quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Santa Cruz participa de evento sobre trabalho infantil em São Luiz/MA


O município de Santa Cruz foi representado pela Secretária Municipal de Assistência Social, Suelem Bulhões, no Encontro Intersetorial das ações estratégicas do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) que aconteceu em São Luiz/MA, nos dias 13 e 14 de novembro.

O evento reuniu gestores municipais e estaduais dos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e do Rio Grande do Norte com o objetivo de ampliar os esforços no combate ao trabalho infantil, remanescente no campo, na informalidade, no trabalho doméstico e nas atividades ilícitas. Na ocasião, também foram sugeridas ações de intervenções territoriais articuladas com as políticas intersetoriais.

O encontro foi bastante participativo e contou com debates e mesas temáticas com a finalidade de subsidiar os gestores, que devem fomentar sua prática a partir do cenário atual do trabalho infantil, o redesenho do PETI, ações estratégicas do PETI  e a rede intersetorial
.

ABC precisa só de mais um pontinho para se manter na série B


O ABC deu ontem um importante passo para escapar do rebaixamento ao vencer o Ceará por 1 a 0, gol de Somália, na Arena das Dunas. Com a vitória, o time alvinegro pulou para o 14º lugar com 45 pontos, abrindo cinco de vantagem para o América, o primeiro clube da zona de rebaixamento. De acordo com o site Chances de Gol, o clube que atingir 46 pontos estará garantido no Campeonato Brasileiro da Série B de 2015, portanto só um ponto para o alvinegro que poderá sacramentar a permanência na penúltima rodada contra o Vila Nova, na próxima sexta-feira, em Goiânia.
Autor do gol que praticamente afastou as chances de rebaixamento, hoje de 0,6%, o volante Somália comemorou o triunfo. “Fico feliz em ter conseguido marcar um gol importante e ter ajudado o ABC. Esse gol significa muito, primeiro pela importância do jogo e, depois, pois eu não vinha atuando há quase dois meses, depois de uma lesão, e pude entrar e fazer o gol da vitória. É um gol que tem um gostinho especial”, afirmou o atleta ao site oficial do clube.
Somália garantiu ue o foco do grupo continua e que o jogo contra o Vila Nova está sendo encarado como decisivo. “Foi um resultado importante, mas agora tem mais uma guerra fora de casa contra o Vila Nova. Se conquistarmos os três pontos, aí sim poderemos respirar aliviados. Enquanto isso não acontecer, temos que manter o foco”, revelou. A delegação alvinegra já seguiu viagem para Goiânia (GO). Hoje à tarde, o treinador Roberto Fonseca já comandará um treino na capital goiana.

No Jardins motoqueiro faz arrastão em ponto de ônibus, assalta cigarreira tudo ao lado do posto da PM

No começo da tarde desta segunda -feira um motoqueiro armado realizou um arrastão no ponto de ônibus localizado na rua das Grampoulas, bairro Jardins em São Gonçalo do Amarante bem na divisa da capital potiguar.

Pelo menos seis pessoas que esperavam pelo ônibus no ponto foram assaltadas, o bandido que estava armado ainda invadiu uma cigarreira levando o que podia do comerciante. A revolta de todos é que tudo aconteceu à cinquenta metros de um posto da Polícia Militar.

Risco de rebaixamento do América para Série C é de 75%, aponta site


O empate por 2 a 2 diante da Ponte Preta, na noite desta terça-feira, mantéu viva a esperança do América de Natal de fugir da zona de rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Com 40 pontos e com duas rodadas a disputar, o alvirrubro está a dois pontos do primeiro clube fora do Z4, o Bragantino, que tem 42.
Não podendo contar apenas com as próprias forças, o América precisa vencer os seus dois últimos jogos e contar com, pelo menos, uma derrota do Braga para que as posições entre os clubes se invertam na tabela.
Todavia, as probabilidades matemáticas do time comandado por Roberto Fernandes escapar do descenso são mínimas. Segundo aponta o site Infobola, o América tem 75% de chance de terminar a Série B entre os quatro últimos colocados.
Na luta contra a calculadora, o primeiro dos dois últimos duelos americanos na segundona acontece já nesta sexta-feira, 21. Na Arena das Dunas, o América recebe o Náutico em um jogo de vida ou morte que pode tirar, em caso de derrota do Bragantino contra o Paraná, o América da zona de rebaixamento da Série B.

