segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Prefeitura de Santa Cruz contempla mais uma rua com pavimentação asfáltica


As obras de pavimentação asfáltica continuam em Santa Cruz e desta vez a beneficiada foi a Rua Manoel Meireles da Silva, no bairro 3 a 1, interligando dois trechos já asfaltados, da Rua Mossoró até a Rua José Ferreira de Medeiros.

Uma das marcas da gestão da Prefeita Fernanda Costa são os investimentos para melhorar cada vez mais a infraestrutura da cidade. Recentemente duas importantes ruas também foram contempladas com o asfalto, Rua Escritor Raimundo Nonato da Silva e a Rua Nossa Senhora da Apresentação, ambas no Conjunto Cônego Monte.

O asfalto na Rua Manoel Meireles da Silva é fruto de emenda parlamentar do deputado Tomba Farias (PSDB) e foi concluído nesta quinta-feira (08).

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Jair Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição



Na primeira visita ao Congresso Nacional desde que foi eleito, Jair Bolsonaro reafirmou seu compromisso com a Constituição Federal, e afirmou que todos os Poderes da República têm o compromisso de preservar a Carta Magna, que completa 30 anos.

“Na democracia só existe um norte que é o da nossa Constituição. Juntos, vamos continuar construindo o Brasil que nosso povo merece. Temos tudo para ser uma grande nação”, disse ao declarar estar feliz com o retorno à Casa e lembrar que os presentes na sessão ocupam cargos chaves capazes de mudar o futuro da nação.

Pouco antes, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, defendeu que, passadas as eleições, o Brasil precisa encontrar um ponto de união em meio às diferenças. Durante o evento, Toffoli defendeu dedicação às reformas essenciais e destacou, como principais, as mudanças previdenciárias, tributárias e fiscais e a promoção da segurança pública.

“É momento de reafirmar nosso comprometimento com a manutenção e longevidade da nossa Constituição. País sempre demanda atualização da Carta. É hora de celebrarmos um grande pacto nacional para juntos trilharmos caminho na busca de reformas fundamentais que precisamos enfrentar”, disse.

Toffoli disse ser testemunha de que o Congresso tem conseguido atualizar as leis com a votação de emendas e projetos e assegurou que Judiciário continuará sendo moderador nas questões fundamentais para o país que precisarão ser apaziguadas.

Moro propõe mais rigor para progressão de pena e prescrição de crimes



Na primeira entrevista coletiva concedida após ter aceitado o convite para ser ministro da Justiça, o juiz federal Sergio Moro afirmou hoje (6), em Curitiba, que pretende apresentar um conjunto de projetos de lei para combater a corrupção e enfrentar o crime organizado. A ideia geral, segundo o magistrado, é resgatar parte do pacote de 10 medidas contra a corrupção proposto pelo Ministério Público Federal (MPF), mas que não avançou no Congresso Nacional, além de outras iniciativas apresentadas por organizações da sociedade civil, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Transparência Internacional.

“A ideia é que essas reformas sejam propostas simples e que possam ser aprovadas em breve tempo, sem prejuízo que propostas mais complexas sejam apresentadas em momento posterior ou paralelamente”, explicou. Ele citou alguns exemplos do que pretende enviar ao Congresso, mas ressaltou que a versão final das propostas, ainda em estudo, deverão ser precedidas de um acordo interno que será construído com o presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Entre as medidas propostas por Moro, está a alteração das atuais regras de prescrição dos crimes, a possibilidade de deixar mais claro na legislação o cumprimento da prisão após condenação em segunda instância.  A previsão da execução das sentenças dos tribunais do júri também foi apontada pelo futuro ministro. “Já existe um precedente da 1ª turma do Supremo Tribunal Federal admitindo que o veredicto do tribunal do júri sobre crime de homicídio possa ser executados independentemente de recursos. Num quadro grave de epidemia de homicídios, me parece importante essa medida”, afirmou.

Moro também sugeriu a proibição de progressão de regime prisional quando houver prova de ligação do preso com organizações criminosas. “Se existem provas de que o preso mantem vínculos com organizações criminosas, significa que ele não está pronto pra ressocialização”, argumentou. Ele também falou em uma regulamentação mais clara para a utilização de policiais disfarçados em operações para desbaratar o crime organizado. ” A nossa legislação, embora permita esse tipo de comportamento, não é totalmente clara”, justificou.

