quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Wilma de Faria tem previsão de alta neste fim de semana

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, tem previsão de alta do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para este final de semana. Diagnosticada com neoplasia primária do duodeno, ela está internada desde o final de novembro, quando foi submetida a uma cirurgia (gastro duodeno pancreatectomia).
Wilma segue com boa evolução de seu quadro de saúde, segundo médicos que a acompanham. Após ter ficado em Unidades de Terapia Intensiva e Semi-intensiva em seguida ao procedimento cirúrgico, ela já está em um apartamento da unidade hospitalar desde o início da semana e com dieta livre.
A ex-governadora seguirá se recuperando em São Paulo por mais alguns dias, devendo retornar ao Rio Grande do Norte plenamente recuperada para os festejos natalinos. Wilma e seus familiares agradecem todas as orações, destacando que esse carinho tem sido fundamental no tratamento.

Prefeitura encerra programação de aniversário e de Emancipação Política de Santa Cruz inaugurando rua pavimentada e posto de saúde


A Prefeitura de Santa Cruz realiza nesta quinta (10) e sexta-feira (11) as atividades de encerramento das comemorações alusivas ao aniversário da Cidade, 101 anos de elevação à Cidade completados no último dia 30 de novembro, e 139 anos de Emancipação Política, que se comemora nesta sexta-feira (11 de dezembro).

Nesta quinta-feira (10) acontecerá a inauguração da pavimentação da Rua João Fernandes Bezerra, no bairro Maracujá. A solenidade está marcada para ser iniciada a partir das 19 horas.

Já na próxima sexta-feira (11) a programação começará logo a partir das 7h, com uma saudação das Bandas Marciais das Escolas pela Cidade. Em seguida, as 7h30, acontecerá o hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal no Pátio da Matriz. A partir das 9h acontece outra inauguração, desta vez a gestão da Prefeita Fernanda entregará à população do Sitio Boa Vista o Posto de Saúde daquela comunidade. Encerrando a programação, ocorrerá Missão em Ação de Graças na Igreja Matriz, a partir das 11 horas.

Os eventos contarão com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias e de demais autoridades locais.

Solidariedade de Santa Cruz, marca presença no I Seminário de Formação Política.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Ex-governador Fernando Freire é transferido para presídio na Zona Norte de Natal


O juiz da Vara de Execuções Penais, Henrique Baltazar, determinou a transferência do ex-governador Fernando Freire para o presídio da Polícia Militar, na Zona Norte de Natal, onde também funciona a sede do BOPE.
Freire estava preso no comando geral da Polícia Militar. “O ex-governador precisava ser transferido para uma unidade prisional. Pensando em preservar sua vida, decidimos transferi-lo para o Presídio da Polícia Militar na Zona Norte de Natal. É a unidade prisional que dispõe de mais segurança para o ex-governador”, explicou Henrique Baltazar ao Blog.
Fernando Freire foi preso em 25 de julho, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Contra Freire, que é condenado a 39 anos de prisão por peculato, havia quatro de mandados de prisão expedidos pela Justiça potiguar.
Fernando Freire já havia sido preso anteriormente em 2007 quando foi acusado pelo Ministério Público do RN de estar “manobrando para impedir a realização do seu interrogatório, evadindo-se do distrito da culpa”. O interrogatório do qual ele é acusado de evitar diz respeito ao processo no qual foi denunciado por suposto desvio de R$ 346.024,02 do Governo do Estado, em maio de 2007.
O pedido de prisão preventiva foi feito pela Promotoria do Patrimônio Público do Rio Grande do Norte em novembro de 2007, quando o membro do MP informou, à época, que tentava ouvir o ex-governador desde 31 de agosto daquele ano.
A ação que resultou na prisão do ex-governador contou com a participação do serviço de inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed) que repassou informações à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

Forças Armadas vão combater Aedes aegypti a partir de janeiro no RN


A partir de janeiro, militares do Exército, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil entrarão em campo para combate o Aedes aegypti no Rio Grande do Norte. Em coletiva de imprensa na tarde de hoje (9), a Secretaria de Estado de Saúde Pública confirmou o reforço dos militares no combate ao mosquito em oito municípios potiguares. Uma capacitação será realizada entre os dias 22 e 23, 29 e 30 de dezembro. De acordo com o Ministério da Defesa, 700 militares vão atuar no RN.

As equipes serão compostas por dois militares e um agente de endemias, irão percorrer as casas, diariamente, para identificar focos do mosquito. De acordo com a Sesap, foram escolhidos municípios que concentram 80% da incidência dos casos de dengue do estado; entre eles estão Natal, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, Santa Cruz, Caicó, Assú e Mossoró.

"Eles irão potencializar a ação dos agentes de endemias, com a identificação de focos", afirma Cristiane Fialho, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesap. Além do Exército, a Sesap também já dispõe de 21 carros fumacês para apoiar os municípios, e se prepara para a aquisição de larvicidas e UBVs portáteis.

