terça-feira, 22 de agosto de 2017

Casamento Comunitário: “Juvenal Pé de Copa” será preparado de modo especial pela Prefeitura para cerimônia desta quarta (23)


Além da parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) na mobilização dos casais, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria de Assistência Social, também cuida de todos os detalhes para a cerimônia que irá oficializar 174 casamentos civis. O evento acontece na próxima quarta-feira (23), no Clube “Juvenal Pé de Copa”, a partir das 18 horas.

O Casamento Comunitário acontecerá num ambiente que está sendo preparado com muito carinho pela Prefeitura, com som, ornamentação especial, registro fotográfico e em vídeo.

A iniciativa do TJRN beneficia pessoas de baixa renda do município, já que o principal requisito para ter direito de participar do Casamento Comunitário e, consequentemente a isenção dos custos de um casamento no civil, era ter renda mensal de até dois salários mínimos.  

sábado, 19 de agosto de 2017

Lula cita possíveis nomes para 2018, caso seja impedido de disputar a eleição



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta sexta-feira, 18, a possibilidade de ser impedido de disputar a eleição do ano que vem e listou possíveis substitutos. Em longa entrevista ao jornalista Mario Kertész, da Rádio Metrópole, de Salvador, o petista admitiu que “o golpe não fecha” sem a sua interdição eleitoral e citou o ex-governador da Bahia Jaques Wagner, os governadores petistas de Minas Gerais, Fernando Pimentel, da Bahia, Rui Costa, do Ceará, Camilo Santana, e do Piauí, Wellington Dias, como possíveis substitutos caso seja condenado em segunda instância e impedido de disputar o pleito de 2018.

Aos 71 anos de idade, foi condenado em 12 de julho a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo juiz Sérgio Moro. Se a decisão do magistrado for mantida pela 2.ª instância, Lula poderá ser impedido de se candidatar com base da Lei da Ficha Limpa.

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), ficaram de fora da lista de Lula.

“A gente tem (Jaques) Wagner, que tem um pedigree político como ninguém tem nesse País. O cara que acabou com o carlismo (domínio da política local pelo grupo do ex-governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães), se elegeu duas vezes. Tem Rui (Costa, atual governador, do PT) que está indo maravilhosamente bem. Ontem vi o carinho do povo com ele, um carinho assim de gente grande. Então, na hora que for necessário escolher, a gente escolhe”, afirmou.

Em conversas com dirigentes petistas, Lula tem citado Wagner, Costa e Pimentel como possíveis substitutos. Para o ex-presidente Haddad, segundo relatos, seria o nome natural se tivesse ao menos chegado no segundo turno na eleição pela prefeitura de São Paulo.

“Você tem o (Fernando) Pimentel, em (governador de) Minas Gerais; Camilo (Santana, governador), no Ceará; nosso Índio (José Wellington), no Piauí , que é um gênio da política”, listou.

CNJ decide investigar folha de salários de juízes de todo o país



A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, decidiu que o órgão vai investigar a folha de pagamentos de todos os magistrados do país. De acordo com portaria publicada hoje (18) pelo CNJ, os tribunais de Justiça de todos os estados deverão enviar mensalmente ao conselho cópias do contracheque dos magistrados cinco dias após a liberação do pagamento.

A medida foi tomada após o surgimento de suspeitas de irregularidades a 84 juízes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT). O caso veio à tona após a imprensa publicar que um dos magistrados recebeu R$ 503 mil em julho. Diante do fato, o conselho determinou a suspensão imediata de novos repasses.

Segundo o TJ do Mato Grosso, os pagamentos foram amparados em decisão do CNJ. O juiz Mirko Vincenzo Giannotte, um dos magistrados beneficiados por um pagamento de R$ 503 mil, disse que os valores foram recebidos como compensações legais por ter atuado por dez anos em comarcas maiores da que está lotado.

“A partir do mês de setembro de 2017 todos os tribunais do país submetidos ao controle administrativo do Conselho Nacional de Justiça encaminharão, até cinco dias após o pagamento aos magistrados, cópia da folha de pagamentos realizados para divulgação ampla aos cidadãos e controle dos órgãos competentes e para controle da regularidade do orçamento e finanças de cada qual dos Tribunais pelo Conselho Nacional de Justiça”, diz a portaria do CNJ. Conforme a nova norma, o CNJ vai divulgar em seu site todos dados sobre a folha de pagamento dos magistrados do país.

Bando faz arrastão em rinha de galo e troca tiros com a PM no interior do RN

Resultado de imagem para rinha de galo

Três pessoas ficaram feridas e quatro foram presas após um tiroteio entre a polícia e cerca de 15 criminosos que faziam um arrastão a uma rinha de galo no interior do Rio Grande do Norte. O caso aconteceu na noite desta sexta-feira (18) na zona rural de Brejinho, região Agreste potiguar. Entre os feridos, está um policial militar.

De acordo com o cabo Tarcísio Miranda, do Destacamento da PM em Brejinho, o caso aconteceu por volta das 19h30. Cerca de 15 homens armados e encapuzados chegaram ao sítio Papuçu, distante cerca de três quilômetros do centro da cidade, onde acontecia uma rinha de galo. Entre 100 e 130 pessoas assistiam e apostavam nas brigas entre os animais - a prática é considerada crime ambiental.

A Polícia Militar foi acionada e chegou quando o bando concluía o arrastão. "Fomos recebidos a bala", conta o cabo. Equipes de policiais de várias cidades da região foram enviadas ao local. Os criminosos portavam armas calíbre 12, pistolas e revólveres.

Após cerca de 30 minutos de tiroteio, a maioria dos assaltantes conseguiu fugir pelo matagal nas proximidades do sítio. Ferido, o soldado Manoel Alves foi socorrido para o pronto-socorro Clóvis Sarinho, em Natal. Um dos criminosos também ficou ferido e foi levado para o Deoclécio Marques, em Parnamirim. Um homem que estava no local também se feriu e foi socorrido.

Além do suspeito hospitalizado, a polícia conseguiu prender outros três, que foram encaminhados para a Delegacia de Nova Cruz. Com eles, a polícia conseguiu apreender R$ 10 mil em espécie, 47 aparelhos celulares, duas armas calíbre 12, relógios, pulseiras, cordões de ouro e dois carros.
De acordo com a polícia, os três carros usados no arrastão eram roubados.

Em Natal, presos são transferidos e CDP do Potengi é fechado

CDP Pirangi foi fechado pela Secretaria de Justiça e Cidadania em Natal (Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi)

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) fechou o Centro de Detenção Provisória Potengi, que funcionava na Zona Norte de Natal. Os detentos que estavam no CDP foram transferidos para diferentes unidades, assim como os agentes penitenciários que trabalhavam por lá.

De acordo com a assessoria de comunicação da pasta, o fechamento do Centro de Detenção faz parte do projeto de reestruturação do sistema carcerário do Rio Grande do Norte. Além do CDP Potengi, outros também podem ter as atividades encerradas.

