sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Belezas do Rio Grande do Norte


Litoral Norte Potiguar.

Cidades que demitirem sairão do Mais Médicos

   O Ministério da Saúde divulgou uma nota, nesta sexta-feira, que esclarece que os municípios que se inscreveram no Programa Mais Médicos são proibidos, por força do termo de adesão e compromisso e da portaria interministerial, de demitir profissionais já contratados para substituí-los por participantes do programa. Os municípios que descumprirem esta regra serão excluídos do programa, com remanejamento dos médicos participantes para outras cidades, e serão submetidos à auditoria do Ministério da Saúde.

   Para assegurar o cumprimento da regra, o ministério estabeleceu um conjunto de filtros preventivo. 

   A prefeitura é obrigada a manter a quantidade de médicos na Atenção Básica que já tinha antes da adesão ao programa, sem ocupar estes postos com profissionais remunerados pelo Ministério da Saúde. Ou seja, os profissionais do Mais Médicos só podem ser incluídos para expandir a capacidade de atendimento naquela cidade, formando novas equipes de Atenção Básica ou preenchendo vagas naquelas em que faltava médico.

   O controle é feito online no sistema do CNES (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde), impedindo que o médico participante do projeto seja direcionado a postos que estavam ocupados antes da adesão do município.

   Todos os médicos que já estavam cadastrados na Atenção Básica de um determinado município foram impedidos de se inscrever no programa para atuar nesta mesma localidade, o que impede a migração de profissionais para a bolsa do Mais Médicos dentro de uma mesma cidade.

   Enquanto participarem do Mais Médicos, os municípios só poderão desligar médicos da Atenção Básica em situações excepcionais justificadas à coordenação nacional do Programa Mais Médicos, como, por exemplo, descumprimento comprovado de carga horária e/ou outra falha ética ou profissional do médico.

Suspeitos de matar boliviano são achados mortos

   Dois homens presos suspeitos de matar o menino boliviano Bryan Capcha, de cinco anos, foram encontrados mortos na tarde desta sexta-feira no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Santo André, na Grande Sâo Paulo.

   As informações foram confirmadas pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) de São Paulo. Há suspeitas de que os dois tenham sido envenenados, segundo informações do Brasil Urgente.


'Não quero morrer', implorou menino
   Em nota, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) confirmou as mortes, que aconteceram por volta das 14h30, e informou que vai apurar as circunstâncias em que elas ocorreram.

    Dos cinco acusados de matar o menino, um acusado, menor de idade está preso e dois continuam foragidos.

O caso
O menino de cinco anos foi morto durante um assalto a uma casa de bolivianos em São Mateus, na zona leste de São Paulo. O fato ocorreu em junho.

De acordo com a polícia, seis homens invadiram a casa de uma família de bolivianos e exigiram dinheiro. As vítimas entregaram R$ 3,5 mil em espécie, mas a quadrilha desconfiou que havia mais dinheiro na residência e passou a ameaçar os pais da criança. Em um momento, um dos criminosos pegou o filho dos donos da casa e apontou a arma contra ele.

De acordo com os policiais, a criança chorava muito por causa da violência, e os bandidos chegaram a dizer que cortariam a cabeça dela caso ela não parasse de gritar.

Depois que os pais afirmaram não ter mais dinheiro, os assaltantes dispararam contra o garoto. Ele foi atingido na cabeça. O bando fugiu com o dinheiro. 

Quatro praias estão impróprias para banho em Natal, diz IFRN

   Quatro pontos estão impróprios para banho nas praias de Natal e região metropolitana. Divulgado na tarde desta sexta-feira (30), o resultado de balneabilidade do Programa Água Azul aponta as praias de Areia Preta (Praça da Jangada), Praia do Meio (Iemanjá), Praia do Forte e Redinha (Rio Potengi) com altos índices de coliformes focais.

   Os trechos analisados no boletim de Balneabilidade Nº35/2013 do Programa Água Azul estão distribuídos entre as praias de Tabatinga, em Nísia Floresta, até a praia de Pitangui, em Extremoz, na Grande Natal. O projeto é uma parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A análise é válida por sete dias.
   Além do Idema e IFRN, outras entidades fazem parte do programa Água Azul: Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

O rompimento agora é oficial


O Presidente Estadual do PMDB, Henrique Eduardo Alves decreta oficialmente o rompimento político com a Governadora Rosalba Ciarlini.

O candidato do PMDB apareceu.

