quarta-feira, 18 de julho de 2018

Com medo de assaltos, moradores de Natal mantêm base da PM e criam sistema com 'botão de pânico'

Com medo de assaltos, os moradores do conjunto Morro Branco mantêm base policial (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Os moradores do conjunto Morro Branco, no bairro Nova Descoberta, situado na Zona Sul de Natal, criaram um sistema próprio de monitoramento das ruas, reformaram e continuam mantendo uma base com toda a estrutura necessária para o trabalho da Polícia Militar. No sistema também há o 'botão de pânico', que pode ser acionado dentro de casa.

Ao todo, 16 ruas do conjunto são monitoradas com câmeras de segurança compradas e instaladas nos postes pelos próprios moradores. Além disso, eles pagaram pela reforma da base policial do bairro, onde a equipe da PM trabalha com conforto, e também tem a alimentação garantida. A base tem ar-condicionado, TVs para monitoramento e dormitórios.

Com a ajuda de uma empresa contratada pela comunidade, foi criado um aplicativo de celular para que os moradores acompanhem o movimento nas vias. Com o sistema de 'botão de pânico', a população pode acionar a polícia dentro de casa.

O custo dos serviços é dividido entre os moradores, que pagam, em média, R$ 70 mensalmente. Implantado há cerca de 1 ano e meio, o sistema registrou diminuição de assaltos na região.

Sistema com o 'botão de pânico' foi criado  (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Maioria de votos brancos e nulos não invalida eleição, avisa consultor legislativo



Mais uma eleição se aproxima e, com ela, surgem dúvidas sobre o efeito do voto em branco na contagem final da eleição. O Tribunal Superior Eleitoral esclarece que, ao tornar obrigatório o voto dos os maiores de 18 anos, a Constituição ressalta a importância da responsabilidade política do eleitor para o processo eleitoral e para a democracia como um todo. Porém, diante da urna, o eleitor é inteiramente livre para votar como quiser, conforme esclarece o consultor legislativo Roberto Pontes.

“Votar branco ou nulo significa invalidar o seu voto. Hoje em dia, não há diferença entre votos brancos e nulos. Eles simplesmente são votos inválidos. Os eleitores que votam dessa forma demonstram, com esse ato, o inconformismo e a insatisfação com o modelo, com os candidatos, enfim, com o quadro político em geral”.

Na prática, o eleitor anula sua participação no processo eleitoral. Porém, a Justiça Eleitoral reconhece esse direito: as urnas eletrônicas trazem a opção do voto em branco; já o voto nulo acontece, por exemplo, quando é digitado e confirmado um número diferente daqueles dos candidatos oficiais. Roberto Pontes enfatiza que, em hipótese alguma, os votos brancos e nulos serão motivos para a anulação de uma eleição.

“Em períodos pré-eleitorais, é comum surgirem alguns boatos e lendas urbanas no sentido de que, se houver um determinado número de votos brancos e nulos, a eleição seria nula. Não. A eleição é decidida por quem se manifesta, por quem escolhe alguém em termos de um voto válido. A manifestação apolítica do eleitor, ainda que em número elevado de votos brancos e nulos, não tem o condão de anular qualquer eleição”.

Portanto, mesmo se 99,9% dos eleitores votarem nulo ou em branco, a eleição será válida e os destinos do país serão guiados pelo 0,1% que compareceu às urnas.(Agência Câmara)

Estado do RN é condenado a pagar mais de R$ 100 mil à família de preso assassinado em cadeia

Resultado de imagem para cadeia pública

A Justiça condenou o Estado do Rio Grande do Norte a pagar uma indenização de R$ 100 mil à família de um detento, assassinado em julho de 2014 no Presídio Provisório Raimundo Nonato, localizado na Zona Norte de Natal. Além disso, o filho do preso também vai receber uma pensão mensal de um salário mínimo.

A decisão foi do juiz Geraldo Antônio da Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal. A mãe e o filho do detento serão indenizados pelo Estado por danos morais e pensão indenizatória, em virtude da morte do apenado enquanto estava sob a custódia do poder público. O preso morreu após ser espancado por outros detentos dentro da cadeia.

O pagamento será de R$ 50 mil para cada um dos autores da ação judicial - mãe e filho -, a título de indenização por danos morais, totalizando R$ 100 mil, a ser acrescida ainda de juros e correção monetária. O magistrado também condenou o Estado a pagar ao filho da vítima uma pensão mensal de um salário mínimo, deduzindo 1/3 do valor, condizente aos gastos pessoais que o preso teria em vida. A pensão deve ser paga até o momento em que o filho do detento completar 21 anos, ou até completar 24, desde que esteja matriculado em alguma Instituição de Ensino Superior.

Mãe e filho

Mãe e filho do detento moveram Ação Indenizatória por Danos Morais e Materiais contra o Estado do Rio Grande do Norte alegando que o falecido trabalhava informalmente como servente de pedreiro e serviços gerais, ajudando a mãe com as despesas da casa. Informaram que, além do auxílio financeiro, o apenado contribuía com boa parte das despesas do filho por intermédio de pensão alimentícia.

Os autores também relataram que o falecido tinha 19 anos quando, em 26 de novembro de 2013, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Afirmaram que o jovem estava sob a custódia do Estado, no Presídio Provisório Raimundo Nonato, quando no dia 25 de julho de 2014, sofreu diversas agressões físicas em todo o corpo, “sendo violentamente espancado por outros detentos com objetos contundentes, e atingido de forma mais agressiva na cabeça”. A vítima foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia seguinte.

Fim de semana é marcado pela etapa santa-cruzense do JUVERNs; competição reuniu municípios de três regiões do Estado


Santa Cruz sediou neste último fim de semana a fase inter-regional da sétima edição dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte de 2018 (VII JUVERNs). Jovens de vários municípios potiguares disputaram na capital do Trairi uma das fases do torneio de futsal da competição estudantil.

Considerada a maior competição escolar do Estado, a etapa de Santa Cruz do JUVERNs aconteceu novamente graças ao apoio da Prefeitura local, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, principal parceira do Governo do Estado para a realização do evento na cidade. Além de disponibilizar o ginásio de esportes para os jogos, a gestão municipal também colocou a disposição dos atletas as dependências do Centro de Treino José Rodrigues da Rocha, que serviram de alojamento e como local de refeições.

25 escolas (20 públicas e 5 privadas) estiveram representadas na fase santa-cruzense do JUVERNs. Ao todo, 11 municípios das regiões Trairi, Potengi e Seridó enviaram equipes para o torneio. Mais 200 alunos/atletas participaram das disputas.

Na etapa de Santa Cruz participaram equipes das categorias de 12 e 14 anos e de 15 a 17 anos, masculinas e femininas. As duas melhores de cada categoria garantiram uma vaga para a fase final, em Natal, e que classificará os dois melhores para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que neste ano será realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), também ocorrerá na capital potiguar, de 12 a 25 de novembro.


segunda-feira, 16 de julho de 2018

Criminosos invadem agência bancária e roubam armas de vigilantes na Zona Sul de Natal

Bandidos roubam armas de vigilantes de agência bancária em Natal  (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi )

Criminosos invadiram na madrugada desta segunda-feira (16) a agência do Bradesco, localizada na Zona Sul de Natal. De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes levaram as armas dos vigilantes, mas não conseguiram roubar dinheiro do cofre. Até o momento ninguém foi preso.

