quinta-feira, 12 de abril de 2018

Dos 47 reservatórios monitorados no RN, dois estão 'sangrando'

Açude Público de Encanto, na região Oeste potiguar, começou a 'sangrar' nesta quinta (12)  (Foto: Geyson Oliveira)

Dos 47 reservatórios que são monitorados pelo Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte, em dois deles o volume de armazenamento já chegou ao limite e nesta quinta-feira (12) as águas começaram a transbordar. Em outras palavras, estão ‘sangrando’, expressão que o sertanejo gosta de usar.

É importante explicar que o Igarn monitora apenas os açudes ou barragens que possuem capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos de água. São os casos dos açudes de Encanto e Riacho da Cruz, ambos na região Oeste do estado.

Campanha nacional de vacinação contra a gripe espera imunizar cerca de 880 mil pessoas no RN

Vacina é importante medida de prevenção contra ocorrência de novos casos de influenza (Foto: Romero Mendonça/Secom)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2018 será realizada no período de 23 de abril a 1° de junho, sendo o 12 de maio o ‘Dia D’ de mobilização. De acordo com a Coordenação Estadual de Imunizações (CEI), a estimativa para esta edição é vacinar mais de 54,4 milhões de pessoas em todo país. No Rio Grande do Norte, a expectativa é imunizar 879.430 pessoas, tendo como meta atingir 90% dos grupos prioritários.

Fazem parte dos grupos elegíveis para a vacinação:

Crianças na faixa etária de seis meses a menos de 5 anos de idade

Gestantes

Puérperas (até 45 dias após o parto)

Indivíduos a partir dos 60 anos

Trabalhadores da saúde

Professores de escolas públicas e privadas

Indígenas

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras 
condições clínicas especiais

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

População privada de liberdade

Funcionários do sistema prisional

Segundo Katiucia Roseli, coordenadora de Imunizações, “em 2017, o RN vacinou 85,7% desta população, e para este ano a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está concentrando esforços, por meio da CEI e das Unidades Regionais de Saúde, para que os municípios vacinem o máximo possível de pessoas pertencentes aos grupos prioritários. A ideia é que assim se possa reduzir as internações, complicações e óbitos causados por influenza”.

Influenza
A influenza, mais conhecida como gripe, é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar ao agravamento e à morte, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Mortes
De acordo com a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap, este ano, nos meses de janeiro e fevereiro foram notificados 18 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, com duas mortes confirmadas.

Serviço que oferece prevenção ao suicídio começa a funcionar com ligação gratuita no RN

Ligações para o CVV passam a ser gratuitas no Rio Grande do Norte (Foto: CVV/Divulgação)

As ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV) passam a ser gratuitas no Rio Grande do Norte através do número 188. Pelo número, os cidadãos têm acesso a apoio em momentos de crise e ajuda para prevenção ao suicídio. A gratuidade da ligação é resultado de um convênio com o Ministério da Saúde.

Além do telefone 188, os atendimentos do CVV podem ser feitos também por e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias e nos 87 postos de atendimento.

De acordo com o CVV, foram realizados 2 milhões de atendimentos em 2017. Atualmente a média nacional de suicídio no Brasil, em todas as idades é de 5,5 por 100 mil habitantes. São, em média, 11 mil pessoas que tiram a vida por ano no Brasil.

O Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio, por meio de 2.400 voluntários. Os voluntários não são necessariamente formados em psicologia, mas recebem uma capacitação de 40h. As chamadas acontecem em total sigilo, em um espaço de escuta acolhedor e seguro e que alivia a ansiedade e o desespero.

Deputado Tomba Farias cobra cumprimento da Lei do fardamento escolar, de autoria do prefeito Odon Júnior

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

Na tarde desta quarta-feira (11), o deputado Tomba Farias (PSDB), denunciou na Assembleia Legislativa a postura do prefeito de Currais Novos, Odon Júnior (PT), com a educação. De acordo com o parlamentar, o chefe do executivo municipal ainda não realizou a entrega do fardamento escolar dos alunos da rede municipal de ensino. Tomba lembrou em plenário que a Lei que determina a entrega gratuita do fardamento aos alunos do município, anualmente, foi de autoria do atual gestor, em 2012.

