terça-feira, 22 de outubro de 2013

G5 de Santa Cruz migrará em bloco para o PROS

O grupo de vereadores de oposição de Santa Cruz, popularmente conhecido por G5, chegou a uma conclusão bastante diferenciada. Eles estão saindo do PSD(Samuel e Júnior), PSDB(Josemar), PR(Pedro) e PMN(Monik) para se filiarem ao Partido Republicano da Ordem Social- PROS.


Talvez suas decisões tenha haver com a decisão tomada pelo deputado estadual Gustavo Carvalho de ter deixado o PSB e se filiado ao PROS. Pois, o G5 já 'fechou' com Gustavo para 2014. A exemplo do estadual, resta saber se o grupo dos cinco irá unido apoiar apenas um deputado federal.



Segundo o grupo, antes de tomar essa decisão, conversaram bastante com amigos, partidários, lideranças municipal e estadual... para sentir qual seria o melhor caminho a ser seguido. Após essas conversas decidiram que deveriam em bloco migrar para o mais novo partido, o PROS.



O PROS no RN é comandado pelo presidente da AL, deputado Ricardo Motta e seu filho, vereador de Natal, Rafael Motta.




Via: Blog do Erivan Justino

Dra. Fernanda participa do “SOS Municípios” e mostra preocupação com queda de recursos

 A Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, participou nesta segunda-feira (21), no clube do América, em Natal, do “SOS Municípios”, evento idealizado pelo Deputado Estadual, Tomba Farias e que reuniu a classe política potiguar, entre eles o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, o Presidente do Senado, Renan Calheiros, a Governadora do RN, Rosalba Ciarlini e o Ministro da Previdência, Garibaldi Filho, dentre outros.

O “SOS Municípios” serviu para protestar contra o esvaziamento financeiro que passam as prefeituras do Rio Grande do Norte e debater sobre o Pacto Federativo.

Fernanda Costa concedeu entrevista à reportagem da Rádio Santa Cruz AM e falou da realidade do município de Santa Cruz no que diz respeito à parte financeira.  “Todos os meses temos feito contas, constantemente, para não prejudicar a população e, principalmente, nosso funcionalismo. Mas a queda constante do FPM preocupa, pois todos os gastos aumentaram e não justifica o FPM ser reduzido”, afirmou a prefeita.

A grande dificuldade de Santa Cruz e de vários outros municípios são, principalmente, as sucessivas quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de recurso dos municípios de pequeno e médio porte. A inconstância no repasse desses recursos tem atrapalhado a tarefa dos gestores de administrar seus municípios.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Presidente do Senado Renan calheiros diz que Garibaldi Filho “é uma referência do PMDB”

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), informou após participar do “SOS Municípios”, evento político-reivindicatório municipalista que aconteceu nesta segunda-feira na sede do América em Natal, que o PMDB só anunciará o nome dos candidatos a governador do partido nos diversos Estados da Federação, inclusive o Rio Grande do Norte, no mais tardar até março do próximo ano.

Aqui no Estado, o senador alagoano, que é uma das principais lideranças nacionais do PMDB, informa que ainda não existe definição sobre quem será o candidato do partido ao Governo do Estado, admitindo, no entanto, que “o senador Garibaldi Filho é um dos melhores quadros do partido, realiza um bom trabalho à frente do Ministério da Previdência Social e é uma referência”, mas segundo o senador, é preciso avaliar onde é que Garibaldi Filho prestará melhores serviços ao Estado. “A melhor situação é quando se tem excesso de bons nomes como acontece no Rio Grande do Norte”, completou o presidente do Senado.


Aumento de 2% do FPM
“Na próxima semana eu e Henrique vamos nos encontrar com a presidenta Dilma Rousseff para dizermos a ela o que foi que ouvimos dos prefeitos do Rio Grande do Norte nessa reunião que tratou dos problemas e das dificuldades enfrentadas no momento. Vamos discutir, principalmente, o aumento de 2 por cento no repasse do FPM”. A declaração é do presidente do Senado, Renan Calheiros, que prevê a multiplicação do “SOS Municípios, originado no Rio Grande do Norte, para todo o País.

No seu discurso, Renan Calheiros disse ser favorável aos pisos salariais, mas alerta que o Governo Federal tem que ser parceiro dos municípios, não deixando a responsabilidade maior para os prefeitos. “Temos que redimir os municípios desse sacrifício”, ressaltou, acrescentando que o Senado terá dentro de 15 dias uma solução para problemas como financiamento da saúde, Plano Nacional de Educação e um novo modelo para a segurança pública.