O crime foi na agência da avenida Senador Salgado Filho, na altura do bairro Candelária. Os assaltantes invadiram o estabelecimento pelos fundos, mas não conseguiram chegar até o cofre. No entanto, os bandidos roubaram as armas dos vigilantes.

Durante a manhã, o atendimento interno foi suspenso e os clientes só utilizaram os serviços dos caixas eletrônicos.

Sem um vice, Bolsonaro irá formalizar candidatura à Presidência no domingo



O deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) vai formalizar sua candidatura à Presidência no próximo domingo, mas sem definir quem concorrerá como seu vice. O capitão da reserva mantém conversas com o PR, porém praticamente descartou a possibilidade do senador Magno Malta (PR-ES) se tornar seu companheiro de chapa. Se a aliança com o partido não se confirmar, o parlamentar acredita que o general da reserva Augusto Heleno Pereira (PRP) ocupará o posto.

Bolsonaro considera que Malta seria o vice ideal, mas ele prefere disputar a reeleição ao Senado pelo Espírito Santo e, com isso, as chances de uma aliança com o PR diminuíram. Apesar disso, o pré-candidato do PSL se reuniu na semana passada com o mandachuva do PR, o ex-deputado Valdemar Costa Neto.

"Vamos consolidar meu nome na convenção e deixar a vaga do meu vice em aberto. Conversei com o Valdemar na semana passada, mas foi coisa rápida. Foi um encontro fortuito. Hoje, há 90% de chance do Magno não ser meu vice. Mas vou deixar a vaga de vice em aberto, porque temos mais tempo para definir. Vai que o Magno tem uma recaída. O Valdemar sabe que se fecharmos com a aliança para a vice, não vou fechar alianças nos estados. Ele sabe que é só um acordo para a vice". disse o parlamentar ao GLOBO, sem descartar que outro nome da legenda poderia assumir como companheiro de chapa.

Bolsonaro lidera as pesquisas nos cenários em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é citado. O petista está impedido pela Lei da Ficha Limpa de concorrer porque foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão. Pena que ele cumpre há mais de 100 dias em Curitiba.

Caso a aliança com o PR não avance, Bolsonaro diz que seu vice deverá ser o general da reserva Augusto Heleno.

"Se a decisão tivesse que ser tomada hoje, seria o general Heleno. Ele está no banco, sem agasalho e já passou gelol nas canelas". afirmou o capitão da reserva. Questionado sobre uma eventual aliança com o pré-candidato do PRP ao governo do Rio, o ex-governador Anthony Garotinho, Bolsonaro foi enfático: A aliança é só nacional, não envolve acordo no estado.

Outra possibilidade aventada por ele para ocupar a vaga de vice é a advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e filiada ao PSL. Bolsonaro disse que ela está entre as possibilidade, apesar de nunca ter falado diretamente com ela sobre o assunto.

Servidor público aposentado é vítima de sequestro relâmpago na Zona Sul de Natal

Armados, os criminosos fizeram um arrastão na casa do servidor público aposentado em Natal (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)

Um servidor público aposentado foi vítima de um sequestro relâmpago na manhã desta segunda-feira (16) na Zona Sul de Natal. Três criminosos armados abordaram o homem, que foi obrigado a dirigir até a própria casa, onde o trio fez um arrastão.

O crime aconteceu por volta das 6h50. O aposentado voltava de um hospital quando foi abordado por três homens armados no cruzamento da avenida da Integração com a Jaguarari. Os criminosos entraram no carro e renderam a vítima, que precisou dirigir até a própria casa, no bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste da cidade.

Já na residência do aposentado, os criminosos fizeram um arrastão. Celulares, TVs, bolsas, dinheiro e até um bebedouro foram levados pelos assaltantes, que fugiram no carro da vítima. Até o momento ninguém foi preso.

Caixa Econômica volta a receber contas da Cosern



A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, e a Caixa Econômica Federal (CEF) formalizaram, nesta sexta-feira, a renovação do convênio que permite às casas lotéricas arrecadar as faturas de energia elétrica a partir deste sábado, dia 14.

O acordo firmado atende à solicitação da sociedade, assegura ganhos para a Caixa Econômica Federal e para os agentes lotéricos, além de mais opções de pagamento das contas de energia para os clientes da Cosern.

Além do retorno das lotéricas como canais de arrecadação, os mais de 1,4 milhões de clientes da Cosern permanecem contando com outros cerca de 300 locais de pagamento, entre a nossa rede própria “Cosern Serviços” e correspondentes bancários.

A Cosern possibilita, ainda, a quitação das faturas de forma prática, sem necessidade de deslocamento, por meio de débito automático. Em respeito aos clientes, a Cosern reafirma o compromisso com a qualidade dos serviços.

Ao lado de Carlos Eduardo, deputado Tomba prestigia festividades em Currais Novos

IMG-20180714-WA0111

O deputado estadual Tomba Farias participa neste sábado das festividades da Vaquejada de Currais Novos, na região Seridó Potiguar.

Recepcionado pelo líder político da cidade, Carlson Gomes, Tomba Farias circulou pelo evento ao lado do pré-candidato ao governo do estado, Carlos Eduardo (PDT).

O legislador é um dos políticos mais atuantes do município, onde já liberou emendas e tem atuação intensa nas discussões em prol de uma cidade mais desenvolvida.

Varela Santiago ainda tem camisetas da campanha #GoldeSorrisos para vender



A Seleção Brasileira foi eliminada da Copa do Mundo, mas os potiguares ainda podem marcar o seu gol de solidariedade ajudando o Hospital Infantil Varela Santiago. A instituição filantrópica, que é pioneira no tratamento do Câncer Infantil e referência em Neurocirurgia Pediátrica no Estado do Rio Grande do Norte, ainda tem camisetas da campanha #GoldeSorrisos para vender e com a renda adquirida iniciar a construção de um núcleo de alta complexidade. As camisetas no valor de R$25,00 estão à venda na recepção do Hospital. Mais informações pelo telefone: (84)3209-8200.

De acordo com o diretor superintendente da instituição, Dr. Paulo Xavier, o Núcleo de Alta Complexidade será praticamente um hospital novo. “Funcionará tudo ordenado, projetado. Esse é o nosso grande objetivo. Levaremos à população mais serviços, mais qualidade, uma estrutura física mais projetada. Vamos fazer um núcleo de alta complexidade para se fazer cirurgia cardíaca, transplante de medula óssea, implante coclear e funcionar alguns núcleos como o de imagens, inclusive de ressonância”.

O Hospital Infantil Varela Santiago foi fundado em 12 de outubro de 1917, pelo especialista em pediatria, Dr. Manoel Varela Santiago Sobrinho. Atualmente atende 100% crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, cadastrados no Sistema Único de Saúde - SUS, do Rio Grande do Norte e estados vizinhos, como a Paraíba, Pernambuco e Ceará. Em média, são realizados aproximadamente 14.000 procedimentos por mês.


