domingo, 13 de maio de 2018

Em Natal, senhoras do Lar da Vovozinha ganham festa de Dia das Mães

Idosas que moram no Lar da Vovozinha tiveram uma festa de Dia das Mães muito especial (Foto: Lar da Vovozinha/Divulgação)

As quarenta idosas que moram no Lar da Vovozinha, em Natal, tiveram uma festa de Dia das Mães muito especial. Voluntários de diversas partes da cidade se uniram para tornar possível o momento de confraternização e alegria para as senhoras.

A programação foi neste sábado (12), e começou cedo com o trabalho voluntário das alunas do curso de maquiagem do programa Mulheres Mil. Elas maquiaram as idosas e doaram kits de higiene, que foram montados com itens adquiridos por meio de uma campanha de arrecadação no bairro do Bom Pastor, onde o curso acontece.

"Estávamos muito animadas com essa ação. Quando chegamos aqui tivemos receio de algum tipo de resistência por parte das senhoras, mas todas adoraram pois queriam estar bonitas para a festa", diz Joselita Sally, professora do curso.

As crianças que participam do trabalho de evangelização fizeram um recital em comemoração a data. Após, dança e música tomarem conta da festa, com apresentação do Trio de Cordas da Escola de Música da UFRN, dança do ventre solidária, banda Sal da Terra e a cantora potiguar Lucinha Lira finalizou a manhã com seu canto.

Criminosos vestidos de gari invadem estação de trem e matam homem a tiros em Natal

Crime aconteceu dentro da estação de trem do bairro Cidade Nova (Foto: Reprodução/Irã Evangelista/Inter TV Cabugi)

Dois criminosos vestidos com roupas dos gari da Urbana invadiram a estação de trem de Cidade Nova, na Zona Oeste de Natal, e atiraram contra um homem e um adolescente que estavam no local, na noite desta sexta-feira (11). Aderaldo Ribeiro da Silva, de 34 anos, morreu na hora. O adolescente de 17 anos que estava com ele foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança com ferimentos em um dos braços e em uma das pernas.

De acordo com a polícia, Aderaldo da Silva e o rapaz estavam consumindo drogas dentro da estação quando foram abordados pelos assassinos. O crime aconteceu pouco antes da última viagem de trem. Quem estava na plataforma correu com o barulho dos tiros.

Os moradores da região reclamam da escuridão na estação de Cidade Nova, e dizem os assaltos são constantes, principalmente à noite.

Homicídio em Parnamirim

Um homem foi morto a tiros na noite desta sexta (11), na rua José Honório, no bairro do Joquey Clube, em Parnamrim. Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 20h dois homens em uma moto chegaram e atiraram contra vítima. Ninguém foi preso.

Deputado Tomba participa de Festival Cultural de Passa e Fica

tomba_passaeficacultural1

O deputado estadual Tomba Farias participou na noite de ontem de um Festival Cultural na cidade de Passa e Fica.

Acompanhado do prefeito Léo Lisboa e o ex-prefeito Pepeu Lisboa, Tomba Farias destacou a importância do evento para movimentar a economia da cidade, já que Passa e Fica é um importante centro de turismo do interior do Rio Grande do Norte na atualidade.

Tomba Farias ainda enfatizou a parceria que tem com a atual gestão municipal, liberando emendas para Passa e Fica, beneficiando sua população.

Via Blog do Edipo Natan

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Convênio de R$ 4 milhões com Detran-RN prevê pagamento de diárias, compra de armas e fardas para a PM

Dos R$ 4 milhões previstos no convêncio, R$ 1 milhão deve ser usado na aquisição de novas viaturas (Foto: PM/Divulgação)

Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed) deve receber R$ 4 milhões do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). O convênio, que foi assinado nesta semana, diz que o dinheiro deve ser usados para a compra de veículos, armamentos, munições, fardas, pagamento de diárias operacionais e manutenção de prédios da Polícia Militar.

Detalhamento do Convênio

Descrição                                                    Valor total (R$)

Aquisição de armamentos                            60 mil
Aquisição de munição                                    140 mil
Aquisição de fardamento                            500 mil
Aquisição de veículos ostensivos                    1 milhão
Pagamento de diárias operacionais            1,4 milhão
manutenção predial                                    900 mil
Total                                                            4 milhões

Fonte: Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do RN

A assessoria de comunicação da PM disse que o repasse será feito em partes, a depender das demandas da corporação.

