quarta-feira, 23 de julho de 2014

Henrique e Vilma fizeram campanha juntos na noite de hoje no conjunto Pajuçara na zona norte de Natal


Vilma faz campanha no conjunto Piragi ao lado de Walter Alves agora a noite


Convidados pelo vereador de Natal Júlio Protásio (PSB), Vilma e Walter Alves se fazem presentes no conjunto Pirangi na zona sul de Natal.

Deputado Getúlio Rego denuncia Mensalão em Mossoró

Em entrevista ao Repórter 98, o deputado estadual Getúlio Rego, líder do Governo Rosalba na Assembleia Legislativa, acaba de denunciar a existência de um mensalão envolvendo o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD).

Segundo Getúlio, o prefeito está oferecendo ofertas aos vereadores, em troca do apoio ao pai Francisco José, candidato a deputado estadual pelo PROS.

Mineiro "emburrado" com Fátima Bezerra


A relação entre o deputado estadual Fernando Mineiro(PT) e a senadorável Fátima Bezerra(PT) não anda lá essas coisas. 

Uma fonte Petista revelou ao Blog do Tales Vale, que Mineiro chegou a deixar um evento "emburrado" com Fátima que prometeu endossar sua cadidatura a reelição com novos apoios e até aqui nada.

Justiça determina desconto dos dias não trabalhados para médicos em greve

O desembargador Claudio Santos, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, determinou que o Sindicato dos Médicos do Estado do Rio Grande do Norte (SINMED) respeite, durante a realização da greve em curso, percentuais mínimos de 50% dos médicos servidores trabalhando regularmente no atendimento ambulatorial e 100% no de urgência. Além disso, os profissionais da área devem se abster de ocupar quaisquer unidades de saúde ou outros bens públicos, ou realizar qualquer ato que venha a prejudicar o bom atendimento dos serviços públicos à população. Ele também determina o desconto nos vencimentos dos servidores grevistas, dos dias não trabalhados. A medida adotada pelo desembargador deve ser cumprida com urgência.

O magistrado estipula, em caso de descumprimento, multa diária ao Sindicato dos Médicos, no valor de R$ 5 mil, e de R$ 1 mil diários aos seus diretores, sem prejuízo de eventual crime de desobediência.

Henrique Alves se reúne com Ministro da Agricultura e assegura liberação de grãos para produtores de Caicó


O ministro da Agricultura confirmou nesta quarta-feira (23) ao deputado Henrique Eduardo Alves a liberação de 13 caminhões carregados com milho no munícipio de Caicó. Os grãos vão atender criadores de pequeno porte de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos. Henrique Alves esteve reunido com o ministro em Brasília.
 
Durante o encontro na residência oficial da Presidência da Câmara, o ministro informou sobre a autorização para o descarregamento dos grãos. Os caminhões com o milho, que estão sob a responsabilidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Caicó, aguardavam a autorização do ministério para serem descarregados e comercializados pelo Programa Vendas em Balcão.
Os grãos chegaram ao município, que enfrenta uma longa estiagem, com prazo vencido e precisavam de autorização do Ministério da Agricultura para ser vendido com preço diferenciado.
 
Desde o início da semana, Henrique Alves e o deputado estadual Nelter Queiroz tem negociado a liberação dos grãos.

Inauguradas, obras de mobilidade urbana trazem problemas e riscos à população


Inaugurada parcialmente há pouco mais de um mês, as obras de mobilidade urbana do complexo da Arena das Dunas têm deixado motoristas e pedestres bastante preocupados no tocante a segurança e a sinalização.


A sinalização horizontal e vertical é confusa e com a presença quase nula de agentes de mobilidade urbana, o trânsito fica confuso dando margem também a infrações de trânsito ao longo do complexo viário.
Outro problema registrado no complexo viário é em relação as placas que indicam o valor e o prazo da obra que foram colocadas na avenida Romualdo Galvão. Como registrado nesta matéria através de fotos, as placas se tornaram uma ameaça aos condutores e pedestres que trafegam pela via, já que a ação do tempo deixou a estrutura quase que caindo em via pública.

Wilma recebe adesão de prefeitos do DEM


lideranças do DEM do senador José Agripino Maia começam a declarar apoio à candidatura de Wilma de Faria (PSB) para o Senado.

Os prefeitos do DEM de Governador Dix-Sept Rosado, Anaximandro Vale, e de Jaçanã, Esdras Farias foram recebidos por Wilma, no escritório de campanha, no bairro de Lagoa Nova.