Via Potiguar Notícias

Vigilância Sanitária de Santa Cruz inicia projeto em escolas que leva informações sobre hábitos saudáveis e que evitam o surgimento de doenças diarreicas


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Vigilância Sanitária, deu início na última quarta-feira (11), a uma série de ações nas escolas municipais que objetivam o combate às doenças diarreicas, um dos principais problemas de saúde pública no Mundo e que estão diretamente relacionadas aos hábitos de higiene e de alimentação.

A primeira a receber os técnicos da Vigilância Sanitária foi a Escola Municipal Aluízio Bezerra, no bairro Paraíso. Na ocasião, os alunos receberam informações de como lavar corretamente as mãos, sobre o uso adequado do hipoclorito de sódio e de como devem ser consumidas as frutas e verduras. Participaram desta ação cerca de 30 alunos do quinto ano do ensino fundamental.

A atividade contou também com a apresentação de painéis de oficinas já realizadas no município: “mãos limpas, corpo saudável” e “conservando os alimentos: criando hábitos para o futuro”. Foram realizadas também atividades lúdicas e a produção de sanduíche saudável.

A Vigilância Sanitária continuará com esta ação e outras escolas do município também receberão, ao longo dos próximos dias, a visita dos técnicos da instituição.


Presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, conquistou o mundo inteiro



O carisma da presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, conquistou quem acompanhou a Copa do Mundo na Rússia. Apesar da Seleção Croata ter perdido para a agora bicampeã França na final por 4 a 2, Grabar-Kitarovic ainda saiu vitoriosa do Mundial: virou a sensação da Copa de 2018 e viu de perto a melhor atuação da Croácia na história do torneio.

Fã de futebol, a presidente croata acompanhou a maior parte dos jogos de sua seleção no estádio. Kolinda tirou alguns dias de folga do cargo de presidente da Croácia para poder ir até à Rússia. As passagens de avião foram pagas por ela, que pegou voos comerciais. E os dias de férias foram devidamente descontados da folha de pagamento.

Kolinda, de 50 anos, vestiu a camisa e assistiu várias partidas da arquibancada, sem as pompas de uma chefe de Estado, já que não tinha viajado a trabalho. Depois de ser identificada na partida da Croácia contra a Rússia pelas quartas de final, a primeira mulher a comandar a Croácia foi levada para a tribuna de honra da FIFA, onde vibrou muito com a vitória.

A chefe de Estado só não viu de perto a vitória da Croácia contra a Inglaterra na semifinal, por ter participado da cúpula da Otan em Bruxelas, na Bélgica. Em suas redes sociais, ela não deixou de comemorar a vitória. E, ao dar uma entrevista durante a cúpula, Kolinda não esqueceu do Mundial: “vamos ganhar no domingo”, ela declarou.

Em liberdade, Henrique Alves diz "A luta continua"



Réu no âmbito da Operação Manus, que apura dévios na construção do estádio Arena das Dunas, Henrique Eduardo Alves divulgou uma nota de agradecimento neste domingo (15). 

O ex-ministro agradeceu a família e a seus advogados, a Academia Militar onde passou 328 dias presos, e apoiadores anônimos e próximos. Essa foi a primeira manifestação pública de Henrique Alves após ter ganhado liberdade por ordem do juiz Francisco Guimarães da 14ª Vara Federal de Natal. 

Confira a integra da nota:

Hora de agradecer...

Vivi 328 dias de privação absoluta. Lutei por meus direitos na forma da Lei. E enfrentei com as graças de Deus, de Nossa Senhora e de seu Filho, Jesus. Superei, venci. Inteiro entrei. Sofrido, inteiro saí. Agora, a liberdade!

Agradecer ao MP que aquiesceu, ao Judiciário que concedeu. A minha família que sempre acreditou e que, ao meu lado, sofreu. Muito! A minha mulher Laurita, a meus filhos Andressa, Eduardo, Pedro Henrique. Também a Anita e Antônio. Aos meus irmãos, e “meu irmão” Garibaldi. Tanta força e solidariedade.
Agora, a emoção indescritível!

Agradecer a milhares de pessoas, conhecidas, desconhecidas, próximas, distantes, “o bacurau de sempre”, pelas orações e torcida. Aos policiais da Academia Militar; do Comandante aos mais humildes, o respeito devido.

Aos meus competentes e incansáveis advogados Marcelo Leal, Esequias Cortez, Erick Pereira e Alexandre Pereira.

Esperei passar esses dias. Emoção intensa.

Agora, agradecer. É o início do caminhar para a vitória final, da Justiça plena.

A todos, um até breve. Logo estaremos juntos, nos sonhos e na esperança! A luta continua!

Henrique Eduardo Alves 

Em município do Oeste potiguar, comunidades rurais comemoram a chegada de água encanada

Lavar louça com água encanada mereceu um investimento: pia e torneira novinhas (Foto: Inter TV Costa Branca/Reprodução)

Lavar louça com água encanada mereceu um investimento: pia e torneira novinhas. Dona Joaquina tem uma vendinha em casa mesmo. Cria galinhas e adora plantar ervas medicinais. Com a chegada da água, elas já fez algumas mudanças, e construiu um banheiro dentro de casa, que é para trazer mais comodidade para a família.

Fazia anos que os moradores lutavam pelo abastecimento para as comunidades rurais de Vertentes, Campestre, Primavera e Juremal. Todas ficas às margens da RN-015, em Baraúna, município da região Moeste potiguar.

Em Campestre, era de um poço que mais de 90 famílias tiravam a água para o consumo de casa. “A luta aqui era braba”, disse seu Albeci, que agora vê o hidrômetro rodando. A água que agora abastece toda a comunidade, vem de um poço profundo, escavado pelo governo do estado. Mas, antes de chegar às residências, a água é tratada pela Caern, e atinge uma população de 16 mil pessoas da zona rural.

As ovelhas de seu Zé Menino não passam mais sede. O rebanho pequeno pode beber da água que chega em casa. Alguns meios de transporte agora estão encostados. Era em carroças, carros de mão, ou mesmo jumentos, que famílias dessas comunidades rurais de Baraúna faziam o transporte dos poços até em casa. Agora, ela chega encanada. Uma facilidade.

Tão acostumados a ter pouca água em casa, os sertanejos sabem bem que ela não pode ser desperdiçada. O que sai das torneiras, já vai direto para as plantas. “Ficou melhor”, disse seu Rubem. “Tinha dia aqui que a gente chorava. Hoje a gente pode plantar. Temos mais é que agradecer a Deus”, concluiu.

Prefeitura de Santa Cruz convoca candidata aprovada em processo de seleção do “Mais Alfabetização"


A Prefeitura de Santa Cruz divulgou edital convocando MARIA VALÉRIA FERREIRA DA SILVA, monitora aprovada no processo seletivo do programa “Mais Alfabetização”.

A candidata MARIA VALÉRIA FERREIRA DA SILVA terá dois dias úteis, 16 e 17 de julho de 2018, para comparecer à sede da secretaria municipal de Educação, no Centro Administrativo (antigo PETI), das 08h às 12h e das 14h às 17h.

