quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Ivanildo Ferreira participa de mobilização nacional em Brasília/DF que trata sobre a crise dos Municípios e do funcionamento das UPAs
O prefeito em exercício de Santa Cruz/RN, Ivanildo Ferreira, cumpre agenda administrativa em Brasília/DF e participa da Mobilização Nacional Municipalista que faz parte da campanha “Não Deixem os Municípios Afundarem”, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Ivanildo Ferreira esteve presente na Sessão Solene, realizada na manhã desta terça-feira (21), no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. Em destaque, pauta do movimento e a situação de crise financeira dos Municípios. “Mais uma oportunidade dos gestores poderem externar a gravidade da crise que os Municípios enfrentam e de cobrar por soluções”, ressaltou o prefeito em exercício.
O evento reuniu lideranças municipalistas, presidentes de entidades estaduais e prefeitos, que tiveram a oportunidade de falar sobre a pauta do movimento e a situação de crise financeira dos Municípios do alto da tribuna da Casa legislativa.
Funcionamento das UPAs
Na parte da tarde, Ivanildo Ferreira participou do encontro que reuniu dezenas de gestores com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. O ponto central do debate foi a desburocratização dos processos que envolvem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), muitas com a parte física concluída, mas sem equipamentos para funcionar, situação da unidade de Santa Cruz e de tantas outras espalhadas pelo Brasil.
Liderados pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, os gestores externaram os entraves na manutenção dos UPAs em alguns casos, em outros, o problema é a falta de recursos para a aquisição dos equipamentos necessários para fazer a unidade de saúde funcionar.
Para o ministro do TCU, Augusto Nardes, a falta de planejamento do Governo Federal, na gestão que criou o projeto das UPAs , gerou o esse problema atual. "Tenho trabalhado fortemente em torno de uma tese de governança no Brasil. O que foi feito foi falta de planejamento, ou seja, passar a responsabilidade para os Municípios. E eles tem uma série de exigências que não conseguem cumprir. A responsabilidade está posta não somente em relação às UPAs, mas também a creches", disse.
Já o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que sua pasta pretende dar o suporte necessário os Municípios. "Estamos dispostos a cooperar no que for necessário. Vamos nos livrar das amarras burocráticas", concluiu.
Ex-PM é preso na Grande Natal suspeito de roubar celulares
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/o/S/Z0hSMmR3u8yh9zk2etqg/expm.jpg)
Um ex-policial militar do Rio Grande do Norte foi preso suspeito de roubar aparelhos celulares. A prisão aconteceu na noite desta terça-feira (21) em Parnamirim, cidade da Grande Natal. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, Francisco Antônio Timóteo Santiago, mais conhecido como 'Bibilo', foi expulso da corporação há seis anos, justamente por ser envolver com roubos.
Ainda de acordo com a PM, o ex-policial foi preso ao acaso, após se envolver em um acidente de moto. Ao ser socorrido, os paramédicos do Samu e policiais militares que atenderam a ocorrência descobriram que ele estava com uma arma falsa e alguns celulares.
Um dos celulares, inclusive, tocou no momento do atendimento. Um dos PMs atendeu e falou com uma mulher, que se identificou como dona do aparelho para o qual estava ligando porque havia acabado de ser assaltada.
Santiago, como era mais conhecido na PM, foi encaminhado para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, onde recebeu atendimento médico, e depois levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, no bairro de Cidade da Esperança.
A mulher foi chamada à delegacia para pegar o telefone de volta e acabou identificando o ex-PM como o homem que a assaltou e registrou queixa contra ele. Após ser reconhecido, Santiago recebeu voz de prisão e ficou detido.
Polícia Federal prende ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho
A Polícia Federal (PF) de Campos, no norte do Rio de Janeiro, prendeu o ex-governador do Estado Anthony Garotinho e sua esposa, Rosinha Garotinho, em operação deflagrada na manhã desta quarta-feira, 22.
O casal é acusado de integrar uma organização criminosa que arrecadava recursos de forma ilícita para financiar campanhas eleitorais.
Garotinho e Rosinha estão na Superintendência da Polícia Federal em Campos. Outro alvo da operação é o ex-secretário de governo de Rosinha Fábio Bastos.
O presidente nacional do PR, ex-ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, tem um mandado de prisão contra ele. Segundo a investigação da PF, ele intermediou o repasse à campanha de Garotinho em 2014.
Rosinha e Garotinho são acusados de corrupção passiva, extorsão, lavagem de dinheiro e pelo crime eleitoral de omitir doações nas prestações de contas.
Segundo o Ministério Público Eleitoral, a organização criminosa ainda está ativa, intimidando testemunhas e tentando obstruir as investigações.
Em nota, a defesa de Anthony Garotinho voltou a dizer que ele é vítima de uma 'perseguição por ter denunciado um esquema envolvendo o ex-governador Sérgio Cabral na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e irregularidades supostamente praticadas pelo desembargador Luiz Zveiter'. Garotinho se diz inocente, assim como os demais acusados na operação desta quarta-feira, e ainda diz que é ameaçado pelo presidente afastado da Alerj, Jorge Picciani, que ontem voltou à cadeia de Benfica.
Delação
O diretor de Relações Institucionais da JBS Ricardo Saud afirmou à PF que repassou R$ 2,6 milhões à campanha de Garotinho em 2014, via caixa 2.
O dinheiro seria parte de um montante de R$ 20 milhões que a empresa usaria para comprar apoio do PR ao PT nas eleições daquele ano.
Operação Chequinho
Réu na Operação Chequinho, Garotinho chegou a ir ser preso no dia 16 de novembro do ano passado por fraudes. A PF investiga o uso do programa social Cheque Cidadão para a compra de votos na cidade de Campos dos Goytacazes, no norte do Estado do Rio.
No início de junho, o Ministério Público (MP) pediu a prisão do ex-governador, após a testemunha-chave da Operação Chequinho, Elizabeth Gonçalves dos Santos, denunciar à PF ter sofrido ameaças.
Potiguar perde 80 kg e supera depressão com exercícios e reeducação alimentar
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/Z/j/BfrTbSTnSyMg88UXuN4Q/peso.jpg)
O porteiro Wellington Silva, de 28 anos, conseguiu perder 80 quilos no período de dois anos sem recorrer a procedimentos cirúrgicos. Com atividade física e reeducação alimentar, o potiguar venceu uma depressão e passou dos 182 quilos, no ano de 2015, aos 102 nesse ano.
