terça-feira, 28 de junho de 2016

Em semana de inaugurações, Prefeitura de Santa Cruz entrega três obras, 02 veículos e celebra conclusão da estação de saída do Teleférico


A Prefeitura de Santa Cruz continua com as inaugurações que vem fazendo desde o início da atual gestão e entrega à população nesta semana mais três importantes obras concluídas: o término da estação do Teleférico ao lado da Igreja Matriz, além de entregar dois novos veículos para a frota municipal, dentre eles uma ambulância. As inaugurações começam nesta quarta-feira (29) e seguem até a próxima sexta-feira (1º/06).

A primeira inauguração da semana ocorre nesta quarta-feira (29) na comunidade Bom Jesus, a partir das 19h. Na ocasião, serão inaugurados os serviços de reformar do Posto de Saúde “José Reinaldo da Silva (José Maravilha)”.

Na quinta-feira (30) será inaugurada a pavimentação asfáltica das ruas Nsa. Sra. Dos remédios, Nsa. Sra. dos Prazeres, Nsa. Sra. das Vitórias e Nsa. Sra. do Desterro, vias de acesso ao Hospital Regional Aluízio Bezerra. No mesmo dia, também acontece a inauguração da Avenida Hugo Tavares, interligando o DNER ao Conjunto Cônego Monte, que será entregue completamente pavimentada, com calçadas para pedestres e totalmente iluminada. Na ocasião, também serão entregues dois novos veículos, um para a Secretaria Municipal de Agricultura e mais uma ambulância que ficará à disposição do Hospital Regional Aluízio Bezerra. A programação neste dia está prevista para ser iniciada com uma caminhada, a partir das 18h30, com concentração no Parque Ecológico João Bezerra de Farias.

Fechando a semana de ações concluídas pela Prefeitura de Santa Cruz e que irão  gerar inúmeros benefícios à população, será celebrada uma missa em ação de graças na sexta-feira (1º/07) pela conclusão da estação matriz (ponto de partida dos bondinhos) do Teleférico. A celebração acontecerá na própria estação, a partir das 19h30.

No Rio Grande do Norte, 12 carros são roubados por dia

A cada dia, 12 pessoas têm seu carro roubado ou furtado no Rio Grande do Norte, o que totaliza cerca de 4.380 veículos no período de um ano, segundo dados da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor).
A entidade luta para reverter este quadro através da Lei do Desmonte, que pode reduzir em até 50% as estatísticas de roubos e furtos de veículos. A Lei federal 12.977/2014 regulariza a venda de peças usadas e prevê o cadastramento das oficinas de desmanche para comercialização de componentes.
No Brasil, apenas o Estado de São Paulo cumpre integralmente a Lei do Desmonte, registrando uma queda de 11% nas estatísticas de furtos de veículos e de 26% nos casos de roubos em 2015. No Rio Grande do Norte, a norma ainda não é cumprida. O Detran local está resolvendo junto às autoridades fazendárias a forma de escrituração contábil e fiscal das peças usadas, bem como a emissão dos documentos fiscais.
Diante dessa realidade, a Fenacor realizará o seminário “Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito”,  dia 30 de junho, quinta-feira, em Natal. O evento vai reunir autoridades de trânsito locais, representantes da segurança pública e dos corretores de seguros de todo o estado, além da sociedade civil organizada. 
Os desmanches clandestinos são os grandes alvos, pois recebem as peças dos carros roubados, repassando-as por encomenda. Em São Paulo, foram fechados pela fiscalização 722 desmanches irregulares de 1.318 fiscalizados. A Fenacor quer que este cenário se repita no Rio Grande do Norte, que já sofre com os crimes. O presidente da entidade, Armando Vergilio, que também é autor da Lei do Desmonte, faz um alerta: “Os criminosos e estabelecimentos clandestinos que foram fechados vão migrar para outros estados”. Não há números oficiais sobre pontos de desmanches no Rio Grande do Norte.