Santa Cruz participa de Mostra Internacional de Semanas do Bebê em Belém do Pará


Acontece na cidade de Belém/PA a II Mostra Internacional das Semanas do Bebê e Santa Cruz está representado pela Secretária Municipal de Assistência Social, Suelem Bulhões. O evento teve início nesta terça-feira (18) e se encerra nesta quinta-feira (20).

O objetivo da Mostra é incentivar a troca de informações acerca das melhores práticas da iniciativa por meio do reconhecimento dos municípios que se destacaram na realização dos eventos. A ideia é promover a troca de experiências entre países, estados e municípios brasileiros e discutir as formas mais efetivas de fazer com que a Semana do Bebê contribua com a garantia dos direitos da primeira infância. O processo aconteceu por meio da inscrição dos municípios e a escolha foi feita por meio da análise dos formulários por um Comitê Técnico, formado por representantes do governo e da sociedade civil, do UNICEF e outros parceiros, onde foram selecionados 12 municípios contando apenas com 02 (dois) municípios do Rio Grande do Norte: Santa Cruz e Guamaré.

Além da apresentação dos trabalhos, o evento conta também em sua programação com conferências, mesas redondas, atividades culturais e artísticas.

Unidades de Saúde vacinam gestantes até a próxima segunda-feira

Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Setor da Vigilância Epidemiológica (SVS) e Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), inicia nesta segunda-feira (24), a introdução da vacina dTpa no calendário vacinal da gestante nas unidades de saúde da rede municipal.
Segundo a chefe do NAI, Solange Cruz, o objetivo da dTpa no calendário da gestante “é induzir a produção de altos títulos de anticorpos contra a doença coqueluche na gestante, possibilitando a transferência transplancentária destes anticorpos para o feto, resultando na proteção do recém-nascidos, nos primeiros meses de vida, até que se complete o esquema vacinal contra a coqueluche, preconizado no Calendário Nacional de Vacinação”.
A vacina é indicada para as gestantes entre a 27 e a 36 semana de gestação, preferencialmente, podendo ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. “É importante vacinar o mais precocemente possível dentro da indicação do período de gestação pelo risco de intercorrências, a exemplo, do parto prematuro”, destacou a chefe do SVS, Aline Bezerra.
A vacina também é indicada para os profissionais de saúde: médico anestesista, ginecologista, neonatologista, obstetra, pediatra, enfermeiro e técnico de enfermagem que atendam nas maternidades e UTIs neonatais para proteção dos recém-nascidos.

Prefeita Fernanda Costa participa de abertura da festa da padroeira do Conjunto Cônego Monte



A Prefeita Fernanda Costa participou na noite desta terça-feira (18) da abertura da festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira do Conjunto Cônego Monte. A primeira noite da festa teve procissão e hasteamento da bandeira, além da celebração de novena. A festa, que prossegue até o dia 27 de novembro, tem como tema este ano “Com a Mãe das Graças, Busquemos os Dons do Filho”.


