domingo, 27 de novembro de 2016

Palmeiras conquista o Brasileirão e encerra jejum após 22 anos


Depois de 22 anos ou cerca de oito mil dias de espera, o Palmeiras se sagrou novamente campeão brasileiro neste domingo, quando festejou o seu nono título da principal competição do País. A geração de Gabriel Jesus e Dudu conseguiu unir as duas pontas da história - 15 de dezembro de 1994, data do último título, e 27 de novembro de 2016, a conquista atual - com a vitória sobre a Chapecoense por 1 a 0 no Allianz Parque. A partida marcou o recorde de público na história do estádio, incluindo o antigo Palestra Itália. A marca de 40.986 espectadores superou os 40.283 pagantes de 1976. 
A partida foi a despedida do atacante Gabriel Jesus do Allianz Parque e provavelmente do clube que o revelou. No mês de janeiro, o atacante se transfere para o Manchester City. O camisa 33 tentou encerrar o jejum de gols na arena, que dura desde setembro, mas não conseguiu. 

Justiça determina corte em salário do senador José Agripino Maia


A Justiça Federal determinou no dia (14) o corte de R$ 30.471 nos ganhos do senador José Agripino Maia (DEM-RN). O juiz Janilson Bezerra de Siqueira, da 4.ª Vara Federal, no Rio Grande do Norte, entendeu que o congressista recebe a quantia irregularmente, acima do teto salarial para o serviço público, previsto na Constituição, atualmente de R$ 33.763.
O valor corresponde à pensão recebida por Maia como ex-governador do Estado e se soma ao que é pago a ele pelo Senado, que já é equivalente ao limite constitucional.
Segundo a decisão, Maia terá de escolher sobre qual das fontes de renda será feito o desconto. Caso não faça a opção, o Senado terá de subtrair da remuneração que paga ao senador o valor extra. O magistrado não deferiu, no entanto, pedido do Ministério Público Federal, autor da ação, para que o senador devolvesse os recursos que já ganhou indevidamente.
A pensão de ex-governador é recebida por Maia desde 1986. Com ela, a remuneração do senador passou a ser mais de 90% superior ao teto.
O limite salarial, previsto na Constituição de 1988, foi regulamentado em 4 de junho de 1998 pelo Congresso, por meio da Emenda Constitucional 19. Desde aquela data, as remunerações dos servidores públicos não podem ultrapassar o subsídio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), de R$ 33.763.

Supersalários: maioria ganhando acima do teto está nos Judiciários estaduais


Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) mostram que o maior número de servidores públicos ganhando supersalários está nos Judiciários estaduais. No total, esse poder registrou 3.041 funcionários recebendo remuneração mensal média acima do teto do funcionalismo público no Brasil em 2015 - ou seja, quase um entre quatro servidores que recebiam mais que o permitido pela Constituição estava em algum Judiciário estadual.
 
Em segundo e terceiro lugares estão os Executivos federal e estaduais, com cerca de 2,5 mil funcionários recebendo supersalários. Esses dois entes administrativos, porém, têm um número de funcionários na ativa muito maior que os Judiciários. Em 2015, a União registrou 514 mil servidores que mantiveram seu vínculo empregatício ao longo do ano, enquanto os Executivos dos Estados empregaram mais de 2,5 milhões de pessoas.

História de senhora da passarela vira corrente de solidariedade


Há pouco mais de uma semana, Dona Francisca era para muitos só mais uma das tantas pessoas que dividem o espaço e imploram a atenção e algum trocado de quem passa em uma das mais movimentadas passarelas de Natal. Quando a reportagem do NOVO voltou a encontrá-la, no último dia 9, mais de 100 mil pessoas conheceram através das redes sociais a história por trás daquela senhora. 
 