O Edital de Convocação 003/2018 está disponível no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Fábio Dantas prioriza Rafael Motta e pode desistir de pré-candidatura



O pré-candidato ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, advogado e vice-governador Fábio Dantas (PSB) prioriza a eleição do deputado federal do seu partido, Rafael Motta.

Em entrevista concedida ao programa “Conversando com Rudimar Ramon”, na PNTV, a TV Digital do Portal Potiguar Notícias, o vice-governador admitiu desistir da disputa ao Governo do Estado. “Se não viabilizar uma posição que permita Rafael Motta ser candidato, eu não participarei do pleito no primeiro turno como candidato ao Governo e não apoiarei ninguém. Esperava participar dos debates, mas, infelizmente, não será possível se não conseguirmos composição partidária”, disse.

Fábio desiste de disputar o mandato de governador para facilitar a aliança proporcional que viabilize a eleição do deputado federal do PSB Rafael Motta. Em breve, ele deverá anunciar a desistência da disputa ao Governo também por ter perdido o apoio do PSDB de Ezequiel Ferreira. “Quando Ezequiel anunciou que apoia Robinson, afastei-me do presidente da Assembleia Legislativa”, colocou.

Além de construir uma aliança que eleja Rafael Motta, Fábio tenta outra aliança proporcional que viabilize a renovação da esposa, deputada estadual Cristiane Dantas (PPL). Sua pré-candidatura virou um projeto secundário.

Bandidos explodem banco, incendeiam três carros e bloqueiam acessos a Macaíba, na Grande Natal

Um dos carros destruídos foi incendiado na frente do banco  (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Homens armados arrombaram uma agência do Banco do Brasil em Macaíba, na Grande Natal, e explodiram caixas eletrônicos. O crime foi na madrugada desta quinta-feira (12). Três carros foram incendiados e tiros disparados contra a base da PM. Ninguém foi preso.

Na fuga, os assaltantes ainda bloquearam os acessos à cidade, espalhando grampos pelo chão.

Os carros destruídos foram usados pelo bando. Um foi incendiado na frente do banco. Os outros, durante a fuga, em estradas da região.

A PM fez buscas, mas ninguém foi preso. Ainda não há informações sobre o valor levado pelos bandidos.

Câmara anistia multas a caminhoneiros, ao aprovar MP que define frete mínimo




O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou o destaque do PSB à Medida Provisória 832/18 e manteve no projeto de lei de conversão a anistia às multas de trânsito aplicadas aos caminhoneiros e empresas de transporte que não retiraram seus caminhões das pistas entre os dias 21 de maio e 4 de junho de 2018, período da greve.

A votação foi viabilizada depois que o relator da proposta, deputado Osmar Terra (MDB-RS), fechou um acordo com lideranças de todos os partidos. E, com o fim da análise dos destaques, a matéria será enviada ao Senado.

De acordo com o projeto de lei de conversão, o processo de fixação dos pisos mínimos de frete deverá ser técnico, ter ampla publicidade e contar com a participação de representantes dos embarcadores da mercadoria, dos contratantes dos fretes, das cooperativas de transporte de cargas, dos sindicatos de empresas de transportes e de transportadores autônomos de cargas. Caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regulamentar essa participação.

O frete deverá ser definido, em âmbito nacional, de forma a refletir os custos operacionais totais do transporte, com prioridade para os custos do óleo diesel e dos pedágios.

A partir do projeto de conversão, será proibido celebrar qualquer acordo ou convenção, individual ou coletivamente, no sentido de praticar fretes em valores inferiores aos pisos mínimos.

Jovem é assassinada durante comemoração do próprio aniversário em Natal; amigas ficam feridas

Josana Kelly Miranda Pegado comemorava aniversário de 23 anos quando foi assassinada (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma jovem de 23 anos foi assassinada a tiros na noite desta quarta-feira (11) no bairro Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste de Natal. Josana Kelly Miranda Pegado estava comemorando seu aniversário. Ela fazia fotos em frente de casa, na avenida Antônio Basílio, quando foi perseguida e baleada. Duas amigas dela ficaram feridas.

De acordo com a Polícia Militar, dois homens em uma moto se aproximaram da casa de Josana quando ela estava sendo fotografada. Ela ainda tentou correr, mas foi alcançada na avenida Coronel Estevam, onde caiu morta. Duas amigas da jovem ficaram feridas pelos disparos, e foram socorridas ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.

A polícia ainda não tem a identificação dos bandidos nem informações sobre a motivação do crime.

Deputados transferem para consumidores de todo país gastos com furto de energia



A Câmara dos Deputados finalizou na noite desta terça-feira, 10, a votação do projeto de lei que destrava a venda das distribuidoras da Eletrobras e vai fazer a conta de luz de todos os brasileiros aumentar entre 4% e 5% em 2019.

Isso porque o texto do relator, o deputado Júlio Lopes (PP-RJ) – investigado na Operação Lava Jato –, transfere a conta das subsidiárias da região Norte com furtos de energia, conhecidos como “gatos”, para todos os consumidores do País.

O cálculo foi feito pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores (Abrace) a pedido do jornal Estado de São Paulo.

O presidente da Abrace, Edvaldo Alves de Santana, ex-diretor da Aneel, critica as emendas. “Vale a pena assumir esses custos para privatizar essas empresas? Vale, mas não qualquer custo”, disse. “A conta a se pagar é muito grande. A indústria não tem como expandir dessa forma”, afima.

Atualmente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) calcula para cada empresa um índice de furto considerado aceitável, cujos custos são pagos por clientes das próprias empresas. O projeto propõe liberar as distribuidoras de cumprir essa regra e coloca o ressarcimento dos custos que elas tiveram com os “gatos” desde 2009 na conta de todos os consumidores brasileiros.

A aprovação do texto base, na semana passada, facilita a venda de seis distribuidoras da Eletrobras. Com a mudança, a Eletroacre (Acre) e a Ceron (Rondônia), que serão leiloadas em 26 de julho, ficarão mais “baratas” para os investidores interessados em comprá-las.

No caso da Amazonas Energia, campeã de gatos em todo o País, o índice de furtos, que já foi revisto para ajudar a empresa, pode novamente ser ajustado para baixo. Isso será bancado pelos consumidores de todo o País e, mesmo que o novo dono reduza esse nível de roubos, poderá ficar com todo o lucro obtido até a primeira revisão de tarifas da empresa, que ocorrerá cinco anos após o leilão.

Deputado Tomba Farias lembra o “SOS Municípios” e comemora verba extra que prefeituras recebem nesta segunda-feira

Tomba_FPM

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) comemorou o fato de os municípios de potiguares estarem recebendo nesta segunda-feira, 9 de julho, o repasse extra de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O parlamentar lembra que o benefício, que irá injetar mais de R$ 4 bilhões nos cofres municipais em todo o Brasil, foi uma conquista que se originou em Natal, durante o evento SOS Municípios, que no dia 21 de outubro de 2013 reuniu no América Futebol Clube lideranças políticas nacionais, como o deputado federal Henrique Eduardo Alves, naquela ocasião presidente da Câmara Federal, e o senador Renan Calheiros, presidente do Senado. "Quero enaltecer a participação do deputado Henrique Alves, que se empenhou e usou a sua amizade pessoal para conquistar o apoio de Renan Calheiros e trazê-lo à Natal", ressalta o parlamentar.