PEC torna obrigatória execução do orçamento geral do Estado‏

Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria do deputado Agnelo Alves apresentada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, altera os artigos 106 e 107 da Constituição Estadual, para tornar obrigatória a execução da programação orçamentária do Estado.
Na justificação da Proposta, o deputado registra que as funções dos parlamentares não se restringem a redigir e propor leis e a fiscalizar a atuação do Estado, mas alcançam, também, o dever de auxiliar o Poder Executivo no direcionamento de políticas públicas que se fizerem necessárias.
“A vigência de uma norma que permite um orçamento meramente autorizativo confere ao Poder Executivo uma grande discricionariedade na execução do orçamento, dando um papel secundário ao dever do parlamentar de elaborar projetos para beneficiar a população, principalmente quando se observam as restrições às emendas que se encontram no artigo 107 da Constituição Estadual”, afirma.
Ele registra ainda que a relativa liberdade de escolher o valor que será destinado a cada ação proposta pela Casa Legislativa acaba por sujeitar os parlamentares ao poder de agentes do Executivo, que se utilizam dessa situação para realizar barganhas e conquistar apoio no Poder Legislativo.
Agnelo Alves justificou ainda que para “evitar que essa função do Legislativo seja limitada por interesses que ultrapassam as esferas do bem comum, pugna-se pela autorização do orçamento impositivo em relação às emendas parlamentares, o que permitirá maior atuação dos deputados no que diz respeito às políticas públicas e à função de dar assistência ao Poder Executivo”.
A PEC modifica o parágrafo 9º do Artigo 106 e os parágrafos 10º, 11º, 12º, 13º, 14º, 15º, 16º, 17º e 18º, do Artigo 107 da Constituição Estadual. Na proposta, a Emenda Constitucional é para entrar em vigor na data de sua publicação e produzirá efeitos a partir da execução orçamentária do exercício de 2015.

TSE mantém registro de Souza, que é confirmado como deputado estadual eleito do RN

O deputado estadual eleito do Rio Grande do Norte Manoel Cunha Neto, conhecido como Souza, teve o registro da sua candidatura confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Souza havia já conseguido uma liminar no TSE e hoje teve, a unanimidade, a confirmação da decisão pelo pleno da Corte.
Com isso, ele está confirmado como parlamentar potiguar, cuja diplomação ocorrerá no dia 18 de dezembro.

Via: Panorama político

Casal suspeito de tráfico de drogas é assassinado a tiros em São Gonçalo do Amarante


Um homem e uma mulher apontados pela polícia como suspeitos de tráfico de drogas foram assassinados a tiros, na noite desta terça-feira (18), dentro de uma residência no conjunto Brasil, em São Gonçalo do Amarante. Bandidos armados invadiram o local e efetuaram tiros de pistola.
Os criminosos fugiram em uma motocicleta e não foram identificados. As vítimas também ainda não tiveram os nomes divulgados. No entanto, a polícia já adiantou que o homem morto era conhecido pelo apelido de Tonho e, inclusive, já tinha sido preso pelo crime de tráfico de drogas.
Ele e a mulher, ainda segundo foi levantado pela polícia no local do duplo homicídio, estariam comandando uma boca de fumo naquele local. A suspeita inicial é que os dois tenham sido vítimas de um acerto de contas. A mulher foi assassinada na sala de casa, com tiros na cabeça e o homem foi encontrado morto no quintal da casa.

"Delegado Antônio Peixoto na mira da polícia"


Desvio de dinheiro público, fraude à licitação, uso de laranjas. Foi para desarticular um suposto esquema criminoso instalado na Prefeitura de Ceará-Mirim (Grande Natal) que o Ministério Público do RN deflagrou na manhã de hoje a Operação Baco, cumprindo mandados de busca e apreensão na casa de diversos agentes públicos e servidores municipais. Até a residência do prefeito da cidade, Antônio Peixoto (PR), que é delegado de polícia licenciado, foi alvo da investigação. Lá, procurou-se documentos que reforçariam as evidências já existentes.
A assessoria de comunicação do MP afirmou que não tem mais informações sobre o caso. Oficialmente, o que se sabe, até o momento, é que foram 12 mandados de busca e apreensão expedidos até o momento pelo Tribunal de Justiça do RN. As buscas são realizadas em secretarias da Prefeitura de Ceará-Mirim, residências de agentes públicos, servidores públicos e particulares.
Entre essas residências estaria a casa do atual prefeito, Peixoto, e da secretária de Finanças do Município, Rejane Lidice. A intenção seria localizar documentos que reforçariam os indícios de irregularidades investigadas. “Os investigados – agentes e servidores públicos, além de particulares – se associavam para o fim de cometer diversos crimes contra a administração pública, beneficiando-se com o desvio de dinheiro público através de esquema criminoso por meio de fraudes à licitação, uso de ‘laranjas’, contratos fraudulentos simulando o fornecimento de bens ou prestação de serviços”, apontou o MP, por meio de nota oficial publicada na manhã de hoje.
A operação foi deflagrada pelo MP, através da Procuradoria-Geral de Justiça e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e com o apoio da Polícia Militar.

