O primeiro dia após as intervenções feitas pela Secretaria Municipal
de Mobilidade Urbana (Semob) devido às obras nas vias no entorno do
estádio Arena das Dunas foi de transtorno. Nas primeiras horas da manhã
desta terça-feira (22), no horário de maior fluxo de veículos,
formaram-se grandes congestionamentos nas avenidas Jaguarari, São José e
Senador Salgado Filho, que funcionam como rotas alternativas à avenida
Prudente de Morais, que está interditada no trecho compreendido entre a
rua Raimundo Chaves até a avenida Miguel Castro. O transtorno está sendo
causado, principalmente, pelo fechamento de seis pontos localizados nas
ruas mais movimentadas da cidade, aliado a falta de informação de
grande parte dos motoristas.
A Semob estima que aproximadamente 60 mil veículos precisam ser
desviados diariamente. Por isso, o transtorno já era esperado, afirma o
secretário adjunto de Transporte mobilidade de Natal, Walter Pedro. “O
transtorno já estava dentro das nossas expectativas nesses primeiros
dias. Pedimos paciência à população e orientamos a quem puder, que use
os caminhos alternativos”, disse. Para diminuir o impacto, cerca de 70
pessoas, entre fiscais, técnicos, educadores e agentes de trânsito, vão
atuar permanentemente nesses primeiros dias.
Hoje, porém, em alguns cruzamentos, não havia nenhum fiscal de
trânsito, como no caso do cruzamento da avenida Lima e Silva com a rua
Morais Navarro. Quem desce o Viaduto do Quarto Centenário não pode mais
seguir pela Lima e Silva em direção a Prudente de Morais. Com o trecho
interditado, o condutor tem que desviar pela rua Morais Navarro, vizinho
ao Sebrae. O problema é que no local não havia fiscal da Semob para
organizar o trânsito e o risco de acidente é iminente, pois a marginal
da pista não foi interditada e quem vem de Nova Descoberta, pela Lima e
Silva, também tem acesso livre à rua Morais Navarro, bem como quem
utiliza o retorno localizado embaixo do viaduto.
No início da manhã de hoje, um acidente entre uma moto e um carro no
cruzamento da avenida Romualdo Galvão com a avenida Amintas Barros,
complicou o trânsito na região. Tanto a Amintas Barros, quanto a avenida
Miguel Castro foram transformadas em sentido único no trecho que
compreende a rua Tororós e a avenida Senador Salgado Filho. “As duas
vias foram transformadas em mão única e requer uma atenção especial dos
motoristas para evitar acidentes. As vias estão sinalizadas e com
fiscais em pontos estratégicos, mas a população também precisa ficar
atenta”, afirmou Walter Pedro, secretário adjunto de Trânsito.
O agente de trânsito Gutemberg Pereira passou a manhã de hoje
trabalhando no cruzamento das avenidas Prudente de Morais e Miguel
Castro. Ele considera que o trânsito, apesar das mudanças, fluiu
normalmente. “A maioria dos motoristas já sabia das mudanças e aqueles
que não sabiam estamos orientando. Ainda é cedo para fazer análise, mas
as pessoas ainda estão buscando se adaptar e as melhores rotas de
acesso”, afirmou. Gutemberg garantiu que “não há lógica” multar os
motoristas desavisados. “Mas vamos continuar fazendo o nosso trabalho e
àqueles motoristas que fizerem alguma conversão proibida ou ultrapassar o
sinal vermelho será multado”, disse o agente de trânsito.
Interdição
Na avenida Prudente de Morais, o desvio do trânsito será feito pelas
ruas Militão Chaves, Francisco Mignoni, São José e avenida Jaguarari. A
Prudente de Morais, por exemplo, será interditada no sentido
bairro/centro no trecho entre as ruas Raimundo Chaves e Morton Faria.
Durante o período de execução da obra, haverá livre circulação de
veículos no sentido centro/bairro.
O desvio da avenida Jerônimo Câmara será pela rua São José e avenida
Jaguarari. A interdição será nos dois sentidos, no trecho entre a
avenida Prudente de Morais e a rua São José. Na avenida Capitão-Mor
Gouveia, o desvio será também pela rua São José e avenida Jaguarari. A
interdição será em ambos os sentidos no trecho entre a avenida Prudente
de Morais e a rua São José.
O trânsito na rua Raimundo Chaves, em Candelária, sofrerá desvio
pelas ruas Militão Chaves e Paulo Lyra. A interdição ocorrerá nos dois
sentidos, no trecho entre o Papódromo e a rua Clóvis Mota. Na avenida
Romualdo Galvão, o desvio será pelas avenidas Amintas Barros, Miguel
Castro e Salgado Filho. A via sofrerá interdição nos dois sentidos, no
trecho entre a avenida Lima e Silva e a rua Padre João
Damasceno/Fernando Barreto.
Por fim, o trânsito na avenida Lima e Silva será desviado pela rua
Morais Navarro, avenida Miguel Castro, rua Padre João Damasceno, avenida
Lima e Silva e rua Marcílio Furtado. A interdição ocorrerá em ambos os
sentidos no trecho entre as ruas Morais Navarro e Marcílio Furtado.
Obras
A obra prevê a construção de seis túneis, dois viadutos, sendo um
estaiado, e duas passarelas. A expectativa é que a obra seja concluída
em maio de 2014. As obras estão divididas em quatro fases, sendo a
primeira com a instalação das trincheiras (túnel) na avenida Prudente de
Morais e do Viaduto. A segunda fase contará com a instalação dos túneis
nas avenidas Romualdo Galvão, Lima e Silva, Jerônimo Câmara e Capitão
Mor Gouveia. Na terceira fase será instalado o túnel da Rua Raimundo
Chaves e na quarta, e última fase, a construção do viaduto ligando a
marginal da BR-101.
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