terça-feira, 10 de setembro de 2013

Natal Shopping tem pressa para inaugurar a expansão

Problemas pontuais de fim de obra, além da burocracia normal com a Prefeitura, atrasaram nesta segunda-feira o anúncio de data para a entrega oficial da segunda fase da expansão do Natal Shopping, prevista para esta semana. Com a fachada já finalizada, faltando receber os detalhes finais, a verdade é que nem os lojistas sabem afirmar quando se dará a festa de inauguração.

Quando o Midway Mall fechou sua terceira expansão, problemas idênticos tiraram o sono dos responsáveis pelo início da operação e lojas abriram bem depois da entrega das obras. E não é diferente agora com a Natal Shopping, que até hoje pela manhã não havia confirmado a programação oficial. Na Associação dos Lojistas do shopping também ninguém soube dar qualquer informação.

Desde meados de 2009 já se sabia da ampliação do empreendimento anunciada pelo co-presidente da Ancar Ivanhoe, Marcelo Baptista Carvalho, durante o aniversário de 17 anos do Natal Shopping. Na ocasião, ele avisou que a intervenção seria de grande monta para fazer frente ao rolo compressor chamado Midway Mall. “Vamos crescer por cima da área de estacionamento”, informou.

Uma das primeiras providências dos novos donos do Natal Shopping foi acabar com os cinemas até que pudesse reabrir uma estrutura de salas à altura do concorrente. É o que está, inclusive, acontecendo agora no Norte Shopping, que também trabalha em uma reformulação bem menos pretensiosa, porém substancial, de sua área interna.

Com a segunda fase, o Natal Shopping ganha 10.500² de ABL (Área Bruta Locável), além de seis salas de cinema do grupo mexicano Cinépolis (o mesmo que está no Norte Shopping). Com a mudança, 60 novos pontos de venda passam a fazer parte da operação.

Entre as novidades estão marcas como Centauro, Renner, Academia Fórmula e mais 875 vagas cobertas para automóvel (totalizando 1.300 vagas cobertas com sistema automatizado, indicando visualmente onde está ou não ocupado). Com 20.726 metros quadrados de ABL em funcionamento, a ampliação custou mais de R$ 83 milhões. A meta é chegar a 2015 somando outros 10 mil m² de ABL.

Em 1972, o pai de Marcelo Carvalho se beneficiava de um semestre sabático em Harvard quando teve a ideia de investir em shopping numa época em que os brasileiros ainda se deslumbravam com as escadas rolantes de grandes lojas de departamento. Nascia o grupo Ancar controlado pela família Carvalho. Desde 2006, a Ancar está associada à Ivanhoe Cambridge, um player de peso da indústria mundial de shoppings centers, com 65 deles plantados no Canadá, Europa, Estados Unidos, Ásia e Brasil.

A aquisição de 100% do controle do Natal Shopping aconteceu depois que o grupo se desfez de um das joias da coroa – o Shopping Center Recife – para fazer caixa e sair arrematando uma série de shoppings pelo país, entre eles o Natal Shopping.

Ao contrário do Midway Mall, a filosofia comercial do Natal Shopping é exatamente a mesma presente nesse tipo de negócio no país: não desperdiçar nenhum espaço que possa produzir faturamento.
Em entrevista dada a este jornalista em junho de 2009, Marcelo Carvalho afirmou não entender porque o Midway Mall abria mão de cobrar estacionamento, não mantinha quiosques no mall ou usava os painéis com imagens pelo mundo com fins comerciais.

“Esses locais valem ouro! Está errado? Não. É a personalidade do seu criador que deseja assim”, afirmou o co-presidente da Ancar referindo-se ao fundador do Grupo Riachuelo, Nevaldo Rocha. E completou: “Doutor Nevaldo é uma grande cabeça do varejo e o único problema do Midway é que ele não é nosso!”

Medicamento para tratamento de psoríase é incluído no SUS

O Ministério da Saúde incluiu o medicamento metotrexato injetável para o tratamento da psoríase no âmbito no Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial da União.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a psoríase é uma doença imune inflamatória crônica da pele, que atinge cerca de 3% da população mundial. Na maioria das vezes, ela se manifesta por lesões avermelhadas ou róseas cobertas por escamas esbranquiçadas. A doença pode aparecer nos joelhos, cotovelos ou no couro cabeludo. Em alguns casos, pode se espalhar por toda a pele.

A psoríase não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados por meio de tratamento. A doença pode ser desenvolvida em pessoas de todas as idades e ambos os sexos e não é contagiosa.

Movimento Sem Terra bloqueia BR-406 na Grande Natal, diz PRF


Cerca de 200 integrantes do Movimento Sem Terra interditaram a BR-406 em Ceará-Mirim, na Grande Natal, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (10). As informações são da Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com o policial rodoviário Monteiro, o grupo bloqueia a pista na altura do Km 162,7, próximo à entrada para a comunidade de Serrinha. Ainda de acordo com a PRF, o motorista que utiliza a via deve procurar rotas alternativas para evitar transtornos.
O protesto acontece porque o grupo quer a revogação de uma decisão judicial que determinou a reintegração de posse ao dono da Fazenda Livramento, que fica no município de Taipu. Os manifestantes querem a presença de representantes da Justiça daquele município no local.
Os trabalhadores só estão permitindo a passagem de ambulâncias e carros da polícia. A PRF montou uma barreira para orientar os motoristas um quilômetro antes do bloqueio. A pista está interditada com galhos de árvore, terra e pneus.

João Maia justifica não rompimento temporário com Rosalba: “Está muito longe da eleição”

O presidente do Partido da República, deputado federal João Maia, confirmou na manhã desta segunda-feira que o PR se manterá aliado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), pelo menos até outubro que vem. Ele destacou que o sentimento predominante na legenda é de que é cedo para uma decisão de rompimento. “Estou indo para a China, e aí a gente vai fazer  a reunião lá para outubro, dia 17 de outubro”, afirmou.

Nos meios políticos, era aguardada para o próximo dia 14 a reunião do PR para discutir os rumos da legenda em 2014. Contudo, devido a uma viagem de João Maia para a China, acompanhando o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e busca de investidores para o novo aeroporto, o encontro teve de ser adiado. “E eu precisava conversar com as pessoas. Conversar antes de chegar à reunião”, explicou.

Segundo João Maia, porém, o momento por que passa o Estado não comporta rompimento. Ele reconhece que o governo está mal e que a governadora Rosalba Ciarlini precisa melhorar. Entretanto, é preciso olhar o Estado. “O sentimento do PR, que escuto, é que o governo vai mal. Precisa melhorar. Mas que eu acho, e até me orgulho desse sentimento, de que a gente precisa olhar o Estado. Está muito longe para a próxima eleição”, afirmou.

DÚVIDA

O PR afirmava ter uma aliança com o PMDB, e que acompanharia a legenda se o PMDB rompesse com o governo, o que não aconteceu até agora. João Maia transferiu a reunião que decidiria o futuro do PR do próximo dia 14 para apenas outubro, quando deverá retornar de uma viagem à China.

Nos meios políticos, especula-se que o PR poderá ser o maior beneficiário do rompimento do PMDB, ocupando os espaços deixados pelos peemedebistas. Embora não assuma como indicação, a nova secretária de Assistência Social, Shirley Targino, é do PR. Na semana passada, ela defendeu o retorno do programa do leite, atualmente na Agricultura, para a Assistência Social – algo que o PMDB não conseguiu. Ela também disse acreditar que o PR não irá romper com o governo do Estado.

Na última sexta-feira, o presidente da Federação da Agricultura, José Álvares Vieira, recentemente filiado ao PR, disse que não será pelo fato de o PMDB romper com o governo Rosalba Ciarlini que o PR fará o mesmo. Ele afirmou que o PR é um partido “independente”.

José Vieira disse que o PR precisa ajudar o Estado, que não deve entrar, nesse momento, “numa guerra política e eleitoral”. Segundo Vieira, a classe política deve fazer todo o esforço para concretizar ações para o Estado. “Nas eleições no próximo ano eu acho que nós precisamos fazer todo esforço possível para poder trazer as ações para o Estado do Rio Grande do Norte. Porque as pessoas passam, mas as ações precisam permanecer e têm que ser estruturantes”.

Sobre o futuro do PR, José Vieira disse acreditar que a legenda presidida no Estado pelo deputado federal João Maia, tomará a “melhor decisão”. “Eu acredito no deputado João Maia, que tomará juntamente com todo o partido a melhor decisão, na hora certa, analisando com muita seriedade”, disse.

PM contabiliza 31 crimes contra unidades bancárias este ano no RN


Trinta e uma unidades bancárias já foram alvos de quadrilhas especializadas em arrombamentos de caixas eletrônicos este ano no Rio Grande do Norte. O número foi revelado ao G1 pelo coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar no estado. Segundo ele, a explosão do caixa do Banco do Brasil, registrada na madrugada desta terça-feira (10) na cidade de Extremoz, na Grande Natal, foi a 11ª ação em que os criminosos usaram explosivos.


