terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Prefeitura realiza lançamento oficial do Hino Municipal de Santa Cruz


Durante o último dia de programação da 1ª edição Fest Frango, sábado (30), a Prefeitura de Santa Cruz lançou oficialmente o Hino Municipal de Santa Cruz. A composição do Maestro Camilo Henrique foi a escolhida através do concurso público encerrado neste mês de novembro.

O lançamento do Hino aconteceu juntamente com a entrega do prêmio de R$ 3.000,00 (três mil reais) ofertado pela Prefeitura ao ganhador do certame.

Participaram da solenidade os vereadores, Monik Melo, Raimundo Fernandes, Ana Fabrícia e Gilcelly Adriano, o pároco de Santa Cruz, Pe. Vicente Fernandes, o deputado estadual Tomba Farias e a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa.


Hino Municipal de Santa Cruz
Composição: Camilo Henrique

Pelas mãos de bravos homens
Três pilares da fundação
Às margens do Rio Trairi
Ergueu-se este nobre torrão

Aos pés do Monte Carmelo
Pela força se deu a criação
Erigiu-se um santuário
Da fé, um povo guardião

Terra pujante e gloriosa
Salve! Salve! Santa Cruz
Tua força, tua luz,tua glória
A todos seus filhos conduz

Povo de fé, força e coragem
Desbravadores do sertão
Imponente e bela natureza
A riqueza brotava o chão

O grão que da terra nascia
Ouro branco do algodão se tornou
Do suor dessa gente tão brava
A labuta o progresso gerou

Terra pujante e gloriosa
Salve! Salve! Santa Cruz
Tua força, tua luz,tua glória
A todos seus filhos conduz

Nem fome, nem secas, enchentes
O ideal do povo abalou
O amor pela nossa cidade
Sempre nos sobrepujou

Guardiões da nossa cultura
Defensores da educação
Gente de lutas e glórias
Povo de bom coração

Terra pujante e gloriosa
Salve! Salve! Santa Cruz
Tua força, tua luz, tua glória
A todos seus filhos conduz

Clique aqui para ouvir: http://www.santacruz.rn.gov.br/site/index.php/blog/111-destaques/432-em-noite-historica-concurso-escolhe-hino-municipal-de-santa-cruz









 Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Corinthians entra na lista dos 20 clubes mais ricos do mundo

O Corinthians foi apontado como 16º clube mais rico do mundo, segundo lista divulgada pela revista Forbes. Real Madrid, Manchester United e Barcelona ocupam as três primeiras posições.
De acordo com a Forbes, o Corinthians possui patrimônio de 358 milhões de dólares (R$ 839 milhões). O Real Madrid, clube mais rico do mundo, está com 3,3 bilhões de dólares (R$ 7,7 bilhões).
O Timão é o único clube brasileiro presente entre os 20 clubes mais ricos do mundo.
Lista dos 20 mais ricos, segundo a Forbes (valores em dólares):
1) Real Madrid – 3,3 bilhões
2) Manchester United – 3,1 bilhões
3) Barcelona – 2,6 bilhões
4) Arsenal – 1,32 bilhão
5) Bayern de Munique – 1,3 bilhão
6) Milan – 945 milhões
7) Chelsea – 901 milhões
8) Juventus – 694 milhões
9) Manchester City – 689 milhões
10) Liverpool – 651 milhões
11) Tottenham – 520 milhões
12) Schalke – 498 milhões
13) Borussia Dortmund – 456 milhões
14) Internazionale – 401 milhões
15) Lyon – 368 milhões
16) Corinthians – 358 milhões
17) Napoli – 330 milhões
18) Hamburgo – 300 milhões
19) Olympique de Marselha – 285 milhões
20) Newcastle – 263 milhões
Fonte:Lancenet

Sandro dispara: “Carlos Eduardo é o inimigo número 1 dos estudantes”

A Câmara aprovou, o prefeito vetou. A Prefeitura mandou um novo projeto, a Câmara aprovou de novo, mas o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), inacreditavelmente, vetou mais uma vez. O resultado da sequência de aprovações e vetos? A insatisfação dos vereadores e o início das articulações na Câmara para a derrubada do veto. “Hoje mesmo já vou começar a conversar com alguns parlamentares para que não aceitemos esse tipo de atitude”, afirmou Sandro Pimentel (PSOL).

A insatisfação de Sandro Pimentel não é para menos. Ele foi um dos vereadores propositores de emendas aprovadas no projeto. “O projeto da Prefeitura previa duas passagens por dia para cada estudante, o que dava em torno de 44 passagens por mês. O que propusemos foi aumentar esse número para 60, para que o estudante possa também utilizar esses créditos quando tiver realizando atividades extras. A emenda foi aprovada na Câmara, mas foi agora vetada pelo prefeito. O curioso é que já sabemos que a Prefeitura deve enviar um projeto semelhante, já incluindo essa emenda, mas com a única alteração: que serão 60 passagens, mas só mediante aprovação da direção da escola”, explicou Sandro Pimentel.

Esse novo projeto do passe livre deve ser enviado à Câmara Municipal até o final da semana. “O que o prefeito mostrou com essa atitude é que está preocupado apenas com a autoria do projeto. Ele quer a todo custo que o povo de Natal saiba que o projeto é dele. Afinal, como é que uma emenda é aprovada, ele veta e depois manda um projeto já contendo a emenda que ele vetou? Carlos Eduardo, realmente, precisa de um tratamento psicológico, porque essa atitude dele é de uma sandice sem tamanho. O problema do prefeito não é político, é psicológico”, sugeriu Sandro Pimentel.

O vereador do PSOL, no entanto, ressaltou que não está preocupado com essa questão de autoria, por isso, até votaria o projeto do prefeito se não tivesse uma questão em específico nela: o fato da aprovação só ser feita mediante a permissão da direção da escola. “Isso é mais uma humilhação para o aluno, ter que pedir, se sujeitar a isso e, mais uma vez, se submeter aos caprichos da direção da escola. Carlos Eduardo mostra que é o inimigo número 1 dos alunos de Natal”, ressaltou Pimentel.

Diante da oficialização do veto do prefeito, o segundo ao projeto passe livre, os vereadores “de oposição” já antecipam que vão se articular para, pelo menos esse, ser derrubado pela Casa Legislativa. “Se os vereadores forem coerentes, vão derrubar o veto. Vou conversar”, ressaltou Sandro Pimentel.

Reajuste dos combustíveis já pressiona novas tarifas de ônibus

O aumento do preço do diesel cria mais pressão sobre as tarifas de ônibus urbanos, congeladas desde janeiro, quando deveriam ter ocorrido os últimos reajustes anuais previstos nos contratos de concessão das maiores cidades do país. O peso do combustível nas passagens de ônibus é de aproximadamente 20% e, segundo Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), o impacto do novo preço do insumo, anunciado pela Petrobras, na última sexta-feira, será de 1,91%. Entretanto, os empresários alegam que o aperto é bem maior e justificam que alta do combustível acumulada no ano é de 17%, o que gera um impacto nos custos de 4,05%. Esse foi o terceiro reajuste concedido neste ano.

O presidente da NTU, Otávio Cunha, avalia que não há clima político para que as prefeituras, que têm o poder concedente do transporte, determinem novo aumento, ainda mais em ano eleitoral. “O sentimento é que não existe um ambiente favorável. As manifestações pararam, mas não sabemos a reação da sociedade em face a um possível aumento. É temerário, mas a sociedade precisa refletir. Não é uma questão de lucro. Você só consegue equilibrar o custo (com as tarifas atuais) com a redução do serviço e da qualidade do transporte e não é isso que a sociedade quer”, avalia Cunha.