Francisca é mãe de dezesseis, dos quais onze morreram vítima de doenças, fome, sede e outras dificuldades. A mais recente morreu em casa há quatro anos, cinco dias após o parto de João Francisco, neto que levaria o nome da avó, mas que também não resistiu. Foi então que os quatro netos (um menino de 13, e três meninas de 12, 9 e 6 anos) ficaram sob sua guarda e não restou alternativa que não fosse pedir esmolas para garantir o sustento de todos.
 
Conhecida de quem rotineiramente atravessa a passarela entre o Natal Shopping e o Via Direta, ela não esconde o esforço de viajar mais de 70 km, de Santo Antônio do Salto da Onça até Natal, quando seca um bujão de gás, quando precisa inteirar no aluguel ou até mesmo quando a crise hídrica faz com que os gastos comprando água sejam altos demais para um orçamento de pouco mais de um salário mínimo, que ela tira da aposentadoria e do Bolsa Família. As dores no corpo, ela conta, já a impedem de trabalhar e garantir dinheiro suficiente para sustentar a casa e manter todos os netos na escola. E disso ela não abre mão já que repetidas vezes falou que nunca pensou em “ensiná-los a pedir”. “Eu não quero essa vida pra eles” reforça.


Preso foge pela porta da frente na penitenciária de Alcaçuz


Um detento escapou no último (27) pela porta da frente da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte.
Segundo informações da Polícia Militar, o preso considerado de confiança foi identificado como Marcos Miguel de Couto.
Com a fuga de Couto, contabiliza-se 348 o número detentos que já conseguiram escapar do sistema prisional do RN.

sábado, 26 de novembro de 2016

Seis facetas de Fidel Castro, segundo Estadão


O Radar Global, blog internacional do Estadão, listou seis facetas do líder cubano Fidel Castro, cuja morte, aos 90 anos, foi anunciada na madrugada deste sábado (26) pelo irmão Raúl Castro.  
O blog recorda que em 2011 o líder da Revolução Cubana admitiu que nunca pensou “viver tantos anos” e em abril deste ano pareceu se despedir: “Em breve serei como todos os outros. A vez chega para todos”. Confira as seis facetas do líder cubano, listadas pelo Radar Global (íntegra da matéria aqui):
– O estrategista
Fidel tinha 32 anos quando entrou triunfante em Havana. Era 1959, usava barba e uniforme e vinha da derrota de um exército de 80.000 homens contra uma guerrilha que em seu pior momento contou com 12 homens e sete fuzis. Sem passado militar, Fidel Castro expulsou do poder o general e ditador Fulgêncio Batista, na luta que começou com o fracasso da tomada do quartel Moncada, em 1953.
Fidel aplicou uma “doutrina militar própria” e conseguiu “transformar uma guerrilha em um poder paralelo, formado por guerrilheiros, organizações clandestinas e populares”, disse Alí Rodríguez, ex-guerrilheiro e atual embaixador venezuelano em Cuba.
O líder cubano derrotou conspirações apoiadas pelos EUA e enviou 386.000 concidadãos para lutar em Angola, Etiópia, Congo, Argélia e Síria. Ao longo de 40 anos (1958-2000) escapou de 634 tentativas de assassinato, escreveu Fabián Escalante, ex-chefe de inteligência cubano, segundo o veículo de informação alternativa Cubadebate.
Ao jornalista Ignacio Ramonet, Fidel confessou que quase sempre carregava uma pistola Browning de 15 tiros. “Oxalá todos morrêssemos de morte natural, não queremos que se adiante nem um segundo a hora da morte”, declarou em 1991.
– O sedutor
“Fiquei tão impressionada! Não pude fazer mais que olhar no rosto dele e dizer: te amo”. Mercedes González, uma cubana de 59 anos, só viu de perto por duas vezes o líder cubano, mas não resistiu ao “efeito” Fidel.
Seja pelo aspecto rude de guerrilheiro ou seus discursos quilométricos – a maioria espontâneos porque ele gostava do “nascimento das ideias”, segundo Salomón Susi, autor do Dicionário de Pensamentos de Fidel Castro -, Fidel fascinava também as massas, as mulheres, os políticos e os artistas.
“Ele projeta uma imagem pública muito atraente”, um dom que também “faz parte de sua lenda”, diz Susi. Já longe do poder, Fidel publicou reflexões sobre diversos temas. Apesar disso, o grande sedutor mantém a portas fechadas sua vida privada (dois casamentos e sete filhos com três mulheres é a única coisa que se conhece).
“A vida privada, na minha opinião, não deve ser instrumento da publicidade, nem da política”, sentenciou em 1992.
– O inimigo
“É o homem dos ‘E’s: ególatra, egoísta e egocêntrico”. Assim Fidel Castro é definido pela dissidente Martha Beatriz Roque, de 71 anos. Quem se opôs, acrescenta, enfrentou uma tripla resposta: “a prisão, os espancamentos e os protestos de repúdio”. Fidel desafiou dez presidentes dos Estados Unidos e governou com mão de ferro.
Em 1959, condenou a 20 anos de prisão o comandante de Sierra Maestra, Huber Matos, por insurreição. Na “primavera negra” de 2003 mandou prender 75 dissidentes, incluindo Martha Beatriz Roque, e nesse mesmo ano foram fuzilados três cubanos que roubaram uma lancha para fugir dos Estados Unidos.
Fidel sempre negou os pedidos internacionais para uma abertura política e considerou os opositores “mercenários”. “Eu vou lembrar dele como um ditador”, diz Martha.
– O mito
Enquanto proclamava o triunfo da revolução em 1959, várias pombas voaram a seu redor e uma delas pousou docemente em seu ombro. As pessoas entenderam como um sinal sobrenatural. O mito marcou a vida de Fidel.
Em um país onde o cristianismo se mistura aos cultos africanos, os cubanos atribuíram a Fidel a proteção do orixá Obatalá, o deus pai, o mais poderoso. Viam-no como um homem inabalável, que tinha solução para tudo, era considerado quase imortal até adoecer em 2006. Apesar da gravidade, sobreviveu.
“Pode ser que seja tocado pelos deuses, como dizem os que têm axé (sorte e poder)”, segundo a especialista cubana em cultos africanos, Natalia Bolívar.
A figura paternal do “comandante”, tão respeitada como temida, é onipresente. Era visto tanto no meio de um furacão, quanto ensinando a preparar uma pizza. Se acredito até que se protegia com um colete à prova de balas.
“Tenho um colete moral, é forte. Esse tem me protegido sempre”, disse aos jornalistas enquanto mostrava o peito durante uma viagem aos Estados Unidos em 1979. Fidel dizia não apreciar o culto à personalidade. Não há estátuas, mas sua imagem se multiplica na ilha.
– O inspirador
Um século 20 sem Fidel Castro? Impossível de dizer. Nos anos 60, ele apoiou as guerrilhas da Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Uruguai e Venezuela; no final dos 90 adotou politicamente Hugo Chávez (morto em 2013) e hoje Cuba é anfitriã e garante o acordo de paz que pretende acabar com meio século de luta armada na Colômbia.
A revolução de Fidel “provoca (…) a vontade de lutar, de ir para montanha, empunhar um fuzil para tentar mudar as coisas”, diz Iván Márquez, o número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Mas também “graças a Cuba podemos avançar tanto. Nenhuma outra tentativa de paz na Colômbia (…), tinha conseguido o que se conseguiu aqui, acrescenta Márquez.
Fidel exportou, além disso, as missões médicas que ajudaram os governo de esquerda a serem populares. “É o personagem mais importante do século XX no hemisfério ocidental”, diz o guerrilheiro colombiano.
– O Quixote
“Voltarão”. Em 2001 Fidel Castro prometeu que traria de volta seus cinco agentes presos pelos Estados Unidos três anos antes. “Quando Fidel disse ‘voltarão’, disse ao povo cubano: vocês os trarão”, disse René González, um dos cinco cubanos libertados por Washington entre 2011 e 2014. González ilustra assim o poder do ex-mandatário de contagiar com suas ideias, por mais incríveis que parecessem.
Mas nem sempre o Quixote caribenho venceu. Após um esforço titânico, não conseguiu, como tinha proposto, produzir 10 milhões de toneladas de açúcar em 1970. Mas conseguiu que Cuba derrotasse o analfabetismo em apenas um ano (1961).
Também se propôs a fazer de Cuba uma “potência médica”, quando tinha somente 3 mil médicos no país. Hoje tem cerca de 88 mil especialistas, um para cada 640 habitantes.
Na ilha, proliferaram os “planos Fidel”, experimentos sem sucesso para criar búfalos, gansos ou transformar Cuba em produtora de queijos de qualidade, quando ainda tinha um déficit de vacas.
Também não conseguiu que os Estados Unidos devolvessem o território de Guantánamo, cedido há um século, mas conseguiu trazer de volta o menino Elián González, levado clandestinamente em uma embarcação por sua mãe, que morreu na tentativa de chegar a Miami e cuja custódia provocou uma queda de braço entre Havana e Washington.

