O famoso pó de pirlimpimpim, pó mágico dos contos de fadas que faz as
crianças viajarem no tempo, serviu de inspiração para uma campanha de
arrecadação de fundos do Hospital Infantil Varela Santiago, voltado para
atendimento em diversas especialidades médicas. A unidade hospitalar,
que atende todo o estado do Rio Grande do Norte e estados vizinhos pelo
Sistema Único de Saúde (SUS), é referência no tratamento oncológico, que
conta com a assistência de um equipe multidisciplinar.
Apesar do serviço de excelência, o Hospital Infantil Varela Santiago
vem precisando de uma reforma na estrutura do setor de onco-hematologia,
de modo a atender os pacientes de forma mais humanizada. De acordo com a
arquiteta e voluntária do Hospital, Nailka Saldanha, a campanha do
“Pirlimpimpim” visa reunir toda a sociedade em prol de uma causa que
busca levar mais alegria para os pequenos pacientes.
“Um sonho antigo do hospital é humanizar esse setor de oncologia, que
atualmente funciona em condições sem muita estrutura para atender os
pacientes. É um ambiente sem vida, sem cor, sem alegria. E através dessa
campanha nós estamos tentando chamar a população para abraçar essa
causa, de modo a arrecadar fundos para reforma e ambientação do espaço”,
disse Nailka.
Nailka Saldanha é voluntária há muitos anos no Varela Santiago, se
dispondo a ajudar em campanhas que possam dar melhores condições de
estadia aos pacientes e familiares no hospital. Segundo ela, a
divulgação das campanhas na mídia e nas redes sociais vem ajudando o
hospital a conseguir tudo o que é necessário.
“Comecei a fazer uma atividade com eles que era servindo lanches para
os pacientes em tratamento e em consultas comuns. Como no começo eram
poucas pessoas que ajudavam, fazíamos o lanche uma vez na semana. Porém,
essa atividade tomou uma proporção tão grande que hoje temos escalas de
voluntárias oferecendo lanche todos os dias no hospital”, contou a
arquiteta. “Outra vez fizemos campanha para arrecadação de leite por 45
dias e conseguimos leite suficiente para seis meses, com ajuda de
pessoas de vários locais do país”, disse.
“Agora, fui convidada para ajudar nessa campanha do Pirlimpimpim para
humanizar o setor onco-hematologia. Fotografei toda a estrutura e fiz
um levantamento do investimento que seria necessário. Para reformar e
ambientar o setor, precisaremos de R$ 80 mil. É uma quantia muito
grande, que exige ajuda de muita gente. Qualquer quantia que as pessoas
possam contribuir será bem-vinda”, explicou.
Os interessados em ajudar na campanha podem realizar depósito de
qualquer valor na conta do Varela Santiago no Banco do Brasil, Agência
1668-3 | Conta Corrente 38457-7. “Essa nossa campanha será de tempo
indeterminado, até conseguirmos esse valor para a reforma. Já estamos
sentindo que nossa campanha está tomando uma dimensão muito grande, com
reconhecimento de muitas pessoas”, afirmou.
A campanha do Pirlimpimpim conta com o apoio da Executiva Propaganda,
responsável pelas ações de marketing, e da Cabo Telecom, que
disponibilizou 12 pontos de canais fechados para o hospital, oferecendo
canais de entretenimento infantil para as crianças, que até então
contavam apenas com a programação dos canais abertos.
De acordo com a profissional de psicologia responsável pelo Hospital,
Rafaella Varella, a reforma e ambientação do espaço se faz necessário
por este ser “muito frio e triste”. “Dar vida a um ambiente que recebe
diversas crianças em tratamento é essencial. A contribuição da sociedade
é muito importante nessa causa”, disse. Segundo Rafaela, o Hospital
realiza 120 atendimentos por mês apenas no setor de oncologia.
A equipe do setor é composta por quatro médicos, dois enfermeiros, 17
técnicos de enfermagem, assistente social, psicóloga, nutricionista e
ainda realiza o projeto de Classe Hospitalar, disponibilizando sala de
aula para os pacientes que estão em tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário