terça-feira, 29 de abril de 2014

Quem vai dizer se oposição é forte ou fraca é o povo nas urnas


Não há ninguém melhor para responder se a oposição de Santa Cruz é forte ou é fraca do que os votos na urna. A escolha do grupo de oposição foi o deputado Gustavo Carvalho para estadual, resta saber se o povo que acompanha a oposição participou da escolha ou não, e essa resposta só as urnas responderão.

Foram registradas fortes chuvas em parte do município de Lajes Pintadas


No início da noite desta segunda-feira (28) foram registradas fortes chuvas no município de Lajes Pintadas/RN. Foi na região sul e oeste do município que caiu as maiores precipitações pluviométricas. As comunidades de Serra Verde, Mata Verde, Pau Queimado, Saco de Dentro, Bom Destino e Riacho Fechado, foram registradas as maiores chuvas. Na região oposta do município as chuvas caíram com menor intensidade.

Com as fortes que caiu na cabeceira da serra fez com que alguns barreiros viesse sangrar e os rios Taperas e Cachoeira desceram com um grande volume de água vindo a desaguar no açude publico de nossa cidade, que recebeu um pequeno volume de água.

Via: A tribuna de Lajes Pintadas

Prefeitura de Santa Cruz inicia curso para Ambulantes


Teve início na noite desta segunda-feira (28) o curso Hospitalidade de Negócios voltado para os ambulantes que atuam no Santuário de Santa Rita de Cássia.  A capacitação é ofertada pela Prefeitura de Santa Cruz através do projeto “Desenvolvimento de Ações Estruturantes e Gestão Coordenada do Complexo Turístico Religioso: Santuário de Santa Rita de Cássia”.

O curso, que é coordenado pela secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, representa a primeira ação do projeto do Ministério do Turismo que escolheu Santa Cruz e mais quatro municípios brasileiros que exploram o turismo religioso para desenvolver ações de implementação da atividade.

A carga horária do curso iniciado nesta segunda-feira (28) é de 30 horas, com aulas no Instituto Cônego Monte, das 18h às 22h, até o próximo dia 02 de maio.

Outros 10 cursos ainda serão ministrados em Santa Cruz (Aprender a Empreender - Sabor e Gestão, Aprender a Empreender - Hotéis e Pousadas, Aprender a Empreender, Condutores de Grupos Locais, Manipulação Segura de Alimentos, Marketing, Garçom, De Olho na Qualidade, Comercialização do Produto Turístico e Atendimento ao Cliente), além de diversas palestras. Mais informações na secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, no Centro Administrativo.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Suspeitos por morte de policial são jovens de classe média que assaltam para curtir farras


Em pouco mais de um dia, a comissão especial da Polícia Civil conseguiu prender quatro homens e apreender um menor suspeitos de da morte do policial civil Ilfran Tavares, de 51 anos, assassinado no último domingo (27) em uma tentativa de assalto na Panificadora no bairro de Petrópolis, em Natal.
Os presos foram identificados como sendo Marcelo Pegado Correia, 18, Gláucio Herculano Fonseca, 19, Thiago Jerônimo Pinheiro, 18, vulgo “Thiago Coxinha”, Alessandro Wallace de Freitas Procópio, vulgo “Sandrinho”, 20, além de um adolescente de 17 anos. As prisões aconteceram na Zona Norte de Natal, Parnamirim e Macaíba. Durante depoimento, todos assumiram a participação no crime.

De acordo com a polícia, a quadrilha informou que a Panificadora não era o primeiro alvo. “Eles foram roubar um depósito de bebida em Santo Antônio (Distrito de São Gonçalo). Porém, esse depósito estava fechado. Então eles voltaram para Natal e ficaram rodando pela cidade. Quando passaram pela panificadora, eles perceberam que a região estava escura e deserta, então resolveram assaltar”, afirmou Herlânio Cruz, delegado titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur) e que fez parte da comissão especial. O bando estava em duas motocicletas pretas e um Celta branco (as motos e o carro foram apreendidos). Ao decidirem assaltar o local, eles foram para a Praça Cívica e lá Gláucio e o menor pegaram as armas que estavam dentro do veículo e partiram para a Panificadora.