"O prefeito Odon Júnior quando era vereador na cidade de Currais Novos fez uma Lei que determinou ao Poder Municipal a concessão do fardamento escolar gratuito aos alunos da rede municipal e hoje, como atual prefeito, quem quiser o fardamento tem que comprar no comércio, pois mesmo com as aulas iniciadas a prefeitura ainda não fez a entrega. É necessário que o prefeito cumpra a lei que ele criou quando vereador ", questionou.

Tomba também alertou que o governante não vem realizando o pagamento do piso salarial dos professores do município. "O piso de 2017 e 2018 vem sendo pago pelos municípios vizinhos e em Currais Novos isso não aconteceu ainda. Queremos apenas uma palavra do gestor sobre por que motivos não foi realizado ainda o pagamento do piso dos educadores", finalizou.

PF apreende 30 quilos de drogas e armas em sítio na Grande Natal; dupla é presa

Drogas e armas foram apreendidas na zona rural da Grande Natal (Foto: PF/Divulgação)

Dois homens, de 24 e 25 anos, foram presos pela Polícia Federal suspeitos de tráfico de drogas em um sítio da zona rural de Macaíba, município da Grande Natal. Segundo a PF, a prisão aconteceu nesta quarta-feira (11). Com a dupla foram apreendidos mais de 21 quilos de cocaína e mais de 8 quilos de maconha, além de três armas.

De acordo com a PF, policiais da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE) receberam uma informação de que um homem dirigindo um veículo de cor vermelha estaria circulando por estradas próximas de Macaíba, onde se abastecia de drogas e posteriormente iria distribuí-las na capital.

Ao localizar o suspeito, os policiais passaram a segui-lo e observaram quando ele entrou em um sítio da zona rural. Quando o homem deixava o local teve o seu carro interceptado. No momento da abordagem, ele ainda tentou fugir, mas foi alcançado.

Segundo os policiais, foi feita uma rápida busca no interior do veículo, sob o painel, foi achado em um compartimento secreto que era acionado através de um dispositivo eletrônico, alguns tabletes com aparência e odor característico de substância entorpecente.

Os policiais lhe deram voz de prisão, e com o suspeito foram ao sítio e fizeram uma busca em toda a área do imóvel. Foram encontradas uma pistola, um revolver, uma espingarda, munições, balanças, embalagens para drogas, além de mais cocaína e também maconha, que estavam enterradas em pontos distintos do quintal, no meio de uma plantação e dentro de um galinheiro.

Um outro homem que tomava conta da propriedade foi igualmente preso e conduzido para os devidos procedimentos de autuação. Os suspeitos permanecem custodiados na Superintendência da Polícia Federal, à disposição da Justiça.

Parte da droga estava enterrada no meio de uma pantação (Foto: PF/Divulgação)

Educação: Prefeitura de Santa Cruz convoca quatro estagiários aprovados em processo seletivo

A Prefeitura de Santa Cruz lança o Edital de Convocação nº 002/2018, referente ao Processo Seletivo Simplificado para provimento de Estagiários Remunerados (Edital nº 001/2017).

Os candidatos que estão sendo convocados são: AMANDA NAYRA DA SILVA, MARIA ELITA FERREIRA CONFESSOR, MARIA ADRIENE DA SILVA CONFESSOR e FABRICIA MARIA FERREIRA MARTINS SILVA.

Os convocados terão dois dias úteis, 12 e 13 de abril, para comparecer à sede da secretaria municipal de Educação, no Centro Administrativo (antigo PETI), no horário das 08h às 12h e das 14h, portando os documentos exigidos no edital do certame.

O Edital de Convocação 002/2018 está disponível no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

Jovem é executado com mais de 30 tiros na Zona Norte de Natal

Homem foi executado com mais de 30 tiros na avenida Boa Sorte, Zona Norte de Natal (Foto: Rafael Barbosa/G1)

Um homem de 21 anos foi executado com mais de 30 tiros no final da tarde desta quarta-feira (11), na Zona Norte de Natal. As informações foram confirmadas pela Força Nacional e pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). Ninguém foi preso pelo crime.

Segundo a Força Nacional, Jobson Max Dias da Silva foi morto por três homens na avenida Boa Sorte, no bairro Nossa Senhora da Apresentação. Ele estava no local, quando os assassinos chegaram em um carro modelo Gol e começaram a atirar nele. Eles fugiram logo em seguida.

No local, o Itep encontrou cápsulas de pistolas 380 e 240. Os técnicos informaram que a vítima foi atingida com mais de 30 tiros e morreu no local antes de qualquer socorro.

