quinta-feira, 10 de maio de 2018

Cumprindo promessa, Deputado Tomba consegue recursos e toda procissão do padroeiro do bairro Paraíso será em ruas asfaltadas

tomba_asfaltoprocissaoparaiso1

Em mais uma articulação do deputado Tomba Farias, mais uma promessa foi cumprida pra população do bairro Paraíso.

A procissão de São João Batista, padroeiro do bairro, será completa em ruas asfaltadas.

A última rua que precisa de pavimentação asfáltica era a Pe. Antônio Rafael, que está sendo pavimentada nesta quinta-feira (10). A rua é uma importante via do bairro, e o asfalto ajudará no fluxo de veículos.

O deputado Tomba Farias esteve na procissão ano passado e prometeu a população que se esforçaria para conseguir liberar a verba para a pavimentação asfáltica, que está sendo executada hoje.

Para Tomba, isso é mais um demonstrativo do compromisso que seu mandato e a gestão da prefeita Fernanda Costa tem com a população. "Sempre que prometemos algo em praça pública nos esforçamos para cumprir, buscando a melhoria da qualidade de vida da população dos santacruzenses. Agora, o bairro Paraíso terá a procissão do seu padroeiro toda em ruas asfaltadas, como acontece com a procissão de Santa Rita", enfatizou o deputado estadual.

Tomba Farias ainda ressaltou que as obras de pavimentação asfálticas já atenderam a diversas ruas de Santa Cruz, melhorando a infraestrutura da cidade.

tomba_asfaltoprocissaoparaiso3

tomba_asfaltoprocissaoparaiso2

Via Blog do Edipo Natan

Destaque na programação da Festa de Santa Rita, “A Mais Bela Voz Estudantil” reunirá na edição deste ano 21 concorrentes



Um dos eventos que integram a programação da Festa de Santa Rita de Cássia e que tem a responsabilidade da Prefeitura de Santa Cruz é o concurso musical “A Mais Bela Voz Estudantil”, que será realizado na próxima terça-feira (15 de maio), no Pátio da Matriz, dentro dos festejos da padroeira de Santa Cruz.

Considerado um dos principais momentos da programação sócio-cultural da festa, o concurso reúne todos os anos representantes das escolas das redes municipal, estadual, federal e privada, além de uma multidão formada pelas torcidas dos concorrentes.

De acordo com o coordenador musical do concurso, o Maestro Camilo Henrique, cada escola realizou internamente a escolha do seu representante, e que a fase agora é de ensaios para as apresentações.

Serão 21 competidores divididos em duas categorias. Na categoria kids, com idade até os 13 anos, serão oito alunos. Já na categoria juvenil, que reúne alunos com idade a partir dos 14 anos, serão 13 concorrentes.

Encontro histórico de Trump e Kim Jong-un será em 12 de junho



O encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, será no próximo dia 12 de junho em Cingapura, anunciou o americano nesta quinta-feira (10).

Será a primeira reunião entre um presidente americano e um líder da Coreia do Norte.

Ao anunciar os detalhes do encontro em rede social, Trump disse: “nós dois tentaremos fazer com que seja um momento muito especial para a paz mundial!”

O presidente americano havia dito que preferia que o encontro acontecesse na zona desmilitarizada, na fronteira entre as duas Coreias, onde Kim recentemente se encontrou com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in; mas assessores de Trump preferiram a pequena nação de Cingapura.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, foi duas vezes à Coreia do Norte, uma no final de abril e outra nesta semana. Ele voltou aos EUA na madrugada desta quinta com três americanos que estavam presos pelo regime norte-coreano, acusados de espionagem, e foram soltos.​

Os três americanos —Kim Dong-chul, Tony Kim e Kim Hak-song— chegaram na madrugada desta quinta a uma base aérea perto de Washington, onde foram recebidos por Trump e pela primeira-dama Melania.

A detenção de americanos pelo regime de Kim vinha sendo um ponto de tensão entre os países, especialmente depois que a Coreia do Norte prendeu Otto Warmbier, acusado de tentar roubar um pôster durante viagem ao país e condenado a 15 anos de trabalhos forçados. Libertado em junho do ano passado, ele estava em coma e morreu alguns dias depois nos EUA.