Com a aproximação do verão, também se inicia o período de proliferação do mosquito. Somente até dezembro, o RN registrou 26.854 casos suspeitos de dengue, dos quais 5.642 foram confirmados. O sinal de alerta está aceso porque o mosquito também dissemina a chikungunya -- com 4.033 casos notificados no estado até dezembro, mas nenhum confirmado --, e 6.336 casos suspeitos de Zyka Vírus, com 73 confirmações. 

PF prende foragido de operação que investiga grupo de extermínio no RN

A Polícia Federal prendeu mais um suspeito investigado na operação 'Thanatus', deflagrada nesta terça-feira (8), com intuito de desarticular um grupo de extermínio que agia em Natal e na região Metropolitana. De acordo com informações preliminares da PF, o suspeito foi localizado durante a tarde desta quarta-feira (9) na granja de um advogado, na Grande Natal.
Ainda de acordo com as primeiras informações divulgadas pela PF, o suspeito disse que fugiu para a granja do advogado para procurar defesa. Ele foi preso e conduzido até a Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, na Zona Sul de Natal.
Com a prisão do suspeito, chega a 13 o número de investigados presos pela PF na operação. Dos 15 mandados de prisão preventiva emitido pela Justiça potiguar, 10 foram contra policiais militares e cinco contra 'pistoleiros' que faziam parte do grupo. Seguem foragidos um PM e um 'pistoleiro'.
Grupo de extermínio
A operação 'Thanatus' da Polícia Federal investiga um grupo de extermínio responsável por 16 homicídios em Natal e na Grande Natal entre os anos de 2011 e 2015. O inquérito policial concluiu que todas as mortes investigadas tinham características de execução.
Além dos homicídios, os suspeitos de participação no grupo de extermínio estão sendo investigados por tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo e munições, receptação de produtos roubados, coação, extorsão, invasão de domicílio e tortura.
De acordo com a delegada a delegada Diana Calazans, da PF, a investigação foi conduzida pela Polícia Federal em conformidade com a lei 10.446/02, que permite que a PF realize investigações no âmbito estadual quando haja violação grave aos Direitos Humanos. 
A operação contou com a participação de 165 agentes da PF, além de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BPChoque) da PM do Rio Grande do Norte. O termo 'Thanatus' vem da mitologia grega e significa a “personificação da morte”.

Inocentada pelo TSE, Rosalba diz que Justiça foi feita e não descarta candidatura em 2016

A ex-governadora Rosalba Ciarlini, atualmente filiada ao PP, participou na manhã desta quarta-feira (09) da sessão solene em homenagem aos 20 anos da Secretaria Estadual de Tributação, realizada na Assembleia Legislativa por proposição do deputado estadual Albert Dickson (Pros). E, pela primeira vez, falou publicamente sobre recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que lhe inocentou em dois processos e voltou a tornar a ex-gestora elegível.
"[Recebi o resultado] com muita serenidade, foi um momento difícil, passamos dois anos assim. Você ser acusada daquilo que tinha a consciência tranquila, é uma dor da injustiça que dói na alma. Mas a Justiça foi feita, não foi um juiz isoladamente, foi toda a corte, dois processos por unanimidade. Me deu muita alegria e foi comprovado que toda a nossa ação foi dentro da legalidade, dentro do que determina as boas práticas políticas", disse a ex-governadora.
Ao ser questionada se será candidata a prefeita de Mossoró em 2016, Rosalba disse ser "natural que se especule". "Na realidade agora sou elegível e posso me candidatar a qualquer cargo. Mas isso ainda vai ser analisado porque o mais importante é ouvir o povo", disse.
Sobre o fato de ter ficado sem legenda para disputar a reeleição no ano passado, quando ainda fazia parte do Democratas, sob o argumento de que estava inelegível pela Justiça, a ex-governadora relembrou que, na época, dizia que "tudo ficaria esclarecido quando entrássemos no tribunal solicitando a elegibilidade, mas já passou, tenho pena de ter perdido a oportunidade de levar ao povo do RN projetos e programas que estavam acontecendo mas eles não sabiam, porque eu estava inclusive sem poder divulgar. O RN Sustentável está aí, o governo está dando continuidade, também o Sanear RN, que pretende deixar Natal 100% saneada".
Antes de deixar a Assembleia Legislativa, Rosalba ainda foi perguntada sobre qual avaliação faria do governo Robinson Faria (PSD). "Estamos em crise grande, é ano difícil, mas vamos deixar mais para frente a avaliação", respondeu.
O processo considerado mais grave contra Rosalba, da qual acabou sendo inocentada no TSE, dizia respeito ao uso abusivo do avião do Estado para viagens à Mossoró, em datas próximas a campanha eleitoral de 2012, quando apoiou a candidatura da ex-prefeita da cidade, Claudia Regina, também inocentada na ação.

