quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Polícia registra chacina na cidade de João Câmara, no Agreste potiguar


Uma chacina foi registrada na tarde desta quinta-feira (27) em João Câmara, na região Agreste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, pelo menos cinco homens foram mortos durante um tiroteio na cidade. Um sexto homem foi ferido e socorrido ao hospital.

De acordo com o capitão João Batista Fonseca Neto, da PM, testemunhas afirmaram que seis suspeitos chegaram até o local e atiraram nos homens.
"A informação é que seriam quatro homens em um carro branco e outros dois em uma moto, todos eles armados. A suspeita é que tenha sido um acerto de contas entre facções criminosas, porque algumas das vítimas tinham passagem pela polícia", informou o capitão.
No local do crime, a polícia se deparou com os corpos espalhados entre uma residência e a rua. Um homem foi morto dentro da casa. Outros três foram baleados na calçada. Uma quinta vítima foi atingida na lateral da residência e outro foi morto no meio da rua.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, uma das vítimas foi socorrido ao Hospital Regional de João Câmara. O estado de saúde dele, no entanto, não foi informado. O G1 tentou contato com o hospital, mas não teve retorno.

Servidores da UFRN entram em greve por tempo indeterminado


Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deflagraram greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira (27). A decisão foi tomada durante assembleia realizada esta manhã, no pátio da reitoria, no campus central da universidade, em Natal.
De acordo com o Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest), a greve acontece contra a PEC do ajuste fiscal. "Os dois últimos meses foram marcados pela intensificação das lutas contra o ajuste fiscal e em defesa da educação pública e gratuita. Nesse momento, no Brasil, estão sendo pautados diversos ataques à juventude e aos trabalhadores que têm por objetivo cortar investimentos sociais para garantir o pagamento da dívida pública (repleta de ilegalidades, conforme a CPI da Dívida), que consome quase metade do orçamento da União. Com esse falso discurso de falta de dinheiro, o governo justifica o corte de verbas da educação pública, corte dos auxílios estudantis, congelamento salarial, corte em investimentos na infraestrutura da universidade, Reforma da Previdência, privatizações, PL 257/2016 e PEC 241/2016", informou, em nota, o Sindicato.
Com a greve, toda a parte administrativa da universidade fica comprometida. Serviços como finalização de semestres, matrículas, solicitação de documentos, também serão afetados.

Chefes de facção são trazidos para o RN após 11 mortes em prisão de RR


Sete presidiários identificados como chefes de uma organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios de Roraima foram transferidos na manhã desta quinta-feira (27) para o presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Os presos, que são considerados de alta periculosidade, seriam os líderes da facção que em confronto com integrantes de um grupo rival assassinou dez detentos e feriu outros seis dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, no dia 16 de outubro. No dia 21, outro detento foi morto no presídio.
A transferência dos detentos começou às 6h15 (8h15 de Brasília), quando os presos foram levados do Centro Comando de Policiamento da Capital (CPC), onde estavam custodiados desde o início da semana.
Além dos sete presos ligados à facção criminosa, os detentos Antônio Alves da Silva, Rafael Sampaio Rocha Lima, Rogério Cabral do Nascimento Júnior e Gerson da Silva Melo, irmão do deputado George Mel (PSDC), detidos na operação 'Cartas Marcadas', foram transferidos para o presído de Mossoró, segundo o Ministério Público de Roraima. A ação investiga fraude e desvio de dinheiro na Assembleia Legislativa de Roraima.
Em seguida, eles passaram pelo Instituto Médico Legal, e depois foram levados ao Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede. No local, os presos embarcaram em um avião da Polícia Federal que decolou às 8h10 (10h10 de Brasília). A ação foi conduzida por agentes do Bope, Força Tática, Giro e PF e Dicap.

Eduardo Cunha e Henrique Alves viram réus por esquema milionário na Caixa


O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal, em Brasília, aceitou nesta quarta-feira, 26, denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o operador do mercado financeiro Lúcio Funaro e mais duas pessoas por esquema de desvio de recursos na Caixa. Os envolvidos agora passam à condição de réus e responderão a ação penal por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, prevaricação e violação de sigilo funcional.
 
