terça-feira, 11 de julho de 2017

Chuva deixa Natal e interior do RN em alerta de perigo, diz instituto

Inmet emite alerta de perigo por causa da chuva em Natal (Foto: Reprodução/ Inmet)

Por causa das chuvas que caem desde a noite desta segunda-feira (10) na cidade, Natal está em ‘Alerta Laranja’. O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que em razão do acumulado de precipitações considera a possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. As unidades de Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte e de Natal foram avisadas.
Entre as 0h e 9h desta terça-feira (11), os meteorologistas registraram 30,8 milímetros de chuvas na capital potiguar. Na região de Calcanhar (a quina do estado), próximo a Touros, foram 71 milímetros. O 'Alerta Laranja' é emitido quando há entre 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia.
De acordo com o Inmet, o alerta foi dado por causa de uma 'nebulosidade compacta' entre Fernando de Noronha e Natal. "São nuvens profundas. O alerta foi enviado para a Defesa Civil porque essa chuva pode causar alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente em cidades litorâneas, como é o caso de Natal", diz Ednaldo Correia, chefe da Seção de Previsão do Tempo do órgão, em Recife.
O alerta abrange as regiões Central, Oeste, Leste e Agreste potiguar.
A Defesa Civil do Rio Grande do Norte, porém, informou que o monitoramento de chuva é um trabalho que exige operação de 24 horas e o órgão não tem condições de fazer isso. "Não temos efetivo nem estrutura suficiente para monitorar. A chuva geralmente causa problemas nas grandes cidades, como é o caso de Natal, que conta com Defesa Civil própria", declarou o assessor técnico Marcus Morais. Ele substitui o coordenador Eliseu Dantas, que está de férias.
A coordenadora da Defesa Civil de Natal, Alana Sales, informou que 10 agentes trabalham nesta terça-feira, na capital, em monitoramento de áreas de risco e lagoas.
Em apenas uma hora, caíram 10,8 milímetros em Natal. Para o Inmet, a quantidade é suficiente para emitir o Alerta Laranja na capital potiguar. "A maré cheia, junto com a quantidade de água, traz problemas como alagamentos na cidade", informou Ednaldo Correia.
Segundo as previsões do órgão federal, as chuvas devem continuar nos próximos dias, com menor intensidade. As rajadas de ventos estão menores e são mais pontuais que na semana passada, informou o Instituto.
"O período está com uma característica diferente neste ano. Os anos anteriores estavam abaixo da média, agora estamos acima. Só em um dia chuveu 140 milímetros, quando a média esperada para o mês é de 196,9", concluiu o meteorologista.

Fátima Bezerra ocupa presidência e barra votação da reforma trabalhista



A senadora do Rio Grande do Norte pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Fátima Bezerra está neste momento ao lado de outros senadores de oposição ocupando a Mesa Diretora do Senado Federal, que planeja votar ainda nesta terça-feira 11 o texto da reforma trabalhista, uma das propostas polêmicas apresentadas pelo governo de Michel Temer.
Diante do fato, o presidente da Casa Legislativa, senador Eunício Oliveira (PMDB), suspendeu a sessão e determinou que as luzes do plenário fossem apagadas até que os parlamentares da oposição desocupassem os lugares da Mesa. Neste momento, o painel eletrônico marcava a presença de 49 dos 81 senadores no plenário.
Além de Fátima, as demais senadoras que estão ocupando a Mesa são Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Regina Sousa (PT-PI). Pelas regras do Senado, qualquer senador pode abrir uma sessão, desde que haja quórum, e foi exatamente isso que as oposicionistas fizeram.
Contrárias à reforma trabalhista, elas aproveitaram a primeira hora da sessão para passar a palavra para outros parlamentares que discursavam contra a proposta enviada pelo governo. Por volta de meio-dia, quando Eunício chegou ao plenário, ele quis ocupar a cadeira que cabe a ele na mesa, a da presidência da Casa.
No entanto, Fátima não quis ceder o espaço para o presidente. Ele usou o microfone da senadora, apesar da resistência dela, para avisar que cortaria o som dos microfones se ele não pudesse se sentar. Após essa confusão, Eunício suspendeu a sessão. Após isso, a senadora Lídice da Mata então deixou a cadeira que estava ocupando na mesa e foi para a parte do plenário onde fica a maioria dos parlamentares. As outras quatro se mantiveram nas cadeiras onde se sentam os integrantes da Mesa Diretora.

Natal amanhece com chuva e trânsito lento em várias avenidas

Na BR-101, na área urbana de Natal, céu escuro por conta das nuvens carregadas deixou a sensação de ainda ser madrugada quando o dia amanheceu  (Foto: Anderson Barbosa/G1)

A terça-feira (11) amanheceu chuvosa em Natal. Por volta das 6h20, a sensação era de madrugada na BR-101, na área urbana da cidade. Por causa do céu coberto de nuvens carregadas, os postes da rodovia permaneciam acesos. A visibilidade ruim também exigia atenção redobrada dos motoristas que passavam pelo local. O trânsito é lento em várias avenidas.