"Eu era uma pessoa que tinha hipertensão alta, obesidade grau três, diabetes, e vivia depressivo", diz ele, que chegou a depender de medicamentos diários e até já pensou em desistir da própria vida. Diante da situação, o potiguar recorreu ao médico, que indicou uma redução de estômago como solução para a sua grave situação clínica.
Porém, o porteiro optou em perder peso e ganhar qualidade de vida através de atividades físicas. Começou a praticar corrida, ter acompanhamento de nutricionista, além de fazer musculação. O resultado dos esforços garantiram para Wellington o fim do uso de medicamentos e uma vida saudável, com 22 números a menos no tamanho de suas roupas, que passaram do manequim 66 para o 44.
Atualmente com 80 quilos a menos, a nova meta do porteiro é servir de exemplo para outras pessoas que passam por problemas similares ao que ele passou. Em suas redes sociais, o potiguar diariamente faz postagens incentivadoras através de fotos e vídeos de seus treinos e comparações do seu "antes e depois". "Todos nós conseguimos. Se a gente persistir, se a gente quiser alguma coisa, a gente consegue", finaliza.
Finais do Campeonato Municipal e do Ruralzão acontecem sábado (25) no Iberezão
Depois de pouco mais de três meses e meio de disputas, no próximo sábado (25) serão definidos os campões do Campeonato Municipal e do Ruralzão. Organizadas pela Prefeitura de Santa Cruz, ambas as competições de futebol terão suas finais disputadas no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão).
As partidas reunirão os times com as melhores campanhas da competição. A partir das 15h a bola vai rolar para Atlético Araraú x São Joaquim, que decidem o título do Ruralzão. Em seguida, Flamengo x Juventude na decisão do Campeonato Municipal.
Coordenadas pela secretaria municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), as duas competições reuniram mais de 500 atletas, distribuídos nas mais de 20 equipes. Todos os jogos foram disputados no Estádio Iberezão.
domingo, 19 de novembro de 2017
70% dos servidores devem trabalhar durante greve da Saúde no RN, determina TJRN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/m/A/CfNuR5QAm7z6xKNr3u3Q/whatsapp-image-2017-11-13-at-12.49.49.jpeg)
O Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte deverá manter pelo menos 70% dos servidores trabalhando durante a greve da categoria iniciada na última segunda-feira (13), em todo o estado. A decisão do desembargador Amaury Moura Sobrinho, do Tribunal de Justiça do RN, foi tomada neste sábado (18), durante o plantão judicial.
A determinação atendeu parcialmente um pedido do governo, que havia solicitado por meio da Procuradoria Geral do Estado a declaração de ilegalidade do movimento grevista. Apesar de não atender ao pedido de ilegalidade, o desembargador decidiu que o sindicato deve garantir um contingente de 70% dos servidores em todas as unidades de atendimento de saúde, em todas as especialidades.
Em caso de descumprimento, ainda de acordo com a decisão, o sindicato terá que pagar multa de R$ 25 mil por dia. O objetivo, de acordo com o desembargador, é garantir "a continuidade da prestação desse serviço público essencial".
De acordo com o Sindsaúde, 13 mil servidores, além dos médicos que atuam nas unidades estaduais de saúde, entraram em greve na última segunda-feira (13). Manifestações foram realizadas ao longo da semana, em conjunto com outras categorias, em frente à sede do governo estadual, no Centro Administrativo, em Natal.
No entanto, a direção do Sindsaúde informou que a paralisação não atinge os serviços de urgência e emergência nos hospitais potiguares. Ficaram suspensas, por exemplo, marcações de exames ambulatoriais e consultas que não se encaixam em urgência e emergência.
A pauta dos servidores é a regularização do pagamento dos salários, que estão sendo depositados com vários dias de atrasos, há cerca de 20 meses. Somente no início de novembro, por exemplo, o Estado concluiu a folha do mês de setembro deste ano.
"As pessoas estão endividadas. A gente chegou ao limite, a um ultimo ponto. Nós não temos interesse em greve, mas o governo não nos deu outra opção", afirmou Manoel Egídio da Silva Júnior, diretor do sindicato da Saúde, durante a deflagração da greve. Ele também reclamou da priorização do pagamento de algumas categorias em detrimento de outras.
Promotoria do Patrimônio Público entra com ação para impedir saques do fundo previdenciário do RN
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/09/29/ipern.jpg)
O Ministério Público do Rio Grande do Norte entrou com uma ação na Justiça, nesta sexta-feira (17), para impedir que o Instituto Previdenciário do Estado (Ipern) saque recursos que restam no Fundo Financeiro do Estado (Funfir) com a finalidade de pagar salários de aposentados e pensionistas. Cerca de R$ 321,3 milhões - o que resta deste fundo, que sofre saques desde dezembro de 2014 - estão em aplicações de longo prazo e que se vencem entre 2019 e 2021, em sua maioria. Para sacá-los, o Estado teria que pagar uma multa de cerca de 40% ao banco que administra as aplicações.
A Promotoria de Defesa Patrimônio Público pede que o valor só seja liberado caso haja garantias de que o governo não perderá recursos com o pagamento de multas ou outros tipos de sanção por tirar o montante fora do prazo estabelecido pelo contrato.
A realização de um estudo para o uso desses recursos foi combinada dentro de uma ação aberta no Tribunal de Justiça do RN, pelo próprio MPRN (através da Procuradora Geral de Justiça), para garantir o pagamento dos duodécimos - que são os recursos repassados pelo Estado aos poderes (TJ, MP, Tribunal de Contas, entre outros). Esses valores, passados todos os meses, servem para custeio desses órgãos, como pagamento de salários e demais despesas. Também participaram do acordo representantes da Assembleia, que também têm ações abertas para cobrar o pagamento dos duodécimos.
Filha de Lula é nomeada na Assembleia do Rio

Filha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lurian Cordeiro Lula da Silva foi nomeada neste mês assessora parlamentar da deputada estadual Rosângela Zeidan (PT) na Assembleia Legislativa do Rio. A deputada é casada com Washington Quaquá (PT), presidente do partido no Estado.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial de 6 de novembro. O salário de Lurian como “assessora parlamentar IV” no gabinete de Zeidan (como é conhecida) é de R$ 7.326,64. A assessoria de imprensa da deputada afirmou que a filha do ex-presidente já dá expediente no gabinete.
Zeidan disse que conhece Lurian há 15 anos, da militância do PT. “As escolhas do meu mandato, quem faz sou eu. É assim na maioria dos mandatos, qualquer que seja o partido. E no PT temos mulheres militantes, como eu fui e ainda sou, que são quadros qualificados para assumir essas tarefas. Resumir isso a uma relação de parentesco ou é desconhecimento ou é misoginia”, disse a deputada, em mensagem escrita.