A direção da unidade informou ao G1 que as transferências de detentos tiveram inícios nos últimos dias, tendo sido esvaziado a Centro de Detenção nesta quinta-feira (17). A unidade abrigava 179 internos, ainda de acordo com a direção. O destino do prédio onde funcionava o CDP está sendo estudado pela Sejuc.

Dependurado, preso é encontrado morto dentro de cela em cadeia de Natal

Resultado de imagem para presidio raimundo nonato

Um detento foi encontrado morto na madrugada desta sexta-feira (18) dependurado pelo pescoço dentro de uma das celas do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, mais conhecido como Cadeia Pública de Natal, na Zona Norte da cidade.

Ainda não há informações sobre a identidade do detento ou da causa da morte. A direção do Raimundo Nonato realiza neste momento uma operação para identificação do preso.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Sobe para 13 o número de mortos no atentado em Barcelona



Pelo menos 13 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas no atentado ocorrido nesta quinta-feira (18) em Barcelona, quando uma van atropelou dezenas de pedestres em uma das principais zonas turísticas da cidade, informaram há pouco as autoridades regionais da Catalunha. A informação é da EFE.
UE e EUA lamentam ataque em Barcelona e oferecem ajuda à Espanha
Os Estados Unidos, a União Europeia (UE) e a Bélgica expressaram solidariedade hoje (17) às vítimas do atentado em Barcelona que deixou pelo menos dois mortos e 20 feridos. O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, lamentou em entrevista coletiva o atropelamento e ofereceu ajuda às autoridades espanholas na investigação do ocorrido.. A informação é da EFE.
O presidente do Parlamento Europeu (PE), Antonio Tajani, também manifestou “solidariedade às vítimas do atentado terrorista e apoio total às autoridades. Toda a UE está unida em defesa da paz”, escreveu ele em sua conta no Twitter.
O presidente da bancada de Socialistas e Democratas do Parlamento Europeu, Gianni Pittella, afirmou na mesma rede social que “a UE não se deixará vencer pelo pesadelo do terrorismo. Estaremos sempre com as vítimas e contra os sanguinários terroristas”, disse.
O líder do Partido Popular Europeu, Manfred Weber, também mostrou apoio às vítimas do ataque terrorista e ao povo espanhol. “Lutaremos lado a lado contra o terrorismo e ganharemos esta batalha”, escreveu.
A comissária de Comércio da UE, a sueca Cecilia Malmström, também se pronunciou na rede social. “Os nossos pensamentos estão com as vítimas e com as pessoas afetadas”, afirmou. Também os clubes de futebol da cidade, o FC Barcelona e o Espanyol, lamentaram o atentado terrorista e demonstraram apoio às vítimas.
Pelo menos duas pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas no atentado terrorista desta quinta-feira na área turística de Las Ramblas da capital catalã, ao serem atropeladas por uma van em uma via de grande fluxo de pedestres.

Agencia Brasil

PRF prende dupla e apreende 101 comprimidos de rebite na Grande Natal

PRF apreende 101 comprimidos de nobésio forte, anfetamina (Foto: Divulgação/PRF)

Dois homens foram presos com 101 comprimidos de nobésio forte, droga popularmente conhecida como rebite. A prisão aconteceu na BR-101, em São José de Mipibu, na Grande Natal. A dupla seguia em um caminhão de Natal para Petrolina (PE) na noite desta quarta-feira (16), e foi detida durante um abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PRF, os comprimidos foram encontrados com o passageiro. A droga, muito usada por motoristas profissionais para inibir o sono e prolongar a viagem, desrespeitando, assim, a Lei do Descanso, bem como potencializando o risco de acidentes nas rodovias, ainda segundo a Polícia Rodoviária.

Os ocupantes do caminhão foram encaminhados à Central de Flagrantes de Natal, e autuados por tráfico de drogas, sujeitos a uma pena de reclusão de cinco a quinze anos e multa.

Polícia descobre refinaria de drogas na Grande Natal

Laboratório foi descoberto nesta quinta-feira (17) (Foto: Divulgação/PM)

Policiais militares descobriram na tarde desta quinta-feira (17) uma refinaria de drogas no bairro Caminho do Atlântico, na cidade de Parnamirim, Grande Natal. No local, os PMs apreenderam drogas e equipamentos utilizados para reginar os entorpecentes, além de outros objetos usados no tráfico.

Na casa foram encontrados um liquidicador industrial, uma prensa mecânica, três malas de viagem com fundo falso e quatro cintas que, segundo a polícia, seriam utilizadas para transportar drogas.

Além disso, os policiais apreenderam 50 frascos de cloridrato de lidocaína de 50ml, cinco rolos de fita adesiva, dois rolos grandes de papel filme, diversos sacos de tamanhos variados, três aparelhos celulares, um frasco de amoníaco de 100ml, um frasco de corante, um par de luvas de borracha, um pacote de bicarbonato de sódio, pedras de crack e pasta base de cocaína. Todo o material foi levado para a delegacia local.

Jovem de 18 anos é morto a tiros na Grande Natal

Homem é morto a tiros na Grande Natal (Foto: Ivan Lemos/Inter TV Cabugi)

Um jovem foi morto a tiros na tarde desta quinta-feira (17) no bairro de Cajupiranga, na cidade de Parnamirim, Grande Natal. Adrialisson Geraldo da Silva, de 18 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A esposa da vítima disse a polícia que dois homens chegaram em uma moto e atiraram contra o jovem. Ele ainda tentou fugir para um matagal, mas foi atingido pelos tiros e morreu. Os policiais realizaram diligências na região na tentativa de encontrar os responsáveis pelo crime, mas ninguém foi preso.

Natal é a terceira capital com maior taxa de desemprego, diz IBGE

Comércio de rua em Natal, RN (Foto: Jonathan Lins/G1)

Natal foi a terceira capital com maior taxa de desemprego no Brasil, na comparação percentual (17,3%), durante o segundo trimestre de 2017. Os dados são da Pesquina Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE. Quem continua trabalhando, percebeu uma queda no rendimento médio, que caiu de R$ 2.705 para R$ 2.242.

Com 17,3% de desempregados, a capital potiguar ficou atrás apenas de São Luis e Manaus, com 19,8% de desocupação. A capital com menor taxa é Florianópolis. com 7,6%.

Ação do MPRN e da PRF prende criminoso mais procurado do Estado



Uma ação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na manhã desta quinta-feira, 17, o criminoso mais procurado do Estado. Asclepíades Santos de Souza, conhecido como Pi, era considerado o foragido nº 1 e tinha quatro mandados de prisão em aberto. A equipe da PFR está com ele a caminho da 1ª Delegacia de Polícia de Parnamirim.