"Outros 18 terminais foram arrombados com maçaricos. E, em duas ocorrências, os criminosos usaram dispositivos eletrônicos para causar um curto circuito no mecanismo do caixa, fazendo com que o terminal liberasse as cédulas”, acrescentou o comandante.

Ainda segundo o coronel Araújo, a PM permanece atenta para evitar novas ações criminosas desta natureza. "Esta é uma preocupação permanente da Polícia Militar. Com frequência realizamos operações em vários municípios e conseguimos coibir muitas ações. No entanto, os bancos, como instituição financeira, têm obrigação de cuidar de seus patrimônios, com investimento em medidas preventivas de segurança orgânica, inclusive na defesa de seus clientes”, declarou.

Segunda vez

Esta não foi a primeira vez que criminosos usaram explosivos para saquear terminais eletrônicos na cidade de Extremoz. Na madrugada de 12 de novembro de 2010, uma quadrilha com oito homens armados de escopeta calibre 12, pistolas e fuzis detonaram terminais do Bradesco e do Banco 24 Horas. Na época, segundo a polícia, os criminosos usaram dois veículos para chegar à cidade.
A primeira ação do bando foi render os vigilantes. No Bradesco, a porta foi arrombada. Antes, no entanto, a quadrilha foi até a drogaria onde estava o caixa 24 Horas e fez o mesmo: arrombou a porta e preparou a explosão, colocando nele bananas de dinamite. Com os dois terminais prontos, as explosões ocorreram simultaneamente. O bando fugiu e ninguém foi preso.

Congresso discute temas de interesse dos legislativos municipais

Começa amanhã (10) e vai até quarta-feira (12), em Brasília/DF, o 6° Congresso Brasileiro das Câmaras Municipais e a 1ª Feira de Desenvolvimento do Legislativo e Soluções para Municípios. As atividades são promovidas pela Associação Brasileira das Câmaras Municipais (ABRACAM), que vai reunir representantes de órgãos federais e vereadores de diversas regiões do Brasil. O objetivo é discutir temas atuais de interesse dos legislativos municipais.

A programação está dividida em painéis com os temas: visão de mandato, programa de modernização e excelência institucional, políticas públicas para o desenvolvimento e congresso nacional e o interesse das câmaras municipais. O painel Políticas Públicas para o Desenvolvimento terá a participação da Assessora Especial da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Paula Losada, que irá apresentar a Agenda de Compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2013-2016.

A Agenda é uma ferramenta de gestão que auxilia no alcance local dos objetivos do milênio (ODM). Por meio dela, os gestores estabelecem metas de melhoria dos indicadores sociais do município e se informam sobre os programas federais que podem ser utilizados para apoiar o alcance das metas. A adesão à Agenda de Compromisso é realizada pelos prefeitos com o mesmo login e senha do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse da União (Siconv). Vereadores também podem utilizar a plataforma para monitorar e avaliar o desempenho do município em relação aos compromissos assumidos.

Consulte os valores da inscrição e confira a programação no site www.abracambrasil.org.br
Serviço:

6° Congresso Brasileiro das Câmaras Municipais e a 1ª Feira de Desenvolvimento do Legislativo e Soluções para Municípios

Data: 10 a 12 de setembro de 2013.
Local: Centro de Convenções da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio – CNTCM- W5 - SGAS 902 - Bloco C - Brasilia/DF.
Contato: (61) 3322-8847 / 8111-0460 / 8235-1195.
Fonte: Subchefia de Assuntos Federativos/ SRI / PR - 09/09/2013.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Belezas do Rio Grande do Norte


Dados do Detran indicam aumento na quantidade de carteiras suspensas no Rio Grande do Norte

A quantidade de Carteiras de Habilitação suspensas pelo Detran/RN aumentou 10,5% no primeiro semestre deste ano. Ao todo, 526 condutores tiveram suspenso o direito de dirigir, enquanto que no mesmo período de 2012 esse número foi de 476. Do total de suspensões deste ano, 94,48% são de motoristas do sexo masculino. Apesar do número de emissão de carteiras de habilitação para mulheres condutoras ter diminuído 5,55% entre o primeiro semestre de 2013 e o de 2012, a participação nos números totais de carteiras suspensas referentes ao sexo feminino mais do que dobrou, indo de apenas 2,52% para 5,51% em 2013.

Já a quantidade total de CNHs apreendidas também apresentou aumento parecido ao de suspensas, com crescimento de 7,3%, tomando como referência o mesmo período citado anteriormente. Nos seis meses iniciais de 2013, 1.869 carteiras foram apreendidas.

Para o coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN, Adryano Barbosa, estes números são fruto da integração das ações. “Sobretudo a partir deste ano, tornamos a parceria entre as instituições que trabalham pela segurança no trânsito mais intensa e integrada, notadamente com a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal. Além disso, a própria instituição da Lei Seca tornou as medidas mais enérgicas”.

Os principais motivos para apreensão foram a infringência aos artigos 165 e 162/V do Código de Trânsito Brasileiro. O primeiro trata da proibição de dirigir sob a influência de Álcool, sendo responsável por 48,58% das apreensões. Já o artigo 162, em seu inciso V, trata do impedimento de conduzir veículo com CNH suspensa há mais de trinta dias. Segundo o CTB, em ambos os casos a infração é de natureza gravíssima, gera multa e retenção do veículo.

Leonardo confirma afastamento político entre Fafá Rosado e Rosalba Ciarlini

Um dos três aliados da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) confirmou o rompimento da mulher dele, a ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, com o sistema político da governadora, comandado em Mossoró pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, ex-deputado estadual que preside o DEM mossoroense. Segundo Leonardo Nogueira, Fafá irá se filiar ao PMDB, partido do presidente da Câmara, Henrique Alves, e do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, que recentemente anunciou o rompimento oficial com o governo Rosalba.

Segundo Leonardo Nogueira, a ex-prefeita Fafá Rosado deverá se filiar ao PMDB até o próximo dia 25 de setembro. A saída de Fafá do DEM sacramenta o afastamento político dela em relação à governadora Rosalba Ciarlini. No PMDB, Fafá deverá disputar um cargo eletivo em 2014, provavelmente de deputada federal, segundo o marido. “Conversamos com Henrique Eduardo, Garibaldi Filho e Walter Alves e ficamos de acertar os detalhes sobre a filiação de Fafá, que será entre os dias 20 e 25 deste mês”, afirmou.

O rompimento de Fafá Rosado se deve à total falta de prestígio dela dentro do sistema político da governadora Rosalba Ciarlini e ao fracasso do atual governo do Estado, que enfrenta seguidas crises e não conseguiu ainda se reerguer perante a opinião pública. O próprio Leonardo Nogueira tem aproveitado as oportunidades para criticar a gestão estadual, tanto em pronunciamentos na Assembleia, quanto em entrevistas à imprensa. O democrata afirma que a gestão estadual não vem correspondendo.

Apesar de já estar certa a ida de Fafá para o PMDB, Leonardo diz que ainda há interesse de partidos como o PR e do PV, de ter a ex-prefeita Fafá nesses partidos. O prazo para a troca de legendas com vistas ao pleito de 2014 é o final deste mês. Instado a falar que cargo Fafá disputará nas próximas eleições, o deputado estadual Leonardo Nogueira disse que todos os partidos deixaram claro que essa definição só vai acontecer no ano que vem. “As definições dos palanques é que vão definir a participação dela. Hoje ela está sendo colocada, tanto pelo PMDB, quanto pelo PV e pelo PR para disputar o cargo de deputada federal”, declarou.

Ao abordar a situação institucional do Rio Grande do Norte, o deputado Leonardo Nogueira defendeu a superação dos problemas entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. “É um problema que precisa ser superado e de uma maneira que contemple o bom senso de todos aqueles que sabem das dificuldades do Estado”. Leonardo classificou como de difícil resolução a questão, haja vista que nem o Supremo Tribunal Federal conseguiu chegar a um acordo. “O STF era um órgão que poderia equacionar de maneira sensata, mas o que estamos vendo é que até o Supremo está com dificuldade para solucionar essa questão”.

Casal é alvo de atentado e mulher é morta a tiros na Grande Natal

Um casal foi vítima de um atentado no bairro Cohabinal, em Parnamirim, na Grande Natal. Atingida por tiros, uma mulher de 28 anos morreu no local, enquanto o homem foi socorrido inicialmente para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, e transferido para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

Os responsáveis pelos disparos foram dois homens a bordo de uma moto. Eles passaram atirando ao lado do carro, um Gol cinza, onde estavam as duas vítimas. A dupla está foragida.

O crime aconteceu por volta das 18h nas imediações de um banco.