Sobe para 13 número de cidades com abastecimento em colapso no RN

O número de cidades com colapso no abastecimento de água subiu para 13 no Rio Grande do Norte. Os municípios tiveram a cobrança de faturas suspensa pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), que atende 153 das 167 cidades do estado.
As cidades com serviços paralisados estão concentradas nas regiões Oeste e Seridó do estado. Atualmente sofrem com o colapso no abastecimento os municípios de Cerro Corá, Antônio Martins, Luís Gomes, Pilões, Água Nova, São Francisco do Oeste, Ipueira, Equador, São José do Seridó, Jucurutu, João Dias, Cruzeta e Carnaúba dos Dantas.

A Caern acrescenta que há diminuição da oferta de água em um trecho da adutora Arnóbio Abreu, no Médio Oeste. A ausência de chuvas causou a baixa no reservatório, o que afeta também a qualidade da água. O trecho compreende as cidades de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu e algumas comunidades rurais.

Inclusa na lista das cidades em colapso, Jucurutu só terá as cobranças suspensas a partir de  outubro – com vencimento em novembro. As faturas já entregues aos moradores devem ser pagas, pois representam o serviço já prestado à população no mês de setembro, sendo referente à água já consumida.

A seca tem sido a principal responsável pela redução no abastecimento da cidade, causando uma baixa vazão no rio Piranhas-Açu. De acordo com a Caern, as equipes têm tentado fazer o abastecimento, porém as partes altas estão sendo atendidas por carros-pipas. O sistema de abastecimento de água de Jucurutu atende aproximadamente 18 mil habitantes da cidade.

Senador José Agripino confirma acordo com a oposição: “Aliança com PMDB é tendência natural”

O presidente do DEM, senador José Agripino, disse que a aliança proporcional do DEM com o PMDB para as eleições de 2014 é uma “tendência natural”. Ele também afirmou que, se tiver condições políticas e eleitorais, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) terá o apoio do DEM para disputar a reeleição ao governo do Estado nas eleições do ano que vem.

As duas declarações de Agripino são conflituosas, se chocam e se inviabilizam, se for levada em consideração as palavras recentes do presidente do PMDB, deputado Henrique Alves, em entrevista reproduzida na edição desta segunda-feira de O Jornal de Hoje.

Nela, Henrique afirma “que um projeto majoritário que quer mudar o que aí está não caberia a participação do partido que está hoje nesse processo constrangedor e de profundas dificuldades para o presente e para o futuro do Rio Grande do Norte”, afirmou, se referindo ao DEM de Rosalba e Agripino, excluindo a legenda governista da aliança de candidatos a governador e a senador do Estado.

Já sobre a aliança proporcional, Henrique disse ser plenamente possível, o que, inclusive, contraria o PT, parceiro federal do PMDB no RN após o rompimento dos peemedebistas com Rosalba. Apear disso, o PMDB mantém as portas de uma coligação proporcional abertas para o DEM.

Neste sentido, Henrique deixa entrevê a possibilidade de o DEM não lançar Rosalba e apoiar o candidato da oposição. “Sem a proposta majoritária, poderá ser que o DEM venha participar, apoiando os candidatos que busquem o voto majoritário e queiram buscar os apoios possíveis e não recuse o voto para chegarmos a uma vitória”, frisou.

Para Agripino, a aliança proporcional – sem Rosalba Ciarlini, portanto, – seria a continuidade de uma realidade já existente politicamente hoje no Estado, que é a aliança entre DEM, PMDB, PR e outros partidos, como o PROS do presidente da Assembleia Ricardo Motta.
“Aliança do DEM com PMDB é prosseguimento de um fato que já existe. Com o PMDB, com o PR, com o partido ao qual o deputado Ricardo Motta se filiou. Essa é uma tendência natural de coligação proporcional. A eleição de governador, nós vamos discutir mais para frente”, avaliou.

CONDIÇÕES
O senador José Agripino Maia declarou, ainda, que se a governadora Rosalba Ciarlini tiver condições de ser candidata à reeleição, terá o apoio do partido. O senador afirmou que a própria Rosalba deverá reconhecer se terá chances de tentar a reeleição.