Cunha e os demais réus são acusados de cobrar propina de empresas para liberar investimentos do FGTS pleiteados por elas. A denúncia foi originalmente oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Com a cassação, o ex-presidente da Câmara perdeu o foro privilegiado e o caso foi enviado à Justiça de primeiro grau. Também são réus Alexandre Margotto, apontado como parceiro de Funaro em negócios, e Fábio Cleto, ex-vice-presidente da Caixa que fez acordo de delação premiada e detalhou o suposto esquema de desvios.
 
Na decisão, o magistrado explica que a peça de acusação está “jurídica e perfeitamente íntegra”, merecendo ser recebida, pois cumpre os requisitos do Código do Processo Penal (CPP). Ele afirma que o MPF detalha os crimes atribuídos a cada acusado e contextualiza as operações financeiras no exterior, “a fim de que os valores da propina chegassem aos denunciados por meio de mecanismos variados”.

Tomba destaca na Assembleia manifestação em prol da Vaquejada


Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na manifestação “Grito do Vaqueiro” que ocorreu em Brasília nos dias 24 e 25, em defesa das vaquejadas, o deputado Tomba Farias (PSB) fez uso da tribuna para reforçar o apelo na defesa da atividade que gera emprego e renda para milhares de famílias no RN e no Nordeste.

“A decisão do Supremo Tribunal Federal foi um equívoco e lá tivemos a oportunidade de defender todas as famílias que tiram daí o seu sustento, criam seus filhos e lutam para ter uma vida digna”, afirmou o parlamentar. Tomba contou que na ocasião foi entregue ao Ministro da Agricultura um documento mostrando as mudanças a fim de melhorar as condições dos animais.

“O movimento que aconteceu em Brasília encheu os olhos dos nordestinos e daqueles que acreditam que a decisão contrária foi um grande equívoco. Lá tivemos a oportunidade de levar a nossa palavra. Nos preocupamos com os maus tratos aos animais e nesse sentido  foram feitas várias mudanças, como retirada das esporas, a questão da alimentação e água, o colchão de areia com mais de 50 centímetros de altura e os cuidados com os ferimentos”, destacou Tomba.

O parlamentar viajou acompanhado de uma comitiva, composta por dirigentes de entidades, como a Associação Norte-Rio-Grandense de Cavalos Quarto de Milha e Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte, além de criadores e praticantes do esporte. Tomba lembrou que a vaquejada tem uma tradição secular. “Estamos aguardando com muita tranquilidade a sensibilidade do Ministério da Agricultura”, disse.

O agravamento da seca reforça a preocupação do deputado com a renda das famílias que vivem da atividade. “Num momento como esse, não saiu ninguém se preocupando com a seca e inclusive falei sobre a morosidade da adutora de Caicó, que irá fornecer água a 60 mil habitantes e citei as dificuldades que a gente tem para receber os recursos para as obras hídricas”, justificou.

Em aparte, os deputados Hermano Morais (PMDB), Vivaldo Costa (PROS), Getúlio Rêgo (DEM), George Soares (PR) e Ricardo Motta (PSB) também defenderam a atividade. “A bacia leiteira do Seridó, a maior do RN, está praticamente dizimada pela seca, então seria importante que o Supremo Tribunal Federal se associasse nessa luta”, disse Vivaldo.

Para o deputado Hermano Morais, a situação gera revolta e comoção, como mostrou a mobilização em Brasília. Getúlio Rêgo destacou que a atividade é secular, envolve outros segmentos da sociedade e seu fim geraria uma grande repercussão social. Na avaliação de George Soares o ato em Brasília mostrou a mobilização de um setor importante que fornece impostos e empregos, colaborando com a economia. “O fim da vaquejada não é solução para nenhum problema, mas o início de um grande caos econômico e social”, finalizou Tomba.