Prefeitura realiza primeiro ciclo de capacitação para os novos Conselheiros Tutelares de Santa Cruz


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), deu início nesta terça-feira (08) ao primeiro ciclo de capacitação para os novos Conselheiros Tutelares de Santa Cruz. A capacitação acontece até esta quinta-feira (10), na sede do Conselho Tutelar, e tem como foco o aprendizado sobre a postura e conduta dos conselheiros no que diz respeito a defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O primeiro ciclo de capacitação está proporcionando aos conselheiros eleitos e, que assumirão seus cargos a partir do mês de janeiro de 2016, ouvir experiências vividas pelos conselheiros atuais, situações do cotidiano enfrentadas em prol da defesa das crianças e adolescentes do município.

Até assumirem seus cargos, os novos conselheiros ainda passarão por mais uma capacitação, desta vez promovida pelo Ministério Público e o Conselho Estadual da Criança e Adolescente, no próximo dia 15 de dezembro, em Natal/RN.


Membro de organização criminosa, fugitivo de Alcaçuz é preso na BR-101


Um homem de suspeito de participar de uma das principais organizações criminosas que atuam no Rio Grande do Norte foi preso na madrugada desta quarta-feira (9) em um trecho da BR-101 em São José de Mipibu, na região Metropolitana de Natal. Segundo as Polícias Rodoviária Federal e Civil, Diego da Silva Lima, de 24 anos, era fugitivo da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

A prisão aconteceu por volta das 3h, no km 118 da Br-101. De acordo com a PRF, Diego foi detido por ter um mandado de prisão em aberto contra ele. O suspeito cumpria pena em Alcaçuz pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte), mas estava foragido. A polícia informou apenas que o suspeito vinha de São Paulo quando foi abordado.

Ainda de segundo a PRF, além de ser membro de uma das principais organizações criminosas que atuam no RN, Diego também é membro fundador da facção rival. O acusado agora fica à disposição da Justiça.

Prefeituras do interior do RN vão atrasar folha do mês de dezembro


Funcionários públicos e terceirizados de pelo menos 31 Prefeituras Municipais no Rio Grande do Norte receberão seus salários do mês de dezembro atrasados. A confirmação do que já era previsto por muitos prefeitos e trabalhadores consta num estudo técnico divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que coletou informações através de questionários respondidos por 112 das 167 Prefeituras Municipais em todo o estado. Não foi publicada, porém, a listagem com os nomes das cidades que atrasarão os pagamentos. 

A Confederação estima que R$ 16,9 bilhões sejam injetados na economia brasileira com o pagamento dos salários do mês de dezembro, além do décimo terceiro, de servidores públicos municipais. A média nacional de remuneração dos servidores municipais é de R$ 2.554,00. No Rio Grande do Norte, o valor cai para R$ 1.957,00. Em relação ao 13º Salário, a maioria dos Executivos Municipais – 84,5% - que enviaram informações à CNM disseram que irão pagá-lo até o próximo dia 20 de novembro, conforme preconizado em Lei.
Em todos os estados da Região Nordeste, a quitação dos salários do mês de dezembro sofrerá atrasos. Na Bahia, dos 287 Municípios que responderem aos questionamentos da CNM, 87 confirmaram que irão pagar o salário deste mês com atraso. Não estipularam, contudo, prazos para a quitação dos débitos. No Rio Grande do Norte, apesar de ser um dos com o menor índice de atraso, as perspectivas não são boas. “Eu acredito que o índice será ainda maior. Se brincar, ele poderá duplicar facilmente. As expectativas não são nada favoráveis aos Municípios”, avaliou o presidente da Associação dos Município do Litoral Agreste (AMLAP), Fabiano Teixeira (PMDB), prefeito de Serrinha. 

Servidores do ITEP decidem entrar em greve por tempo indeterminado


Em assembleia geral realizada na noite desta terça-feira (8), os servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP-RN) decidiram deflagrar uma greve por tempo indeterminado. O movimento terá início na manhã da próxima segunda-feira, dia 14 de dezembro.
“A greve terá início às 8h com a suspensão da maioria das atividades, como atendimento nas centrais do cidadão. Somente os 30% exigidos por lei serão mantidos, como nos casos de atendimento de flagrantes”, explica Paulo César de Macedo, presidente do Sindicado dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (SINPOL-RN).
De acordo com ele, a decisão da greve foi tomada pelos servidores devido ao não cumprimento do Governo do Estado em atender aos anseios da categoria, no que diz respeito ao enquadramento dos servidores e envio do Estatuto do ITEP para a Assembleia Legislativa.
“Caminhamos para o fechamento de um ano de negociações e, ao invés do governador Robinson Faria cumprir o que já havia prometido antes das eleições, dizendo que iria enviar o Estatuto que estava pronto desde 2013, criou mais cinco minutas, todas elas trazendo graves prejuízos aos servidores, deixando de fora aqueles que ao longo dos anos têm sustentado as atividades do Instituto. Então, a categoria está cansada e decidiu parar as atividades”, ressalta Paulo César.