As perspectivas nas duas maiores cidades brasileiras são diferentes, no entanto. Enquanto o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, antes mesmo do anúncio da Petrobras, já havia defendido novo reajuste em janeiro, em São Paulo, o governo Fernando Haddad informou ontem que não há previsão de aumento da tarifa, no momento.

Os contratos de transporte urbano das duas cidades prevêem reajustes anuais em janeiro. Entretanto, a pedido do governo federal, por causa da preocupação com a inflação, este ano o aumento foi adiado para junho. Após o anúncio dos famosos reajustes de R$ 0,20 (para R$ 3,20, em São Paulo, e para R$ 2,95, no Rio), explodiram os protestos nas ruas, e os dois prefeitos voltaram atrás.

Prefeita Fernanda Costa recebe Medalha do Mérito Social da AL/RN


A Prefeita Fernanda Costa foi agraciada com a Medalha do Mérito Social Maria Docéu Fernandes, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A solenidade de entrega aconteceu na manhã da última quinta-feira (28).

A condecoração tem o objetivo agraciar pessoas que tenham se dedicado à causa social. A entrega da medalha à Prefeita de Santa Cruz foi uma proposição do deputado estadual Fábio Dantas.

Em nome das homenageadas com a Medalha do Mérito Social Maria do Céu Fernandes, discursou a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa. “Dedico essa homenagem a todas as prefeitas do Rio Grande do Norte. Receber essa homenagem nos orgulha, mas nos faz acompanhar de muita responsabilidade. Eu escolhi Santa Cruz para servir de coração, não só como prefeita eleita, mas como ser humano”, disse Fernanda.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Legalização da maconha nos EUA vê empreendedorismo e mercado de R$ 3,2 bilhões

A venda legalizada de maconha transformou-se em opção de negócios para muitos empreendedores nos Estados Unidos. E muito mais: tornou-se um mercado milionário. Uma pesquisa divulgada nesta semana naquele país indica que a ‘indústria da maconha’ nos Estados Unidos vai atingir US$ 1,43 bilhões (R$ 3,2 bilhões) em vendas neste ano – e chegar a US$ 2,34 bilhões (R$ 5,36 bilhões) em 2014.
O estudo State Of Legal Marijuana Markets informa ainda que mais de 590 mil norte-americanos vão adquirir a substância de forma legal até o fim do ano.

A Califórnia continua a liderar o mercado de maconha no país. De acordo com a pesquisa, a região arrecada US$ 980 milhões com a venda do produto – mas a expansão do mercado se dá em ritmo mais acelerado  no Arizona, que espera atingir US$ 134 milhões em vendas no próximo ano – deve fazer US$ 22 milhões em 2013.

Oportunidades
A maconha é legalizada para fins medicinais em 18 estados norte-americanos e em dois a substância pode ser usada para fins recreativos. E essa legalização tem feito surgir no país uma série de negócios ligados ao produtos.

Uma empresa criou, por exemplo, a Nugtella, creme que mistura chocolate com maconha medicinal em uma embalagem semelhante à tradicional Nutella, criada em 1963 pela italiana Ferrero e conhecida mundialmente. A Nugtella é feita com chocolate de avelã e óleo de haxixe, substância extraída da folha da maconha.

Fifa anuncia critérios do sorteio da Copa do Mundo nesta terça-feira

A Fifa anuncia nesta terça-feira, às 13h30, os critérios para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, marcado para sexta-feira, na Costa do Sauípe, depois de muita discussão a respeito do que fazer com a França e também sob a tensão do acidente ocorrido na Arena Corinthians. Em relação ao palco de abertura, deve permanecer a indefinição do novo prazo de entrega do estádio.

No caso da França, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, revelou na semana passada duas das alternativas. A primeira seria simplesmente colocar a França, a seleção com pior ranking entre as que se classificaram na repescagem europeia, no pote 3, junto com Equador, Chile e as cinco seleções africanas. A outra opção seria fazer um sorteio entre as nove seleções europeias que não são cabeças de chave para decidir qual delas ficará com sul-americanos e africanos. Decidido está que as seleções cabeças de chave ficarão no pote 1, as representantes da Concacaf e da Ásia, no 2, e o pote 4 terá oito seleções europeias.

Uma terceira alternativa, essa mais remota, já foi debatida na Fifa: em vez de se fazer sorteio entre as nove seleções europeias, uma delas seria designada pelos membros do Comitê Organizador da Copa. Eles levariam em conta a tradição das equipes e sua colocação no ranking. A questão nesse caso é que, na atual classificação, a Rússia (22.ª) está atrás da França (19.ª), mas em outubro, quando o ranking foi tomado como base para definir os cabeças de chave da Copa, isso não ocorria (os russos estavam em 19.º e os franceses, em 21.º).

Além disso, a Rússia se classificou diretamente, ao contrário dos campeões mundiais de 1998. Mais: sediará o próximo Mundial. Por isso, jogá-la às traças agora, fazendo com que corra risco de eliminação logo na primeira fase caso caia em um “grupo da morte”, não é considerado prudente. Tomar atitude “ditatorial”, escolhendo por exemplo a Bósnia, que disputará sua primeira Copa, para figurar no pote 3 também encontra resistências. Certo mesmo é que, seja qual for o critério adotado, a Copa terá pelo menos um grupo bem complicado na primeira fase. Essa chave poderá reunir até três campeões mundiais.

Outra questão que deve ser debatida nesta terça, na reunião do Comitê Organizador da Copa, é a possível alteração de horário dos jogos marcados para as 13h em cidades do Nordeste e do Norte. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse semana passada que, diante das reclamações fortes dos atletas, por meio de entidades que os representam, e com base em estudos médicos, os horários poderiam ser modificados.

A Arena Corinthians também estará em pauta. Mas talvez não se chegue a nenhuma conclusão – a não ser a admissão oficial da tolerância com o atraso. Nesta segunda-feira pela manhã, Blatter e Valcke reuniram-se com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e com o presidente da CBF e do COL, José Maria Marin. Viram fotos do local do acidente antes e depois da queda da estrutura da cobertura, mas não receberam nenhuma informação mais conclusiva – o laudo sobre o acidente ainda não saiu, bem como uma expectativa mais precisa sobre a nova data de conclusão da obra. A Odebrecht promete acelerar o ritmo da construção, mas dificilmente o estádio será entregue antes de fevereiro. E pode ficar para março.

Deputado do PMDB aprova relatório favorável à permanência de Rosalba

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta terça-feira relatório do presidente da Comissão, deputado Hermano Morais (PMDB) contrário à abertura de processo de impeachment com consequente afastamento do cargo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). O relatório sugere, porém, que a Mesa Diretora da Assembleia instaure uma Comissão Especial para apurar deficiência na prestação de serviços básicos por parte do governo.

“Os argumentos apresentados são insuficientes para basear a posição extrema de abertura de processo contra a governadora. Entendendo as preocupações da população com relação aos serviços essenciais, nós sugerimos a instalação de comissão especial para verificar com mais profundidade questões elencadas, motivo de preocupação da sociedade”, diz Hermano.