Chegada de Bolsonaro a Brasília marca início da transição de governo



O presidente eleito Jair Bolsonaro desembarca nesta terça (6) em Brasília, pela primeira vez desde sua vitória no último dia 28. A agenda é intensa e inclui encontros com o presidente Michel Temer, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, além de reuniões com militares e visita ao Congresso Nacional.

Ele embarcou pouco depois das 7h na Base Aérea do Galeão, em um avião da Força Aérea Brasileira. O presidente eleito chegou à Base Aérea por volta das 6h. Sua presença em Brasília marca o início dos trabalhos da equipe de transição do governo, que terá pela frente 56 dias até a posse em janeiro

Na aeronave, segundo assessores, além de Bolsonaro, estão o vice-presidente eleito, general Mourão, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antônio Nabhan Garcia, entre outros.

Também estarão ao lado do presidente eleito o ministro extraordinário Onyx Lorenzoni, e o general Augusto Heleno, confirmado para a Defesa. Ambos participam ativamente do governo de transição.

Agenda

De manhã, Bolsonaro participa da sessão solene dos 30 anos da Constituição, na Câmara dos Deputados. Um forte esquema de segurança foi organizado, inclusive gerando polêmica em decorrência da retirada da imprensa de alguns setores.

O presidente eleito deve almoçar com o ministro Defesa, Joaquim Silva e Luna, depois tem reuniões com os comandantes da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e do Exército, general Eduardo Villas Bôas.

Para esta quarta (7) estão programados café da manhã com o comandante da Aeronáutica, o brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato. Haverá ainda encontro com os presidentes do STF, Dias Toffoli, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha.

Transição

Bolsonaro e Temer se encontram, pela primeira vez desde a eleição, nesta quarta às 16h, para selar o início simbólico do governo de transição. Até o final de dezembro, equipes dos dois presidentes trabalharão juntas para reunir dados e sanar dúvidas, no esforço de dirimir dificuldades para o governo eleito.

Antes porém, por volta das 14h, o presidente eleito pretende visitar o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), onde funcionará o governo de transição. O local, que fica a 8 quilômetros da Esplanada dos Ministérios e a 4 do Palácio do Planalto, serve de gabinete de transição desde a primeira eleição do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sucessor de Fernando Henrique Cardoso. (ABr)

Com salários de servidores na pauta, comissão de transição do Governo do RN se reúne pela primeira vez

Robinson Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT) se encontraram nesta terça-feira (6) para tratar sobre transição do governo no RN — Foto: Rayane Mainara/Governo do RN

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), e a governadora eleita, Fátima Bezerra (PT), se reuniram na tarde desta terça-feira (6), acompanhados de suas equipes, para dar inicío ao processo de transição entre a atual administração e a que vai começar no dia 1º de janeiro de 2019. Entre os temas debatidos pela comissão esteve os salários dos servidores, que, na avaliação do Executivo, só terminarão o ano em dia se o Estado conseguir uma liberação da antecipação dos royalties na Justiça.

No encontro, Robinson assegurou total transparência e agilidade na liberação das informações da atual gestão. “O novo governo terá todas as condições de iniciar dando continuidade às obras e ações em curso, diferente de quando assumi em 2015”, afirmou o chefe do Executivo, lembrando que sua obteve nota 9,7 da Transparência Brasil. "E essa transparência vai continuar nos trabalhos junto à comissão de transição”, reforçou.

Fátima Bezerra, por sua vez, explicou que adotou como critério para escolha sua equipe de transição o perfil técnico, obedecendo critérios de competência e experiência. “Estes critérios não eliminam atuação na gestão pública, por isso temos também pessoas experimentadas na condução de órgãos das esferas municipal, estadual e federal”, declarou Fátima.

A comissão deverá trabalhar em uma sala localizada nas dependências da Escola de Governo, que já está disponível para a equipe. De acordo com a secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, o ambiente dispõe de toda estrutura necessária para o trabalho da comissão, que, além do contato direto com os secretários e gestores da atual administração, poderá também acessar informações através do SEI – Serviço Eletrônico de Informações - implantado este ano.