Uma equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para dar início às investigações. A motivação do crime ainda será identificada.

Deputado Tomba Farias assina ficha de filiação do PSDB

IMG-20180405-WA0182

O deputado estadual Tomba Farias se filia ao PSDB.

O ato de filiação aconteceu na sede do partido em Natal e reuniu as principais lideranças da legenda no Rio Grande do Norte.

Entre os principais nomes do PSDB potiguar, o presidente da Assembléia Legislativa, Ezequiel Ferreira, ressaltou a importância de Tomba integrar os quadros do partido, que hoje é um dos principais no cenário politico estadual.

Tomba Farias tentará a reeleição pelo partido.

Via Edipo Natan

TRT doa carros, computadores e equipamentos de escritório no RN

Carros que serão doados pelo TRT-RN (Foto: TRT/Divulgação)

O Tribunal Regional do Trabalho no Rio Grande do Norte vai doar 682 itens do seu patrimônio, entre veículos, computadores, impressoras e equipamentos para escritório. Orgãos públicos e organizações da sociedade civil podem se inscrever para receber os bens.

De acordo com tribunal, serão doados seis automóveis com ar condicionado e direção hidráulica nos modelos Astra, Fiesta e Focus, anos de 2003 a 2005, além de 462 equipamentos de informática e 214 equipamentos para escritório, como cadeiras, mesas, armários, arquivos e equipamentos de telefonia.

As condições para recebimento dos bens foram divulgadas nos avisos de desfazimento de bens publicados no site do TRT-RN, no último dia 3 de abril.

As entidades interessadas têm um prazo de 15 dias para se inscrever. Para isso, é preciso enviar um ofício à presidência do TRT, indicando os bens e a quantidade de seu interesse, além de anexar documentação exigida para qualificação.

Segundo o edital, para se habilitar à doação, os órgãos da administração pública e as organizações da sociedade civil não devem possuir fins lucrativos, nem podem distribuir resultados financeiros entre seus sócios e dirigentes.

Diretor do DER/RN garante ao deputado Tomba instalação de barreira de proteção na RN que liga Santa Cruz a Coronel Ezequiel

WhatsApp_Image_2018-04-04_at_14.57.00

O deputado Tomba Farias (PSB), na manhã da última terça-feira (03), durante sessão na Assembleia Legislativa, fez um apelo ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para que instale uma barreira de proteção na RN-023, estrada que liga Santa Cruz aos municípios de Coronel Ezequiel e Jaçanã. De acordo com o deputado, o trecho conhecido como "curva da morte", precisa desse equipamento para dar mais segurança aos condutores que transitam pelo local.

Ainda na tarde de ontem o deputado foi recebido pelo diretor do Departamento de Estradas e Rodagens, General Jorge Ernesto Pinto Fraxe, que confirmou uma visita ao local na próxima segunda-feira (09) para verificar in loco as alterações necessárias para a rodovia. Também participaram da reunião o Diretor de Obras e Operações, Caio Múcio e o Chefe da Divisão de Conservação e Melhoramentos, Wellington Sena Lobato.

Via Blog do Edipo Natan

Com faixa de 'Lula livre', manifestantes fazem ato em Natal contra prisão do ex-presidente

Manifestações contra prisão do ex-presidente Lula acontecem nesta quarta (11), em Natal (Foto: Ranniery Souza/Inter TV Cabugi )

Pessoas contrárias à prisão do ex-presidente Lula (PT) fizeram uma manifestação na tarde desta quarta-feira (11), em Natal. O protesto começou na calçada do shopping Midway Mall, no bairro Tirol, Zona Leste da capital, e seguiu para a frente do prédio do call center das lojas Riachuelo.

Houve uma ocupação simbólica no prédio da empresa, que pertence à família do pré-candidato à presidência pelo PRB, Flávio Rocha. Os manifestantes ficaram na frente da unidade e disseram que ninguém sairia ou entraria lá. O protesto acabou por volta das 18h.

Usando uma faixa com dizeres "Lula livre" e bandeiras de movimentos sociais, os manifestantes fizeram discursos e gritaram palavras de ordem contra a prisão do ex-presidente, detido desde a noite do último sábado (7) na sede da Polícia Federal em Curitiba.

Um carro de som também tocava músicas de campanhas antigas de Lula.