Show cover Cúmplices de um Resgate (Teatro Candinha Bezerra)


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Associação dos Magistrados consegue impedir ajuda do TJRN para hospitais e polícia


A conselheira Daldice Maria Santana de Almeida, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acatou liminar da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN), contra a proposta do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, de liberar R$ 100 milhões ao Governo do Estado para investimentos essenciais e urgentes em Saúde e Segurança Pública. O Tribunal de Justiça vai acionar a Procuradoria-Geral do Estado, para que recorra ao Supremo Tribunal Federal.
Ao tomar conhecimento da decisão, o desembargador Cláudio Santos, usou uma passagem bíblica, para expressar sua indignação: “”Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem”. Sem tomar qualquer medida ou ato administrativo, o presidente do Tribunal de Justiça manifestou a necessidade de disponibilizar recursos poupados pelo Judiciário, ao longo dos anos, para atender à população necessitada, que, segundo ele, contribui com seus impostos para a manutenção da máquina pública e é a “verdadeira dona do dinheiro”.
O desembargador aponta, exatamente neste aspecto, uma contradição no que decidiu a conselheira do CNJ. Em determinado trecho ela assinala: ” As sobras orçamentárias de recursos do tesouro do Estado não se constituem em recursos de qualquer dos poderes e órgãos do estado, mas do próprio tesouro”. Para Cláudio Santos, é a confirmação de que o dinheiro pertence à sociedade.
A ideia foi apresentada publicamente no dia 31 de outubro, após várias reuniões com o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e Ministério Público sobre o colapso nas finanças do Rio Grande do Norte. O presidente ouviu apelos de entidades formadas por mães de crianças recém-nascidas, profissionais de saúde sem condição de trabalho, policiais com diárias operacionais atrasadas há meses e se dispôs a transferir recursos para cirurgias, reabertura de hospitais como o da Mulher e o do Câncer em Mossoró, a UTI pediátrica do Hospital Maria Alice Fernandes, equipamentos médicos e hospitalares para dar condições dignas de atendimento aos mais carentes.
Tribunais do Rio de Janeiro e de Mato Grosso liberaram dinheiro para ações semelhantes e o próprio TJRN aprovou a utilização de R$ 20 milhões do seu caixa para a construção de uma penitenciária para 600 presos e uma anidade APAC, de ressocialização.
Mesmo sem formalizar a proposição dos 100 milhões , oficialmente, aos demais desembargadores, o presidente recebeu imediata repulsa da Associação dos Magistrados que entrou com ação no CNJ. O desembargador Cláudio Santos chegou a propor que a AMARN apresentasse um plano de aplicação do saldo financeiro, o que não foi feito.
A liminar obtida pela AMARN impede, ainda, a discussão e votação da transferência da verba pelo Pleno do Tribunal de Justiça. “Lamento a posição da AMARN que com certeza não reflete a maioria do pensamento dos magistrados norte-rio-grandenses, pois a proposta tem objetivo de usar um dinheiro que está parado em favor de pessoas que estão sofrendo nas filas, de crianças que irão morrer sem assistência, de pessoas cancerosas que não terão tratamento adequado. Será que alguma comarca ou vara judicial está em piores condições que um hospital de urgência, de uma delegacia de polícia? É uma questão de visão além dos nossos limites, de nossos gabinetes, de nossas vaidades, é uma questão de espírito público, que, infelizmente, não ficou para todos. Vamos recorrer e tenho confiança na cassação da liminar, embora o prejuízo causado por ela seja irreversível”, declarou o presidente Cláudio Santos.