Hermano explicou que encontrou diversas falhas na fundamentação do pedido de impeachment formulado por oito servidores do Sindicato dos Profissionais em Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte. “Verificamos que, em que pesem as preocupações com o desempenho da gestão estadual, havia uma desproporcionalidade entre o que estava posto no documento e o afastamento da governadora, do vice-governador e do chefe do gabinete civil” explicou Hermano.

Além disso, segundo o parlamentar, os argumentos apresentados se constituíram de recortes de jornais e matérias, que não se constituíram em argumentos convincentes para a abertura de um processo de afastamento da governadora. “Há deficiências de ordem formal”.


PROPOSTA
O relatório propôs e foi aprovado que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa delibere sobre a formação de uma comissão especial para apurar problemas da gestão Rosalba Ciarlini. “Estamos propondo que o plenário estude e delibere a formação de uma comissão especial para se debruçar sobre as causas desses problemas que precisam ser corrigidos. Aí a Assembleia possa ter acompanhamento mais de perto e até se pronunciar com mais elementos sobre assuntos que estão em pauta”, declarou Hermano.

Como presidente da CCJ, Hermano explicou que encaminharia ainda hoje o relatório para a Mesa Diretora da Casa. “Vou encaminhar ainda hoje para a mesa diretora o relatório que foi aprovado quase à unanimidade, porque os cinco deputados acompanharam o parecer. A exceção foi Kelps Lima, que acompanhou apenas em parte o parecer”, explicou.

Agora, o pedido de impeachment, com parecer contrário da CCJ, segue para a Mesa Diretora, para as medidas que o presidente da Casa entender necessárias. “Mas nosso entendimento é que esse assunto seja discutido ainda no plenário, para que os parlamentares possam opinar exaustivamente sobre o pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini”.

Vice da Câmara está “decepcionado” com Henrique Alves no caso Genoino

Após apresentar a renúncia de José Genoino (PT-SP) ao mandato na Câmara dos Deputados, o vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), disse que Genoino não merece colocar “cassado” em seu currículo.

“[São] 25 anos na vida pública, o Genoino não merece colocar em seu currículo ‘cassado’. Já foi preso, foi condenado por atos que ele cometeu fora do parlamento, não tem seus direitos políticos, e pede aposentadoria.”

Vargas afirmou ainda estar “decepcionado” e “magoado” com o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que pretendia levar adiante o processo de cassação, mas descartou qualquer tipo de retaliação.

“Não haverá retaliação. O PT é muito responsável, governa o país. Governa ao lado do PMDB, mas, pessoalmente, me sinto absolutamente decepcionado com o presidente Henrique Eduardo Alves”, afirmou depois da reunião da Mesa Diretora que se reuniu sobre a abertura do processo de cassação do deputado licenciado José Genoino (PT-SP).

“O presidente Henrique Eduardo Alves poderia, de ofício, ter decretado o efeito suspensivo, diante desta situação totalmente diferenciada, em que ele [Genoino] não pode se defender. Ele [Alves] militou por esta causa [da cassação]“, afirmou o petista.

Entre os integrantes da Mesa Diretora, votaram a favor da abertura Henrique Alves, Fábio Faria (PSD-RN), Simão Sessim (PP-RJ) e Márcio Bittar (PSDB-AC). André Vargas foi seguido apenas pelo deputado Biffi (MS), também do PT.

Vargas acrescentou que a “história irá julgar” se a renúncia foi uma saída honrosa para Genoino, mas classificou o processo como um “julgamento absolutamente político”, “abusivo” e “midiático”. “Esse julgamento ficará para a história e será avaliado ao longo da história. Então, a eventual saída honrosa ficará para a história julgar, não devemos julgar agora no calor do momento.”

Vargas questionou o tratamento diverso dado ao ex-deputado Roberto Jefferson, delator do mensalão, que aguarda a Justiça expedir sua ordem de prisão. Amanhã, Jefferson passará por uma perícia médica para ser decidido se irá cumprir pena em regime domiciliar por conta da sua saúde frágil. Genoino, porém, só foi avaliado por uma junta médica depois de ter sido preso.

1ª edição do Fest Frango é encerrada com objetivos alcançados




 


A 1ª edição da Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) foi encerrada com resultado bastante positivo. Foram três dias, quinta-feira (28), sexta-feira (29) e sábado (30), de intensa programação, com vários eventos voltados para a produção avícola e de entretenimento para a população.

Idealizado e promovido pela Prefeitura de Santa Cruz, o Fest Frango reuniu milhares de pessoas durante toda a programação.

Na estrutura montada no pátio da Matriz foi desenvolvida a maioria dos eventos previstos. Feira de artesanato, atividades recreativas infantis, concurso da Galinha Mais Glamourosa, lançamento do Hino Municipal, seminário voltado para a produção de frango de corte, festival gastronômico, além das apresentações culturais.

A Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, em declaração dada à imprensa, disse que o objetivo do evento foi alcançado, que era de prestar orientações técnicas para os produtores de frango e interessados na atividade, bem como envolver os restaurantes do município aproveitando o grande potencial do município na avicultura e, desta forma, fomentar uma de suas principais atividades econômicas, além de promover momentos de lazer à população.

Fernanda Costa afirmou que irá trabalhar para consolidar o evento e incluí-lo no calendário de eventos do município nos anos em que permanecer a frente do poder executivo municipal.

O Fest Frango fez parte do plano de governo da Prefeita Fernanda Costa, apresentado ainda durante a campanha eleitoral, e foi colocado em prática pela 1ª vez com o patrocínio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e através de parcerias com a Guaraves Alimentos e SEBRAE.









 Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Aprovada em primeiro turno PEC que institui orçamento mínimo para Segurança


A Assembleia Legislativa aprovou esta tarde (3), em primeiro turno, pela unanimidade dos 21 deputados que participarão da sessão, o Projeto de Emenda Constitucional 06/2013, de autoria do deputado Walter Alves (PMDB) que acrescenta o Artigo 90-A na Constituição do Estado para instituir a aplicação de despesa orçamentária mínima nos órgãos integrantes do sistema de Segurança pública do Estado.
De acordo com o Artigo que será acrescentado, “o Estado aplicará, anualmente, 9,5%, no mínimo, da receita corrente orçamentária nos órgãos integrantes do sistema de Segurança Pública do Estado”.
 
Ao defende a proposta, o deputado Walter Alves disse que o objetivo é dar maior efetividade às políticas governamentais de combate e prevenção à violência no Rio Grande do Norte, destinando um percentual mínimo para que haja a devida implementação dos órgãos do Sistema de Segurança Pública.
 
“Essa proposta vem resgatar um dos direitos básicos do cidadão, previsto na Constituição Federal e ainda dar mais condições para que os profissionais da Segurança Pública possam desempenhar suas funções com eficiência e eficácia”, afirmou.
 
A votação em segundo e último turno foi marcada para quarta feira, dia 11.

Comissão rejeita processo de impeachment de Rosalba Ciarlini

O pedido de impeachment contra a governadora Rosalba Ciarlini não vai seguir o trâmite na Assembleia Legislativa. Nesta terça-feira (3), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa votou pelo não recebimento do pedido feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde) e assinado também pelos vereadores de Natal Amanda Gurgel (PSTU) e Sandro Pimentel (PSOL). Os deputados entenderam que não havia elementos suficientes para justificar o prosseguimento do processo.