DER promete entregar prolongamento da avenida Prudente Morais em um mês

Se as chuvas não retornarem, a expectativa do diretor presidente do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) do Rio Grande do Norte, Demétrio Torres é que as obras do prolongamento da avenida Prudente de Morais sejam retomadas ainda esta semana. Após a retomada das obras, a previsão é que a nova avenida Prudente de Morais seja entregue em 30 dias. A nova via tem aproximadamente 4,7 quilômetros e ligará Natal à Parnamirim, resolvendo, momentaneamente, um dos principais gargalos no trânsito na entrada da cidade. Deste trecho, pouco menos de um quilômetro ainda falta ser concluído, mas, apesar dos trechos inacabados, é comum encontrar carros e motos já trafegando pelo local.

As chuvas que caíram nos últimos meses atrasaram a entrega das obras que se arrastam há mais de três anos. O asfalto, antes mesmo de ser inaugurado, já está desgastando em vários pontos. Os dois pontos mais críticos estão sobre os dois principais viadutos, nos quais o asfalto sequer foi colocado. Próximo ao rio Pitimbu, parte do asfalto cedeu e terá que ser refeito. Ao longo da via, não há iluminação nem sinalização, bem como nenhum trabalhador no local. A expectativa é que em 30 dias isso seja providenciado.

“Realmente essa obra tem sido um calo, mas dessa semana não passa. Hoje à tarde vamos nos reunir e ainda essa semana os equipamentos estarão de volta ao canteiro de obras. Falta muito pouco. Nosso maior calo é porque as obras começaram erradas. Obra que começa sem projeto, sem licença e sem recurso só dá nisso. A Prudente de Morais é um exemplo clássico disso. Não tinha projeto, não tinha recursos assegurados para toda obra e não tinha licenças, tanto que ainda há pendências de dano ambiental que o Estado causou e ainda é réu em algumas ações. Daí preferimos parar para organizar e conseguimos organizar, mas depois disso veio a chuva e atrapalhou mais uma vez”, afirmou o diretor Demétrio Torres.

O diretor do DER/RN explicou que a obra está na fase final, período em que a chuva traz um prejuízo mais significativo, pois é a fase de acabamento do asfalto. “Essa semana reiniciaremos a obra para concluí-la de uma vez”, destacou.

Viaduto

O projeto de prolongamento da avenida Prudente de Morais prevê a construção de um viaduto em Parnamirim, na BR-101, à altura do Parque Industrial. O projeto inicial estava orçado em aproximadamente R$ 30 milhões, sendo R$ 18 milhões em desapropriações, mas foi necessário fazer alguns ajustes técnicos e houve uma redução de aproximadamente 50%. Hoje, a obra que deve ser iniciada até a segunda quinzena de outubro, deve custar aos cofres públicos cerca de R$ 15 milhões, sendo apenas R$ 3 milhões para desapropriações. A previsão é que o equipamento seja entregue a população em maio do próximo ano. Os recursos para a obra são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Copa.

“Tivemos que fazer uma significativa mudança nele. O projeto original previa grandes desapropriações e era um conceito de obras para zona Rural e não para perímetro urbano. Precisamos modificá-lo para viabilizá-lo”, destacou. Demétrio explicou que a obra já foi contratada e a empresa EIT Engenharia será a responsável pela execução. Ele acredita que até o final do mês será assinada a ordem de serviço.

O diretor Demétrio Torres considera que com a conclusão da obra de prolongamento da avenida Prudente de Morais com a entrega do viaduto de Parque Industrial, mas ressaltou que é necessária política pública séria para melhorar a mobilidade urbana, para fazer com que a cidade tenha mobilidade e um maior incentivo no transporte público coletivo.

“Os projetos de mobilidade urbana têm que ser projeto integrado. É evidente que vamos melhorar, mas ele será diluído em outros trechos. O problema de mobilidade hoje no Brasil é conseqüência de muita coisa: da facilidade da compra de transporte individual, que aumentou sensivelmente o número de veículos nas ruas, a péssima qualidade do transporte público, a maioria das cidades brasileiras não foram planejadas para essa expansão. São vários fatores. Não é apenas uma obra, uma estrada ou um viaduto que vai resolver o problema da mobilidade”, afirmou Demétrio Torres.

Conselho alerta sobre a importância da administração profissional na gestão pública

Para celebrar o Dia do Administrador no estado, pela primeira vez, uma sessão solene foi realizada na manhã desta segunda-feira (09), no Plenário Clovis Motta, na Assembléia Legislativa do estado. Na cerimônia estava presente o deputado Kelps Lima, autor do projeto de lei, conselheiros do conselho regional de administração, como também representantes de instituições educacionais.

A carreira de administrador foi regulamentada em âmbito nacional no dia 09 de setembro de 1965 e desde então, durante a data, comemora-se nacionalmente o dia deste profissional. Em nível estadual apenas neste ano que esta passou a ser lembrada nos calendários do município e estado. Por meio de projetos de leis do vereador Ney Lopes Júnior, e do deputado Kelps Lima.

Para o autor do projeto, esta cerimônia é importante para lembrar à população, como também aos gestores públicos, sobre a profissionalização da administração pública, como também a sua adequação, a fim de melhorar a qualidade do serviço prestado à população. “Eu tenho defendido uma maior profissionalização dos serviços nos estado. A máquina da administração pública é muito amadora no Rio Grande do Norte”, disse Kelps Lima.

O deputado defende que os profissionais que assumem cargos durante as gestões devem o assumir por razões referentes à sua qualidade, e não por devido a opções de “politicagem e eleitoreira”.

Durante discurso na seção, Kelps Lima disse não acreditar que “os péssimos índices que temos agora se devem à atual gestão exclusivamente, e sim ao modo como ela sempre vem sendo feita em toda a história da política estadual”. A importância da criação desta data, homenageando a este profissional deve “perenizar a reflexão sobre o tema. Esse debate demanda tempo para que entre na sociedade, acredita o deputado, porém está chegando a hora. “O momento para a discussão está sendo criado, Infelizmente devido à falência da máquina pública”, constatou. Entretanto ele tem fé, e ressalta que “no caos vem a luz”.

Como reflexo desta necessidade da qualificação da administração pública, o deputado destaca a ausência de investimentos com propriedade. “Um estado gerir R$ 10 bilhões e não tem um serviço de qualidade. Não temos uma delegacia, uma escola, um posto de saúde funcionando com condições consideráveis” disse Kelps Lima.

“Os políticos são eleitos para administrar a dor”, ressaltou o deputado, afirmando acreditar que a imagem de um administrador deveria ser o perfil seguido pelos gestores públicos. Sobre os profissionais para assumirem a cargos comissionados, o autor do projeto de lei anseia: “Espero que o critério de escolha dos próximos governantes seja em competência e não amizade, carisma ou cor do partido”, concluiu.

Para o representante do Conselho Regional de Administração, Francisco de Lima Silva, a criação da data é importante para lembrar “o profissional como alguém essencial para o mercado, e principalmente para a máquina pública”.

O administrador destacou que hoje em dia, profissional é mais preocupado no serviço privado, porém é importante a sua atuação no poder público.

A data, que já vem sendo celebrada nacionalmente, faz parte da programação da categoria. Anualmente um café da manhã é realizado para lembrar o dia, como também são oferecidas palestras aos profissionais. Além do deputado autor do projeto de lei que institui a data como dia dentro do calendário estadual, também esteve presente na sessão o presidente da Assembleia Legislativa. Os dois foram homenageados pelo Conselho Regional de Administração. Kelps Lima, devido à proposta da data comemorada, e Ricardo Motta pela sua formação acadêmica de administrador de empresas.

Governo atrasa salários e terceirizados da Saúde entram em greve por tempo indeterminado

Desde às 7h da manhã desta segunda-feira (9) os trabalhadores terceirizados das empresas JMT e Safe que prestam serviço nos principais hospitais estadual de saúde cruzaram os braços e entraram em greve por tempo indeterminado. Isso porque a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atrasou o pagamento dos funcionários referente o mês de agosto, que deveria ter sido pago na última sexta-feira (6). Além disso, os trabalhadores reclamam que há férias vencidas desde o mês de maio que ainda não foram pagas.

Serviços como os de maqueiros, higienização, copeiros, cozinheiros, lavanderia e manutenção foram prejudicados e apenas 30% dos funcionários estão trabalhando. Diante dessa situação, o fornecimento do almoço no maior hospital de urgência e emergência do Rio Grande do Norte foi prejudicado e ficou restrito apenas aos pacientes. Os funcionários do Hospital ficaram sem alimentação.

O presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Sipern), Domingos Ferreira, explicou que o Governo do Estado não realizou o repasse e a empresa disse que não tinha condições de pagar os trabalhadores. Ele conta que realizou uma assembleia com a categoria na última sexta-feira (6), quando foi aprovado o indicativo de greve. Ele conta que encaminhou o indicativo de greve para as empresas, para a Secretaria de Saúde Pública, bem como para os hospitais.