Nas imagens do sistema de segurança, o menor é o de camisa listrada, que entra em confronto com o policial morto, que reagiu ao perceber que o menor estava ameaçando sua irmã com uma arma, e Gláucio é o de capacete. Nesse momento, Gláucio veio por trás e disparou. “Em depoimento, o menor e Gláucio acusaram um ao outro quando questionados quem teria atirado no policial. Mas temos quase certeza que o tiro partiu de Gláucio. Mas ainda estamos fazendo alguns exames para confirmar. Eles confirmaram que o policial reagiu ao assalto”, afirmou Herlânio. Thiago e Marcelo ficaram do lado de fora dando apoio nas motos, enquanto Marcelo ficou no carro.

A situação que mais chamou a atenção dos policiais envolvidos nas prisões foi o fato de que todos do bando tinham uma condição financeira boa. “A família deles tinha condições de dar uma boa vida para todos. Eles escolheram o mundo do crime por querer mesmo. Eles queriam ostentar. O pai do Gláucio, por exemplo, falou que não entendia como o filho conseguia ir para tantas festas. O carro utilizado no assalto era do irmão de Thiago”, destacou o delegado Frank Albuquerque. O adolescente, inclusive, estudava em uma escola particular. “Esse adolescente era do time da escola. Era uma pessoa muito conhecida e não precisava roubar para ter uma boa vida. Teve todas as oportunidades para seguir a vida do bem, mas escolheu o outro lado”, completou Frank.

Marcelo Pegado era Bombeiro Civil, Gláucio trabalhava como auxiliar de britagem e Alessandro Wallace era motoboy. O único desempregado da quadrilha é Thiago, que foi apontado pelos próprios comparsas como o “cabeça”. “Os outros falaram que a ideia de assaltar o depósito e a panificadora foi do Thiago. Eles também falaram que ele já tinha cometido outros assaltos. Nenhum deles tinha ficha criminal, mas agora, com a divulgação da imagem deles, temos certeza que mais acusações irão aparecer”, explicou Herlânio Cruz.
De acordo com o Delegado Geral da Polícia Civil, Adson Kepler, a elucidação rápida do crime se deu por conta do empenho e solidariedade dos policiais civis, bem como da comunidade que ajudou no caso. “Desde que ocorreu o fato a Polícia Civil se mobilizou. Policiais civis de outras delegacias que não estavam de serviço efetuaram diligências para prender os criminosos e pessoas da comunidade também contribuíram muito com as investigações, então essa série de fatores tornou possível a solução rápida desse crime”, concluiu. As armas utilizadas no crime não foram localizadas. Segundo Gláucio e o menor, eles jogaram as duas na rua a mando de Thiago. Na casa do adolescente a polícia ainda encontrou a roupa utilizada por ele naquela noite.

Ilfran Tavares trabalhou por 24 anos na Polícia Civil e atualmente estava lotado na Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos (DEAV). Durante sua carreira policial prestou serviço nas delegacias distritais: 1ªDP, 4ªDP, 6ªDP; e nas Especializadas: Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista (DEATUR), Delegacia Especializada no Consumidor (DECON), além de ter atuado também na Corregedoria de Polícia Civil (CORREPOL). Ele foi enterrado nessa segunda, em um cemitério em Nova Descoberta.

O delegado Sérgio Leocádio, amigo da vítima há mais de 20 anos, lamentou o ocorrido e criticou duramente a situação da segurança no Rio Grande do Norte. “Ele começou a trabalhar comigo na polícia na década de 90. Era uma pessoal exemplar, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Hoje perdemos não apenas um grande profissional, mas também um grande amigo. Acho que a insegurança no RN chegou ao limite. Se um policial morre dessa forma, como fica a situação do cidadão comum? Quem deveria estar dando entrevista agora era o Governo, pois ele é o culpado por toda essa insegurança”, afirmou.

Ebserh suspende concursos para hospitais universitários do RN

Os concursos realizados para preencher vagas nos hospitais universitários do Rio Grande do Norte serão suspensos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela seleção. A medida segue a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) que recebeu 41 denúncias sobre possíveis irregularidades durante a aplicação das provas.

A suspensão vale até que a Ebserh adote providências que incluem a reavaliação da pontuação da prova de títulos e da análise de experiência profissional. A pontuação detalhada e os critérios adotados nessa reavaliação também terão de ser devidamente divulgados para que os candidatos sejam esclarecidos quanto às suas notas e possam interpor novos recursos, caso necessário.