“O governo, percebendo a necessidade da PM, proporcionou esse convênio que é de suma importância por ser um forte incremento para melhorar a atuação dos policiais, sobretudo nas ações ostensivas”, afirmou Sheila Freitas, secretária da Sesed.


Já Eduardo Machado, diretor do Detran, destacou a participação do órgão em contribuir com melhorias para a segurança da população. “O Detran também tem um caráter muito voltado para a segurança pública, principalmente nessa parte de fiscalização. E o governo do estado, neste momento, tem que unir esforços para que possamos combater a violência e dar mais tranquilidade à sociedade”, enfatizou.

PM fecha matadouro clandestino no Agreste potiguar

Policiais encontraram pedaços de animais pendurados em matadouro clandestino (Foto: Divulgação/PM)

Um matadouro ilegal foi fechado pela polícia na manhã desta sexta-feira (11) em Santo Antônio, na região Agreste potiguar. O local tinha animais abatidos e também vivos, em um espaço sem qualquer higiene, ao lado de um esgoto a céu aberto. Oito pessoas foram conduzidas à delegacia suspeitas de envolvimento na atividade clandestina.

De acordo com o major Franklin Ramalho, comandante da Companhia Ambiental da PM, a ação da polícia aconteceu em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), após uma denúncia. “Já tínhamos há alguns dias a informação de que o matadouro existia e hoje encontramos”, conta o oficial.

Dentro de um freezer, os policiais encontraram vários pedaços de carne, além dos três animais abatidos no chão e outros cinco pendurados por ganchos. Em um curral logo ao lado, estavam ainda outros oito bovinos, todos vivos.

O major Ramalho informou ainda que a polícia vai apurar a procedência dos animais, porque há muitos registros de roubos de bois e vacas na região.

No mesmo terreno do matadouro ilegal a PM encontrou esgoto a céu aberto (Foto: Divulgação/PM)

Morre monitor do Bombeiro Mirim baleado durante assalto em Natal

Luan Thales da Silva morreu no hospital, onde estava internado desde a quarta-feira (9) (Foto: Arquivo pessoal)

jovem voluntário do programa Bombeiro Mirim, baleado na cabeça ao tentar fugir de um assalto em Natal, não resistiu e morreu por volta das 5h da manhã desta sexta-feira (11). A informação foi confirmada pela família de Luan Thales da Silva, de 20 anos, e pelo hospital onde estava internado desde a manhã da quarta-feira (9), quando foi baleado. O crime aconteceu no bairro de Lagoa Seca, na Zona Leste de Natal.

De acordo com o tio de Luan, a família recebeu a confirmação da morte na manhã desta sexta. Desde que foi beleado, Luan estava no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, na Zona Leste da capital. Lá, passou por cirurgia, mas seguia em estado grave.

Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 5h50 da quarta-feira na Avenida Bernardo Vieira, entre os cruzamentos da via com a Av. Jaguarari e a Tororós. Após balearem a vítima, os bandidos fugiram em uma motocicleta. O crime foi flagrado uma câmera de segurança.

O presidente da Associação dos Bombeiros Militares do RN, cabo Dalchem Viana, explicou que Luan Thales era órfão, mas é considerado um filho por todos os militares que atuam no projeto Bombeiro Mirim.

"Tanto que ele, depois de passar pelo programa, trabalhava como voluntário e ajudava na formação das crianças que participam do Bombeiro Mirim", afirmou.

"Infelizmente, o Estado está sempre um passo atrás da criminalidade. Falta investigação e integração”, lamentou.

Polícia Civil prende suspeitos de matar e esquartejar deficiente mental em Macaíba, RN

Dupla é presa suspeita de participação em morte de deficiente mental em Macaíba (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Policiais civis de Macaíba, cidade da Grande Natal, prenderam na manhã desta sexta-feira (11) dois homens suspeitos de participação na morte de um deficiente mental de 26 anos. O corpo de Luciano Fernandes Batista foi encontrado enterrado e esquartejado no dia 1º de março em um matagal na zona rural do município. A vítima havia sido vista pela última vez com vida no dia 26 de fevereiro.

Segundo o delegado Normando Feitosa, um dos homens presos nesta sexta foi o responsável pelo esquartejamento do corpo de Luciano. "Outros quatro foram presos ainda em março, também suspeitos de participarem deste crime bárbaro. Agora, são seis os presos. E ainda estamos investigando a participação de outros suspeitos", revelou.

