sexta-feira, 14 de abril de 2017

Marcelo Odebrecht revela que Aécio Neves pediu dinheiro para Agripino

O empreiteiro Marcelo Odebrecht, preso desde junho de 2015 na carceragem da Polícia Federal no Paraná, afirmou em delação premiada à Procuradoria-Geral da República, no âmbito da Operação Lava Jato, que a empresa fez doações para o senador potiguar José Agripino Maia em 2014 a pedido do então candidato a presidente Aécio Neves (PSDB), senador por Minas Gerais. À época, Agripino, presidente nacional do Democratas desde 2011, era coordenador da campanha presidencial tucana.
Em seus depoimentos, cujos sigilos foram levantados nesta semana, Marcelo revelou que todos os políticos trabalham com dinheiro não contabilizado em suas campanhas. “Todo mundo sabia que tinha caixa dois. […] Não existe ninguém no Brasil eleito sem caixa dois. […] Esse crime eleitoral todo mundo praticou”, afirmou o empreiteiro.
O empresário detalhou aos procuradores, neste contexto, suas relações com Aécio Neves e a influência do senador nos negócios da Odebrecht com Furnas, subsidiária da Eletrobras para a qual o mineiro, que é apontado como envolvido em esquema de desvio de verbas, indicou diretores. Na campanha de 2014, segundo Marcelo, o contato com Aécio se intensificou.
De acordo com Marcelo, na oportunidade, a Odebrecht fez doações oficiais de maneira igualitária para as duas principais campanhas presidenciais, de Dilma Rousseff (PT) e de Aécio. As contribuições, que também aconteceram via caixa dois, tinham o intuito de receber vantagens ilícitas em contratos com empresas no futuro governo.
Às vésperas do primeiro turno da eleição, o empreiteiro conta que foi procurado pelo candidato do PSDB devido ao aumento da possibilidade de a petista vencer a disputa já no primeiro turno. Segundo Marcelo, o tucano “precisava de um fôlego”, ou seja, dinheiro a mais para a campanha. Aí é que aparece a citação ao nome do senador José Agripino.
“[Aécio] Pediu um encontro comigo. Eu falei ‘Aécio, é complicado, eu não posso aparecer doando mais para você do que pra Dilma’. Ele também tinha assumido compromisso de apoiar algumas candidaturas e coincidiu algumas pessoas que a gente tinha relação, eu lembro, ele falou alguns nomes. Agripino. Eu disse ‘pô Aécio, esse é um candidato que não tem nenhum problema, então a gente apoia’”.
Odebrecht contou ter combinado com o diretor da empreiteira em Minas, Sérgio Neves. “Olha Sérgio, procura o Osvaldo e acerta o valor de 15 (milhões).”
José Agripino foi um dos políticos potiguares incluídos na lista de pedidos de abertura de inquérito feita pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal do Federal (STF), que tomou por base a delação de executivos da Odebrecht. Posteriormente, contudo, o ministro do STF devolveu o pedido de abertura de inquérito contra o senador para a Procuradoria-Geral da República para que o órgão se manifeste sobre eventual extinção da punibilidade.
OUTRAS CITAÇÕES NA LAVA JATO
O senador José Agripino foi citado também durante delação do ex-diretor da Odebrecht Cláudio Melo Filho. Segundo o delator, que citou “relação profissional cordial” com o potiguar, o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, pediu R$ 1 milhão para Agripino como contrapartida por seu apoio na eleição presidencial de 2014.
O pagamento teria sido viabilizado pela área de operações estruturadas da empresa. Cláudio citou ainda pagamentos feitos em 2010 a Agripino (que aparece nas planilhas da empresa como “Pino”) e ao seu filho, o deputado federal Felipe Maia (DEM), vulgo “Pininho”.
Em outra citação, desta vez em delação premiada de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, subsidiária da Petrobras na área de gás natural, o senador José Agripino aparece como um dos beneficiários de propina. Na oportunidade, o delator afirmou que o deputado federal Felipe Maia também recebeu recursos de origem ilícita. Machado não especificou, contudo, a quantia distribuída para os políticos potiguares.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Prefeitura de Santa Cruz convoca mais duas classificadas no processo da Educação para o cargo de professor temporário


Mais duas pessoas classificadas no Processo Seletivo Simplificado para provimento de professores temporários do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educa estão sendo convocadas pela Prefeitura de Santa Cruz, são elas: ANDREZA CÉLIA DE PONTES e MARIA ELISÂNGELA BEZERRA DE SOUZA.

O Edital de Convocação 005/2017 comunica que as classificadas devem comparecer ao setor de Recursos Humanos, na sede da Prefeitura de Santa Cruz, no período de 17 e 18 de abril (segunda e terça-feira), no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h00, para ingressar no quadro de pessoal do Serviço Público Municipal, de forma temporária.

