quarta-feira, 3 de junho de 2015

Saída de Junior dos Bodes fragiliza oposição que já se mostrou desprestigiada na festa e na procissão de Santa Rita de Cássia.


Saída de Junior dos Bodes e consequentemente de alguns que já estão com as "malas lá fora" para ingressar no grupo da situação, pode ter alterado o cronograma da oposição para 2016, agora os pré-candidatos a prefeito de Santa Cruz pela oposição Péricles, Marcos e Josemar, vão pensar e repensar em sair na cabeça da chapa, cada um que esteja querendo repassar a batata quente para o outro. 

Além da saída de Junior, outro ponto negativo para a oposição é a mal gestão do governador Robinson Faria, que só tem piorado todos os setores e seguimentos do estado, fazendo até com que o povo sinta saudades do governo Rosalba Ciarlini (considerada antes de Robinson como a pior gestão da história do RN), Robinson, ainda não disse pra que veio, nem pra onde vai, essa mal gestão de Robinson terá um reflexo nos que o apoiaram. No rumo que vai, ter Robinson Faria como aliado no mesmo palanque, será a porta de entrada para a o caminho da derrota de muitos.

Prefeitura de Santa Cruz envia representantes para Fórum sobre Direitos Humanos e Saúde Mental


A Prefeitura de Santa Cruz participará do 2º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental que ocorre a partir desta quinta-feira (04) e segue o próximo sábado (06) em João Pessoa/PB. O evento terá como tema "Direito às Diversidades: Cidades, Territórios e Cidadania" com o objetivo central de problematizar as violações de Direitos Humanos das diferentes formas de viver as cidades.

De Santa Cruz, estarão presentes profissionais que atuam no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Chiquita Bacana, o arte-educador Crisanto Dantas, o técnico de enfermagem Francisco Canindé e a psicóloga Josinete Josino.

O 2º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental é organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e terá toda a sua programação (minicursos, oficinas mesas redondas e etc) desenvolvida no auditório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Rafael Motta solicita liberação de recursos do Água para Todos


O deputado federal Rafael Motta, vice-líder do PROS na Câmara dos Deputados, falou na tarde desta terça-feira (2) no plenário da Casa Legislativa, sobre o atraso do repasse da primeira parcela do programa Água para Todos para os municípios do Rio Grande do Norte. O programa Água para Todos foi implantado pelo Governo Federal no ano de 2011, e é gerenciado pelo Ministério da integração Nacional, o seu objetivo é atender as cidades brasileiras em que a água é escassa.
Rafael Motta foi ao plenário para fazer um apelo ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, visto que em dezembro de 2013 foi empenhado para 36 municípios do RN o valor de R$ 130 mil referentes à primeira parcela para construir três sistemas simplificados de abastecimento de água.
“Faço um apelo ao ministro Gilberto Occhi para liberar esses recursos que estão empenhados para os municípios do meu Estado. O Rio Grande do Norte tem mais de 150 municípios em situação de calamidade por causa da estiagem. Recebi relatos da população do Estado que está preocupada com o cenário de caos”, destacou Rafael Motta.
Municípios contemplados com o programa Água para Todos: Acari, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cruzeta, Currais Novos, Fernando Pedroza, Galinhos, Guamaré, Ipanguaçu, Japi, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes, Lajes Pintadas, Macau, Ouro Branco, Pedra preta, Pedro Avelino, Pendências, Pilões, Santa Cruz, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São José do Campestre, São Tomé, São Vicente, Senador Eloy de Sousa, Sítio Novo e Tangará.

Polícia Federal prende homens com 27 máquinas caça-níqueis em Capim Macio


A Polícia Federal prendeu na noite desta terça-feira (2), na Zona Sul de Natal, quatro homens acusados de serem responsáveis por uma casa de jogos de azar que funcionava nos fundos de um lavajato. No local, foram ainda encontradas e apreendidas, 27 máquinas caça-níqueis.
Os policiais investigavam uma denúncia de que em determinado endereço do bairro de Capim Macio, havia uma casa de jogos “disfarçada” nos fundos de um estabelecimento comercial e que ali eram utilizadas máquinas caça-níqueis. Ao chegarem ao local, a suspeita dos policiais aumentou quando foram vistas pessoas adentrando à pé, ao imóvel, o que levou a desconfiança de que poderiam ser eventuais “clientes”.
Instantes depois, os policiais também entraram no estabelecimento e comprovaram as irregularidades apontadas, prendendo em flagrante quatro acusados: o dono do lavajato; o gerente da casa; o responsável pela manutenção dos equipamentos e um segurança.
Todo o material apreendido foi levado para a sede da PF no bairro de Lagoa Nova, onde após ser submetido a análise da perícia ficou constatado que parte dos componentes eletrônicos e alguns acessórios das máquinas possuíam procedência estrangeira, o que é proibido por lei e caracteriza o crime de contrabando.
Após passarem por exame de corpo de delito no ITEP, os presos estão à disposição da Justiça, custodiados na superintendência da PF.