Na reunião da comissão, o deputado Hermano Morais (PMDB), relator do pedido de impeachment, explicou que, na denúncia, não estavam comprovados atos de improbidade administrativa e que justificassem, legalmente, o impeachment da governadora. O entendimento foi acompanhado pelos deputados Agnelo Alves (PDT), Getúlio Rego (DEM) e Ezequiel Ferreira (PMDB). Kelps Lima (Solidariedade) foi o único contrário, justificando que seria necessário ampliar a discussão sobre o pedido.
Ao contrário de algumas interpretações dadas inicialmente, segundo as quais essa rejeição da CCJ encerrava a tramitação do pedido, o processo agora retorna para a presidência da Assembleia. O presidente do legislativo estadual, Ricardo Motta, já informou que, com base no artigo 173 inciso 7 do regimento interno, vai submeter a decisão da CCJ ao plenário da AL. Ainda não há data para colocar este parecer em votação.

Escolhida a “Galinha mais Glamourosa” do Fest Frango


A programação desta sexta-feira (29) do Fest Frango começou com a escolha da “Galinha mais Glamourosa”. O concurso foi realizado pela manhã, no pátio da Matriz, onde acontece o evento, e premiou as três galinhas melhor ornamentadas.

O corpo de jurados avaliou sete concorrentes e escolheu as vencedoras de acordo com as fantasias e adereços que cada uma galinha utilizava no desfile.

Cada galinha foi identificada por um nome indicado pelo proprietário. A terceira colocada foi Rosinha Piriguete (pertencente à Lio), o segundo lugar ficou com a galinha batizada de Marcionila (de Leidinha), fantasiada de Mamãe Noel, mesmo tema da fantasia utilizada pela Galinha mais Glamourosa, Marxa (de Manoel).

Os vencedores do concurso receberam à noite a premiação das mãos da Prefeita Fernanda Costa e do Deputado Estadual, Tomba Farias, e da vereadora, Ana Fabrícia.

No intervalo do concurso das galinhas, pessoas da plateia participarem do concurso do maior comedor de frango assado, um momento de muita diversão.

O Fest Frango segue com sua programação até este sábado (30).









 Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

América anuncia renovações no elenco


Com o término da Série B de 2013, quando encerrou sua participação em 13º lugar, com 47 pontos, o América agora já se planeja para a próxima temporada. Mesmo ainda tendo que passar por uma eleição presidencial, com Gustavo Carvalho ocupando o lugar que hoje é de Alex Padang, o clube segue negociando com jogadores. Os dois primeiros a renovar com o alvirrubro foram o volante Márcio Passos e o goleiro Andrey, que dependia apenas de pequenos detalhes para permanecer no clube em 2014.

 O técnico americano, Leandro Sena, adiantou também, que a direção alvirrubra já está acertada com um jogador para assumir a camisa 10, mas, por motivos financeiros, só vai anunciar o nome desse atleta quando o contrato estiver assinado. “Deixo isso para a direção. Pretendo trabalhar com 28 a 30 jogadores para o elenco. Já temos o camisa 10 e por enquanto, vamos deixar em sigilo para não inflacionar o valor. Mas já estamos com o jogador encaminhado”, afirmou Sena.

Durante a campanha da série B, quem utilizou a camisa 10 americana foi o meia Cascata, que  deixou o clube e Régis, que pertence ao São Paulo e ainda não sabe se retorna para Natal, para a próxima temporada.

Ainda hoje, a direção do clube deve se reunir com o zagueiro Cléber e o atacante Rodrigo Pimpão, para garantir a permanência deles no próximo ano. O jogador de ataque já manifestou o desejo de permanecer no clube em 2014 e a possibilidade dele continuar no América são boas.

Com os jogadores de férias, a pré-temporada está marcada para começar no dia 26 de dezembro, já visando o amistoso de inauguração da Arena das Dunas, marcada o dia 12 de janeiro e na sequência, dia 19 do mesmo mês, a estreia na Copa do Nordeste, contra o Vitória, em Salvador.


Dois paulistas são rebaixados para a Série C

A última rodada do Campeonato Brasileiro da série B definiu os classificados para a série A e os rebaixados para a série C. O Figueirense foi o último a conseguir a vaga para a primeira divisão e se juntou a Palmeiras, Chapecoense e Sport. Enquanto isso, Guaratinguetá, São Caetano, Paysandu e ASA tiveram confirmada a queda. Eles serão substituidos por Santa Cruz, Sampaio Corrêa, Luverdense e Vila Nova, de Goiânia, em 2014  A derrota por 2 a 0 para o Atlético-GO no último sábado sacramentou o rebaixamento do Guaratinguetá para a Série C do Campeonato Brasileiro. No dia seguinte à queda, a diretoria emitiu comunicado oficial para criticar a falta de apoio da prefeitura da cidade do Vale do Paraíba e ameaçou abandonar o clube caso não apareçam candidatos a assumir a direção.

Os integrantes da cúpula atual acusam as duas últimas gestões da prefeitura — de Antônio Gilberto Filippo Fernandes Junior (DEM) e Francisco Carlos (PSDB) – de não terem incentivado as empresas do município a investirem ou patrocinarem o Tricolor do Vale, além de não cumprirem promessas feitas aos dirigentes, que negaram qualquer possibilidade de nova troca de sede.

Ainda na nota oficial, a diretoria reclama também da falta de apoio dos cidadãos de Guaratinguetá. O comunicado lembra que a última partida do time como mandante na Série B, a derrota por 4 a 3 para o Paraná Clube, contou com apenas 900 torcedores no estádio Darío Rodrigues Leite. A baixa procura do público estaria causando prejuízo de R$ 15 mil por jogo na temporada.

O clube fundado em 1998 conseguiu rápida ascensão no futebol nacional, chegando a ser semifinalista do Campeonato Paulista de 2008 quando caiu para a Ponte Preta. Os torcedores da cidade começavam a criar identidade com a Garça quando os proprietários do clube resolveram mudar a sede para Americana.

Rebaixamento vai provocar perdas

Além de doer no coração do torcedor bicolor, a queda do Papão à Série C do Campeonato Brasileiro pode trazer consequências também no bolso do clube. Em 2014, o Paysandu deve deixar de arrecadar cerca de R$ 5 milhões mensais. Contando apenas a cota de televisionamento dos jogos da segunda divisão nacional, o Alviceleste recebeu nesta temporada R$ 3,5 milhões. O clube ainda deixará de receber o auxílio financeiro pago pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos clubes da Série B do Brasileiro. O restante do prejuízo é referente aos patrocínios.

Veranistas contratam segurança com medo de assaltos



Tendo em vista os casos de violência que ocorrem ano após ano no litoral potiguar, 40 pessoas que possuem casas nas praias de Muriú, Jacumã e Porto-Mirim decidiram se unir para garantir a própria segurança. Com um  investimento mensal estimado em R$ 2 mil para cada casa, totalizando R$ 80 mil, o serviço deverá envolver a instalação de câmeras nas ruas e de botão de pânico nas residências, além da presença de seguranças armados.

A Polícia Militar promete reforçar o policiamento ostensivo no período, tanto no litoral norte quanto no sul, para atender ao cidadão de todas as classes. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo Silva, o planejamento da Operação Verão deverá começar após o Carnatal. “Ainda não temos nada planejado. Vamos fazer o Carnatal e depois passaremos a trabalhar nesse planejamento. Em meados de dezembro devemos estar prontos para dar início a Operação Verão”, explicou.