REAPROXIMAÇÃO

A aproximação entre EUA e Coreia do Norte veio depois de, no ano passado, os líderes dos países trocarem insultos e ameaças e o regime de Kim fazer testes nucleares e de mísseis intercontinentais.

Kim anunciou recentemente que a Coreia do Norte deixaria de fazer testes de armas nucleares e que abandonaria seu local de testes atômicos. O ditador se encontrou no final de abril com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e os países negociam a implantação de um acordo de paz para desarmar a península e encerrar formalmente a guerra entre as duas Coreias.

FOLHA PRESS/ASSOCIATED PRESS

Prefeitura de Santa Cruz convoca monitores aprovados no processo de seleção do Mais Alfabetização


A Prefeitura de Santa Cruz divulgou edital convocando seis monitores aprovados no processo seletivo do programa Mais Alfabetização.

Os candidatos aprovados são: FRANCINETE PEREIRA DE LIMA, SANDRA MARQUES DE SOUZA, LEIDIANE SANTOS DA ROCHA, FRANCIMERY MAGDA DOS SANTOS, MARIA ELIZÂNGELA BEZERRA DE SOUZA e ALINE LUANA DA SILVA.

Os monitores convocados têm dois dias úteis, 10 e 11 de maio, para comparecer a sede da secretaria municipal de Educação, no Centro Administrativo (antigo PETI), das 08h às 12h e das 14h às 17h.

O Edital de Convocação 001/2018 e o Termo de Homologação do processo estão disponíveis no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

Cursos sobre turismo voltados para municípios do Polo Agreste/Trairi serão realizados em Santa Cruz; inscrições já estão abertas


Santa Cruz sediará cursos voltados para o turismo promovidos pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo, Governo Cidadão e Banco Mundial, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz. O edital do processo seletivo para ingresso nas capacitações já foi lançado e as inscrições serão feitas de 10 a 25 de maio na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Centro Administrativo), das 8h às 11h30, de forma gratuita.

No Polo Agreste/Trairi os cursos serão de “Inglês para serviços turísticos”, com 20 vagas e carga horária de 160 horas, e “Condutor/Orientador do turismo local”, com 20 vagas e carga horária de 80 horas, ambos serão ministrados em Santa Cruz.

O processo seletivo se dará em duas etapas, ambas com caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa constará de inscrição presencial através de formulário de inscrição próprio e a segunda será uma entrevista presencial para verificação de atendimento dos pré-requisitos e concordância do termo de compromisso. O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de junho de 2018.

O edital do processo de seleção para ingresso nos cursos (Edital 001/2018) e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br/site/blog).

Em evento da ANORC, Tomba Farias destaca o agronegócio como propulsor da economia do RN

tomba_eventoanorc

Em café da manhã realizado pela Associação Norte-riograndense de Criadores (ANORC), nesta quarta-feira, o deputado estadual Tomba Farias destacou que o agronegócio é "mola propulsora da economia do Rio Grande do Norte". O parlamentar citou como exemplo o setor de avicultura, que transformou o município de Santa Cruz no maior produtor de frango do Rio Grande do Norte, através de mais de 58 aviários de engorda de frango com capacidade para produzir milhões de aves por ano.

Ressaltando que a sua origem familiar vem do campo, Tomba destacou que, quando prefeito de Santa Cruz, buscou incentivar a agroindústria, o que teve como consequência a geração de 400 novos empregos na zona rural. Ele afirmou ainda que durante a sua gestão a população rural do município começou a contar com a colaboração da Guaraves Alimentos, detentora da marca Bom Todo. A empresa transfere tecnologia, fornece os pintos, ração e vacinas necessárias aos pequenos produtores da cidade.

Deputado municipalista, Tomba Farias destacou ainda que a iniciativa da ANORC de abrir as portas do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, para a população da Grande Natal, proporcionará não só uma opção de lazer para a comunidade, como também irá permitir que os frequentadores tenham um novo espaço de entretenimento na região, gerando emprego e renda para os empreendedores individuais que irão trabalhar no local.