TRE-RN lança edital para estagiários; com vagas para Tangará e Santa Cruz

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte publicou o edital para o Programa de Estágio 2016 para nível médio. O estágio terá carga horária de 20 horas. As 139 (cento e trinta e nove) vagas são para os Cartórios Eleitorais do Estado do Rio Grande do Norte. A bolsa será no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e auxílio-transporte no valor de R$ 5,00 (cinco reais), por dia de efetivo estágio. O estágio tem início previsto para abril/2016.
Programa de estágio
O estágio de estudantes para este Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte é um ato educativo que objetiva a complementação do ensino da sala de aula, através de uma aprendizagem profissional e sociocultural.
No âmbito deste Regional, a matéria é disciplinada através da Resolução n 03/2009-TRE/RN que institui o Programa Social de Estágio remunerado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.
O programa de estágio do Tribunal Eleitoral do RN abrange estudantes de ensino superior, nível profissional e nível médio, sendo importante ressaltar que os de nível médio somente são contratados em anos eleitorais para atuarem junto aos cartórios eleitorais.
Como objetivo a ser alcançado pelo aluno-estagiário temos a vivência em diferentes dimensões de atuação profissional, promovendo a articulação entre teoria e prática e a busca de soluções para situações-problema características do cotidiano profissional, de forma contextualizada, critica e atualizada, auxiliando na formação do estudante, visando estimular seu melhor desenvolvimento acadêmico.

Acesse:

Estágios 2016


Blog Tangaraense

Governador Robinson assina carta contra processo de impeachment


Governadores de 15 estados e do Distrito Federal entregaram hoje (8) à presidenta Dilma Rousseff uma carta em que se posicionam contra o processo de  impeachment. Eles defendem que o mecanismo do impeachment deve ser empregado somente se houver “comprovação clara e inquestionável” de atos praticados dolosamente pelo chefe de Governo que atentem contra a Constituição.
“O processo de impeachment, aberto na última quarta-feira, (02/12), carece desta fundamentação. Não está configurado qualquer ato da presidenta da República que possa ser tipificado como crime de responsabilidade”, diz o documento.
Na chamada Carta pela Legalidade, os governadores reconhecem ainda as dificuldades atuais do país e afirmam que as saídas para a crise não devem desrespeitar a legalidade.
A íntegra da carta
CARTA PELA LEGALIDADE
Os governadores estaduais vêm, por meio desta nota, manifestar-se contrariamente ao acolhimento do pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidenta da República.
A história brasileira ressente-se das diversas rupturas autoritárias e golpes de estado que impediram a consolidação da nossa democracia de forma mais duradoura. Tanto é assim que este é o período mais longo de normalidade institucional de nossa história, conquistado após a luta de amplos setores da sociedade. Nesse sentido, é dever de todos zelar pelo respeito à Constituição e ao Estado Democrático de Direito.
Entendemos que o mecanismo de impeachment, previsto no nosso ordenamento jurídico, é um recurso de extrema gravidade que só deve ser empregado quando houver comprovação clara e inquestionável de atos praticados dolosamente pelo chefe de governo que atentem contra a Constituição.
O processo de impeachment, aberto na última quarta-feira, 02/12, carece desta fundamentação. Não está configurado qualquer ato da Presidenta da República que possa ser tipificado como crime de responsabilidade.
Compreendemos as dificuldades pelas quais o país atravessa e lutamos para superá-las. Todavia, acreditamos que as saídas para a crise não podem passar ao largo das nossas instituições e do respeito à legalidade. Por isso, ciosos do nosso papel institucional, conclamamos o país ao diálogo e à construção conjunta de alternativas para que o Brasil possa retomar o crescimento econômico com distribuição de renda.
Brasília, 8 de dezembro de 2015
Distrito Federal: Rodrigo Rollemberg (PSB) Estado do Acre: Tião Viana (PT) Estado das Alagoas: Renan Calheiros Filho (PMDB) Estado do Amapá: Waldez Góes (PDT) Estado da Bahia: Rui Costa (PT) Estado do Ceará: Camilo Santana (PT) Estado do Maranhão: Flávio Dino (PCdoB) Estado das Minas Gerais: Fernando Pimentel (PT) Estado da Paraíba: Ricardo Vieira Coutinho (PSB) Estado de Pernambuco: Paulo Câmara (PSB) Estado do Piauí: Wellington Dias (PT) Estado do Rio Grande do Norte: Robinson Faria (PSD) Estado do Rio de Janeiro: Luiz Fernando Pezão (PMDB) Estado de Roraima: Suely Campos (PP) Estado de Santa Catarina: Raimundo Colombo (PSD) Estado do Sergipe: Jackson Barreto (PMDB)

Senac oferece 463 vagas para cursos gratuitos em cinco cidades do RN

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) disponibiliza 463 vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional nos municípios de Natal, Assu, Caicó, Macaíba e Mossoró. A iniciativa faz parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), cujo objetivo é promover a inclusão social por meio da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda.
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 8 e 11 de dezembro, exclusivamente por meio do site novopsg.rn.senac.br. Os selecionados já iniciam a capacitação em janeiro de 2016. A seleção dos candidatos ocorrerá de acordo com a ordem da inscrição. O resultado será divulgado no dia 14 de dezembro, a partir das 15h por meio de e-mail indicado pelo candidato no ato da inscrição e de lista disponibilizada no site
Ao todo foram disponibilizados 12 cursos distintos, em áreas como Saúde e Beleza, Turismo e Hospitalidade, Gestão e Negócios, e Informática e Comunicação. Entre as opções de capacitação estão os cursos de Assistente Administrativo, Costureiro, Depilador, Gestão Comercial e Operador de Computador.