Ainda de acordo com o delegado, todos os envolvidos são membros de uma facção criminosa. Normando acredita, inclusive, que Luciano foi vítima de uma guerra envolvendo duas facções rivais, mesmo sem ele fazer parte de nenhum delas. "Em represália à morte de um comparsa, os criminosos levaram esse jovem para ser assassinado", afirmou.

"A vítima não resistiu aos criminosos porque não tinha noção do que estava para acontecer. Luciano foi convidado para a morte e aceitou", declarou Normando.

Novo preço da tarifa de trens entra em vigor na Grande Natal

Tarifa de trem subiu de R$ 0,50 para R$ 1 na Grande Natal nesta sexta-feira (11) (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

O novo preço da tarifa do sistema ferroviário da Região Metropolitana de Natal entrou em vigor nesta sexta-feira (11). A tarifa passou de R$ 0,50 para R$ 1.

Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), há 15 anos não havia reajuste na tarifa e o aumento visa o equilíbrio entre o custo operacional e o preço pago pelo usuário.

Os trens atendem 4 municípios do Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim e Extremoz. Cerca de 15 mil pessoas utilizam o serviço diariamente. No primeiro dia de nova tarifa, os usuários não reclamaram do reajuste.

"Apesar do aumento, o serviço ainda é muito mais barato e melhor do que ônibus, então vale a pena", diz o porteiro Eriton de Souza, que mora em Ceará-Mirim e trabalha em Natal e utiliza o trem como principal meio de transporte.

Amanhã (12) Fátima Bezerra estará em Santa Cruz para o lançando da pré-candidatura de Dr. Petrônio

fatimasnatacruz2018

A senadora Fátima Bezerra (PT) estará em Santa Cruz neste sábado.

Pré-candidata a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima estará na capital do Trairi para o lançamento da pré-candidatura de Dr. Petrônio Spinelli a deputado estadual.

O evento será na Praça do bairro Paraíso, a partir das 19h.

Fátima Bezerra monta suas bases nas regiões em busca de alicerçar sua candidatura a governadora do estado.

Com informações do Blog do Edipo Natan

Implementação de placa do Mercosul é adiada por mais três meses



A data para implementar no Brasil as placas de identificação dos veículos no padrão dos países do Mercosul mudou mais uma vez. De 1º de setembro deste ano, o prazo passou para 1º de dezembro de 2018, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no Diário Oficial da União nesta sexta (11).

Anunciada em 2014, as novas placas deveriam ter entrado em vigor em janeiro de 2016, porém foi adiada para 2017. As placas do Mercosul já são usadas na Argentina e no Uruguai.

A resolução traz outra mudança: para veículos já emplacadas, a troca será opcional. Na resolução anterior, todos os motoristas brasileiros tinham cinco anos, até 2023, para trocar a placa de identificação do veículo. A troca só será necessária se o veículo mudar de dono ou for transferido de município.

A venda das placas deve ser feita de forma direta das empresas credenciadas no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) aos proprietários de veículos. Os preços serão definidos pelos fabricantes.

Os motoristas que estão realizando processo de transferência do veículo para um novo município podem antecipar a troca da placa, segundo a resolução do Contran, mantendo os números originais e escolhendo os caracteres.

Novo modelo

As placas de identificação dos veículos no padrão dos países do Mercosul são revestidas com película retrorrefletiva e têm fundo branco com margem superior azul. Estampando a bandeira brasileira e do Mercosul na faixa superior, o novo modelo mantém sete caracteres. No entanto, não há mais a obrigatoriedade de três letras e quatro números.

Além disso, deverão possuir código de barras bidimensionais dinâmicos (Quick Response Code - QRCode) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados de seu fabricante.

Todos os típos de veículos devem adotar a nova placa, incluindo reboques, semirreboques, motocicletas, triciclos, motonetas, ciclo elétricos, quadriciclos, ciclomotores, tratores e guindastes, que serão identificados por uma única placa, instalada na parte traseira.

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Cumprindo promessa, Deputado Tomba consegue recursos e toda procissão do padroeiro do bairro Paraíso será em ruas asfaltadas

tomba_asfaltoprocissaoparaiso1

Em mais uma articulação do deputado Tomba Farias, mais uma promessa foi cumprida pra população do bairro Paraíso.

A procissão de São João Batista, padroeiro do bairro, será completa em ruas asfaltadas.