Os questionamentos levantados pelos denunciantes em 29 procedimentos foram repassados pelos procuradores ao coordenador de Planejamento de Pessoal da Ebserh, Luiz Moselli; e à chefe de Serviço de Recrutamento e Seleção de Pessoal, Érika Beckman. Além deles, participaram da reunião Alexandre Cardoso, da área de Desenvolvimento de Projetos do Iades, e o advogado do instituto, Saulo de Araújo Marquez.

Prazos 


Com o acordo, a divulgação do resultado preliminar deverá ser feita no dia 19 de maio, após a reavaliação das notas da prova de títulos e da experiência profissional. De 20 a 23 de maio deve ser dado vista aos candidatos sobre as razões da pontuação, com ampla publicidade; e, nos dias 26 a 27 de maio, os interessados poderão ingressar com recursos, na forma definida pelo edital. Após adotadas essas medidas, o concurso terá continuidade regularmente.

Prefeitura de Santa Cruz realiza encontro entre Merendeiras


Na manhã da última sexta feira (25) a Prefeita Fernanda Costa participou do I Encontro de Merendeiras de Santa Cruz, evento realizado no Centro da Juventude João de Dula pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação.

Diante da importância da segurança alimentar e nutricional dos alimentos, o poder público municipal realiza capacitações periódicas com os manipuladores de alimentos a fim de assegurar a estes profissionais, por meio de informações, a importância da merenda escolar, seu enriquecimento nutricional, incentivo a educação alimentar, ambiental e sanitária.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

PRF aponta trechos mais violentos


Estatísticas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam que o trecho entre os viadutos  do 4º Centenário (Natal) e Trampolim da Vitória (Parnamirim) na BR-101 – com  5.084 acidentes, 48 mortes e 307 feridos graves-, é o mais  violento dentre as sete BRs do Rio Grande do Norte.

O levantamento compreende o  o período de 2010 ao primeiro quadrimestre do ano e aponta, ainda, que os outros trechos de trânsito mais perigoso situam-se na BR-304. Segundo os dados da PRF, no perímetro urbano de Mossoró (km 33 ao 47), na confluência das BR-226 e 304, houve 1.005 acidentes, com 30 mortes e 169 feridos.

Em seguida aparece o trecho do km 280 ao 298 entre as rotatórias de Macaíba e da Reta Tabajara, confluência das BR-226 e 304, onde se registrou 678 acidentes, com 19 mortos e 109 feridos graves.

Para o inspetor da PRF, Roberto Cabral, o maior número de acidentes do km 94 ao 104 entre Natal e Parnamirim (BR-101) deve-se também ao grande número de veículos que trafegam naquele trecho oriundos do interior e de outros estados que buscam a capital: “Mas a maioria dos acidentes é de colisões traseiras, sem muitas vítimas”.

Partida disputada no Iberezão projeta Santa Cruz para todo o Brasil


A passagem do ABC por Santa Cruz para cumprir uma pena de três jogos imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelo Campeonato Brasileiro da Série B resultará em marketing espontâneo para a cidade e o seu principal atrativo turístico, o Alto de Santa Rita de Cássia.

Com a atenção da imprensa nacional para a Cidade Santuário, inclusive com transmissões ao vivo pela TV para todo o país, Santa Cruz ganhará em visibilidade o que resultará em mais pessoas que ficarão sabendo que a capital do Trairi possui a maior imagem católica do Mundo.

Além da partida realizada contra o Boa Esporte-MG no último sábado (26), o ABC fará mais dois jogos em Santa Cruz: ABC x Sampaio Corrêa no dia 17 de maio e ABC x Icasa no dia 24 de maio.



Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Mesa diretora lê pedido de impeachment contra governadora


O pedido de impeachment contra a governadora Rosalba Ciarlini Rosado foi lido pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira (29). O processo foi protocolado na semana passada e entregue por representantes do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO/RN) e solicita-se, ainda, o afastamento imediato da governadora das funções.

O pedido de impeachment entregue à AL denuncia a governadora pelos seguintes crimes de responsabilidade: uso de bens e serviços públicos do Estado para promover a campanha política nas eleições de Mossoró em 2012, promovendo o impedimento ao livre exercício do voto pelos cidadãos mossoroenses; atos de improbidade administrativa imputados pelo Ministério Público Estadual; e transporte de verbas do orçamento sem autorização legal, através da suplementação acima do limite legal permitido pela LOA 2012 e da transferência de recursos constitucionalmente vinculados à educação para pagamento de pessoal inativo.