Quaquá afirmou que não influi nem questiona os critérios da deputada ao nomear seus assessores. “São critérios da empresa de um lado e do mandato de outro”, afirmou Quaquá, também por escrito.
O presidente do PT fluminense foi prefeito por dois mandatos em Maricá (RJ), e fez seu sucessor, o atual prefeito, Fabiano Horta (PT). Lurian mora em Maricá e preside o PT local há cinco meses. A reportagem não conseguiu localizá-la ontem.
Há 30 anos no PT, Quaquá é ligado a Lula. Apoia o ex-presidente em sua defesa das acusações de corrupção e pediu suporte financeiro dos militantes para viabilizar as caravanas dele pelo País. Em junho, um mês antes da sentença do juiz Sergio Moro condenando Lula a nove anos e meio de prisão por corrupção, no caso do apartamento no Guarujá, ele publicou nota em que aventou “confronto popular nas ruas” para a defesa do ex-presidente.
Fonte: Estadão
Dnit suspende início das obras, mas mantém interdição da BR-101 em Natal
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/h/I/YBHIPHSqiySsgABB3h8A/br-101.jpg)
A Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) suspendeu o início das obras de construção do novo viaduto da BR-101, entre as cidades de Natal e Parnamirim. O motivo é uma Ação Popular. No entanto, a interdição do trecho entre a entrada do Conjunto Cidade Satélite e o pórtico dos Reis Magos, em Neópolis, está mantida para este sábado (18). O trânsito, inclusive, já está sendo desviado para as pistas marginais.
Ainda de acordo com o Dnit, "para evitar conflitos de veículos provenientes dos bairros", até a conclusão das obras também serão fechadas as saídas da Avenida Abel Cabral (Nova Parnamirim) e da Avenida dos Caiapós (Cidade Satélite). A entrada nos bairros por estas avenidas continuará aberta normalmente.
Obra
A interdição é necessária para construção de um viaduto no Km 99,6, próximo à Avenida Abel Cabral, e de uma "passagem inferior" no Km 98, próximo à Avenida Maria Lacerda. Após a conclusão, a obra deve desafogar o trânsito que é intenso na região.
Mega-Sena acumula pela 7ª vez e pagará R$ 50 mil
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1989 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado na cidade de Amparo (SP). O prêmio, que era de R$ 33 milhões, acumulou pela sétima vez consecutiva e agora pode pagar R$ 50 milhões no próximo sorteio, na quarta-feira.
Segundo a Caixa Econômica Federal, 47 apostas acertaram a quina e levarão R$ 56.106,95 cada uma. Já a quadra teve 3.280 apostas ganhadoras que receberão R$ 1.148,53 cada um. A arrecadação total é de quase R$ 46 milhões.
Quem pretende levar os R$ 50 milhões no próximo concurso pode fazer as apostas até as 19h (de Brasília) do dia do próximo sorteio em qualquer lotérica do País. A aposta mínima, de 6 números, custa R$ 3,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do Brasil.
sábado, 18 de novembro de 2017
Fest Frango terá oficinas com técnicas para incrementar alimentação diária; inscrições já estão sendo feitas
A V Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) trará algumas novidades esse ano, entre elas, as oficinas vivenciais gastronômicas, que ocorrerão durante os três dias do evento (30 de novembro, 01 e 02 de dezembro).
As oficinas fazem parte do Programa Alimentação Saudável na Indústria, do Serviço Social da Indústria (SESI), e irão ajuda os participantes a descobrir como incrementar, com atitudes diárias simples, a alimentação habitual, a partir do uso de ingredientes saborosos, saudáveis, econômicos e funcionais.
As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas na sede da secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Centro Administrativo, na Rua Antônio Henrique de Medeiros (antigo PETI).
Fundo partidário já pagou R$ 636 milhões em 2017
Com pagamentos a partidos políticos de quase R$60 milhões apenas no mês de outubro, o Fundo Partidário atingiu os R$636,3 milhões nessa farra até 31 de outubro. A expectativa é que o total distribuído aos partidos supere os R$ 750 milhões até o final de 2017 mesmo com a decisão do governo federal de contingenciar as verbas do fundo para este ano. O fundo partidário serve para bancar as atividades dos partidos e dos políticos, como viagens (incluindo jatinhos), estadia etc. A informação é do colunista Claúdio Humberto, do Diário do Poder.
Mesmo em desgraça, o PT foi o partido que mais recebeu verbas do fundo em 2017: R$ 68,3 milhões. Até o fim do ano serão R$80 milhões.
Até agosto, a Justiça Eleitoral distribuiu entre os partidos políticos R$ 55,8 milhões arrecadados apenas com multas e penalidades eleitorais.
As multas eleitorais, por campanha antecipada por exemplo, são pagas à Justiça Eleitoral e depois redistribuídas entre os partidos políticos.
Fonte: Diário do Poder
Juiz condena Renan à perda de mandato e cassa seus direitos políticos
O juiz da 14ª Vara Federal de Brasília, Waldermar Carvalho, condenou, nessa quinta-feira (17), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) à perda de seu mandato e à suspensão de seus direitos políticos por oito anos, por improbidade administrativa. Porém, Renan deve se manter no cargo, até julgamento do recurso que apresentará contra a decisão.
Renan foi condenado por "enriquecimento ilícito" e "vantagem patrimonial indevida", no caso que corre em segredo de Justiça e envolve a denúncia de pagamento da pensão de sua filha com a jornalista Mônica Veloso, através de um lobista da empreiteira Mendes Júnior.
A sentença ainda condena Renan, o lobista Cláudio Gontijo e a empreiteira Mendes Júnior a pagarem R$ 246.853,20 como multa civil, em valores a serem atualizados. O valor equivale, o montante repassado pela Mendes Júnior ao senador por meio do lobista, segundo a decisão do juiz Waldemar Carvalho.
O senador alagoano disse ter se surpreendido pela decisão sobre esse tema por um juiz de primeira instância, quando procurado pela reportagem do UOL, que revelou o caso na noite desta sexta-feira (17). Ele disse que o caso já foi tratado pelo Supremo Tribunal Federal, e não recebeu a denúncia por falta de provas.
Assembleia Legislativa do Rio revoga prisão de Picciani e deputados
Os deputados estaduais do Rio de Janeiro decidiram revogar a prisão do presidente preso Jorge Picciani (PMDB) e dos deputados peemedebistas Paulo Melo, ex-presidente da Alerj, e Edson Albertassi que é presidente da CCJ da Alerj.
Na sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) foram 4 votos pela soltura e 2 contra.