Rua Poty Nóbrega tem ponto de alagamento que impede a passagem de veículos (Foto: STTU)

Segundo a Defesa Civil e a STTU, até às 14h apenas dois pontos monitorados precisaram ser interditados. Um deles foi no cruzamento da rua Poty Nóbrega com a rua José Gonçalves, no bairro de Lagoa Nova. O outro foi no cruzmento da rua Mipibu com avenida Hermes da Fonseca, no bairro Petrópolis.

Na avenida João Medeiros Filho, a maior e mais movimentada da Zona Norte, um buraco se abriu em uma das faixas. Na manhã desta segunda (10), um carro chegou a cair dentro e ficou preso. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) isolou a área para providenciar o reparo.

Desfile cívico de “7 de Setembro” contará história de Santa Cruz; escolas recebem subtemas que serão desenvolvidos


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última sexta-feira (07), no auditório da Escola Municipal Miguel Lula de Farias (antigo CCI), o primeiro encontro de planejamento do desfile cívico de “07 de Setembro” em Santa Cruz. Como acontece desde o inicio da gestão da Prefeita Fernanda Costa, o desfile apresenta um tema que é desenvolvido pelas escolas e instituições participantes e o escolhido para esse ano foi: “Revisitando a História do município de Santa Cruz”.

No encontro, que contou com a presença de representantes de escolas do município, o tema teve uma excelente aceitação. Na ocasião, os participantes assistiram a uma palestra proferida pela historiadora e doutoranda, Ana Tereza Umbelino, que relacionou os pontos do município históricos do município de Santa Cruz/RN, desde o surgimento do povoado Santa Rita da Cachoeira, sua emancipação política, chegada da energia de Paulo Afonso, figuras importantes que contribuíram com o crescimento da cidade, tragédia como a enchente de 1981, fatores econômicos e políticos, bem como sua atual ascensão no tocante ao turismo religioso.

Após a palestra, os representantes receberam os subtemas que serão abordados no desfile cívico em Santa Cruz, seguindo a temática central deste ano.

O desfile contará com a participação das escolas das redes municipal, estadual, privado e federal de ensino. Como nos últimos anos, o evento acontecerá no período da tarde, a partir das 15h.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Janot pede abertura de inquérito para investigar governador e deputado do RN

Resultado de imagem para robinson faria e Fabio Faria  


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para investigar o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), e o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) com base nas delações de executivos da JBS.
Apresentado na semana passada por Janot, o pedido só foi tornado público no sistema do Supremo nesta quarta-feira (5).
Em nota conjunta, Robinson Faria e Fábio Faria, reforçaram o posicionamento feito após denúncia de delator e afirmaram que conheceram a JBS no período eleitoral e confirmam que receberam "doações da empresa citada, somente durante o período de eleições, oficialmente, legalmente, devidamente registradas na Justiça Eleitoral e sem qualquer contrapartida nem ato de ofício"
Ao STF, Rodrigo Janot também pediu que o caso seja sorteado para um novo relator, por não ter relação com as investigações da Lava Jato. As delações da JBS estão sob a relatoria do ministro Edson Fachin.

O pedido da PGR

Segundo o pedido enviado ao STF, o executivo da J&F (grupo que controla a JBS) Ricardo Saud afirmou que Fábio Faria e Robinson Faria receberam doações não declaradas à Justiça Eleitoral.
O delator disse que a J&F repassou R$ 10 milhões, sob a condição de ser privatizada a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Rio Grande do Norte, "dando conhecimento prévio do edital a empresa para que pudessem alterá-lo a seu favor, a fim de obter vantagens competitivas em detrimento ao mercado".
Janot destacou que, apesar de ter havido o pagamento, a contrapartida não foi efetivada porque a empresa perdeu o interesse no projeto.
Conforme o procurador, há suspeitas de caixa dois (não declaração de valores) e corrupção passiva.
Janot pede coleta de dados sobre prestação de contas; depoimentos sobre os repasses de dinheiro a Fábio Faria no supermercado e em relação às notas emitidas; além dos depoimentos de Fábio Faria e Robinson Faria.
A assessoria de Robinson e Fábio divulgou nota conjunta em que afirma:
1 - Ambos informam que conheceram a JBS no período eleitoral e confirmam que receberam doações da empresa citada, somente durante o período de eleições, oficialmente, legalmente, devidamente registradas na Justiça Eleitoral e sem qualquer contrapartida nem ato de ofício;

2 - Não existia, da parte de Robinson e Fábio Faria, qualquer motivo para que houvesse desconfiança em relação à origem da doação feita por meio de contatos do PSD Nacional;

3 - É importante ressaltar que, desde a campanha eleitoral, Robinson Faria tem destacado em inúmeras declarações públicas e entrevistas que não pretende e nem irá privatizar a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), o que seria, segundo o delator, a motivação do suposto pagamento irregular;

Por fim, Robinson e Fábio Faria consideram absurdas as declarações do delator que chama de propina contribuições eleitorais lícitas, com o claro objetivo de se livrar de crimes graves praticados.

