silva de Carvalho.

A Polícia Militar realiza diligências na região para tentar recapturar os detentos.

Gestores do Trairi voltam a debater sobre resíduos sólidos; projeto caminha a passos largos


Os gestores do Trairi voltaram a se reunir na tarde desta quarta-feira (19) para discutir o projeto que trata da gestão integrada dos resíduos sólidos na região. O encontro novamente aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura de Santa Cruz e contou com a participação da Prefeita Fernanda Costa, além de prefeitos, secretários e técnicos de vários outros municípios. O encontro também contou com a participação do advogado da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Dr. Mário Gomes.

A reunião serviu para, além de avaliar a viagem que foi feita recentemente para as cidades baianas de Jacobina e Juazeiro objetivando conhecer projetos já consolidados na área de resíduos sólidos, definir diretrizes, levando em consideração aspectos jurídicos e de operacionalização, para a criação do consorcio intermunicipal que irá gerir o projeto que se planeja implantar na região Trairi.

O encontro desta quarta-feira (19) foi o terceiro entre os gestores da região para tratar da importante questão que envolve a coleta e destinação do lixo de maneira adequada para um aterro sanitário que atenda as normas ambientais, acabando consequentemente com os lixões dos municípios.

A intenção é que no próximo encontro, marcado para o dia 02 de dezembro, seja apresentado o protocolo de intenções e escolhida a diretoria que irá gerir o consorcio do Trairi que irá se responsabilizar pela gestão dos resíduos sólidos dos municípios que vierem a aderir ao projeto de gestão integrada.

De Santa Cruz, também participaram da reunião o Secretário Municipal de Transportes e Obras Públicas, Francisco Nogueira, Diretor do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE), Ângelo Giusepe (Zepe) e o Assessor Jurídica da Prefeitura de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira Lima.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Funcarte divulga atrações musicais para fim de semana na Árvore de Mirassol; veja


Samba, pop rock, reggae e pagode. Opções para todos os gostos e idades marcam este fim de semana da programação cultural da Árvore de Mirassol, uma ação da Prefeitura do Natal através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte). No espaço mais comentado e elogiado da cidade, se apresentam quatro atrações musicais de sexta (20) a domingo (22).

Nesta sexta-feira (20) é a vez do projeto "Berço de Samba" e da banda "Kd Maitê"  com seu pop rock e reggae. No sábado (21) tem a levada pop de Nanda Lynn e no domingo o padogão do grupo "Todo Nosso". Toda a coordenação musical do projeto está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, com curadoria do Setor de Música chefiado pelo maestro Neemias Lopes.

Na loja de Artesanato na Praça da Árvore de Mirassol - coordenada pelo setor de Artesanato da Secretaria Municipal de Cultura – são 98 artesãos que vão oferecer os mais variados produtos especialmente selecionados.

Além das atrações musicais que sempre se apresentam de sexta a domingo, acontece no mesmo espaço a 9ª edição da Feira de Gastronomia e Arte da Praça de Árvore de Mirassol, através da Semsur e em parceria com os comerciantes da feira. A ação é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e envolve a Secretaria de Turismo e Semob.

Assembleia começa a analisar Orçamento de 2016 na próxima semana


As comissões permanentes da Assembleia Legislativa irão começar a analisar na próxima semana o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2016. A proposta foi protocolada na Casa no dia 15 de setembro pelo Governo do Estado e prevê um orçamento de R$ 11,9 bilhões, com redução de R$ 11,94% em relação ao orçamento aprovado para 2015.
O deputado Jacó Jácome (PMN), membro da Comissão de Administração da Assembleia, confirma a análise para a semana que vem. O projeto passa pelas comissões de Justiça, Finanças e Administração.
“Temos que discutir os investimentos sobre saúde, segurança pública, investimento na educação, no social, reestruturação das vias públicas, enfim, são temas fundamentais pelos quais a população aguarda que essa casa debata e nas comissões, na próxima semana, nós estaremos debatendo”, afirma Jacó.

Profissionais do CAPS AD de Santa Cruz participam de congresso em João Pessoa/PB


A Prefeitura de Santa Cruz tem procurado sempre proporcionar aos seus profissionais que atuam nas diversas áreas da administração pública a possibilidade de intercâmbio, buscando sempre a qualificação e a troca de experiências exitosas. No final do mês de outubro, por exemplo, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) participaram do III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química, realizado em João Pessoa/PB.   

O evento contou com atividades vinculadas às áreas de Saúde Mental e da Dependência Química, promoveu discussões e debates sobre as temáticas desenvolvidas no campo teórico-prático, de forma a capacitar para o trabalho e ampliar as pesquisas na área.