“Hoje, às 7h da manhã fez 72 horas e paramos por tempo indeterminado ou até que pague o salário dos trabalhadores. Ao todo, 30% dos servidores estão parados. Não paramos mais, pois a lei não permite, mas a situação é complicada, pois tem servidores que entraram de férias desde maio e não receberam nada. Como esses servidores estão vivendo? Vamos ficar parados até o dinheiro cair na conta desses servidores”, destacou Domingos Ferreira.

Além do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, os serviços também estão suspensos nos hospitais Giselda Trigueiro, João Machado, Ruy Pereira, Maria Alice Fernandes e Santa Catarina, além da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e do Centro de Reabilitação Infantil (CRI). A assessoria de imprensa do Hospital Walfredo Gurgel confirmou que a alimentação de hoje será restrita apenas aos funcionários.

Domingos Ferreira disse que os trabalhadores estão receosos, pois haverá demissão de aproximadamente 100 funcionários da Safe, além de outro montante da JMT. “Estamos fazendo essa denúncia ao Ministério Público, pois como é que a empresa não tem condições de pagar o salário do mês aos funcionários vai conseguir pagar as rescisões trabalhistas? Estamos reivindicando isso também”. Ao todo, são cerca de 850 funcionários da Safe e mil trabalhadores da JMT. “Estamos aqui pelo direito dos trabalhadores e para que nenhum deles seja dispensado”.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública informou, através da assessoria de comunicação, que o repasse dos pagamentos, que estão em atraso junto às empresas Safe e JMT serão efetuadas nesta terça-feira (10). A Sesap esclarece que as demissões dos funcionários da Safe e JMT se tornaram necessárias em função da crise financeira vivenciada pelo Estado, o que obrigou o enxugamento das despesas, atingindo 10% dos profissionais.

A Secretaria ressaltou que a paralisação alcança apenas os funcionários que atuam nas áreas de higienização, maqueiros e nutrição, mas que os serviços essenciais na área de saúde dos hospitais estão mantidos.

Grupo Vila inaugura primeiro crematório do RN no Morada da Paz

A cremação é uma opção para o pós-morte que vem crescendo muito nos últimos anos no mundo inteiro e para inserir o Rio Grande do Norte nessa crescente tendência mundial o Grupo Vila inaugura, no dia 11 de setembro, o primeiro crematório do estado, localizado no Cemitério Morada da Paz, em Emaús. Na oportunidade será realizada uma coletiva de imprensa, a partir da 8h, para dar mais detalhes sobre o crematório e a cerimônia de cremação.

A cremação tem se tornado muito comum em diversos países como a Suíça e a Inglaterra, por exemplo, onde a preferência por essa opção chega a 80%. O Japão registra o maior índice de cremações com 99% e nos Estados Unidos esse percentual chega a 41%. No Brasil a procura por esse ritual de despedida também está ficando cada vez mais comum. Nos últimos anos pessoas famosas como Chico Anysio, Millôr Fernandes, o ex-vice-presidente José Alencar, o ator Marcos Paulo e o jornalista Joelmir Beting foram cremados. “Em 1997, o Brasil possuía apenas três crematórios. Dez anos depois esse número já havia aumentado para 23 e atualmente existem aproximadamente cinquenta crematórios em todo o país”, afirma Heber Vila, gerente de projetos do Grupo Vila.

O Grupo Vila já possui, desde 2009, um crematório na cidade de Paulista/PE, que entre 2010 a 2012 registrou uma média mensal de cremações de 60%. “Nesse período nosso crematório passou de 22 cremações por mês para 35, chegando ao pico de 41. Em Pernambuco em torno de 20% dos clientes preferem o serviço de cremação ao de sepultamento”, explica Heber que completa, “a instalação do crematório em Natal fortalece a presença do Grupo Vila como uma empresa de soluções funerárias completas. A partir da inauguração do crematório passamos a oferecer aos clientes potiguares mais uma opção de cerimonial de despedida”.

Em Natal, o Crematório Morada da Paz vai ocupar uma área de 315 m2, terá uma sala de cerimônias, com capacidade para 56 pessoas; hall de entrada; sala de estar; jardim e um columbário (local para armazenar as urnas). O crematório será equipado com um forno de última geração produzido pela empresa U.S. Cremation Equipaments, dos Estados Unidos. Durante a cerimônia de cremação a urna é banhada por uma chuva de pétalas e uma iluminação especial proporcionando uma bela despedida dos entes queridos. Em seguida, a urna segue por uma abertura retrátil e o processo de cremação tem andamento.

Cremação: leveza, custo benefício e ecologicamente correta 

A cremação ainda gera muitas dúvidas e mitos, mas já é vista como uma prática moderna, ambientalmente correta e como um momento de despedida menos doloroso para algumas pessoas. Vários motivos justificam o aumento pela sua procura como: ser uma opção mais econômica, ser uma solução para a escassez de espaços nas grandes cidades e uma alternativa mais ecológica.

No Crematório Morada da Paz o custo da cremação varia em torno de R$ 1.500 a R$ 3.600 dependendo da forma de pagamento e/ou modalidade do contrato. “Sabemos que existe um grande interesse pela cremação como também ainda há alguma rejeição, mas a princípio imaginamos que atenderemos entre cinco a dez cremações mensais com um crescimento gradativo da busca pelo serviço. Porém o foco principal da empresa será a venda de cremações previdenciárias, nos moldes do que acontece com os jazigos”, prevê o gerente de projetos.

A aquisição de cremação para uso futuro já está disponível para contratação. Com ela é possível deixar definido qual o desejo do contratante pós-morte. Além de poupar os familiares, num momento de grande estresse emocional,  de decisões difíceis e da responsabilidade financeira que a perda de um ente querido representa.

Entenda como funciona a cremação 

Após o tradicional velório ou o ritual de despedida na sala de cerimônias do crematório, a urna é conduzida ao local de cremação. Antes de se iniciar a incineração são retirados materiais metálicos como: próteses e marca-passos. Daí a urna é levada ao forno cinerário, que chega a uma temperatura de até 1000º C. O processo dura em torno de duas horas e em seguida as cinzas são armazenadas em uma urna, escolhida previamente, e entregue à família num prazo de até cinco dias úteis.

Uma das principais dúvidas das famílias é o que fazer com as cinzas. O gerente de projetos do Grupo Vila explica que existem várias possibilidades: os familiares podem optar por colocar o material em um jazigo ou columbário, jogar ao mar, plantar uma árvore ou mesmo guardar em casa.

O destino que será dado às cinzas é o que geralmente define a urna que será utilizada. As hidro-ecológicas, fabricadas em areia, tem como finalidade o plantio de mudas de árvores ou o lançamento das cinzas no mar, rios ou lagos. Nas duas situações, elas se integram ao meio ambiente, se dissolvendo na água ou virando parte do solo. Já as de bronze são ideais para as famílias que preferem manter a cinzas por perto ou num columbário. Hoje em dia, já existe até a possibilidade de transformar as cinzas em diamante, processo realizado por algumas empresas instaladas pelo mundo. O preço dessa preciosidade varia entre R$ 8 mil e R$ 28 mil de acordo com o peso das pedras.

É importante lembrar que para realizar a cremação é necessário que a pessoa manifeste a vontade ainda em vida e que um responsável autorize o procedimento. Além disso, dois médicos ou um médico legista devem constatar a morte. Em casos de mortes violentas é também necessária a autorização judicial para que a cremação não impeça uma possível perícia.

História da cremação 

A cremação é um dos processos mais antigos praticados pelo homem. Em algumas sociedades este costume fazia parte do cotidiano da população, por se tratar de uma medida prática e higiênica. Os gregos, por exemplo, cremavam seus cadáveres por volta de 1.000 a.C. e os romanos, seguindo a mesma tradição, adotaram a prática por volta do ano 750 a.C. Nessas civilizações a cremação era considerada um destino nobre aos mortos.

No Japão, a cremação foi adotada com o advento do Budismo, em 552 d.C. como em outras localidades, ela foi aceita primeiramente pela aristocracia e a seguir pelo povo. Incentivados pela falta de lugares para o sepultamento, pois o país possui pouquíssimo espaço territorial, os japoneses incrementaram significativamente a prática e passaram a considerar normal cremar os mortos.

Quando o assunto cremação é posto diante da religião ainda surgem muitas dúvidas, mas a maioria das religiões já aceitam a prática, com exceção do Judaísmo Ortodoxo e do Islamismo. As doutrinas católica, evangélica e espírita fazem parte dessa maioria. No catolicismo, desde 1963 o Vaticano reconheceu a cremação como um ritual de despedida.

No Brasil, a cremação foi regulamentada pela Lei Federal nº 6015, em vigor desde 31 de dezembro de 1973, e o primeiro crematório a funcionar foi o municipal de Vila Alpina, em São Paulo, inaugurado em 1974.