Marcela Pessoa discute ações integradas de fortalecimento do turismo religioso entre Santa Cruz e Natal


A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz, Marcela Pessoa, participou, na última segunda-feira (03), de uma importante reunião sobre o fomento do turismo religioso e a inclusão de Santa Cruz em projetos de fortalecimento da atividade. O encontro aconteceu em Natal/RN, na sede da secretaria de Turismo da capital potiguar.

Com a presença da atual secretária de Turismo de Natal, CHISTIANE ALECRIM, além de técnicos da pasta, o encontro discutiu ações integradas de desenvolvimento do turismo religioso entre Santa Cruz/RN e Natal/RN. Para Marcela Pessoa, o encontro foi extremamente produtivo e renderá bons frutos em médio e longo prazo.

Segundo a secretária de Santa Cruz, um dos pontos discutidos na reunião foi a realização de um “famtour”, articulado em sua viagem à São Paulo para participar da “ExpoCatólica”.  Na ocasião, uma operadora de viagens paulista manifestou o interesse em conhecer Santa Cruz e sugeriu a inclusão de mais um destino turístico do Estado. A sugestão de Santa Cruz, aceita pela operado, foi a inclusão de Natal.

Na prática, um “famtour” trata-se de uma visita de agentes de viagem ao destino para conhecer o local e reunir todas as informações necessárias para apresentar aos seus clientes.

MPF envia delação de Fred para ser homologada no STF e propõe perdão



A delação premiada do empresário potiguar Fred Queiroz foi enviada pelo Ministério Público Federal à Procuradoria Geral da República. Após a conclusão da peça, o procurador Rodrigo Janot deverá encaminhá-la ao Supremo Tribunal Federal (STF) para homologação.
Após acordo de delação, o MPF vai propor à Justiça que Fred Queiroz, a esposa, Érika Nesi, e o filho do casal, Matheus Nesi, tenham perdão judicial.
O instituto do perdão judicial ocorre quando o magistrado reconhece que houve a prática do crime e condena os envolvidos, sem, no entanto, aplicar a pena de prisão.
Em sua delação, Fred Queiroz teria narrado, em depoimento, detalhes de contratos fraudulentos de sua empresa em campanhas eleitorais no Rio Grande do Norte. Fred é dono da empresa Pratika Locações, apontada como a principal responsável pela lavagem de dinheiro vindo de doações legais e ilegais de campanhas do ex-ministro. Ele foi preso juntamente com Henrique Eduardo Alves, na Operação “Manus”. Desde sexta-feira (23), Fred está solto.
O acordo é classificado por investigadores como fatal para Alves. O empresário ainda detalhou saques de propina que fez em espécie em caixas de bancos
Sobre a participação dele na campanha à reeleição do atual prefeito Carlos Eduardo, Fred também narrou detalhes do contrato da empresa dele com a campanha.

Prefeitura de Santa Cruz promove jogos internos do SCFV; competição segue até sexta (07)


A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretara municipal de Assistência Social, promove a primeira edição dos Jogos Esportivos e Culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento foi iniciado segunda-feira (03) e segue até a próxima sexta-feira (07).

A competição envolve 378 alunos do projeto e promove disputas em todas as modalidades esportivas oferecidas pelo serviço (futsal, judô, capoeira, futebol, queimada), além das oficinas culturais (dança, artes e música).

Segundo o coordenador do SCFV, Claudionor Silva, esses jogos foram planejados para que os alunos mostrem um pouco do trabalho que é desenvolvido pelo serviço, por meio das várias oficinas desenvolvidas, bem como suas próprias habilidades. Além de promover a socialização e momentos de lazer.  

Todas as disputas, nas várias modalidades, são abertas ao público e quem desejar acompanhar é só se dirigir ao Centro da Juventude João de Dula, local que abriga o SCFV e também onde os jogos acontecem.