Até o momento no plenário da Casa são 39 votos a favor da soltura, 19 contra e a 1 abstenção do deputado Rafael Picciani (PMDB).
Até agora, entre os que votaram a favor dos colegas, estão, os deputados Chiquinho da Mangueira (Podemos), Milton Rangel (DEM), Gustavo Tutuca (PMDB) e Rosenverg Reis (PMDB).
A sessão da CCJ continua de portas fechadas.
segunda-feira, 13 de novembro de 2017
São Rafael: irmã do vice-prefeito deve ser exonerada, recomenda MP
A irmã do vice-prefeito de São Rafael, município localizado na região Oeste potiguar, deve ser exonerada do cargo de coordenadora da Atenção Básica. É o que diz uma recomendação da Promotoria de Justiça da comarca de Assu, que abrange São Rafael.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou a exoneração dela com base na Súmula Vinculante número 13 do Supremo Tribunal Federal, que diz: “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.
O prefeito de São Rafael tem 30 dias para que, além de exonerar a irmã do vice-prefeito, exonere todos os ocupantes de cargos comissionados ou funções gratificadas que sejam cônjuges, companheiros ou que detenham relação de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade, até o terceiro grau, com o vice-prefeito de São Rafael, bem como com os demais agentes públicos municipais: prefeito, secretários municipais, presidente da Câmara de Vereadores.
Fonte: Blog do BG
Em novo inquérito, governador do RN é investigado por organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/h/f/KKscX3QgAFP5dx5xwcPw/robinson1.jpg)
O Superior Tribunal de Justiça autorizou nesta segunda-feira (13) a abertura de um novo inquérito contra o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), em um desdobramento da Operação Anteros. O Ministério Público Federal vai investigar o chefe do Executivo estadual pelos crimes de usura, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A decisão monocrática do ministro Raul Araújo, relator da ação penal número 880 (que apura obstrução de Justiça), determina que a Polícia Federal colha depoimento de 12 ex-servidores da Assembleia Legislativa do Estado. A Assembleia também será notificada para enviar cópia dos atos de investidura e desinvestidura desses servidores nos cargos ou funções e informações sobre pagamentos recebidos por eles.
Na última sexta-feira (10), o ministro havia rejeitado o pedido que o MPF fez para afastar o governador das suas funções e impedir o acesso dele tanto à sede do Governo, bem como à Assembleia, além de entrar em contato com outros investigados.
O ministro aponta na decisão que o inquérito "é um desdobramento da denominada Operação Anteros, executada em cumprimento a medidas de busca e apreensão e prisões temporárias deferidas nestes autos, com a finalidade de apurar o cometimento de obstrução da Justiça, mas, cujo material apreendido teria revelado indícios de outras práticas criminosas".
Por meio de nota assinada pelo advogado José Luis Oliveira Lima, a defesa do governador afirmou que Robinson Faria sempre pautou a sua atividade política pela ética e correção e "está à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos devidos e comprovar a lisura de seus atos".
Também por meio de nota, a Assembleia Legislativa do RN afirmou apenas que ainda não foi notificada oficialmente sobre o pedido de informações de servidores feito pelo STJ.
Fonte: G1/RN
Ministro tucano das Cidades é o primeiro a deixar o governo Temer e entrega carta de demissão
Na tarde desta segunda-feira (13) o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE) encaminhou para o presidente Michel Temer uma carta de exoneração do governo federal.
Mais cedo Bruno esteve com o presidente Temer e outro ministros durante um evento no Palácio do Planalto, onde foram entregues os primeiros cartões reforma do programa do Ministério da Cidades.
A saída do ministro ocorre em meio a racha no ninho dos tucanos. O PSDB está dividido, alguns defendem que o partido desembarque do governo de Michel Temer e outra ala defende o apoio a Temer.
Bolsa dispara
Em 15 minutos, o Ibovespa disparou 500 pontos. Essa elevação ocorreu após a divulgação do pedido de exoneração do tucano Bruno Araújo.
Leia a carta de Bruno
Em greve, servidores da Saúde e professores da UERN fazem manifestação em Natal
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/m/A/CfNuR5QAm7z6xKNr3u3Q/whatsapp-image-2017-11-13-at-12.49.49.jpeg)
Servidores da Saúde e professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (13), em Natal, em protesto contra atraso no pagamento dos salários. O movimento fechou a Governadoria - sede do Poder Executivo Estadual e houve acirramento de ânimos durante uma tentativa de ocupação do prédio. Os policiais militares que fazem a segurança do local chegaram a usar spray de pimenta para dispersar os manifestantes e evitar a entrada deles.
As duas categorias estão em greve. De acordo com o Sindsaúde, 13 mil servidores, além dos médicos que atuam nas unidades estaduais de saúde, entraram em greve nesta segunda-feira (13). No entanto a paralisação não atinge os serviços de urgência e emergência nos hospitais potiguares, de acordo com o sindicato. Devem ficar suspensas, por exemplo, marcações de exames ambulatoriais e consultas que não se encaixam em urgência e emergência.
Já as aulas da UERN estão suspensas desde a última sexta-feira (10), quando foi deflagrada a greve dos professores. De acordo com a Associação dos Docentes da universidade, os cerca de 1,2 mil professores do ensino superior suspenderam atividades por tempo indeterminado nos campus da instituição em todo o estado.
Fonte: G1/RN
Empregados de Hospitais Universitários do RN paralisam atividades por dez dias
Os empregados públicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lotados nos três hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vão parar suas atividades a partir da próxima segunda-feira, 13, alegando descumprimento de acordos, sobrecarga de trabalho e deterioração dos atendimentos em saúde.
De acordo com o Sindicato Estadual dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares (Sindserh), a data base das negociações trabalhistas, 1 de março, já foi desrespeitada em oito meses, período em que outros compromissos foram descumpridos, motivando a paralisação.
"Será garantido pleno atendimento das urgências, emergências, UTIs e outros serviços essenciais, mas lamentavelmente haverá impacto em milhares de consultas e exames. No entanto, solicitamos a compreensão da população, pois a luta é também por melhores condições no SUS", diz comunicado oficial do Sindserh.
Os empregados também denunciam a sobrecarga de trabalho e os cortes de recursos na saúde, tanto na estatal que administra os hospitais quanto na UFRN, detentora do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), no município de Santa Cruz, e da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ambos na capital.
"A Ebserh sofreu graves cortes de recursos do Governo, comprometendo investimentos em pessoal e estrutura. Somos serviços de referência e o que resta de atendimento digno em saúde – não podemos aceitar que os hospitais federais trilhem o caminho de desvalorização e descaso alcançados por hospitais estaduais e unidades municipais de saúde", alerta uma empregada.
