O trânsito na região do entorno do Estádio Arena das Dunas está
complicado desde a última segunda-feira (21), quando a Prefeitura de
Natal deu início às intervenções referentes às obras de mobilidade na
avenida Prudente de Morais e vias de acesso. No mês de novembro, o
trânsito deve ficar ainda mais complicado, pois a Secretaria Municipal
de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) deve iniciar as obras de
mobilidade urbana nas avenidas Capitão Mor Gouveia e Jerônimo Câmara,
referente ao lote 1 das obras para a Copa do Mundo, que formarão o
primeiro binário da cidade. Serão feitos serviços de esgotamento
sanitário, drenagem e pavimentação, além da implantação de faixas
exclusivas para ônibus.
Na próxima quarta-feira (30), o secretário de Obras Públicas e
Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto, receberá a imprensa e na ocasião
apresentará os detalhes da obra. O projeto, orçado em R$ 108 milhões,
prevê intervenção nas avenidas Capitão-Mor Gouveia, Jerônimo Câmara,
Felizardo Moura e Industrial João Francisco da Motta. Na confluência das
avenidas Mor Gouveia e Jerônimo Câmara será construído um binário, com o
intuito de melhorar o fluxo de veículos que transitam no sentido da
avenida Prudente de Morais para a Rodoviária.
O sentido do trânsito do local também será modificado com a criação
do primeiro binário da cidade. O plano de trânsito prevê que nas
proximidades da Rodoviária de Natal até a avenida Prudente de Morais o
fluxo de veículos será em sentido único. Já no trecho que compreende a
parte final da Rodoviária até a BR-226 será nos dois sentidos com duas
faixas de ônibus exclusivas. Os serviços serão semelhantes na avenida
Jerônimo Câmara que também terá todo o pavimento asfáltico substituído
por um material de alta durabilidade, além de receber serviços de
esgotamento, drenagem e a implantação de outra faixa exclusiva para
ônibus. O fluxo do trânsito na via será o inverso da avenida Mor
Gouveia, a partir do trecho próximo a Rodoviária.
As intervenções prevêem a reestruturação geométrica, terraplanagem,
drenagem, pavimentação, sinalização, iluminação pública, calçadas
acessíveis e paradas de ônibus. Na avenida Jerônimo Câmara, por exemplo,
serão construídas quatro faixas de tráfego, sendo uma exclusiva para
ônibus com pavimento de concreto rígido. As quatro faixas serão num só
sentido. Já na avenida Mor Gouveia, serão implantados quatro coletores
(rede de galerias pluviais).
A obra do Corredor Estrutural terá, ainda, 6,1 km de implantação de
novo pavimento, 7,8 km de implantação de corredor exclusivo de ônibus e
55 km de calçadas padronizadas. A obra ficará sob a responsabilidade da
Empresa Industrial Técnica S/A (EIT). O prazo para a entrega dos
serviços é maio de 2014.
A avenida Mor Gouveia, via de ligação entre as regiões Sul e Oeste da
cidade, será totalmente restaurada. De acordo com o secretário-adjunto
de Operações da Semopi, Caio Múcio, todo o pavimento existente será
reformulado com a substituição por um asfalto de alta qualidade, além
disso, serão realizados serviços de esgotamento sanitário e drenagem. Outra novidade prevista no projeto é a implantação de uma faixa
exclusiva para ônibus com o piso de concreto.
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