Ele foi preso pela equipe de ronda da PRF no município de São José de Mipibu, no Km 111 da BR-101, por volta das 10h40. Policiais rodoviários ordenaram a parada de um veículo modelo Corsa e o motorista não obedeceu, tentando se evadir do local pela marginal, quando perdeu o controle do veículo. Junto a Asclepíades estava a mulher dele, que também tem mandado de prisão por tráfico de drogas. No interior do veículo, foi encontrada uma arma calibre 38 modificada para receber munição 357.

O criminoso foi localizado após informação repassada pelo Disque Denúncia do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do MPRN.

O MPRN comunica que caso algum cidadão tenha informação que possa levar à prisão de criminosos, colabore com as autoridades ligando para o Disque Denúncia do Gaeco: 127. A identidade do informante será preservada.

Além de equipe representante, Santa Cruz/RN será também umas das sedes da “Taça RN de Futebol Escolar”


O secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz/RN, Jackson Jaedyson, acompanhado do coordenador da pasta, João Batista, participou, na manhã desta quarta-feira (16), do congresso técnico da “Taça RN de Futebol Escolar”. O evento, que contou com a participação do secretário adjunto da secretaria estadual de Esportes e Lazer, João Pessoa, aconteceu na sede da pasta, em Natal/RN.

De acordo com Jackson Jaedyson, o encontro serviu para deliberar a respeito do regulamento da competição, forma de disputa, além de encargos para as cidades interessadas em sediar os jogos. O secretário confirmou também que Santa Cruz/RN novamente será uma das sedes da competição e terá o seu representante, que está inserido no Grupo 1, juntamente com os representantes de Tangará/RN e Campo Redondo/RN. “Trata-se de uma importante competição e que nós teremos a honra em participar mais uma vez com a nossa equipe e com a nossa estrutura para sediar alguns jogos”, ressaltou Jaedyson.

A equipe de Santa Cruz/RN realiza sua preparação, há cerca de um mês, no Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha (CT).

A “Taça RN de Futebol Escolar” reúne equipes formadas por alunos que necessariamente precisam estar matriculados em uma escola, na faixa etária de 15 aos 17 anos. A competição será iniciada no dia 15 de setembro.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Antes mesmo de começar, caravana de Lula já causa confusão no Nordeste



A caravana do ex-presidente Lula pelo Nordeste, de ônibus, começará nesta quinta-feira (17) e seguirá até 5 de setembro, começando na Bahia e terminando no Maranhão, depois de passar por 28 municípios.

Além de aproximar o petista da população e dos políticos da região, a viagem tem como objetivo aumentar o número de filiados à legenda, o que já cresceu após a condenação do petista pelo juiz Sérgio Moro.

Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, foram 4.836 pedidos de ingresso, apenas entre os dias 12 e 31 de julho. Ao todo, no mês, foram 5.141.

No entanto, antes mesmo de começar, a caravana já causa rebuliço em alguns Estados. Isso porque a agenda do ex-presidente também inclui homenagens a ele, motivo de discórdia entre os políticos pró e contra o PT.

Na Paraíba, por exemplo, Lula receberá o título de cidadão de João Pessoa, 20 anos após ter sido concedido, mas que voltou à tona como uma espécie de “compensação”, já que a entrega de título de doutor honoris causa ao petista não foi confirmada pela Universidade Federal da Paraíba, embora o PT já tivesse até mesmo divulgado o evento.

A Mesa Diretora da Câmara, no entanto, não estará presente. “Não vamos participar. Entendemos que é um contrassenso entregar um título a alguém condenado por corrupção”, diz o vice-presidente da Câmara, vereador Lucas de Britto (PSL), criticando o vereador Marcos Henriques (PT), que resgatou a ideia.

Já em Alagoas, mais um título a Lula, dessa vez de doutor honoris causa. No entanto, o reitor da Universidade do Estado de Alagoas, que concederá a homenagem, Jairo José Campos da Costa, diz ter sido ameaçado de morte quando do anúncio.

Na Bahia, a Universidade Federal do Recôncavo entregaria honraria semelhante, mas o vereador por Salvador Alexandre Aleluia (DEM) entrou com ação popular na Justiça Federal. “A gente não pode achar normal que se conceda uma honraria a uma pessoa que foi condenada. Criminoso não merece título, merece sentença”, diz.

O ex-governador Jaques Wagner (PT-BA) saiu em defesa de Lula e disparou: “Quem sabe, se trabalhar, ele pode chegar ao nível que o presidente Lula chegou”.

Ainda no Estado, um ato que seria realizado pelo PT no Cerimonial Pupileira, administrado pela Santa Casa da Bahia, foi transferido para a área interna do estádio da Fonte Nova. É que a administração da Santa Casa vetou o uso do local, alegando que seria inadequado para eventos políticos. “Preconceito” com Lula, voltou a defender Jaques Wagner.

Confusão também em Sergipe, onde o vereador Sandro de Bibi (PRB) entrou com um pedido de anulação do título de cidadão que será concedido ao ex-presidente. Ele alega que a homenagem foi aprovada em regime de urgência, desrespeitando o regimento interno.

Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem seminário para professores da rede pública de Santa Cruz


A V Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, aberta em Santa Cruz nesta segunda-feira (14), segue com sua programação. Na manhã desta quarta-feira (16), no Centro da Juventude João de Dula, aconteceu um seminário para professores da rede pública de ensino.

O evento reuniu dezenas de profissionais, que tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre “A Lei de Inclusão e seus Fundamentos”, ministrada pela Professora Maria Alzira Correia da Silva, especialista em educação especial.

Com atividades que objetivam ressaltar a importância da inclusão, a V Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de Santa Cruz segue até o dia 18 de agosto.  A programação conta com mesa redonda, palestras, cinema no teatro, seminário e atividades esportivas.

Toda a articulação da V Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece de forma intersetorial, através de profissionais das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II, do Centro Estadual de Atendimento Educacional Especializado – CEAEE, do Centro Especializado em Reabilitação – CER, do Centro Universitário do RN – UNI e do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).

Após articulação do deputado Tomba Farias, estrada que liga a cidade de Japi começa a ser recuperada

tomba_recuperacaojapi1

A articulação do deputado Tomba Farias junto ao governo do estado começou a ser cumprida e a RN que liga a cidade de Japi, na região Trairi, está sendo recuperada.

No mês passado, o deputado Tomba Farias tratou sobre a recuperação da estrada junto ao diretor do DER, General Fraxe, que prometeu a liberação de recursos para recuperação da estrada, que estava em péssima situação para locomoção.

A obra foi iniciada nesta semana, beneficiando milhares de pessoas que trafegam semanalmente na RN. "O nosso trabalho como legislador é defender o interesse popular e articular benefícios para os municípios e isso temos feito com um mandato de características municipalistas", destacou o deputado Tomba.