E o mensalão?: Lideranças insatisfeitas com Robinson e Fátima


Lideranças que anunciaram apoios as pré-candidaturas de Robinson Faria e Faátima Bezerra já estão de "orelha em pé" com a chapa. No interior a insatisfação é grande, uma liderança confidenciou ao blog que existe muitas promessas por parte dos candidatos mas que até o momento nada de "ajuda" as bases, e pior ainda, algumas tem ajuda ,outras não, as ajudas são por cara, afirmou.  Uma das lideranças chateado com tanta promessa perguntou a Fátima: E o mensalão Fátima?.   

Coisas da política...

Ariano Suassuna morre aos 87 anos em Recife


O escritor Ariano Suassuna morreu no fim da tarde desta quarta-feira (23) em Recife. Em estava em coma após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e passar por uma cirurgia de emergência. De acordo com o Diário de Pernambuco, o protocolo para confirmar a morte cerebral de Ariano foi aberto durante a manhã e a morte foi confirmada pela equipe médica às 17h40.

Suassuna passou mal em casa, na noite de segunda-feira (21), e foi levado ao hospital por volta das 20h, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Às 23h, terminou a cirurgia de emergência para a colocação de dois drenos, com o objetivo de controlar a pressão intracraniana provocada pelo AVC. Desde então, o escritor estava internado na UTI Neurológica, sem previsão de alta.

No ano passado, o escritor sofreu um infarto, e dois dias depois de receber alta, deu entrada novamente no hospital por causa de um aneurisma cerebral.

Tarifa a R$ 2,35 mantém empresas de ônibus no 'vermelho', diz Seturn

O reajuste da tarifa de ônibus para R$ 2,35 não satisfez o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn). Em nota divulgada nesta quarta-feira (23), o sindicato afirma que empresas continuarão a trabalhar "no vermelho" com o novo valor da passagem. De acordo com o Seturn, o reajuste de R$ 0,15 é insuficiente para acabar com o desequilíbrio econômico e financeiro.

O aumento foi anunciado na manhã desta quarta pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) após reunião com o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito Urbano. Para que a nova tarifa entre em vigor é preciso que o prefeito Carlos Eduardo publique no Diário Oficial a portaria autorizando o aumento. A expectativa da Semob é que o novo valor comece a ser cobrado no fim de semana.


Atualmente, a tarifa de ônibus em Natal custa R$ 2,20, O valor não é reajustado há 43 meses. A proposta inicial da Prefeitura de Natal era de que a tarifa fosse de R$ 2,30, mas, de acordo com a titular da Semob, Elequicina Santos, foi levado em consideração o aumento salarial concedido aos motoristas de ônibus para chegar ao valor de R$ 2,35.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Wilma defende 10% do orçamento para saúde


A candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB) defende que a União destine 10% das receitas correntes brutas para a Saúde Pública. Ela destacou que apresentará um projeto para que esse percentual fique assegurado no orçamento.

Ao conceder entrevista para o programa Jornal Verdade, transmitido pela Rede TV, Wilma de Faria também afirmou que é preciso uma reforma tributária que melhore as condições financeiras e orçamentárias dos municípios. Sobre o Passe Livre, Wilma defende que a União também assuma uma desoneração que viabilize o projeto.

Henrique recebe enfermeiros e explica tramitação do projeto das 30 horas


O deputado federal Henrique Alves, candidato do PMDB ao Governo do Estado, recebeu representantes de entidades que compõem o Fórum Estadual de Enfermagem para informar a tramitação do projeto de lei 2295/00 que estabelece jornada de 30 horas semanais para os profissionais da categoria.

Henrique explicou que o projeto ainda não foi votado porque a pauta foi obstruída por outras matérias que tramitam na Casa. A expectativa é que a emenda substitutiva do projeto 2295/00 seja votada na Câmara dos Deputados na primeira quinzena de agosto. Em seguida, vai para o Senado.

“A reunião foi muito satisfatória. O deputado Henrique está sendo muito transparente e interessado em nos receber. Entendemos os motivos por que o projeto não foi votado e vamos continuar lutando”, afirmou a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Alzirene Nunes de Carvalho.

Além do Coren, participaram representantes dos sindicatos de enfermeiros do RN (Sindern), dos profissionais em enfermagem (Sipern) dos trabalhadores da Saúde (Sindsaúde). A categoria conta com cerca de 26 mil enfermeiros inscritos no Coren.

