segunda-feira, 4 de junho de 2018

Emparn prevê mais chuva em Natal nos próximos dias



Resultado de imagem para chuva em natal

O tempo instável deve persistir em Natal pelos próximos dias. É o que prevê a gerência meteorológica da Empresa Agropecuária do Rio Grande do Norte. A previsão se estende às regiões Litoral e Agreste.

Em boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (4), a Emparn afirma que “instabilidades de origem oceânicas (ondas de leste) deixarão o céu parcialmente nublado com ocorrência de pancadas de chuva em todas as regiões do estado, com destaque para o Litoral e Agreste”.

O Rio Grande do Norte registrou precipitação em praticamente todas as regiões durante o feriadão de Corpus Christi. As chuvas mais fortes, segundo a Emparn, acontecem em Parnamirim, Natal e Jardim de Angicos, na região Central.

Especificamente para a capital, o boletim meteorológico da Emparn prevê chuva pelos próximos três dias. Até quinta-feira, dia 7, a máxima registrada na cidade não deve ultrapassar os 30°C. A mínima, por sua vez, pode atingir até 22°C.

Em Mossoró, na região Oeste, o sol deve aparecer entre nuvens. A máxima na cidade deve ser de 35°C e a mínima, de 25°C.

No RN, seis juízes recebem proteção especial por causa de ameaças

Resultado de imagem para justiça

Seis juízes potiguares recebem proteção especial atualmente por causa de riscos gerados pelo trabalho, confirma o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. De acordo com a instituição, tratam-se de "ameaças veladas, eventualmente de morte". Todos os magistrados são da ativa.

O reforço na segurança dos juízes é feito pelo próprio tribunal, após pedido feito pelo profissional meio de ofício, telefone ou mesmo pessoalmente. Questionado, porém, quanto é investido no aparato extra de segurança, o judiciário estadual informou apenas que os custos são variáveis e "referem-se à locação de veículos, pagamento de diárias operacionais e combustível".

O Tribunal do Trabalho e a Justiça Federal do Estado negam ter juízes nessas circunstâncias.

Um estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgado em maio identificou 110 magistrados sob ameaça no país, ao longo do ano passado. Em 97% dos casos, ainda conforme o CNJ, o desempenho profissional dos juízes tem relação com ameaça.

Como a Justiça brasileira tem cerca 18 mil membros, uma média de seis juízes, em cada mil, receberam algum tipo de ameaça em 2017. Ainda de acordo com a pesquisa, a pessoa responsável pela potencial agressão é conhecida do magistrado em 65% das situações.

Para fazer o levantamento, um questionário foi aplicado pelo CNJ entre setembro e novembro do ano passado nos tribunais do país. O objetivo era mapear a estrutura da segurança institucional do Poder Judiciário.

Para entrarem na categoria de ameaçados, 110 magistrados relataram ao CNJ casos de intimidação, que provocaram a Justiça a tomar providências de segurança.

Tomba Farias comemora a eleição de Dr. Alexandre Sobrinho para prefeito de Pedro Avelino

TOMBA-EM-PEDRO-AVELINO-02

"Foi uma eleição tranquila, onde prevaleceu a vontade do povo". A declaração é do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), ao comemorar a eleição de José Alexandre Sobrinho (MDB) para prefeito de Pedro Avelino. Como vice-prefeito foi eleito Élson Trindade (PSB). O resultado da eleição suplementar em Pedro Avelino foi anunciado pelo TRE na tarde deste domingo, dia 03.

Apoiado pelo por Tomba Farias, Alexandre Sobrinho foi eleito com 288 votos de maioria e terá um mandato de 1 anos e seis meses. "Agradeço ao povo de Pedro Avelino, que soube votar e escolher um gestor preparado para fortalezar e desenvolver o município", disse Tomba.

O parlamentar municipalista destacou ainda que as portas de seu gabinete, na Assembleia Legislativa, vão estar sempre abertas para acolher as reivindicações do município. "Desde já, estarei ao lado da nova gestão, em prol de Pedro Avelino", ressaltou.

Alexandre Sobrinho foi eleito com 52,58% dos votos válidos. No pleito se abstiveram 1120 eleitores. Foram contabilizados 38 votos em branco e 177 nulos. Pedro Avelino conta com 22 seções eleitorais.

Chove 121,3 mm em Natal; confira a lista com as maiores chuvas

Resultado de imagem para chuva

POR INTERINO

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) mapeou as chuvas dos últimos dias e constatou que Parnamirim foi o município onde mais choveu: 169 milímetros. Logo em seguida, Natal aparece com 121,3 mm.

A lista completa das chuvas que aconteceram entre o dia 1º de maio e hoje, pode ser conferida logo mais abaixo com chuvas superiores a 40 mm em 12 municípios potiguares.

Lista das maiores chuvas (em milímetros)

Parnamirim 169,0
Natal 121,3
Jardim Angicos 111,5
Monte Alegre 84,0
Ielmo Marinho 73,5
Extremoz 88,5
Maxaranguape 80,0
Ceará-Mirim 77,0
Taipu 69,0
João Câmara 42,4
Canguaretama 41,9
Sitio Novo 40,5

Eleição no Tocantins ilustra o desencanto do brasileiro; quase 50% ignoraram os políticos

Por interino

Se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre a irritação do eleitor com a classe política, a eleição suplementar realizada, ontem, para o governo do Tocantins tratou de enterrar.

Os números revelam que a zanga do brasileiro é bem maior do que se imaginava.

Os votos nulos somaram 17,13% e os brancos 2,06%. E 30,14%, simplesmente, preferiram ficar longe das urnas.

Ou seja, 49,33% dos tocantinenses deram uma enorme banana para os políticos. Em 2014, tinham sido 20,31%.

É um cenário extremamente preocupante para as eleições de 7 de outubro, e deveria servir de alerta para quem ainda não percebeu o que esse enorme desencanto pode causar.

Coluna do Fraga – R7