Para participar, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal de até dois salários mínimos federais, por pessoa. Além disso, deverá preencher os requisitos de escolaridade e idade exigidos pelo curso escolhido.

“Desde 2009, ano da criação do PSG, mais de 38 mil pessoas no Rio Grande do Norte foram capacitadas por meio da iniciativa. Temos certeza de que, com esse Programa, o Sistema Fecomércio RN está contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Cursos disponíveis
Almoxarife, Assistente Administrativo, Assistente de Pessoal, Assistente de Recursos Humanos, Costureiro, Depilador, Gestão Comercial, Gestão de Pessoas e Equipe na Medida, Operador de Caixa, Operador de Computador, Técnicas de Negociação e Vendas Externas.

Corpo de Bombeiros Militar forma novos mergulhadores no RN


O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) realiza nesta sexta-feira (11), às 10h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Natal, a solenidade de encerramento dos Cursos de Mergulhador Autônomo de Segurança Pública e de Supervisor de Mergulho.
Ao todo três turmas de bombeiros foram capacitadas, sendo 30 no Curso de Mergulhador de Segurança e 15 no de Supervisor de Mergulho. Cada turma contou com três semanas de aula, sendo realizadas parte em piscinas e outra parte no litoral.
A ação foi viabilizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio do Programa RN Sustentável, com recursos do Banco Mundial.

RN teve maior número de mortes de bebês com microcefalia do Brasil

Rio Grande do Norte é o estado com maior número de mortes de bebês com microcefalia no Brasil. Os dados divulgados nesta terça-feira (8) pelo Ministério da Saúde mostram que o RN teve sete óbitos de recém-nascidos com malformação na cabeça e suspeita de infecção pelo vírus Zika. Os casos ainda estão em investigação para confirmar a causa das mortes.

O Ministério da Saúde registrou 106 casos suspeitos de microcefalia no Rio Grande do Norte até 5 de dezembro. O estado é o quarto em casos suspeitos, atrás de Pernambuco (804), Paraíba (316) e Bahia (180). O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, decretou situação de emergência por causa do aumento no número de casos no estado.

No total, o Ministério da Saúde identificou 1.761 casos suspeitos de microcefalia em 422 municípios de 14 unidades da federação.

Eleição para gestão democrática define novos diretores de cinco instituições de ensino em Santa Cruz


Na última quinta-feira (03) cinco instituições de ensino de Santa Cruz passaram por eleição para gestão democrática. O pleito aconteceu em quatro escolas (Theodorico Bezerra, Rita Nely Furtado, Paulo Venâncio, CMEI-Geraldo Alves), além do Centro Municipal de Ensino Rural Tequinha Farias.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a votação transcorreu de forma tranquila com a participação de toda a comunidade escolar. Em todas as instituições houve apenas o registro de uma única chapa.

Os diretores foram eleitos para o triênio 2016/2018 e a posse está prevista para o final deste mês de dezembro.

Veja os novos diretores e vice-diretores das escolas que promoveram eleição:

Escola Municipal Theodorico Bezerra
Vera Lúcia de Azevedo (diretora)
Francinete Fernandes da Silva Santos (vice)

Escola Municipal Rita Nely Furtado
Maria Eliane Gonçalves Araújo da Silva (diretora)
Karla Angélica Ferreira de Souza (vice)
                                            
Escola Municipal Paulo Venâncio de Medeiros
Selma Medeiros Costa da Fonseca (diretora)
Rosineide Gomes da Silva (vice)

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) – Geraldo Alves
Maria Alessandra dos Santos (diretora)
Rita de Cássia Pereira dos Santos (vice)

Centro Municipal de Ensino Rural Tequinha Farias
Josélia Cardoso de Melo (diretora)
Antônio Arivanaldo Rodrigues de Souza

Grupo de extermínio preso em Natal é responsável por 16 assassinatos; 9 PMs foram detidos


O grupo de extermínio desarticulado nesta terça-feira (8), durante a ‘Operação Thanatus’, deflagrada por Polícia Federal (PF) e Ministério Público (MP), é apontado como responsável por 16 assassinatos.
Além dos homicídios, o grupo teria envolvimento com o tráfico de drogas, de armas, receptação e extorsão. “Durante as investigações, diversos delitos cometidos por esse grupo foram descobertos. Entre as mortes, chamou atenção que algumas eram encomendas e pelas quais o grupo cobrava altas somas de dinheiro”, afirmou Diana Calazans, delegada da Polícia Federal.
Dos 12 mandados de prisão cumpridos, nove foram contra policiais militares. “Com toda a certeza eles utilizaram das facilidades que um policial militar tem para cometer os crimes”, frisou Diana.
As investigações foram iniciadas há sete meses e conseguiram apurar os 16 assassinatos, que foram praticados no período de 2011 a 2015.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Seca faz subir para 18 número de cidades em colapso no RN