Com o apoio da Prefeitura, Juventude conquista a Copa Serra Caiada de Futebol


Com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, o Juventude, equipe de futebol amador do município, participou e conquistou o título da Copa Serra Caiada, disputada na cidade de Serra Caiada e que reuniu equipes de várias regiões do Rio Grande do Norte.

Na final, disputada no último fim de semana, a equipe santa-cruzense enfrentou o Vila Nova e venceu pelo placar de 1 x 0.

Em nota divulgada nas redes sociais, a diretoria do Juventude ressalta a importância do apoio da Prefeitura de Santa Cruz para o fortalecimento do futebol amador, por meio das ações desenvolvidas pela secretaria municipal de Esportes e Lazer.

O apoio da gestão municipal ao futebol amador também tem beneficiado outras equipes e possibilitado a participação nas principais competições da região. Exemplo do Eva Bary, que está na final da Copa Trairi e da Desportiva, que disputa a semifinal da Copa Integração Seridó/Trairi

Com chuva forte e refletor apagado, presos de 'confiança' fogem da Cadeia Pública de Natal

Presos se aproveitaram da escuridão para escapar (Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução)

Dois presos, considerados de 'confiança', fugiram na noite desta quarta-feira (9) da Cadeia Pública de Natal, na Zona Norte da capital potiguar. Segundo a Polícia Militar, os detentos aproveitaram a chuva e o apagão em um dos refletores para pular o muro e fugir da unidade.

Ainda de acordo com a PM, os presos que fugiram trabalhavam na cozinha e ajudavam na rotina do presídio, por isso tinham tratamento diferenciado e dormiam em alojamentos do setor administrativo.

Em relatório, a PM informou que os fugitivos foram identificados como: José Severo da Silva Júnior, de 21 anos, e Francisco Leandro Lopes da Silva, de 28. Eles pularam o muro por volta das 20h. Vestindo apenas o calção da farda do sistema penitenciário, os dois correram pela Avenida Itapetinga em direção a João Medeiros Filhos.

A Polícia Militar fez buscas pela região, mas não conseguiu recapturar os fugitivos. A Sejuc enviou uma nota em que diz que a fuga se deu por causa de um 'descuido' dos agentes penitenciários.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Empresária confirma que recebeu da JBS pagamento por serviço prestado na campanha de Robinson Faria em 2014

Robinson Faria, governador do Rio Grande do Norte, negou que tenha recebido doações não declaradas na campanha de 2014 (Foto: Thyago Macedo/G1)

A empresária Eliane Alves Pereira confirmou à Polícia Federal que recebeu da empresa JBS o pagamento de serviços prestados na campanha de Robinson Faria ao Governdo do Rio Grande do Norte em 2014. A empresária, dona da E. A. Pereira Comunicação Estratégica, entregou à PF uma nota fiscal no valor de R$ 2 milhões emitida para a JBS S/A.

Segundo ela, deste valor, R$ 1,2 milhão é referente ao trabalho de marketing direto na campanha política e o restante é referente a serviços prestados à marca Friboi, da JBS. O valor total foi pago em setembro de 2014 por meio de depósito na conta da empresária. O pagamento não consta na prestação de contas da campanha de Robinson Faria.

"Ela foi contratada para prestar um serviço de marketing e esse serviço foi efetivamente prestado. Se houve uma prestação tinha que haver o recebimento de valores. (...) Se houve um possível caixa 2 isso deve ser apurado pelo Poder Judiciário que é o juízo competente para apurar os fatos", disse o advogado da empresária, Marcelo Torres.

A informação confirma parte da delação premiada de Ricardo Saud, ex-diretor de relações institucionais da J&F, grupo controlador da JBS. O executivo afirmou que fez doações não declaradas à campanha de Robinson Faria através de pagamentos a empresas de terceiros, dentre elas a de Eliane.

Em nota, Robinson Faria afirma que não recebeu doações não declaradas para a sua campanha nas eleições de 2014 e que jamais solicitou qualquer doação ao delator Ricardo Saud que não fosse doação legal. "As doações solicitadas à JBS foram todas pedidas oficialmente, já que a JBS era a empresa indicada pelo partido PSD para fazer as doações para a campanha ao governo em 2014", diz a nota. O governador afirmou ainda que "as contas da campanha foram todas aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral e que confia no trabalho da Justiça".