Os documentos que devem ser apresentados na apresentação do candidato e outras informações estão no Edital de Convocação 005/2017: http://www.santacruz.rn.gov.br/site/images/educacao-005.pdf

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Em Santa Cruz, não perca Cinema no Teatro


Homem percorre o Brasil de bicicleta para disseminar a palavra de Deus


Pelas estradas do Ceará, vindo de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em uma bicicleta, Marcelo Silva, de 55 anos, percorre todo o Brasil levando a palavra de Deus. Na bicicleta, uma placa improvisada anuncia a volta de Jesus “Jesus está voltando”.
Ele conta em entrevista ao Gente na TV, da TV Jangadeiro/SBT, que decidiu levar a mensagem de Cristo depois que foi curado de um início de cirrose.
Dormindo nas estradas, no sol, chuva e frio, ele conta que já percorreu nove estados nordestinos. Se fosse preciso sair do Brasil, Marcelo afirma que estaria disposto: Quem me guia é Deus! Pretendo fazer isso até quando viver”. Hoje ele conta que é livre do vício. “Não bebo e nem fumo! Só levo a palavra do Senhor e sou feliz”.


Fonte: Tribuna do Ceará

Delação da Odebrecht: Robinson Faria (PSD) é suspeito de receber R$ 350 mil em 2010

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), é investigado em um inquérito autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Robinson Faria disse em nota publicada nas redes sociais que não teve acesso ao teor da denúncia, mas que vai prestar os esclarecimentos necessários à Justiça. (Leia abaixo a íntegra)
A PGR fez o pedido com base nas delações dos ex-executivos da Odebrecht. Fachin autorizou inquéritos para investigar 8 ministros, 24 senadores, 39 deputados e 3 governadores.
Robinson Mesquita de Faria é investigado junto com a prefeita de Mossoró (RN), Rosalba Ciarlini Rosado (PP), e o deputado federal Fábio Faria (PSD) devido às delações de Alexandre José Lopes Barradas, Fernando Luiz Ayres da Cunha Reis, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, Ariel Parente e João Antônio Pacífico Ferreira.
Segundo o Ministério Público, a Odebrecht Ambiental desejava desenvolver PPP's (Parcerias Público-Privadas) de saneamento básico no estado e, por isso, a Odebrecht doou R$ 350 mil ao governador Robinson Faria e à prefeita Rosalba Ciarlini e R$ 100 mil ao deputado Fábio Faria na campanha de 2010 "para eventual favorecimento em projetos relacionados a saneamento básico".
Em 2010, Robinson foi candidato a vice na chapa de Rosalba e ambos acabaram eleitos. Robinson foi eleito governador em 2014 e Rosalba, prefeita de Mossoró em 2016.
Como a Odebrecht Ambiental não pode fazer doação eleitoral oficial, por atuar como concessionária de serviço público, o repasse das doações foi feito pelo Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, mais conhecido como "setor de propinas" da empreiteira, segundo o pedido de investigação.
Fábio Faria recebeu os apelidos de "Garanhão" e "Bonitão", Rosalba Ciarlini, de “Carrosel”, e Robinson Faria, de "Bonitinho", segundo o MP, e os candidatos se reuniram com representantes da Odebrecht Ambiental.
Segundo a PGR, "as condutas descritas amoldam-se, em tese, às figuras típicas contidas" nos artigos 317 e 333 do Código Penal (corrupção passiva e ativa) e no artigo 1° da Lei 9.613/98 (lavagem de dinheiro).

Rosalba Ciarlini (PP) afirma que nunca recebeu doação de campanha da Odebrecht nem contratou qualquer obra ou serviço com a empresa ou o grupo. A ex-governadora do RN e atual prefeita de Mossoró afirma que isso prova a completa improcedência da referência a seu nome.
Íntegra do posicionamento do Robinson Faria:
“Bom dia, amigos! Primeiramente, meu sentimento neste dia é de gratidão a Deus por mais um ano de vida que me concede. Mas tenho também a necessidade de tranquiliza-los a respeito das notícias que relacionam meu nome a uma lista de investigações. Ainda não tive acesso ao teor da denúncia, mas quero deixar claro que minha postura é de serenidade e consciência tranquila. Estou pronto para prestar os esclarecimentos que venham a ser necessários à Justiça. Continuo seguindo com a missão que recebi de Deus e do povo do meu Estado. Continuo dando tudo de mim, com perseverança e compromisso com o o povo do Rio Grande do Norte.”