Representando Santa Cruz estiveram presentes o diretor/coordenador do CAPS AD, Derik Lourenço, e a assistente social da instituição, Cynde Bastos.

Segundo Derik Lourenço, a participação no evento foi importante e serviu para conhecer mais sobre o trabalho que o CAPS AD pode desenvolver para recuperar vidas. 

Com hub dos Correios no RN, prazo para chegada de encomendas deve cair pela metade


Enquanto o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, vive a expectativa de receber o hub da Latam, o centro de distribuição dos Correios já é uma realidade. A garantia foi dada por José Alberto Brito, diretor do órgão no Rio Grande do Norte, em entrevista ao Jornal da Cidade, na 94 FM.
“Aqui no RN teremos o quarto hub dos Correios do país, a questão técnica e operacional já está definida e agora estão sendo discutidas algumas questões para a construção de um armazém no aeroporto”, disse José Alberto.
Ao ser questionado sobre o tempo que as correspondências levarão para chegar ao destino, o diretor do órgão disse que o prazo deverá ser reduzido em mais da metade. “Com certeza vai chegar mais rápido. Temos questão de logística que está sendo reparada com esse centro internacional dos Correios em São Gonçalo. Se você comprar uma encomenda em Miami ela vem de lá, é descarregada em São Paulo, vai para Curitiba e depois para o RN. Então, todas as encomendas para o Norte e Nordeste passam por cima da região. Com isso, teremos redução significativa no tempo de entrega, que hoje gira em torno de 60 dias, teremos uma média de 25 a 30 dias”, disse.
Ainda de acordo com José Alberto Brito, o hub dos Correios no RN representará também uma grande oportunidade para as empresas exportadoras do Estado. “Diferencial grande para o Estado é que aviões que trarão essas encomendas vão precisar se reposicionar. Daqui do RN, ele voltará para os países de origem. É uma oportunidade para que as empresas exportadoras do RN aproveitem essas cargas”, finalizou.

Santa Cruz confirma desistência do Campeonato Estadual em 2016

Campeonato Potiguar de 2016 sofreu sua primeira derrota antes mesmo da bola rolar na competição. Alegando falta de recursos para bancar o time devido à crise nacional e a seca que atinge o Estado, o presidente de honra do Santa Cruz, Luiz Antônio Tomba oficializou, nesta quinta-feira (19) a desistência do certame. O torneio terá apenas nove equipes.

“Vejo como maior problema o homem do campo estar esperando o caminhão d'água para tomar banho, para lavar e para cozinhar, e não ter. Por outro lado, a gente vai estar gastando oito caminhões por dia em um campo para jogar um campeonato. São 240 caminhões por mês, 1.200 caminhões em cinco meses. Como gestor público, seria muita irresponsabilidade permitir isso”, comentou Tomba.

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol não se posicionou oficialmente sobre o que ocorrerá juridicamente com o Tricolor do Inharé, que pode ser rebaixado automaticamente, ou afastado. O certo é que, para voltar a elite do futebol local terá que disputar a Segunda Divisão.

Outro clube que ameaça não participar do Potiguar 2016 é o Coríntians de Caicó. As alegações dos dirigentes do Galo do Seridó são parecidas com as do Santa Cruz.

Até o momento, estão confirmados no Campeonato do próximo ano, ABC, Alecrim, América, Assu, Baraúnas, Corintians, Globo, Palmeira e Potiguar/M.

Presos se rebelam no CDP de Santa Cruz


Os presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santa Cruz, na região Agreste do estado, se rebelaram no início da tarde desta quinta-feira (19). Os detentos quebraram grades da unidade prisional, que é conjugada a uma delegacia de polícia. De acordo com a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), a movimentação teve início por volta das 13h e foi controlada às 16h.

Segundo o coordenador de Administração Penitenciária, Durval Franco, o Grupo de Operações Especiais (GOE) foi acionado e homens que estavam em uma operação na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, foram encaminhados ao interior do estado. "Assim que o GOE chegou, a situação foi controlada", ressaltou.

Ainda de acordo com Durval Franco, os presos precisarão ser transferidos enquanto o CDP estiver na condição que se encontra após a rebelião. "Estou me dirigindo a Santa Cruz para ver o estrago de perto. Mas as informações que recebi são de que eles quebraram tudo. Já foi feita a recontagem e não houve fugas. Nós teremos que solicitar vagas em algumas comarcas e pedir autorização para iniciar as transferências", disse.