   Nem Marcelo Alecrim, nem Fernando Bezerra, o candidato do PMDB pra governador é Walter Alves. Em uma entrevista agora há pouco ao jornalista Diógenes Dantas, o ministro Garibaldi Filho confirma o rompimento com o governo Rosalba Ciarlini.
   "O nome de Walter está à disposição do partido, se o povo do Rio Grande do Norte entender que ele deve ser o candidato. Mas confesso, não é da minha vontade."

Feijoada solidária em prol do Lar das Vovozinhas é neste domingo


   Neste domingo (01) o Olimpo Recepções será palco de uma festa especial para ajudar idosas amparadas pelo Lar da Vovozinha, instituição que funciona em Natal desde 1982 com renda proveniente de doações. A 1ª Feijoada das Vovozinhas terá a animação do forró Farra de Rico, Luizinho Nobre e banda e o DJ Múcio NT. A programação terá início às 12h. Os ingressos estão à venda, de segunda à sexta (9h às 19h) e no sábado (9h às 13h), na Urban Arts Natal. A loja fica na avenida Afonso Pena, 957, loja 05. Mais informações no (84) 3223.1907.
Sobre o Lar da Vovozinha:

   O Lar da Vovozinha é um abrigo filantrópico que abriga 40 idosas carentes. Fundado em 1982, desde a sua inauguração vem se constituindo em um aconchegante lar de amparo para senhoras idosas, após uma longa vida dedicada às suas famílias e à sociedade. A instituição tem certificado de entidade beneficente concedido pelo conselho nacional de assistência social para prestar atendimento a pessoas idosas carentes.

  O Lar conta com um quadro de profissionais da área da saúde como fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, farmacêutica, enfermeira e auxiliares, cuidadoras, assistência médica e nutricionista, tudo em conformidade com o Decreto Municipal que regulamenta as instituições de longa permanência destinados a idosos.


Serviço:
Feijoada das Vovozinhas 2013
Atrações: Luizinho Nobre, Farra de Rico e DJ Múcio NT
Dia: 01 de setembro
Local:  Olimpo Recepções
Horário: 12h às 21h
Vendas:  Urban Arts Natal, av. Afonso Pena.
Informações: (84) 3223.1907.



Créditos: Canindé Soares

Presidente do Chile sofre queda em visita a escombros de prédios

    O presidente do Chile, Sebastián Piñera, sofreu uma queda grave nesta sexta-feira (30) ao subir nos escombros de habitações sociais que foram demolidas ao sul de Santiago. O acidente aconteceu em Bajos de Mena, em Puente Alto.
    Piñera escorregou e bateu com a cabeça nos restos de concreto. O prefeito da localidade, German Codina, saiu correndo para tentar ajudar, sem sucesso. O presidente se levantou rapidamente e não teve ferimentos.



    “Na vida a gente sempre cai, o importante é ter a capacidade de voltar a ficar de pé”, disse o bem-humorado mandatário a jornalistas quando retornou ao palácio presidencial.
    O presidente ainda acrescentou que é jovem, atleta e está “zero quilômetro”. “Sinto algumas consequências da queda, algumas dores. Mas a dor mais importante de todas não é a do corpo, mas sim da alma: o gosto que dei a todos vocês de verem o presidente cair”, disse dando risadas.

Aécio Neves e Eduardo Campos: nos encontramos em 14...


   O governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) recebeu ontem o senador Aécio Neves (PSDB) para jantar em sua casa no Recife.
No Instagran de Campos, a foto revelando o aperto de mão da…”paz”, “entendimento”, “até logo”, “adeus”, não.
   No finalzinho, pausa para assistir entrevista do pernambucano ao Programa do Ratinho. Coincidência ou não, elogios de Campos a Aécio na telinha, afinidade e amizade herdada do avô ao ex-presidente Lula. E Dilma?
- ”Falta traquejo. Falta diálogo. Tem que ter humildade para governar”.
O governador é candidato à Presidência?  ”Volto aqui em 14 para falar sobre isso.”

Amarelinhos sem carro

O prefeito Carlos Eduardo Alves vem sendo cobrado pelas redes socias pelo caos do trânsito quando falta energia nos sinais de trânsito da capital potiguar.
Hoje cedo, enfrentou o problema e explicou o porquê da ausência de guardas no apagão do trânsito. Os Amarelinhos estão sem poder trabalhar por falta de carros.
A Gestão Borboleta deixou de herança uma briga com empresa que ganhou liçitação e até hoje não entregou os veículos.