“Já disse e vou repetir: se Rosalba tiver condições de ser candidata, ela própria reconhecerá que tem condições e, em sendo ela do nosso partido, claro que terá o nosso apoio. Se ela não tiver condições, ela própria reconhecerá”, afirmou o líder democrata.


Instado a falar sobre eventuais condições impostas pelo PMDB para se aliar ao DEM, o senador José Agripino Maia disse que essas inexistem. “Não se conversa sobre condicionamentos. Não há condicionamentos, não”, negou o parlamentar, momentos após participar do SOS Municípios, evento promovido nesta segunda-feira com a presença de prefeitos, deputados estaduais e a bancada federal.

CONFLITO
As palavras do senador José Agripino Maia – de aliança com PMDB na proporcional e candidatura de Rosalba Ciarlini ao governo – contrastam com a posição do PMDB, que não aceita a participação do DEM na chapa majoritária, preferindo, neste caso, definir-se com os demais partidos de oposição à governadora Rosalba Ciarlini.

O PMDB somente aceita coligar com o DEM na chapa proporcional (deputados estaduais e federais), inclusive com a chapa contendo de oito a onze partidos. Mas não quer nem saber do DEM participando da chapa majoritária (governador e senador).

Ao admitir a aliança com o PMDB, portanto, Agripino continua sinalizando para a exclusão da governadora Rosalba da chapa majoritária – o que significa que, a permanecer no DEM, Rosalba poderá ser alijada do processo eleitoral do ano que vem.

A posição enfraquecida da governadora Rosalba Ciarlini é fruto do desgaste administrativo da sua gestão, que amarga índices elevados de desaprovação popular – acima dos 80%.
Rompidos com Rosalba, os líderes do PMDB fazem questão de enfatizar que não subirão no palanque que a gestora estiver em 2014. Garibaldi afirmou, positivamente, que: “A única coisa que já há definição tomada pelo PMDB é que o partido terá no palanque aqueles que querem fazer oposição a Rosalba”, afirmou o ministro.

Rosalba: “Chapa proporcional é uma coisa; majoritária é outra”
A governadora Rosalba Ciarlini afirmou que o líder do DEM, José Agripino Maia, sempre a defendeu e sabe que ela é governadora “dele”. Sobre a sucessão estadual, Rosalba voltou a afirmar que só falará sobre eleições em 2014. Sobre as notícias apontando que o DEM poderia não ceder a legenda para ela, Rosalba afirmou que são especulações.


“Muita conversa que não procede. Eleição eu só vou falar em 2014. Senador José Agripino, nós estamos no mesmo partido há mais de vinte anos. E eu tenho certeza que o senador José Agripino sempre defendeu o seu partido. Tem uma governadora e sempre esteve defendendo a sua governadora”, afirmou.

Para Rosalba, os sistemas de eleição (proporcional e majoritário) não se confundem e podem ser tratados de forma independente. “Chapa proporcional é uma coisa, chapa majoritária é outra. Eu estou preocupada com a seca, em começar o ‘RN Sustentável’, com essa crise que os municípios estão reclamando. O Estado também está com dificuldade em honrar seus compromissos. Porque estão sendo retirados recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa é que é a minha preocupação. O momento de eleição será o ano que vem”, frisou a governadora.

Sobre o atraso nos salários dos servidores, Rosalba disse que se deve à frustração de receitas orçamentárias, como o FPE, que, apenas em outubro, atingiu os R$ 52 milhões. “A equipe está reunida analisando tudo isso porque fizemos uma programação da primeira semana pagando dentro do mês, e quando foi depois do dia 10 veio essa queda. Na hora que tivermos o novo calendário se anuncia”, disse.

Corinthians e Grêmio duelam no Sul

São Paulo (AE) - Sem ambições no Campeonato Brasileiro, o Corinthians aposta todas as suas fichas na Copa do Brasil. Hoje diante do Grêmio, às 20h50 (Horário do RN), na Arena Grêmio, em Porto Alegre, o time tenta salvar o seu segundo semestre. Avançar às semifinais é manter viva a chance de estar na Copa Libertadores pela quinta vez seguida. Cair é se despedir de 2013 com dois meses de antecedência, de forma melancólica, e sem alcançar a meta estabelecida após as conquistas do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-Americana.