“Produtores estão abandonando as atividades por conta da seca”, avalia presidente da Faern



A seca que castiga a região Nordeste do Brasil é histórica e apesar das boas chuvas que têm caído no Rio Grande do Norte ultimamente, os produtores e agricultores seguem lutando para que seus plantios possam ser colhidos. O tema de seca tem sido motivo de bastante preocupação para a comunidade da agricultura, em especial, para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Faern), Zé Vieira, que se disse bastante preocupado não apenas com os efeitos imediatos que a seca gera, mas também com os de longo prazo, como provocar a desistência das atividades dos produtores, algo que pode atingir negativamente a indústria potiguar.

“Enxergo tudo isso com muita preocupação, porque em função de seis anos de seca, muitos produtores não estão conseguindo ter produtividade por conta do clima e isso faz com que eles resolvam abandonar a atividade”, disse Zé Vieira à reportagem do Agora Jornal.

Como consolo, Zé Vieira destacou que o Rio Grande do Norte é muito forte em termos de agricultura irrigada – isto é, utilizando a água como insumo agrícola –, diferentemente da agricultura de sequeiro, em que o plantio é feito em terrenos de baixa pluviosidade. “Temos uma agricultura irrigada muito forte. Temos, por exemplo, a maior produtora de melão no país no Rio Grande do Norte, bem como a maior empregadora rural do Brasil. Entretanto, quanto à agricultura de sequeiro já não é a mesma coisa. Há essa frustração por conta da seca”, destacou.

Nesta terça-feira 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou um estudo que mostra que, em março, há uma previsão de grãos 25,1% maior em relação a 2016 – 230,3 toneladas. Na tabela que mostra a contribuição de cada estado na produção de cereais, leguminosas e oleaginosa, o Rio Grande do Norte, previsivelmente, aparece como um dos últimos colocados com uma porcentagem de participação de apenas 0.1%. Não por acidente, como explica Zé Vieira.

“É um retrato do Brasil. O Rio Grande do Norte não é produtor de grãos em função de clima. Por causa do semiárido, que acomete 93% de nosso estado, isso não é possível. Mas, mesmo assim, ainda existe algum plantio, principalmente quando o assunto é a subsistência. O agricultor familiar, por exemplo, planta milho, mas é para consumo próprio, não é para comercialização. A única produção de milho verde que temos é irrigada. O Rio Grande do Norte está no sexto ano de seca. Esta é uma situação muito grave e, infelizmente, não temos perspectiva de termos boas safras de grãos no estado”, explicou o presidente da Faern.

Prefeitura de Santa Cruz decreta ponto facultativo nesta quinta-feira (13)

A Prefeitura de Santa Cruz decretou ponto facultativo nesta quinta-feira, 13 de abril, no âmbito da Gestão Municipal. O decreto municipal nº 1738, assinado pela Prefeita Fernanda Costa, considera a quinta-feira que antecede a “sexta-feira da paixão” da Semana Santa uma data na qual são celebrados os rituais litúrgicos em memória da paixão e morte de Jesus Cristo e que o referido dia é tradicionalmente decretado ponto facultativo no Estado e no Município.

O decreto municipal tem que como exceção os serviços públicos municipais considerados essenciais como, por exemplo, os de saúde.

terça-feira, 11 de abril de 2017

Mídia estatal Norte-Coreana faz alerta de ataque nuclear contra EUA


A mídia estatal da Coreia do Norte alertou nesta terça-feira, 11, para um ataque nuclear contra os EUA a qualquer sinal de uma ação militar preventiva de Washington, enquanto um grupo de ataque da Marinha americana liderado por uma aeronave de propulsão nuclear avança em direção ao oeste do Pacífico.
As tensões se acirraram acentuadamente na península coreana, com especulações sobre uma possível ação militar dos EUA, após o ataque a uma base aérea síria na semana passada e em meio a preocupações de que o regime norte-coreano possa em breve realizar seu sexto teste de lançamento nuclear.
O jornal oficial norte-coreano Rodong Sinmun disse que o país está preparado para responder a qualquer agressão dos EUA. "Nosso revolucionário Exército forte está observando atentamente todos os passos de elementos inimigos, com nosso olhar nuclear focado nas bases invasoras dos EUA não apenas na Coreia do Sul e no teatro de operações do Pacífico, mas também no continente americano", afirmou.
Rússia
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que espera que a reunião agendada em Moscou com o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, seja produtiva, mas expressou preocupação com o posicionamento de Washington em relação à Coreia do Norte.
Um encontro entre Tillerson e seu colega russo, Serguei Lavrov, está programado para quarta-feira.
O Ministério de Relações Exteriores disse, em um comunicado dedicado à visita de Tillerson, estar extremamente preocupado com a possibilidade de que os EUA decidam tomar ações militares unilaterais contra a Coreia do Norte. (AE)