Valorizando os professores do município, Prefeitura de Santa Cruz reajusta salários de acordo com o Plano de Carreira e Remuneração


A Prefeitura de Santa Cruz, reafirmando compromisso com a Educação, realizou o pagamento da folha salarial do mês de maio dos professores que atuam da Rede Municipal de Ensino já com os valores ajustados ao Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (progressão vertical ou mudança de letra). Os valores retroativos aos meses passados, a contar de janeiro, serão repassados aos profissionais do magistério nos próximos meses, acrescidos à folha de pagamento mensal.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, o reajuste representa um aumento em torno de 5% na folha salarial dos professores do município e beneficiará cerca de 150 profissionais.

Para a Secretária Municipal de Educação, Karla de França, esta foi uma importante conquista dos professores. “Consideramos uma grande conquista dos professores junta à Prefeita Fernanda, acrescentando que ela sempre foi sensível à luta dos professores, reconhecendo a importância do trabalho dos mesmos na escola”, salientou Karla de França.

Karla de França também relatou a forma como os professores receberam a confirmação do beneficio. “Temos recebido depoimentos de professores que ficaram muito felizes com o benefício e com a gestão municipal que tem correspondido plenamente aos anseios da educação”, afirmou a Secretária. 

O reajuste dos salários dos professores é mais uma importante ação da Gestão da Prefeita Fernanda Costa, que desde o início vem realizando investimentos para cada vez mais melhorar a qualidade do ensino que é oferecido nas escolas municipais. Valorizar os profissionais que trabalham com arte de educar vem sendo umas das prioridades da atual gestão municipal.

Progressão Vertical

Progressão Vertical é uma mudança de nível (mudança de letra) em que se encontra o servidor para as subsequentes, considerando-se o tempo de serviço na carreira no magistério público do município.

"Robinson Faria passou 20 anos de sua vida estudando segurança pública, mas em seu governo RN fica cada vez mais inseguro": Agentes encontram 3º túnel em uma semana no pavilhão 4 de Alcaçuz


Um novo túnel foi localizado nesta terça-feira (2) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal. Segundo os agentes penitenciários que trabalham no local, a abertura foi feita na quadra do pavilhão 4 do presídio. Este é o terceiro túnel encontrado no pavilhão, reformado há menos de 20 dias.

De acordo com os agentes penitenciários, o túnel foi descoberto no período da tarde e estava na fase inicial de escavações.

Este foi o quarto túnel descoberto em unidades prisionais do Rio Grande do Norte no período de uma semana. O primeiro foi sábado (30), também no pavilhão 4 de Alcaçuz. na ocasião, parte da estrutura desabou. Detentos da unidade informaram à direção que detento teria ficado soterrado, porém, a hipótese de fuga não foi descartada.

Neste segunda-feira (1º), três presos fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Zona Norte de Natal, por meio de uma buraco cavado no banheiro de uma das celas.

Na quarta-feira passada (28), um túnel foi localizado no pavilhão 4 de Alcaçuz, sendo o primeiro desde que o local foi reformado, após a ondade rebeliões ocorridas em março deste ano.

Prefeitura de Santa Cruz avança no processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura


A Prefeitura de Santa Cruz, que fez a adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) em 2013, encontra-se atualmente em processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC), uma das exigências do Ministério da Cultura para que o município possa receber recursos federais para essa área.

O processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura é conduzido pela Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural. Uma Minuta do referido Plano já foi elaborada para a análise do Poder Executivo Municipal e da classe artística. Após a validação da minuta pelo Conselho de Cultura, o Plano será encaminhado  oficialmente para o Executivo, quando este último enviará ao Poder Legislativo Municipal. As pessoas interessadas em enviar opiniões e sugestões a respeito do Plano podem utilizar os seguintes emails:  cultura@santacruz.rn.gov.br ouconselhodeculturasc@outlook.com

O Plano Municipal de Cultura tem por objetivo instituir as políticas de cultura necessária, políticas centradas em ações que busquem a valorização da cultura local.