Após derrotas, imprensa passa a questionar Neymar

Barcelona (Espanha) - Gazeta Press - A má fase parece ter, finalmente, chegado aos lados de Barcelona. Após um início de temporada fantástico, com liderança isolada e invicta no Campeonato Espanhol além de classificação antecipada às oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, a equipe catalã perdeu, no último domingo, a sua segunda partida consecutiva e já começa a ser questionada pela imprensa local. Como não poderia deixar de ser, Neymar também vem recebendo suas primeiras críticas, principalmente por não conseguir fazer o time jogar na ausência de Lionel Messi, fora do time até o fim do ano com uma lesão muscular na coxa.

Ontem, as principais reclamações dos jornais espanhóis foram em relação à atuação do craque brasileiro na derrota para o Atlhetic Bilbao por 1 a 0 no último final de semana. Não foram poucas as vezes em que Neymar, ao arrancar para um drible ou ensaiar uma simples troca de direção, escorregava e se estatelava no gramado do San Mamés. “Patinaço”, destacou o diário catalão Mundo Deportivo. “Neymar, que desperdiçou  duas ocasiões de gol por causa de suas quedas, e o Barça patinaram no Novo San Mamés, no sentido literal e figurado”, noticiou a publicação.

O AS, da capital, Madri, adotou discurso parecido. “O que aconteceu neste encontro? O que aconteceu com Neymar contra o Athletic de Bilbao para que tenha feito uma partida tão aquém das que estamos acostumados?”, disse.

Blog amanheceu de luto pela morte do amigo Antônio do DNER

Aqui expressamos as nossas condolências a familiares e amigos de Antônio...

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Henrique e Garibaldi garantem que o PMDB terá candidatura própria


E hoje na convenção da JPMDB de Natal, o tema mais lembrado em todos os discursos que foram feitos foi o da candidatura própria do PMDB, depois de reconhecer que Rosalba foi uma aposta errada do partido, e escutando todas as bases em cada canto do estado, os principais líderes do partido afirmaram e reafirmaram que o PMDB terá candidatura própria sim. O Deputado Federal e presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves, disse ainda que amanhã irá a Brasília logo cedo se encontrar com a cúpula do PT e do PMDB na Granja do Torto, para discutir as candidaturas dos dois partidos, Henrique também disse que ia confirmar na reunião que o PMDB do RN terá sim candidatura própria, depois da reunião o deputado disse que retornaria para o estado.

Garibaldi e Henrique participam da convenção da JPMDB Natal


Hoje na convenção municipal da JPMDB de Natal, estiveram presentes as figuras mais importantes do PMDB do Rio Grande do Norte, foram eles: dep. Hermano Morais, dep. Nelter Queiroz, dep. Gustavo Fernandes, dep. Walter Alves, Henrique e Garibaldi, além de várias lideranças, vereadores, vice-prefeitos e prefeitos do partido, onde falaram da importância que é para o PMDB ter uma juventude forte, aguerrida e compromissada com o Rio Grande do Norte. Em clima de festa, com uma chapa única através de consenso, foram eleitos Ewerton presidente e Guilherme Lopes vice-presidente da JPMDB Natal.

“Com peixeira na mão”, Khrystal arranca aplausos do Brasil e segue no The Voice

A cantora potiguar Khrystal foi o assunto mais comentado desta madrugada nas redes sociais. A artista realizou apresentação arrebatadora na noite de ontem, no programa global The Voice, derrotou dois concorrentes no confronto direto e, escolhida pelo público e pela sua “tutora”, a cantora Cláudia Leite, seguiu adiante em mais uma fase no programa da Rede Globo que mais audiência nova tem no Brasil.

Khrystal foi feliz desde a escolha da música, uma canção de Seu Jorge alicerçada na expressão “Carne Negra” (tão bem enfatizada) que, para ela, caiu como uma luva e destacou seu elevado, forte e aveludado tom de voz. Vibrante de uma mulher nordestina e indicador de quem tem estrada na música e por isso sabe controlar os destinos e até sentimentos. Sentimento foi o que não faltou na representatividade de Khrystal.

A artista Khrystal, conhecida dos norte-rio-grandenses pelos “estouros” nos palcos natalenses, cantou com alma e coração. Emocionou o Brasil, arrancando orgulho e aplausos unânimes, desde os seus conterrâneos potiguares mais simples e mais ilustres, até mesmo às mais consagradas estrelas da música brasileira, manifestadas em citações na internet. Na verdade, tudo que for dito é pouco, diante da sua performance.

Com presença de autoridade​s e grande público, Fest Frango teve o seu primeiro dia de programaçã​o


A Prefeitura de Santa Cruz abriu oficialmente na noite desta quinta-feira (28) a I Feira de Avicultura do Trairi – Fest Frango. A programação do evento acontece na estrutura montada no pátio da Matriz.
 
A primeira noite do evento teve a solenidade de abertura que contou com presenças de representantes das instituições parceiras (SEBRAE e Guaraves), vereadores, secretários, do Deputado Estadual Tomba Farias, do Vice-prefeito, Joca Ferreira e da Prefeita Fernanda Costa. O evento que visa estimular a produção avícola no município e na região do Trairi.
 
Além das oficinas, cursos e seminários voltados para a produção de frango, o Fest Frango oferece várias outras atrações. Nesta sexta-feira (29) continuam o Festival Gastronômico, feira de artesanato, atividades recreativas infantis (cinema, contação de estórias, maquiagem artística, pinturas, jogos de mesa e parquinho), e apresentações culturais.
 
O primeiro dia do evento recebeu um grande número de pessoas e a expectativa é que isso se repetir até o sábado (30), último dia de programação.

O Fest Frango é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com patrocínio do Ministério da Agricultura e parcerias com a Guaraves Alimentos e SEBRAE.



 

 

 

 

Simone Dutra: “Rosalba é insensível e criminosa com a saúde”

Ao comentar a decisão do governo Rosalba Ciarlini (DEM) de fechar as principais pediatrias da Grande Natal, no caso, dos hospitais Deoclécio Marques, em Parnamirim, e Santa Catarina, na Zona Norte, a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde), Simone Dutra, afirmou, durante entrevista a uma emissora de rádio em Natal, que a governadora é “insensível, descompromissada e desrespeitosa”, e faz uma “política desastrosa e criminosa” na saúde pública.

“Em relação ao Hospital Santa Catarina a governadora Rosalba Ciarlini se mostra insensível à necessidade da população de Natal e dos municípios próximos à Zona Norte, da mesma forma em relação à pediatria do Deoclécio Marques. Isso é um ataque à população, é um descompromisso, desrespeito à população”, afirmou a sindicalista, acrescentando que os “pobres precisam dos serviços de saúde do SUS”.

“Quando nós estamos em frente a esses hospitais quando as pediatrias estão fechadas é um verdadeiro clamor da população. Crianças chegando com situações graves, mães desesperadas, mas Rosalba Ciarlini é insensível a essa questão”, avaliou.

Simone Dutra apontou a atuação de Rosalba no setor de Saúde como “desastrosa” e até “criminosa”. “É uma política desastrosa, é uma política criminosa, eu diria, porque essas pessoas, essas crianças, essa população que depende disso vai estar completamente desassistida. Nós sabemos que a política do Estado é fechar as portas dos hospitais”, denuncia Dutra, cobrando mais respeito da gestão com a vida das pessoas.

“O governante que tenha responsabilidade com a população, um governante que tenha a mínima sensibilidade com essa população, não iria fechar esse serviço até que o outro abrisse”, disse Dutra, apontando onde está a falha do governo. Para ela, “a realidade é que no governo Rosalba não há a menor prioridade na Saúde”.