Em menos de duas horas, três são assassinados na Zona Norte de Natal

Um dos crimes aconteceu no Pajuçara, onde a vítima trabalhava capinando. (Foto: Sérgio Henrique Santos / Inter TV Cabugi)

Três homicídios foram registrados na Zona Norte de Natal, em um intervalo de aproximadamente duas horas, na tarde desta quarta-feira (5). As vítimas são homens e foram mortas a tiros. Os crimes têm características de execução.
Um dos mortos é Jonathan Roberto Nogueira Teixeira, de 22 anos. Ele foi assassinado na avenida Governador Antônio de Melo Sá, no Alto da Torre. Um irmão da vítima relatou aos policiais que um carro branco chegou ao local e os ocupantes atiraram contra Jonathan. O jovem não teve tempo de reação e morreu no local.
Outro homicídio aconteceu no Pajuçara. Um homem ainda não identificado estava capinando em uma propriedade rural quando dois homens chegaram em uma motocicleta e atiraram várias vezes. Os bandidos fugiram e não foram identificados.
O terceiro homem assassinado foi identificado como Wedér Moreira dos Santos, de 23 anos. Ele também foi morto a tiros, quando estava na avenida Litorânea. Até o momento, nenhum suspeito desses crimes foi identificado ou preso.

Governo do RN paga salários de até R$ 3 mil no dia 11

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai depositar na próxima terça-feira (11) o salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem até R$ 3 mil.
Na data, 50.860 servidores receberão um total de R$ 83,9 milhões.
De acordo com o governo, com o pagamento desta faixa salarial somado aos vencimentos já depositados dos servidores ativos da Educação e da Administração Indireta, que possuem recursos próprios, cerca de 70% do funcionalismo já terá recebido integralmente seus salários na próxima semana.
"O Governo segue acompanhando as receitas para anunciar o pagamento dos salários dos demais servidores o mais breve possível, a partir da disponibilidade de recursos", informou em nota enviada.

Prefeitura de Santa Cruz se reúne com parceiros e começa a planejar o V Fest Frango; evento já tem data definida


A Prefeitura de Santa Cruz já começou a se articular para a realização da V edição da Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango). A primeira reunião para tratar sobre o evento aconteceu nesta segunda-feira (03), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Natal/RN. Na pauta, ações que irão incrementar a programação do evento deste ano.

Da secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, estiveram presentes a técnica, Silvia Rodrigues, e a secretária da pasta, Marcela Pessoa. A Prefeita Fernanda Costa também participou da reunião, que contou ainda com a participação da analista da unidade de Comércio e Serviços do Sebrae/RN, Ana Maria Ubarana, e do diretor executivo da seccional do Rio Grande do Norte da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL/RN), Glauco Gobbato.

Na lista de parceiros da Prefeitura de Santa Cruz na promoção do Fest Frango, o Sebrae está desde a primeira edição. Já a ABRASEL fará parte pela primeira vez e contribuirá para fortalecer, sobretudo, um dos principais pontos da programação, o Festival Gastronômico. Nessa primeira reunião alguns pontos já foram deliberados sobre essa atração do evento, que envolve os restaurantes da cidade e busca valorizar a culinária local.

Segundo a Secretária Marcela Pessoa, mesmo que ainda seja o início de todo o planejamento, Fest Frango 2017 promete muitas novidades e já consegue gerar uma expectativa muito positiva. “O nosso evento tem crescido a cada ano, no número de pessoas, nas ações que buscam fortalecer a avicultura no nosso município e, nessa primeira reunião, já foi possível sentir que a edição desse ano será uma das melhores. Outras reuniões deverão acontecer e nelas, juntamente com os nossos parceiros, iremos consolidar as novidades que começaram a ser planejadas e que deverão integrar a programação deste ano”, afirmou.

Com o objetivo de fomentar a avicultura, umas das principais atividades econômicas de Santa Cruz, a Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) vem sendo realizada com sucesso desde o primeiro mandato da Prefeita Fernanda Costa. O evento acontece durante três dias, 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro.

Polícia Rodoviária Federal decreta paralisação por falta de recursos



A Polícia Rodoviária Federal informou nesta quarta-feira que vai paralisar parte de suas atividades por falta de orçamento. Num comunicado, avisa que os limites impostos pelas restrições orçamentárias para aquisição de combustível, manutenção e diárias decidiu adotar medidas as seguintes medidas: suspensão imediata das atividades aéreas de policiamento e resgate desempenhadas pela instituição e a suspensão a partir desta quinta-feira do serviço de escolta de cargas superdimensionadas e escoltas em rodovias federais.
A PRF também diz que fará a redução imediata dos deslocamentos terrestres de viaturas em patrulhamento, além do desativamento de unidades operacionais.
As medidas ocorrem no momento em que se iniciam as férias escolares e os movimentos nas estradas aumentam. Na semana passada, a Polícia Federal também suspendeu a emissão de passaportes por falta de verbas. Ontem, a Comissão Mista do Congresso aprovou uma suplementação, mas o projeto ainda precisa ser aprovado pelo Congresso para que o documento volte a ser emitido.
A PRF informa que está em tratativas com os ministérios da Justiça e do Planejamento para que se tenha uma “célere recomposição do orçamento e o restabelecimento dos serviços”.