O Movimento, que ganhou força nacional, contou ainda com participação de representantes de entidades municipalistas, como a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Associações Microrregionais de Municípios, Federação das Câmaras Municipais (Fecam-RN) e da própria Assembleia Legislativa do RN, que apoiou a iniciativa.

O repasse extra é decorrente da Emenda Constitucional (EC) 84/2014, e o montante de R$ 4 bilhões é referente a 1% do valor da arrecadação do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e do Imposto de Renda (IR) contabilizada entre o início de julho do ano passado até o final de junho deste ano.

TCE determina exoneração de 1.124 cargos comissionados da Assembleia Legislativa do RN

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Foto: ALRN/Divulgação)

Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte mandou a Assembleia Legislativa demitir 1.124 pessoas que ocupam cargos comissionados. A medida visa a equilibrar as contas da Casa. Segundo o TCE, mesmo após as demissões já promovidas pela administração da AL em 2016, atualmente ainda há mais do triplo de comissionados em relação aos efetivos. São 1.667, contra 544, respectivamente.

Em nota, o Poder Legislativo disse que aguarda a notificação oficial do TCE para anunciar as ações que vai adotar, “em consonância com o princípio da Gestão Pública e a manutenção das atividades do legislativo estadual”.

De acordo com os termos do voto do relator, conselheiros Carlos Thompson, que foi acompanhado pelos demais conselheiros, há jurisprudência fixada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que “a proporção de cargos efetivos, providos por meio de concurso público, que é a regra de ingresso no serviço público” seja “superior à de cargos de provimento em comissão, o que evidentemente não tem sido observado na Assembleia Legislativa potiguar”.

A presidência da Assembleia Legislativa tem 120 dias para realizar as exonerações. A determinação do Tribunal de Contas partiu após a apreciação, em sessão extraordinária nesta quarta-feira (11), da auditoria feita pelos técnicos do TCE sobre o quadro funcional e as despesas com pessoal na Assembleia.

Os técnicos identificaram indícios de irregularidades e o Ministério Público de Contas propôs medidas cautelares visando a acabar com os problemas. As demissões são uma delas. O levantamento apontou a maioria dos cargos de comissão, que ocupam 75,40% do total.

Vinte medidas cautelares foram aprovadas pela Corte do TCE, para a adequação aos princípios de legalidade, legitimidade e economicidade. Dentre essas medidas, está a necessidade de a Casa Legislativa fiscalizar a evolução do patrimônio dos servidores, bem como a possibilidade de nepotismo, se eles têm parentesco com as pessoas que lhe colocaram nos cargos.

Santa Cruz enviará atletas para competição nacional de karatê em Belém/PA


Patrocinada pela Prefeitura, Santa Cruz enviará uma delegação com nove competidores para o Campeonato Nacional da Confederação de Karatê-Dô Tradicional Brasileira (CKTB). A competição acontece nos dias 20,21 e 22 de julho, em Belém/PA.

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, esse será o terceiro ano consecutivo que atletas santa-cruzenses irão participar de uma das principais  competições da modalidade do país e com total apoio da Prefeitura de Santa Cruz, que inclui o custeio das despesas dos atletas com alimentação, hospedagem e parte dos custos da viagem.

A delegação santa-cruzense segue para a capital paraense na próxima terça-feira (17).

Rede de apoios de Robinson pode se "esfacelar" no meio da campanha



Bom articulador político desde os tempos de presidente da Assembleia Legislativa e com a "caneta na mão" enquanto governador do Estado, Robinson Faria (PSD), pré-candidato á reeleição ao cargo que ocupa, vem conquistando muitos apoios de prefeitos e vereadores nessa pré-campanha, notadamente na Grande Natal.

A princípio este é um trunfo do atual governador, que sonha em subir nas pesquisas e alcançar ao menos o 2º turno. As últimas pesquisas de intenção de voto mostram a liderança da senadora Fátima Bezerra (PT) com Carlos Eduardo Alves (PDT) em segundo lugar.

Contudo, os apoios da pré-campanha nem sempre se mantém sólidos até o final dela e véspera das eleições. Dependendo das conjunturas nacional e estadual e, principalmente, dos resultados nas pesquisas, prefeitos e vereadores de vez em quando "migram" de candidato.

No Rio Grande do Norte isso aconteceu de forma acentuada em 2002, quando disputavam a eleição para o Governo Fernando Bezerra, Fernando Freire e Wilma de Faria. O primeiro liderada as pesquisas, o segundo era o governador em exercício e Wilma em 3º nas pesquisas tinha poucos apoios. Contudo, no decorrer da campanha Wilma subiu nas pesquisas e apoios de Freire e, principalmente, de Bezerra migraram para ela, que, como se sabe foi eleita.

Robinson e seu staff sabem da possibilidade deste mecanismo se repetir e correm contra o tempo para que as pesquisas indiquem crescimento da intenção de votos ao governador para que o leque de apoios não se "esfacele" e se direcione para os candidatos que lideram o pleito e têm mais chances de vencer.


Via Potiguar Notícias

Deputado Tomba não confirma voto para governador, mas deverá apoiar projetos de Garibaldi Alves e José Agripino

tombaagripinogaribaldi

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) ainda não confirmou seu voto para o cargo de governador do estado.

O legislador afirma que até o final deste mês deverá confirmar o seu apoio. Uma certeza: Tomba Farias não apoiará o projeto da Senadora Fátima Bezerra (PT), mas segue em análise entre os demais nomes postos.

Outra certeza neste pleito é que Tomba Farias será fiel a dois importantes aliados que ele considera essências para a liberação de recursos para Santa Cruz, os senadores Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino (DEM). Seja pra quaisquer cargos eles concorrerem, Tomba deverá apoiar ambos neste pleito.

O deputado estadual afirma ainda em entrevistas recentes que tem ouvido suas bases para definir o apoio para governador. Apoio este bastante cobiçado, afinal Tomba Farias é a maiores liderança política do Trairi.


Via Blog do Edio Natan

Justiça Federal determina que Dnit recupere rodovia no interior do RN

BR-226 entre Triunfo Potiguar e Campo Grande está deteriorada e foi alvo de ação civil pública (Foto: Divulgação/MPF)

Justiça Federal determinou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) recupere a R-226, no trecho entre os municípios de Triunfo Potiguar e Campo Grande. A decisão judicial saiu depois que o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública solicitando a realização do serviço.

De acordo com o MPF, a rodovia tem buracos e outros problemas que colocam em risco a vida de quem transita pelo local.

“Constitui fato público e notório o estado deplorável em que se encontra a referida rodovia, em especial o trecho compreendido entre Triunfo Potiguar e Campo Grande, bem como a inércia do Poder Público em empreender obras necessárias à restauração dos trechos intransitáveis ou daqueles que estejam a representar potencial perigo para o tráfego, de passageiros e de carga”, afirma na ação o procurador da República Victor Queiroga.