Os secretários da Casa Civil, da Tributação, Planejamento, o coordenador do Governo Cidadão e o procurador-geral do Estado serão os interlocutores da atual gestão com a equipe do futuro governo.

Encontrado corpo que pode ser de menina de 14 anos, irmã de suspeitos de matar criança em Mossoró

Jeane de Melo Nogueira, 14 anos, foi levada de casa por homens armados  — Foto: Arquivo da família

Foi encontrado em uma região de mata no bairro Malvinas, próximo a uma estrada de terra que dá acesso à zona rural do município de Mossoró, na região Oeste potiguar, um corpo carbonizado que pode ser o da adolescente Jeane de Melo Nogueira, de 14 anos, que foi levada de casa por homens armados logo após o assassinato de uma criança de 1 ano e meio, na noite do domingo (4), também na Malvinas.

Segundo a polícia, o desaparecimento de Jeane é tratado como represália pela morte do pequeno Anthony Calleb Bezerra da Silva, já que a adolescente é irmã de dois rapazes presos nesta segunda (5) suspeitos de terem participado da morte do menino. A criança estava com os pais, em uma motocicleta, quando a família foi atacada a tiros. A mãe do menino segue internada em estado grave. Já o pai, que segundo os suspeitos era o verdadeiro alvo dos tiros, também está hospitalizado, mas sem risco de morte.

Anthony Calleb Bezerra da Silva tinha 1 ano e meio — Foto: Arquivo da família

Pouco antes de o corpo ser encontrado, o pai de Jeane esteve na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Mossoró para prestar queixa do desaparecimento da filha. Em agosto, Wellington Martins Nogueira já havia perdido um filho, um jovem de 18 anos, que foi assassinado a tiros.

Segundo a delegada Liana Aragão, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró, a morte de Anthony Calleb aconteceu por causa de uma guerra de facções criminosas. "O pai da criança, que assume ser do PCC, era o alvo. E os irmãos que foram presos, assumiram que são de uma facção rival, o Sindicato do Crime do RN. Eles disseram que não viram que a criança estava na moto. Porém, viram que a mãe estava, mas mesmo assim atiraram", ressaltou a delegada.

A partir de agora, a DHPP de Mossoró também busca a identificação do corpo encontrado e já começa a investigar o assassinato.

Cosern abre inscrições para seleção do Programa de Estágios 2019

Cosern abre inscrições para processo seletivo de estagiários — Foto: Canindé Soares/Cosern/Divulgação

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) abriu nesta segunda-feira (5) as inscrições para o Programa de Estágio 2019. São oferecidas 55 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de dezembro no site do Programa de Estágios. O link também pode ser acessado num banner no site da Cosern.

Os pré-requisitos para participar do processo seletivo são:

Ter a previsão de conclusão do curso até dezembro de 2021;
Ter disponibilidade de 20 ou 30 horas semanais - com o máximo de 6 horas por dia de estágio.
Os selecionados terão direito a bolsa-auxílio e benefícios.

As primeiras contratações serão feitas em fevereiro do ano que vem e as demais oportunidades de estágio surgirão conforme demanda da Cosern ao longo do ano de 2019.

Casa Durval Paiva, do RN, é escolhida a melhor Ong do Brasil

Casa Durval Paiva fica na Rua Professor Clementino Câmara, no Barro Vermelho, em Natal — Foto: Casa Durval Paiva/Divulgação

A Casa Durval Paiva, em Natal – instituição que há 23 anos atende crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares durante e após o tratamento – foi escolhida como a melhor Ong do Brasil durante a 2ª edição do Guia Melhores Ongs, realizada no início do mês no Museu de Arte Moderna, em São Paulo.

A iniciativa da premiação é do Instituto Doar e da Rede Filantropia, que receberam mais de 2.500 inscrições de todo o país. Em 2017, a Durval Paiva já havia sido contemplada como a melhor Ong do Nordeste, ficando também entre as 100 melhores do país.

“A premiação é resultado do trabalho de muitos que abraçaram a causa e ajudam na busca da cura dos pacientes e transformação da realidade social de centenas de famílias assistidas”, destacou Rilder Campos, presidente da instituição.