Santa Cruz é certificado com o “Selo Unicef” por melhorias nos indicadores infantis


Uma noticia para ser comemorada pelos santa-cruzenses. Na manhã desta sexta-feira (25) Santa Cruz foi declarado oficialmente como um dos municípios do Rio Grande do Norte certificado pelo “Selo Unicef – Município Aprovado”. Trata-se de uma certificação dada pelo Unicef, a cada quatro anos, aos municípios que apresentam ações que garantam os direitos de crianças e adolescentes e melhorias nos indicadores dessa área.

Apenas 50, dos 167 municípios potiguares, foram certificados na edição 2013-2016 do “Selo Unicef”. A entrega do certificado acontecerá na próxima sexta-feira (02), na Escola de Governo, em Natal/RN.

A Prefeita Fernanda Costa falou da ansiedade pela espera do resultado e da felicidade pela certificação. “Estávamos todos muitos ansiosos e recebemos com uma imensa alegria, com a satisfação do dever cumprido, da luta, da batalha para que nós pudéssemos ter os avanços voltados para as nossas crianças, para os nossos adolescentes, num trabalho que foi desenvolvido nesses quatro anos e que, graças a Deus,  agora culmina com essa certificação como resposta, como comprovação dos avanços que conquistamos”, disse Fernanda Costa.

Santa Cruz se transformou nesses últimos anos em um município referência no Estado na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, isso se deve ao trabalho que a atual gestão municipal vem realizando, mobilizando várias secretarias da administração município, sobretudo, para a questão que envolve o trabalho infantil. A certificação premia a gestão da Prefeita Fernanda Costa que, desde o início, traçou um plano de ações de acordo com um diagnóstico e vem realizando ações que contemplam crianças e adolescentes santa-cruzenses.

Hoje tem Bleck Fridey nas Lojas Maré Mansa confira !!!




Primeiro dia do IV Fest Frango mostra consolidação do evento; programação segue nesta sexta-feira (25)


A IV Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) foi iniciada nesta quinta-feira (24) com sucesso. No primeiro dia de programação, no Pátio da Matriz, registrou-se uma intensa participação popular, o que comprova a consolidação do evento no calendário do município.

Quem prestigiou o primeiro dia do IV Fest Frango teve a oportunidade  de saborear dos pratos do “Festival Gastronômico”, que reúne oito restaurantes locais e segue até o próximo sábado (26), último dia do evento. Os pratos são preparados utilizando o frango como ingrediente principal e são comercializados por preço popular, apenas R$ 10,00.

No palco, apresentações de danças do “Estúdio Corpo e Alma” e de alunas das escolas municipais Aluizio Bezerra e Paulo Venâncio, a participação da Banda de Música de Santa Cruz, além do show do “Trio Arapuá”.

Simultaneamente à programação cultural, as crianças podiam participar de atividades educativas e recreativas, puderam  também brincar nos brinquedos infláveis e receber informações, de forma lúdica, de como prevenir o mosquito Aedes aegypti e as doenças que ele transmite. Uma amostra do artesanato local também foi exposta e continuará durante todo o evento.