A obra deve durar alguns dias e os motoristas devem ficar atentos aos homens que trabalham na RN para que se evitem acidentes.

tomba_recuperacaojapi3

Prefeito João Doria visita fábrica Guararapes a pedidos dos funcionários



O presidente da Câmara Municipal de Natal, Ney Lopes Júnior (PSD), participou da visita às instalações da Fábrica Guararapes, em Extremoz, acompanhando o prefeito de São Paulo, João Doria Junior, e o executivo do Grupo, Flávio Rocha, ambos homenageados pelo Legislativo Municipal. Os três estavam acompanhados pelo empresário Nevaldo Rocha, presidente da Guararapes.

Durante a visita conduzida pela fábrica, foram repassadas informações a respeito da história da empresa além de dados econômicos da empresa. João Doria comentou que boa parte do que é produzido na Guararapes é consumido no mercado paulista. “O que se produz aqui, se vende em São Paulo”, declarou.

Presidente Michel Temer reduz para R$ 969 o salário mínimo de 2018



Dentro da proposta de cortar gastos, para evitar um deficit fiscal ainda maior em 2018, o governo reduziu em R$ 10 o salário mínimo projetado para 2018. Em vez de R$ 979, o rendimento mínimo, a partir de janeiro do ano que vem, será de R$ 969.

Cada um real de economia significa redução de cerca de R$ 32 milhões por mês nos gastos da Previdência Social, cujo rombo não para de crescer. Os R$ 10 a menos significarão R$ 320 milhões de economia por mês.

O governo alegou que, com a projeção menor de inflação, não havia porque manter a projeção anterior para o salário mínimo. Além disso, é preciso controlar os gastos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), hoje o maior foco de despesas do setor público.

Regra de correção

A correção do salário mínimo segue uma regra firmada nos governos petistas. O piso salarial é corrigido pela soma da variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes e da inflação do ano anterior. No caso de 2018, como o resultado do PIB de 2016 foi negativo, caiu 3,5%, o governo só levará em conta a inflação projetada para 2017, de 4,2%.

Há um grupo de economistas, inclusive dentro do governo, que defende a desvinculação do salário mínimo dos benefícios previdenciários. Essa proposta, inclusive, chegou a ser colocada no projeto original de reforma da Previdência encaminhado ao Congresso, mas acabou bombardeada.

Outra ala de especialistas diz que, ao ter correção superior à inflação, o salário mínimo se tornou o principal responsável pela melhoria de vida da população. Foi o maior programa de distribuição de renda que se viu na história recente do país. Portanto, a atual política de atualização do mínimo deve ser mantida

A polêmica vai se estender nos próximos meses, pois muitos políticos estão dispostos a garantir um ganho maior para o salário mínimo durante as discussões do Orçamento de 2018 que serão travadas no Congresso. O projeto de Orçamento deve ser encaminhado ao Legislativo até 31 de agosto.

Cães e gatos de Santa Cruz começam a ser vacinados contra a raiva; visitas de vacinadores acontecem “casa a casa” e seguem até outubro


A Prefeitura de Santa Cruz deu início na última segunda-feira (14) a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. O objetivo é prevenir casos de raiva, doença grave e incurável, em animais e em humanos,

A campanha, que segue até o dia 18 de outubro, é coordenada pela secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, que montou uma estratégia de vacinação “casa a casa”, com as equipes de vacinadores visitando todas as residências da zona urbana, além de várias comunidades rurais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de animas a serem vacinados em Santa Cruz é de 10.045, sendo 6.244 cães e 3.801 gatos. A meta é atingir, no mínimo, 80% desse quantitativo, mas nos últimos anos Santa Cruz tem ultrapassado esse número em virtude da estratégia montada.

A campanha de vacinação antirrábica terá o seu “Dia D” em 07 de outubro.

Prefeito de SP, João Doria é recebido com protestos na capital potiguar



O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), foi recebido nesta quarta-feira, 16, em Natal sob protestos. Um grupo de manifestantes entrou no Shopping Midway Mall, na zona leste da capital potiguar, onde está sediado o Teatro Riachuelo, segurando cartazes e gritando palavras de ordem contra o prefeito paulistano.

Também é alvo dos manifestantes o empresário Flávio Rocha, executivo do Grupo Guararapes, dono do shopping e do teatro onde ocorre a cerimônia de entrega de Título de Cidadão Natalense a João Doria. Rocha receberá a Medalha Frei Miguelinho, maior honraria concedida pela Câmara Municipal do Natal.

O título a ser recebido por Doria foi proposto pelo presidente afastado da Câmara Municipal, vereador Raniere Barbosa. O parlamentar é acusado de desviar cerca de R$ 22 milhões da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) por meio de superfaturamento de contratos.

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), foi convidado a participar da cerimônia, mas, em decorrência da Operação Anteros, desmarcou presença. A Operação foi deflagrada nesta terça-feira, 15, pela Polícia Federal e Procuradoria Geral da República. O governador, cujo apartamento foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal, é apontado como principal beneficiário de esquema de desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa, enquanto presidiu a Casa de 2003 a 2010, na ordem de R$ 5,5 milhões.

A segurança no local foi reforçada e o acesso ao Teatro Riachuelo é liberada somente aos convidados do evento e jornalistas credenciados.

Prefeitura de Santa Cruz convoca mais uma candidata aprovada em processo seletivo para cargo de professor temporário

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando MARIA JULIANE PEDRO BEZERRA para a efetivação no cargo de professor temporário, no âmbito da secretara municipal de Educação. A mesma é uma das classificadas no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2016).

MARIA JULIANE PEDRO BEZERRA terá três dias para comparecer ao setor de recursos humanos da secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz), 16 e 17 de agosto, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h, e 18 de agosto, das 8h30 às 11h30. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital 008/2017: http://www.santacruz.rn.gov.br/site/images/estagiario-08.pdf

Delatora diz que governador do RN recebia R$ 100 mil por mês de funcionários fantasmas da AL

Robinson Faria, governador do RN (Foto: Canindé Soares)

A ex-procuradora-geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Rita das Mercês Reinaldo, afirmou ao Ministério Público Federal que o governador Robinson Faria (PSD) embolsou cerca de R$ 100 mil por mês, entre 2006 e 2010, através da contratação de servidores fantasmas na AL. A denúncia foi feita em acordo de delação premiada com o MPF.

As informações constam na decisão do ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a qual teve acesso a repórter Camila Bomfim, da TV Globo. O ministro expediu mandatos de busca e apreensão contra o governador e a prisão temporária de dois servidores públicos ligados a Robinson, dentro da operação Anteros, deflagrada nesta terça-feira (15).

Em nota, o governador Robinson Faria nega veementemente a prática de qualquer irregularidade durante seu mandato de deputado estadual, encerrado em 2010, e reforça que sempre esteve à disposição para prestar qualquer esclarecimento.


Nota à população santa-cruzense


A Prefeitura de Santa Cruz comunica a população que as ações para minimizar os efeitos da infestação de muriçocas na cidade estão sendo realizadas e espera que, nos próximos dias, a população já possa sentir a diminuição do incômodo causado pelos mosquitos.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que coordena a equipe de combate, o trabalho para eliminar as muriçocas é constante e ocorre durante o ano inteiro, entretanto, em algumas épocas do ano, como a que estamos atravessando, as muriçocas se reproduzem em maior proporção por causa das chuvas recentes, alternadas com altas temperaturas.  Isso exige a intensificação das ações de combate, que já foi iniciada.