A ambição por voltar à Libertadores é tão grande que até mesmo quem começa a dar os primeiros passos no clube não esconde a missão corintiana nesta reta final de temporada. “A gente sabe que, queira ou não, acaba o ano se cair (na Copa do Brasil). Para chegarmos na Libertadores pelo Brasileiro está bem complicado. É jogo de vida ou morte e temos de ir lá e fazer nosso papel”, enfatizou o goleiro Walter, escolhido para substituir Cássio, machucado. E o novo camisa 1 mostra firmeza para o duelo. “Se fizermos o mesmo que o time fez no primeiro tempo com o Criciúma, a gente avança”. No Sul, o empate sem gols leva a decisão para pênaltis. Empate com gols dá vaga ao Corinthians. E quem ganhar, estará na semifinal.

Já que precisa ser ofensivo, o Grêmio voltará a atuar com três atacantes (na quarta-feira passada, o esquema tático escolhido por Renato Gaúcho contra o Corinthians foi o 3-5-2). Kleber e Vargas, dois destaques gremistas no empate por 2 a 2 com o Internacional, estão confirmados ao lado de Barcos.

Grande público, emoção e festa dos campeões nas finais da Copa Tomba Farias



Depois de quase três meses de disputa, foram definidos os campeões da Copa Deputado Tomba Farias de Futebol, realizada pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Diretoria Municipal de Esportes e Lazer.

Na tarde/noite do sábado (19), no Estádio Iberezão, foram realizadas as finais das três categorias de competição que reuniu 36 equipes amadoras do município. Na primeira partida, a final do Ruralzão, o São Joaquim venceu por 2 x 1 o Bom Sucesso e ficou com o título. Em seguida houve a decisão da 2ª Divisão, com a equipe do Beira Rio batendo o Mundial Fashion por 1 x 0. A última partida definiu o campeão da 1ª Divisão. Depois de um empate no tempo regulamentar, Maré Mansa x São Cristovão foram para a disputa por pênaltis e a equipe Maré Mansa venceu por 3 x 2 e levantou o troféu de campeão.

A Copa Deputado Estadual Tomba Farias de Futebol reuniu 900 atletas de Santa Cruz e teve quase 80 partidas realizadas.

O Iberezão recebeu um grande número de torcedores para as finais, além de secretários e colaboradores da administração pública municipal, do homenageado com o nome da competição, Deputado Tomba Farias e da Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa.

Em conversa com a imprensa, a Prefeita Fernanda Costa aproveitou para parabenizar a todas as equipes que protagonizaram uma bela competição, ressaltou o empenho da equipe da Diretoria de Esportes na organização do evento e disse estar feliz em cumprir com mais um compromisso com os desportistas do seu município.   






 Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Clássico define vaga na semifinal


Rio de Janeiro (RJ) - Gazeta Press - Depois de um empate emocionante por 1 a 1 no jogo de ida, Flamengo e Botafogo fazem às 20h50 (no RN), o confronto decisivo pelas quartas de final da Copa do Brasil. Apenas um dos times deixará o Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), classificado, enquanto que o outro terá apenas o Campeonato Brasileiro para se preocupar. Esse jogão mexeu até com a estratégia dos dois treinadores para os jogos no fim de semana pelo Brasileirão. Jayme de Almeida poupou algumas pelas e viu o Rubro-Negro cair por 1 a 0 diante do Atlético-MG. Já Oswaldo de Oliveira foi mais radical, preservou praticamente todos os titulares e o Glorioso não conseguiu mais do que um 2 a 2 contra o Vasco.

 Como as duas partidas estão sendo disputadas no Maracanã não há critério de gol marcado como visitante. Assim, independentemente do marcador, qualquer empate forçará a disputa de pênaltis nesta quarta-feira, enquanto que o ganhador avançará de forma direta. O classificado pegará na próxima etapa quem sair do duelo entre Vasco e Goiás, que jogam nesta quinta-feira na capital carioca. Na ida os goianos venceram por 2 a 1.

O regulamento que prevê pênaltis em qualquer empate não está sendo levado muito em consideração pelos jogadores dos dois times, que entendem que o segredo é entrar em campo pensando em ganhar. “Acho que quando falamos de um clássico não vale muito isso de jogar pelo empate ou por uma vitória por um determinado número de gols. A rivalidade fala alta e todos buscam a vitória. Acho que vai ser mais um grande jogo e temos que estar preparados para tudo o que este tipo de partida reserva”, disse o volante botafoguense Renato.