TCE vai fiscalizar variação patrimonial de autoridades e servidores no RN

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) vai fiscalizar as declarações de bens e rendimentos de autoridades e servidores públicos para combater o enriquecimento ilícito. A resolucção foi aprovada no pleno do TCE e disciplina o envio de cópia da declaração de bens ao Tribunal de Contas.
De acordo com o TCE, as declarações precisarão ser enviadas por “todos quantos exerçam cargo eletivo e cargo, emprego ou função de confiança”, entre eles governador e vice-governador, prefeitos, secretários de Estado, deputados, vereadores, juízes, promotores, membros do Tribunal de Contas e servidores em geral.

Erros em hospitais podem matar mais gente no Brasil do que câncer


Até 434 mil pessoas podem ter morrido em 2015 por erros de atendimento enquanto estavam hospitalizadas nos sistemas público e privado de saúde no Brasil. É o que estima um estudo inédito da Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG) e do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) que será divulgado nesta quarta-feira durante evento em São Paulo.
Para chegar a esses dados, a equipe de pesquisadores extrapolou resultados obtidos em uma pesquisa de grupo para o número de internações em todos o país.
A constatação: se todos os hospitais do Brasil tivessem um elevado grau de qualidade e acreditação internacional, o número de óbitos por problemas hospitalares seria de 104 mil em um ano. Em condições mais realistas, o número seria de 434 mil mortes.
Isso significa que a cada três minutos, dois brasileiros podem ter morrido em 2015  por problemas durante a internação, como erros na aplicação de medicamentos ou infecção hospitalar.
De acordo com o estudo, no primeiro cenário, essas mortes seriam a quinta causa de óbitos no Brasil. Na perspectiva mais realista, a primeira ou segunda – à frente das doenças do aparelho circulatório (que mataram 339.672 pessoas em 2013) ou câncer (que respondeu por 196.954 óbitos em 2013).

Santa Cruz ultrapassa meta na campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva


A campanha antirrábica canina e felina, que tem como objetivo imunizar cães e gatos contra a raiva, só será encerrada na próxima sexta-feira (28), mas em Santa Cruz, a Prefeitura, através dos profissionais da Vigilância Ambiental, conseguiu atingir a meta de animais vacinados.Na capital do Trairi, 81,5% do total de animais estimados no município receberam a vacina, quando o percentual mínimo de cobertura preconizado pelas autoridades em saúde é de 80%. Os números indicam que Santa Cruz já vacinou 5.986 cães e 2.822 gatos, um total de 8.808 animais vacinados de 10.801 estimados.

Mesmo já tendo alcançado a meta, a vacinação em Santa Cruz continua e segue até a próxima sexta-feira (28). Qualquer informação poderá ser obtida pelos fones 99699-9050 ou 98634-2108. É importante sempre lembrar que vacinar o animal de estimação, além de ser um gesto de amor, é o método mais eficaz de deixá-lo protegido da raiva, que é uma doença letal em animais e humanos.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Portaria suspende novas nomeações de aprovados em concurso para professor do RN


O Secretário Cristiano Feitosa Mendes da Searh/RN, com base na decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), resolve suspender os efeitos do concurso público deflagrado por meio do Edital nº 001/2015 – SEARH-SEEC/RN.

A portaria, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (26), explica que a Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP/SEARH, fica proibida de elaborar as minutas de atos de nomeação ou posse em decorrência do concurso público elaborado pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), até o julgamento do mérito do processo.

Decisão do TCE
Por conta dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Executivo fica impedido de realizar nomeações que impliquem no provimento de novos cargos. Além disso, a Secretaria de Administração deverá apresentar “cálculos que informem a existência de recursos financeiros suficientes para custear as nomeações dos servidores aprovados no concurso”.
Sobre o concurso
O concurso teve 48.787 inscrições homologadas. Candidatos de todas as regiões do Estado participaram do certame. As provas foram realizadas, simultaneamente, no dia 10 de janeiro de 2016, em 16 municípios: Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, João Câmara, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros. As 1.400 vagas oferecidas no concurso são para preencher o quadro de pessoal da SEEC.