De acordo com a liminar, o Dnit terá que promover a restauração definitiva do trecho da BR-226, através de contrato com “empresa ou entidade pública para execução da obra, em caráter emergencial”. O procedimento administrativo para essa contratação deve ser deflagrado no prazo de 15 dias e os serviços iniciados dentro de mais 30 dias após a conclusão desse procedimento. Em caso de descumprimento, a multa diária prevista é de R$ 10 mil.

Há vários buracos no trecho da BR-226 entre Triunfo Potiguar e Campo Grande (Foto: Divulgação/MPF)

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Seleção Brasileira já está em Kazan para o jogo contra a Bélgica



A Seleção Brasileira já está na cidade de Kazan, local do jogo de hoje, às 15h, contra a Bélgica. O vencedor passa para as semifinais da Copa do Mundo.

Os jogadores do Brasil foram recebidos por centenas de torcedores, que se espremiam nas grades de proteção colocadas em frente ao Mirage Hotel, onde ficará hospedada toda a delegação brasileira.

Na chegada ao hotel, os atletas fizeram questão de acenar para os torcedores que, inclusive cantavam uma música em homenagem Neymar, o camisa dez da equipe brasileira.

A seleção fez o último treino antes do jogo nesta quinta (5) às 11h30 (horário de Brasília) no Estádio do Rubin Kazan. Antes do treino, às 9h45, o técnico Tite e o zagueiro Miranda, o capitão do time para a partida de desta sexta-feira (6), vão falar com os jornalistas.

Governo do RN anuncia datas de pagamento dos salários de junho

Governadoria do Rio Grande do Norte (Foto: Rayane Mainara)

O Governo do Rio Grande do Norte afirmou que vai pagar nesta sexta-feira (6) os salários de 109 mil servidores (de um total de 111 mil) referentes ao mês de junho. Serão pagos, de acordo com o Poder Executivo, todos os servidores da Educação, Saúde e Segurança que recebem até R$ 4 mil. No entanto, o 13º salário de 2017 dos servidores permanece atrasado, sem previsão de pagamento.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Governo, o dinheiro que será usado para a quitação dos salários é do Fundo Financeiro do Rio Frande do Norte (Funfirn). O Fundo foi alvo de ações judiciais, que impediam o saque. Porém a Secom informou que a retirada do montante foi autorizada nesta semana.

Ainda segundo nota enviada pelo Governo do Estado, recebem também nesta sexta (6) vencimentos integrais todos os inativos e pensionistas, de todas as categorias do Estado, independente de faixa salarial.

O Executivo afirma que os 2 mil servidores ativos restantes, que ganham acima de R$ 4 mil e completam a folha, receberão na segunda (9) e terça-feira (10). Com isso, se esse calendário for cumprido, na terça (10) a folha do estado passa a estar 100% em dia.

PM apreende rádios usados na comunicação de criminosos na Zona Norte de Natal

Rádios comunicadores e bases de transmissão foram apreendidos pela PM na Comunidade Beira Rio, em Natal (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Rádios comunicadores, carregadores e bases de transmissão foram apreendidos na comunidade Beira Rio, na Zona Norte de Natal, na tarde desta quinta-feira (5). A ação conduzida pela Polícia Militar resultou ainda na prisão de um homem e uma mulher. Um suspeito que trocou tiros com a PM morreu e a arma dele também foi apreendida.

A operação foi comandada pelo 4º batalhão da Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento na Zona Norte da capital. A polícia acredita que os rádios serviam para comunicação de criminosos que atuam na região.

Operação da PM aconteceu na Comunidade Beira Rio, na Zona Norte de Natal (Foto: Nathallya Macedo/G1)

Horário de funcionamento de órgãos municipais é alterado em Santa Cruz nesta sexta-feira (06)


Em virtude da partida do Brasil contra a Bélgica, pelas quartas de final da Copa do Mundo, a Prefeitura de Santa Cruz comunica que o expediente nos órgãos da administração municipal será corrido nesta sexta-feira (06), até às 13 horas.

De acordo com a secretaria municipal de Administração, a exceção é para os serviços considerados essenciais.

MP do RN move ação contra o Estado por irregularidades em ala feminina de presídio

Inspeção na ala feminina do Complexo Penal Estadual Agrícola Doutor Mário Negócio foram encontradas várias irregularidades (Foto: Divulgação/MPRN)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte ingressou com uma ação civil pública contra o Estado depois de encontrar irregularidades na ala feminina do Complexo Penal Estadual Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró. O MP requer uma liminar que obrigue a Secretaria da Justiça e da Cidadania a realizar reformas na ala.

O Ministério Público também pediu que a ação seja julgada “o mais rápido possível” e os requerimentos sejam postos em prática “de imediato”, argumentando que a situação do presídio afeta a dignidade humana, segurança e saúde de todos aqueles que transitam o local. Além disso, segundo o MP, viola os requisitos mínimos de estabelecimento penais previstos nas legislações vigentes.

No caso de o Governo Estadual alegar indisponibilidade do valor necessário para as reformas previstas na decisão judicial, o MPRN indicou que seja determinada pela Justiça a transferência de verbas destinadas à propaganda institucional ou de “setores não-prioritários da administração pública”.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Irmã de Rosalba pode ser indicada candidata a Vice de Carlos Eduardo


Se na chapa encabeçada pela senadora Fátima Bezerra (PT) o nome mais especulado para ser seu companheiro de chapa é o de Airene Paiva (PC do B), na chapa de Carlos Eduardo (PDT) um nome parece despontar para a vice, pelo menos segundo imprensa e mundo político de Mossoró.


Segundo o jornalista Carlos Santos, na chapa de Carlos Eduardo, a indicação para vice-governador deve vir da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP). Três seriam as sugestões da ex-governadora: o deputado federal Beto Rosado, o filho de Rosalba que hoje é pré-candidato a deputado estadual, Kadu Ciarlini, e a irmã de Rosalba, ex-deputada estadual Ruth Ciarlini.

O nome mais forte seria o da ex-deputada Ruth Ciarlini. Por já ter sido deputada, por ser mulher e por ter perfil considerado adequado ao carego que pleiteia, na visão do staff de Carlos Eduardo.

Prefeitura de Santa Cruz recupera estradas vicinais na zona rural do município


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Agricultura, está realizando serviços de manutenção e recuperação de estradas vicinais e melhorando o acesso a várias comunidades rurais. Essa ação da gestão municipal já beneficiou centenas de famílias que vivem na zona rural.

De acordo com o secretário de Agricultura, Eduardo Medeiros, o trabalho de recuperação de estradas segue um cronograma e já atendeu os sítios “Pau de Leite”, “Catolé”, “Boqueirãozinho”, “Angicos”, “Pitomba” e “São Joaquim”. Outras comunidades também serão atendidas.

Cuidar das estradas que cortam as comunidades rurais tem impacto importante para produtores, moradores e alunos. É uma iniciativa que objetiva oferecer perfeitas condições de trafegabilidade, consequentemente, segurança e conforto para quem utiliza as estradas.