Prefeitura de Santa Cruz irá comemorar o “Dia da Consciência Negra” com caminhada nesta sexta-feira (20)


Na próxima sexta-feira (20) comemora-se no Brasil o “Dia da Consciência Negra” e a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará a “Caminhada contra o Preconceito”.

Com o tema “Criança sem racismo, adulto sem preconceito”, a caminhada reunirá alunos de todas as escolas municipais que se mobilizarão para reforçar o pensamento de que é preciso respeitar as diferenças sociais e etnico-racial e valorizar a cultura afro-brasileira.

A caminhada está prevista para ser iniciada a partir das 15h, desta sexta-feira (20), saindo da Praça da Bíblia com destino à Praça Coronel Ezequiel Mergelino.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Chineses querem importar 1 milhão de jumentos do Brasil


Durante missão na China, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, recebeu uma demanda inusitada de um empresário. O investidor disse ter interesse em importar 1 milhão de jumentos por ano. A história foi relatada pela própria ministra, pelo microblog Twitter.
“No seminário dos empresários chamou a atenção um investidor com um interesse que nos pareceu piada, mas não era. Ele quer importar jumentos para a China”, relatou Kátia Abreu.
“Inacreditável, mas sua demanda é de 1 milhão de jumentos ano. Morro e não vejo tudo”, disse a ministra.
A mensagem da ministra gerou comentários bem humorados na rede social. Outra demanda diferente das demais foi a de uma empresa de fármacos, que quer 10 mil toneladas de casca de tangerina por ano para produzir óleos e essências.
A ministra fica até o fim desta semana na China.

Mega-Sena acumula novamente e pode pagar R$ 170 milhões


O prêmio máximo da Mega-Sena acumulou pela nona vez consecutiva. Ninguém acertou as seis dezenas nesta quarta-feira e o prêmio no próximo sábado pode ser de R$ 170 milhões. Os número sorteados foram 26 - 32 - 42 - 45 - 55 - 59.

A quina teve 219 apostas vencedoras. Cada uma delas levou R$ 63.520,19. Já a Quadra saiu para 18.595 pessoas. Cada uma ganhou R$ 1.068,71.


 

Governador em exercício autoriza a abertura de concurso para 40 vagas no Itep


O governador em exercício, Ezequiel Ferreira de Souza, assinou, na tarde desta quarta-feira (18), a autorização para abertura de concurso público para preenchimento de 40 vagas para os cargos de perito criminal, médico-legista, psiquiatra auxiliar e auxiliar de perícia no Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP).
São nove vagas para perito criminal, 15 vagas para médico-legista, três vagas para psiquiatra e 13 para auxiliar de perícia. Os autos serão encaminhados para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social na manhã desta quinta-feira (19) para adoção das medidas subsequentes. As vagas são decorrentes de aposentadoria, exoneração e falecimento.

Greve dos médicos atrasam 20 mil perícias no estado


Cerca de 20 mil trabalhadores aguardam a realização de perícia médica para terem acesso a benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), na área de abrangência de sua Gerência Executiva em Natal, a qual estão subordinadas 20 Agências da Previdência Social (APS), das 38 que existem hoje no Rio Grande do Norte.

Dados da GEX Natal mostram que entre janeiro e 16 de novembro deste ano, houve o agendamento de 50.779 perícias médicas, das quais 30.157 foram realizadas. Ou seja, 20.622 ou 40,61% dos trabalhadores, autônomos com carteira do trabalho assinada, estão na fila da perícia médica.

O chefe do Setor de Perícia Médica e também da Sessão de Saúde do Trabalhador na GEXNat , Marcos Klemig, explicou que essa demora no atendimento de pessoas, que momentaneamente estão incapacidades para o trabalho por alguma doença ou enfermidade não é decorrência,  por exemplo, somente da greve dos servidores administrativos, que perdurou por 80 dias, ou da paralisação dos médicos, que entrou pra 75 dias. 

Número de empresas fechadas cresce no RN


O número de empresas extintas no Rio Grande do Norte entre janeiro e setembro de 2015 já é 40% maior do que o total de estabelecimentos fechados em todo o ano passado. É o que mostram os dados mais recentes da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SMPE). No ranking mensal elaborado com dados das juntas comerciais de todo o Brasil, o levantamento coloca o RN em 15º entre os estados com maior número de fechamentos: foram 5.166. 

O estado também diminuiu em 30,6% o número de empresas abertas neste ano se comparado aos primeiros nove meses de 2014. Entretanto, a Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern) nega a queda, alegando que há erro nos dados compilados pela secretaria nacional.