Especialistas apontam os herdeiros dos votos de Joaquim Barbosa



Pré-candidatos, Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) serão os maiores “herdeiros” dos votos abandonados pelo ministro aposentado do STF Joaquim Barbosa, o "JB". Estima-se que Joaquim “roubava” ao menos três pontos percentuais de Bolsonaro e outros dois de Marina. A avaliação é de especialistas em levantamentos eleitorais, como Murilo Hidalgo, do Paraná Pesquisa. Agora, ambos devem recuperar aqueles votos perdidos e ganhar a maior parte do restante do eleitorado órfão. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Geraldo Alckmin apalavrou com Márcio França, em 2014, que o PSB indicaria seu vice em 2108. Mas Joaquim fez o PSB sonhar mais alto.

O ex-ministro Aldo Rebelo era opção do PSB para vice de Alckmin. Com a chegada de Joaquim, Aldo saiu. E o PSB perdeu os dois.

Nenhum inimigo faria tanto mal ao PSB: Joaquim deixou o partido sem opções relevantes, para presidente ou para vice, na eleição de 2018.

Em escala muito menor, Ciro Gomes (PDT) também herdará uma beirada dos votos. Já o PT, que odeia Joaquim, não estará no espólio.

Rio Grande do Norte tem mais de R$ 2 milhões em fraudes no Seguro-Desemprego

Carteira de trabalho (Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas)

O Rio Grande do Norte teve 366 requerimentos bloqueados pelo Ministério do Trabalho desde a entrada em operação do sistema de Detecção e Prevenção à Fraude no Seguro-Desemprego (Antifraude), em dezembro de 2016. Até abril de 2018, o estado registrou mais de R$ 2 milhões em fraudes. “São recursos que estavam sendo desviados por quadrilhas em Pernambuco. Mas a fiscalização com o sistema Antifraude está impedindo a ação desses criminosos e preservando o direito dos trabalhadores”, afirmou o ministro do Trabalho, Helton Yomura.

O maior número de casos foi registrado em Natal, a capital do estado, onde 286 fraudes bloqueadas totalizaram um valor de R$ 1,7 milhão. Depois, destacaram-se os casos de Apodi, com 29 fraudes que chegaram a R$ 156,2 mil; Pau dos Ferros, que teve 24 requerimentos bloqueados, chegando a R$ 109 mil; e Açu, que em 13 fraudes bloqueadas atingiu R$ 57,4 mil. Todas as 366 fraudes do Rio Grande do Norte ocorreram na modalidade Emprego Formal.

Ministério Público alerta sobre proibição de propaganda eleitoral nos templos religiosos do RN

Ministério Público alerta sobre proibição de propaganda eleitoral em templos religiosos  (Foto: Reprodução / TV Globo)

O Ministério Público Eleitoral emitiu recomendação às entidades religiosas do Rio Grande do Norte alertando líderes, pastores, ministros e religiosos quanto à proibição de propaganda eleitoral - seja de forma verbal ou impressa - nos templos religiosos. O desrespeito a essa regra da legislação pode resultar em aplicação de multa à entidade e até na cassação de registro do candidato.

A recomendação destaca que “a liberdade de manifestar a religião ou convicção, tanto em local público como em privado, não pode ser invocada como escudo para a prática de atos vedados pela legislação” e cita o entendimento recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo o qual propagada realizada por entidade religiosa, ainda que de modo velado, pode caracterizar abuso de poder econômico.

A procuradora regional eleitoral Cibele Benevides - autora da recomendação -, lembra ainda que o fato de as doações eleitorais por pessoa jurídica a partidos políticos e candidatos terem sido vedadas “reforça a proibição de as entidades religiosas contribuírem financeiramente para a divulgação direta ou indireta das campanhas”.

Acrescenta também que, de acordo com a Lei das Eleições (9.504/1997), é vedada a veiculação de propaganda nos bens de uso comum, aqueles aos quais a população em geral tem acesso e dentre esses estão as igrejas e os templos.

Para o MP Eleitoral, a utilização dos templos como local de propaganda causa desequilíbrio na igualdade de chances entre os candidatos, o que pode afetar a normalidade e a legitimidade das eleições e levar à cassação do registro ou do diploma dos candidatos eleitos.