A última rua que precisa de pavimentação asfáltica era a Pe. Antônio Rafael, que está sendo pavimentada nesta quinta-feira (10). A rua é uma importante via do bairro, e o asfalto ajudará no fluxo de veículos.

O deputado Tomba Farias esteve na procissão ano passado e prometeu a população que se esforçaria para conseguir liberar a verba para a pavimentação asfáltica, que está sendo executada hoje.

Para Tomba, isso é mais um demonstrativo do compromisso que seu mandato e a gestão da prefeita Fernanda Costa tem com a população. "Sempre que prometemos algo em praça pública nos esforçamos para cumprir, buscando a melhoria da qualidade de vida da população dos santacruzenses. Agora, o bairro Paraíso terá a procissão do seu padroeiro toda em ruas asfaltadas, como acontece com a procissão de Santa Rita", enfatizou o deputado estadual.

Tomba Farias ainda ressaltou que as obras de pavimentação asfálticas já atenderam a diversas ruas de Santa Cruz, melhorando a infraestrutura da cidade.

tomba_asfaltoprocissaoparaiso3

tomba_asfaltoprocissaoparaiso2

Via Blog do Edipo Natan

Destaque na programação da Festa de Santa Rita, “A Mais Bela Voz Estudantil” reunirá na edição deste ano 21 concorrentes



Um dos eventos que integram a programação da Festa de Santa Rita de Cássia e que tem a responsabilidade da Prefeitura de Santa Cruz é o concurso musical “A Mais Bela Voz Estudantil”, que será realizado na próxima terça-feira (15 de maio), no Pátio da Matriz, dentro dos festejos da padroeira de Santa Cruz.

Considerado um dos principais momentos da programação sócio-cultural da festa, o concurso reúne todos os anos representantes das escolas das redes municipal, estadual, federal e privada, além de uma multidão formada pelas torcidas dos concorrentes.

De acordo com o coordenador musical do concurso, o Maestro Camilo Henrique, cada escola realizou internamente a escolha do seu representante, e que a fase agora é de ensaios para as apresentações.

Serão 21 competidores divididos em duas categorias. Na categoria kids, com idade até os 13 anos, serão oito alunos. Já na categoria juvenil, que reúne alunos com idade a partir dos 14 anos, serão 13 concorrentes.

Encontro histórico de Trump e Kim Jong-un será em 12 de junho



O encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, será no próximo dia 12 de junho em Cingapura, anunciou o americano nesta quinta-feira (10).

Será a primeira reunião entre um presidente americano e um líder da Coreia do Norte.

Ao anunciar os detalhes do encontro em rede social, Trump disse: “nós dois tentaremos fazer com que seja um momento muito especial para a paz mundial!”

O presidente americano havia dito que preferia que o encontro acontecesse na zona desmilitarizada, na fronteira entre as duas Coreias, onde Kim recentemente se encontrou com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in; mas assessores de Trump preferiram a pequena nação de Cingapura.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, foi duas vezes à Coreia do Norte, uma no final de abril e outra nesta semana. Ele voltou aos EUA na madrugada desta quinta com três americanos que estavam presos pelo regime norte-coreano, acusados de espionagem, e foram soltos.​

Os três americanos —Kim Dong-chul, Tony Kim e Kim Hak-song— chegaram na madrugada desta quinta a uma base aérea perto de Washington, onde foram recebidos por Trump e pela primeira-dama Melania.

A detenção de americanos pelo regime de Kim vinha sendo um ponto de tensão entre os países, especialmente depois que a Coreia do Norte prendeu Otto Warmbier, acusado de tentar roubar um pôster durante viagem ao país e condenado a 15 anos de trabalhos forçados. Libertado em junho do ano passado, ele estava em coma e morreu alguns dias depois nos EUA.

REAPROXIMAÇÃO

A aproximação entre EUA e Coreia do Norte veio depois de, no ano passado, os líderes dos países trocarem insultos e ameaças e o regime de Kim fazer testes nucleares e de mísseis intercontinentais.

Kim anunciou recentemente que a Coreia do Norte deixaria de fazer testes de armas nucleares e que abandonaria seu local de testes atômicos. O ditador se encontrou no final de abril com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e os países negociam a implantação de um acordo de paz para desarmar a península e encerrar formalmente a guerra entre as duas Coreias.

FOLHA PRESS/ASSOCIATED PRESS

Prefeitura de Santa Cruz convoca monitores aprovados no processo de seleção do Mais Alfabetização


A Prefeitura de Santa Cruz divulgou edital convocando seis monitores aprovados no processo seletivo do programa Mais Alfabetização.