Deputado condenado no RN poderá escolher dormir em prisão ou usar tornozeleira, diz juiz

Deputado Dison Lisboa tem condenação de cinco anos e oito meses. (Foto: João Gilberto / ALRN)

O deputado Dison Lisboa (PSD) poderá escolher entre dormir na prisão ou usar tornozeleira eletrônica, segundo informou ao G1 o juiz de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar. O deputado foi preso na madrugada do sábado (1º) atendendo a um mandato de prisão aberto contra ele pela Comarca de Goianinha, na Região Metropolitana da capital. Ele segue detido no Comando da Polícia Militar.
Na manhã desta segunda-feira (3) a Comarca de Goianinha ainda aguardava a notificação do delegado Wellington Guedes, que executou a prisão. Depois que isso ocorrer, o caso deverá ser remetido à Vara de Execuções Penais da capital, porque o município não conta com unidade prisional voltada para o semiaberto, conforme informou a secretaria da Comarca.
Responsável pela distribuição dos presos em Natal, Henrique Baltazar explicou ao G1 que o parlamentar poderá escolher entre a prisão ou o aparelho de monitoramento durante a audiência de execução penal. Para isso, é preciso que haja tornozeleira disponível.
"Temos uma portaria aqui em Natal que define que o preso do semiaberto, como é o caso dele, pode escolher se quer ser recolhido no presídio toda noite ou usar tornozeleira eletrônica", declarou o magistrado.

Projeto do coral "Chiquita Bacana" realiza recital durante o São João do CAPS II


As festividades juninas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), realizadas no Clube Juvenal Pé de Copa, na última sexta-feira (30), contaram com muita música, comidas típicas, ornamentação e muita animação, além de uma apresentação especial. O recital do coral “Chiquita Bacana” encantou a todos. O número artístico aconteceu sob a regência do maestro Crisanto Dantas, convidado pelo coral para a apresentação no evento.

O coral “Chiquita Bacana” é um projeto que vem sendo desenvolvido no CAPS II desde julho de 2016. Na ocasião, foi apresentado o resultado de quatro meses de ações neste ano, através de palestras, ensaios, preparação vocal, leituras musicais e atividades de campo. Este projeto vem mudando a cara do serviço e somando cada vez mais para uma melhora significativa dos diversos quadros clínicos dos usuários do CAPS II.

O projeto recebe incentivos, inclusive financeiros, da Prefeitura de Santa Cruz e da secretaria nacional de saúde mental álcool e outras drogas.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Contra as reformas, trabalhadores paralisam atividades nesta sexta-feira



Contra as reformas do governo Temer, trabalhadores de diversas categorias irão parar suas atividades nesta sexta-feira 30. Além da paralisação de diversas categorias contra às Reformas Trabalhista e da Previdência, convocadas pelas Centrais Sindicais, Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, a data terá uma série de atividades de rua em todo o Rio Grande do Norte.
Em Natal, um ato de rua marcará o dia de paralisação, com concentração às 15h, no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira. A manifestação seguirá em caminhada até a Praça da Árvore, em Mirassol.
No município de Mossoró, a concentração está marcada em frente à Igreja do Alto de São Manoel, às 15h. Na programação, consta o “Arraiá da Resistência”, com apresentação de artistas locais.
Já em Caicó, mais de 16 entidades e movimentos realizam um Ato Político-Cultural, com concentração às 8h, na Praça de Alimentação, e show de artistas locais. Às 9h, os manifestantes seguem em caminhada até o Centro Administrativo, encerrando com um ato político e apresentações culturais.
Em Curais Novos, a concentração está marcada para 7h30min, na Praça da Rodoviária.

O movimento
Segundo os organizadores, a Greve Geral do dia 30 de junho é um movimento de resistência e enfrentamento à ideia, amplamente disseminada pelo governo de Michel Temer, de que os direitos previstos na Constituição não cabem no orçamento e, portanto, precisam ser revistos.
A expectativa dos organizadores é de que a paralisação seja um contraponto ao conjunto de medidas e projetos em tramitação no Congresso Nacional que visam retirar direitos dos trabalhadores e pôr fim à Previdência Social.

Liminar determina que 70% dos ônibus de Natal circulem nesta sexta

Frota circulando nesta sexta-feira deve ser de 70% nos horários de pico e 50% nos demais horários (Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi)

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) concedeu liminar determinando que 70% da frota de ônibus de Natal sejam colocados em circulação nesta sexta-feira (30). A decisão da desembargadora Auxiliadora Rodrigues, nesta quinta-feira (29), atende pedido do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município (Seturn).
De acordo com o TRT-RN, 70% da frota deve circular nos horários de pico, das 6h às 9h e das 17h às 20h, bem como 50% deve circular nos demais horários.
A desembargadora determinou que o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Norte (Sintro) deve se abster de promover a paralisação total do Sistema de Transportes Públicos Urbanos nesta sexta-feira, quando está previsto uma greve geral nacional.
Ainda em sua decisão, a desembargadora Auxiliadora Rodrigues estabelece que o Sintro deve permitir "a livre movimentação dos empregados que não desejem aderir ao possível/pretenso movimento paredista veiculado nos últimos dias pela imprensa, sob pena de multa diária de R$ 20 mil para cada tipo de descumprimento".