Flamengo embolsou 8 milhões somente no jogo que garantiu o título


O título da Copa do Brasil conquistado pelo Flamengo na última quarta-feira, foi festejado por torcida, elenco e comissão técnica. Fora das quatro linhas, a diretoria também celebrou bastante, já que o clube deixou o torneio com um faturamento de cerca de R$ 15 milhões entre premiações oferecidas pela CBF e arrecadações em bilheterias nas sete partidas em que teve o mando de campo.

Só no jogo que garantiu o título, o Flamengo colocou cerca de R$ 8 milhões nos cofres: R$ 5 milhões pelo lucro líquido de bilheteria (estimativa da diretoria diante de uma renda de R$ 9 milhões) e mais R$ 3 milhões da premiação paga ao campeão da competição.

Antes, o clube já havia faturado aproximadamente R$ 7 milhões, sendo R$ 4 milhões em rendas líquidas de partidas e outros R$ 3 milhões da premiação acumulada pelas classificações em cada fase da Copa do Brasil. “Foi um torneio realmente importante. Além do título, que é fundamental para o nosso torcedor e para nossa história, conseguimos essa receita. Vamos usar a verba para equilibrar ainda mais as nossas finanças”, comentou o presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello.

 Projeto Libertadores

Campeão da Libertadores em 1981, a diretoria rubro-negra prepara o projeto do bicampeonato.O vice de Futebol Wallim Vasconcellos prometeu um elenco forte para a disputa. “Tem uma lista pronta (de reforços), vamos ver com o Jayme e com o Pelaipe com calma quais são os atletas que vamos trazer. Temos uma lista interessante. Se conseguirmos, a torcida do Flamengo vai gostar. A gente apanhou muito esse ano, menos da torcida, que sempre confiou. A gente tem que comemorar, mas pensar no ano que vem. Ano que vem vai ser mais dureza ainda do que foi esse ano. Temos planos mais ambiciosos, voos mais altos para o Flamengo”, anunciou Wallim.


Fila de ortopedia tem 228 pacientes à espera de cirurgia no Walfredo Gurgel

A ortopedia tem sido, nos últimos meses, a grande responsável pela superlotação dos principais hospitais da rede pública de saúde, como o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, o Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim e Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró. Atualmente, há 228 pacientes na fila de espera por uma cirurgia eletiva, sendo 104 no Tarcísio Maia, 60 no Deoclécio Marques e 64 no Hospital Walfredo Gurgel. Diante desse quadro, apesar das cirurgias eletivas serem de responsabilidade dos municípios, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) retornou nesta quinta-feira (28), o mutirão para as cirurgias ortopédicas.

Na manhã desta quinta-feira, seis pacientes que aguardavam com fratura de fêmur no Walfredo Gurgel já foram transferidos para o Hospital Memorial em Natal e à tarde mais quatro serão encaminhados. Hoje (29) está prevista a transferência de mais 10 pacientes do Walfredo Gurgel para o Hospital Memorial. Ao todo, o Estado investirá pouco mais de R$ 1 milhão na contratação de 371 procedimentos cirúrgicos.

Árvore de Mirassol será inaugurada na próxima 4ª com 800 mil lâmpadas LED

A tradicional árvore de Mirassol, localizada na entrada da cidade, será entregue à população na próxima quarta-feira, 04, às 19h, pelo Prefeito Carlos Eduardo. A estrutura possui 126 metros e conta com 8.000 mil conjuntos de lâmpadas de LED, com 100 micro-lâmpadas em cada.  Ao todo serão 800.000 mil lâmpadas nas cores verde, amarela, branco, azul e âmbar.

Este ano a árvore terá animação com sequências de cores, espiral e  giratório, alternados pelo movimento de pisca-pisca. Entre as novidades, está a instalação de um telão todo em LED na lateral da nova estrutura, que sequenciará as cores e movimentos da árvore com as bandeiras dos países que participarão da Copa do Mundo de 2014.
Com o uso da iluminação em LED, a árvore natalina, terá 16 vezes mais economia no consumo de energia em comparação a árvore antiga, que usava lâmpadas incandescentes e chegou a um consumo de 480.000 Watts, a nova atingirá apenas 30.000 Watts.

A entrega da árvore será embalada pelo show especial da Orquestra Casa Talentos, projeto social existente há 13 anos, que atende a crianças e adolescentes por meio da música. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), instalará ainda, na ‘Praça da Árvore’, o presépio do Menino Jesus, a casinha do Papai Noel, o passeio do trenzinho e apresentações do grupo de teatro, que ficarão a disposição do público para visitação todas as noites até o dia 06 de janeiro.

Ainda em Mirassol, a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), também organizou uma programação especial, dentro do “Natal em Natal”. A área receberá o Natal em Cena, com a apresentação do Auto de Natal e os shows de Roberta Sá (13) e Zeca Baleiro (20). No dia 10 será a vez de acender a árvore da Zona Norte, que será instalada ao lado do Ginásio Nélio Dias, local também receberá as atrações musicais de Elba Ramalho (14) e Fagner (21).

Além disso, a decoração natalina da cidade possui novas estruturas como vitrais e caixas de presentes, também peças revitalizadas que fazem parte do acervo municipal, na qual a predominância da temática é a religiosa.

O projeto contempla passarelas e viadutos de Ponta Negra, 4º Centenário e Igapó, a BR-101, a Ponte Newton Navarro, Catedral Metropolitana, as Avenidas Salgado Filho, Roberto Freire, Prudente de Morais, Itapetinga, Palácio Felipe Camarão, presépios, centros comerciais do Alecrim e Cidade Alta, o pórtico da entrada de Natal, uma árvore na Zona Norte, o Ginásio Nélio Dias e a recuperação dos três Reis Magos da entrada da cidade.

Vereador quer saber onde Rosalba aplicou os R$ 8,5 mi da Cidade da Criança

O presidente da Comissão de Fiscalização e Finanças da Câmara Municipal de Natal, vereador Maurício Gurgel (PHS), está requerendo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) explicações sobre a não conclusão das obras de reforma da Cidade da Criança, fechada desde 2008 após recomendação do Ministério Público Estadual. O requerimento do vereador pede ao governo do Estado que explique a destinação de recursos aplicados, cerca de R$ 8,5 milhões, ainda em 2009, quando começou a reforma, e por que a necessidade de mais recursos para a conclusão.

“Estamos requerendo da governadora Rosalba Ciarlini explicações sobre onde foi parar, primeiramente, os R$ 8,5 milhões investidos ainda em 2009, quando começou a reforma; por que a reforma ainda não foi concluída, o que falta e por que ainda estão faltando mais R$ 3,5 milhões para a conclusão da Cidade da Criança”, explicou o vereador, durante entrevista nesta quinta-feira ao “RN em Debate” (segunda a sexta, 12h15, TV União).

Maurício Gurgel lamenta o fato de um dos únicos espaços de lazer para as crianças do RN esteja fechado há cinco anos. “Realmente nós lamentamos esse fato. Lembro-me de artistas famosos como Chico César, Jamil, que já se apresentaram na Cidade da Criança, mas hoje ela está com os portões fechados. Esperamos o mais breve possível que as informações cheguem por parte do governo, porque a população de Natal espera uma resposta”.