Neymar qualifica time como regular


Apesar de reconhecer a atuação abaixo, Neymar defendeu os treinamentos e também negou que o choro dos atletas brasileiros em momentos cruciais tenha prejudicado a equipe. "O cara que fala do choro é leigo, não sabe o que é estar ali dentro. Era um sonho de criança, cada jogador sonhou com aquilo desde pequenininho."

Fratura
Apontado como principal jogador da Seleção, o atacante se despediu da Copa do Mundo nas quartas de final, quando sofreu uma fratura na vértebra, ao levar uma joelhada do colombiano Zúñiga. "Não vou concordar com o que ele fez, mas aceito numa boa as desculpas. O movimento que fez não foi de futebol", comentou.  Sem ter entrado em campo, o atacante viu a Seleção perder por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal, e por 3 a 0 para a Holanda, na disputa pelo terceiro lugar. Com isso, o jogador reconheceu a superioridade adversária. "Ultrapassado, não. Mas acho que (o futebol brasileiro) está atrás de Alemanha e Espanha. Tem de ser homem suficiente para assumir isso", declarou. No entanto, o atleta negou que Felipão tenha cometido algum erro na formação do grupo. "Não digo que errou, que tenha ido mal na escalação. Eu escalaria os mesmos 23 que foram para a Copa", comentou o atacante, que disse ainda não entender de tática.

Sobre as categorias de base Neymar disparou críticas e disse que ele próprio por pouco não se torna vítimas dessa má formação de elencos no futebol brasileiro. "Quando se está na base, se aprende os fundamentos. Mas se aprende de maneira errada. Eu aprendi em casa, conversando com meu pai", disse.

Robinson Faria lança site de campanha


Está no ar o site do candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD), da Coligação Liderados pelo Povo. O canal de comunicação foi lançado nesta terça-feira (22), no endereço www.robinson55.com, com muita interatividade para valorizar e facilitar a navegação do eleitor ao conhecer cada vez mais o candidato e sua agenda, com conteúdos em tempo real.

Com projeto da empresa Maxmeio, foram inseridos vídeos pelo site, buscando um equilíbrio entre qualidade e peso. Com isso até mesmo os usuários com baixa qualidade de internet poderão acessar sem nenhuma dificuldade. Ele foi projetado para ficar bem adequado em todas as resoluções e dispositivos. Com isso, serão atingidos 100% dos usuários.

Produtores de orgânicos apostam em programas governamentais no RN


As mudanças de caráter econômico e social provocadas pela inserção da agroecologia na agricultura familiar não são mais novidades para agricultores que trabalham na Feira Agroecológica de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Além da comercialização semanal dos produtos orgânicos, os produtores buscam novas alternativas para elevar a produção e a renda. Projetos governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está entre as metas a serem conquistadas pelos integrantes da Associação dos Produtores da Feira Agroecológica de Mossoró (Aprofam) para os próximos meses.

Assim como já acontece com alguns agricultores familiares individualmente, a meta é passar a fornecer produtos os produtos orgânicos por meio da associação. De acordo com a presidente da Aprofam, Luana Clementino, a ideia é garantir novos meios de comercialização e romper barreiras para outros projetos.

“Estamos finalizando a documentação para que possamos ser inseridos no PAA. As dificuldades para a agricultura familiar ainda existem, mas buscamos meios para driblar e conquistar mais espaço. A participação no PAA vai melhorar ainda mais nossa situação”, declara.

Greve dos agentes temporários atrasa pesquisas do IBGE no RN

A pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua (PNAD-Contínua) no Rio Grande do Norte, previsto para ser divulgado junto ao estudo nacional, no próximo dia 28 de agosto, está com seu trabalho de colheita de dados prejudicado. A informação foi confirmada pela presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wasmália Bivar, nesta terça-feira (22). Os procedimentos das pesquisas financeiras e de áreas pecuárias também estão atrasados. 

O motivo para o serviço prejudicado é a greve dos agentes temporários, que se arrasta desde o último dia 26 de maio, em diversos estados do país. Ao todo, o IBGE/RN conta com um quadro de funcionários para o cargo de 86 pessoas. A diretoria do instituto no RN confirmou a não-renovação de contrato de 35 agentes de pesquisa, espalhados entre Natal e Parnamirim, no mês de junho, durante o período da paralisação. 