Senador defende ‘pacto’ para próximo governo resgatar RN

O presidente estadual do Partido Verde, senador Paulo Davim, defendeu hoje um pacto institucional e político envolvendo os três poderes estaduais (executivo, legislativo e judiciário), mais o Ministério Público, e também as corporações, sindicatos e servidores, para que o próximo governador possa resgatar o Estado, criando as condições de viabilidade financeira.

Paulo Davim disse ver com “naturalidade” o rompimento do PMDB com o governo Rosalba Ciarlini (DEM), anunciado na semana passada. “Eu vejo com naturalidade. Até porque a insatisfação do PMDB com o governo já era notória. Havia um movimento por parte dos prefeitos e parlamentares do partido solicitando um posicionamento nesse sentido e já como resultante dessas insatisfações”, disse.

Segundo o senador, porém, o quadro político do RN é ainda indefinido. “O Estado terá, na minha avaliação, que construir um pacto pelo RN – não é acordo – necessariamente institucional e político, com os três poderes, executivo, legislativo e judiciário, e o MP, e também corporações, sindicatos e servidores”.
Para Davim, a construção desse pacto terá que contar com os políticos detentores de mandato que tenham liderança comprovada e serviço prestado. “Para que a gente possa, o próximo governador possa resgatar o Estado do RN e colocar o RN na condição de viabilidade financeira”.

PMDB

Paulo Davim considerou ainda “natural” o PMDB externar o desejo de oferecer um nome para a disputa pelo governo do Estado no ano que vem. “Até porque o PMDB é hoje o partido que detém 54 prefeituras, mais de 40 vice-prefeitos, o maior número de vereadores, a maior bancada na Assembleia Legislativa, o presidente da Câmara, tem ministro. Então, é natural que queira apresentar um nome.

Como também outros partidos, que mesmo não sendo tão hegemônicos como o PMDB, tenham o direito de lançar nomes”, enfatizou.

Quanto ao PV, Paulo Davim disse se tratar de um partido pequeno. “Temos uma aliança com o PMDB desde as últimas eleições, e essa aliança se manteve para a eleição para prefeito. E a intenção nossa é manter essa aliança para as próximas eleições”.

Sobre o trabalho desenvolvido pelo PV no Estado, o senador afirmou que está “rodando o Estado, fazendo reunião em vários diretórios, preparando uma nominata para oferecer à sociedade”.

Reconhecendo o momento difícil que passou o PV nos últimos anos, Paulo Davim disse que a nova direção está sendo “zelosa” com o soerguimento da legenda. “Oportunamente sentaremos para posicionar o partido nas questões das coligações. Nesse momento, estamos numa fase de discussão, de construção de nominata e debatendo muito o papel do PV junto à sociedade”, frisou.

SAÚDE

Médico com atuação destacada na área da saúde, Paulo Davim analisa que a saúde só melhorará após um processo de total reestruturação, o que só acontecerá após uma discussão ampla e qualificada.

“Minha análise sobre a questão da saúde não muda. Não vai ser trocando nomes e secretários que vai se resolver. A saúde no RN terá que sofrer um processo de reestruturação, terá que ser discutida de forma muito ampla, qualitativamente”, lembrou.

Ainda de acordo com Davim, além do setor em si, será necessário ser discutida uma nova forma de gestão, seguindo o Sistema Único de Saúde. “Sobretudo, tem que ser discutido o financiamento, não dá mais para administrar a saúde do RN nem do Brasil com esse subfinanciamento crônico e insuportável a que a saúde do Brasil se submete”, finalizou.

Apavorada com os protestos, Rosalba Ciarlini falta ao tradicional desfile militar no 7 de Setembro

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) preferiu faltar ao tradicional desfile de 7 de Setembro, realizado anualmente na Praça Pedro Velho, mais conhecida como Praça Cívica, em Petrópolis. A gestora quis evitar confrontos com os manifestantes que foram às ruas da cidade para protestar. A maior parte do grupo era formado por servidores em greve.
A Assessoria de Comunicação da governadora não informou qualquer motivo oficial para a ausência. Como representante de Rosalba, quem compareceu ao desfile foi o secretário estadual de Segurança Pública, Aldair da Rocha. O vice-governador Robinson Faria (PSD), adversário político da democrata, também não participou da solenidade.
Por sua vez, o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) compareceu ao evento. O pedetista, como maior autoridade presente, foi o responsável por autorizar o início das apresentações militares, que este ano também foram bastante reduzidas.

Ainda na semana passada, as escolas da rede estadual confirmaram que não participariam do desfile. Em comum acordo com autoridades da Segurança Pública, chegou-se a conclusão que o melhor era evitar a participação dos jovens.

A Polícia Militar também precisou reduzir seus homens no desfile. Apenas 600 se apresentaram no local, enquanto outros 800 faziam a segurança das poucas pessoas que se dispuseram a sair de casa para assistir a solenidade. A Polícia Rodoviária Federal também não disponibilizou nenhum homem para desfilar. Todos ficaram de plantão em caso de protestos nas vias federais.

Durante o evento, o prefeito Carlos Eduardo Alves atraiu pouca atenção dos presentes e chegou até a ser aplaudido em determinado momento. Como as manifestações só chegaram ao local do desfile no término da apresentação, o gestor saiu do local antes de qualquer encontro com os protestos.

As manifestações foram lideradas por policiais civis e médicos em greve, além de servidores da saúde, que encerram a paralisação na semana passada. Natal também recebeu o Grito dos Excluídos.

Justiça condena três pessoas por falsificação de documentos em Santa Cruz

Três homens foram condenados por falsificação de documentos em Santa Cruz. A partir da adulteração, eles tinham objetivo de abrir uma empresa e conseguir empréstimos bancários na cidade.  Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara, condenou Sérgio Fernandes de Oliveira, residente no bairro de Igapó, em Natal; Eudes de Souza Araújo, também morador da capital potiguar, e Abraão Mendes, residente em Santa Cruz, pelo crime de falsificação de documentos.

“Pela forma como os documentos falsos desses acusados foram utilizados, depreende-se que eles tinham por objetivo, a partir da criação da empresa River Sul, obter crédito fácil perante as diversas instituições financeiras – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Bradesco – e garantir que nunca fosse efetivada a execução dos débitos futuramente contraídos, já que os acusados estariam acobertados, primeiro, pela existência de uma pessoa jurídica e, segundo, pela falsidade dos documentos que utilizavam, de forma que a descoberta de sua real identidade ficaria mais complicada”, destacou  na sentença o Juiz Federal Walter Nunes.

Sérgio Fernandes foi condenado a dois anos, quatro meses e 24 dias de reclusão. A pena foi substituída por restritiva de direito, onde ele ficará um ano prestando serviço à comunidade. Eudes de Souza Araújo foi condenado a dois anos e quatro meses e também terá substituída por prestação de serviço a comunidade.

Abraão Mendes foi condenado a três anos e cinco dias de reclusão. Ele deverá prestar um ano de serviço a comunidade e durante outros dois anos e cinco dias se apresentará ao Juízo mensalmente.

Coreanos criam garrafa que transforma água do mar em potável

Os sul-coreanos Younsun Kim, Kangkyung Lee, Byungsoo Kim e Minji Kim, da Universidade de Yonsei, na Coreia do Sul, desenvolveram um sistema de filtragem e purificação de água portátil que promete transformar água do mar em água potável.

O Puri, como é chamada a garrafa que filtra água, usa a tecnologia de osmose reversa. O item é projetado para uso em barcos ou situações de emergência no mar, em que as pessoas podem precisar de água para não se desidratarem ou até mesmo morrerem. Com esse equipamento, elas podem beber a água do mar.

Segundo o site da Fast Company, o uso é simples, o usuário só precisa bombear um êmbolo – dispositivo que desliza em um e outro sentido no interior de um cilindro – e pressurizar a água salgada, empurrando para a câmara de filtragem. Em seguida, a água doce entra em outra câmara, pronta para ser consumida.

Presidenta Dilma sanciona lei que destina recursos do petróleo para educação e saúde

A presidenta Dilma Rousseff sanciona, nesta segunda-feira (9), às 15h, no Palácio do Planalto, a lei que destina os royalties do petróleo para investimentos nas áreas da educação e saúde. O texto que será assinado pela presidenta é o mesmo aprovado no dia 14 de agosto pelo Congresso Nacional, sem vetos, com destinação de 75% dos valores para a educação e 25% para a saúde. O primeiro repasse, de R$ 770 milhões, deverá ser feito ainda em 2013; chegando a R$ 19,96 bilhões, em 2022, e a um total de R$ 112,25 bilhões em dez anos.
“Nossos senadores e deputados aperfeiçoaram e votaram a proposta que sempre defendi e que meu governo enviou ao Congresso, para que as riquezas do petróleo, que são finitas e um dia acabam, sejam investidas em educação. Para nós, para mim e meu governo, a educação é o principal pilar para transformar o Brasil em uma grande nação, para assegurar a emancipação do nosso povo da pobreza, para elevar o nosso país à condição de uma nação de homens e mulheres que crescem pelo conhecimento que produzem”, afirmou Dilma, no último dia 19, no programa Café com a Presidenta.
Com relação ao Fundo Social do pré-sal, o texto prevê que 50% dos recursos sejam destinados para a educação, até que sejam atingidas as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), e para a saúde. Conforme regulamentação posterior, o fluxo de dinheiro do Fundo para as duas áreas será diminuído.
PNE
Atualmente, o investimento total do Brasil na educação pública corresponde a 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB). O projeto de lei que cria o novo PNE, já aprovado pela Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal, inclui uma meta para que o percentual de investimento na área seja ampliado para 10% do PIB.