A jornada de trabalho de quem atua na área é de 30 horas semanais e o salário é de R$ 2.013,39 para os seguintes cargos: Suporte Pedagógico e professor de Arte; Arte – Música; Ciências Biológicas; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; LIBRAS – intérprete/tradutor; LIBRAS – professor; Pedagogia – Educação Especial; Química; Ensino Religioso; e Sociologia.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Santa Cruz sedia finais da “Taça RN de Futebol Escolar” e Pedro Avelino leva título


No último fim de semana, Santa Cruz recebeu as finais da “Taça RN de Futebol Escolar”. A parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio das secretarias municipal e estadual de Esportes e Lazer possibilitou a realização dos jogos na capital do Trairi, no estádio municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão). A competição contou com participação de 16 seleções municipais, inclusive com a de Santa Cruz, que ficou na terceira colocação. As equipes eram formadas por atletas com idade até 17 anos.

As partidas da fase semifinal aconteceram no sábado (22) e a grande final no domingo (23). Pedro Avelino conquistou o titulo da competição, Goianinha ficou em segundo lugar, Santa Cruz em terceiro lugar e Currais Novos na quarta colocação. Luiz Carlos, atleta da representação santa-cruzense, foi o artilheiro da competição.

As finais foram acompanhadas pelo Secretário Estadual de Esportes e Lazer, Canindé de França, recepcionado pelo Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson.

Câmara aprova em segundo turno PEC que limita gastos públicos por 20 anos


Depois de mais de sete horas de discussão e obstrução da oposição, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (25), em segundo turno, o texto principal da proposta de emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos à correção da inflação do ano anterior. Foram 359 votos a favor, 116 contrários e duas abstenções. Seis destaques ao texto apresentados pela oposição ainda precisam ser votados.
 
Pouco antes de encerrar a votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mandou que a Polícia Legislativa retirasse das galerias cerca de 50 manifestantes que protestavam contra a aprovação da PEC.
 
Ao orientar os deputados da base governista a votarem a favor da aprovação da PEC, o líder do governo, deputado André Moura (PSC-SE), disse que a limitação de gastos é fundamental para a retomada do crescimento econômico e do emprego e para o fim da recessão. Segundo Moura, a PEC não mexe nos recursos das áreas prioritárias como a saúde e a educação.
 
Desde o início da discussão da PEC dos Gastos Públicos, a oposição critica a medida e diz que a limitação vai retirar recursos das áreas sociais, principalmente da saúde e da educação. Os governistas rebatem os argumentos e garantem que não haverá cortes nessas áreas.
 
Para que a PEC 241 seja encaminhada para discussão e votação no Senado, os deputados precisam agora votar os destaques ao texto.
 
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os aliados do governo esperam concluir a apreciação da PEC na Casa em novembro para que a proposta seja promulgada e anexada à Constituição Federal.

No RN, PM encontra cofre de agência dos Correios enterrado em matagal


Policiais militares encontraram um cofre dos Correios enterrado em uma área da mata na zona rural do município de Pureza, distante 59 Km de Natal. De acordo com a Polícia Militar, um morador do distrito de Cana Brava, local onde o cofre foi encontrado, informou a polícia sobre o achado. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (25).

De acordo com o sargento Galdino, comandante do policiamento de Pureza, desde a semana passada a polícia recebeu informações sobre a presenã do cofre no local. "Chegamos a ir até o local duas vezes, mas nunca encontrávamos quem passou as informações. Quando fomos hoje é que encontramos uma pessoa que nos levou até o local", explicou.
Ainda de acordo com o sargento, a porta do cofre estava jogada dentro do matagal. Também havia areia revirada no local. "O catador disse que tentou cavar com um pedaço de pau e bateu em algo, mas não cavou para ver. Quando cavamos, encontramos o restante do cofre no buraco", disse.
Segundo Galdino, a suspeita é que o cofre encontrado seja o mesmo roubado por bandidos da agência da cidade no dia 5 de outubro. Ainda de acordo com o sargento, o cofre foi deixado no local e deve ser removido pela Polícia Federal.
"Não tem como saber o conteúdo, porque não retiramos nada, mas provavelmente é o cofre roubado da agência da cidade", concluiu.