Após a concentração, que começou por volta das 16h, os manifestantes seguiram para o prédio do call center da Riachuelo, que fica na avenida Bernardo Vieira, no quarteirão ao lado do shopping. De acordo com eles, ninguém vai entrar ou sair do prédio.

Agentes de trânsito acompanharam a movimentação na região. Nenhuma estimativa quanto ao número de participantes foi divulgada pelos organizadores do protesto ou pela Polícia Militar

Dono de locadora de videogames é morto a tiros ao ter loja roubada na Zona Norte de Natal

Dono de locadora foi vítima de latrocínio no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal  (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi )

Bandidos assaltaram uma locadora de videogames e mataram o dono da loja em seguida. O caso aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (11) no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal. De acordo com a Polícia Militar, três adolescentes foram apontados como suspeitos do crime e encaminhados para prestar esclarecimentos na delegacia.

Erivan de Araújo, de 48 anos, estava dentro do seu estabelecimento, na rua Barão do Cocais, quando foi surpreendido por três criminosos armados. Os bandidos balearam o comerciante, que morreu no local, e fugiram levando quatro videogames e celulares.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Polícia Civil estão no local do crime para iniciar as investigações. Este é o 28º latrocínio registrado no Rio Grande do Norte em 2018.

Dono de locadora de videogames é morto a tiros ao ter loja roubada na Zona Norte de Natal


As escolas da rede municipal de Santa Cruz irão desenvolver ações do “Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)”, projeto fruto da parceria entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que ensina estudantes do ensino fundamental a percorrer o caminho do empreendedorismo.

Na capital do Trairi, o projeto passou pela fase de capacitação de professores, coordenadores e gestores das escolas municipais. A formação, ministrada por consultores do escritório regional do Sebrae, ocorreu nos últimos dias 05, 06 e 07 de abril, no auditório da Escola Municipal Miguel Lula (antigo CCI).

Na prática, o JEPP levará para o ambiente escolar, durante as aulas, atividades voltadas para a simulação de uma miniempresa.  As crianças terão a oportunidade de aprender os primeiros passos de um empreendedor, por meio da elaboração de um plano de negócios, que engloba pesquisa de mercado, confecção de produtos para a venda e atendimento ao cliente.

O JEPP é composto por nove cursos, um para cada um dos nove anos do ensino fundamental.

Fernanda Costa participa de entrega de cheque do Microcrédito e destaca que ação beneficia diretamente o turismo local


A Prefeita Fernanda Costa foi a anfitriã na solenidade de entrega dos cheques do Programa Microcrédito do Empreendedor. O evento aconteceu no último sábado (07), no Ginásio Marcilio Furtado, em Santa Cruz, e contou com a presença do Governador Robinson Faria, além de prefeitos da região e outras autoridades.

Em seu pronunciamento, a Prefeita Fernanda Costa ressaltou a importância dos recursos que serão aplicados na economia local pelo programa, sobretudo, em virtude da crise que os municípios estão enfrentando já há algum tempo.

A prefeita de Santa Cruz afirmou que os recursos liberados pelo Microcrédito irão beneficiar, principalmente, empreendedores do setor turístico, que se preparam para a Festa de Santa Rita, padroeira do município. “Aqui no nosso município chega numa hora bem especial, porque estamos às portas das festividades da nossa padroeira e uma grande parte desses empreendedores trabalha diretamente ou indiretamente com o turismo, com os turistas, e estão se preparando para recebê-los de uma forma melhor”, disse Fernanda Costa.

O programa consiste na oferta de financiamentos em condições especiais para empreendedores formais e informais. Cada um poderia adquirir empréstimo no valor de até R$ 6 mil em até 24 meses.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, a execução do Programa Microcrédito do Empreendedor na capital do Trairi contou com a parceria da Prefeitura de Santa Cruz, que realizou encontros de mobilização com empreendedores locais, ampliou a divulgação do programa e fez o pré-cadastro das pessoas que manifestaram interesse na linha de crédito.

Segundo a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), que operacionaliza o programa, foram entregues 750 cheques, 208 para Santa Cruz e os demais para empreendedores de Jaçanã, Coronel Ezequiel, Japi, Campo Redondo, Lajes Pintadas, São Bento do Trairi e São José do Campestre. O valor aplicado na economia da região se aproxima dos R$ 3 milhões.