Outro fator determinante foi a mudança na legislação brasileira que proibiu a fabricação e a consequente utilização do larvicida químico, método que comprovadamente dava uma resposta mais rápida ao trabalho de eliminação dos mosquitos, porém, nocivo ao meio ambiente. Atualmente, nas ações de combate às muriçocas é utilizado apenas o larvicida biológico.

A Prefeitura Municipal está ciente do problema, tem tomado todas as providências e acredita que os esforços de sua equipe terão o mesmo sucesso de anos anteriores, com isto, em pouco tempo, de forma gradativa, a infestação será controlada. Desde o surgimento do problema, todos os dias, os profissionais da Prefeitura de Santa Cruz realizam o trabalho de aplicação do larvicida nos locais com a presença de focos do mosquito e realizam ações preventivas em locais com potencial de se transformar em criadouro.

A população também pode contribuir, informando sobre possíveis focos do mosquito através do telefone 3291-2091, e evitando, na rua onde mora ou até mesmo em casa, oferecer condições para a reprodução dos mosquitos. Por isso é importante saber: as muriçocas se reproduzem somente em água, suja ou limpa, parada ou que tenha pouca correnteza.

Com as ações que estão sendo desenvolvidas, a Prefeitura de Santa Cruz acredita que muito em breve voltaremos a ter noites tranquilas, sem muriçocas.

Polícia prende motorista da Uber suspeito de participar de roubos em Natal



A polícia prendeu na noite desta terça-feira, 15, na zona Norte de Natal um motorista da empresa Uber suspeito de participar de uma quadrilha de assaltantes que atua na cidade.

O suspeito identificado como Carlos Felipe de Góis foi preso devido a denúncia de uma testemunha que o viu roubar uma loja na zona Norte, anotou o número da placa do carro e em seguida entrou em contato com a polícia.

Após a prisão o motorista denunciou outros três membros da quadrilha que estavam no bairro Gramoré. Os suspeitos foram encaminhados á Delegacia de Plantão da Zona Norte.

Suspeito de assalto, adolescente de 15 anos é baleado na Grande Natal

Ferido, adolescente foi socorrido para o Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim (Foto: Divulgação/PM)

Um adolescente de 15 anos e um outro suspeito foram baleados na manhã dessa quarta-feira (16) durante um assalto em Parnamirim, na Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos estavam roubando um grupo de pessoas, na frente de uma escola, quando foram surpreendidos por um homem em uma moto que atirou contra eles e fugiu.

Ainda de acordo com a PM, o adolescente de 15 anos foi atingido por dois tiros, foi socorrido pela SAMU e levado para o Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim. O outro suspeito, que também foi baleado, fugiu.

Segundo a assessoria de imprensa da PM, um homem deu entrada no Hospital Walfredo Gurgel com marcas de tiro. Policiais foram até o local para tirar fotos do suspeito para as vítimas reconhecerem.

As três vítimas do assalto tiveram seus pertences recuperados, mas prestaram depoimento na 2° DP de Parnamirim.

Força Nacional, DHPP e PM fazem operação de combate a homicídios na Grande Natal

Operação contou com equipes da Força Nacional (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)

Equipes da Força Nacional, da Polícia Civil e Polícia Militar deflagraram na manhã desta quarta-feira (16) uma operação conjunta para combater crimes de homicídio na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal. O Ministério Público Estadual também participou. Quatro pessoas foram presas.

A operação foi coordenada por uma força-tarefa composta para a elucidação dos assassinatos que vêm ocorrendo no município. Equipes da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) participaram diretamente do cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão.

Sem Lula, brancos e nulos disparam, e Bolsonaro lidera isolado para 2018



A pesquisa DataPoder360 indica que se a disputa pelo Palácio do Planalto fosse hoje e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 71 anos, não disputasse, o maior beneficiado seria o deputado federal Jair Bolsonaro (RJ), 62 anos –de saída do PSC para filiar-se ao PEN, que deve mudar o nome para Patriota.

Com Lula no páreo, a corrida presidencial segue estável. O petista está consolidado e até mostrou 1 avanço, pontuando em agosto 31% e 32%, nos 2 cenários testados. Em julho, antes da sentença do juiz federal Sérgio Moro (responsável pela Lava Jato em 1ª Instância), Lula tinha 23% e 26%. A pena imposta pelo magistrado e a maior exposição pública parecem ter feito bem ao petista.

O fato incontestável deste momento é que Lula é o único pré-candidato que certamente iria para o 2º turno se a disputa fosse agora. A propósito desse fato, há que ser considerada a pendência judicial do petista: ele é réu em 5 processos e já foi condenado por Moro a 9 anos de prisão. O petista recorre em liberdade.

Embora as variações fiquem próximas da margem de erro máxima da pesquisa, é nítido que Lula está com 1 eleitorado cristalizado na faixa que vai de 25% a 30%, quando se observam os percentuais obtidos pelo petista desde abril –mês em que o DataPoder360 começou a fazer seus levantamentos mensais.

A pesquisa do DataPoder360 foi realizada por telefone (com ligações para aparelhos fixos e celulares) de 12 a 14 de agosto. Foram feitas 2.088 entrevistas em 197 cidades. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Ou seja, 1 candidato com 25% está na faixa de 22% a 28%, aproximadamente.

Polícia apreende drogas e prende suspeitos em Caicó, RN

Operação da PM em Caicó prendeu suspeitos e apreendeu drogas (Foto: Divulgação/PM)

Nove pessoas foram presas e nove quilos de drogas foram apreendidos durante uma operação realizada pela Polícia Militar nesta quarta-feira (16), em Caicó, no Seridó potiguar.

A ação de combate à criminalidade realizada pela PM ocorreu em várias localidades da cidade e teve participação de diferentes unidades da Polícia Militar de Caicó.

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Acusado de matar torcedor do CRB, membro de torcida organizada do América-RN é assassinado em Natal

Al Unser Ayslan Silva do Nascimento é acusado de matar torcedor do CRB. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

O homem assassinado na sede de uma torcida organizada do América-RN nesta terça-feira (15), identificado como Al Unser Ayslan Silva do Nascimento, de 24 anos, era suspeito de ter matado um torcedor do CRB, em Maceió, no ano de 2012. A vítima é o alagoano Jônatas Daniel dos Santos, de 24 anos e o homicídio aconteceu durante um confronto entre as torcidas de América-RN e CRB ao final de um jogo pelo Brasileirão Série B. Jônatas foi morto com disparo de arma de fogo.

De acordo com a Polícia Militar, Al Unser Ayslan foi executado nesta terça a tiros dentro do galpão em que fica a sede da torcida organizada da qual fazia parte, no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal. 