Último dia para regularizar título de eleitor tem longas filas em Natal

Filas enormes se formaram em frente ao Fórum Eleitoral de Natal nesta quarta (9) (Foto: Ítalo Di Lucena/Inter TV Cabugi)

O último dia estabelecido pelo TRE para a regularização do título de eleitor começou com longas filas em frente ao Fórum Eleitoral de Natal. O atendimento começa às 8h e será organizado com a distribuição de ficha.

De acordo com TRE/RN, seriam distribuídas 1.600 fichas nesta quarta para atendimento no Fórum Eleitoral de Natal.

Rayssa Marques, de 19 anos, chegou cedo para garantir a ficha dela. Às 2h30 ela já estava na porta do Fórum com a filha de um mês no colo. Foi a primeira a chegar. "Vim tirar meu primeiro título de eleitor pra poder votar esse ano", disse.

Já o jornalista Roberto Lucena chegou ao local por volta das 6h30 para transferir o domícilio eleitoral de Macau para Natal, mas desistiu quando viu o tamanho da fila. "Como eu sabia que seriam distribuídas 1.600 senhas, desisti porque a quantidade de pessoas na fila já era visivelmente bem superior a isso", contou.

A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte informou que o prazo para regularização do título não será prorrogado.

Prazo para regularizar o título de eleitor terina nesta quarta (9) (Foto: Ítalo Di Lucena/Inter TV Cabugi)

O que acontece com quem não regulariza situação?

Caso não regularize a situação, o título permanece cancelado e o cidadão não poderá participar das Eleições 2018. O cancelamento do título implica ainda em outras diversas consequências, como:

Não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;

Não receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

Não obter passaporte ou carteira de identidade;

Não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

Não obter certidão de quitação eleitoral;

Não praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;

Não obter qualquer documento nas repartições diplomáticas a que estiver subordinado;

Não obter empréstimos nem celebrar contratos com o Poder Público;

Não participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias.

Joaquim Barbosa: “Esta eleição não vai mudar o Brasil”



O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa levou 30 dias, desde a filiação ao PSB, para concluir que o sistema político bloqueia mudanças. A decisão de desistir da candidatura à Presidência da República foi anunciada ontem, em rede social: “Está decidido. Depois de muitas semanas de reflexão, finalmente, cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a presidente da República. Decisão estritamente pessoal”.

O ex-ministro nega desentendimentos com seu partido, o PSB, do qual não se desfiliará, mas reitera a crítica ao sistema partidário como um todo: “Os políticos criaram um sistema politico aferrolhado de maneira a beneficiar a eles mesmos. O sistema não tem válvula de escape. O cidadão brasileiro vai ser constantemente refém desse sistema. Você não tem como mudá-lo. Esse sistema contém mecanismos de bloqueio que servem para cercear as escolhas do cidadão”.

Barbosa, que resiste a comentar publicamente a atuação do Supremo e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também nega que a onipresença do conflito da política com o Judiciário o tenha desmotivado: “Quem se candidata e tem o nome limpo não deve se preocupar com o problema judiciário de outrem. É um equívoco nacional achar que o futuro da nação está vinculado a este ou aquele processo judicial”.

Sem antecipar seu rumo em outubro, o ex-ministro não esconde o pessimismo com a força daqueles que, em sua opinião, vão bloquear o debate sobre o combate à desigualdade. Aos órfãos de sua candidatura, manda um recado: “Que prestem atenção para a maneira como funciona a política no Brasil. Somos reféns. Nosso direito de escolha é limitado”.

O Rio Grande do Norte há muito tempo deixou de ser um estado a caminho de um desenvolvimento médio, desde que seus projetos desenvolvidos nos anos 70, basicamente foram esgotados na década de 80. De lá para cá, afora o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (PROADI), criado em 1985 para socorrer a Guararapes e modificado por Garibaldi Filho em 1994, retirando-lhe a contrapartida em empregos, dada pelo programa original e o Programa do Leite, que salvou a pecuária do Seridó, o espaço econômico local passou a ser determinado pelos produtos primários, como o petróleo, e pela fruticultura.