Cada agente de pesquisa pode ter seu tempo de serviço estendido por até três anos, renováveis a cada 3 meses. A prorrogação do vínculo é baseada em três critérios: assiduidade, produção individual e qualidade do trabalho. A presidente do IBGE assegurou que as dispensas foram baseadas nas regras existentes nos contratos, e não em decorrência da greve. 

“Os contratos venceram, e constatou-se que os agentes não compareciam há mais de 10 dias na instituição. Na normativa de contratação, está estabelecido três critérios, que não foram cumpridos”, garantiu Wasmália Bivar. 

Prefeito de Assú declara apoio a Henique Alves para o governo


O prefeito de Assú, Ivan Junior(PROS) declarou  nesta segunda-feira(21) seu apoio a candidatura de Henrique Alves(PMDB) ao governo do estado.O anuncio ocorreu na noite desta segunda-feira , em uma reunião onde estavam presentes o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta (PROS), que é candidato à reeleição, o vereador de Natal, Rafael Motta (PROS), que concorrerá a uma vaga de deputado federal, além de vereadores e lideranças de ligadas ao prefeito de Assu.

O apoio foi decidido após consulta às lideranças do prefeito, que escolheram por aclamação a candidatura de Henrique como a mais viável. Segundo Ivan Júnior, a adesão é fruto da consciência de que Henrique Alves é a melhor opção para mudar a realidade do Rio Grande do Norte, cuja situação atualmente é desanimadora.

Em Assu, Henrique agora conta com apoio do prefeito Ivan Junior e o grupo formado pelo deputado George Soares e o ex-prefeito Ronaldo Soares.

Representantes da Junta de Serviço Militar agradecem apoio da Prefeitura de Santa Cruz


Na tarde da última terça-feira (15) aconteceu uma Visita de Orientação Técnica (VOT) à Junta de Serviço Militar (JSM) de Santa Cruz. Esteve no município o Delegado da 11ª Delegacia de Serviço Militar, Tenente Climério Santana da Silva, e o Chefe da 24ª Circunscrição de Serviço Militar, o Sr. Coronel Elias Leocácio da Silva Junior.

Na ocasião, acompanhados de Francisco das Chagas Pontes (responsável pela JSM local), se reuniram, na sede do Poder Executivo Municipal com a Prefeita Fernanda Costa. O momento serviu para agradecer o importante apoio que a atual gestão vem dando para o bom funcionamento da JSM. No encontro, que também contou com a presença da Chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena, a Prefeita Fernanda Costa afirmou que continuará apoiando no que for possível para que a JSM, executora das serviços militares no município, possa continuar atendendo de forma satisfatória à população, garantindo a todos cidadania.

Entre as principais atribuições da Junta de Serviço Militar estão: emissão do documento do certificado de reservista para jovens do sexo masculino que completam ou já tem 18 anos, emissão de atestados de desobrigação militar, emissão de certificados para notoriamente incapaz, entre outras.

Em Santa Cruz, a Junta de Serviço Militar funciona na Central do Cidadão.

Robinson Faria: “O povo do RN irá derrotar o poderio econômico de Henrique Alves”


O candidato do PSD a governador, Robinson Faria, disse hoje que o povo irá derrotar o poderio econômico do candidato adversário, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB). “Essa eleição será a grande quebra de paradigmas de políticas velhas, políticas coronelistas, políticas familiares, onde líderes no passado tiveram momentos de vitória, momentos de admiração. Hoje todos eles sucumbiram diante do candidato poderoso, que se acha poderoso, o chefe do acordão. Em síntese, a população irá derrotar o poderio econômico do candidato do acordão, a sua supremacia financeira irá sucumbir diante do sentimento de liberdade das pessoas”.
Instado a falar se o poderio financeiro da campanha adversária, que estimou gastos da ordem de R$ 40 milhões junto ao Tribunal Regional Eleitoral, assusta, Robinson disse que de forma nenhuma. “Se eu não tiver um palanque em uma cidade eu vou chegar lá, vou procurar um banco de uma praça, uma escada de uma igreja e vou dar o meu recado à população. Nunca me intimidou”, afirmou. “Nem antes, quando eu era pré-candidato, que eu fui subestimado, tampouco agora já como candidato, querer sufocar e querer cercear a nossa caminhada. Eu acho que isso não é bom para a nossa democracia, querer chegar ao município e ter o domínio total de toda a classe política. E a população, como é que fica? Vai apenas obedecer? Vai apenas ouvir os seus líderes ou vai querer que tenhamos nessa eleição um debate democrático com a oportunidade de cada um falar da sua proposta?”, indagou.