O goleiro flamenguista Felipe concorda. “Vai ser um jogo aberto, com os dois times buscando a vitória. Assim foram todos os encontros entre Flamengo e Botafogo este ano e não espero nada muito diferente disso agora, disse Felipe. Jayme de Almeida concorda com seu atleta, mas mostra otimismo para o clássico. “Espero uma partida equilibrada, como tem sido a marca do clássico. Mas o Flamengo vem mostrando que pode enfrentar e vencer qualquer adversário e isso me deixa otimista para este jogo. Temos plenas condições de impormos o nosso estilo e deixarmos o gramado com o triunfo e a classificação”, disse Jayme. Oswaldo de Oliveira espera um jogo de xadrez hoje. O treinador listou uma série de fatores que tornam o clássico mais atraente. “Será um jogo com muitos ingredientes que o tornam decisivo”, disse Oswaldo.

Acidente de trabalho: operário é o 2º que morre este ano


Um acidente de trabalho em obra no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal, resultou na morte de um operário de 54 anos. O pedreiro natural de Poço Branco, Antônio Emídio Neto, trabalhava na construção do edifício Mirante Lagoa Nova, da construtora Moura Dubeux, quando foi atingido na cabeça por uma estrutura de proteção que descolou e desabou do 12º andar sobre o operário que trabalhava no primeiro andar, fazendo o revestimento da parte externa. 

 Este é o segundo óbito na construção civil registrado esse ano, no Rio Grande do Norte, segundo dados do Ministério do Trabalho (DRT). Ao todo, de janeiro a julho deste ano foram 93 acidentes, que resultaram em 91 afastamentos médicos. O número representa 48% do número registrado no ano passado – 192 acidentes de trabalho na construção civil, com três óbitos.

O guarda-corpo, estrutura de madeira usada para evitar que trabalhadores e material caiam durante a construção fixada em janelas e portas, ocasionou a morte. O objeto acertou e partiu o capacete do operário, que faleceu antes da chegada do socorro médico.

Um dos trabalhadores, o carpinteiro Ewerton Carlos de Oliveira, de 28 anos, estava no momento do acidente. “Foi tudo muito rápido, já ouvimos o barulho quando o guarda-corpo acertou ele. Era um homem bom, comunicativo e trabalhador”, disse o trabalhador, emocionado.

Os Bombeiros estiveram no local para averiguar as causas do acidente. De acordo com o sargento do CB Evandro Melo, não era cogitado o embargo à construção, em princípio, uma vez que  não tratava de falha estrutural na obra, e sim um acidente de trabalho. Técnicos da Semurb também estiveram no local, mas preferiram não antecipar informações. As vistorias foram feitas e o laudo deverá sair nos próximos dias. A obra está com as licenças regulares.

Caso recorrente

A morte por impacto com estruturas e outros materiais de construção é o caso mais recorrente dos acidentes de trabalho do segmento, analisa o chefe do Núcleo  de Segurança e Saúde da DRT, Calixto Torres Neto. Ele espera que as ocorrências este ano sejam inferiores as de 2012. “Estamos fazendo intervenções regulares nas grandes obras estruturantes, isso terá um saldo mais positivo”, disse.

O Sindicato da Construção Civil do RN (Sinduscon) não tem estudo sobre a quantidade de acidentes de trabalho envolvendo trabalhadores do setor. Em geral, explicou a diretora Ana Adalgisa Dias, os casos ocorrem com o pessoal contratado temporariamente.

Em nota à imprensa, a Moura Dubeux Engenharia lamentou o episódio e ressaltou  preocupação com as normas de segurança, no uso de equipamentos e treinamentos para todos os  colaboradores. A construtora informou que solicitou o socorro ao Corpo de Bombeiros e Samu, mas o funcionário não resistiu. A nota informa ainda que a empresa irá analisar o acidente e tomará as providências necessárias, além de  dar o suporte necessário para a família do colaborador.


Governo Rosalba bateu os recordes de arrecadação no FPE, ICMS, Royalties, IPVA e Fundeb

Se o Governo do Estado fosse um atleta e a arrecadação, uma competição, a gestão Rosalba Ciarlini seria uma das maiores vencedoras de todos os tempos. Isso porque, apesar da grave crise financeira pela qual o Executivo afirma que o RN passa, o Estado tem recordes em, praticamente, todas as principais fontes de receita, como Fundo de Participação dos Estados (FPE), ICMS e Royalties. Todos os bons resultados, ressalta-se, foram conseguidos no primeiro semestre de 2013, justamente, quando apareceu no Rio Grande do Norte a maior crise financeira dos últimos tempos.