Desde o final da Ditadura, as chefias do Executivo local ficaram nas mãos dos clãs locais, começando com Geraldo Melo, que governou de 1986 a 1990, um pequeno oligarca de Ceará-Mirim, que ora apoiava os Maia, ora se acomodava com os Alves; com Agripino Maia (1990-94), Garibaldi Alves Filho (1994-2002); uma egressa dos clãs, Wilma de Faria (2002-10); Rosalba Ciarlini Rosado (2010-14) e o próprio cuja carreira política se fez entre os clãs e que agora encerra um governo catastrófico. Sem nenhum tipo de projeto desenvolvimentista e inclusivo esses governos foram expectadores do dinamismo (ou não) da economia nacional, somadas com a absoluta falta de visão minimamente capitalista dos empresários locais, mais afeitos aos “carinhos” e “mimos” governamentais.

Com uma economia estagnada e subdesenvolvida e um baixo nível de cidadania, expressados por um baixo grau de níveis educacionais e por uma visão patrimonialista gerada pela própria necessidade de permanência das atividades governamentais em praticamente todos os setores da sociedade, chegamos a mais uma encruzilhada, agora numa situação calamitosa e com um cenário sombrio para os próximos anos, determinado pelo próprio cenário nacional.

E eis que temos a divulgação de uma pesquisa eleitoral, feita pela empresa Certus, encomendada pela FIERN, hoje um reduto conservador e atrasado, caudatário, até o momento, das pretensões do bisonho candidato a presidente, Flávio Rocha, uma espécie de senhor feudal moderno, e de simpatias pelo fascista Bolsonaro,  e que custou R$ 32.000,00. A divulgação da pesquisa, deu aos potiguares um cenário momentâneo para as eleições ao governo estadual.

A divulgação da pesquisa nos trouxe ao que somos. Dos 1.410 entrevistados, nada menos que 8,7% não sabem ler ou escrever e, somados aos que tem até o antigo primeiro grau, que foram 35,0%, nada menos que 43,7% dos entrevistados, quase a metade do universo amostral, tem baixo grau de escolaridade, uma amostra da situação em que está a Educação no RN. Mais expressivo, e igualmente esclarecedor, é que do universo utilizado como amostra da pesquisa, 74,9% ganham ATÉ três salários-mínimos (R$ 2.862,00), indicando uma sociedade com uma renda muito baixa.

No que se refere as eleições para governador, a pesquisa nos mostra um cenário muito favorável à senadora Fátima Bezerra, que obteve 25,6% das intenções de votos, deixando longe Carlos Eduardo Alves, que obteve 14,5% das intenções dos eleitores pesquisados. Geraldo Melo, surgido do nada, chegou a 7,7% talvez por atrair os setores mais conservadores, enquanto Robinson foi lembrado por 5,0% dos entrevistados.

O melhor desempenho de Carlos Eduardo foi na Grande Natal (23,4%), batendo Fátima Bezerra (17,1%), que compensa vencendo nas demais regiões, inclusive no Alto Oeste, reduto mais forte do clã dos Rosado, onde teve 36,4% das intenções de votos, contra mixurucas 5,2% dados a Carlos Eduardo, uma amostra de que os clãs Alves e Maia terão que negociar muito com os Rosado para fazem emplacar a candidatura de Carlos Eduardo.

Numa simulação para um provável segundo turno, a senadora bate todos os adversários: Carlos Eduardo (33,8% x 20,5%); Geraldo Melo (38,2% x 18,7%); Kelps Lima (41,0% x 12,8%); Robinson Faria (42,1% x 10,3%); Carlos Alberto (42,8% x 9,1%); e Fábio Dantas (43,1% x 8,1%), o Ícaro que hoje vagueia no mundo política sem rumo.

Afora a “surpresa” de ter um Geraldo Melo emergido como um “potencial candidato”, coisas que só são explicadas por algum Pai de Santo dos bons, ou por algumas mágicas produzidas nos institutos de pesquisa, a pesquisa revelou uma tendência, que o jogo político poderá, ou não, consolidar.