Os candidatos aprovados são: FRANCINETE PEREIRA DE LIMA, SANDRA MARQUES DE SOUZA, LEIDIANE SANTOS DA ROCHA, FRANCIMERY MAGDA DOS SANTOS, MARIA ELIZÂNGELA BEZERRA DE SOUZA e ALINE LUANA DA SILVA.

Os monitores convocados têm dois dias úteis, 10 e 11 de maio, para comparecer a sede da secretaria municipal de Educação, no Centro Administrativo (antigo PETI), das 08h às 12h e das 14h às 17h.

O Edital de Convocação 001/2018 e o Termo de Homologação do processo estão disponíveis no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

Cursos sobre turismo voltados para municípios do Polo Agreste/Trairi serão realizados em Santa Cruz; inscrições já estão abertas


Santa Cruz sediará cursos voltados para o turismo promovidos pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo, Governo Cidadão e Banco Mundial, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz. O edital do processo seletivo para ingresso nas capacitações já foi lançado e as inscrições serão feitas de 10 a 25 de maio na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Centro Administrativo), das 8h às 11h30, de forma gratuita.

No Polo Agreste/Trairi os cursos serão de “Inglês para serviços turísticos”, com 20 vagas e carga horária de 160 horas, e “Condutor/Orientador do turismo local”, com 20 vagas e carga horária de 80 horas, ambos serão ministrados em Santa Cruz.

O processo seletivo se dará em duas etapas, ambas com caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa constará de inscrição presencial através de formulário de inscrição próprio e a segunda será uma entrevista presencial para verificação de atendimento dos pré-requisitos e concordância do termo de compromisso. O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de junho de 2018.

O edital do processo de seleção para ingresso nos cursos (Edital 001/2018) e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br/site/blog).

Em evento da ANORC, Tomba Farias destaca o agronegócio como propulsor da economia do RN

tomba_eventoanorc

Em café da manhã realizado pela Associação Norte-riograndense de Criadores (ANORC), nesta quarta-feira, o deputado estadual Tomba Farias destacou que o agronegócio é "mola propulsora da economia do Rio Grande do Norte". O parlamentar citou como exemplo o setor de avicultura, que transformou o município de Santa Cruz no maior produtor de frango do Rio Grande do Norte, através de mais de 58 aviários de engorda de frango com capacidade para produzir milhões de aves por ano.

Ressaltando que a sua origem familiar vem do campo, Tomba destacou que, quando prefeito de Santa Cruz, buscou incentivar a agroindústria, o que teve como consequência a geração de 400 novos empregos na zona rural. Ele afirmou ainda que durante a sua gestão a população rural do município começou a contar com a colaboração da Guaraves Alimentos, detentora da marca Bom Todo. A empresa transfere tecnologia, fornece os pintos, ração e vacinas necessárias aos pequenos produtores da cidade.

Deputado municipalista, Tomba Farias destacou ainda que a iniciativa da ANORC de abrir as portas do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, para a população da Grande Natal, proporcionará não só uma opção de lazer para a comunidade, como também irá permitir que os frequentadores tenham um novo espaço de entretenimento na região, gerando emprego e renda para os empreendedores individuais que irão trabalhar no local.

Com o apoio da Prefeitura, Juventude conquista a Copa Serra Caiada de Futebol


Com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, o Juventude, equipe de futebol amador do município, participou e conquistou o título da Copa Serra Caiada, disputada na cidade de Serra Caiada e que reuniu equipes de várias regiões do Rio Grande do Norte.

Na final, disputada no último fim de semana, a equipe santa-cruzense enfrentou o Vila Nova e venceu pelo placar de 1 x 0.

Em nota divulgada nas redes sociais, a diretoria do Juventude ressalta a importância do apoio da Prefeitura de Santa Cruz para o fortalecimento do futebol amador, por meio das ações desenvolvidas pela secretaria municipal de Esportes e Lazer.

O apoio da gestão municipal ao futebol amador também tem beneficiado outras equipes e possibilitado a participação nas principais competições da região. Exemplo do Eva Bary, que está na final da Copa Trairi e da Desportiva, que disputa a semifinal da Copa Integração Seridó/Trairi

Com chuva forte e refletor apagado, presos de 'confiança' fogem da Cadeia Pública de Natal

Presos se aproveitaram da escuridão para escapar (Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução)

Dois presos, considerados de 'confiança', fugiram na noite desta quarta-feira (9) da Cadeia Pública de Natal, na Zona Norte da capital potiguar. Segundo a Polícia Militar, os detentos aproveitaram a chuva e o apagão em um dos refletores para pular o muro e fugir da unidade.