Informações: Laurita Arruda

Natal amanheceu com chuvas; fotos


Avenida Prudente de Morais, uma das principais vias de Natal, apresenta pontos de alagamento.


Dilma fez exames de rotina no Sírio-Libanês

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff aproveitou a agenda de ontem (29) em Campinas (SP) e, antes de retornar a Brasília, foi ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde fez  exames de rotina, informou a Secretaria de Comunicação da Presidência. Foi no Sírio-Libanês que Dilma fez tratamento para combater um câncer no sistema linfático, diagnosticado no início de 2009.
Com a decisão de ir ao hospital, a chegada da presidenta a Brasília, que estava prevista para as 18h, acabou ocorrendo somente às 21h40. Hoje, às 8h45, Dilma embarcou para Paramaribo, capital do Suriname, onde participa da reunião de cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Ela vai desembarcar às 12h e ir direto para o almoço em homenagem aos chefes de Estado e de Governo oferecido pelo presidente do Suriname, Desiré Bouterse.
Na ocasião, Dilma terá um encontro com o presidente da Bolívia, Evo Morales, para tratar da fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina da embaixada brasileira em La Paz. Quarta-feira (28), Morales disse que o governo brasileiro deveria mandar de volta o senador para que responda às acusações de corrupção que pesam contra ele na Justiça boliviana.



Informações:  Agência Brasil

Jovem desaparece após sair com os amigos e é encontrada degolada

    Uma jovem de 19 anos foi encontrada degolada nesta quinta-feira (29) em Itanhaém, no litoral de São Paulo. O corpo foi achado próximo à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na Praia dos Sonhos. A Polícia Civil já investiga o caso, mas até agora ninguém foi preso.

    Solange dos Passos Pimentel estava desaparecida desde terça-feira (27) à noite. Segundo a polícia, ela havia saído com o namorado e amigos para comprar um celular no bairro Belas Artes, e desde então a família ficou sem notícias, chegando a registrar um boletim de ocorrência. Na quinta-feira, por volta das 11h, a jovem foi encontrada morta, com graves ferimentos no pescoço. Ela teria se separado dos amigos durante o passeio, antes de chegar à loja e, após isso, não foi mais encontrada.

    Segundo o delegado Douglas Borguez, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itanhaém, as investigações já avançaram. "Nos dirigimos até o local e começamos em campo uma investigação. Até o momento, nós temos algumas imagens e teríamos, em tese, um averiguado. Todo o trabalho está se concentrando, no momento, em imagens e testemunhas. Até agora, foram ouvidas entre 5 e 10 pessoas. Temos notícias também de um carro envolvido. É um fato gravíssimo", conclui.

Consumidores podem se cadastrar para ter descontos de até 65% na conta de energia

   Os consumidores residenciais do Rio Grande do Norte não cadastrados na tarifa social ainda podem solicitar o benefício, desde que atendam aos critérios necessários. Para isso, deverão procurar a Cosern, através das agências de atendimento ou do teleatendimento gratuito 116, e informar o CPF, um documento de identidade oficial com foto (carteira de motorista, RG, etc) e o Número de Identificação Social (NIS) ou o Número do Benefício (NB), emitidos pelo governo federal.

Atualmente, cerca de 400 mil famílias são beneficiadas com o subsídio no RN e, de acordo com a Cosern, outros 213 mil consumidores ainda podem receber os descontos na conta de energia, que variam de 10% a 65%.

   Têm direito a tarifa social de energia elétrica todas as unidades consumidoras que possam ser classificadas na subclasse residencial de baixa renda, de acordo com os critérios definidos, ou seja, aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Assim, podem ser beneficiários do subsídio tarifário as famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, usuários em tratamento de saúde que necessitam usar continuamente aparelhos com elevado consumo de energia e possuam renda familiar de até três salários mínimos, indígenas e quilombolas, além de famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

   Os consumidores inscritos em algum programa social do governo federal que ainda não possuem o NIS devem procurar a prefeitura da cidade onde residem para se inscreverem no CadÚnico.

   A tarifa social de energia elétrica é um benefício instituído pela Lei Federal nº 10.438 de abril de 2002 e posteriormente alterada pela Lei Federal nº 12.212 de janeiro de 2010. Os consumidores beneficiários da tarifa social poderão participar do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a exemplo do projeto de doação de geladeiras e lâmpadas econômicas.