O Deputado Estadual Tomba Farias discursa na capital federal em favor da vaqueijada


O deputado estadual Tomba Farias participa neste momento do ato em Brasília a favor das vaquejadas no Brasil. O legislador representa a Assembleia Legislativa Potiguar no evento.

Em conversa com o Blog, Tomba Farias se mostrou surpreso com a grande quantidade de pessoas e políticos que estão no local a favor do esporte, tradicional no Nordeste. "Não tenho duvidas que os amantes e praticantes de vaquejada terão vitórias futuras, pois está em jogo um esporte tradicional da nossa região, que faz parte de nossa cultura, além de milhares de empregos que giram a economia potiguar e brasileira", destacou Tomba Farias.

De acordo com o parlamentar, existem leis tramitando no Congresso Nacional que regulamentam a pratica das vaquejadas e que elas precisam ser aprovadas, para dar garantias aos vaqueiros do país. "Ninguém que é amante de vaquejada é a favor dos maus-tratos aos animais, inclusive diversas ações estão sendo tomadas para proteger os animais na prática da vaquejada, mas precisamos garantir que ela continue, para dar seguridade a milhares de empregos e a algo que faz parte de nossa cultura", finalizou o legislador potiguar.


Fonte: Blog Édipo Natan
Fotos: Facebook de Raphael Correia/Blog Édipo Natal

Seis mil pessoas protestam em Brasília contra proibição de vaquejadas


Uma manifestação contra a proibição das vaquejadas reúne hoje (25), na Esplanada dos Ministérios, vaqueiros e cavalos vindos de diversos estados.
Com faixas e um carro de som posicionado próximo ao Congresso Nacional, vaqueiros e empresários do setor negam que a prática signifique maus tratos aos animais e afirmam que, além de elemento da cultural, a atividade é fonte de geração de emprego e renda.
A organização do evento diz que cerca de 700 caminhões de transporte de animais e 6 mil pessoas vieram a Brasília para a manifestação. São dois mil animais, principalmente cavalos.
No último dia 6, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada no estado. Com o entendimento do STF, a prática passou a ser considerada ilegal, relacionada a maus-tratos de animais.
O vaqueiro Clayton Araújo, 35 anos, vive em Paratinga (BA) e quer o retorno da vaquejada que ele conta fazer parte da história de sua família e diz ser um elemento cultural para muitos nordestinos. Segundo Clayton, a vaquejada mudou ao longo dos últimos anos e hoje são tomados cuidados para evitar maus-tratos aos animais.
“Existe toda uma vida por trás disso. Eu nasci e me criei dentro dela, meu avô era vaqueiro, meu pai é vaqueiro. Não envolve só o emprego, envolve toda uma cultura, raiz, criação. Já houve maus-tratos; quando comecei a correr existia a pista dura que maltratava o boi, hoje a pista é de areia, existia chiar o boi que era derrubar e arrastar e isso hoje não acontece mais. E também existia correr bezerro e hoje, na vaquejada regularizada, isso é proibido. Agora usamos o protetor de cauda”, disse.
Vaquejadas sustentam famílias
Ele diz que a vaquejada é uma forma de sustento para muitos e proibir a prática vai causar impacto em pequenas e grandes cidades a trabalhadores como tratadores, vaqueiros e motoristas.
De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (Abqm) e a Associação Brasileira de Vaquejadas (Abaq), anualmente, são realizadas cerca de 4 mil vaquejadas no país, a maioria no Nordeste, que geram 700 mil empregos diretos e indiretos.
As associações afirmam que, nos últimos 10 anos, a atividade passou por regulamentação para garantir a segurança dos competidores e dos animais e defendem que, ao invés de vedar a regulamentação da prática, o caminho é adotar medidas que garantam a continuidade da vaquejada.
O proprietário do Parque Leão de Vaquejada, em Brasília, Raul Leão, diz que medidas adotadas nos últimos anos – como o uso do protetor de cauda e da cama de areia onde o animal é derrubado – evitam sofrimento. Para Leão, o que deve ser combatida é a prática clandestina da atividade que ocorre sem a adoção da regulamentação necessária.
O empresário diz que o impacto econômico que o fim da atividade gera atinge toda uma cadeia produtiva como de produção de selas, rações e medicamentos.
“Esperamos que o Supremo seja sensibilizado pelos efeitos que essa decisão vai causar a esses 700 mil empregos. Foi lamentável ter ocorrido esse julgamento sem ter uma audiência pública para debater o que a vaquejada representa para o país”, disse Raul Leão.
Os caminhões que transportaram os animais passam o dia estacionados nas faixas ao longo dos meios fios da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e provocaram engarrafamento na região central da cidade pela manhã.
Ao longo do dia, os integrantes do movimento participam de uma missa na Catedral de Brasília e de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. As atividades vão terminar com um show à noite, na Esplanada.