Governador, senadores e deputados potiguares são incluídos em lista de Fachin


A lista de nomes mencionados durante as delações de Odebrecht e dados ao ministro do Supremo Tribunal Federal e relator da Lava Jato Edson Fachin, inclui nomes de políticos potiguares. O governador Robinson Faria (PSD), os senadores Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino Maia (DEM), além dos deputados federais Felipe Maia (DEM), Fábio Faria (PSD) e da prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini (PP). O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito contra eles.
As investigações que tramitarão especificamente no Supremo com a autorização do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato na Corte, foram baseadas nos depoimentos de 40 dos 78 delatores. Os crimes mais frequentes descritos pelos delatores são de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, e há também descrições a formação de cartel e fraude a licitações.
Os relatos de Marcelo Odebrecht, ex-presidente e herdeiro do grupo, são utilizados em 7 inquéritos no Supremo. Entre os executivos e ex-executivos, o que mais forneceu subsídios para os pedidos da PGR foi Benedicto Júnior, (ex-diretor de Infraestrutura) que deu informações incluídas em 34 inquéritos. Alexandrino Alencar (ex-diretor de Relações Institucionais) forneceu subsídios a 12 investigações, e Cláudio Melo Filho (ex-diretor de Relações Institucionais) e José de Carvalho Filho (ex-diretor de Relações Institucionais), a 11.
Os pedidos do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foram enviados no dia 14 de março ao Supremo. Ao todo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou ao STF 320 pedidos – além dos 83 pedidos de abertura de inquérito, foram 211 de declínios de competência para outras instâncias da Justiça, nos casos que envolvem pessoas sem prerrogativa de foro, sete pedidos de arquivamento e 19 de outras providências. Janot também pediu a retirada de sigilo de parte dos conteúdos.
Entre a chegada ao Supremo e a remessa ao gabinete do ministro Edson Fachin, transcorreu uma semana. O ministro já deu declarações de que as decisões serão divulgadas ainda em abril. Ao encaminhar os pedidos ao STF, Janot sugeriu a Fachin o levantamento dos sigilos dos depoimentos e inquéritos.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Complexo de Santa Rita Cássia atrai multidão durante FEMPTUR


O caso de sucesso da interiorização do turismo vivenciada pelo município de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte , atraiu a visitação de centenas de pessoas para o estande da chamada Cidade Santuário, durante o Fórum de Turismo do RN, encerrado na noite deste sábado 8, no Centro de Convenções de Natal. É em Santa Cruz que está situado o Complexo Turístico Religioso de Santa Rita de Cássia, onde se localiza a maior estátua católica do mundo, com a imagem de Santa Rita.
A prefeita do município, Fernanda Costa, que compareceu ao evento, explicou aos visitantes que atualmente o turismo em Santa Cruz é uma realidade que fomenta a geração de emprego, renda e fortalece a atividade comercial da cidade. Ao destacar que vários municípios do RN tem atrativos capazes de gerar fluxo turístico, a gestora destacou para o público no estande que o turismo do interior do Rio Grande do Norte, principalmente na região do Trairi, irá se fortalecer ainda mais, com a inauguração do teleférico de Santa Cruz, que pode acontecer até o final do ano, ou início de 2018.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH/RN), José Odécio Rodrigues Júnior, também foi recepcionado por Fernanda Costa e seu esposo, o deputado Tomba Farias. Adécio destacou que Santa Cruz é um exemplo de que a interiorização do turismo é capaz de atrair inúmeros visitantes para os municípios interioranos, ampliando a oferta de atrativos, além do binômio sol & mar oferecida nas regiões litorâneas. O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) e o governador Robinson Faria (PSD) também visitaram o estande de Santa Cruz.

Fim de semana registra trinta homicídios no Rio Grande do Norte; números chegam a 676 em 2017

O último final de semana foi o mais violento do Rio Grande do Norte em 2017, segundo dados do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO). Entre a manhã de sábado e o final deste domingo, trinta pessoas foram assassinadas em todo o Estado, superando os 26 ocorridos em janeiro, quando detentos foram mortos durante a rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.
Segundo o OBVIO, dos 30 homicídios registrados, 12 deles foram em Natal. No município de Mossoró houveram quatro mortes. Em Ceará-Mirim, três pessoas foram assassinadas, enquanto que em Parnamirim, Apodi, Baraúna, Caicó, Caraúbas, Extremoz, Japi, Macaíba, Martins e Santa Cruz houve um assassinato cada.
Com o saldo do fim de semana, 676 pessoas já foram assassinadas no Rio Grande do Norte entre 1º de janeiro e 10 de abril. O número é 30% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 518 pessoas haviam sido mortas em todo Estado. Em média, o RN registra 6,8 mortes a cada dia de 2017.