Todos os dias será postado aqui uma fotografia das belezas do Rio Grande do Norte



Créditos: Canindé Soares

Chuvas vão se prolongar no Rio Grande do Norte

   A meteorologia aponta para a ocorrência de pancadas de chuvas durante o fim de agosto e começo de setembro no litoral e parte do Agreste do Rio Grande do Norte, período que, em situações normais de inverno e estiagem, não chove com tanta intensidade na região Nordeste. A informação é do chefe do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do  Norte (Emparn), Gilmar Bristot.

Após dias sem chuvas fortes no Rio Grande do Norte, Natal e Região Metropolitana tiveram precipitação de 16,1mm, entre a noite de ontem e manhá de hoje (29). “Os modelos de previsão para a primeira quinzena de setembro apresenta meio que uma surpresa, pois estão colocando, pelo menos nos primeiros dias, concentração boa de chuva para o litoral, mas não para o interior, que vai continuar seco”, disse Gilmar Bristot.

   O meteorologista disse que até o dia 5 de setembro não existe previsão de chuva no semiárido, mas há previsão de concentração de chuvas na área litorâneas e do Agreste, com chuvas entre 10mm e 30mm. Para Bristot, as previsões são de uma situação atípica. 

   “O que está provocando a situação é que o oceano Atlântico nas regiões próximas ao Nordeste, as águas oceânicas estão com anomalia, mais quente do que o normal. Estamos praticamente com todo o Atlântico Sul, desde a África, passando pela região Sudeste, um grau acima da média”, disse.

   A condição climática atual, ainda de acordo com a Emparn, está liberando umidade trazida pelo vento para o continente, facilitando a formação das chuvas. Bristot exemplificou, ainda, que no Sul do Brasil teve neve na ultima semana de agosto, o que “é uma coisa bem fora do normal, causado pela presença de águas frias no oceano Pacifico nessa época do ano”.

   O meteorologista disse que em virtude da formação de muitas nuvens no Oceano Atlântico, poderão se repetir chuvas como as que ocorreram na madrugada e começo da manhã, porque uma frente fria já está chegando ao sul da Bahia, mesmo que ela esteja se direcionando para o oceano e possa não trazer muitas consequencias para o resto da região Nordeste. “Mas é uma coisa nova, que pode condicionar formação de mais alguma chuva no litoral e no Agreste do Estado”.

Gilmar Bristot disse que as pancadas de chuvas que possam cair neste começo de setembro “não vão resolver problemas da falta de água de açudes, mas irão dar uma sobrevida para a pastagem, principalmente no Agreste, que está entrando no período mais seco do ano, quando existe dificuldade para a alimentação do rebanho”.

Tranquilidade

   A Defesa Civil do município informou que não houve ocorrências por causa das pancadas de chuvas que caíram pela madrugada em Natal. O chefe da Defesa Civil, Jeoás Nascimento, disse que houve somente o atendimento de uma denúncia, de uma caixa d'água de escola estadual em reforma no Paço da Pátria, que foi interditada por causa do risco de desabamento. “Nós fizemos a interdição até que problema seja resolvido”, disse Jeoás Nascimento, tendo a Defesa Civil orientado que se desse prioridade, no caso da reforma, ao conserto da caixa d'àgua  que apresenta rachaduras visíveis na sua estrutura. 

  “Estamos aguardando, agora, os serviços necessários para a eliminação dos riscos, porque como a escola fica próxima à linha férrea, sentimos que o movimento do trem também fazia tremer a caixa d'água”, afirmou Nascimento.

Carteiros iniciam entregas com smartphones

   Os Correios já iniciaram o uso dos smartphones para atualizar em tempo real as informações sobre as entregas de encomendas. A primeira fase do projeto Mobilidade nos Correios abrange o serviço SEDEX 10 e está em fase de conclusão. Cerca de 2 mil carteiros estão usando o sistema nos seguintes Estados: Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Ceará e Espírito Santo, além do Distrito Federal.
   A segunda fase do projeto, em processo de contratação, prevê a utilização da ferramenta para os demais serviços de entrega sob registro.
   Com o uso do aplicativo pelo carteiro, o cliente tem informações na internet no exato momento em que a entrega acontece. Além disso, o uso do aplicativo reduz o tempo de trabalho interno devido à simplificação dos processos.
   Para garantir a segurança dos trabalhadores dos Correios e dos dados dos clientes, todos os smartphones utilizados pelos carteiros contam com mecanismo de segurança que bloqueia remotamente seu funcionamento em caso de furto ou roubo.
   O projeto Mobilidade dos Correios é uma das ações de revitalização da empresa, que buscam fortalecer a ECT como empresa pública e oferecer serviços mais adequados e eficientes para a população.