A polícia ainda não tem informações sobre como aconteceu o crime, registrado no início da tarde.
Na época do crime pelo qual é suspeito, Ayslan foi denunciado pelo Ministério Público de Alagoas por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e que impossibilitou a defesa da vítima, Jônatas dos Santos.

Unser Ayslan chegou a ser condenado a 20 anos de prisão pelo assassinato em fevereiro de 2014, entretanto a defesa dele conseguiu anulação da sentença, alegando ausência da mídia gravada durante a sessão.

Ele estava preso aguardando nova sentença, porém, em março de 2017, foi solto por um habeas corpus julgado pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas, sob determinação de medidas cautelares.


As medidas impostas a Al Unser Ayslan pelo TJAL foram a proibição de acesso ou frequência a estádio e jogos de futebol, recolhimento ao domicílio entre as 22h e as 5h da manhã, bem como durante os dias de domingo, proibição de frequentar quaisquer bares, discotecas, casas noturnas e estabelecimentos semelhantes e o uso de tornozeleira para monitoramento eletrônico.

Governador do RN é alvo de operação da Polícia Federal

Robinson Faria, governador do RN (Foto: Canindé Soares)

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), é alvo de uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (15) que investiga a suspeita de prática dos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça por parte dele e de servidores do governo potiguar.

Em nota, o advogado de Robinson Faria, José Luis Oliveira de Lima, disse que ainda não teve acesso aos autos e negou "prática de qualquer irregularidade durante o mandato de deputado estadual" de Faria.

Segundo apuração da TV Globo, Robinson Faria teria tentado comprar o silêncio de um delator da operação Dama de Espadas, que investigou a contratação de funcionários fantasmas na Assembleia.

Os mandados de busca e apreensão tiveram como alvo a residência do governador, no condomínio Porto Brasil, na praia de Pirangi; no apartamento dele, na praia de Areia Preta; na Governadoria, no Centro Administrativo do Estado; e na Assembleia Legislativa e anexos da própria AL.

Foram presos (mandados de prisão temporária de cinco dias) Magaly Cristina da Silva e Adelson Freitas dos Reis, assistentes de confiança do governador. A primeira foi servidora na Assembleia Legislativa desde 1987, a convite de Robinson quando ele ainda era deputado estadual. Antes, Magaly trabalhava como secretária na empresa da família do governador.

A defesa de Magaly da Silva informou que ela recebeu com surpresa as medidas de busca e apreensão e prisão temporária contra si e que ela prestou os esclarecimentos necessários à investigação e encontra-se à disposição da justiça.

TJ nega pedido e Raniere Barbosa segue afastado da presidência da Câmara Municipal de Natal

Justiça determinou afastamento de Raniere Barbosa da presidência da Câmara Municipal de Natal (Foto: Elpídio Junior)

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) negou na manhã desta terça-feira (15) o pedido da defesa de Raniere Barbosa (PDT) para que ele retome os cargos de vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal. Apesar disso, ficou definido que o juiz de primeira instância responsável pelo caso estabeleça um prazo para a conclusão do afastamento.

Raniere é investigado por suspeitas de fraudes na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal. O caso é investigado pelo Ministério Público. O colegiado do TJ considerou que os argumentos para que o vereador continue impedido são válidos e suficientes.

Com a decisão, continua valendo o afastamento determinado pelo juiz da 7ª Vara Criminal, José Armando Pontes, para quem a ação vai voltar agora. Porém os desembargadores mandaram que o prazo de afastamento seja definido para não haver uma 'cassação indireta' do mandato do vereador.

A defesa deverá recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Cidade Luz

A Justiça determinou a prisão de empresários e o afastamento do presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa dentro da operação Cidade Luz, deflagrada na manhã da segunda-feira 24 de julho. Segundo o Ministério Púbico eles são suspeitos de desviarem R$ 22.030.046,06 da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur). Raniere foi secretário responsável pela pasta e deixou o cargo em 2014.

Segundo o MP, há indícios de que o montante seja decorrente de superfaturamento e pagamento de propina relativos a contratos firmados entre empresas e a Semsur para a prestação de serviços de manutenção e decoração do parque de iluminação pública da capital potiguar.

Na ocasião, Raniere Barbosa afirmou que recebeu a notícia da investigação com surpresa, uma vez que deixou a gestão da Semsur em 2014. Ele ainda declarou que estava colaborando com as investigações para provar que agiu com 'probidade e lisura' no período em que foi secretário.

Após motim, mais de 100 presos são transferidos de Parnamirim para complexo de Alcaçuz

Penitenciária Estadual de Parnamirim (Foto: Divulgação/Sejuc)

Cento e dezessete presos foram retirados da Penitenciária Estadual de Parnamirim e levados durante a madrugada desta terça-feira (15) para o pavilhão 5 do Complexo Penitenciário de Alcaçuz, como é mais conhecido o Presídio Rogério Coutinho Madruga. As duas penitenciárias ficam na região metropolitana de Natal.

A transferência aconteceu após os detentos da PEP se amotinarem em um dos pátios da unidade. A confusão aconteceu no momento em que agentes penitenciários tentavam fazer o isolamento de um interno considerado chefe de uma facção criminosa.

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou em nota, o isolamento aconteceu depois que um plano de fuga foi descoberto pelos agentes.

Após a saída dos detentos, agentes penitenciários relataram que os presos que permaneceram na PEP, cerca de uns 400, foram trancafiados. Uma das alas da penitenciária passou recentemente por reformas e as grades, que foram todas arrancadas durante as rebeliões que ocorreram ainda em março de 2015, foram recolocadas nas paredes das celas.

Ainda de acordo com a Sejuc, todos os presos que estão na PEP foram custodiados nas celas recentemente reestruturadas, e a parte esvaziada da unidade vai passar por reformas.

Corpo carbonizado dentro de carro pode ser de motorista de Uber desaparecida no RN

Suetânia Santos do Nascimento desapareceu na sexta-feira (11) em Parnamirim (Foto: Arquivo da família)

A família da motorista de Uber Suetânia Santos do Nascimento, de 29 anos, desaparecida desde a sexta-feira (11), acredita ser dela o corpo carbonizado encontrado dentro de um carro queimado em um canavial na zona rural de Arez, região metropolitana de Natal. "Era ela mesmo", diz a irmã, Ana Paula Nascimento. O veículo foi identificado por meio do número do chassi.


Suetânia foi vista pela última vez no bairro Emaús, em Parnamirim, na Grande Natal, quado saiu para trabalhar. De acordo com a família, a principal suspeita é de que ela tenha sido morta por um homem com quem teria acabado um relacionamento amoroso há cerca de dois meses.
O carro, modelo March, de cor branca, que pertence à mulher, foi encontrado em uma plantação de cana-de-açúcar. De acordo com informações apuradas pela polícia com moradores da região, ele teria sido queimado na região ainda na noite de sexta.