As eleições, num cenário perturbador e confuso, podem trazer muitas surpresas e como “o voto é como o vento, muda de direção a qualquer momento”, não se pode afirmar que a senadora Fátima Bezerra “já está eleita”, mas que a tendência é que se forme um consenso em torno de sua candidatura, colocando nas mãos do PT e dos seus prováveis aliados, uma situação calamitosa, que só poderá ser resolvida num largo prazo, mas com um(a) governador(a) que saiba agregar esforços para que o RN saia dessa situação vergonhosa em que se encontra.

Via Potiguar Notícias

Cabo da PM é morto a tiros na Zona Norte de Natal

Cabo da PM foi morto ao sair de um salão, onde havia acabado de cortar o cabelo (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

Um cabo da Polícia Militar foi morto a tiros na noite desta terça-feira (8) no conjunto Nova Natal, na Zona Norte da capital potiguar. Waldembergue Cruz de Lima tinha 45 anos. Ele tinha acabado de cortar o cabelo, e foi baleado quando saía do salão. O cabo foi o 13º policial militar assassinado este ano no Rio Grande do Norte. Ano passado foram 18.

Segundo a PM, o cabo estava saindo do salão quando foi cercado por dois homens. Os criminosos teriam dito: perdeu... perdeu... Em seguida, atiraram várias vezes contra o policial. Pelo menos quatro tiros atingiram Waldembergue.

Waldembergue Cruz de Lima tinha 45 anos (Foto: Arquivo pessoal)

O policial ainda foi socorrido por colegas no carro dele, mas não resistiu e morreu ao dar entrada no Hospital Santa Catarina, também na Zona Norte da cidade.

Waldembergue Cruz estava na Polícia Militar desde 1999 e era lotado no 4º Batalhão da PM – unidade que atua justamente na Zona Norte de Natal. Ele deixa mulher e dois filhos.

A PM informou que nada foi levado do policial. Buscas foram feitas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Após chuvas, reservas hídricas do Rio Grande do Norte atingem 30% da capacidade

Distrito de Cachoeira do Sapo, Riachuelo, RN  (Foto: Alex Pereira de Melo )

Depois das chuvas ocorridas o início deste ano, os reservatórios de água do Rio Grande do Norte atingiram neste mês de maio uma recarga de 31,45% em seus volumes. Segundo o Instituto de Gestão das Águas (Igarn), a média está dentro da estipulada pelo órgão, após estudos que foram feitos nas barragens e açudes do estado potiguar.

“Estipulamos que, caso continuasse chovendo, teríamos em maio uma recarga de 40 a 40 por cento no volume desses reservatórios”, reforça Josivan Cardoso, diretor do Igarn.

O Relatório da Situação Volumétrica divulgado nesta terça-feira (8) demonstra que as reservas hídricas totais já atingem 1.385.100.815 m³, o que corresponde a 31,45% dos 4,404 bilhões que o Rio Grande do Norte acumula no total das suas reservas hídricas superficiais monitorados (47, ao todo).

Durante o período de chuvas deste ano, 8 reservatórios já chegaram aos 100% de armazenamento de águas. São eles: Riacho da Cruz II; Apanha Peixe e Santo Antônio de Caraúbas, ambos localizados em Caraúbas; Encanto; Brejo, localizado em Olho D’água dos Borges; Beldroega, em Paraú; Pataxó, em Ipanguaçu; e Mendubim, em Assú. Outros reservatórios como o Rodeador, localizado em Umarizal, já com 97% do seu voluma máximo, estão próximos de sangrar.

Com petróleo mais caro, etanol ganha espaço no mercado


Com o litro da gasolina a R$ 3,689 e o do etanol a R$ 2,269, em um posto na zona norte de São Paulo, o taxista Yuri Karpawcius, como tem feito sobretudo nos últimos meses, escolheu abastecer seu automóvel com etanol. “Apesar do aumento no preço dos combustíveis, de uns meses para cá senti uma diminuição de 30 a 40 centavos no preço do etanol”, diz.


Assim como em São Paulo, abastecer hoje o veículo com álcool está mais vantajoso do que com gasolina também em Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, segundo o último levantamento feito pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), entre os dias 29 de abril e 5 de maio.