Empresários potiguares apelam à Henrique Alves a atualização da lei das micro e pequenas empresas‏


Um grupo de empresários norte-riograndenses, liderado pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, se reuniu nesta terça-feira (29) com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Os representantes da indústria e do comércio apelaram para que a proposta que atualiza a lei das micro e pequenas empresas seja votada ainda nesta terça-feira, conforme a previsão da pauta do Plenário.
Se for aprovada, a nova lei vai incluir várias categorias profissionais no benefício do imposto simplificado, entre elas fisioterapeutas, corretores, advogados e pequenos negócios como academias de ginástica. O texto ainda prevê o fim da chamada substituição tributária para as micro e pequenas empresas, criação de um cadastro único nacional, incentivo para exportações e percentual obrigatório de compras governamentais de empresas do segmento.
Henrique Alves assegurou que a proposta será o principal item da pauta desta terça-feira e que os acertos para um possível acordo de votação serão discutidos durante a reunião de líderes desta tarde.
Além de Amaro Sales, também estiveram com o presidente da Câmara dos Deputados o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo; o presidente da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte, Itamar Maciel; o Vice-presidente da ACRN, Sérgio Freire, e o diretor de Micro e Pequenas Empresas da Fiern, Heyder Dantas.

Governo anuncia calendário de pagamento dos servidores do Estado

O pagamento dos salários dos servidores do Estado será escalonado neste mês. De acordo com as Secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) e da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), nesta quarta-feira (30) os pagamentos de todos os servidores da Segurança, Saúde, Educação, UERN, independente do valor, serão creditados às 14h. Os servidores das outras áreas que recebem até R$ 5 mil líquidos também receberão nesse dia.

Já os demais servidores que recebem acima dos R$ 5 mil líquidos receberão no dia 9 de maio. Segundo o Governo do Estado, esses servidores equivalem a 3% da folha de pagamento.

Família procura por jovem desaparecido há 15 dias em Natal

Um jovem de 28 anos está desaparecido desde o dia 14 de abril passado. José Nilson Morais de de Souza Júnior sofre de esquizofrenia e, segundo a família, tem tendências suicidas. Ele sumiu da casa onde mora na Cidade da Esperança, zona Oeste de Natal, depois de receber alta do Hospital Colônia Doutor João Machado.
A irmã de José Nilson, Danielle Cortez, conta que tentou conseguir junto ao hospital a permanência do irmão, mas não foi possível. “Eu sabia que ele ainda não estava bem”, afirmou. O homem recebeu alta, segundo os parentes, antes mesmo de ser internado. “Ele estava na fila de espera, porque não havia vagas, e depois de cinco dias aguardando no hospital foi liberado, no dia 2 de abril”, detalhou Danielle.
No dia seguinte, Danielle Cortez foi informada sobre liberação e seguiu para o João Machado na tentativa de manter José Nilson internado na unidade. Ela foi orientada a procurar o mesmo médico que o havia consultado, pois somente ele poderia suspender a alta. “E me disseram que o esse médico só estaria de plantão novamente no dia 7 de abril”, contou.
A mulher voltou para casa sem o irmão, que permaneceu na espera do hospital, e só retornou para a unidade na data informada pelos atendentes. No encontro, o psiquiatra reiterou que José Nilson estava bem e que poderia voltar junto da família. “Então eu pedi que ele assinasse um termo de compromisso para se responsabilizar com o que acontecesse com o meu irmão, mas ele se negou”.
Mais uma vez, Danielle Cortez voltou sem José Nilson para casa. Entretanto, segundo ela, no mesmo dia à tarde, profissionais do Hospital Colônia foram deixá-lo no local. “A gente o recebeu, mas depois ele sumiu”. No dia 9, José Nilson saiu de casa sem dizer para onde ia, retornando somente dois dias depois. No dia 14 fugiu novamente e, desde então, não foi mais visto.
Danielle disse que ele passou três meses morando com o pai dos dois, em Porto do Mangue, no litoral Norte, mas desde o dia 28 de março havia voltado na capital. “Meu pai o trouxe porque não estava conseguindo dar os cuidados a ele. Meu irmão estava se autoflagelando e queria se matar”.
Ela pede para que as pessoas que tiverem notícias sobre José Nilson comuniquem a família. O número telefone para contato é o (84) 8862.6797 ou (84) 9981.3015.