Nesta sexta-feira (26) o IV Fest Frango segue com sua programação. Muitas das atrações do primeiro dia se repetem. A novidade será a exposição fotográfica sobre meio ambiente promovida pelo Grupo de Escoteiros, novas apresentações culturais e o show do cantor potiguar “Messias Paraguai”. A programação começa a partir das 18 horas.

O IV Fest Frango é um evento realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o patrocínio do Governo do Estado por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN) e com as parcerias do Sebrae, Guaraves Alimentos e Fecomércio/RN.





Governo federal quer usar recursos de cadeias na polícia

O governo federal pretende mudar por Medida Provisória as possibilidades de uso dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para passar a prever a aplicação das verbas em "políticas de redução de criminalidade" e até no pagamento de diárias a policiais. A medida proposta pelo Ministério da Justiça e discutida no Planalto prevê ainda a transferência direta do dinheiro a Estados e municípios, sem necessidade de estabelecer convênios.
O Funpen foi criado em 1994 e tem como principais fontes de recursos os 3% oriundos da arrecadação de loterias do governo federal e 50% do total de custas judiciais recolhidas pela União Apesar de contar com um saldo relevante - de acordo com levantamento da ONG Contas Abertas, era de R$ 3,3 bilhões em outubro -, o fundo enfrenta sucessivos contingenciamentos pelo governo. 
A lei que o criou prevê aplicação das verbas na construção, reforma, ampliação e aprimoramento de estabelecimentos penais, além de outras atividades de manutenção. O que o governo federal planeja agora é ampliar essas previsões para, entre outros pontos, transferir verba para o Fundo Nacional de Segurança Pública, visando à aquisição de equipamentos para as polícias, como armas e viaturas.

Crise financeira afeta o funcionamento do Hospital Giselda Trigueiro

Copos plásticos acumulados em praticamente todas as lixeiras espalhadas pelos corredores e sacos de lixo cheios amontoados pelos cantos. Materiais descartáveis e sacos plásticos jogados no chão em alguns leitos; caixas de papelão vazias empilhadas em um pequeno aposento onde uma placa acima da porta indica: “Utilidades”. Este é o local utilizado por funcionários para armazenar as embalagens dos produtos hospitalares que chegam, mas que por falta de recolhimento do setor de limpeza vai se acumulando a cada dia. Na cozinha, a ausência de higienização regular é clara devido à água espalhada pelo chão. Também falta alimentação, medicamentos e insumos médico-hospitalares na unidade.
A reportagem do NOVO percorreu o interior do Hospital Giselda Trigueiro e constatou os problemas, que não são novos. Os relatos de funcionários e da própria direção dão conta de que as dificuldades dentro da unidade da rede pública estadual referência no tratamento para doenças infectocontagiosas e toxicológicas são graves e recorrentes. Em entrevista concedida à imprensa ontem pela manhã, o diretor geral do hospital, Bosco Barbosa, não descarta o fechamento completo do Giselda Trigueiro em um futuro próximo, caso os problemas não sejam debelados. “A tendência, se continuar assim, é de fechamento. Aliás, já estamos fechando leitos”, lamenta.

Protesto contra PEC 55 promete parar Natal hoje, a partir das 8h

Com a tramitação da PEC 55 no Senado e o avanço de outras medidas propostas pelo governo federal, centrais sindicais organizaram para hoje um “Dia Nacional de Luta”, com paralisação de diversos setores e manifestações em várias capitais brasileiras. Em Natal, um ato unificado tem início previsto para as 8h no cruzamento da Avenida Salgado Filho com a Avenida Bernardo Vieira, em frente ao Shopping Midway Mall. 
 