Clique no link e veja a Minuta do Plano Municipal de Cultura: http://www.santacruz.rn.gov.br/site/media/PlanoMunicipaldeCultura_Minuta.pdf

MPF tenta intervenção judicial de Hospital no RN por mortes de 3 mulheres e dois bebês


Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual em Caicó ajuizaram na terça-feira, 2 de junho, uma ação civil pública contra a Fundação Hospitalar Doutor Carlindo Dantas, mantenedora do Hospital do Seridó, e contra o Município de Caicó em razão das péssimas condições de funcionamento do hospital, o único que presta assistência materno-infantil para uma população de 13 municípios da região. Atualmente, tramitam no Ministério Público Estadual em Caicó cinco inquéritos civis que apuram uma série de irregularidades, que levaram à morte de três parturientes e dois bebês.
De acordo com a ação conjunta, é frequente o recebimento de denúncias, tanto pela Procuradoria da República no Município, quanto na Promotoria de Justiça, relatando problemas. Os depoimentos colhidos pelo Ministério Público revelam ausência de avaliação médica quando da chegada das gestantes à urgência do hospital, sendo recebidas por enfermeiras ou parteiras; negativa de atendimento médico por encontrar-se dormindo o médico plantonista; falta de assistência nos leitos de urgência, chegando uma paciente, com hemorragia, a ter seu bebê dentro do banheiro, sem nenhum profissional para dar suporte. Isso, somado às deficiências estruturais e de equipamentos, bem como à insuficiência de profissionais indispensáveis ao atendimento obstétrico.
“Da análise das informações colhidas nos autos dos procedimentos em trâmite para investigação dessas denúncias, foi possível compilar inúmeros fatos que demonstram a fragilidade do serviço prestado por essa unidade hospitalar, que já perdura há anos, com danos irreparáveis à população seridoense, pois tem resultado em mortes de gestantes e neonatos, sem que os dirigentes da Fundação Carlindo Dantas esbocem qualquer reação gerencial minimamente capaz de reverter tão grave realidade”, destaca a ação.

Tomba acusa governo de fazer agiotagem e pede o perdão da dívida dos agricultores

Ao protestar na Assembléia Legislativa contra a queda do repasse do FPM para as prefeituras, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) acusou o Governo Federal e o Banco do Brasil de fazer agiotagem com os juros de cartões de créditos e de cheques especiais. O parlamentar pediu que o governo brasileiro perdoe as dívidas dos pequenos agricultores, a exemplo do que fez com os débitos de países africanos.
          “Os juros do cartão de crédito Visa, do Banco do Brasil, está 295% ao ano, o que significa 12% ao mês, embora a Constituição diga que os juros devem ser de 1% ao mês. Já os juros do cheque especial estão custando 226% ao ano. Isso que se faz é agiotagem do próprio Banco do Brasil, do próprio Governo Federal”, disse Tomba.
  Lembrando o perdão dos débitos dos paises africanos e que a refinaria da Bolívia gerou um prejuízo para o Brasil de US$ 4,5 milhões ao ser nacionalizada, Tomba pediu para que o governo isente as dívidas dos pequenos agricultores, que há cinco anos enfrentam uma rigorosa seca. “E ai? Porque o governo perdoa dívida de todo mundo e não pode perdoar o agricultor nordestino?”, questionou Tomba.

"Insegurança aumenta cada dia mais no governo Robinson Faria": Quase 3 meses após rebelião, presos continuam soltos em cadeia de Natal


No papel, a capacidade é para 160 presos. Porém, a realidade na Cadeia Pública de Natal é outra. Hoje, quase três meses após a onda de rebeliões que deixou o sistema penitenciário potiguar em estado de calamidade, a unidade tornou-se área livre para a circulação de centenas de detentos. Atualmente, são 450. A superlotação é apenas um dos muitos problemas vistos na manhã desta quarta-feira (3) pelo juiz Henrique Baltazar, titular da Vara de Execuções Penais da capital potiguar. O magistrado, inclusive, afirmou que a cadeia deve ser impedida de receber novos detentos. Só não revelou quando.

As imagens e entrevistas contidas nesta matéria foram feitas com exclusividade peloG1 (veja vídeo ao lado), que ao lado do magistrado acompanhou a inspeção feita nesta manhã. A gravidade da situação é escancarada. Do lado de fora já é possível ver que a coisa é crítica. Uma das quatro guaritas teve os vidros destruídos a pedradas durante os motins. Desde então, continua desativada. Não há policial, guarda ou agente que se atreva a subir. “Os presos jogam pedras. É perigoso”, confirma o agente penitenciário Ivis Ferreira, vice-diretor da unidade.

Atualmente, a Cadeia Pública de Natal possui um número três vezes maior que a capacidade. Sem grades nas celas, todas arrancadas durante a quebradeira, mais de 400 homens perambulam pelas quadras e refeitórios. Outros 50, por problemas de convivência, permanecem trancafiados. Dezessete deles estão em celas improvisadas, carceragens chamadas de ‘chapa’. Nelas estão presos tachados de ‘amigos da polícia’, ‘rivais’ e ‘caguetas’. Como não podem se misturar com os demais, não tomam banho de sol. Sem lâmpadas, o isolamento é escuro. E sem ventiladores, o local fica quente.
“Nosso maior problema aqui é a superlotação. É um problema que acarreta outros problemas. Temos presos doentes, presos que não convivem com outros presos, presos já sentenciados. E tudo isso vai gerando estresse. As grades estão todas arrancadas e os presos todos soltos com constantes tentativas de fugas”, enumerou o vice-diretor.