Profissional da UTI pediátrica do Onofre Lopes que prefere não se identificar, essa empregada lembra que, em fevereiro, o próprio presidente da Ebserh, Kleber Morais, prometeu publicamente, "inclusive na imprensa", que dobraria o número de leitos da UTI pediátrica do HUOL, ainda em 2017.
"Naquele mês, foram inaugurados cinco leitos, com a promessa da Ebserh convocar concursados para o complemento da equipe e o HUOL promover a ampliação física, terminando 2017 com dez leitos. O ano está acabando e nada foi feito, porque o corte de recursos atinge projetos já programados e até áreas dramáticas como a Pediatria, em que o déficit de UTIs é conhecido por toda a população potiguar", relata a profissional.
Fonte: Blog do Edipo Natan
domingo, 12 de novembro de 2017
No RN, 900 PMs fazem segurança do segundo dia do Enem
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/0/1/tAV5LoTtiFTbASidzWuA/whatsapp-image-2017-11-12-at-10.53.03.jpeg)
Novecentos policiais participam da operação montada pela PM para garantir a tranquilidade da realização do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Norte, neste domingo (12). De acordo com o coronel Castelo Branco, comandante da ação, não há registro de ocorrências, ou qualquer alteração nos locais de prova.
O oficial explica que os 900 policiais atuam nos municípios potiguares em ações de trânsito, na escolta das provas e também no policiamento nos lugares em que está sendo realizado o Enem.
Ao todo são quase 160 mil alunos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio no Rio Grande do Norte, realizando as provas em 40 cidades do estado.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/11/03/primeiro_dia_do_enem_em_natal_9.jpg)
Fonte: G1/RN
Gastamos R$ 3,2 milhões com saúde de deputados
A crise econômica passa longe da Câmara dos Deputados. Este ano, já foram R$3,21 milhões gastos na contratação de serviços hospitalares de excelência, além de insumos para o Departamento Médico (Demed), verdadeiro hospital de ponta montado para atender servidores e seus dependentes. Para os ilustres deputados, que só ouvem falar do SUS no noticiário, há um contrato de atendimento no hospital Sírio-Libanês. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O convênio com o Sírio-Libanês, que nos custou R$ 2,5 milhões apenas este ano, é de uso exclusivo de parlamentares e servidores.
Está parado há um ano e meio, sem relator, projeto do deputado Cabo Daciolo (Avante-RJ) que obriga o político eleito a se tratar no SUS.
Apesar de elevado, o gasto com saúde na Câmara caiu quase 15% em relação ao ano passado. Mas 2017 ainda não acabou.
Senador Aécio Neves diz que o seu partido sairá da base pela porta da frente
Dois dias depois de destituir o senador Tasso Jereissati (CE) da presidência interina do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), presidente afastado do partido, participou nesse sábado (11) da convenção tucana em Minas Gerais que reelegeu seu aliado, o deputado Domingos Sávio, presidente da legenda no Estado. Em entrevista no final do evento, Aécio reconheceu que o PSDB deixará em breve o governo Michel Temer, mas criticou os "cabeças pretas", ala que faz oposição ao Palácio do Planalto. "Vamos sair do governo pela porta da frente, da mesma forma que entramos", disse o senador.
Segundo Aécio, há no partido uma "falsa discussão" sobre a permanência ou debandada dos tucanos da Esplanada dos Ministérios. "Vejo uma falsa discussão, como se essa fosse a questão central: sai ou não do governo. Isso só serve aos interesses de uma eleição interna. Não posso aceitar a pecha de que a presença do PSDB no governo é fisiológica", afirmou.
Segundo o senador, há no PSDB "um convencimento de todos" de que está chegando o momento de deixar o governo. "Quero sugerir aos dois candidatos (à presidência do partido) que convoquem os ministros do PSDB para uma reunião e que definam o momento da saída." Aos jornalistas, Aécio afirmou que, após a posse de Temer, chegou a "aventar" Tasso Jereissati para ocupar o ministério de Desenvolvimento Econômico.
"Não vejo os cabeças pretas defenderem as reformas com o mesmo ímpeto que defendem a saída do governo. Boa parte desta discussão é uma desculpa para não votar a agenda de reformas", disse Aécio.
Sobre a destituição de Tasso e a indicação do ex-governador Alberto Goldman para ocupar a presidência interina do PSDB, Aécio afirmou que agiu "com a responsabilidade de sempre".
Ao falar sobre esse ponto, o senador cometeu um ato falho. "No momento que indiquei Tasso para assumir a presidência da República (sic), o fiz pelo fato de ele não ser candidato à própria reeleição. Não seria lícito que eu indicasse alguém para a interinidade e esse alguém a utilizasse para construir uma candidatura." Aécio disse ainda que, quando indicou Tasso para o cargo, assumiu com isso um desgaste e contrariou a posição "unânime" da bancada federal que, segundo ele, apresentava o nome de outro candidato.
Após Aécio ser flagrado em um áudio pedindo empréstimo a Joesley Batista, ele se afastou da presidência do partido. Naquele momento, o favorito da bancada era o deputado federal Carlos Sampaio (SP).
Fonte: Diario do Poder
Prefeitura de Santa Cruz capacita horteiras para a implantação de feira agroecológica
A Prefeitura de Santa Cruz segue nos preparativos para a implantação da Feira Agroecológica da Agricultura Familiar. Nesta quarta-feira (08), no auditório do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), membros da Associação das Horteiras do Açude Santa Rita receberam certificados de um curso de formação técnica, uma das fases de preparação do projeto.
De acordo com o secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros (Dudu), a capacitação oferecida para horteiras abordou questões relacionadas à logística do projeto e técnicas sustentáveis de produção. Segundo ele, todo o processo de preparação vem sendo executado dentro dos prazos, alcançando seus objetivos e, em breve, a feira estará funcionando.
A feira beneficiará diretamente a agricultura familiar, que terá a oportunidade de comercializar, uma vez por semana, os seus produtos em um espaço especifico. A iniciativa beneficia quem produz, mas também atende a uma demanda, cada vez maior, de consumidores de produtos orgânicos, cultivados sem a utilização de agrotóxicos.
Estão envolvidas na execução desse projeto as secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social, com o apoio técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN). Os recursos são oriundos do Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (PROINF).
sábado, 11 de novembro de 2017
Prefeitura de Santa Cruz e FACISA desenvolvem ação de educação alimentar em escolas do município
Fruto da parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), foi iniciado nesta quarta-feira (08) o Ciclo de Educação Alimentar e Nutricional com pais de alunos matriculados em escolas municipais.