Prefeita Fernanda Costa recepciona governadora Rosalba Ciarlini em lançamento de programa


A Prefeita anfitriã, Fernanda Costa recepcionou a governadora do RN Rosalba Ciarlini na última sexta-feira (25) em Santa Cruz. Em evento realizado no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a chefe do executivo estadual veio à capital do Trairi para lançar os editais do programa “RN Sustentável”.

O evento contou com a participação de vários prefeitos da região, além do Deputado Estadual Tomba Farias.

Em seu discurso, Fernanda Costa agradeceu a vinda da governadora à Santa Cruz e destacou o potencial turístico da cidade, que recebe milhares de visitantes todos os fins de semana. A Prefeita também disse estar feliz com a proposta do programa “RN Sustentável”, que promete atender aos anseios dos municípios em diferentes áreas.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Bandidos invadem escola e três pessoas ficam feridas após ataque em Mossoró

Três pessoas ficaram feridas após um ataque na Escola Estadual Maristela, no bairro Liberdade I, em Mossoró. A ação aconteceu por volta das 17h e, segundo a polícia, pelo menos duas pessoas teriam entrado no colégio e efetuado disparos de arma de fogo contra o cabo da reserva identificado como José Nicodemos de Oliveira, que atuava na guarda patrimonial da escola.

Além dele, uma supervisora, identificada apenas como Aretuza, e uma aluna da escola também foram atingidas pelos tiros. Após o ataque, os autores dos disparos fugiram do local do crime à bordo de um carro tipo Gol de cor vermelho. Os três baleados foram socorridos para o Hospital Regional Tarcísio Maia. 

Informações preliminares davam conta de que a situação do PM seria a mais grave dentre as três vítimas. Nem a polícia e nem a direção da escola soube apontar o que teria motivado o ataque. 

Depois do “Dia D”, santa-cruzenses de grupos prioritários devem procurar postos para se vacinar contra a gripe


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Saúde, lembra que a campanha de vacinação contra a gripe continua até o próximo dia 09 de maio.

A vacinação teve o seu “Dia D” no último sábado (26), quando foram disponibilizados 10 postos de vacinação. Quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinou deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e se imunizar da doença.

A secretaria municipal de Saúde lembra que devem se vacinar contra a gripe: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade.




Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Nélter: “Tem corrupção no governo Rosalba. Secretários recebem comissão de até 30%”

O deputado Nélter Queiroz (PMDB) afirmou na manhã de hoje que tem informações de que secretários do governo Rosalba Ciarlini (DEM) só pagam a fornecedores se receberem em contrapartida a quantia de 20% ou 30% do valor do serviço sob a forma de comissões. “Tem secretário que só paga se tiver 20% ou 30% de comissão. Essa é a informação que roda o RN”, afirmou o deputado, defendendo investigação do Ministério Público.
O deputado se disse favorável ao impeachment da governadora Rosalba Ciarlini. “Em princípio”, ressalvou. Para ele, é preciso verificar se há consistência no pedido do MARCCO. “Em princípio sou a favor ao impeachement. Em segundo lugar, temos que ver o conteúdo, a consistência do pedido. Que falta competência ao governo, que falta gestão, não há dúvida. Que existe corrupção, não há dúvida. Existe corrupção. Aliás, a corrupção continua”, disse Nélter.

Segundo Eco Pedal de Tangará reúne mais de 200 ciclistas


Com o apoio do Governo Municipal de Tangará, o segundo Eco Pedal de Tangará teve 250 inscritos para trilhas na cidade Princesa do Trairi. Ciclistas da Paraíba, Ceará e RN predominaram entre os participantes do maior evento esportivo realizado até agora no ano de 2014.
O Eco Pedal teve duas trilhas, uma de 35 km e outra de 50 km, e chegou a sua segunda edição, garantindo espaço no calendário cultural e esportivo de Tangará.
Ao final das trilhas, os ciclistas se reuniram na Casa Verde, residência do Prefeito Alcimar Germano, para se confraternizar e almoçar, sendo a Casa Verde o principal ponto de concentração dos eventos.





Informações: Prefeitura de Tangará