Divulgar um guia de roteiros turísticos do Rio Grande do Norte tendo
como garotos propaganda Gisele Bündchen e Zidane, e de graça, não é todo
dia. Por isso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa de
Promoções Turísticas do RN (Emprotur) organizam, junto a órgãos
municipais e trade turístico uma lista de roteiros a serem enviados a um
programa das Nações Unidas responsável pela divulgação.
A campanha Passaporte Verde 2014 é uma iniciativa do Programa das
Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com o Ministério
dos Esportes, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo e
Ministério do Desenvolvimento Social. O objetivo é promover a produção
sustentável e o consumo consciente utilizando o turismo como ferramenta.
E a época da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 é ideal para implantação
do programa.
Na manhã desta última quarta-feira (30), equipes da Setur/Emprotur,
Idema e PGE estiveram reunidas para finalizar o processo de elaboração
dos roteiros. “Até dia 7 de novembro a equipe estadual se juntará ao
município e a entidades do turismo como ABIH e Abrasel para finalizar a
proposta de destinos turísticos sustentáveis para enquadrar o RN no
Passaporte Verde”, comentou o vice-presidente da Emprotur, Alexandre
Mulatinho. Até o dia 20 de novembro, o município e o Estado enviarão os
roteiros à PNUMA.
Com o relatório de roteiros em mãos, o PNUMA usa todo um suporte de
mídia para a divulgação do guia. Um dos mecanismos é a inserção dos
destinos na principal propaganda turística no meio digital do mundo: o
Trip Advisor, onde internautas do mundo inteiro comentam sobre suas
visitas turísticas. Outro suporte são os embaixadores da PNUMA, a top
model Gisele Bündchen e o campeão mundial de futebol, Zidane, que
emprestam suas imagens em prol do incentivo às práticas sustentáveis.
O presidente da Emprotur Sandro Pacheco lembra que para ganhar o selo
do Passaporte Verde os estabelecimentos comerciais (hotéis, bares,
restaurantes, etc) precisam estar cadastrados no Cadastur – uma
ferramenta criada pelo Ministério do Turismo e coordenada, no Rio Grande
do Norte, pela Setur. O cadastro é gratuito. Informações para o
cadastramento pelo (84) 3232-2541.
O titular da Setur, Renato Fernandes, e o presidente da Emprotur,
Sandro Pacheco, estiveram presentes à reunião de apresentação da
Campanha. “O Estado que aderir ao Programa apresentará um diferencial às
demais cidades-sede. Neste sentido, a Setur apoiará e incentivará os
atores vinculados ao turismo a também participarem desta campanha.
Estaremos juntos às secretarias competentes para fomentar este
Programa”, comentou Renato Fernandes.
O PNUMA usa um mosaico de diferentes mídias (portal na internet,
redes sociais, mídia aeroportuária, LCDs, aplicativos móveis,
intervenções urbanas, assessoria de imprensa, e outros) para divulgação.
A campanha propõe apresentar aos visitantes internacionais, aos
brasileiros e aos moradores da cidade que acompanharão a Copa, mensagens
tratando das seguintes temáticas: consumo consciente em turismo;
itinerários verdes e experiências sustentáveis que o turista e morador
poderão vivenciar nas cidades-sede e cidades do entorno durante e após o
evento; iniciativas em sustentabilidade das SECOPAS (projetos de
mobilidade, ciclofaixas, gestão de resíduos sólidos, etc.); parques da
copa; além de estabelecimentos (hotéis e restaurantes) com ações em
sustentabilidade nas cidades-sede. Isso tudo dentro de um raio de 200 km
de Natal.
A campanha Passaporte Verde deverá envolver ações de disseminação
junto ao setor de turismo das cidades-sede de práticas de
sustentabilidade. Tais ações devem gerar uma agenda positiva e buscam
reforçar o posicionamento do país como uma liderança mundial na área
ambiental. Nesse sentido, a ação deverá deixar um legado para as
cidades-sede dos destinos turísticos que se alinham com as tendências do
mercado turístico global em matéria de sustentabilidade.
“A campanha promove um estímulo à cadeia produtiva do turismo à
prática da sustentabilidade como fator competitivo. Por isso deixa um
legado para estruturação de políticas públicas nesta cadeira produtiva.
Funciona como uma comunicação para moradores, turistas nacionais e
internacionais, das experiências sustentáveis e roteiros das
cidades-sede que apostaram nesta proposta”, explica o consultor do
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Fernando de Souza.
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