Inserida no terceiro lote das obras de mobilidade para a Copa do
Mundo, a padronização das calçadas das principais vias de Natal,
principalmente aquelas que levam em direção ao estádio Arena das Dunas,
ainda não começou. Para dar início às obras, a Secretaria Municipal de
Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) aguarda o projeto de paisagismo
desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur)
para que este seja analisado e, então, o projeto comece a ser colocado
em prática.
Segundo o secretário da Semopi, Tomaz Neto, a obra já teve uma
empresa vencedora da licitação e está orçada em R$ 25 milhões para a
padronização de até 55 quilômetros de calçadas. Para dar início à obra,
resta a Semopi receber o projeto de paisagismo da Semsur, que inclui a
arborização das vias públicas. O titular da pasta espera receber esta
proposta até a próxima segunda-feira (30). Após ter o material em mãos, a
Secretaria deverá avaliar o projeto, para então levar à autorização
pela Caixa Econômica Federal, financiadora da obra.
Se tudo correr como o
esperado pela Secretaria, a previsão é de que a obra seja iniciada 10
dias após a entrega do projeto por parte da Semsur. O piso que será
usado nas calçadas é do tipo intercravado, pois segundo o secretário, é
mais resistente e adequado para o tráfego de pessoas.
Outro projeto que também foi inserido nas obras das calçadas é
relativo à tubulação de esgotamento e transmissão de água. Este foi
feito pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern),
porém já foi concluído, entregue e aprovado.
Tomaz Neto destaca que o trabalho será dividido em três fases. As
duas primeiras já foram definidas, entretanto, a informação de por onde
as ações serão iniciadas só deve ser divulgado após a definição da
última pendente. Entretanto, de um modo geral, o secretário afirma que
os locais são as vias mais movimentadas da cidade, principalmente
aquelas que levam ao estádio Arena das Dunas. Com isso, entende-se,
portanto que algumas das avenidas a serem atendidas pelo projeto são a
Salgado Filho, Hermes da Fonseca, Romualdo Galvão, Prudente de Morais,
Rio Branco e Deodoro da Fonseca.
A avenida Romualdo Galvão é uma vias em que a necessidade de
padronização de calçadas é ‘salta aos olhos’. Calçadas estreitas,
irregulares e altos degraus fazem com que os pedestres se arrisquem e
andar por entre os veículos. A situação pode ser ilustrada por um grupo
de estudantes flagrado por O Jornal de Hoje que teve que transitar pela
avenida. O estudante Mateus Soares destaca a importância da obra. “Ajuda
muito porque é perigoso ter que andar pelas ruas. Também vai ser muito
importante para os deficientes e os idosos, que às vezes topam em uma
quina dessa e acabam caindo”, disse o estudante, que costuma passar pela
área, pelo menos, duas vezes por semana.
Além da padronização de mais de 50 quilômetros de calçadas, o projeto
também consta a instalação de 300 abrigos para ônibus. De acordo com
Tomaz Neto, a obra deverá ser entregue concluída até maio de 2014.
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