Prefeitura capacita profissionais dos restaurantes que irão participar do Fest Frango


Como forma de preparação para o II Fest Frango, profissionais dos restaurantes que irão participar do Festival Gastronômico estão sendo capacitados pela Prefeitura. Na semana passada os oito estabelecimentos estiveram representados no curso de manipulação segura de alimentos, realizado no auditório do SEBRAE, em Santa Cruz.

Já nesta terça-feira (18), a parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Universidade Potiguar (UNB) possibilitou a realização de uma oficina gastronômica, em Natal/RN, também destinada aos restaurantes. A capacitação foi ministrada pela manhã e a tarde por professores da universidade.

O Festival Gastronômico é uma das atrações do II Fest Frango que acontece nos dias 27,28 e 29 de novembro. Os restaurantes que irão participar este ano são os seguintes: Refúgio e Requinte, Seridó, Lanche Bem, Degust, Leve Salada, Ynazuma, La Zela e Point.

TIM investe na melhoria de seus serviços em Natal, Mossoró e Parnamirm

A TIM, empresa de telefonia móvel líder de mercado no Rio Grande do Norte, com mais de 35% de market share e uma base de clientes de mais 1,6 milhão de assinantes (Anatel/jul.2014), vem realizando ações contínuas de melhoria e incremento dos seus serviços. Somente em 2014, a companhia concluirá o investimento de quase R$ 44 milhões em benefício do estado, valor 17% superior ao investido em 2013. Dentro deste montante destaca-se o projeto Layer, que visa ampliar a capacidade de tráfego, tanto de voz como de dados, reduzir as interferências e aumentar o número de usuários conectados a rede móvel simultaneamente.
Com mais de 90% do projeto alcançado, a TIM espera concluir até o fim de 2014 a implementação dos 34 co-sites 3G com frequência de 2100MHz em diversas regiões de Natal aonde já existem estações com tecnologia de terceira geração, mas na frequência de 850MHz. Assim, ao final do trabalho, existirão quatro portadoras operando nas duas frequências permitindo, entre outros aspectos, uma melhor capacidade de conectividade dos assinantes aos serviços de dados com uma maior velocidade de downloads e uploads. Atualmente a TIM está presente em 105 municípios potiguares levando sua tecnologia 3G para mais de 58,7% da população urbana do Rio Grande do Norte.
Para resumir toda essa infraestrutura, o Layer se traduz na capacidade de suportar o crescimento de tráfego por parte dos usuários. “O cliente 3G da TIM em Natal já vem experimentando as melhorias que estamos implementando na nossa rede, tanto que já temos registrado aumento no volume de tráfego nos mais de 70 sites que temos instalados na cidade. Hoje temos uma rede ainda mais preparada para uma excelente experiência de uso, com acesso mais rápido aos conteúdos da internet, melhorando a navegabilidade e com tecnologia compatível com os últimos lançamentos de smartphones no mercado”, afirma Douglas Soares, gerente executivo de Operações de Redes da TIM Nordeste.
Alinhados aos objetivos do Layer, outros projetos de infraestrutura foram desenvolvidos pela operadora em Natal ao longo dos últimos anos, a fim de aumentar a capacidade transmissiva, como nos casos do MBB (Mobile Broadband) e do FTTS (Fibra-até-a-Antena) que conecta as Estações Rádio Base (ERBs) à rede própria de altíssima capacidade da TIM. Os projetos mudaram o patamar de capacidade de alguns Mbps para centenas de Mbps no backhaul, permitindo uma maior velocidade de tráfego de dados e melhor qualidade do serviço de banda larga móvel.
A rede FTTS em Natal foi concluída em dezembro de 2013, com abordagem de 88 ERBs. A meta é concluir as expansões em andamento nas cidades de Mossoró ainda este ano. “Em 2015 seguiremos com o mesmo ritmo de investimentos, levando a tecnologia 4G para Mossoró e Parnamirim”, conclui Douglas Soares