Rússia e Irã dizem estar prontos para “responder a qualquer agressão”


A Sala de Operações Conjuntas de Rússia e Irã e das Forças Aliadas na Síria advertiu neste domingo (9) que os países estão prontos para responder a qualquer agressão, dois dias após o ataque dos Estados Unidos contra uma base aérea síria, informou o site do jornal governamental sírio Tishrin.
“Estamos preparados para responder a qualquer agressão ou transgressão das linhas vermelhas por parte de qualquer um. Os Estados Unidos conhecem bem nossas capacidades de resposta”, alertou o grupo em um comunicado publicado pelo jornal sírio.
O comunicado acrescenta que “a agressão dos EUA na Síria ultrapassa e ataca a soberania do povo e do Estado [sírio]” e lembra que o país árabe está há seis anos lutando contra o terrorismo em nome do resto do mundo.
Por telefone, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e do Irã, Hassan Rohani, voltaram a condenar o bombardeio feito pelos Estados Unidos na última quinta-feira (6). Os dois líderes também defenderam que o ataque com armas químicas ocorrido anteriormente no país, causando a morte de mais de 80 pessoas, seja investigado.
“Ambas as partes destacaram que são inaceitáveis as ações agressivas dos EUA contra um Estado soberano e contrárias aos princípios do direito internacional. Os líderes se pronunciaram em favor de uma investigação objetiva e imparcial do incidente com armas químicas em 4 de abril na província de Idlib”, diz um comunicado do Kremlin.
Principais aliados do regime sírio, Putin e Rohani enfatizaram a importância de manter uma cooperação estreita para impulsionar uma solução política para o conflito armado sírio.
De acordo com comunicado dos dois países e das milícias de oposição, a Sala de Operações Conjuntas assegurou que alguns países e organizações encararam o suposto ataque químico de terça-feira passada contra a cidade de Khan Sheikhoun como um pretexto para atacar a Síria.
A nota diz que a “agressão dos EUA não dissuadirá os aliados que lutam contra o terrorismo e o eliminam”. “Continuaremos lutando junto ao exército Árabe de Síria e trabalharemos com ele para liberar o território sírio da abominação do terrorismo”, destaca o texto.
Também por telefone, o presidente da Síria, Bashar al-Assad, considerou que os Estados Unidos fracassaram em seu objetivo de elevar a moral dos “terroristas” que apoiam na Síria com seu ataque contra a base aérea de Shayrat no país árabe.
O líder sírio fez as declarações durante conversa telefônica com Rohani. Para Assad, Washington não atingiu sua meta principal com o ataque de sexta-feira que, segundo o presidente sírio, serviria para elevar a moral dos “grupos terroristas que os americanos apoiam, depois das vitórias conseguidas pelo Exército Árabe Sírio”.

Servidores que ganham entre R$ 2 e 3 mil serão pagos nesta terça pelo Governo do RN

O Governo do RN vai depositar nesta terça-feira, 11, o salário dos 17.785 servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem entre R$ 2.001 e R$ 3 mil, uma soma equivalente a R$ 44,3 milhões.
Com o pagamento desta faixa salarial somado aos vencimentos já depositados dos servidores ativos da Educação, da Administração Indireta que possuem recursos próprios e do grupo que recebe até R$ 2 mil, 67% do funcionalismo já terá recebido integralmente seus salários, num total de 74.591 servidores, o que corresponde a uma soma de R$ 132.253.537,67.
O Governo segue acompanhando as receitas para anunciar o pagamento dos salários dos demais servidores o mais breve possível, a partir da disponibilidade de recursos.

Cobrando salários, médicos suspendem atendimentos na rede estadual de saúde


Médicos da rede estadual de saúde paralisaram todas as suas atividades desde o início da manhã desta segunda-feira, 10, em seis unidades do Rio Grande do Norte, reivindicando o pagamento de salários atrasados que não são repassados há quatro meses, segundo a própria categoria.
São 210 profissionais que aderiram ao protesto e eles pedem que ao menos dois meses (dezembro e janeiro) que estão em atraso sejam pagos pelo Governo do Estado. A folha destes dois meses giraria em torno dos R$ 5 milhões de acordo com membros da Cooperativa dos Médicos (Coopmed-RN). As informações são da Tribuna do Norte.
Ainda segundo a Coopmed, a paralisação dos profissionais está atingindo diversos setores como a UTI e a pediatria do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o Samu Metropolitano, o atendimento neonatal em Macaíba e os setores de obstetrícia, ginecologia e pediatria nos hospitais de São José de Mipibu e Santa Catarina.