“Esse prêmio é o somatório de forças de centenas de doadores, parceiros, voluntários, colaboradores e simpatizantes da nossa causa. Só temos a agradecer a Deus e a todos que, juntamente conosco, buscam fazer um trabalho transparente e de excelência no exercício da solidariedade e resgate da cidadania das crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte”, acrescentou.

O prêmio

O prêmio Melhores ONGs foi criado para valorizar as organizações filantrópicas que se destacam pelo trabalho em prol da sociedade, com boas práticas de gestão e transparência. Para tal, são avaliados os processos administrativos, contábeis, financeiros e de comunicação para selecionar as 100 melhores entre as mais de 800 mil instituições em atuação no país.

A entrega dos certificados e troféus teve a cobertura da Editora Globo – Revista Época, Grupo Folha e outras mídias. Com esse trabalho, o Instituto Doar e a Rede Filantropia buscam estimular a melhoria contínua da gestão das entidades e criar espaços de visibilidade para que as ONGs encontrem mais doadores.

Matrículas nas escolas públicas estaduais do RN para alunos novatos começam nesta terça

Ano letivo 2019 na rede estadual de educação do RN deve começar no dia 14 de fevereiro — Foto: SEEC/ASSECOM

As matrículas nas escolas públicas da rede estadual do RN para alunos novatos começam nesta terça-feira (6). A matrícula pode ser feita pela internet ou na própria escola.

As matrículas são destinadas também aos alunos que estão fora da escola. No período de 6 a 30 de novembro, esses alunos e seus responsáveis poderão fazer a matrícula pelo portal do SIGEduc ou através do aplicativo Matrícula Escolar RN (disponível gratuitamente no sistema Android).

Uma vez realizada a inscrição via sistema, o responsável terá quatro dias úteis, a partir da solicitação e confirmação, para efetivar a matrícula na escola, apresentando toda a documentação do aluno.

Calendário de Matrículas da rede Estadual de Ensino do RN
Através do sigeduc.rn.gov.br ou aplicativo Matrícula Escolar do RN (Chamada Escolar)

Chamada Escolar (para novos estudantes e estudantes fora da escola): 6 a 30 de novembro.

Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE): 6 a 30 de novembro.

Renovação dos alunos veteranos: 26 de dezembro de 2018 a 18 de janeiro de 2019.

Transferência automática (rede estadual e municipal); 
transferência por interesse próprio (rede estadual): 26 de dezembro de 2018 a 21 de janeiro de 2019.

Publicação do resultado das vagas concedidas para efetivação: 25 de janeiro de 2019.

Outras informações: (84) 3232-1324.

Petrobras sobe preço do gás de cozinha em 8,5% nas refinarias nesta terça-feira

Petrobras reajusta preço do gás de botijão — Foto: Rogério Aderbal/G1

A Petrobras elevará em 8,5% o preço médio do botijão de gás de cozinha vendido às distribuidoras para botijão de 13 kg, para R$ 25,07, a partir de terça-feira (6), informou a companhia em comunicado nesta segunda, de acordo com a Reuters.

O preço às distribuidoras estava congelado em R$ 23,10 desde julho. Segundo a estatal, o aumento ocorre principalmente devido a desvalorização do real frente ao dólar e a elevações nas cotações internacionais do GLP.

O valor do botijão vendido às distribuidoras não é o único determinante do preço final ao consumidor. Além de terem liberdade para praticar preços, as distribuidoras devem ainda incorporar o valor de impostos e outros custos.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), os consumidores pagaram em média R$ 68,59 pelo botijão na semana passada. Na semana anterior, esse valor havia ficado em R$ 68,34.

Com isso, a empresa explicou que o botijão acumulará alta de R$ 0,69, ou 2,8% desde janeiro, quando passou a ter reajustes trimestrais. A referência para os preços, segundo a Petrobras, continua a ser a média dos preços do propano e butano comercializados no mercado europeu, acrescida da margem de 5%.