Justiça apreende carros e lancha do senador e ex-jogador Romário




A Justiça do Rio de Janeiro apreendeu ontem (4) dois carros e uma lancha do senador e ex-jogador de futebol Romário de Souza Faria (Podemos/RJ). A decisão de apreender e penhorar os veículos foi tomada pela juíza Érica de Paula Rodrigues da Cunha, da 4ª Vara Cível da Barra da Tijuca, em abril deste ano. A lancha continua na Marina da Glória.

Segundo a Justiça, no entanto os veículos e a lancha não estão em nome do senador. As apreensões serão usadas para quitar dívidas de Romário com a empresa Koncretize Projetos e Obras que prestava serviços de estacionamento no antigo restaurante do ex-jogador, Café Onze Bar e Restaurante.

A ação começou em 2001, quando o restaurante rompeu o contrato com a Koncretize. Em 2011, o senador foi condenado pela Justiça a pagar indenização à empresa. (ABr)

Pacientes que lutam por medicamentos de alto custo enfrentam barreiras para recebê-los mesmo após decisões judiciais

Carmelita Anunciada de Souza tem 81 anos de idade e há 12 convive com uma hipertensão pulmonar, precisando tomar o remédio Revatio diariamente (Foto: Rafael Barbosa/G1)

As histórias de duas pacientes que simbolizam a luta por medicamentos de alto custo no SUS mostram que, mesmo após decisões judiciais favoráveis, ainda há entraves que impedem que os remédios cheguem a quem precisa e na hora certa. Além do tempo da Justiça, há o tempo dos trâmites burocráticos em órgãos de saúde estaduais, como análise de documentos médicos e abertura de licitações para compras dos remédios.

A potiguar Carmelita Anunciada de Souza, de 81 anos, e a mineira Alcirene de Oliveira, que morreu no ano passado, ficaram conhecidas no país porque duas ações sobre os casos delas foram parar no Supremo Tribunal Federal (STF). Esses processos ganharam status especial, o que significa que a decisão serviria de parâmetro para todas as ações semelhantes. Mas não há prazo para o julgamento e, com a morte de uma delas, pode ser que a discussão volte à estaca zero no STF (entenda mais abaixo).

Carmelita Anunciada de Souza, de 81 anos, convive com hipertensão pulmonar há 12 anos e conseguiu em duas instâncias na Justiça o direito de receber um remédio que custa R$ 2,8 mil por mês. Mas, desde 2011, ela enfrenta dificuldades para conseguir os comprimidos com a regularidade que precisa. A família já vai entrar com a quarta ação para que isso aconteça.

A idosa entrou na Justiça pela primeira vez em 2006, depois de ter feito uma cirurgia no coração, para obrigar o Estado a fornecer o medicamento chamado Revatio (nome comercial do citrato de sildenafila). Ele já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas, na época, não estava na Política Nacional de Medicamentos – ou seja, não estava nos estoques dos SUS.


TRF4 nega pedidos de suspeição contra Moro feitos por Lula



O Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) negou pedidos apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para declarar o juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal em Curitiba, suspeito em dois processos envolvendo o ex-presidente.

Um dos processos apura que o ex-presidente seria o verdadeiro proprietário de um sítio na cidade de Atibaia, no estado de São Paulo. Segundo o Ministério Público Federal, o sítio teria recebido melhorias, desta forma beneficiando Lula, como forma de propina em troca de benefícios concedidos às empreiteiras Odebrecht e OAS.

O outro processo trata de um apartamento do ex-presidente e de um terreno do Instituto Lula. Segundo o Ministério Público Federal, esses imóveis estariam envolvidos também em esquemas de repasse de propina pela construtora Odebrecht.

A defesa de Lula argumentou que o juiz Sérgio Moro seria suspeito por ter participado durante um evento em Nova York, nos Estados Unidos, que teria sido organizado pelo então pré-candidato João Dória (PSDB). Além disso, Moro teria feito menção à prisão de Lula durante palestra proferida no evento.

O relator do pedido, desembargador João Pedro Gebran Neto, disse que a presença de Dória não tornou o evento político-partidário e a presença de Moro não teria sido motivo para “macular a isenção do juiz”. (ABr)

Dois vigilantes são mortos a tiros na Grande Natal

Dois vigilantes foram mortos a tiros na madrugada desta quinta-feira (5) em Ceará-Mirim, na Grande Natal. De acordo com a Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), os homens estavam trabalhando quando criminosos dispararam contra eles.

O crime aconteceu na Travessa São Francisco, no bairro Carrasco. Ainda segundo a DHPP, os vigilantes estavam circulando na região quando foram baleados. Uma das vítimas foi identificada apenas como Leonardo, a outra ainda permanece sem identificação. Os dois homens prestavam serviços de segurança para os moradores do bairro.

A polícia ainda não tem informações sobre a motivação do crime. Até o momento ninguém foi preso.

"Chuva" de pré-candidatos ao Senado no RN



O eleitor potiguar terá muitas opções para votar para o Senado Federal em 7 de outubro deste ano. Vários partidos apresentam nomes.

O MDB sustenta a pré-candidatura do senador Garibaldi Alves. O Podemos lançou a pré-candidatura de Antônio Jácome. Ambos no palanque de Carlos Eduardo Alves do PDT.

No palanque de Robinson Faria (PSD), o pré-candidato ao Senado é o ex-governador Geraldo Melo (PSDB). Mas certamente apresentarão um segundo nome.

Ao lado de Fátima Bezerra (PT), o principal nome é Zenaide Maia (PHS). A preço de hoje, o segundo nome deverá ser indicado do PT. Entre os nomes colocados estão: Mota, Hugo e José Sobrinho. 

O PEN/Patriota do advogado Luiz Gomes, dispõe de dois nomes: O vereador por Natal Preto Aquino e o economista Douglas Azevedo.

O Solidariedade de Kelps Lima, apresenta a atleta Magnólia Figueiredo. Até agora Kelps não falou em um segundo nome.

O PSB de Fábio Dantas já percorre o RN, acompanhado de José Vieira, que é presidente licenciado do Sistema Faern/Senar.

O PSOL do professor Robério Paulino também terá dois candidatos ao Senado Federal: Laílson Almeida e Telma Gurgel. O pré-candidato do PSOL ao Governo do Estado é o professor e empresário Carlos Alberto Medeiros.

O PSTU apresentou dois nomes ao Senado, a educadora Ana Célia, e o líder comunitário de Mossoró, João Morais.

Já o pré-candidato da Rede Sustentabilidade ao Senado é João Napoleão, ele é guarda civil. O candidato ao Governo do RN pelo partido de Marina Silva, é Freitas Júnior.

Já o PSDC vai de Joanilson Rêgo, ele exerceu mandato de vereador em Natal.

Fala-se em possíveis pré-candidaturas de outros partidos nanicos. O fato é que quanto mais candidatos, melhor para Garibaldi que tem mandato.