Entidades e especialista ouvidos pela reportagem confirmam, porém, o movimento de redução. Além da crise econômica, que tem refreado o investimento de empresários e consumidores, impactando a dinâmica de mercado, outro fator que colaborou com o quadro foi a facilitação do processo de fechamento de empresas.


Com a lei complementar 147/2014, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em setembro de 2014, é possível fechar uma empresa sem a necessidade de apresentação de certidão negativa. Até então, a documentação comprovava que a empresa não possuía débitos fiscais ou previdenciários. Agora, mesmo que a empresa tenha pendências, os débitos são transferidos para os CPFs dos sócios. Em fevereiro deste ano, a medida começou a valer para todo o Brasil. Na estimativa da SMPE, cerca de 1,2 milhão de CNPJs estavam “represados” até então – empresas que estavam inativas pela burocracia necessária ao fechamento. 

De acordo com Mauro Bogea, da  SMPE, a secretaria nacional, em conjunto com o Sebrae, deve iniciar um estudo para “limpar” os dados e definir se o aumento no número de fechamentos (de apenas 0,8% a nível nacional) é causado pela crise. Apenas 10 das 17 unidades federativas tiveram “saldo positivo” de aberturas.

Garibaldi defende agenda legislativa para salvar o futuro da Previdência

Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), em 2050 o déficit do Regime Geral de Previdência Social deverá chegar a 3 trilhões de reais. Para cobrir tal diferença, as contribuições previdenciárias sobre a folha de pagamento teriam que subir dos atuais 32% para 86%. Ao mostrar estes números para o Plenário do Senado, o senador Garibaldi Filho defendeu a adoção de uma agenda legislativa que diminua a crescente pressão que a Previdência Social brasileira vem exercendo sobre o Orçamento público.

“Não podemos nos iludir. Não podemos ignorar os alertas. Não podemos desconsiderar a experiência internacional. É preciso decidir, enfim, que tipo de Previdência Social e de país essa geração que agora se aposenta vai querer deixar de herança para seus filhos e netos. Não podemos negar a dura realidade de que a Previdência Social está sugando recursos que poderiam alimentar políticas públicas destinadas a grupos sociais até mais vulneráveis, como a infância, por exemplo, ou setores como a educação, a saúde ou o saneamento básico”, afirmou Garibaldi Filho.

Na avaliação do senador, que até o final do ano passado ocupou o cargo de ministro da Previdência Social, a idade média para concessão da aposentadoria no Brasil – de 54 anos — vai na contramão da grande maioria dos países do mundo, onde essa idade é de 65 anos, independentemente do sexo. Aliado a isso, acrescentou, que a população mundial está envelhecendo: as pessoas estão morrendo mais tarde e tendo menos filhos. Segundo a Organização das Nações Unidas, os idosos serão mais de um quinto da população mundial em 2050; sendo que 80% deles estarão vivendo em países não desenvolvidos.

Cursos técnicos do Pronatec iniciam em oito municípios do RN


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Escola Agrícola de Jundiaí e a Secretaria Estadual de Educação (SEEC) realizaram na terça-feira (17) aulas inaugurais de cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos municípios de Caicó, Touros, São José de Mipibu, Macaíba, Apodi, São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Natal.
A parceria entre as Instituições pretende ofertar cursos técnicos concomitantes para os alunos da Rede Estadual de Ensino em Meio Ambiente, Agroecologia, Logística, Manutenção E Suporte em Informática, Eletromecânica, Informática, Metalurgia, Mecânica e Edificações.

As aulas realizadas nas Escolas Estaduais Calpúrnia Caldas, Isabel Barbosa, Francisco Barbosa, Alfredo Mesquita, Prof. Antônio Dantas, José Moacir, Abel Freire Coelho, Padre Miguelinho, Floriano Cavalcante e Edgar Barbosa, contaram com a presença da equipe administrativa e pedagógica das escolas, além de professores e representantes da Secretaria Estadual de Educação e Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN.

Governo aumenta salários de procuradores e vencimentos chegarão a R$ 30 mil


Assembleia Legislativa aprovou, no início da tarde de hoje (18), o projeto de reajuste de 9,14% nos vencimentos dos procuradores do Estado, encaminhado pelo Governo. A proposta foi acolhida à unanimidade pelos parlamentares e, agora, os procuradores terão salários entre R$ 27.500,18 (3ª classe) e R$ 30.471,11 (1ª classe). O aumento vale também para os aposentados. 