Doria: “Jamais serei senador ou deputado, não tenho vocação para o Legislativo”

doria

Cotado como potencial candidato ao governo do Estado e até à Presidência da República em 2018, o prefeito João Doria (PSDB) disse nesta quinta-feira, 29, que sua vocação na área pública é para o Executivo, e não para o Legislativo.
“Não me vejo como agente do Legislativo, posso até afirmar que jamais serei senador ou deputado, não tenho vocação para o Legislativo”, disse o tucano durante palestra em evento com investidores organizado pelo Citibank, na capital paulista.
O prefeito falou que deseja continuar fazendo gestão na área pública com os preceitos do setor privado. “Respeito bastante o Legislativo, mas eu sou executivo. Quero continuar fazendo o mesmo que fiz na área privada, na área pública”, disse Doria, reforçando que tudo o que pretende fazer na administração pública deve estar estabelecido na lei.
Ele tentou afastar, no entanto, que está decidido a ser candidato a presidente em 2018. Reconhece que sua gestão está “extrapolando” a cidade e impactando outros municípios e Estados “Mas isso não me faz ser candidato a presidente da República. Não seria correto alguém que acabou de ser eleito estar determinado a fazer campanha”, declarou.
Durante a palestra, Doria repetiu seu discurso de que não é político. “Continuo sendo um gestor, eu não sou político. Eu estou na política. Eu não quero ser político por opção, assim como fiz a opção em torcer pelo Santos”.
Ele afirmou ainda que está convidando outros empresários a entrarem na política. “Quem vai cuidar do Brasil, os bandidos?”, disse, ao justificar sua atitude. Ele destacou que há “gente decente” na política. “A maioria não, mas há gente decente”.

Walter Alves assume a presidência do PMDB no Rio Grande do Norte

Walter Alves

O deputado federal Walter Alves, 37 anos, é o novo presidente do PMDB no Rio Grande do Norte (PMDB-RN). Primeiro vice-presidente da legenda, Walter assume o cargo de presidente em substituição ao ex-ministro Henrique Eduardo Alves.
Walter Alves foi deputado estadual por dois mandatos (2007-2010 e 2011-2014) e, atualmente, cumpre seu primeiro mandato como deputado federal após ser eleito, em 2014, com 191.064 votos, o mais votado do estado.
O PMDB-RN é um dos maiores partidos do Rio Grande do Norte. A legenda conta hoje com um senador, um deputado federal, três deputados estaduais, 41 prefeitos, 27 vice-prefeitos e 293 vereadores.
“Assumo o partido com o compromisso de manter o PMDB-RN unido e fortalecido. Nosso trabalho em benefício da população do Rio Grande do Norte, na Câmara Federal, segue firme, com o propósito de sempre trazer melhorias para o nosso estado”, diz Walter Alves.

Inscrições para a Meia Maratona do Sol em Natal começam nesta sexta



Os atletas de todo o Brasil já podem garantir vaga na Meia Maratona do Sol, que está na quarta edição e será realizada em Natal no dia 11 de novembro. As inscrições começam oficialmente nesta sexta-feira (30) e, como sempre, serão feitas exclusivamente de forma online no site www.meiadosol.com.br.
A Meia Maratona do Sol já faz parte do calendário esportivo não apenas do Rio Grande do Norte, mas de todo o país. Com um percurso muito elogiado pelas belezas naturais e pelos desafios que oferece aos competidores, a corrida mantém a tradição com sua largada na Arena das Dunas, passando por grandes avenidas como a Salgado Filho e a Engenheiro Roberto Freire, e por pontos que são verdadeiros cartões postais da cidade, como o Morro do Careca e a Via Costeira.
Com provas de 21km, 10km e 5km, a Meia do Sol espera inscrever seis mil atletas para esta edição – o mesmo de 2016 – sendo que 50% deste total devem ser garantidos pelos chamados “maraturistas”, atletas que viajam o Brasil para participar de corridas de rua. O número é considerado ideal para a estrutura e o percurso da competição.
Justamente pela presença maciça de tantas pessoas de outros estados é que o corredor potiguar deve se apressar para garantir sua vaga na corrida. “Quem viaja para correr se prepara com antecedência, até para poder comprar passagem, garantir hospedagem e organizar toda a logística para participar da prova. Então é hora de ‘correr’ sim, mas para se inscrever no site o mais rápido possível e tentar não deixar para a última hora”, reforça Gabriel Negreiros, um dos organizadores.
A Meia Maratona do Sol é uma produção da HC Sports e da Fábrica de Esportes, empresas responsáveis por organizar os principais eventos esportivos da capital potiguar. A corrida conta com patrocínio master da Caixa Econômica Federal.