Os manifestantes devem seguir pela BR 101 até a Governadoria, como aconteceu no “Dia Nacional de Greve”, realizado no último dia 11. A expectativa é de que o protesto de hoje tenha adesão de aproximadamente 15 mil pessoas, de acordo com a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Eliane Bandeira. Dentre os setores que devem paralisar suas atividades estão trabalhadores da saúde, educação, policiais civis, guarda municipal, bancários, servidores públicos municipais, servidores das escolas técnicas e petroleiros.
 
O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário, por sua vez, ainda não definiu se vai haver paralisação do transporte público no “Dia Nacional de Luta”. De acordo com o primeiro secretário do Sintro-RN, Moisés Leite, existe o indicativo de paralisação hoje das 15h às 16h, mas a medida ainda não foi referendada pela categoria. A executiva do sindicato deve se reunir por volta das 10h para definir se vai aderir à manifestação nacional.

RN e mais 15 estados estão autorizados pelo CMN a pegar R$ 7 bilhões

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou o Rio Grande do Norte, outros 15 estados e o Distrito Federal a contraírem empréstimos com o sistema financeiro, que no total somam R$ 7 bilhões, até o final do ano. Desde dezembro de 2014 os governos locais não podiam contrair empréstimos com garantia do Tesouro e esta era uma das principais reivindicações de governadores que, nos últimos meses, pediam aval do Tesouro Nacional para financiarem investimentos e estimularem empregos.
Do total a ser liberado, R$ 900 milhões irão o Rio Grande do Norte, Amapá, Piauí  e Tocantins, que não assinaram Programas de Ajuste Fiscais (PAF) com o governo federal. Outros R$ 6,1 bilhões serão destinados para as seguintes unidades da federação: Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Estes têm acordo com o governo federal e são classificados com nota B do Tesouro Nacional, sendo consideradas com baixo risco de calote. O Ceará também tem baixo risco  e estaria apto a pegar crédito, mas consumiu todo o limite disponível até 2014. 
Em dezembro do ano passado, a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento tinha permitido aos estados e aos municípios contrair US$ 2,3 bilhões em empréstimos externos em 2016. No entanto, os governos locais ainda dependiam da autorização concedida hoje para pegarem o dinheiro emprestado. Em fevereiro, o CMN tinha liberado R$ 20 bilhões para a contratação de crédito por prefeituras e governos estaduais. No entanto, nenhuma nova operação de crédito havia sido autorizada desde a liberação.

Quadrilha explode terminal de agência bancária em Bom Jesus


Criminosos explodiram na madrugada desta sexta-feira (25) um terminal de autoatendimento da agência Bradesco em Bom Jesus, município localizado na região Agreste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, um artefato explosivo foi encontrado no local e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado. O dinheiro do terminal foi retirado, mas não se sabe a quantia levada. Ninguém foi preso.

A polícia local solicitou uma equipe antibomba para recolher o material deixado. Além disso, munições de vários calibres também foram encontradas e apreendidas. O grupo também efetuou dois disparos em uma loja próxima. Eles fugiram em duas motocicletas e outros dois carros.
A polícia fez buscas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Fest Frango: Prefeitura realiza “Clínicas Tecnológicas” sobre criação de galinha caipira buscando fortalecer agricultura familiar


A IV edição do Fest Frango (Feira de Avicultura do Trairi), terá a grande parte de sua programação sendo desenvolvida de 24 a 26 de novembro. Além da programação, a Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com o escritório local do Sebrae, realizou pela primeira vez uma capacitação junto aos agricultores familiares das comunidades Umbu e Araraú e adjacências, oferecendo informações técnicas em criação de galinhas caipiras nas chamadas “Clínicas Tecnológicas’

Os encontros foram realizados nesta terça (22) e quarta-feira (23) nas próprias comunidades, com as orientações sendo prestadas por uma equipe técnica do Sebrae e por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. As capacitações abordaram questões sobre o manejo, a conservação e a reprodução da galinha caipira, dessa forma, disseminando conhecimentos técnicos sobre a sua criação, bem como sobre linhas de crédito para este público específico, como também as melhores formas de comercialização das galinhas.