Deputados discutem PEC do teto de gastos, que pode ser aprovada ainda hoje



Pouco antes das 13h, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), abriu a Ordem do Dia da Casa com um único item na pauta: a discussão e votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241), que limita os gastos públicos. Logo na abertura, houve algumas exaltações ao texto feita por governistas, Já parlamentares da oposição, como Ivan Valente e Alessandro Molon (Rede – RJ) se revezaram com críticas à proposta, anunciando uma obstrução que ainda não atrapalhou oficialmente o andamento dos trabalhos.
O cenário ficou ainda mais embaralhado quando o líder do governo na Casa, André Moura (PSC-SE) apresentou um pedido de retirada de pauta, que foi considerado como uma estratégia pela oposição. Na prática, partidos contrários ao texto acreditam que, com a rejeição deste requerimento, limita-se a possibilidade de outros pedidos de adiamento da discussão avançarem.
Logo cedo, uma sessão que estava marcada para as 9h para discutir a matéria, acabou sendo suspensa por falta de quórum.
A PEC 241 foi aprovada em primeiro turno há três semanas e recebeu 366 votos favoráveis. Nos últimos dias, o governo redobrou esforços para convencer um número maior de deputados e ampliar a margem de aprovação no segundo turno. Na noite de ontem (24), Rodrigo Maia ofereceu um coquetel, em sua residência oficial, para mais de 200 deputados aliados para discutir a PEC 241. O evento contou com a participação do presidente Michel Temer.
A principal crítica da oposição é sobre o prazo de validade da PEC, que define que, nos próximos 20 anos, órgãos de todos os Poderes terão que limitar os seus gastos ao IPCA do ano corrente. Uma flexibilização incluída no texto permite que a regra seja revista em dez anos. Outro ponto de impasse recai sobre as áreas de saúde e educação. Partidos de esquerda afirmaram que os dois setores, prioritários, perderiam com a proposta, mas o governo garante que os recursos para educação e saúde estão assegurados e, diferentemente de outras áreas, tiveram um piso mínimo definido e não um teto de gastos.
Enquanto a matéria ainda aguarda votação em segundo turno na Câmara, ministros de Temer já começam investidas junto aos senadores, que irão analisar a PEC 241 se ela for aprovada pelos deputados. A previsão do governo é que a votação final no Senado ocorra ainda na primeira quinzena de dezembro.

Henrique Alves apresentou Eduardo Cunha como referência para abrir conta na Suíça


Investigadores da Lava Jato identificaram várias semelhanças nos procedimentos utilizados por Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves para a abertura de contas no exterior.
As letras nos formulários são praticamente idênticas e, em pelo menos um dos casos, o endereço de instalação das empresas controladoras é o mesmo.
Além disso, o ex-ministro do Turismo pelo PMDB cita Cunha como referência na papelada das contas. Há relatos de que o mesmo gerente foi responsável pela abertura das contas.
Marcelo Leal, advogado do ex-deputado potiguar, garantiu que Henrique é inocente, mas tachou como ‘deselegante’ o fato de estar se defendendo na imprensa antes mesmo de ser convidado para se manifestar nos autos.