Descaso com lagoas de captação tem causado transtornos aos natalenses



As mais de 50 lagoas de captação espalhadas pela capital potiguar têm mostrado sinais de descaso da gestão municipal e colocado em perigo não apenas a saúde da população, mas também sua moradia. Conforme as chuvas do período invernal vão se somando, a tendência é que o volume das lagoas aumente por causa do mau funcionamento dos equipamentos instalados, que não mais poderão bombear as águas evitando que ela transborde e cause transtornos.
O vereador Preto Aquino (PEN), ciente dos problemas que o descuido com as lagoas podem gerar, enviou um requerimento à prefeitura de Natal, desde abril deste ano, para que as lagoas fossem vistoriadas e os equipamentos recebessem manutenção e limpeza.
O parlamentar explicou que, mesmo diante de problemas tão simples como a sujeira, é preciso cuidar, uma vez que pode resultar na quebra dos poucos aparelhos que funcionam. Caso isso aconteça, as águas das lagoas vão parar, o que significa um prato cheio para o mosquito Aedes aegypti construir seus focos e disseminar doença na população.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Sine oferece mais de 230 oportunidades de empregos até sexta-feira



O Sine oferece de (28 a 30 de junho) 231 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró. Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.
O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do Sine Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.
VAGAS PERMANENTES – NATAL e GRANDE NATAL  
ALINHADOR DE PNEUS – 1 vaga
AUXILIAR MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO – 1 vaga
CONFEITEIRO – 1 vaga
ELETROTÉCNICO – 1 vaga
GERENTE DE LOJA E SUPERMERCADO – 1 vaga
GERENTE DE MARKETING E VENDAS – 1 vaga
GERENTE DE VENDAS – 1 vaga
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL – 1 vaga
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE CAMINHÃO A DIESEL – 1 vaga
MOTORISTA DE CAMINHÃO-GUINCHO MÉDIO – 5 vagas
OPERADOR DE MÁQUINA DE BORDAR – 1 vaga
OPERADOR DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS EM REDE – 2 vagas
ORIENTADOR DE TRÁFEGO PARA ESTACIONAMENTO – 2 vagas
PIZZAIOLO – 2 vagas
SUPERVISOR OPERACIONAL DOS SERVIÇOS DE MÁQUINAS E VEÍCULOS – 1 vaga
Total: 22 vagas
VAGAS TEMPORÁRIAS – NATAL e GRANDE NATAL
ATENDENTE DE BAR – 50 vagas
AUXILIAR OPERACIONAL DE LOGÍSTICA – 50 vagas
GARÇOM – 50 vagas
OPERADOR DE CAIXA – 50 vagas
Total: 200 vagas
VAGAS PCD – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – NATAL e GRANDE NATAL
AUXILIAR DE LIMPEZA – 1 vaga
AUXILIAR DE MECÂNICO DE AUTOS – 1 vaga
Total: 2 vagas
MOSSORÓ E REGIÃO   
MECÂNICO DE AUTO EM GERAL – 1 vaga
MOTORISTA ENTREGADOR – 1 vaga
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS NA MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES – 1 vaga
OPERADOR DE MOINHO (PROCESSO DE MOAGEM) – 1 vaga
TÉCNICO DE ALIMENTOS – 1 vaga
VENDEDOR PRACISTA – 1 vaga
Total: 6 vagas
VAGAS PCD – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – MOSSORÓ E REGIÃO
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS NA MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES – 1 vaga
Total: 1 vaga
Todas as oportunidades estão sujeitas à alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com o seu perfil profissional, acesse com seu login (PIS) e senha no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego.

Agentes penitenciários do RN estão sem receber alimentação, denuncia sindicato

Segundo agentes penitenciários do RN, comida deixou de ser fornecida por falta de pagamento (Foto: Divulgação/Sindasp-RN)

Os agentes do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte que estão em serviço nesta quarta-feira (28) ficaram sem fornecimento de alimentação, de acordo com o sindicato que representa a categoria. Segundo os servidores, a comida acabou em várias unidades prisionais porque a empresa responsável alega não recebeu pagamento.
“Na verdade, não existe nenhum contrato do Governo com a empresa para fornecer alimentação para os agentes. A empresa, que fornece alimentação pra os presos, já estava fazendo um favor. O Sindasp, inclusive, havia solicitado a implantação de auxílio alimentação para os agentes”, informou Vilma Batista, presidente do Sindicato.
G1 entrou em contato com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e ainda aguarda respostas sobre a situação.
De acordo com Vilma, os agentes não podem comer a mesma alimentação dos presos, por existir riscos para a segurança, como ocorreu em outros estados do país. “Por diversas vezes, os agentes já sofreram ameaças ou denúncias de possível envenenamento, então a comida precisa ser diferente”, considera.
De acordo com os agentes, as unidades que estão sem alimentação comunicaram à Coordenadoria da Administração Penitenciária (Coape) a necessidade de reposição do estoque de alimentos.
O problema ainda não afetou a maior unidade do estado - a Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta - segundo um agente informou ao G1.