A família diz que a motorista tinha avisado que iria resolver uma pendência com o ex-namorado. "Ela mandou uma mensagem dizendo que se acontecesse alguma coisa, estava com ele", conta a irmã.

Uma amiga também recebeu uma mensagem de texto, onde Suetânia informou que estava passando por uma churrascaria e um posto de combustíveis na estrada. A polícia foi até esses estabelecimentos para checar as imagens das câmeras de segurança.

De acordo com a família, Suetânia já tinha sido ameaçada pelo homem, com quem manteve um relacionamento extraconjugal por cerca de 10 anos. Ele é casado. A irmã não sabe se ela já tinha um novo relacionamento.

Corpo foi encontrado dentro de carro queimado em Arez, na Grande Natal (Foto: Divulgação PM)

Governador do RN nomeia novo comandante para a PM

Coronel Osmar Maciel assume o posto (Foto: Assessoria/Sesed)

O governador Robinson Faria nomeou o coronel José Osmar Maciel de Oliveira como novo comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (15). Osmar Maciel irá substituir o coronel André Azevedo que pediu exoneração do cargo.

O comandante que foi promovido ingressou na Polícia Militar em 1991. Assumiu o posto de aspirante a oficial da corporação em 1994, chegando a Coronel em 2016. "recebi com muita honra o convite do governador. Reconheço as dificuldades pelas quais passa a segurança pública no Rio Grande do Norte e o seu contexto nacional. Somos conscientes do grande desafio, mas com um trabalho em equipe e integrado, vamos enfrentar a criminalidade", declarou o comandante.

O coronel Osmar Maciel substitui o coronel André Azevedo, que vinha respondendo pela função desde dezembro de 2016.

“Municipal” e “Ruralzão”, competições organizadas pela Prefeitura de Santa Cruz, foram iniciadas neste último fim de semana


Quatro partidas abriram no último fim de semana os campeonatos “Municipal” e “Ruralzão”. Ambas as competições de futebol são promovidas pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, e juntas reúnem mais de 500 atletas amadores do município.

No sábado (12) o “Eva Bary”, atual campeão do “Municipal”, venceu por 5 x 0 o “Morro das Aranhas”, na outra partida do dia empate sem gols entre “Ponte Preta” x “Kambito F.C”. No domingo (13) foram realizados jogos pelo “Ruralzão”. Pela manhã, “Bonsucesso” 3 x 0 “São Joaquim”, à tarde, “União Boa Vista” 5 x 1 “Angicos”. Todas as partidas foram realizadas no Estádio Iberezão.

As disputas pelos títulos das duas competições, importantes dentro do calendário esportivo local, seguem nos próximos três meses.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Prefeitura de Santa Cruz promove V Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla; programação segue até 18 de agosto


A Prefeitura de Santa Cruz abriu nesta segunda-feira (14) a V Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, como o tema: “Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações”. Até o próximo dia 18 de agosto estão programadas várias atividades que objetivam ressaltar a importância da inclusão.

A abertura da programação aconteceu com uma “mesa redonda” na Rádio Santa Cruz AM, pela manhã. À tarde, no Teatro Municipal Candinha Bezerra, foi ministrada uma palestra sobre o tema escolhido para ser trabalhado esse ano na semana, proferida pela tradutora/intérprete de LIBRAS e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), Andreza Barbosa de Luna Soares, e pelo psicólogo voluntário do NAPNE, Augusto César Cavalcanti. O evento também contou com a apresentação do “Coral Chiquita Bacana” do CAPS II e com as presenças de profissionais, pais e pessoas atendidas na rede assistencial do município.

A V Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como meta abordar conceitos, sugestões e temas relacionados à vida dessas pessoas, buscando refletir e discutir sobre o processo de inclusão e acessibilidade dos deficientes nas escolas, universidades, mercado de trabalho e na sociedade. A programação conta com mesa redonda, palestras, cinema no teatro, seminário e atividades esportivas.

Toda a articulação da V Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece de forma intersetorial, através de profissionais das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II, do Centro Estadual de Atendimento Educacional Especializado – CEAEE, do Centro Especializado em Reabilitação – CER, do Centro Universitário do RN – UNI e do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).

Petrobras divulga edital de concurso para 954 vagas

Fachada da Petrobras (Foto: Reprodução/GloboNews)

Petrobras divulgou, nesta segunda-feira (14), edital de processo seletivo público para 954 vagas em cargos de níveis médio e superior. São 159 oportunidades imediatas e 795 para cadastro de reserva. Os salários vão de R$ 3.681,63 a R$ 9.786,14.

Ao lado de lideranças da oposição, Tomba Farias participa de cavalgada em Lajes Pintadas

IMG-20170812-WA0091

O deputado estadual Tomba Farias, por mais um ano, acompanhou a Cavalgada entre Amigos da cidade de Lajes Pintadas.

Acompanhado por lideranças politicas lajespintadenses, Tomba destacou a importância do evento para a economia da cidade e a tradição da Cavalgada para a cidade de Lajes Pintadas, reunindo apaixonados pelo esporte na região Trairi.

Tomba Farias começou sua visita pela residência do vereador Franklin Palhares. No local ainda estavam presentes os ex-vereadores Charles Palhares, Haroldo Junior e Deca de Louro, além dos lideres políticos Renato e Luciano.

IMG-20170812-WA0089

Via: Edipo Natan

PM morto em troca de tiros com bandidos no rio Potengi é sepultado em Parnamirim

Cerimônia reuniu familiares, amigos e policiais em Parnamirim (Foto: Clayton Carvalho/Inter TV Cabugi)

O subtenente aposentado da PM Amaurí Soares Firmo, de 51 anos, foi sepultado no Cemitério de Parnamirim, na Grande Natal, na tarde desta segunda-feira (14). O velório aconteceu na Igreja Batista da mesma cidade, e durou aproximadamente uma hora.

O corpo do policial da reserva foi encontrado pelas equipes de busca do Corpo de Bombeiros na noite deste domingo (13) em uma área de mangue. Amaurí estava desaparecido desde a última quinta-feira (10), quando trocou tiros com criminosos no rio Potengi, na Zona Leste de Natal.

Amaurí e dois amigos pescavam em um barco quando foram atacados. Os amigos pularam na água e se salvaram. Um dos bandidos foi ferido e socorrido. Os demais fugiram em uma canoa.
O velório e o enterro reuniram vários amigos, familiares, companheiros de trabalho e também do grupo de pesca do qual participava Amaurí Firmo. O corpo foi levado em cortejo ao cemitério, guiado por batedores da Polícia Militar.

Delegacia do Consumidor investiga anúncio errado de smart TV a R$ 279 em Natal

Antes de a etiqueta ser retirada, uma cliente fotografou o valor exposto pelo produto (Foto: Roberto Lucena)

A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decom) vai apurar se os clientes têm ou não direito de comprar, pelo valor exposto na prateleira, as TVs LCD de 55 polegadas anunciadas com preço errado em um supermercado na Zona Sul de Natal. O caso foi registrado no sábado (12), quando oito consumidores tentaram adquirir os televisores pelo preço indicado nas etiquetas: R$ 279. Entretanto os funcionários da loja os impediram, afirmando que havia ocorrido um erro e que os aparelhos são vendidos a R$ 2.999.