A Cidade da Criança foi fechada após o Ministério Público Estadual encontrar algumas irregularidades que punham em risco a integridade física dos usuários. Entre várias paralisações e retomadas das obras já se vão cinco anos sem o lazer e a alegria que o local poderia proporcionar para as crianças de Natal e do Rio Grande do Norte.

Ducal
Outro requerimento de Maurício Gurgel, este enviado à Prefeitura do Natal e até agora sem resposta, segundo ele, diz respeito às transferências das secretarias de Saúde e Educação do município do prédio do Novotel para o Antigo Ducal. Ele é inflexível quanto a essa mudança e alega que não irá aceitar nenhuma “transferência forçada” ou a prevalência de interesses alheios ao interesse da população. “Nós condenamos a ida dessas secretarias para o Ducal. Nós não vamos aceitar nenhuma ida forçada ou qualquer outro interesse”, declara.

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Natal a secretária de Educação, Justina Iva, afirmou que 70% dos problemas do prédio do Ducal, já foram resolvidos. No entanto, o presidente da Comissão de Fiscalização e Finanças minimiza a importância desses dados, já que, segundo ele, os 30% restantes equivalem aos principais problemas constatados no edifício e que “esses não vão ser solucionados em um curto espaço de tempo; isso é a médio e longo prazo”.

Um relatório elaborado pelo Corpo de Bombeiros relatou uma série de irregularidades no Ducal, prédio que foi construído em 1976. Os principais problemas do edifício são a falta de uma área de refúgio contra incêndio e também a existência de escadas na forma de tesoura, o que é proibido pelo órgão que fiscalizou a obra.

“Se acontecer, por exemplo, um incêndio no décimo andar, quem está abaixo consegue escapar, e quem está acima? Tem que ter uma área de refúgio, mas lá em cima está funcionando uma subestação de uma empresa de telefonia”, alerta o parlamentar.

As únicas condições sob as quais ele aceita uma transferência das secretarias é se for para um prédio que atenda às normas de segurança, que tenha o aval do Corpo de Bombeiros, que tenha estacionamento – o que não existe no Ducal – e que seja localizado em uma área de fácil acesso à população que precisa se deslocar através do transporte público.

Prefeito do PMDB defende João Maia para governador do Rio Grande do Norte

O prefeito de Caicó, Roberto Germano, do PMDB, está defendendo o nome do deputado João Maia, do PR, para governador do Estado nas eleições de 2014. Ele entende que se o PMDB vem enfrentando dificuldades de encontrar um nome com condições de vencer as eleições, o ideal é começar discutir uma alternativa viável dentro dos partidos que forma o mesmo arco de alianças. Ainda segundo Roberto Germano, o PMDB tem parcerias importantes com o PR em vários municípios do Rio Grande do Norte, inclusive já tendo anunciado que estarão juntos em 2014.

“O PMDB defende candidatura própria, mas até agora não definiu o nome. Os líderes Garibaldi Filho, Henrique Eduardo e Walter Alves não querem e se não tem candidato devemos procurar nos partidos aliados e dentro de um consenso formar uma chapa forte”, afirma o prefeito. De acordo com o prefeito de Caicó, um dos nomes mais fortes dentro dos partidos aliados para disputar o Governo do Estado é o deputado João Maia.

“Eu sempre disse, até mesmo quando não era correligionário de João Maia, que ele é preparado para ocupar qualquer cargo público. Já foi ministro da Economia e presidiu importantes Comissões Técnicas do Congresso Natal. Se o PMDB, dentro de uma aliança optar por um nome de um partido aliado e se for João Maia, sairiam ganhando a Região do Seridó e o próprio Rio Grande do Norte”, concluiu o prefeito Roberto Germano.

“A governadora Rosalba Ciarlini decidindo não ser candidata à reeleição o melhor nome para o Governo do Estado é o deputado João Maia. O Rio Grande do Norte está enfrentando sérias dificuldades e portanto, precisa da união de todos os líderes partidários, mesmo que de partidos diferentes”. A declaração é do ex-prefeito de Monte das Gameleiras, Reginaldo Félix, reconhecendo o esforço que segundo ele, está sendo feito pela governadora para tirar o Estado da situação de dificuldade em que se encontra.

Reginaldo Félix, popularmente conhecido como “Nal”, entende que o deputado João Maia preparou-se para entrar na vida pública após um longo período na atividade empresarial. “João Maia é um político com visão de futuro que poderá ajudar muito ao Rio Grande do Norte”, disse ele, acrescentando que o deputado do PR poderá também compor uma chapa majoritária na condição de candidato a vice-governador ou senador da República.

CRISE FINANCEIRA
Prefeito de Monte das Gameleiras na gestão anterior a ex-prefeita Edinha Pinheiro, Nal constata que a crise vivida pelos municípios remete ao período em que administrou o município situado na Região Serrana do Estado.

Segundo ele, a alternativa para melhorar a situação é a aprovação dos 2 por cento de aumento do ICMS, cujo projeto encontra-se tramitando na Câmara Federal. “Monte das Gameleiras é eminentemente um município turístico, mas é preciso ter recursos para explorar suas potencialidades”, disse ele, lamentando a não realização do Festival Gastronômico por falta de dinheiro.

Gasolina e Diesel sobem 4% e 8% a partir da meia noite de hoje

A Petrobras informou na tarde desta sexta-feira que decidiu reajustar o preço da gasolina nas bombas em 4% — e o do diesel, em 8%. Em fato relevante protocolado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal afirmou que o objetivo do aumento é “assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites
estabelecidos no Plano de Negócios e Gestão 2013-2017″. Os novos preços passam a vigorar, segundo o comunicado, a partir de meia noite deste sábado.


A estatal informou ainda que tem a intenção de alcançar ”em prazo compatível” a convergência dos preços no Brasil com o mercado internacional, sem repassar a volatilidade do setor ao mercado doméstico.

A companhia não fez qualquer comentário sobre o plano de reajuste automático que foi enviado ao Conselho de Administração em meados de outubro pelas mãos da presidente da empresa, Graça Foster. O comunicado apenas menciona que “por razões comerciais”, os parâmetros da metodologia de precificação dos combustíveis não serão compartilhados com o mercado.

O reajuste veio abaixo das expectativas de mercado, que apontavam para uma alta entre 5% e 6% para a gasolina e 10% para o diesel.

Relatório do Impeachment da governadora será apresentado próxima semana na ALRN

O relator do pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermano Morais (PMDB), apresentará seu relatório na próxima terça-feira, durante reunião da Comissão. Hermano não adianta o teor do relatório, mas avisa que está se aprofundando nos apontamentos feitos pelos cidadãos que assinaram o pedido.

“Estou me debruçando, com muita responsabilidade, nos apontamentos feitos pelos cidadãos que julgaram importante trazer à luz da Assembleia Legislativa informações que poderão resultar no afastamento da governadora Rosalba Ciarlini. São apontamentos de problemas enfrentados pelo governo nos mais diversos segmentos da administração, desde o funcionalismo, problemas nos setores de saúde, educação, não contratação de servidores, entre outros”, explicou Hermano Morais.

De acordo com Hermano, que é presidente da Comissão, sua escolha para a relatoria da matéria se deve aos demais integrantes da comissão, que julgaram por bem, diante da relevância da matéria, que o próprio presidente da Comissão fosse o relator.
Atualmente na oposição ao governo Rosalba Ciarlini, Hermano disse, porém, que está despido de qualquer ranço político na avaliação, se atendo a averiguar a fundamentação apresentada pelos autores da proposta de impeachment, tecnicamente.