Desfile cívico de 7 de setembro é marcado pela emoção em Santa Cruz; mudanças agradaram ao público


As comemorações pelos 191 anos de independência do Brasil começaram em Santa Cruz desde o último 1º de setembro, com a abertura da Semana da Pátria e o evento mais aguardado por todos aconteceu na tarde desse sábado (07): o tradicional desfile cívico de 7 de setembro.
As mudanças implantadas pela Prefeitura de Santa Cruz no desfile deste ano deram resultados positivos. A alteração do horário da manhã para a tarde evitou o desgaste físico dos que assistiam e participaram das apresentações, gerado pela temperatura elevada. A iniciativa de fazer um desfile temático também gerou vários elogios por parte de quem acompanhou as apresentações. Comemorar a independência do país é sempre muito importante mas também homenagear mulheres que se destacaram ao longo de suas vidas deu um novo sentido ao desfile.
Com a participação de 25 instituições, o desfile de Santa Cruz contou historias de mulheres que se destacam ou se destacaram em suas épocas, na política, na arte, na educação, etc. O tema, "Personalidades Femininas do RN" possibilitou que as escolas e instituições trabalhassem com seus alunos figuras históricas, algumas da atualidade, que dão ou deram a sua contribuição para o desenvolvimento do município e do RN.
Nesse sábado (07), os locais reservados ao público na Praça da Matriz e na Rua Doutor Pedro Medeiros ficaram lotados e era fácil perceber a emoção nas pessoas diante de várias histórias de lutas, dedicação e força das mulheres que tiveram suas vidas contadas em praça pública. Todas as instituições conseguiram atingir o seu objetivo que era desenvolver os subtemas indicados, ou seja, contar com riquezas de detalhes a história da personalidade feminina escolhida.
Várias autoridades ocuparam o palanque oficial e prestigiaram o desfile cívico de Santa Cruz. Secretários e colaboradores da administração pública municipal, representantes de igrejas, vereadores, o Deputado Estadual Tomba Farias e a Prefeita do município, Fernanda Costa, além de alguns familiares das mulheres que foram homenageadas.
Em conversa com a imprensa, Fernanda Costa disse ter ficado encantada com o que assistiu e ressaltou as mudanças promovidas no desfile e seus resultados positivos. A prefeita também enalteceu o esforço de toda a equipe envolvida na realização do desfile cívico e o grande número de pessoas que foi às ruas e não arredou o pé sem que o desfile fosse encerrado.
Toda a preparação do desfile cívico de Santa Cruz foi de responsabilidade da Prefeitura de Santa Cruz, através de uma comissão formada por representantes das secretarias de Esporte e Lazer, Cultura, Assistência Social e Educação, para organizar o evento, que também contou com a colaboração de outros setores da administração municipal.
O desfile cívico deste ano em Santa Cruz ficará marcado, não só pelas mudanças promovidas, mas, acima de tudo, pela forma brilhante como todas as instituições se apresentaram em seus desfiles. Ótimo para a população que pôde assistir a um espetáculo inesquecível.







Via: Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Orçamento prevê 52,5 mil vagas em concursos da União em 2014

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) para o ano que vem limita em 52.585 o número de contratações por concursos públicos da União. Se todas as vagas forem preenchidas, a despesa com salários vai aumentar R$ 2,746 bilhões, de acordo com a proposta orçamentária.

O maior número de contratações previstas é no Executivo, que dispõe de 42.353 cargos vagos e vai substituir 4.759 cargos de funcionários terceirizados. Serão, portanto, 47.112 contratações ao custo de R$ 2,278 bilhões, incluindo o engajamento de pessoal nas Forças Armadas.

O Ploa mostra que o Judiciário pode contratar até 6.330 servidores para ocupar as 2.095 vagas existentes, mais 4.235 novos postos de trabalho, criados para ampliar as ações, principalmente da Justiça Federal (2.927), Justiça do Trabalho (1.653), Justiça do Distrito Federal e Territórios (835) e Justiça Eleitoral (531). Tudo, dentro do limite orçamentário de R$ 333,508 milhões.
 
O Poder Legislativo também poderá preencher 931 vagas, ao custo de R$ 68,731 milhões. O Senado e o Tribunal de Contas da União (TCU) devem repor, respectivamente, 210 e 65 vagas existentes, enquanto a Câmara dos Deputados preencherá 422 vagas do quadro e criará mais 234 funções.
 
 Haverá nomeações de concursados também no Ministério Público da União (MPU) e no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O Ploa destina orçamento de R$ 66,2 milhões para 1.168 contratações pelo MPU e 44 pelo CNMP.

Champignon, ex-baixista do Charlie Brown Jr, é encontrado morto


Luiz Carlos Leão Duarte Júnior, 35 anos, o Champignon, baixista da banda Charlie Brown Jr, foi encontrado morto na madrugada de hoje (9), no apartamento onde morava, no Morumbi, capital paulista. A morte do músico ocorre seis meses após a de Alexandre Magno Abrão, 42 anos, conhecido como Chorão, encontrado morto também no apartamento onde morava, em São Paulo.

 Champignon foi encontrado por sua mulher, Cláudia Campos, grávida de cinco meses. Ele estava com um tiro no rosto e uma arma na mão, segundo o vizinho Alexandre Benaion, a quem a mulher recorreu após ver o marido morto. Ele conta que, por volta da 0h, cerca de dez minutos após o casal voltar de um jantar, escutou um barulho de tiro vindo do apartamento do músico.

O vizinho ajudou a mulher a chamar a Polícia Militar e o Serviço Médico de Urgência (Samu). Ela foi levada por amigos a um hospital da região, em estado de choque. Pouco antes das 5h de hoje, o corpo de Champignon foi levado pelo Instituto Médico Legal (IML).

 Segundo o tenente da Polícia Militar Rafael Elias Franco Pinto, que esteve no local do crime, Champignon foi encontrado com um tiro no rosto e uma pistola 380 na mão. De acordo com a delegada Milena Suegama, do 89º Distrito Policial, as investigações consideram a hipótese de suicídio.

Champignon atualmente era vocalista da banda A Banca, criada por membros remanescentes do Charlie Brown Jr, grupo do qual era baixista e colecionaram diversos hits como "Te Levar Daqui", tema de abertura de Malhação entre os anos 1999 e 2006, além de "Zoio de Lula" e "Só Por Uma Noite".

 Charlie Brown Jr

Champignon era baixista da banda formada em 1992, em Santos, no litoral paulista. Após gravar diversos discos, ele deixou o grupo em 2005, devido a diversas brigas com o vocalista Chorão.

Em 2011, Champignon retorna ao Charlie Brown e faz com que a banda volte a ter quatro integrantes da formação original: Marcão, Champignon, Chorão e Thiago Castanho, além de Bruno Graveto, baterista que passou a integrar o grupo em 2008.

Após a morte de Chorão, no dia 6 de março deste ano, os membros do Charlie Brown Jr formaram a banda A Banca, na qual Champignon era vocalista.

Divulgado gabarito do concurso da Assembleia Legislativa

Os gabaritos do concurso público da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) foram divulgados no ínicio da tarde desta segunda-feira (9). As respostas objetivas dos cargos e a folha de anotação de cada canditado foram disponibilizados no site da responsável pelo certame, Fundação Carlos Chagas.

Também hoje, a partir das 17h, estarão disponíveis as questões de cada prova. Já os resultados preliminares das provas objetivas, redação e estudos de caso serão divulgados no dia 30 outubro.

De acordo com a Assembleia Legislativa, os 20.775 que compareceram às provas disputam as 85 vagas oferecidas pelo concurso, que estão distribuídas em 15 cargos. São eles: o de analista (Analista Legislativo, Arquitetura, Analista de Sistema, Biblioteconomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo, Medicina e Psicologia), que terão a remuneração de R$ 6.215,20. 

Além do cargo de técnico legislativo, os outros cargos de nível médio são Operador de Som, Programador, Taquigrafia e Técnico em Hardware, com remuneração de R$ 2.609,48. O cargo mais concorrido proporcionalmente é o de Técnico do Controle Interno, com salário de R$ 17.025,00.