Pais ou responsáveis por alunos das escolas municipais Aluízio Bezerra e Paulo Venâncio participaram de uma oficina que tem como objetivo incentivar o consumo de frutas e legumes e frear uma tendência nacional e mundial de crianças consumindo alimentos industrializados. No encontro, foram distribuídas receitas e realizada degustação de pratos saudáveis, como: suco de couve, maracujá e limão; suco de beterraba e cenoura; bolo de casca de banana; bolo de maçã, banana e açúcar demerara e salada de frutas. Esta mesma ação será realizada, ainda neste mês de novembro, nas escolas municipais Theodorico Bezerra, Palmira Barbosa e José Rodrigues.
Esta é uma ação que faz parte um projeto de extensão voltado para saúde dos alunos da rede pública de ensino, desenvolvido desde 2014 pela FACISA/UFRN em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Educação.
O projeto desenvolvido por alunos e professores do curso de Nutrição tem ações com os alunos das escolas (avaliação nutricional antropometrica, avaliação da pressão arterial e consumo alimentar) com as merendeiras (por meio de ciclos de capacitação teóricos e práticos sobre higiene na manipulação e receitas saudáveis) com os professores e diretores (através de simpósios para apresentação dos dados de saúde dos estudantes) e com pais (entrevistas sobre consumo alimentar e atividade física e educação alimentar e nutricional).
Em três anos, o projeto já conseguiu monitorar a saúde de mais de duas mil crianças do ensino fundamental da cidade.
Soldado da PM é baleado e morre após deixar partida de futebol em Natal
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/B/O/eqodlAQRmLGfVJ2G1zKg/whatsapp-image-2017-11-10-at-23.33.56.jpeg)
Um policial militar do Rio Grande do Norte morreu após sofrer quatro tiros na noite desta sexta-feira (11), em Natal. O crime aconteceu na avenida João Medeiros Filho, Zona Norte da capital potiguar. Marcos Garcia Marinho tinha acabado de sair de uma partida de futebol com amigos e seguia para casa sozinho, em uma motocicleta.
O soldado era réu em um processo da Justiça, acusado pelo Ministério Público de integrar um grupo de PMs que praticava extorsão e outros tipos de crimes na viatura 924 do 9º Batalhão da Polícia Militar, que ficou nacionalmente conhecida como Viatura do Mal, no programa Fantástico, da TV Globo. 11 policiais foram condenados, mas Marinho e outros três PMs alegaram insanindade mental e ainda aguardavam julgamento. Ele estava afastado das suas funções, pela Junta Médica.
De acordo com a PM, nesta sexta (10) Marinho foi abordado por quatro homens que estavam em um carro de cor prata e atiraram várias vezes contra ele. Os criminosos fugiram em seguida, levando a arma do policial. Dois tiros atingiram o tórax e outros dois o abdómen da vítima, que foi socorrida ao pronto-socorro do Hospital Santa Catarina.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/k/y/31O1E8QNWQLFBSy64rUg/whatsapp-image-2017-11-10-at-23.34.08.jpeg)
O policial passou por cirurgia de urgência, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante a madrugada.
Enquanto ele ainda estava no hospital, policiais de vários batalhões da PM foram à unidade, preocupados com o estado dele e para prestar solidariedade à família. O carro usado no crime foi encontrado no Loteamento José Sarney, horas depois, mas nenhum suspeito foi encontrado.
Prefeitura e CDL preparam competição de futsal envolvendo repartições do município; inscrições começam no dia 14 de novembro
A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizam a segunda edição da “Copa CDL de Repartições de Futsal”. A expectativa é que a competição reúna várias equipes representando o comércio local e instituições públicas municipais, estaduais e federais.
A SEMEL chama a atenção para as etapas de preparação da competição. No próximo dia 13 de novembro, na sede da pasta (Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha), haverá a primeira reunião com os representantes das equipes interessadas, que terão um prazo que vai do dia 14 a 24 de novembro para a efetivação da inscrição na competição. O congresso técnico, que serve para definir forma de disputas, dias de jogos, regulamente e etc, está previsto para o dia 24 de novembro.
Com inicio previsto para o dia 27 de novembro, a “Copa CDL de Repartições de Futsal” terá todas as suas partidas disputadas no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcilio Furtado.
Segurança pública do RN cancela paralisação após acordo para pagamento de salários atrasados
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/q/i/qrOGuRTZq8OeAFSA8hmg/whatsapp-image-2017-11-10-at-14.41.19.jpeg)
Os servidores da segurança pública do Rio Grande do Norte voltaram atrás e decidiram que não vão mais paralisar as atividades na segunda-feira (13). A decisão aconteceu depois de uma reunião na tarde desta sexta-feira (10) entre os representantes dos servidores e do governo do estado, com intermédio do Ministério Público. Em assembleia, já realizada no início da noite, as associações representativas dos oficiais, praças da PM e Corpo de Bombeiros legitimaram o pacto.
Os funcionários do Estado se mobilizaram nestes últimos dias em virtude dos atrasos salariais que estão acontecendo mês após mês no Rio Grande do Norte. De acordo com a Associação dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (ABM-RN), ficou decidido que os salários de outubro em atraso dos servidores da segurança pública, ativos e inativos, serão pagos até a próxima sexta (17).
Pagamentos
Inicialmente, como forma de apaziguar a situação de atraso nos pagamentos, o Governo anunciou que os salários dos servidores ativos da segurança pública, mais os dos agentes penitenciários, cairiam na segunda (13), justamente no dia em que estava prevista a paralisação. Contudo, a categoria se mobilizou para conseguir que os aposentados e pensionistas também recebessem.
Após a reunião desta sexta (10), ficou definido que policiais civis, servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e agentes penitenciários da ativa recebem na segunda (17). Os policiais militares e bombeiros da ativa e também os inativos recebem na sexta (17). Ao todo, segundo o MP, são R$ 58 milhões.
Os inativos do Itep, da Polícia Civil e dos agentes penitenciários não receberão neste momento. Segundo o que explica o procurador-geral de Justiça, Eudo Leite, existe uma lei que proíbe que os militares da atida, aposentados e pensionistas recebam os salários em momentos diferentes.
Manifestantes fazem protestos no Rio Grande do Norte contra reforma trabalhista
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/O/U/kjli3OTBSScThacVBdbA/whatsapp-image-2017-11-10-at-17.09.17.jpeg)
Entidades sindicais ligadas, principalmente, à Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte (CUT-RN), promovem atos nesta sexta-feira (10), escolhido como dia de mobilização contra a reforma trabalhista, que entra em vigor no sábado (11).