Ainda de acordo com a PM, os presos que fugiram trabalhavam na cozinha e ajudavam na rotina do presídio, por isso tinham tratamento diferenciado e dormiam em alojamentos do setor administrativo.

Em relatório, a PM informou que os fugitivos foram identificados como: José Severo da Silva Júnior, de 21 anos, e Francisco Leandro Lopes da Silva, de 28. Eles pularam o muro por volta das 20h. Vestindo apenas o calção da farda do sistema penitenciário, os dois correram pela Avenida Itapetinga em direção a João Medeiros Filhos.

A Polícia Militar fez buscas pela região, mas não conseguiu recapturar os fugitivos. A Sejuc enviou uma nota em que diz que a fuga se deu por causa de um 'descuido' dos agentes penitenciários.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Empresária confirma que recebeu da JBS pagamento por serviço prestado na campanha de Robinson Faria em 2014

Robinson Faria, governador do Rio Grande do Norte, negou que tenha recebido doações não declaradas na campanha de 2014 (Foto: Thyago Macedo/G1)

A empresária Eliane Alves Pereira confirmou à Polícia Federal que recebeu da empresa JBS o pagamento de serviços prestados na campanha de Robinson Faria ao Governdo do Rio Grande do Norte em 2014. A empresária, dona da E. A. Pereira Comunicação Estratégica, entregou à PF uma nota fiscal no valor de R$ 2 milhões emitida para a JBS S/A.

Segundo ela, deste valor, R$ 1,2 milhão é referente ao trabalho de marketing direto na campanha política e o restante é referente a serviços prestados à marca Friboi, da JBS. O valor total foi pago em setembro de 2014 por meio de depósito na conta da empresária. O pagamento não consta na prestação de contas da campanha de Robinson Faria.

"Ela foi contratada para prestar um serviço de marketing e esse serviço foi efetivamente prestado. Se houve uma prestação tinha que haver o recebimento de valores. (...) Se houve um possível caixa 2 isso deve ser apurado pelo Poder Judiciário que é o juízo competente para apurar os fatos", disse o advogado da empresária, Marcelo Torres.

A informação confirma parte da delação premiada de Ricardo Saud, ex-diretor de relações institucionais da J&F, grupo controlador da JBS. O executivo afirmou que fez doações não declaradas à campanha de Robinson Faria através de pagamentos a empresas de terceiros, dentre elas a de Eliane.

Em nota, Robinson Faria afirma que não recebeu doações não declaradas para a sua campanha nas eleições de 2014 e que jamais solicitou qualquer doação ao delator Ricardo Saud que não fosse doação legal. "As doações solicitadas à JBS foram todas pedidas oficialmente, já que a JBS era a empresa indicada pelo partido PSD para fazer as doações para a campanha ao governo em 2014", diz a nota. O governador afirmou ainda que "as contas da campanha foram todas aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral e que confia no trabalho da Justiça".

Especialistas apontam os herdeiros dos votos de Joaquim Barbosa



Pré-candidatos, Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) serão os maiores “herdeiros” dos votos abandonados pelo ministro aposentado do STF Joaquim Barbosa, o "JB". Estima-se que Joaquim “roubava” ao menos três pontos percentuais de Bolsonaro e outros dois de Marina. A avaliação é de especialistas em levantamentos eleitorais, como Murilo Hidalgo, do Paraná Pesquisa. Agora, ambos devem recuperar aqueles votos perdidos e ganhar a maior parte do restante do eleitorado órfão. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Geraldo Alckmin apalavrou com Márcio França, em 2014, que o PSB indicaria seu vice em 2108. Mas Joaquim fez o PSB sonhar mais alto.

O ex-ministro Aldo Rebelo era opção do PSB para vice de Alckmin. Com a chegada de Joaquim, Aldo saiu. E o PSB perdeu os dois.

Nenhum inimigo faria tanto mal ao PSB: Joaquim deixou o partido sem opções relevantes, para presidente ou para vice, na eleição de 2018.

Em escala muito menor, Ciro Gomes (PDT) também herdará uma beirada dos votos. Já o PT, que odeia Joaquim, não estará no espólio.