As oficinas fizeram parte da programação da edição deste ano do Fest Frango e buscam fortalecer a agricultura familiar em Santa Cruz.

Anistiar corrupção ameaça futuro do Brasil, afirma Sérgio Moro


O juiz federal Sérgio Moro divulgou nota pública nesta quinta-feira, 24, alertando para os riscos que a eventual anistia dos crimes eleitorais de corrupção e de lavagem de dinheiro pode trazer à Operação Lava Jato e ao ‘futuro do País’. Deputados tramam aprovar na Câmara projeto anticorrupção que deve incluir perdão ao caixa 2 e punição a juízes e procuradores por crime de responsabilidade.


“Toda anistia é questionável, pois estimula o desprezo à lei e gera desconfiança”, adverte Moro, o juiz da Lava Jato.
É a primeira manifestação pública de Moro contra as articulações dos parlamentares.
Para o magistrado, a anistia ‘deve ser prévia e amplamente discutida com a população e deve ser objeto de intensa deliberação parlamentar’.
“Preocupa, em especial, a possibilidade de que, a pretexto de anistiar doações eleitorais não registradas, sejam igualmente beneficiadas condutas de corrupção e de lavagem de dinheiro praticadas na forma de doações eleitorais, registradas ou não”.
“Anistiar condutas de corrupção e de lavagem impactaria não só as investigações e os processos já julgados no âmbito da Operação Lava Jato, mas a integridade e a credibilidade, interna e externa, do Estado de Direito e da democracia brasileira, com conseqüências imprevisíveis para o futuro do País. Tem-se a esperança de que nossos representantes eleitos, zelosos de suas elevadas responsabilidades, não aprovarão medida dessa natureza.”

Servidores programam paralisação para às 8h nesta sexta-feira (25)

Nesta sexta-feira (25) o funcionalismo do RN e de todo o país vai paralisar as atividades em protesto contra a retirada de direitos.
Em Natal, os manifestantes vão caminhar até à Governadoria. A concentração será a partir das 8h, em frente ao shopping Midway.
O SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) e sua base participarão do ato, que está sendo convocado pelas principais centrais sindicais do Brasil.

Começa hoje (24) o IV Fest Frango; evento terá três dias de intensa programação


Começa nesta quinta-feira (24) e segue até o próximo sábado (26), em Santa Cruz/RN, a programação da quarta edição do Fest Frango (Feira de Avicultura do Trairi). O evento terá a maior parte de suas atrações realizadas em uma estrutura montada no Pátio da Matriz, à noite e durante os três dias, mas também contará com seminário sobre avicultura, no auditório do Instituto Cônego Monte, na manhã desta sexta-feira (25).

Uma das propostas da Prefeitura de Santa Cruz, idealizadora e promotora do evento, é levar capacitação técnica aos agricultores do município e, antes mesmo da abertura oficial do IV Fest Frango, “Clínicas Tecnológicas” foram realizadas terça (23) e quarta-feira (24). As capacitações foram desenvolvidas em parceria com o escritório local do Sebrae e ocorreram nas comunidades Umbu e Araraú. O objetivo foi apresentar novas tecnologias na área de criação de galinha caipira, buscando melhorar o rendimento econômico dos agricultores que desenvolvem essa atividade.

A partir desta quinta-feira (24), o Fest Frango apresentará uma programação bastante diversificada e voltada para pessoas de várias idades. Haverá Festival Gastronômico, feira de artesanato, os concursos “A Galinha Mais Glamourosa” e o “Maior Comedor de Frango”, distribuição de pitinhos, apresentações culturais, shows musicais e outros. A programação, nos três dias, começará sempre a partir das 18 horas.

O IV Fest Frango é realizado pelo Prefeitura de Santa Cruz, acontece com o patrocínio do Governo do Estado por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN) e com as parcerias com o Sebrae, Guaraves Alimentos e Fecomércio/RN.