PM da reserva é assassinado na Zona Norte de Natal

Crime aconteceu na manhã desta terça-feira (6) na Redinha, Zona Norte de Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Um sargento aposentado da Polícia Militar foi assassinado na manhã desta terça-feira (6) na Zona Norte de Natal. O policial foi identificado como Francisco Dionísio Alves, de 69 anos. A arma dele foi levada pelos bandidos. Este foi o 24º agente de segurança pública morto este ano no Rio Grande do Norte.

Segundo a assessoria de comunicação da PM, o sargento foi até um terreno que ele possui na Redinha com o propósito de colocar uma placa orientando as pessoas para que não joguem lixo na área. Ao chegar no local, porém, acabou surpreendido por dois homens armados, que atiraram na cabeça do policial e fugiram levando a arma dele.

A PM disse que fez buscas pela região, mas não conseguiu encontrar nenhum suspeito.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Equipe de transição de Fátima Bezerra será composta por 20 pessoas; Conheça os nomes

Nota – equipe de transição
A governadora eleita do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra, definiu nesta segunda-feira (5) os nomes dos que comporão a equipe de transição do novo Governo. A lista completa foi encaminhada à chefia do Executivo estadual, atendendo ao decreto n. 28.443 de 29 de outubro de 2018, a ser publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6). São eles:
1. Maria de Fátima Bezerra, senadora da República e governadora eleita, Coordenadora dos Trabalhos desta Comissão;
2. Antenor Roberto Soares de Medeiros, procurador do Estado e vice-governador eleito
3. Raimundo Alves Junior, economista, assessor parlamentar do Senado
4. Jean-Paul Terra Prates, suplente de senador, ex-Secretário de Estado de Energia do Rio Grande do Norte, Mestre em Planejamento Energético e Gestão Ambiental
5. Fernando Wanderley Vargas da Silva, professor e deputado estadual
6. Arméli Marques Brennand, Promotora de Justiça aposentada.
7. Roberto Sérgio Ribeiro Linhares, ex-superintendente Regional da Caixa, Advogado, Especialista em Finanças e Mercado Financeiro.
8. Simone Gameleira Cabral, Secretária executiva, Coordenadora de Projetos Estratégicos da Câmara Municipal do Natal.
9. Alexandre de Oliveira Lima, Eng. Agrônomo e Professor Adjunto do Departamento de Gestão Ambiental da UERN.
10. Maria da Conceição Dantas de Moura, Doutora em Sociologia pela UFRN, Consultora do FIDA em Gênero, Etnia, Geração, Comunidades Tradicionais
11. José Aldemir Freire, economista, ex-chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte entre setembro de 2009 e fevereiro de 2018.
12. Érica Verícia Canuto de Oliveira Veras, Promotora de Justiça/RN, Professora da UFRN e Doutora em Ciências Sociais.
13. Getúlio Marques Ferreira, Professor, Engenheiro, Especialista em Engenharia de Sistemas, Mestre em Engenharia da Produção
14. Luciana Targino de Almeida Cardoso, Coordenadora da Assessoria de Planejamento desta Casa Legislativa
15. Carlos Eduardo Xavier, Engenheiro da Computação, Mestre em Ciências de Engenharia de Produção pela UFRN e Auditor Fiscal do Tesouro Estadual;
16. Sandra Lúcia Barbosa Cavalcanti, Economista, chefe de Unidade da Fiern;
17. Octávio Santiago Neto, Jornalista, especialista em Gestão Pública e em Gestão de Projetos e Políticas Públicas e servidor de carreira da Assembléia Legislativa;
18. Henderson Magalhães Abreu, Engenheiro agrônomo, ex-assessor parlamentar;
19. Francisco Canindé de França, Professor da rede estadual de ensino;
20. Cipriano Maia de Vasconcelos, Professor associado do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – UFRN
“Formamos uma equipe que atende a um perfil técnico, de seriedade profissional e de sensibilidade social. E quero, em nome do povo do RN, agradecer a disponibilidade de todas essas pessoas de trazerem a contribuição para tornar o Rio Grande do Norte um estado melhor de se viver”, declarou a governadora eleita.

PRF prende irmãos suspeitos de matar criança de 1 ano em Mossoró

Irmãos suspeitos confessaram o crime — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde desta segunda-feira (5) dois irmãos suspeitos de matar um menino de 1 ano e meio em Mossoró, região Oeste potiguar, neste domingo (4).