E um desses recordes se baseia no FPE, que o Governo do Estado lamentou e reclamou, na semana passada, dizendo que seria R$ 52 milhões menor que o previsto. Em fevereiro, o repasse feito pelo Governo Federal foi de R$ 260,8 milhões, a maior já registrada nos últimos quatro anos pelo Portal da Transparência – considerando, inclusive, o último ano da gestão Wilma de Faria/Iberê Ferreira.

Isso quer dizer que no curto mês de fevereiro (apenas 28 dias), o Governo do Estado recebeu R$ 9,3 milhões por dia só dessa fonte de receita. E isso não foi exclusividade só do segundo mês do ano. No quinto, ou seja, em maio, o RN recebeu o segundo maior repasse dos últimos quatro anos: R$ 231,6 milhões.

Então, o Governo não tem o que reclamar do FPE este ano. Certo? Errado. É no Fundo que se apresenta a maior frustração de receita causadadora da crise financeira anunciada em julho que, segundo o Executivo, obrigou o Governo a fazer cortes no próprio orçamento e nos do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público do RN e do Tribunal de Contas do Estado. A previsão é que as frustrações de receita provocadas pela diminuição do FPE chegue a R$ 200 milhões até o final do ano.

OUTRAS FONTES
Contudo, não foi só o FPE que bateu recorde. No repasse dos royalties também houve: R$ 23,3 milhões em março, devido à produção de petróleo e gás natural no Rio Grande do Norte. Com exceção de junho, quando a arrecadação chegou aos R$ 19,8 milhões, em todos os meses o repasse foi de mais de R$ 20 milhões.

O Fundeb, outra grande fonte de receita do Rio Grande do Norte, também bateu recorde em 2013. E fevereiro também foi o mês da façanha: R$ 43,8 milhões. O valor é mais que o dobro do conseguido no último ano da gestão Wilma de Faria e Iberê Ferreira – quando foram arrecadados “apenas” R$ 20,1 milhões.

Em 2013, por sinal, com exceção de julho e março, quando o Estado arrecadou R$ 23,1 milhões e R$ 25,2 milhões, respectivamente, a arrecadação do Fundeb foi de mais de R$ 30 milhões em todos os meses. Em maio, inclusive, o valor arrecadado chegou aos R$ 38,9 milhões.

No mesmo mês, houve outro recorde de arrecadação do Governo Rosalba: no IPVA, quando o Estado conseguiu arrecadar R$ 34,4 milhões. Em junho, o valor chegou perto: R$ 33,2 milhões.

ICMS pagaria folha de setembro e ainda sobrariam R$ 60 milhões
Enquanto o FPE vai frustrando a receita do Estado e representando crises financeiras, o ICMS se confirma como a principal fonte de renda. Em 2013, o  Estado viu a arrecadação do imposto ser uma das maiores já registradas pelo Portal da Transparência: R$ 357 milhões. Quando isso ocorreu? Em setembro, justamente, quando o Executivo atrasou o pagamento dos servidores.

O curioso dessa situação é que a folha salarial dos servidores custa R$ 297 milhões. Quer dizer, então, que só com o ICMS seria possível pagar toda a folha e ainda sobrariam R$ 60 milhões. Por isso, não foi por acaso que o Ministério Público abriu inquérito civil para apurar o fato do Governo ter atrasado o pagamento mesmo tendo, supostamente, dinheiro “em caixa”.
Com os dados do Portal, inclusive, é possível dizer que mês a mês o ICMS daria para pagar a folha total do RN. O único mês de exceção seria março, quando a arrecadação desse imposto foi menor que os R$ 300 milhões.

Observando os números  também constata-se que o recorde de arrecadação quando se fala de ICMS foi conquistado em dezembro do ano passado, já na gestão Rosalba Ciarlini. Naquele mês, o RN viu o ICMS chegar a marca dos R$ 449,3 milhões. Apesar de não anunciar como anuncia a frustração de receita, em dezembro deste ano, a expectativa é que o Governo bata esse recorde.

É importante lembrar, analisando esses comparativos detalhados, que a crise financeira anunciada pelo Estado e oficializada com o decreto do Poder Executivo, que cortou o orçamento de outros poderes e órgãos auxiliares, foi baseado na frustração de receita registrada no primeiro semestre deste ano e em previsões de que a situação não se normalizaria no resto do ano.