O preço encontrado por Karpawcius é mais baixo do que a média registrada em São Paulo, de R$ 2,656 para o litro do álcool, mas ainda acima do menor preço registrado pelo levantamento da ANP no Estado, R$ 2,099. São Paulo tem os preços mais baixos do Brasil.

O motorista Miguel Yoshinaga, além de optar pelo álcool, também busca o menor preço. Ao passar por um posto na capital e encontrar uma diferença de quase 10 centavos de onde costuma abastecer, resolveu completar o tanque. “Sempre preferi álcool. Apesar de falarem que às vezes não compensa, para mim sempre compensou.”

Para donos de carros bicombustíveis, o etanol é mais vantajoso economicamente se o preço não ultrapassar 70% do valor da gasolina na bomba. Para descobrir o que vale mais a pena, o consumidor precisa fazer uma conta simples. Como o etanol tem em média 70% do desempenho da gasolina, o motorista precisa pegar o preço da gasolina e multiplicar por 0,70. Por exemplo, se a gasolina estiver a R$ 3,50, ao multiplicar por 0,70 o resultado será de R$ 2,45 o litro. Dessa forma, compensa abastecer com álcool se o litro no posto for R$ 2,45 ou menos.

Segundo o diretor técnico da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Antonio de Padua Rodrigues, a cotação do etanol hidratado caiu 46 centavos nas usinas, o que representa uma queda de 22 centavos na bomba.

Estadão

Deputado Tomba Farias participa do I Encontro Estadual de Vereadores do PSDB no RN



tomba_encontrovereadorespsdb

O deputado estadual, Tomba Farias (PSDB), participou na manhã desta segunda-feira (07) do I Encontro Estadual de Vereadores do PSDB do Rio Grande do Norte. Promovido pelo diretório estadual, em parceria com o diretório de Natal, o evento teve como objetivo fortalecer o mandato de vereador no RN, além de debater o papel dos parlamentares municipais no fortalecimento da legenda.

Para Tomba Farias, "Essa é uma iniciativa muito válida por parte do presidente a nível municipal, vereador Dickson Nasser Júnior, ele procura aproximar os vereadores dos deputados estaduais para elencar os problemas futuros do Estado e o rumo que o partido deverá tomar sobre as eleições de 2018", ressaltou.

O parlamentar também sugeriu que aconteça um encontro a nível estadual. "Eu parabenizo esse movimento, que também serve de exemplo para que da mesma forma o presidente a nível estadual reúna os deputados estaduais para fazer um evento aqui e aproximar também cada vez mais o partido antes das eleições", defendeu.

O Partido da Social Democracia Brasileira conta atualmente com 109 vereadores espalhados por diversas cidades de todas as regiões do Rio Grande do Norte.

via Blog do Edipo Natan

Mais de 800 crianças com doenças cardíacas esperam por atendimento em Natal

Amicco realiza atendimento a crianças cardiopatas em Natal  (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi )

Cerca de 800 crianças aguardam por exames para diagnosticar problemas do coração em Natal. De acordo com a Defensoria Pública do RN, alguns pacientes estão há mais de um ano na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as principais demandas, está a realização de ecocardiograma, que é um exame simples de ultrassom que avalia o funcionamento do órgão.

De acordo com o médico Madson Vital, o único lugar que realiza o ecocardiograma na rede pública do município é na Maternidade Januário Cicco. Porém, o exame é restrito aos bebês que nascem no local.

Madson também é presidente da Associação dos Amigos do Coração da Criança (Amicco), que atua no tratamento de crianças que possuem problemas no coração. Em 2017, a instituição realizou 1.600 exames, entre eles, 550 foram ecocardiogramas. Mas, 350 pacientes estão atualmente na fila de espera.

Diante desta situação, a Defensoria Pública solicitou informações da Prefeitura do Natal sobre a quantidade de crianças que aguardam atendimento na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

A defensora Cláudia Carvalho de Queiroz, conta que existem pelo menos 450 crianças à espera de atendimento. Sendo assim, no mínimo 800 crianças aguardam na fila de espera, se somados os pacientes do SUS com os da Amicco.

A Secretaria de Saúde de Natal disse está fazendo um levantamento dos números apresentados no documento e que só depois disso vai se pronunciar sobre o problema.