Natal, grupos de sindicalistas se reuniram em frente a Governadoria, no Centro Administrativo, durante a manhã.
Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, os técnicos administrativos paralisaram as atividades nesta sexta (10) contra as reforma as reformas trabalhista e da previdência do governo do presidente Michel Temer.
Em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a mobilização foi dos sindicatos dos servidores estaduais da saúde, médicos e dentistas. Eles armaram tendas para se manifestar pelo mesmo motivo, as medidas do Governo Federal. Os servidores estaduais também protestaram contra os salários atrasados.
À tarde, representantes de sindicatos, de partidos políticos e organizações de minorias saíram nas ruas na Zona Leste de Natal, em caminhada. Segundo a organização, cinco mil pessoas participaram do ato.
Mossoró
Em Mossoró, na região Oeste, participaram do ato servidores da Petrobras, Detran, Ufersa e Ifrn, da Uern, do INSS, professores da rede estadual, policiais militares, servidores municipais e também movimentos populares como MST, além de centrais sindicais como CUT e CTB.
A concentração aconteceu próximo à ponte na Avenida Presidente Dutra e a manifestação percorreu ruas do Centro de Mossoró.
Prefeitura de Santa Cruz reúne adolescentes e profissionais para debater sobre a erradicação do trabalho infantil
Santa Cruz/RN realizou nesta terça-feira (07) a terceira edição do Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento aconteceu no auditório do Centro da Juventude João de Dula e foi promovido pela Prefeitura, através da secretaria municipal de Assistência Social.
Com o tema “Trabalho Infantil Doméstico, nem de brincadeira”, o fórum aconteceu com o objetivo de realizar um trabalho conjunto de sensibilização para a prevenção e combate a prática ilegal, buscando também favorecer aos presentes uma reflexão da importância de permanecer na escola, conscientizando-os de que o brincar faz parte do desenvolvimento infanto-juvenil e, sobretudo é um direito.
O Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil reuniu adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
terça-feira, 31 de outubro de 2017
Adolescentes se rebelam no Ceduc de Caicó e mantêm educadores reféns
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/02/06/caico.jpg)
Adolescentes que cumprem medida de internação no Centro Educacional (Ceduc) da cidade de Caicó, no Seridó potiguar, iniciaram um motim nesta terça-feira (31). De acordo com a Polícia Militar, eles mantêm três educadores que trabalham na unidade como reféns.
O comandante do policiamento na cidade, tenente coronel Walmery Costa, afirma que o motim teve início por volta das 14h, depois de uma tentativa de fuga frustrada. "Eles pedem bebida, cigarro e drogas", disse o oficial.
A Polícia Militar foi deslocada para a unidade, mas, segundo o tenente coronel, permanece do lado de fora. A direção do Ceduc é quem está negociando com os adolescentes.
Em preparação para o “Dia de Finados”, Prefeitura de Santa Cruz fechará nesta terça (31) e quarta (01) todos os cemitérios da cidade
A Prefeitura de Santa Cruz/RN, através da secretaria de Transportes e Obras Públicas, está finalizando os serviços de limpeza e de pequenos reparos nos cemitérios públicos da cidade. O objetivo é preparar os locais para o “Dia de Finados” (02 de novembro), quando são esperadas milhares de pessoas para visitar seus entes queridos sepultados nos locais.
Para concluir todos os serviços, a Prefeitura fechará todos os cemitérios da cidade por dois dias, nesta terça-feira (31) e quarta-feira (01), e pede a compreensão de todos para que evitem se dirigir aos cemitérios nesse período de acesso restrito, com entrada permitida somente para funcionários responsáveis pela execução dos serviços.
Santa Cruz/RN conta com quatro cemitérios na zona urbana, mais o da comunidade “Cacaruaba”, zona rural do município. Todos deverão registrar grande movimentação nesta quinta-feira (02), durante todo o dia.
Juiz converte prisão de ex-funcionário do ministério do Turismo em preventiva
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/2/z/jzDhgsSSyAIHcmK7PaQQ/whatsapp-image-2017-10-26-at-08.00.19.jpeg)
A Justiça Federal no Rio Grande do Norte converteu em preventivas as prisões temporárias do ex-chefe da assessoria parlamentar do gabinete do ministério do Turismo, Norton Domingues Masera, e de Aluísio Henrique Dutra de Almeida, ligados ao ex-ministro Henrique Eduardo Alves. Com isso, não há prazo pra que eles deixem a prisão.
Eles foram presos temporariamente na semana passada na Operação Lavat , que investiga lavagem de dinheiro, e é um desdobramento da Operação Manus, que levou Henrique Alves à prisão, em junho.
Durante a operação, na semana passada, a Polícia Federal fez buscas na sede do ministério. E encontrou R$ 30 mil reais no ministério , na sala de Norton. Ele foi exonerado na semana passada após a ação policial.
O Ministério do Turismo informou que colabora com as investigações.
Operação da PF apura desvios no 'Minha Casa, Minha Vida' no RN
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (31), em Natal, uma operação que apura desvios de recursos do Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV e do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na capital potiguar.
De acordo com a PF, a investigação constatou que recursos repassados nos anos de 2008 e 2009 para uma instituição financeira sediada na capital potiguar foram em parte desviados mediante a falsificação de recibos em nome de terceiros.
O objetivo das buscas é coletar provas que revelem o real destino dos recursos indicados nos recibos falsificados, havendo a suspeita de que tenham sido políticos, como vereadores e prefeitos do interior do estado.
Professores da UERN aprovam paralisação, por tempo indeterminado, a partir do dia 10 de novembro

Em uma assembleia lotada, professores e professoras da UERN, aprovaram greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 10 de Novembro. A decisão é motivada pelos atrasos salariais, que se arrastam desde janeiro de 2016 e pelo que a classe classifica como descaso do Governo com a universidade.
Após uma série de falas emocionadas, que destacavam a sensível piora nas condições de vida de professores e professoras da UERN e o notório desrespeito do Governo com a universidade, os mais 250 docentes professores presentes definiram, com grande maioria, que a parada nacional do dia 10 marcará o início da greve da categoria.
O comando de greve, formado após o fim da assembleia geral, determinou que participará das assembleias de outras categorias no decorrer da semana, que devem confirmar greve por tempo indeterminado com unidade em todo o funcionalismo público do Rio Grande do Norte.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) realiza assembleia no dia 31/10 pela manhã, o Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (SINPOL/RN), no dia 01/11 às 15h, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaude), no dia 06/11 às 9h30, o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai-RN), também no dia 06/11.