De acordo com a PRF, os irmãos viajavam em direção a Natal, em um carro de lotação, quando foram presos na cidade de Lajes, na região Central do estado. Eles estavam com a arma que possivelmente foi a usada no crime, munições e maconha. Ainda de acordo com a PRF, eles confessaram participação no crime.

Os suspeitos foram conduzidos para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró, onde devem prestar depoimento.

Congresso terá segurança reforçada para sessão pelos 30 anos da Constituição



Um forte esquema de segurança está sendo montado no Congresso Nacional para a sessão solene que vai comemorar os 30 anos da Constituição Federal. Foram distribuídos 1,5 mil convites. A solenidade está marcada para começar às 10h desta terça-feira (6).

Entre os convidados, o presidente eleito Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão. Será a primeira vez que Bolsonaro retorna ao Congresso após ser eleito presidente da República.

Entre as autoridades que estarão na sessão, o presidente da República Michel Temer, do Legislativo Eunício Oliveira e Dias Toffoli do Judiciário. A Procuradora-Geral da República (PGR) Raquel Dodge, senadores, deputados federais e ministros de Estado.

Entretanto, além do tapete vermelho, não haverá pompa, e todas as autoridades vão chegar ao Congresso Nacional pela chapelaria, como é de praxe. O acesso ao plenário e as galerias da Câmara dos Deputados ficarão restrito aos convidados. Amanhã não haverá visitas as dependências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Após colisão de moto com carro, mulher morre atropelada por ônibus do Transporte Cidadão em Natal

Mulher que morreu estava em uma motocicleta — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Uma mulher morreu no final da manhã desta segunda-feira (5) em um acidente envolvendo uma motocicleta, um carro de passeio e um ônibus do governo do estado na Av. Capitão-mor Gouveia, na Zona Oeste de Natal.

Segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), o motorista do ônibus faz parte do programa Transporte Cidadão. Ele disse que a moto em que mulher estava se chocou com um carro. Ao cair, ela acabou sendo atropelada pelo ônibus. A vítima foi identificada como Milena Lima de Melo, de 41 anos. O motorista do carro fugiu.

Uma ambulância do Serviço Atendimento Móvel de Urgência foi chamada, mas quando os socorristas chegaram ao local do acidente a mulher já estava morta.

O caso será investigado pela Delegacia Especial de Acidentes Veiculares (DEAV).

SAAE auxilia nas demanda da zona rural de Santa Cruz com poço na Estação de Tratamento que tem água não totalmente potável

saae_pocoestacao1

Além das ações de abastecimento da zona urbana do município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Santa Cruz auxilia no abastecimento da zona rural santa-cruzense.

Existe um poço na Estação de Tratamento de Água (ETA) que tem água que serve para gasto. A água não é totalmente potável e não é recomendada para consumo humano, mas como na zona rural a escassez de água é maior, o município abastece com a água do poço do SAAE comunidades que utilizam a água para manutenção da propriedade, animais, atividades domésticas, entre outras.

O poço que funcionava até o mês de outubro, após vários anos auxiliando no abastecimento por carros-pipa na zona rural, secou. Mas, em ação conjunta com a Secretaria de Agricultura, foi utilizada a perfuratriz da Prefeitura e outro poço foi cavado ao lado, dando vazão de mais de 18 mil litros de água por hora, o que fará com que o auxílio ao agricultor familiar continue.

De acordo com Ângelo Giusepe, diretor do SAAE, a água é priorizada para atender demandas na zona rural, pois é de conhecimento público a dificuldade para abastecimento. "A água da operação pipa do Exército é para matar a sede do agricultor, mas não dá para utilizar para outra finalidade, pois é limitada. Com isso, temos essa ação, que continuará servindo para o agricultor, em parceria com a Secretaria de Agricultura, garantindo que o homem e a mulher do campo tenham acesso a água para outras finalidades, já que ela não é totalmente potável, como manutenção das atividades domésticas, para animais, entre outras ação cotidianas", enfatizou o gestor da autarquia municipal.