A proposta já estava em discussão desde o início do ano, quando chegou a ser encaminhada ao Legislativo. Contudo, foi retirada de votação após pedido do próprio governador Robinson Faria levando em consideração a situação financeira do Estado. 

O reajuste aprovado é semelhante ao que incidiu sobre o salário do ministro do Supremo Tribunal Federal. A matéria que implanta o reajuste para os procuradores tem como justificativa o a vinculação dos valores os vencimentos dos profissionais aos do ministros do STF. 

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Fest Frango 2015 terá mais uma vez a escolha da Galinha Mais Glamourosa; Inscrições abertas


Sucesso nos dois anos anteriores, III Fest Frango contará mais uma vez em sua programação com o concurso da "Galinha mais Glamourosa". As pessoas que criam galinhas poderão enfeitá-las utilizando fantasias e adereços e concorrer aos prêmios destinados para o concurso, organizado pela Prefeitura de Santa Cruz.

As inscrições para o concurso são gratuitas e já podem ser feitas no Teatro Municipal Candinha Bezerra, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

A escolha da Galinha mais Glamourosa acontecerá no segundo dia do Fest Frango, na sexta-feira (27), no palco que será montado no Pátio da Matriz.

Prefeitura de Santa Cruz desenvolve ações de consciência ambiental


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vem desenvolvendo ações que objetivam valorizar a arborização urbana e incentivar a população a plantar árvores na cidade, perpetuando junto a sociedade uma consciência ambiental. Nesta segunda-feira (16) o Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Medeiros (Dudu), acompanhado do coordenador do Grupo dos Escoteiros, Roberto Rosa, esteve presente no Instituto Educacional de Santa Cruz (IESC) para realiza a entrega de mudas de IPÊ a alunos do instituto.

Segundo Dudu, trabalhar essa consciência ambiental com jovens é muito importante. Ele disse ainda qualquer instituição da cidade ou segmento da sociedade que desejar desenvolver ações ambientais poderá procurar a Secretaria de Agricultura.

Recentemente, mudas de árvores já foram plantadas no canteiro da rodoviária e no Santuário de Santa Rita em parcerias entre a Prefeitura de Santa Cruz e outras instituições.

Maior reservatório do Nordeste, Sobradinho tem seca histórica


Maior reservatório do Nordeste, a Barragem de Sobradinho passa por uma das piores secas da história, que afeta a geração de energia elétrica, o abastecimento dos municípios da região e preocupa agricultores que dependem da água da barragem para a irrigação da produção de frutas.

Nessa segunda-feira (16), o nível da barragem atingiu 2,5% do volume útil, o mais baixo da história. Esse número vem caindo dia a dia. No dia 10 deste mês, por exemplo, estava em 2,9%. O nível mais baixo havia sido registrado em novembro de 2001 (5,46%).

A previsão é que entre o fim de novembro e início de dezembro a barragem atinja o volume morto – reserva de água abaixo do ponto de captação. Isso significa a parada total de geração de energia na hidrelétrica. Inaugurada em 1979, a represa de Sobradinho tem capacidade de armazenar 34,1 bilhões de metros cúbicos de água e corresponde a 58% da água usada para a geração de energia no Nordeste.

Mais um preso é encontrado enforcado em prisão do RN; o terceiro em 24 horas


Mais um preso foi encontrado morto dentro do sistema prisional do Rio Grande do Norte. No total, 25 detentos foram assassinados dentro de presídios em 2015, sendo três nas últimas 24 horas no estado.

A morte aconteceu no presídio João Chaves, localizado na zona norte de Natal. De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), o detento Douglas Fabrício de Oliveira Pires foi encontrado enforcado. O corpo foi encontrado por volta das 14h30, durante o banho de sol dos detentos, que acontece das 9h às 15h. Ele estava na cela 4 do pavilhão A.


Segundo a delegada Taís Aires, da Delegacia de Homicídios (Dehom), Douglas estava com outros 50 presos durante o banho de sol e foi encontrado pendurado. Ele cumpria pena em regime fechado por assalto a mão armada e estelionato. A equipe de perícia do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) já chegou no local.

Na manhã desta terça-feira (17), um detento da Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, foi encontrado enforcado em uma das celas da unidade. Segundo Eider Brito, diretor do presídio, agentes penitenciários que trabalham na unidade encontraram o preso sem camisa e enforcado, ao lado de uma pilastra dentro de uma das celas pavilhão 4.

Já no começo da tarde de ontem, Francisco Antônio Duarte, de 24 anos, também foi encontrado enforcado. O caso aconteceu na Cadeia Pública de Mossoró. Segundo a direção do local, havia sinais de espancamento no corpo dele.