Subiu para 18 o número de cidades em colapso de abastecimento no Rio Grande do Norte. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) anunciou nesta quinta-feira (3) que a cidade de Equador, localizada na região do Seridó potiguar, está com o abastecimento suspenso.
De acordo com a companhia, o abastecimento regular foi suspenso em virtude do esgotamento do Açude Mamão, que abastecia a região. Com a escassez de chuvas, o açude não tem mais reserva para o bombeamento de água.
Por meio de nota, a companhia informou que serão adotadas "medidas emergenciais de socorro aos habitantes da cidade", no entanto não especificou as estratégias que serão implantadas.
Ainda de acordo com a Caern, 18 cidades em colapso, oito estão no Seridó e dez no Alto Oeste. Outras 73 cidades estão sendo abastecidas em sistema de rodízio. Dos municípios em sistema de rodízio, 38 estão localizadas na região Oeste, 11 na região Agreste, 12 na Central e 13 no Seridó.

'Não dá mais para enxugar gelo', diz Sejuc sobre crise nos presídios do RN


Criação de grupos de intervenção rápida, fiscalização constante, revistas mais rigorosas, bloqueio de celulares. Em curto prazo, segundo a Secretaria de Justiça e da Cidadania do Rio Grande do Norte, estas são algumas das medidas a serem implantadas como forma de minimizar a crise que abala o sistema carcerário potiguar. Em entrevista ao G1, o secretário Cristiano Feitosa disse que “não dá mais para enxugar gelo” e que “o Estado vai retomar as rédeas das unidades prisionais”.

O Rio Grande do Norte possui aproximadamente 8 mil presos sob custódia. Mas, como não há vagas suficientes nos presídios, todas as 32 unidades que pertencem ao estado estão praticamente superlotadas. Destas, 12 foram interditadas parcialmente e não podem receber detentos sem autorização judicial. Segundo o secretário, somente com a abertura de 3.500 novas vagas é que seria possível aliviar o sistema penitenciário.
O sistema carcerário potiguar entrou na condição de calamidade pública do dia 17 de março deste ano - logo após uma onda de rebeliões que atingiu 14 presídios. O decreto, renovado em setembro, tem validade até março de 2016 e, segundo o próprio Cristiano Feitosa, deve ser renovado mais uma vez. “É o que deve acontecer. Os problemas não são fáceis de resolver. Requer tempo, um trabalho de inteligência constante e investimentos”, ressaltou.  

Governadores do Nordeste declaram apoio a Dilma e rechaçam impeachment

Um dia após o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acolher o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT), os nove governadores do Nordeste, região que mais apoiou o PT nas últimas eleições presidenciais, repudiaram nesta quinta-feira, 3, a decisão do peemedebista. Em nota, eles classificaram a abertura do processo como "absurda tentativa de jogar a nação em tumultos derivados de um indesejado retrocesso institucional".

A nota diz que o processo de afastamento, "por sua excepcionalidade, depende da caracterização de crime de responsabilidade tipificado na Constituição, praticado dolosamente pelo Presidente da República". "Isso inexiste no atual momento brasileiro. Na verdade, a decisão de abrir o tal processo de impeachment decorreu de propósitos puramente pessoais, em claro e evidente desvio de finalidade", afirmam o potiguar Robinson Farias (PSD), o maranhense Flavio Dino (PC do B), o paraibano Ricardo Coutinho (PSB), o cearense Camilo Santana (PT), o baiano Rui Costa (PT), o pernambucano Paulo Câmara (PSB), o piauiense Wellington Dias (PT), o sergipano Jackson Barreto (PMDB) e o alagoano Renan Filho (PMDB).

Os chefes de Executivos estaduais do Nordeste provocaram Cunha e afirmaram que, em vez de "golpismo", "o Brasil precisa de união, diálogo e de decisões capazes de retomar o crescimento econômico com distribuição de renda".

Com Carnatal, taxa de ocupação de hotéis chega a 80%, diz ABIH-RN


Tradicional evento da cidade, o Carnatal acontece há 25 anos e será realizado a partir de hoje até domingo, no entorno da Arena das Dunas, em Natal. Neste período, a capital potiguar deve receber milhares de turistas que vêm em busca de uma das maiores micaretas do Brasil e acabam aproveitando a viagem para conhecer as belezas do estado. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), a expectativa é que a ocupação dos hotéis chegue a 80%.
"O Carnatal antecipa a alta estação atraindo turistas para o evento, se complementando com aqueles que já estão visitando a cidade. Até o momento, registramos cerca de 72% na ocupação, mas é importante dizer que essa taxa de ocupação pode chegar a 80% em função das reservas feitas de última hora.", relatou.
O presidente da ABIH-RN, José Odécio, afirma que estimar o nível de lotação apenas em virtude do Carnatal é muito difícil, já que a alta estação e o período de férias por si só já atraem muitos visitantes. No entanto, para ele é inegável que o evento contribui bastante para a ocupação dos hotéis e para o incremento da economia local.
Segundo Odécio, o Carnatal proporciona uma grande movimentação em toda a cadeia econômica do turismo com ocupação dos hotéis, restaurantes com grande movimento, guias de turismo, bugueiros, taxistas, postos de combustíveis e supermercados, sem contar o comércio formal e informal da capital.

