Pela primeira vez na história, um Reiveillon poderá ser comemorado a
bordo de um transatlântico em Natal com todas as mordomias que os
turistas tiverem direito.
Esse é o resultado da abertura oficial da temporada de cruzeiros no
Rio Grande do Norte, que começa no próximo dia 28 de novembro e encerra
em 16 de abril de 2014, quando praticamente já não há mais navios de
passageiros circulando pela costa brasileira.
Por causa dos atrasos nas obras do novo terminal de passageiros, que
deverá ser entregue completamente só em janeiro do ano que vem, a
temporada se resumirá essencialmente ao roteiro para Fernando de
Noronha, com escalas em Recife e João Pessoa, realizado com
exclusividade há 24 anos pela empresa Brazilian Cruises.
As passagens marítimas para o arquipélago, que antes eram vendidas
apenas em Recife, já podem ser encontradas em Natal. “Inicialmente,
colocamos 15% à disposição dos interessados aqui, mas nada impede que,
dependendo da procura, aumentemos esse percentual”, garantiu Marcelo
Sanches, diretor operacional da Brazil Cruises.
Nesta quinta-feira pela manhã, no auditório da Companhia Docas, na
Ribeira, o anúncio da temporada de cruzeiros foi transformado num evento
concorrido, com representantes da Codern, Prefeitura do Natal, Governo
do Estado, Capitania dos Portos e do “trade” turístico da capital.
Com obras atrasadas em relação ao cronograma inicial, o terminal
marítimo de passageiros, que terá uma administração privada (não da
Codern), funcionará a partir de novembro, possivelmente com dois de seus
prédios concluídos. Custará – de recursos federais – mais de R$ 50
milhões – quase o dobro do terminal de passageiros do porto de Recife
concluído este mês.
A vinda da Brazilian Cruises, empresa fundada por Milton Sanches,
dependia basicamente das condições operacionais do terminal de
passageiros de Natal por ocasião do início da temporada de cruzeiros. O
Louis Aura, de bandeira grega, com 30 mil toneladas e capacidade para
900 passageiros, não abrirá a temporada sem inaugurar o terminal de
passageiros como estava previsto em abril, quando aconteceu a primeira
vinda do comandante da BRC.
Como o arquipélago de Fernando de Noronha permite apenas o
desembarque de grupos de 300 pessoas em terra por vez de cada navio, por
questões ambientais, o Louis Aura chegará em Natal com, no máximo, 750
passageiros. É esse público que terá o privilégio histórico de festejar a
passagem de ano na cidade, tendo como cenário o show pirotécnico por
trás da ponte Newton Navarro, na Redinha.
Com 400 tripulantes – quase dois por passageiro, os turistas não
serão um público para a rede hoteleira local, mas nas poucas horas em
que ficarão em solo potiguar, prometem se transformar em futuros
visitantes da cidade e, quem sabe, potenciais divulgadores do destino.
Segundo Milton Sanchez, da BCR, para Natal essas escalas são
importantes para alavancar o turismo e colocar Natal no itinerário de
turistas de todo o país, já que os navios podem ser tomados pelos
passageiros em qualquer de suas paradas. Além disso, ele lembra que esse
movimento acaba beneficiando toda cadeia turística, principalmente a
hoteleira, já que muitos passageiros poderão descer aqui e continuar a
viagem por terra, retornando ao Porto para seguir viagem por mar quando o
navio voltar.
A BCR foi contratada pela CVC no final de 2000 para organizar a parte
náutica da operadora, que, em pouco tempo, passou a responder por 15%
dos negócios da empresa fundada por Guilherme Paulus. Agora, sem seu
principal cliente, mas com a experiência de 40 anos no ramo, a BCR de
Milton Sanchez já fechou a vinda para o Porto de Natal de cruzeiros
saindo e voltando para a cidade.
Ao todo serão nove roteiros divididos e dois pacotes: o primeiro (Natal –
Fernando de Noronha – Porto de Cabedelo – Recife – Natal); o segundo:
(Natal – Fortaleza – Noronha – Recife – Natal). Ambos, como se pode ver,
começam e terminam na capital potiguar.
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