A tiros, base da Polícia Militar é atacada na Grande Natal


A base do 3° Batalhão da Polícia Militar, que fica em Parnamirim, na Grande Natal, foi alvo de um ataque criminoso na noite deste domingo (9). De acordo com policiais, de forma similar aos atentados anteriores registrados contra delegacias do estado, homens armados passaram de carro em alta velocidade e atiraram contra o prédio. Ninguém ficou ferido.
Segundo o tenente César Barros, os disparos ocorreram por volta de 20h45. Dois carros pararam em frente à delegacia e homens desceram atirando em direção ao prédio. Os tiros atingiram as paredes e a fachada da base. Ainda segundo o tenente, os policiais não conseguiram sair para revidar o ataque, mas buscas foram feitas. Ninguém foi preso.
Ainda não houve perícia no local, mas o policial constatou, pelas marcas, o uso de pistolas. Ele acredita que foram mais de 15 disparos.


domingo, 9 de abril de 2017

Com pontapé inicial da Prefeita Fernanda Costa, 5º edição da Copa Bené de Futsal tem inicio e reúne 50 equipes


Com a presença da Prefeita Fernanda Costa, foi iniciada na noite desta sexta-feira (08), no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcilio Furtado, a 5ª edição da Copa Bené de Futsal. A competição reúne esse ano 50 equipes e 700 atletas.

A abertura teve fala da Prefeita Fernanda, uma partida de exibição de futsal feminino e dois jogos válidos pela primeira rodada da competição. Na categoria máster, o “Asfuso 1”, atual campeão, venceu de virada, 2 x 1, o “Conjunto Cônego Monte” e na outra partida o “Ajax Supercópia”, atual campeão da categoria adulto, bateu por 14 x 0 o “Adonai”.

A Prefeita Fernanda Costa destacou o crescimento da competição idealizada dentro de sua gestão. “É com muita alegria que mais um ano estamos aqui dando início a Copa Bené de Futsal, pelo quinto ano consecutivo. Uma competição que foi instituída no primeiro ano da nossa primeira gestão, uma competição que vem crescendo ano a ano em participação de equipes, de jogadores, e a gente fica feliz de poder estar, nesse primeiro ano dessa nova gestão, entregando novamente o Ginásio Marcilio Furtado recuperado e iniciando mais uma edição dessa competição”, afirmou

A abertura da Copa Bené contou ainda com as participações dos secretários de Esportes e Lazer, Transporte e Obras Públicas e Cultura, Jackson Jaedyson, Francisco Nogueira e Edgar Santos, respectivamente, da chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena, e dos vereadores Monik Melo e Mário Farias.

Consolidada no calendário esportivo de Santa Cruz e considerada umas das maiores competições da modalidade do Estado, a Copa Bené de Futsal movimentará os desportistas do município nos próximos três meses, sempre com jogos gratuitos no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcilio Furtado.




sexta-feira, 7 de abril de 2017

Prefeitura de Santa Cruz convoca orientadora social aprovada na seleção da Assistência Social


A Prefeitura de Santa Cruz está convocando MÉRCIA MARIA DANTAS, aprovada no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Assistência Social (Edital nº 001/2017). A candidata está sendo convocada para a efetivação de sua contratação, em caráter temporário, para o cargo de orientadora social, com atuação no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

De acordo com o Edital de Convocação nº 005/2017, a candidata terá dois dias, 10 de abril (segunda-feira) e 11 de abril (terça-feira), para se apresentar ao setor de Recursos Humanos na sede da Prefeitura de Santa Cruz, no horário das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30.
Mais informações como, por exemplo, a documentação necessária, estão no Edital de Convocação 005/2017: http://www.santacruz.rn.gov.br/site/images/assistencia-005.pdf

Governo propõe salário mínimo de R$ 979 para 2018

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou nesta sexta-feira (7) que o governo deve propor um salário mínimo R$ 979 para 2018. Hoje, o mínimo está em R$ 937.
O novo valor do mínimo será incluído na proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2018, base para o orçamento do ano que vem. De acordo com a lei, o PLDO tem que ser enviado ao Congresso Nacional até 15 de abril.
Para chegar ao percentual de correção do salário mínimo, que serve de referência para mais de 45 milhões de pessoas no Brasil, soma-se a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano ano anterior, calculado pelo IBGE, e o resultado do PIB de dois anos antes.
Com base nesse cálculo, o salário mínimo seria corrigido dos atuais R$ 937 para R$ 979, considerando a variação estimada para o INPC, deste ano, de 4,48%. Essa é a mediana do resultado esperado por mais de 100 instituições financeiras, consultadas pelo Banco Banco Central na semana passada.

Recepcionado pela Prefeita Fernanda, presidente da ABIH visita estande de Santa Cruz em feira de turismo que acontece em Natal/RN


A Prefeita Fernanda Costa participou, nesta sexta-feira (07), do Fórum de Turismo do RN e da 3ª Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) que acontecem, paralelamente, no Centro de Convenções, em Natal-RN.