Depois que o parecer for apreciado na Comissão será encaminhado ao plenário da Casa, para votação, oportunidade em que os demais membros da Casa devem se pronunciar sobre as medidas a serem adotadas. A Assembleia tem a prerrogativa de afastar a governadora do cargo, em caso de crimes de responsabilidade.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dilma autoriza reajuste da gasolina, mas adia fórmula da Petrobras

A presidente Dilma Rousseff decidiu conceder um reajuste em torno dos 5% para os combustíveis neste ano. Ela preferiu adiar para 2014 a política de reajuste automático que a Petrobras divulgou que faria em dois fatos relevantes, comunicados ao mercado.

Esse anúncio deverá ser feito amanhã na reunião do Conselho de Administração da Petrobras. É uma vitória do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que conseguiu reverter a decisão da Petrobras depois de a própria presidente ter dado aval à presidente da estatal, Maria das Graças Foster, para preparar a nova fórmula de reajustes dos combustíveis.

Mantega argumentou que, antes de tomar uma decisão dessa magnitude, seria importante aguardar a decisão americana sobre a retirada de estímulos à economia, o que afetaria o preço do dólar no mundo. Se a moeda americana subir em demasia, um reajuste automático colocaria em risco a meta de inflação de 2014, ano eleitoral.

Na hipótese de haver um pouso suave, com menos impacto no dólar, a fórmula poderá ser adotada ao longo de 2014. Ela é desejada pela Petrobras para ter previsibilidade de caixa a fim de poder arcar com os enormes investimentos para explorar o pré-sal.

Prefeitura interditará trecho da Romualdo Galvão para construção do primeiro túnel

A partir da próxima segunda-feira (2), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) interditará o trecho da avenida Romualdo Galvão, na altura do cruzamento com a avenida Lima e Silva, no sentido centro/bairro, para construção do primeiro túnel previsto no projeto. Esta semana, o consórcio formado entre as construtoras Queiroz Galvão e Ferreira Guedes, responsável pela obra de construção do Complexo Viário de Natal iniciou a confecção das paredes dos túneis que serão construídos entre as avenidas Lima e Silva e Prudente de Morais. O Complexo Viário de Natal conta com a construção de dois viadutos, sendo um estaiado, seis túneis e duas passarelas que devem ser entregues até maio do próximo ano. O investimento é da ordem de R$ 222 milhões.

Sesap faz segundo mutirão de cirurgias ortopédicas para desafogar hospitais regionais

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou nesta quinta-feira (28) que vai retomar o mutirão para cirurgias ortopédicas esta semana. Esta é a segunda vez neste ano que o Estado adota esse tipo de medida emergencial para desafogar os hospitais regionais Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal, Deoclécio Marques, em Parnamirim, e o Tarcísio Maia, em Mossoró.

Os pacientes começaram a ser tranferidos na manhã de hoje. Segundo a Sesap, seis pacientes que estavam com fratura de fêmur no HMWG foram encaminhados ao Hospital Memorial em Natal e mais quatro serão transferidos hoje a tarde. A previsão é de que amanhã mais 10 pacientes sejam levados ao HMWG.

Os pacientes são transferidos para os hospitais conveniados. O contrato da secretaria foi renovado com a Clínica Paulo Gurgel, com o Hospital Memorial e o Médico Cirúrgico. O período da nova contratação será de 90 dias, de acordo com a Lei 8.666/93, quando serão realizados procedimentos cirúrgicos de trauma-ortopedia de média e alta complexidade.

De acordo com a Sesap, será um investimento de cerca de 1.078.000,00 milhão de reais, que são oriundos do Orçamento Geral do Estado (OGE) e de recursos federais do Sistema Único da Saúde (SUS).

O primeiro mutirão aconteceu no período de agosto a outubro e em apenas dois meses chegou a atender mais de 300 pessoas, conseguindo zerar a fila inicial de espera antes do prazo previsto de três meses.

Para o secretário Luiz Roberto Fonseca, o mutirão realizado nos meses de agosto e setembro ocorreu conforme o planejado e a execução desta ação garantiu uma diminuição da quantidade de pessoas nos corredores.
O juiz da 16ª Vara Cível de Natal, André Luís de Medeiros Pereira, determinou nesta quarta-feira que a reunião do Diretório Estadual do PT, convocada para hoje, ocorra com a composição anterior às substituições que o magistrado considerou como “irregulares” de membros do Diretório Estadual do PT-RN. André Luís de Medeiros Pereira estipulou ainda muita de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) em caso de descumprimento, a ser revertido em favor do autor, no caso, o braço direito da deputada federal Fátima Bezerra no PT, o tesoureiro da legenda em nível estadual, José Eduardo da Silva.

A mudança poderá beneficiar o grupo da deputada federal, que apoiou para o comando do PT norte-rio-grandense Olavo Ataíde, assessor de Fátima na Câmara dos Deputados, em Brasília. “Há indícios de que os membros da chapa ‘Renovar para Avançar’ substituíram de forma irregular membros do Diretório Estadual do PT”, afirma o magistrado, na decisão. No despacho, o juiz assegura a mudança na composição do Diretório ocorreu após a realização do Processo de Eleição Direta (PED), o que vai de encontro com o estabelecido no Estatuto do PT, em seu art. 22, inciso X.

“Ademais, há indícios de que não houve vacância ou impedimento que desse ensejo à convocação de novos membros. Importa mencionar que, conforme se verifica nos documentos, algumas das pessoas que substituíram os antigos membros não estavam cadastrados junto ao TSE, vindo a constarem como integrantes da direção do partido em data posterior à substituição”, afirma o magistrado.

“O dano de difícil reparação a que está sujeita a parte autora reside nos fatos declinados na inicial e demonstrados por documentos, visto que há prazo nacional para que os recursos cheguem à instância superior do partido”, completa o magistrado, dando razão às alegações do grupo de Fátima e Olavo, que apontaram que as mudanças na composição do Diretório Estadual do PT, feitas pela executiva estadual do PT no dia anterior à reunião do diretório, tiveram como objetivo influir no resultado do julgamento dos recursos ao PED, que seriam julgados no dia seguinte, na reunião do diretório estadual.

Com isso, fica patente que a composição anterior, ao menos em tese, reconhecerá os recursos de Olavo Ataíde, em detrimento dos recursos de Eraldo Paiva, atual presidente da legenda, e que foi proclamado pela Executiva Estadual do partido como o novo presidente.  “Eu não recebi a notificação ainda. Mas a informação que tenho é que chegou ao diretório. Nosso grupo não irá participar da reunião”, disse Eraldo de Brasília, onde esteve no diretório nacional do PT, tratando do assunto. Ele disse que só definiria o encaminhamento a ser dado quando chegasse a Natal, em meados da tarde de hoje.

Já segundo Olavo Ataíde, a decisão do juiz não manda o diretório se reunir, conforme publicado na imprensa. “É uma versão absolutamente deturpada da realidade. Essa reunião do diretório já estava marcada desde segunda-feira, quando 24 dirigentes do PT protocolaram ofício marcando para hoje às 18 horas no hotel Maine”, observou. Segundo Olavo, o PT pediu apenas que fossem anuladas as substituições feitas no diretório estadual.  “Nos jamais iríamos entrar na justiça para determinar que seja feita uma reunião do diretório. O estatuto do PT dá abertura para que 30% dos dirigentes convoquem o diretório”.