Sem material, cirurgias ortopédicas de urgência serão paralisadas em Natal

Apesar de o Governo Federal ter repassado para a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, o montante do mês de abril destinado à compra de órteses e próteses para cirurgias ortopédicas, a Secretaria não pagou ao Hospital Memorial. O resultado é que as cirurgias de urgência começam a ser canceladas, pois este material é essencial para a realização dos procedimentos.
O hospital está com parte de suas atividades paradas desde a semana passada, em função de os médicos cooperados não estarem recebendo a produção médica da Cooperativa, uma vez que não há repasses do Governo Estadual, desde janeiro.
Mesmo diante deste quadro, cerca de quatro cirurgias de urgência ainda vêm sendo realizadas no Memorial diariamente. Agora, os pacientes mais graves também ficarão sem atendimento a partir desta quarta-feira, 29/06, já que as cirurgias ortopédicas dependem da grade completa de numeração das próteses e itens essenciais (parafusos, placas etc).
O secretário municipal de saúde, Luís Roberto Fonseca, está ciente de toda a situação mas alega falta de dinheiro para o repasse, ainda que o SUS já tenha liberado o valor correspondente ao material das cirurgias para o caixa da Secretaria.

Após fugas de 'presos de confiança', RN estabelece proibições a detentos


A Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, órgão responsável pelo sistema prisional do estado, publicou uma portaria na edição desta terça-feira (28) do Diário Oficial do Estado na qual determina uma série de proibições para a conduta e elabora novos critérios para a escolha dos chamados ‘presos de confiança’ – que são aqueles detentos que exercem alguma atividade. É o caso dos cozinheiros e do pessoal da limpeza, por exemplo. Este ano, em Natal, dois destes 'presos de confiança' se aproveitaram de privilégios e fugiram dos presídios onde estavam custodiados.
A portaria é assinada pelo secretário Wallber Virgolino, que assumiu a Sejuc faz menos de dois meses. De acordo com o documento, as mudanças nos procedimentos são necessárias para que se adote uma “padronização das ações administrativas e operacionais no âmbito interno e externo das unidades prisionais”, considerando a “enorme incidência de fugas, sobretudo, dos chamados presos de confiança”.
Com a publicação da portaria, fica proibido o trânsito livre de apenados no âmbito interno e externo das unidades prisionais do Rio Grande do Norte a partir das 18 horas, mesmo que os presos trabalhem nas unidades. Também foi vedada a utilização da mão de obra de apenado na execução de serviços fora das unidades prisionais, salvo se devidamente escoltado por agente penitenciário de carreira na proporção de dois agentes para cada preso. Também a partir de agora, os presos que exercem alguma atividade no interior dos presídios, deverá usar traje ou algum fardamento diferenciado das vestimentas dos demais detentos.
Critérios

Já para a escolha do ‘preso de confiança’, fica determinado que o mesmo “não pode ser dependente químico (usuário de qualquer droga lícitas ou ilícitas); não pode responder a crimes de repercussão estadual (como participação em grupos de extermínio); não pode possuir grande quantidade de pena a cumprir; não pode responder a sindicância de qualquer natureza; não pode ter sido transferido de outra unidade prisional por falta grave, sobretudo, por tentativa de fuga; não pode se líder de qualquer tipo de facção criminosa ou tenha contexto criminoso na unidade prisional; além de outros critérios a serem estipulados pelo diretor de cada unidade.
Por fim, o secretário determina que a responsabilidade pela fiscalização fica a cargo de cada unidade prisional.

Empresário é morto e 4 feridos em ataque a empresa de vigilância no RN

O dono de uma empresa de vigilância foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (27) em Caraúbas, cidade do Oeste potiguar. De acordo com a Polícia Militar, outras quatro pessoas foram baleadas. Ninguém foi preso até o momento.
Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 19h. Dono da Vigilância Puma, Francisco Trajano de Souza, de 45 anos, estava na calçada de casa, onde também funciona o escritório da empresa, quando dois homens em uma motocicleta pararam os veículos na esquina e caminharam até a frente da residência. Ao se aproximarem, os dois abriram fogo. Além de Francisco, alvo do ataque, também foram baleados dois adolescentes de 16 anos que trabalhavam para ele, um homem e sua filha, que são vizinhos do empresário e também estavam na calçada.
As vítimas foram socorridas para o hospital da cidade, mas Francisco não resistiu aos ferimentos. Um dos adolescentes foi transferido em estado grave para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Segundo a polícia, o rapaz está em coma. O outro adolescente, que segue internado em Caraúbas, não corre risco de morte. Já o homem, um cantor da cidade e a filha, sofreram ferimentos leves e já foram liberados.