No estande que a Prefeitura de Santa Cruz adquiriu para divulgar a cidade como destino turístico para os participantes do evento, a Prefeita Fernanda Costa, acompanhada da Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz, Marcela Pessoa, recepcionou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH), José Odécio Rodrigues Júnior. Na conversa, assuntos relacionais ao desenvolvimento da atividade turística.

Até este sábado (08), os dois eventos promoverão debates sobre turismo e oferecerão espaços para cultura, artesanato, gastronomia e atrativos turísticos de 30 municípios potiguares, entre eles, Santa Cruz.

Mulher é morta a tiros e adolescente de 15 anos baleada em Nova Parnamirim, na Grande Natal

 Uma mulher de 33 anos foi morta e uma adolescente de 15 anos ferida a tiros na madrugada desta sexta-feira (7) em Nova Parnamirim, bairro de Parnamirim, cidade da Grande Natal. Ninguém foi preso e a polícia não tem pistas dos assassinos nem da motivação do crime.
Os tiros que vitimaram Gracileide Lopes Ribeiro e que feriram a adolescente foram disparados na rua Bela Vista, numa comunidade conhecida como 'Toca da Raposa'. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o crime aconteceu por volta das 2h.
As mulheres ainda chegaram a receber socorro médico, mas Graciele acabou não resistindo aos ferimentos. Já a garota de 15 anos, foi levada para o hospital. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dela.

Terrorismo covarde: veículo atropela pedestres em rua de Estocolmo, na Suécia


Um motorista jogou um caminhão em pedestres em uma rua na área central de Estocolmo, na Suécia, na manhã desta sexta (7). Segundo informações, pelo menos três pessoas morreram.
A polícia local disse ainda que várias pessoas ficaram feridas na tragédia. Mas a suspeita é que se trata de um ataque terrorista, semelhante ao que ocorreu em meados de 2016 na cidade francesa de Nice.
O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, afirmou que o país "foi atacado" e já considera como certa a possibilidade de atentado. "Tudo indica que isso é um ataque terrorista. O governo está informado e fazendo de tudo para ajudar as autoridades", disse Löfven.
O parlamento da Suécia e as estações de metrô e trem em Estocolmo foram fechadas após o ataque. As autoridades pedem que as pessoas evitem o centro da cidade. Rádio local relata tiros, mas a polícia não confirma a informação. Autoridades falam em feridos, mas não detalham a situação.
O caminhão usado no ataque pertence a uma empresa de bebidas e teria sido roubado mais cedo, nesta sexta. A companhia de cerveja sueca Spendrups reconheceu o veículo, que é usado para entregas. Segundo comunicado da empresa, um homem levou o caminhão enquanto uma entrega era realizada.
O ataque em Estocolmo coincide com a visita ao Brasil dos reis da Suécia, Carl Gustav e Silvia, que foram recebidos em almoço, nesta quinta-feira (6), pelo presidente Michel Temer e a primeira-dama Marcela Temer.

Santa Cruz participa com estande, nesta sexta (07) e sábado (08), do maior evento de turismo do RN


Pelo terceiro ano consecutivo, Santa Cruz participará do maior evento de turismo do Rio Grande do Norte, o Fórum de Turismo do RN. O evento acontece nesta sexta-feira (07) e sábado (08), no Centro de Convenções de Natal/RN. O objetivo será promover debates para o desenvolvimento do setor e o aperfeiçoamento daqueles que trabalham com turismo no Estado.

Também durante as datas acontece a 3ª Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), com espaço para cultura, artesanato, gastronomia e atrativos turísticos de 30 municípios potiguares, entre eles, Santa Cruz.  O estande preparado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, irá distribuir material de divulgação evidenciando o potencial da capital do Trairi como um dos principais destinos para os que procuram o turismo religioso no Nordeste.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, falou da importância do evento para Santa Cruz. “A Prefeita Fernanda Costa entende que é importante essa participação, além de divulgar o nosso destino fora do Estado, até mesmo em outros países, mas o turismo regional é muito importante. Hoje, recebemos mais turistas do próprio Rio Grande do Norte, nosso principal emissor, então precisamos sim divulgar. É um espaço muito bem organizado, serão dois dias de evento e muito importante para a promoção do nosso destino”, ressaltou.

Também participam com estandes no evento, meios de hospedagem, operadoras, agências de viagem e de receptivo, empresas de passeios, aplicativos e ainda serviços de suporte a feiras e eventos.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Entra na Lava Jato mais 4 parlamentar do RN


O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, autorizou a inclusão de mais quatro nomes do RN nos inquéritos: os senadores Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) e seus filhos deputados federais: Felipe Maia (DEM) e Walter Alves (PMDB), respectivamente. Eles também serão investigados pelo juiz Sérgio Moro.