Escola improvisada em Nísia Floresta tem aulas há 2 anos com paredes de tapume


Um espaço cercado por tapumes de madeira é onde assistem aulas 120 alunos da comunidade Timbó, na cidade de Nísia Floresta, na Grande Natal. A situação acontece há dois anos, quando foi iniciada uma reforma na Escola Municipal 15 de Novembro, que atende a educação infantil, ensino fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Enquanto a obra não é entregue, as aulas passaram a acontecer no Centro Municipal de Turismo, que fica em frente à instituição de ensino.

 Na semana passada, com as chuvas que caíram na cidade, só foi possível ter aulas em três dias da semana. "Quando chove, enche de água e inunda tudo", afirmou a professora Alzilene Carvalho, que vem acompanhando as reuniões com a prefeitura para resolver o problema. "Os prazos de entrega são feitos, mas a obra é abandonada", reforçou. No último encontro com o Executivo Municipal, na última sexta-feira (6), a entrega da obra foi prometida para o mês de outubro.

 Moradora da comunidade Timbó, a estudante de Pedagogia Lucineide Nascimento, de 34 anos, tirou a filha da escola há um ano e quatro meses após o início das obras. "Não tinha condições de continuar como estava", disse. Lucineide já contou pelo menos seis paralisações na reforma da escola 15 de Novembro.
A escola é uma das menores do município de Nísia Floresta. A secretária municipal de Educação, Ana Maria de Carvalho, disse ao G1 que a reforma parou várias vezes devido a problemas licitatórios. “Nós reconhecemos que não é um espaço adequado. Acontece que a licitação foi feita inicialmente para a parte superior do prédio. Quando o trabalho começou, foi visto que seria necessário mexer na parte inferior também. Então teve outra licitação”, contou.

 “Eu, enquanto secretária, procurei um local melhor, mas não consegui de jeito nenhum”, colocou. “Não é um espaço adequado, mas fizemos isso para a escola não parar. Colocamos as aulas no centro de turismo. Depois da obra, a escola vai ficar aqui bem estruturada para atender os alunos”, disse.

Homens invadem casa e matam jovem de 20 anos em Natal

Um jovem de 20 anos foi morto a tiros ao chegar em casa na noite deste domingo (8), em Natal. O crime aconteceu por volta das 19h no loteamento Jardim Progresso, na zona Norte da capital potiguar. As informações são do tenente Gustavo Silva, oficial de Operações do 4º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. De acordo com ele, a mãe de Erick Fernando Pinheiro da Silva afirmou que o filho era viciado em drogas havia bastante tempo e estava jurado de morte. Os suspeitos fugiram.
O homicídio foi registrado na avenida Maranguape, próximo ao terminal de ônibus da linha 5. O jovem morreu ferido na altura do peito e da boca. “A mãe contou que ele já era jurado de morte e temia por isso. Ele também era usuário de drogas”, colocou. A família, no entanto, não sabe quem pode ter cometido o crime.
Segundo o relatório da PM, a mãe do rapaz ainda explicou que ele chegou em casa pedindo uma faca. “Ela contou que ele estava bastante assustado e chegou pedindo uma faca. Ela o mandou pegar na cozinha”, disse. “Nesse momento, os criminosos invadiram a casa e atiraram. Ele tentou correr, mas foi atingido no quintal da residência”, acrescentou.
Mesmo ferida, a vítima correu para fora de casa e morreu na rua. Os suspeitos fugiram e não foram encontrados até o momento. A polícia ainda não sabe a quantidade exata de suspeitos, como fugiram e qual o tipo da arma de fogo usada por eles. Até o momento, ninguém foi preso.

Sine oferece 198 vagas de emprego nesta segunda-feira no RN

O Sistema Nacional de Emprego no Rio Grande do Norte (SINE/RN) oferece 198 vagas de emprego nesta segunda-feira (9). As vagas são para Natal e região metropolitana, além de Mossoró e cidades do Oeste potiguar. Visite o site do SINE para outras informações e saiba como fazer o seu cadastro para concorrer as vagas.
Os interessados devem levar aos postos de atendimentos o currículo e os seguintes documentos pessoais: RG, CPF, Carteiras de Trabalho e comprovante de escolaridade.
Entre as oportunidades oferecidas, há vagas para vendedor pracista, técnico de edificações, servente de obras e corretor de imóveis. Confira a lista:
Vagas Natal e região
Ajudante de farmácia: 1
Armador de estrutura de concreto (vaga p/ pcd - pessoas c/ deficiência): 2
Atendente de balcão: 5
Auxiliar de costura: 1
Auxiliar de cozinha: 2
Auxiliar de limpeza: 4
Auxiliar de técnico de eletrônica: 2
Carpinteiro (vaga p/ pcd - pessoas c/ deficiência): 2
Confeiteiro: 1
Corretor de imóveis: 50
Cortador de roupas: 1
Costureira de reparação de roupas: 1
Costureira em geral: 4
Dedetizador: 1
Digitador: 1
Encanador: 1
Encarregado de pedreira (mineração): 1
Ferramenteiro: 1
Jardineiro: 1
Lanterneiro de automóveis (reparação): 1
Manicure: 1
Operador de telemarketing ativo: 1
Pasteleiro: 2
Pedreiro: 4
Pedreiro (vaga p/ pcd - pessoas c/ deficiência): 2
Polidor de automóveis: 1
Recepcionista atendente: 2
Recepcionista secretária: 1
Servente de obras: 8
Servente de obras (vaga p/ pcd - pessoas c/ deficiência): 2
Técnico de edificações: 1

Total do período: 108
Vagas Mossoró e região
Ajudante de carga e descarga de mercadoria: 1
Ajudante de padeiro: 4
Alimentador de linha de produção: 2
Assistente de vendas: 1
Atendente de balcão: 1
Auxiliar de cabeleireiro: 1
Auxiliar de cozinha: 1
Auxiliar de mecânico de autos: 5
Confeiteiro: 5
Cozinheiro geral: 1
Cumim (ajudante de garçom): 2
Desenhista de páginas da internet (web designer): 2
Empregado doméstico nos serviços gerais: 2
Encarregado de almoxarifado: 1
Inspetor de qualidade: 2
Instrutor de informática: 1
Marceneiro: 2
Mecânico de manutenção de motocicletas: 1
Motoboy: 5
Operador braçal do refino de sal: 1
Operador de carga e descarga: 1
Operador de empilhadeira: 1
Padeiro: 6
Pedreiro: 2
Pintor de automóveis: 1
Supervisor de vendas comercial: 1
Técnico de edificações: 8
Técnico em manutenção de equipamentos de informática: 2
Técnico em segurança do trabalho: 1
Vendedor de comércio varejista: 5
Vendedor pracista: 21

Total do período: 90

Maior hospital público do RN ganha sistema de monitoramento 24h


O maior hospital público do Rio Grande do Norte passa a contar com sistema de monitoramento 24h. Já foram instaladas 17 das 90 câmeras que a partir de agora farão o monitoramento 24h das instalações do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, localizado na zona Leste de Natal. As 60 primeiras a serem postas em funcionamento, foram adquiridas com recursos doados pelo Ministério do Trabalho (MT) e, posteriormente, outras 30 serão instaladas pelo Programa SOS Emergência.
As câmeras contemplarão, preliminarmente, os principais pontos de acesso do hospital como escadas, elevadores e corredores. Outros setores, porém, como farmácia, almoxarifado e nutrição também serão contemplados. Desde a primeira câmera instalada, todas as imagens captadas vêm sendo gravadas em um disco rígido (HD) de dois terabytes (TB) e podem ser acessadas a qualquer momento.
Os atuais equipamentos estão divididos em duas categorias de alcance visual: 20 e 30 metros. A primeira, para áreas menores como hall e acessos à área administrativa. Já a segunda categoria está sendo destinada para corredores e áreas de maior extensão.

A diretora do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, diz que “a instalação dessas câmeras faz parte da política do hospital e da Secretaria de Estado da Saúde Pública de investir na segurança de nossos pacientes, acompanhantes e servidores. Queremos garantir um ambiente mais tranquilo tanto para a circulação das pessoas que fazem uso deste hospital, quanto para o trabalho diário de nossos funcionários”.

Bairros de Natal ficam sem energia nesta segunda, confirma companhia

Diversos bairros das quatro regiões de Natal ficaram sem energia na manhã desta segunda-feira (9). Tirol, Alecrim, Petrópolis, Cidade Alta, Lagoa Nova, Lagoa Seca e Potengi foram alguns dos bairros atingidos. A assessoria de comunicação da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que aguarda um posicionamento do Centro Operacional sobre as causas da falta de energia. Vários semáforos foram atingidos e o trânsito está complicado em alguns pontos da cidade.
Em nota enviada à imprensa, a Cosern informou que uma ocorrência na Subestação Natal II, da Chesf, localizada no bairro do Bom Pastor, afetou o fornecimento de energia na região central e zona Norte de Natal às 11h44. “O fornecimento foi completamente restabelecido às 11h57. Até o momento, a causa da interrupção não foi informada pela Chesf”, acrescentou.
De acordo com chefe de fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Carlos Eugênio, na avenida Prudente de Morais quase todos os semáforos pararam de funcionar. “Nós já mandamos motociclistas para fazer um levantamento de todos os pontos da cidade que estão com semáforos sem funcionar”, disse.