Ressalta-se também que, segundo a Secretaria de Planejamento, o problema tem sido provocado, principalmente, pela frustração na receita, que fez o Estado gastar mais do que poderia e comprometer os recursos públicos, inclusive, com a folha de pessoal. Agora, diante dessa crise mesmo com recordes de arrecadação, o Governo anunciou que deverá manter a reprogramação de pagamento de servidores (ou seja, o atraso salarial) até o final do ano.

Convite da Prefeitura de Santa Cruz para Audiência Pública


Central de Emergências suspende serviço após tremor em prédio no RN

O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) paralisou o serviço 190 depois que os policiais sentiram um forte tremor nas paredes do prédio nesta terça-feira (22). "Não sabemos o motivo, mas as paredes tremeram muito e estamos em uma operação de urgência para reativar o serviço em um novo local", explica o comandante do Ciosp, major Carlos Macêdo. A paralisação do serviço aconteceu às 16h15 e as ligações estão sendo transferidas para o Corpo de Bombeiros.

A central iniciou a transferência na última quinta-feira (17) para uma nova estrutura no Centro Administrativo do Rio Grande do Norte, no entanto, devido à quantidade de equipamentos, a expectativa era concluir a mudança em até 15 dias. Com o problema registrado nesta terça, o comandante do Ciosp informa que os policiais não continuarão no prédio.


 De acordo com o major Macêdo, o Ciosp funcionará provisoriamente no Corpo de Bombeiros, onde deve permanecer por dois dias, segundo informou o major Macêdo. "Levaremos os equipamentos que garantem a funcionalidade do sistema. Depois disso esperamos nos transferir de forma definitiva para o prédio no Centro Administrativo", afirma.

O comandante do Ciosp acrescenta que 60 pessoas estavam no prédio no momento do tremor. Mesmo com o pessoal transferido para o Corpo de Bombeiros, alguns equipamentos, que não podem ser levados agora para o Centro Administrativo, permanecerão no prédio antigo até a conclusão da transferência.

Crianças internadas no Hospital Giselda Trigueiro terão acompanhamento escolar


As crianças internadas nos 24 leitos da enfermaria pediátrica do Hospital Giselda Trigueiro (HGT) terão atendimento educacional hospitalar. A nova ação está sendo garantida pelo Termo de Cooperação Técnica assinado nesta terça-feira (22) entre a direção do hospital e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec).

 Segundo o Governo, o convênio garantirá assistência pedagógica e educacional às crianças internas nos leitos da enfermaria pediátrica. “O acompanhamento de um professor será muito importante devido ao perfil das nossas crianças internas, que geralmente sofrem de agravos que exigem longos períodos de internação”, explica Milena Martins, Diretora Geral do HGT.

O hospital terá um professor, cedido pela Seec, disponível para acompanhar cada criança de acordo com o estágio escolar em que se encontra, evitando que o aluno seja prejudicado no retorno às atividades escolares. O atendimento já é realizado nos hospitais Maria Alice Fernandes e Walfredo Gurgel.

Vias interditadas e falta de informação causam transtornos aos motoristas

O primeiro dia após as intervenções feitas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) devido às obras nas vias no entorno do estádio Arena das Dunas foi de transtorno. Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (22), no horário de maior fluxo de veículos, formaram-se grandes congestionamentos nas avenidas Jaguarari, São José e Senador Salgado Filho, que funcionam como rotas alternativas à avenida Prudente de Morais, que está interditada no trecho compreendido entre a rua Raimundo Chaves até a avenida Miguel Castro. O transtorno está sendo causado, principalmente, pelo fechamento de seis pontos localizados nas ruas mais movimentadas da cidade, aliado a falta de informação de grande parte dos motoristas.

A Semob estima que aproximadamente 60 mil veículos precisam ser desviados diariamente. Por isso, o transtorno já era esperado, afirma o secretário adjunto de Transporte mobilidade de Natal, Walter Pedro. “O transtorno já estava dentro das nossas expectativas nesses primeiros dias. Pedimos paciência à população e orientamos a quem puder, que use os caminhos alternativos”, disse. Para diminuir o impacto, cerca de 70 pessoas, entre fiscais, técnicos, educadores e agentes de trânsito, vão atuar permanentemente nesses primeiros dias.