Via Potiguar Notícias

Inauguração de nova creche atrai grande público e estrutura da unidade educacional chama atenção


A educação de Santa Cruz ganhou na noite desta terça-feira (03) um belo e moderno equipamento. A gestão da Prefeita Fernanda Costa inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil “Maria Gizalda Barbosa Lins”, a nova creche do bairro Maracujá.

A solenidade de entrega contou com as presenças de várias autoridades, entre elas, a Prefeita Fernanda Costa, o Deputado Estadual Tomba Farias, o pároco de Santa Rita de Cássia, Padre Vicente Fernandes, vereadores, secretários, além de familiares da homenageada Maria Gizalda Barbosa Lins (in memoriam).

O evento chamou atenção pela grande quantidade de populares. A expectativa para poder contemplar as modernas instalações da nova creche era grande entre os presentes. Depois do corte da fita e do descerramento da placa inaugural, todos puderam ver com os seus próprios olhos toda a estrutura que ficará a disposição da educação do município e que contribuirá na formação de várias crianças santa-cruzenses.

Construída numa área de 1.510,23 m², a nova creche conta com uma estrutura formada por fraldário lactário, secretaria, sala de reuniões, sala de professores, salas de aulas, berçários, copa, cozinha, despensa, vestiário, rouparia, refeitório, sala para direção, sanitários adultos e infantis, solário, almoxarifado, lavanderia, pátio coberto, hall e varanda.

O nome da nova unidade educacional é uma homenagem póstuma da gestão da Prefeita Fernanda Costa a educadora Maria Gizalda Barbosa Lins. Uma forma de reconhecimento de sua importante contribuição para o desenvolvimento da educação do município, nas várias funções que desempenhou durante sua trajetória profissional.

As aulas no recém-inaugurado Centro Municipal de Educação Infantil já começam nesta quarta-feira (04). Estão matriculadas na nova creche crianças dos bairros Maracujá, Miguel Pereira Maia, Nova Santa Cruz, Barro Vermelho e Conjunto Aluízio Bezerra.




Empresários aplaudem Bolsonaro e vaiam Ciro durante evento da CNI



Rivais na disputa pelo Planalto, Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT) provocaram nesta quarta-feira (4) reações antagônicas em uma plateia formada por empresários que se reuniram em Brasília para ouvir as propostas dos pré-candidatos à sucessão de Michel Temer.

Com um discurso superficial, sem detalhar propostas ou aprofundar pensamentos sobre sua possível política econômica, Bolsonaro adotou uma postura mais palatável ao empresariado e foi aplaudido por pelo menos dez vezes durante sua exposição em evento da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Já Ciro Gomes foi vaiado justamente por defender um tema caro aos empregadores: a revisão da reforma trabalhista aprovada pelo Congresso no ano passado.

O ex-governador do Ceará afirmou não ter poder para revogá-la, mas disse que vai retomar a discussão caso seja eleito em outubro. “Meu compromisso com as centrais sindicais é botar esta bola de volta para o meio de campo.”

A explanação do pedetista causou mal-estar na plateia, que o vaiou na mesma hora. Reativo como costuma ser, Ciro respondeu: “Pois é, vai ser assim mesmo. Se quiserem presidente fraco, escolham um desses aí que vêm com conversa fiada para vocês.”

“Confiança não é simpatia. Confiança é não mentir”, completou o pré-candidato do PDT. Ao final do encontro, Ciro pediu desculpas por qualquer “veemência”, mas afirmou não ter se sentido agredido com as vaias. E ponderou que também foi aplaudido pela audiência.

No âmbito político, Ciro disse que parte do Congresso é vista como corrupta e atacou Temer ao afirmar que “há um quadrilheiro na Presidência”.

Para Bolsonaro, o país ficará “ingovernável” com “este Supremo”. “A gente precisa de um presidente que evite que o nosso Supremo Tribunal Federal continue legislando, bem como o Conselho Nacional de Justiça legisla também”, afirmou.

O presidenciável do PSL disse ainda que militares comandarão alguns dos 15 ministérios que pretende ter, caso seja eleito em outubro.

“Vou botar alguns generais nos ministérios caso eu chegue lá. Qual o problema? Os [presidentes] anteriores botavam terroristas e corruptos e ninguém falava nada.”

Mesmo diante de empresários, Bolsonaro admitiu que não entende de economia. “Quando falei que não entendia de economia, entendi que a grande mídia fosse levar para o lado da humildade.”

Em diversos momentos, disse frases como “não quero falar aquilo que não domino com grande propriedade”, “tenho muito mais a aprender do que a ensinar” ou afirmou que quem deveria responder algumas questões era o economista Paulo Guedes, que presta consultoria para sua pré-campanha.

Ressaltando que “ninguém quer o mal do meio ambiente”, propôs fundir os Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente e disse que o país está “inviabilizado” por questões ambientais, indígenas e quilombolas.
Ainda jogando para a plateia, Bolsonaro fez afirmações como “jamais quero ser patrão no Brasil com esta legislação”, “sem patrão não há empregado” e “os senhores são os nossos patrões”.

Sem dar nenhum tipo de detalhe sobre a proposta, falou em manter a inflação baixa e a taxa de juros e em ter um dólar “que não atrapalhe” sem aumentar impostos.

Também buscou -com sucesso- aplausos e risos ao fazer críticas em cima de questões sociais, como quando disse que “nada contra quem é feliz com seu parceiro semelhante. Vá ser feliz. Quem sabe amanhã eu seja também?”

Bolsonaro lidera a corrida presidencial em cenários sem o ex-presidente Lula, segundo pesquisa Datafolha divulgada em junho. Ciro apareceu em terceiro lugar, atrás também de Marina Silva (Rede).

No evento, Henrique Meirelles (MDB) testou sua nova estratégia de campanha e fez um discurso em que citou o governo Lula como sua experiência de sucesso, dizendo que vai mostrar que foi ele quem conduziu a política econômica na boa fase da gestão petista. “A lembrança daquela época é a de que 60 milhões de pessoas entraram na classe média, porque o país cresceu”, disse Meirelles.

Meirelles comandou o Banco Central no governo Lula e, na gestão Temer, de maio de 2016 a abril deste ano, foi ministro da Fazenda.

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) buscou no presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendendo uma política de redução de tributos.

“Trump reduziu o imposto corporativo. Temos de estimular novos investimentos”, disse.
Alvaro Dias (Podemos) defendeu uma mudança no modelo de escolha dos ministros de tribunais superiores.

Ataques a ônibus e prédios públicos no RN foram ordenados por facção criminosa, diz MP

Ônibus e prédios públicos foram alvo de criminosos em cinco cidades do RN em junho deste ano (Foto: Sergio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

Os ataques ocorridos em Natal e no interior do Rio Grande do Norte em junho deste ano foram ordenados por chefes de outros estados de uma facção criminosa. A informação foi confirmada pelo Ministério Público nesta quinta (5), após a deflagração da operação Mamulengo que visa combater a atuação de uma facção criminosa dentro e fora de unidades prisionais.

Entre os dias 2 e 7 de junho passados, pelo menos 13 ataques a prédios públicos, ônibus e unidades policiais foram registrados em cinco municípios potiguares. Pelo menos um assassinato de policial aconteceu durante esse “salve”.