Mineiro diz que impeachment é “presepada” e que Dilma vai continuar presidente

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) está confiante de que a presidente Dilma Rouseff não vai cair, mesmo com a abertura do processo de impeachment. A ação do deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB/RJ) em aceitar abrir o impeachment é considerada “chantagem” para Mineiro, pelo fato de o PT não tê-lo apoiado na Comissão de Ética.
“Ele [Eduardo Cunha] sim é que vai ficar de fora e Dilma vai continuar presidente do Brasil, porque há uma reação hoje e mesmo os adversários da Dilma não vão apoiar esse golpe paraguaio”, prevê Mineiro.
E acrescenta: “Eu penso que nenhuma pessoa séria desse país, mesmo que seja forte opositor do PT da Dilma, vai levar a sério essa presepada que o Cunha fez. Na verdade é uma chantagem, é uma vingança pelo fato de que o PT não o apoiou na Comissão de Ética, ele queria que o PT o apoiasse para encobrir as suas irregularidades, os seus problemas, o PT não fez isso e ele ficou chantageando”, disse Mineiro em entrevista ao portal Agora RN.
Apesar de toda a instabilidade, Mineiro considera positivo o momento que o Brasil está vivendo, “porque o Brasil vai ficar livre desse chantageador”, referindo-se a Eduardo Cunha.
“É preciso que o Brasil dê um basta. Esse ato de ontem, mais do que prejudicial à Dilma e ao PT, foi o suicídio dele. Ele será afastado da presidência da Câmara, porque ele tem contas a prestar ao povo brasileiro, tem suas contas na Suíça, tem suas maracutaias e o PT não encobriu isso, a Dilma não se submeteu a essas chantagens”, afirma.

Primeira noite do Carnatal 2015 tem Harmonia do Samba de volta à festa


A 25ª edição do Carnatal começa nesta quinta-feira (3) e traz de volta à festa a banda Harmonia do Samba, a primeira a entrar no corredor da folia com o bloco Meu e Seu, às 18h30. O primeiro dia da micareta tem ainda os blocos Burro Elétrico e Vumbora, além do show da banda Psirico na Arena Carnatal.
Nos quatro dias da festa, nove blocos e 11 atrações musicais irão passar pelo corredor da folia. A Arena Carnatal terá sete shows durante todo o evento. A festa começa às 18h30 nesta quinta.
O bloco Burro Elétrico é o segundo a entrar no corredor da folia, às 19h, e vem sob o comando de Nonato Negão.

Às 19h30 o bloco Vumbora entra no corredor para animar os foliões ao som da banda Oito7nove4, que tem como líderes Rafa e Pipo Marques, filhos de Bell Marques.
Após a passagem dos blocos, o primeiro dia do Carnatal termina com o show de Psirico na Arena Carnatal. A apresentação começa às 23h30. O espaço contará com segurança, estrutura de banheiros, bares e alimentação, além de visão para o circuito dos trios fora do corredor da folia.
O Gshow transmite o Carnatal em tempo real a partir das 18h (horário de Natal). Às 20h (horário de Natal) os internautas poderão acompanhar a micareta ao vivo.

Com dólar em alta, cresce lucro de exportadores de melão do RN


Para os produtores de frutas irrigadas, em especial para os exportadores do melão que é colhido no sertão potiguar, a crise econômica não tem sido um mal negócio. Como quem dita as regras da exportação nacional é a moeda americana, a alta do dólar está fazendo os lucros saltarem.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Rio Grande do Norte exportou 64 mil toneladas de melão entre os meses de janeiro e outubro deste ano, com um faturamento de 41,4 milhões de dólares até então. No mesmo período do ano passado, foram para fora do país 52,4 mil toneladas do fruto e a arrecadação foi de U$ 38 milhões – o que representa um crescimento de 9% apesar de o estado enfrentar a pior estiagem dos últimos 100 anos.


“O estado enfrenta uma seca terrível. São quatro anos seguidos de chuvas abaixo da média. Mas, até agora, essa estiagem não afetou a nossa produção. Isso porque as nossas plantações são irrigadas com água de lençóis freáticos, e não diretamente das chuvas. No entanto, é claro que a situação preocupa. Se não voltar a chover logo, os poços irão secar e não teremos de onde retirar a água”, ressaltou Marcellus Fernandes, que é atendente de exportações da Agrícola Famosa, a maior produtora e exportadora de melão e melancia do país.