Hoje, porém, em alguns cruzamentos, não havia nenhum fiscal de trânsito, como no caso do cruzamento da avenida Lima e Silva com a rua Morais Navarro. Quem desce o Viaduto do Quarto Centenário não pode mais seguir pela Lima e Silva em direção a Prudente de Morais. Com o trecho interditado, o condutor tem que desviar pela rua Morais Navarro, vizinho ao Sebrae. O problema é que no local não havia fiscal da Semob para organizar o trânsito e o risco de acidente é iminente, pois a marginal da pista não foi interditada e quem vem de Nova Descoberta, pela Lima e Silva, também tem acesso livre à rua Morais Navarro, bem como quem utiliza o retorno localizado embaixo do viaduto.

No início da manhã de hoje, um acidente entre uma moto e um carro no cruzamento da avenida Romualdo Galvão com a avenida Amintas Barros, complicou o trânsito na região. Tanto a Amintas Barros, quanto a avenida Miguel Castro foram transformadas em sentido único no trecho que compreende a rua Tororós e a avenida Senador Salgado Filho. “As duas vias foram transformadas em mão única e requer uma atenção especial dos motoristas para evitar acidentes. As vias estão sinalizadas e com fiscais em pontos estratégicos, mas a população também precisa ficar atenta”, afirmou Walter Pedro, secretário adjunto de Trânsito.

O agente de trânsito Gutemberg Pereira passou a manhã de hoje trabalhando no cruzamento das avenidas Prudente de Morais e Miguel Castro. Ele considera que o trânsito, apesar das mudanças, fluiu normalmente. “A maioria dos motoristas já sabia das mudanças e aqueles que não sabiam estamos orientando. Ainda é cedo para fazer análise, mas as pessoas ainda estão buscando se adaptar e as melhores rotas de acesso”, afirmou. Gutemberg garantiu que “não há lógica” multar os motoristas desavisados. “Mas vamos continuar fazendo o nosso trabalho e àqueles motoristas que fizerem alguma conversão proibida ou ultrapassar o sinal vermelho será multado”, disse o agente de trânsito.

Interdição
Na avenida Prudente de Morais, o desvio do trânsito será feito pelas ruas Militão Chaves, Francisco Mignoni, São José e avenida Jaguarari. A Prudente de Morais, por exemplo, será interditada no sentido bairro/centro no trecho entre as ruas Raimundo Chaves e Morton Faria. Durante o período de execução da obra, haverá livre circulação de veículos no sentido centro/bairro.

O desvio da avenida Jerônimo Câmara será pela rua São José e avenida Jaguarari. A interdição será nos dois sentidos, no trecho entre a avenida Prudente de Morais e a rua São José. Na avenida Capitão-Mor Gouveia, o desvio será também pela rua São José e avenida Jaguarari. A interdição será em ambos os sentidos no trecho entre a avenida Prudente de Morais e a rua São José.

O trânsito na rua Raimundo Chaves, em Candelária, sofrerá desvio pelas ruas Militão Chaves e Paulo Lyra. A interdição ocorrerá nos dois sentidos, no trecho entre o Papódromo e a rua Clóvis Mota. Na avenida Romualdo Galvão, o desvio será pelas avenidas Amintas Barros, Miguel Castro e Salgado Filho. A via sofrerá interdição nos dois sentidos, no trecho entre a avenida Lima e Silva e a rua Padre João Damasceno/Fernando Barreto.

Por fim, o trânsito na avenida Lima e Silva será desviado pela rua Morais Navarro, avenida Miguel Castro, rua Padre João Damasceno, avenida Lima e Silva e rua Marcílio Furtado. A interdição ocorrerá em ambos os sentidos no trecho entre as ruas Morais Navarro e Marcílio Furtado.

Obras
A obra prevê a construção de seis túneis, dois viadutos, sendo um estaiado, e duas passarelas. A expectativa é que a obra seja concluída em maio de 2014. As obras estão divididas em quatro fases, sendo a primeira com a instalação das trincheiras (túnel) na avenida Prudente de Morais e do Viaduto. A segunda fase contará com a instalação dos túneis nas avenidas Romualdo Galvão, Lima e Silva, Jerônimo Câmara e Capitão Mor Gouveia. Na terceira fase será instalado o túnel da Rua Raimundo Chaves e na quarta, e última fase, a construção do viaduto ligando a marginal da BR-101.

Blog teve um probleminha técnico, mais já está voltando ao normal..