Como o município tem um número limitado de carros-pipa, existe uma demanda na Secretaria de Agricultura que é atendida de acordo com a disponibilidade dos veículos, priorizando aquelas comunidades que estão a mais tempo esperando pelo serviço.

O SAAE garante que a água estará disponível para a Secretaria de Agricultura, priorizando o atendimento na zona rural de Santa Cruz.

saae_pocoestacao2


Via Blog do Edipo Natan

Moro entra de férias e afirma que pedirá exoneração perto da posse



O juiz federal Sérgio Moro apresentou nesta segunda (5) o seu pedido de férias acumuladas durante os quatro anos em que comandou a Operação Lava Jato em Curitiba. Com isso, começa o processo de afastamento do magistrado das audiências ligadas à operação.

O tempo pedido é de 17 dias, período remanescente dos anos 2012 e 2013. Quando essa solicitação acabar, no dia 21 de novembro, Moro deve fazer um novo pedido de férias, que dura dessa vez até o dia 19 de dezembro. A partir de agora, Moro participa do trabalho de transição entre os governos Temer e Bolsonaro, que começa esta semana.

Na última quinta (1º), o juiz aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para comandar o Ministério da Justiça, que a partir do próximo ano reunirá a área de Segurança Pública — incluindo a PF, a PRF e a Força Nacional de Segurança —, a Controladoria-Geral da União (CGU) e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

No entanto, a exoneração de Moro do cargo de juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba acontecerá apenas próximo a sua posse como ministro, em janeiro do ano que vem. A decisão do magistrado adia a escolha de um novo titular para a vara que concentra as ações da Operação Lava Jato. Por enquanto, a juíza substituta Gabriela Hardt ficará no comando.

No RN, 22,4% dos inscritos faltam ao primeiro dia de provas do Enem 2018

Primeiro dia de provas do Enem 2018 teve 22,4% de abstenção no RN — Foto: Pedro Vitorino

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve uma abstenção no Rio Grande do Norte de 22,4%, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O percentual corresponde a 27.787 candidatos que não fizeram o teste no estado. O número é um pouco menor do que o índice nacional que foi de 24,9%.

Neste ano, 124.047 estudantes se inscreveram para fazer o Enem no RN. Deste total, 96.260 compareceram.

As inscrições potiguares foram menores que no ano passado, quando o estado registrou 159.486 cadastros. Apesar disso, apenas no primeiro dia de prova, em 2017, foram registradas mais de 44 mil ausências, o que reduziu o número de candidatos para cerca de 115 mil.

Criança de 1 ano é morta e pais baleados durante atentado em Mossoró

Anthony Calleb Bezerra da Silva tinha 1 ano e meio — Foto: Arquivo da família

Um menino de 1 ano e meio morreu ao levar um tiro na cabeça na noite deste domingo (4) em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. Pai e mãe estavam com a criança em uma motocicleta, saindo da casa de parentes, quando foram atacados por homens armados. Os pais também foram baleados. Ninguém foi preso.

Segundo a Polícia Militar, o atentado aconteceu por volta das 20h30, no bairro Malvinas, na frente de uma praça. Três homens, que também estavam em motocicletas, se aproximaram e fizeram os disparos contra a família, que seguia para casa. O pai da criança seria o alvo do atentado.

Anthony Calleb Bezerra da Silva ainda foi socorrido por familiares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel, mas não resistiu.

A mãe, de 20 anos, e o pai do menino, que tem 23, foram levados para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Ela, de acordo com a PM, permanece internada em estado grave.

Com mais um recorde de público, deputado Tomba comemora em praça pública seu aniversário

tomba_aniversario2018foto

O deputado estadual Tomba Farias comemorou com muito sucesso mais um aniversário.

Na noite de quinta e madrugada de sexta-feira, o pátio da Matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, ficou lotado para acompanhar os shows de Grafith, Briola e Henry Freitas. A festa foi até amanhecer a sexta-feira (02).

O deputado Tomba subiu ao palco para agradecer os presentes e a votação que teve no pleito de 2018, refirmando o compromisso que tem pelo desenvolvimento de Santa Cruz e região em mais um mandato na Assembleia Legislativa.

tomba_aniversario2018foto1


Via Blog do Edipo Natan