De acordo com o delegado Osmir de Oliveira Monte, titular da Decom, os envolvidos na situação serão intimados para irem à delegacia prestar depoimento. “Nesse caso, há duas vertentes: ou eles estão certos e o estabelecimento precisa vender ao preço indicado na prateleira, ou a desproporcionalidade do valor real para o errado indicaria, por si só, que não haveria como ser aquele da etiqueta o preço do televisor. Vamos apurar para ver qual das duas ocorreu neste caso”, explica Monte.

O Procon do Rio Grande do Norte foi acionado ainda no sábado (12) pelos consumidores, e autuou o supermercado. “Registramos um auto de constatação, que é um documento no qual fica atestado pelo órgão de defesa do consumidor que houve ilegalidade, que a empresa feriu o Código, se negou a cumprir com relação a esses oito consumidores”, esclarece o diretor do órgão, o advogado Cyrus Benavides.

A loja tem 10 dias para apresentar defesa. Benavides disse que mais pessoas, além dos oito clientes envolvidos na ação, tentaram adquirir os aparelhos. No entanto, foi verificado que elas tentaram se aproveitar da situação, e, por isso, não foram colocadas no processo. “Orientamos à empresa que, nesses casos, não estimule o enriquecimento ilícito dessas pessoas”, afirma.

Ainda segundo o diretor do Procon, após a análise da defesa do estabelecimento, o órgão fiscalizador pode ou não aplicar uma multa por conta da infração. “Queremos deixar claro que não estamos do lado nem do supermercado, nem dos consumidores. O Procon é um órgão que fiscaliza o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, que é uma lei federal”, enfatiza.

Atriz Juliana Paes vira estampa de droga vendida no Rio de Janeiro



O sucesso de Bibi Perigosa em ‘A Força do Querer’ rendeu a Juliana Paes diversos fãs pelo país, mas em meio a fã-clubes e páginas nas redes sociais, uma homenagem inusitada a personagem vem dando o que falar na web. De acordo com o colunista do jornal ‘O Globo’, Anselmo Gois, a Bibi de Juliana Paes teria virado estampa em pacotes de maconha.

Segundo a publicação, a droga estaria sendo vendida no Complexo do Salgueiro, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A embalagem traz uma foto da personagem com informações sobre o produto “Bibi de R$ 100”.

Na trama, Bibi está prestes a se tornar a ‘Baronesa do Pó’. A jovem vai se deixar seduzir pelo poder da bandidagem e se rende aos luxos do dinheiro conquistado pelo marido, Rubinho (Emílio Dantas). A estudante de direito pede para que o rapaz tire uma foto dela deitada em cima de notas de dinheiro e ao compartilhar nas redes sociais, a personagem passa a chamar a atenção da polícia e recebe o apelido de Baronesa pela equipe.

Carro do ex-presidente do TJ é roubado, e motorista é levado pelos criminosos



O desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Cláudio Santos, teve o carro roubado em um assalto na manhã desta segunda-feira, em Petrópolis, zona Leste de Natal. O desembargador não estava no carro na ocasião, os criminosos levaram o motorista da família junto com o veículo, que foi liberado mais tarde no Gramoré, zona Norte da capital.

O assalto aconteceu por volta das 10 horas, na avenida Floriano Peixoto, próximo a uma escola de pintura onde o filho do desembargador estava participando de uma aula. Os criminosos renderam o motorista que estava esperando o filho do desembargador, e o levaram junto com o veículo do modelo Ford Ka na cor branca.

Cláudio Santos que também foi ex-secretario de segurança pública do RN, no governo Wilma, só foi avisado do assalto depois que o motorista, que trabalha a dois anos com a família, foi liberado pelos criminosos. O motorista não saiu ferido, e o carro ainda não foi localizado.

Fomos convidados ao Jaburu, à noite, e nos recusamos, diz procurador da Lava Jato



O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou nesta segunda-feira, 14, em São Paulo, que a força-tarefa da Operação Lava Jato de Curitiba foi convidada ‘a comparecer no Palácio do Jaburu à noite’ às vésperas da votação do impeachment. A ex-presidente Dilma Rousseff foi alvo de processo de impedimento no ano passado.

“Tenho para mim que encontros fora da agenda não são ideais para nenhuma situação de um funcionário público. Nós mesmos às vésperas, no dia da votação do impeachment, fomos convidados a comparecer no Palácio do Jaburu, à noite, e nos recusamos. Nós entendíamos que não tínhamos nada que falar com o eventual presidente do Brasil naquele momento”, afirmou.

“Só houve um convite e nós recusamos.”
O procurador da Lava Jato participa do Fórum de Compliance da Amcham, na sede da entidade, em São Paulo. O seminário tratou da da construção da cultura de integridade e anticorrupção no setor público e privado brasileiro.

No dia 08 de agosto, o presidente Michel Temer (PMDB) recebeu no Palácio do Jaburu, a nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em encontro marcado fora da agenda oficial. Raquel chegou por volta das 22 horas, em seu carro oficial.

Na ocasião, a assessoria do Planalto disse que Temer atendeu ao pedido de Raquel para conversar sobre a sua posse no cargo, que será realizada no dia 18 de setembro, um dia depois do encerramento do mandato do seu algoz, o atual procurador, Rodrigo Janot.

Segundo Carlos Fernando dos Santos Lima, ‘todo funcionário público é responsável pelos atos que têm’.

“É claro que ela tem que se explicar, ela deu uma explicação, ela que deve, então, ser cobrada das consequências desse ato”, disse o procurador da Lava Jato.

“Infelizmente não há como fugir da responsabilização das pessoas perante a sociedade.”

Carlos Fernando afirmou ainda. “Eu não sou o corregedor do Ministério Público. Eu posso dizer por nós. Nós estivemos em uma situação semelhante e nos recusamos comparecer. Nós temos agora que avaliar as consequências dentro da política que o Ministério Público vai ter a partir da gestão dela.”

Em meio a críticas recebidas antes mesmo de assumir o comando do Ministério Público Federal, a procuradora Raquel Dodge divulgou nota, na tarde de domingo, 13, para esclarecer o encontro polêmico fora da agenda do Planalto com o presidente Michel Temer, no Palácio do Jaburu.

No comunicado oficial, só redigido cinco dias depois da visita ocorrida dia 8 – mesma data em que o presidente pediu ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato e do caso JBS no Supremo Tribunal Federal, a suspeição de Rodrigo Janot – , ela disse que a audiência constou de sua agenda pública e que teve por objetivo discutir a posse no cargo, prevista para o próximo dia 18. “Os fatos que motivaram a reunião são institucionais”, afirmou no comunicado.