Procuradores dizem que Temer não tem mais condições de ficar no cargo



Após o discurso do presidente Michel Temer (PMDB) classificando a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como uma “peça de ficção”, os dois principais procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba se manifestaram nas redes sociais afirmando que Temer não tem mais condições de ficar no cargo.
Depois de afirmar que o governo do presidente Michel Temer (PMDB) “sufoca” a Polícia Federal ao suspender a emissão de passaportes, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima subiu o tom das críticas ao presidente. Em seu perfil no Facebook, o investigador disse que Temer foi “leviano, inconsequente e calunioso ao insinuar recebimento de valores por parte do PGR” no pronunciamento feito na terça para se defender da denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
O investigador comparou Temer ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), réu na Lava Jato, e disse que o peemedebista não têm mais condições de ficar no cargo. “Já vi muitas vezes a tática de ‘acusar o acusador’. Lula faz isso direto conosco. Entretanto, nunca vi falta de coragem tamanha, usando de subterfúgios para dizer que não queria dizer o que quis dizer efetivamente. Isso é covardia e só mostra que não tem qualificação para continuar no cargo”, escreveu Santos.
Em outra publicação na rede social, Santos afirma que o presidente é “incapaz” de se defender dos fatos” e defende que a Câmara dê o aval para a abertura do processo contra Temer no Supremo Tribunal Federal (STF). “Se Temer confia tanto na ausência de provas, que se deixe julgar pelo STF. Que a Câmara dos Deputados não se torne um sepulcro caiado”, escreveu.
Os ataques do procurador ao discurso de Temer começaram na terça-feira, logo após a fala do peemedebista. Elencando alguns itens da denúncia, Santos ironizou o discurso de Temer. “Se não há provas, então o que tem focinho de porco, orelha de porco, rabo de porco e cheira como um porco, deve ser apenas uma tomada”, escreveu.
Em outro post, o procurador afirmou que “é de se envergonhar termos um acusado na Presidência da República que sequer se defende dos fatos”.
Também na terça, o coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF), Deltan Dallagnol, se juntou ao coro de críticas ao discurso de Temer e citou que o presidente não falou sobre o recebimento do dinheiro em uma mala por parte do seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures.
Além disso, o procurador afirmou que a denúncia apresentada por Rodrigo Janot é “suficiente” para acusar Temer e que o País precisa de um presidente com condições morais para governar. “Hoje mesmo, o governo balança e não tem condições de concentrar suas atenções num projeto para o País. O foco é salvar a própria pele. Se queremos ter condições para o desenvolvimento da economia, o que precisamos é de um presidente revestido de condições morais para governar”, escreveu.

Garibaldi “bate boca” com Renan Calheiros em defesa de Henrique Alves



Em sessão plenária no Senado, o potiguar Garibaldi Alves Filho (PMDB) discutiu com Renan Calheiros (PMDB-AL) acerca do fato de que o alagoano não seguiu a vontade da bancada do PMDB na hora de dar seu voto a favor da reforma trabalhista. Em resposta, Renan citou o primo de Garibaldi, ex-ministro do Turismo Henrique Alves, recentemente preso em desdobramento da Operação Lava Jato por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, como justificativa para o “estado de espírito” do senador do Rio Grande do Norte, o que iniciou um “bate boca” entre os dois parlamentares.
“Eu compreendo a provocação do senador Garibaldi. Não é a primeira vez e nem a última. Compreendo o estado de espírito do senador, estamos infelizmente, justa ou injustamente com a prisão do ex-presidente da Casa do Congresso Nacional, de integrar uma quadrilha”, exclamou Renan.
Visivelmente irritado, Garibaldi contestou: “Você não pode se referir ao ex-ministro Henrique Eduardo Alves desta maneira!”.
Antes da resposta de Renan, Garibaldi reiterava que, ao contrário do que havia exposto o senador de Alagoas, houve vários debates acerca da reforma trabalhista, o que não justificava uma suposta “falta de discussão” sobre a matéria que explicasse seu voto contrário.
“Vossa Excelência não está assumindo seus compromissos perante o que a bancada (do PMDB), decidiu quanto à reforma trabalhista. Liderança se conquista, não se impõe, não ameaça. Vossa Excelência está ameaçando substituir membros da Comissão de Justiça que pertencem ao PMDB, isso é um desrespeito aos compromissos de nossa bancada. Hoje temos uma situação muito grave no país e ela só será enfrentada se nos voltarmos para uma pauta que possa representar o futuro para o Brasil e debate não faltou”, disse Garibaldi.