Prefeitura de Santa Cruz dará início nesta sexta-feira (07) a 5ª edição da Copa Bené de Futsal; mais de 700 atletas estão inscritos


Depois da realização do “Congresso Técnico”, que reuniu os representantes das 51 equipes, a Prefeitura de Santa Cruz inicia, na noite desta sexta-feira (07), a 5ª edição da Copa Bené de Futsal, uma das maiores competições da modalidade no Estado.

Nesta edição, mais de 700 atletas participarão da competição. São 51 equipes distribuídas nas cinco categorias (mirim, infantil, juvenil, adulto e máster). As disputas acontecerão durante os próximos três meses, sempre com partidas no Ginásio Poliesportivo Marcilio Furtado.

A competição será iniciada já com as obras de reforma do ginásio concluídas, como ressaltou o Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson. “As expectativas são as melhores possíveis para mais uma Copa Bené. Mais uma vez teremos um excelente número de atletas participantes e iniciaremos a competição com o ginásio reformado e pronto para mais uma grande competição”, disse.

Congresso Técnico
Nesta quarta-feira (05) aconteceu o “Congresso Técnico”. O evento, realizado no Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha (CT), reuniu os representantes das equipes inscritas na competição e discutiu questões técnicas relacionadas à Copa Bené de Futsal.

Primeira rodada
Abertura oficial da 5ª edição da Copa Bené de Futsal acontecerá, a partir das 19h, com uma rápida solenidade que contará com a presença da Prefeita Fernanda Costa, em seguida, a bola rola e dois jogos serão realizados.

O atual campeão da categoria máster, o “Asfuso 1”, enfrentará o “Conjunto Cônego Monte”. Na segunda partida da noite, o duelo será entre o atual campeão da categoria adulto, o “Ajax Supercópia”, diante do “Adonai”.  A entrada para acompanhar os dois jogos, assim como todas as partidas da competição, é gratuita.

Para combater doenças causadas pelo Aedes Aegypti, Prefeitura de Santa Cruz entrega repelente para gestantes do Bolsa Família


As mulheres grávidas cadastradas no programa Bolsa Família em Santa Cruz começaram a receber nesta quarta-feira (05), em evento realizado no Instituto Cônego Monte, repelente para aumentar a proteção do mosquito Aedes Aegypti, que provoca a dengue, chikungunya e o zica. A entrega foi realizada pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social.

A ação faz parte do serviço estratégico de prevenção da ocorrência do zica vírus, do Ministério da Saúde, que busca reduzir o risco de nascimento de bebês com anomalias congênitas, como microcefalia.

Além do cadastro no Bolsa Família, a grávida deve estar realizando o pré-natal na rede municipal e ter registrado, de forma adequada, o acompanhamento das condicionalidades de saúde exigidas pelo programa.

Na ocasião, foram entregues para as gestantes dois frascos de repelente, além de uma programação especial com palestras informativas de como utilizar o produto, bem como os cuidados necessários para o combate diário do mosquito Aedes Aegypti, além de sorteios.

Sargento da PM é assassinado a tiros na Grande Natal

 Um policial militar foi baleado e morto, no final da manhã desta quinta-feira (6), no Golandim, em São Gonçalo do Amarante. Identificado como sargento José Cabral do Nascimento Junior, de 43 anos, a vítima foi atingida por disparos efetuados por um homem que fugiu em uma motocicleta. O policial trabalhava no setor de protocolo da corporação.
O major Eduardo Franco, responsável pela comunicação da Polícia Militar, disse que várias equipes estão em buscas pelos criminosos neste momento, bem como policiais estão no local para apurar as circunstâncias do crime.
Este é o nono policial militar assassinado este ano no Rio Grande do Norte – o 10º agente de segurança se a este número for somada a morte de um guarda municipal.
Secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra lamentou a morte do sargento.


O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção á Pessoa (DHPP).

Exposição sobre “Enchente de 81” segue no Teatro Candinha Bezerra até o próximo dia 30 de abril


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza desde o último dia 01 de abril, no hall de entrada do Teatro Candinha Bezerra, a terceira edição da exposição fotográfica sobre a maior tragédia natural de Santa Cruz, a “Enchente de 81”, que completa 36 anos.

O material fotográfico faz parte do acervo histórico e cultural da Secretaria Municipal de Cultura e tem sua exibição aberta ao público das 08h às 12h e das 14h às 17h, sempre em dias úteis e de forma gratuita. A exposição continuará até o próximo dia 30 de abril.

Muitas pessoas, inclusive vários alunos de escolas do município, já visitaram a exposição nesses primeiros dias e tiveram a oportunidade de contemplar, além dos registros fotográficos da tragédia, também recortes de jornais da época, que deram destaque especial em suas páginas para a enchente, a marca deixada por ela e todo o trabalho de reconstrução da cidade.