sábado, 29 de novembro de 2014

"Exemplo de compromisso social": Governo da Paraíba entrega o 1° Condomínio Habitacional exclusivo para idosos do país


O Governo entrega o primeiro condomínio residencial exclusivo para idosos do Brasil, e torna a Paraíba referência nacional na criação e fortalecimento de políticas públicas para a terceira idade. O condomínio Cidade Madura, localizado no Cidade Verde, em João Pessoa, dispõe de 40 unidades habitacionais, posto médico, pista de caminhada, redário, praça e centro de vivência, tudo projetado para atender às necessidades e garantir qualidade de vida para os idosos que mais precisam.

São quase R$ 4 milhões investidos em algo que não tem preço: A dignidade e o respeito a quem precisa e merece! Campina Grande, Cajazeiras e Sousa também serão contempladas com o projeto que é pioneiro no país.

A terceira dama do Brasil, Laurita Arruda, em reunião fechada com a JPMDB

Laurita Arruda

Laurita é simpatizante, apoiadora e Madrinha da JPMDB. Ela reuniu a militância da juventude em reunião a portas fechadas para discutir os rumos e as diretrizes a serem tomadas a partir de janeiro de 20015, a juventude se mostrou aguerrida, entusiasmada e mostrou que está mais viva do que nunca, agora Laurita levará reivindicações e ideias discutidas na reunião, considerada muito proveitosa por todos que participaram, para que o Presidente da Câmara Federal e do PMDB-RN, Henrique Eduardo Alves, possa revisar e dar o aval ao novo projeto de fortalecimento do partido. A reunião aconteceu na sede do PMDB na ultima quarta feira (26) em Natal-RN.

Com Henrique ministro, PMDB do RN deverá se manter forte no cenário nacional


Um dos Diretórios Estaduais mais fortes do PMDB no Brasil, o do Rio Grande do Norte fechou posição favorável ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, no que toca à reforma ministerial que a presidente Dilma Rousseff (PT) empreende nesta virada de ano. Após anunciar a nova equipe econômica do governo, composta por Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Alexandre Tombini (Banco Central), a presidente dedica os próximos dias ao restante da composição do governo.
Na reforma ministerial, o PMDB deverá ser contemplado com seis ministérios. Destes, três serão indicações do partido na Câmara dos Deputados, com os outros três suscitados pelo Senado. Atualmente, as discussões giram em torno de Agricultura, Minas e Energia e Previdência, bem como se discute a volta do partido ao Turismo e o acréscimo do Ministério da Integração Nacional ou das Cidades, considerados de maior visibilidade.
Hoje ocupando espaço privilegiado na composição política nacional, o PMDB potiguar sofrerá modificação na dança das cadeiras. O atual ministro da Previdência, Garibaldi Filho, deve voltar para o Senado para abrir alas para que o atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, seja indicado ministro.
Inicialmente cotado para ministro do Turismo, hipótese descartada por Henrique, o potiguar foi suscitado essa semana pela própria presidente para ocupar o lugar do primo na Previdência. As últimas informações de Brasília, entretanto, apontam que o PMDB da Câmara estaria compelido a indicar Henrique para a Integração Nacional, o novo ministério pleiteado pelo partido.
ARTICULAÇÕES
O momento atual é de articulações intensas em Brasília. No próprio PMDB, divido entre deputados federais de um lado, e senadores do outro, há disputa para saber quem indicará para os ministérios mais fortes: Integração ou Cidades. Outra modificação: a Previdência, atualmente da cota do PMDB do Senado, passaria para a Câmara. Mas o PMDB da Câmara rejeitou a possibilidade e quer ficar com o sexto ministério, que será dado ao PMDB pelo governo do PT.
Neste contexto, e para não ser empecilho à indicação de Henrique para a Esplanada dos Ministérios, conforme deseja o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e o provável futuro presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), o ministro da Previdência Garibaldi Filho deve voltar para o Senado. “Estou voltando, porque ninguém se perde no caminho de volta”, disse o ministro Garibaldi em entrevista ao jornal o Globo.
Segundo noticiou o jornal, Garibaldi manteve conversa esta semana com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). A audiência teria girado em torno de Henrique contar com o apoio de Renan para ser indicado ministro do PMDB também com o apoio do partido no Senado. Nos bastidores, a articulação fortalece o nome de Henrique para ocupar ministério de maior visibilidade do governo, Integração ou Cidades.
Derrotado na eleição para o governo do Rio Grande do Norte, Henrique havia declarado que iria se dedicar às empresas e à família. Mas a possibilidade de ocupação de um cargo de relevância no cenário da política nacional o fez mudar de ideia. Se vier a se concretizar, o Diretório do PMDB potiguar manterá a tradição alcançada nos últimos anos de ser protagonista da cena política nacional.
Após Garibaldi chegar ao posto de presidente do Congresso Nacional, em 2007, e depois a ministro da Previdência, ao tempo em que Henrique alçou-se à condição de presidente da Câmara dos Deputados, com a nomeação de Henrique para o ministério, o diretório do PMDB manterá essa posição de destaque. Se Henrique vier a assumir um ministério, isso só se dará em fevereiro, quando ele deixar a presidência da Câmara dos Deputados.
Ainda ministro, Garibaldi Filho não está descartado como presidente do Senado
A sina de sucesso político do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, após a derrota na disputa pelo governo do Estado, em 2006, pode ter continuidade em 2015. Após ser presidente do Congresso em mandato tampão, em 2007, reeleito senador com mais de um milhão de votos em 2010 e indicado ministro da Previdência, cargo que ocupa até hoje, cumprindo integralmente os quatro anos do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, Garibaldi retorna ao Senado e poderá voltar a presidir a Casa. No mínimo, diante do prestígio alcançado nos últimos anos junto ao PMDB, aos pares e à imprensa, o ministro poderá ser indicado para presidir uma comissão importante da Casa.
Ex-governador do Rio Grande do Norte, estado que governou por dois mandatos, Garibaldi já presidiu a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Antevendo o retorno a Casa, o ainda ministro esteve esta semana no Senado, visitando os colegas e os servidores, junto a quem é querido. Nos bastidores, apesar da citação ao seu nome como “no páreo” da disputa pela Presidência do Senado, a verdade é que a reeleição do atual presidente, Renan Calheiros, não está de todo descartada. E, mesmo que Renan desista – ele não conta com o apoio de alguns setores da Casa -, nomes como o dos senadores Eunício Oliveira e Eduardo Braga estão trabalhando muito para ocupar o espaço.
As chances de Garibaldi voltar a presidir a Casa, portanto, seriam remotas e só passariam a ser reais em caso de dissenso e ele emergisse como consenso. Segundo informam políticos com atuação em Brasília, de todo modo, o ministro não ficará por baixo no regresso a Casa. O PMDB estuda a indicação do senador para um cargo importante, possivelmente a presidência da Comissão de Constituição e Justiça ou de Orçamento e Finanças, as mais concorridas. Caso venha a se concretizar Henrique no ministério e Garibaldi na presidência do Senado (ou na presidência de alguma comissão temática importante), o PMDB potiguar sairá da reforma ministerial e do ano de 2014 tão forte quanto terminou 2014.