Blog do xexeu foi até Sítio Novo e prestigiou a festa dos 2 milhões de acessos do RN Informa


No último sábado (07), foi realizada no município de Sítio Novo a festa de comemoração dos mais de 2 milhões de acessos do blog RN Informa, a festa foi em praça pública e contou com a presença de mais de 1000 pessoas.

Confira algumas fotos:










Fotos: RN Informa

domingo, 8 de setembro de 2013

Belezas do Rio Grande do Norte


Ex-freira se casa com companheira após seis eses de namoro


Queremos viver juntas até morrer". Assim a ex-freira Maria Francineide Silva de Moura, de 43 anos, resumiu os planos após o casamento com a vendedora Lúcia Janaína Pinheiro, de 37 anos. As duas trocaram alianças nesta sexta-feira (6) no 2º Ofício de Notas de São José de Mipibu, cidade da Grande Natal. Com uma cerimônia simples, regada a salgados e refrigerantes, o casal comemorou a data na sede da Sociedade Terra Viva. Por hora, a ideia é permanecer morando na cidade de 40 mil habitantes. Francineide deixou a vida religiosa há mais de uma década, mas até encontrar Janaína não havia assumido a homossexualidade.

 A lua de mel estava planejada para acontecer em São Miguel do Gostoso, cidade do litoral Norte potiguar. Porém, a ida à praia paradisíaca foi adiada por questões financeiras. "Vamos ficar por aqui mesmo. A despesa do casamento apertou e decidiremos só daqui a 15 dias", explicou Francineide. Ela e Janaína ainda não têm destino definido para as núpcias.

 Potiguares de Natal e Mossoró, elas se conheceram na adolescência. Porém, a paixão entre as duas só foi descoberta quando se encontraram, há seis meses, na casa de uma amiga em comum. "A minha família foi aceitando com naturalidade depois de um tempo. Na dela, o impacto foi maior. A sociedade diz que não é preconceituosa, mas o preconceito aparece quando acontece dentro de casa ", relatou a ex-freira. Agora casadas, elas moram com a mãe de Francineide, que é cadeirante e carece de cuidados.

 Potiguares de Natal e Mossoró, elas se conheceram na adolescência. Porém, a paixão entre as duas só foi descoberta quando se encontraram, há seis meses, na casa de uma amiga em comum. "A minha família foi aceitando com naturalidade depois de um tempo. Na dela, o impacto foi maior. A sociedade diz que não é preconceituosa, mas o preconceito aparece quando acontece dentro de casa ", relatou a ex-freira. Agora casadas, elas moram com a mãe de Francineide, que é cadeirante e carece de cuidados.

 Quanto ao futuro, o casal pretende abrir uma gráfica em São José de Mipibu. Fracineide, que trabalha como professora do ensino fundamental, espera dar início aos  negócios o quanto antes. "Já fazemos serviços gráficos e temos trabalhos previstos", contou a ex-freira

 Muito mais do que o casamento, o amor de Francineide por Janaína fez a professora pôr fim à angústia de anos. "Perguntei se ela tinha coragem de casar e assumir nossa condição", diz. A companheira a fez mudar até mesmo o temperamento explosivo. "Agora estou tranquila. Ela foi tudo de bom que poderia ter acontecido na minha vida. É uma pessoa diferente para mim, que me complementa", confessou.

 Religião foi refúgio

Para a professora, a religião serviu como refúgio na juventude. "Foi uma forma de esconder minha sexualidade. Não me sentia atraída por meninos", explica. Francineide começou a se preparar para os serviços religiosos aos 16 anos. Com 29, o caminho foi o mosteiro da cidade paulista de Marília, onde ficou em clausura por três anos se dedicando às orações. "Uma hora vi que aquilo não tinha nada a ver comigo", contou.

Tema tabu quando se trata de Igreja Católica, Francineide explica que a homossexualidade não abalou suas crenças. "Acredito nos dogmas, mas não posso viver me anulando. Só busco a minha felicidade", afirmou.

PEC obriga político a cumprir promessa


A comissão especial que analisou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da responsabilidade eleitoral aprovou o substitutivo do relator, deputado João Paulo Lima (PT-PE). Pelo texto, os executivos federal, estaduais e municipais, assim como do Distrito Federal, serão obrigados a elaborar e cumprir um plano de metas construído com base nas promessas da campanha.

 Em relação à proposta apresentada na última quarta-feira (28), João Paulo Lima promoveu apenas uma modificação. Retirou da PEC os indicadores de desempenho que os chefes do Executivo deveriam utilizar na elaboração de seus planos de governo. De acordo com o parlamentar, a mudança foi parte de um acordo para garantir a aprovação do texto. Na elaboração de seu projeto, o relator utilizou as regras previstas nas PECs 10/11, do deputado Luiz Fernando Machado (PSDB-SP), e 52/11, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), e fez algumas alterações. A principal delas foi a supressão do dispositivo da PEC 10 que previa perda de mandato para o governante que não cumprir o plano de metas.

João Paulo Lima disse que, inclusive, já foi favorável à punição, mas mudou de ideia porque o País passa por um momento de judicialização da política que seria agravado com a medida. O relator acredita que a possibilidade dessa punição poderia servir para a perseguição política de adversários, que resultaria em uma enxurrada de processo na Justiça.

Apesar de contrário à mudança, Luiz Fernando Machado disse ter concordado com o relator para garantir a aprovação da proposta. No entanto, pretende voltar com a previsão de perda do mandato por meio de emenda ao texto na votação em Plenário. “O Plenário da Casa deve apreciar a possiblidade de nós termos punições para aqueles que se comprometem em campanha eleitoral, vendem sonhos, ilusões e muitas vezes não cumprem”, defendeu. O deputado Marcos Rogério (PDT-RO) também quer a punição para governantes que não cumprem as promessas de campanha. “Em algum momento vamos ter que avançar para estabelecer consequências para os descumpridores da norma”, sustentou.

Interferência

Lima também retirou do texto a possibilidade de o Legislativo alterar, por meio de emendas, o plano de metas apresentado pelo Executivo, que constava da PEC 52. Segundo o relator, a medida é inconstitucional. “O dispositivo estimula a interferência de um Poder na independência e autonomia de outro, o que é vedado pela Constituição Federal como cláusula pétrea”, sustenta.

Além disso, o relator acredita que essa previsão poderia gerar conflitos entre os poderes e uso político indevido. Lima argumenta que, caso o chefe do Executivo depare com maioria de oposição no Legislativo, essa maioria poderia usar do dispositivo para “embaraçar o mandatário eleito ou inviabilizar seu plano de metas com acréscimos inexecutáveis”.

Emenda

Ao ser apresentada, a proposta de emenda à Constituição (PEC) é analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) quanto à sua admissibilidade. Esse exame leva em conta a constitucionalidade, a legalidade e a técnica legislativa da proposta. Se for aprovada, a Câmara criará uma comissão especial especificamente para analisar seu conteúdo.

A comissão especial terá o prazo de 40 sessões do Plenário para proferir parecer. Depois, a PEC deverá ser votada pelo Plenário em dois turnos, com intervalo de cinco sessões entre uma e outra votação. Para ser aprovada, precisa de pelo menos 308 votos (3/5 dos deputados) em cada uma das votações.

Depois de aprovada na Câmara, a PEC segue para o Senado, onde é analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos. Se o Senado aprovar o texto como o recebeu da Câmara, a emenda é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado.

Se o texto for alterado, volta para a Câmara, para ser votado novamente. A proposta vai de uma Casa para outra (o chamado pingue-pongue) até que o mesmo texto seja aprovado pelas duas Casas.

Mulher é presa em Natal ao tentar entrar em CDP com droga no cabelo

Uma mulher de 19 anos foi presa na manhã deste domingo (8) ao tentar em um Centro de Detenção Provisória (CDP) com três trouxinhas de maconha escondidas no cabelo. A droga estava dentro de um prendedor de cabelo da mulher. À polícia, ela disse que iria entregar a maconha ao companheiro, que está preso na unidade. O CDP fica em Candelária, bairro da zona Sul de Natal
.
A tentativa foi descoberta durante a revista. No prendedor do cabelo, as agentes encontraram três trouxas de maconha. Mesmo a quantidade sendo considerada pequena, ela acabou recebendo voz de prisão.

Ao ser presa, a mulher disse à polícia que levasse a droga para o companheiro preso. A mulher declarou que estava arrependida e que tinha medo de ser agredida dentro da prisão por outras presas.