Por: Folha de S. Paulo

Com ajuda de cão farejador, PM acha dois corpos em manguezal no RN

Uma ação conjunta envolvendo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Batalhão de Choque da PM (BPChoque) localizou na manhã desta terça-feira (25) dois corpos em um manguezal às margens do rio Potengi, já na Zona Norte de Natal. Para chegar aos corpos, os policiais contaram com a ajuda do cão farejador D-Black, que faz parte do canil da PM. Delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Frank Albuquerque acredita que os dois homens foram vítimas de um "grupo de extermínio".
“O local é muito ermo, quase ninguém chega até lá. Por isso pedimos o apoio da Polícia Militar para nos ajudar a chegar ao local e investigar uma denúncia anônima”, relatou o delegado.
Ainda segundo Frank, os dois corpos – já em avançado estado de decomposição – estavam distante cerca de 400 metros um do outro. "Este é um sinal de que as vítimas tenham sido executadas no mesmo momento", observou. “A suspeita é que eles tenham sido sequestrados e levados até o mangue para serem mortos. Possivelmente eles foram vítimas de um grupo de extermínio, mas ainda iremos investigar. Outra possibilidade é acerto de contas”, ressaltou.

Manifestantes levam cavalos à Esplanada dos Ministérios em apoio à vaquejada


Manifestantes que defendem a liberação da prática da vaquejada em todo o País fazem na manhã desta terça-feira, 25, um protesto na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Vaqueiros de todo o País trouxeram cavalos para o gramado central e contestam a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou inconstitucional a lei cearense que regulamentava a prática naquele Estado.
No dia 6 deste mês, o STF decidiu por 6 votos a 5 que a vaquejada é uma prática de maus-tratos e crueldade contra animais. Na ocasião, o governo do Ceará defendeu que a vaquejada se tratava de patrimônio cultural do povo nordestino. 
Muito popular na região Nordeste, a vaquejada é uma atividade recreativa em que dois vaqueiros, montados em cavalos distintos, buscam derrubar um boi, puxando-o pelo rabo. Nesta terça, as comissões de Esporte e Meio Ambiente farão uma audiência pública para debater o tema.
A manifestação foi organizada pela Força Sindical, em conjunto com a Associação Brasileira de Quarto de Milha (ABQM) e a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ). Segundo a entidade sindical, a atividade emprega 700 mil trabalhadores.

Quadrilha arromba caixa eletrônico do Banco do Brasil da Prudente de Morais

Na madrugada desta terça-feira (25), criminosos explodiram caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil da Avenida Prudente de Morais. Até o momento, não há informações sobre prisões e sobre os valores roubados. 
A agência não chegou a ser arrombada e a polícia só foi acionada após o sistema de monitoramento identificar fumaça no local. A suspeita é que os criminosos tenham destravado a porta do banco e utilizado maçaricos para retirar o dinheiro. 

Sindicato não descarta possibilidade de paralisação total na saúde no RN


O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (SINMED RN) realizou na manhã desta terça-feira (25) um ato conjunto dos médicos municipais e estaduais em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Os médicos reivindicam o pagamento de seus salários que encontram-se em atrasos tanto pela gestão municipal como pela estadual.
O presidente do SINMED RN, Geraldo Ferreira, reforçou a necessidade do pagamento a categoria. “O estopim desta paralização são os atrasos salariais. Hoje, nós entramos no fim do mês e dia 29 vai se completar o pagamento do servidor, estamos a um mês com os trabalhadores sem receber. Se tornou intolerável, as pessoas vivem de seus salários, elas pagam o colégio de seus filhos, planos de saúde, compram remédios, se alimentam e elas estão tendo sua sobrevivência comprometida, isso atinge evidentemente todos os funcionários do estado”, denunciou.
O líder sindical também não descartou a possibilidade de paralisação geral das atividades médicas no RN. “Estamos suspendendo o atendimento para mostrar a nossa insatisfação com essa situação. Nós temos uma operação que chamamos de “padrão” e vem transcorrendo desde do começo do mês que ela ocorrerá depois do dia 05 de cada mês se não houver o pagamento, mas nós estamos a partir de hoje intensificando este movimento. Provavelmente teremos suspensão parcial de atendimento e em alguns dias da semana a suspensão total das atividades”, alertou.
Os médicos também aproveitaram a paralisação para realizar uma caminhada nas proximidades do shopping Midway Mall.