“Rei” Pelé segue internado na UTI


O segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira voltou a apontar uma melhora no quadro clínico de Pelé. O documento, divulgado pelo Hospital Albert Einstein, informa que Edson Arantes do Nascimento continua na Unidade de Terapia Intensiva, mas evoluindo. A clínica informou ainda que “a única bactéria identificada até o momento é sensível aos antibióticos utilizados. Não foi identificada nenhuma infecção sistêmica”. Assim, Pelé “respira espontaneamente” e “alimenta-se normalmente por via oral”.

O Rei do Futebol segue também com suporte renal, que é a hemodiálise, e está lúcido. O boletim anterior, divulgado pela manhã, também informara que o ex-jogador havia apresentado uma melhora.

Ainda nesta sexta, houve a confirmação de que Pelé tem apenas um rim desde a época em que era jogador de futebol, mas não há qualquer confirmação de que isso prejudique sua recuperação.

O ex-jogador está internado desde segunda-feira, tendo sido transferido para a UTI na quinta-feira. Há cerca de duas semanas, Pelé ficou no mesmo hospital por três dias depois de ter se sentido mal e precisou passar por uma cirurgia para retirar cálculos renais, ureterais e vesicais. 

 Pelé recebeu o carinho de algumas celebridades envolvidas com o futebol. Uma delas foi o Carlos Alberto Torres, capitão e companheiro do Rei na conquista do tricampeonato mundial pela seleção brasileira em 1970, no México. “Força, grande amigo! Pelé, estamos contigo!”, disse o ex-lateral em sua conta no Twitter.