Sensação térmica em Natal chega a 36ºC

A sensação de aumento do calor não é uma percepção pessoal dos natalenses. As medições feitas pelo Centro Regional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRN/INPE) mostram que 2015 pode estar mais quente. Embora não seja uma média do ano ou da estação, a sensação térmica do dia 1º de dezembro em 2015 foi a maior dos últimos três anos, chegando a 36º. A temperatura mínima, fator importante para o conforto térmico, também cresceu.

O que os meteorologistas chamam de “temperatura externa” é o calor que está presente no ar sem uma série de componentes que são muito sensíveis ao corpo humano. “A sensação térmica leva em consideração o calor retido no solo, o vento, os edifícios, pavimentação. Tudo isso forma ilhas de calor”, explicou Francisco Raimundo da Silva, doutor em Ciências Climáticas do INPE. 

Em 1º de janeiro de 2014, a sensação térmica medida por volta das 11h (meio-dia solar na capital potiguar) foi de 34 graus célsius. Um ano depois, na última terça-feira, foram registrados 36 graus de sensação térmica. Esses valores não dizem respeito a uma média da cidade, uma vez que o único equipamento consultado pelo INPE fica no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. “No centro da cidade, com prédios e gases dos carros, essa sensação deve ser muito maior”, disse.  

Governo do RN espera terminar 2015 com R$ 100 milhões nos cofres

O Governo do Estado espera terminar o ano com cerca de R$ 100 milhões em caixa. Essa é a expectativa do secretário de tributação, André Horta. Ele comenta que a união dos programas de Mutirão Fiscal, aprovado hoje (03) pela Assembleia Legislativa, e do programa de parcelamento de débitos tributários (Refis) do ICMS, vai aliviar as dívidas do Estado.
Segundo o secretário, para pagamentos à vista de dívidas administrativas há um desconto de 85% em relação a atualização do débito. Além disso, o secretário informa que há um desconto nas multas na ordem de 95%. "Nossa expectativa é arrecadar cerca de R$ 40 milhões com o Refis. É uma grande vantagem tanto para quem está em débito, quanto para o Governo, que contará com esse reforço", disse Horta.
Já em relação ao Mutirão Fiscal, a expectativa governamental é que sejam injetados cerca de R$ 60 milhões. Segundo André Horta, poderão ser negociadas dívidas em tributos como ICMS, em se tratando de negociações com o Estado, e IPTU ou ISS, do Município. "Os contribuintes poderão entrar em 2016 com cadastros limpos e regulares", reforçou o secretário.
André Horta informa ainda que Tribunal de Justiça, além de contribuir com a infraestrutura do evento, entrará como colaborador direto do mutirão, mediante as audiências de conciliação com os grandes devedores. Serão notificadas mais de 15 mil pessoas a comparecerem ao mutirão. Mas inadimplentes com Governo do Estado que não forem notificados também poderão comparecer para negociar suas dívidas.

Bandidos assaltam banco, trocam tiros com a PM e são presos


A manhã desta quinta-feira (3) foi de tensão para a população que passava pelas imediações da agência do Banco do Brasil no cruzamento das avenidas Prudente de Morais e Amintas Barros, em Lagoa Nova. Criminosos armados renderam clientes e funcionários antes mesmo da abertura da agência e realizaram o assalto. A Polícia Militar foi acionada, trocou tiros com os criminosos e prendeu parte da quadrilha. Um bandido foi ferido.

A ação teve início por volta das 9h30, quando quatro criminosos invadiram a agência e anunciaram o assalto. Armados e com coletes balísticos, os bandidos renderam vigilantes, levaram as duas armas dos funcionários do banco e recolheram malotes com dinheiro. No entanto, a Polícia Militar já havia sido acionada e foi até o local. 


Usando um Fiesta Branco roubado, os bandidos tentaram fugir seguindo até a Romualdo Galvão pela avenida Amintas Barros, mas bateram de frente em outro veículo. Em seguida, os quatro bandidos seguiram até uma rua por trás da antiga fábrica da SAM'S, mas três foram detidos, com um deles baleado. Um taxista foi preso e outro criminoso conseguiu pegar outro táxi e fugir.

Com os quatro, capturados, encontrou armas e parte do produto do roubo. Minutos depois, outro bandido que havia fugido no táxi também foi preso, na BR-101, em Cidade Satélite. O taxista nega participação no crime, mas também foi conduzido à delegacia.


Os criminosos foram levados para a Delegacia de Furtos e Roubos e, com eles, foram apreendidas seis revólveres, três coletes balísticos e munições, além de malotes com dinheiro. Pouco após as prisões, mais um homem suspeito de participação nos crimes foi preso, nas proximidades do local onde quatro foram detidos. Ao todo, sete pessoas foram levadas à Delegacia de Furtos e Roubos (Defur), entre eles dois taxistas. 

Segundo informações da Polícia, o grupo é de Joboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Os R$ 23 mil roubados foram recuperados e a proprietária do carro roubado, que foi tomado de assalto na noite de ontem, em Mirassol, reconheceu dois dos bandidos como autores do roubo.