A presidenta da ADUERN Rivânia Moura avaliou a assembleia como muito positiva, em especial pela massiva participação da categoria. Ela destacou que os professores da UERN vieram à atividade com o desejo de votar e aprovar a greve, porque chegaram à uma situação limite e já não aguentam mais o descaso do Governo com a universidade.
“Saímos dessa assembleia com a perspectiva de que esta greve será muito forte. Tanto pela situação limite a qual o Governo do Estado nos colocou quanto pelo compromisso da categoria com a defesa da universidade. Hoje tivemos a oportunidade de ver que os professores e professoras da UERN estão indignados e não vão aceitar os atrasos salariais”, afirmou.
CONSELHOS – Antes da decisão acerca da greve, os docentes da UERN definiram os representantes da categoria para os conselhos da universidade. O resultado das votações escolheu como novos conselheiros Rosimeiry Florêncio (FAD), para a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Neto Vale (FACEM) para a suplência no Conselho Curador, Paulinho Silva (FALA) e Luis Carlos Martins (FALA) para o Conselho Superior Universitário (Consuni).
Prefeitura viabiliza participação de atletas santa-cruzenses em finais dos JERNs em Natal/RN
Atletas de Santa Cruz/RN participaram, neste fim de semana, da fase final dos jogos escolares do Rio Grande do Norte (JERNs), em Natal/RN. A viagem da comitiva santa-cruzense foi viabiliza pela Prefeitura, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, que deu total apoio logístico.
Foram cerca de 40 atletas/alunos oriundos de escolas públicas e privadas que se classificaram na fase regional e que tiveram a oportunidade de participar das finais dos jogos.
“Muitos conquistam o direito de participar das finais, mas encontram dificuldade de ir à Natal para as disputas das finais. Viabilizamos o transporte para esses jovens para garantir o direito deles de competir, um direito que eles conquistaram com seus próprios méritos em suas respectivas modalidades”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Jackson Jaedsyon.
Dodge pede ao STF que aceite denúncia oferecida por Janot contra Agripino Maia
A procuradora-geral da república, Raquel Dodge, defendeu junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) o recebimendo da denúncia contra o senador José Agripino Maia (DEM-RN). A acusação foi apresentada em um desdobramento da Operação Lava Jato.
A denúncia foi apresentada em setembro pelo então procurador-geral Rodrigo Janot. O senador é acusado de receber propina da empreiteira OAS em troca de favores relacionados à Arena das Dunas, em Natal, construída para a Copa do Mundo de 2014.
Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), o estádio foi superfaturado em R$ 77 milhões.
Agripino Maia nega as acusações, e diz que não há na denúncia qualquer indício de recebimento de propina.
Em seu parecer, Dodge pede que a denúncia seja recebida. Ou seja, ela quer que o senador se torne réu em ação penal no STF.
“A denúncia narra os fatos atribuídos ao acusado em um contexto de recebimento de vantagens indevidas, de forma oculta e disfarçada, no âmbito de complexo esquema de corrupção envolvendo diversas pessoas, divididas em núcleos especializados em determinadas tarefas”, escreveu Raquel Dodge no parecer.
A denúncia vai ser analisada pela Primeira Turma do Supremo. Se o colegiado aceitar a acusação, o senador responderá por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Mais de 130 professores do RN sofreram atentado contra a vida em 2015, diz anuário
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/g/7/3F2bjCTReArSDDxxDFjg/whatsapp-image-2017-10-01-at-10.51.33.jpeg)
Pelo menos 136 professores do Rio Grande do Norte disseram que já foram vítimas de atentados contra a vida. Outros 537 profissionais sofreram ameaças dos seus próprios alunos, segundo o Anuário da Violência Pública, lançado nesta segunda-feira (30). Os números foram levantados por meio da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar realizada, em 2015.
Na pesquisa, 308 professores também afirmaram que foram vítimas de furtos dentro da escola e 92 sofreram roubo mediante ameaça, dentro do ambiente de trabalho.
Ao captar a percepção de diretores e professores sobre a ocorrência de situações de violência na escola em que trabalham ao longo de 2015, a pesquisa registrou que 2.706 dos profissionais (50% dos entrevistados) tinham conhecimento de agressões verbais ou físicas de alunos contra educadores e funcionários de instituições de ensino no estado.
Outros 75,3% dos entrevistados sabiam de casos de agressões entre alunos. Dos entrevistados, 292 também apontaram que viram alunos chegarem à escola sob efeito de álcool e 677 lembraram de casos em que os estudantes estavam sob efeito de drogas.
Até armas são encontradas dentro das unidades de ensino. À pesquisa, 447 profissionais afirmaram que sabiam de alunos que frequentaram aulas portando armas brancas, como facas ou canivetes. Pelo menos 89 viram alunos com armas de fogo.
Os profissionais também reclamaram das condições de segurança pública dentro e fora da escola, como a presença da polícia no entorno das instituições, bem como iluminação pública.
Santa Cruz/RN participa de feira de turismo na Argentina; cidade integra estande do Rio Grande do Norte
Santa Cruz/RN está participando de mais um importante evento internacional de turismo, a FIT América Latina (Feira de Turismo Internacional), que acontece desde o último sábado (28) até a amanhã (31), em Buenos Aires, Argentina.
A “Cidade Santuário” está representada pela secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, e compõe o estande do Rio Grande do Norte. Vários destinos turísticos potiguares estão participando do evento, entre eles, Santa Cruz/RN, além de hoteleiros e representantes do Governo do Estado.
A expectativa dos organizadores da FIT América Latina é de receber, até o último dia do evento, cerca de 95 mil participantes. Para a Prefeitura de Santa Cruz/RN, uma excelente oportunidade de ampliar a divulgação da cidade para um novo público.
Locadora recolhe carros da prefeitura de Parnamirim por falta de pagamento
Uma frota de cerca de 100 veículos alugada pela empresa ProTour Locação à prefeitura de Parnamirim recolheu nesta terça-feira(31).
Segundo a empresa, a gestão anterior, através de Maurício Marques, deixou de honrar uma dívida de R$ 10 milhões com a ProTour, enquanto a atual administração, acumula um débito de R$ 3 milhões.
A ProTour possui uma média de 70 veículos leves; 17 caminhões; sete máquinas pesadas e quatro vans.
Segundo a empresa, a gestão anterior, através de Maurício Marques, deixou de honrar uma dívida de R$ 10 milhões com a ProTour, enquanto a atual administração, acumula um débito de R$ 3 milhões.
A ProTour possui uma média de 70 veículos leves; 17 caminhões; sete máquinas pesadas e quatro vans.
Assinar:
Postagens (Atom)