Pecado Capital: novas ações tem parentes de Lauro Maia e de desembargadores‏

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) ingressou com oito novas ações (quatro penais e quatro por improbidade) contra o filho da ex-governadora Wilma de Faria, Lauro Maia; seu ex-sócio o advogado Fernando Antônio Leal Caldas Filho; o ex-diretor do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN), Rychardson de Macedo Bernardo; e mais sete pessoas relacionadas a Lauro Maia e a desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ/RN).
As denúncias apontam irregularidades na contratação ou no pagamento de seis desses envolvidos: os primos de Lauro Maia, Marcos Maia Carneiro e Marcos Maia Carneiro Júnior; a filha do desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, Sayonara Rosado da Costa Saraiva; a cunhada do desembargador Expedito Ferreira, Márcia Gadelha Mascarenhas de Sousa; o sobrinho do juiz Nilson Roberto Cavalcanti de Melo, Iuri Melo Cavalcante; e Ivanise de Fátima Medeiros Maia, esposa do assessor do desembargador Amaury de Sousa Sobrinho, Glênio Lindbergh Lobo Maia, que também é réu.
As irregularidades ocorreram durante a gestão de Rychardson de Macedo à frente do Ipem/RN, de 2007 a 2010, e foram apuradas dentro da Operação Pecado Capital. Além das oito ações, o procurador da República Rodrigo Telles, que as assina, remeteu à Procuradoria Geral da República cópias dos autos, a fim de que, caso entenda cabível, a PGR adote providências para apurar eventual envolvimento dos desembargadores Expedito Ferreira de Souza, Francisco Dantas Saraiva Sobrinho e do juiz Nilson Roberto Cavalcanti de Melo.

“Black Friday” leva multidão à busca de descontos em Natal


A busca por descontos em diversas lojas que aderiram à  “Black Friday” aliada ao pagamento da primeira parcela do 13º salário, que saiu ontem, levou uma multidão a lojas em Natal, impactou o trânsito no entorno dos shoppings e, em todo o país, fez circular ao menos R$ 535 milhões no comércio eletrônico. A data é caracterizada pela oferta de descontos em lojas físicas e sites e também ocorre em outros países.

O pagamento da primeira parcela do 13º salário no setor privado acabou coincidindo com a realização da promoção e ajudou a esquentar o comércio em Natal. Em uma loja de produtos eletrônicos, as vendas registradas ontem foram seis vezes maiores do que nos demais dias do mês, afirmou o gerente. 

“(A data) vem como solução para o baixo movimento registrado nesse mês de novembro. O faturamento hoje deve ser seis vezes maior do que a média diária no mês”, observa  Carlos Jonas,  supervisor de lojas, da rede. Segundo ele, a loja negociou estoque e convocou todos os funcionários para o dia. 

O presidente eleito da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), Augusto Vaz, observa que a circulação de dinheiro no comércio com a primeira parcela do décimo foi decisiva para a intensa movimentação vista nas lojas de rua e shoppings ontem. “O black friday mostrou que o consumidor quer gastar, o momento é propício ao consumo e se entra dinheiro na economia, o comércio é o primeiro a aquecer”, afirmou.

Faleceu em Natal o ex-prefeito Dr.Ayrton, atual sogro de Ricardo Motta

Faleceu em Natal, no 71 anos, o ex-prefeito de Santa Cruz, Dr. Ayrton José da Silva. Natural de Amaragi/PE, médico, na política santacruzense desde 1988, sendo eleito em 1992 vice-prefeito ao lado de Dr. Cabral. No ano de 1996, Dr. Cabral o elegeu como sucessor do seu mandato, sendo gestor do município entre os anos de 1997-2000.

Dr. Ayrton estava em tratamento contra um câncer, que inicialmente estava na garganta. 

Faleceu no Hospital Natal Center, na capital potiguar, nesta madrugada. O sepultamento acontecerá hoje (29) às 17 horas, no cemitério Morada da Paz, em Parnamirim.

Aberta a segunda edição do Fest Frango; Zé Paulo e Banda e a Orquetra Xeqmat serão as atrações musicais de hoje (28)


Foi aberta na noite desta quinta-feira (27) a segunda edição do Fest Frango (Feira de Avicultura do Trairi). Uma intensa programação foi realizada com grande participação popular.

As pessoas que foram ao Pátio da Matriz puderam saborear os pratos preparados pelos oito restaurantes que participam do Festival Gastronômico, todos a base de frango, além de participar de oficinas de gastronomia na carreta-escola do Senac, feira com o artesanato local e exposição fotográfica. Para as crianças foram realizadas oficinas e instalados brinquedos infláveis.

No palco cultural, a programação começou com uma apresentação de alunos da oficina de violão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em seguida houve apresentação do Coral de Santa Rita cantando o Hino Municipal de Santa Cruz. Músicos locais, regidos pelo maestro Camilo Henrique, apresentaram um número com músicas instrumentais e, encerrando a noite de apresentações, subiu ao palco o Trio Arapuá com o seu forró pé-de-serra.

Nesta sexta-feira (28), a programação já começou com o Seminário de Avicultura, no Instituto Cônego Monte, durante a manhã e tarde. À noite, além do que aconteceu no primeiro dia, também acontecerá o concurso da “Galinha mais Glamourosa”. No palco cultural as atrações serão Zé Paulo e Banda e a Orquestra Xeqmat.  Os eventos programados para o Pátio da Matriz começam a partir das 18h.

O Fest Frango, evento realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, objetiva fomentar uma das principais atividades econômicas do município: a produção avícola. Além disso, o evento também contribui para o fortalecimento do turismo local.