Prefeita Fernanda comemora sucesso da terceira edição da Copa Bené de Futsal

A Prefeita Fernanda Costa prestigiou no último sábado (30) as partidas finais da terceira edição da Copa Bené de Futsal e comemorou o sucesso da competição, que reuniu 52 equipes, 700 atletas e movimentou os desportistas do município durante dois meses. O certame também atraiu ao Ginásio Marcílio Furtado um grande público em todos os dias de disputas.

“É com muita alegria que a gente mais um ano, esse é o terceiro da Copa Bené, onde tivemos uma movimentação de dois meses na cidade, com atletas desde crianças até os mais experientes culminando com grandes finais e com ginásio cheio”, afirmou Fernanda Costa.

A Prefeita de Santa Cruz, em entrevista à Rádio Santa Cruz AM, fez questão também de ressaltar a importante da prática de esportes. “Esporte é saúde, é lazer, e mais importante até do que ganhar, é vermos aqui esse momento de confraternização entre os desportistas da nossa cidade”, disse a Prefeita.

A gestão da Prefeita Fernanda Costa vem ao longo dos últimos três anos desenvolvendo ações que objetivam apoiar e estimular o esporte amador em suas diferentes modalidades. A competição encerrada no último sábado (30) foi mais uma que teve a marca da Prefeitura de Santa Cruz, que disponibilizou toda a estrutura necessária para a realização de mais um grande evento esportivo, elogiado por todos que participaram.

"Desgoverno de Robinson Faria": Situação de Casas do Estudante é cada vez pior


Em plena semana de provas, as casas do estudante (feminina e masculina) de Natal tiveram sua energia cortada. No prédio onde ficam os meninos, o corte aconteceu na segunda-feira por volta do meio-dia. Na casa feminina, o desligamento da energia aconteceu próximo das 14h30 da terça-feira. No final da tarde de ontem, a Cosern religou a energia dos dois prédios. 

O Gabinete Civil, que paga as contas de água e energia de ambos, acionou a Cosern. Ainda segundo o órgão estadual, serão tomadas as providências para regularizar as contas em atraso. As dificuldades pelas quais passam os estudantes dessas entidades são quase tão antigas quanto o prédio da casa masculina, datada do século 19. Vão desde alimentação, passam pela insegurança e estrutura física. 


A Casa do Estudante do Rio Grande do Norte (Cern) é uma entidade privada sem fins lucrativos e reúne casas espalhadas   pelo Estado: Caicó (unissex); Mossoró e Natal. Há três meses a casa localizada no município de Jucurutu fechou. 

Quem conhece essa realidade há pela menos sete anos é Aline Fidelis. A jovem veio para Natal com 14 anos de idade cursar o ensino médio. Morou por alguns meses na casa de uma prima, mas depois foi para a Casa da Estudante de Natal. “Estudei na escola Ferreira Itajubá, em Neópolis, e estagiava no TRE. Diante desse estágio, resolvi fazer o curso de Direito. Consegui o FIES [Financiamento Estudantil] e estou no 5º período do curso”, contou a universitária, agora com 21 anos.

Filha de agricultores do município de Alexandria (distante 380 quilômetros de Natal), ela recebe do pai uma ajuda de R$ 180 mensais. Mas só de passagens de ônibus, Aline gasta R$ 60 por mês. “Nós estamos passando uma dificuldade aqui. E eles estão passando dificuldade lá. A gente mora aqui não é para luxar não, é por real necessidade”, disse, lembrando do período de anos de seca consecutivos que atinge seus pais. 

Depois da divulgação do resultado final na semana passada, feita através da Rádio Santa Cruz AM, a Prefeitura de Santa Cruz realizou na tarde desta segunda-feira (01) a entrega da premiação aos vencedores do Concurso Municipal de Poesias “Poeta Antônio de Pádua Borges”.

A entrega da premiação ocorreu no Teatro Municipal Candinha Bezerra, contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Edgar Santos, e teve também declamação das poesias vencedoras.

O certame contou com duas categorias, de crianças até 13 anos de idade e de jovens a partir dos 14 anos. O três primeiros colocados de categoria receberam prêmios, sendo que os primeiros colocados foram contemplados com tablets. A Prefeitura também disponibilizou certificado de participação para todos os candidatos inscritos no concurso.

Confira o resultado do Concurso Municipal de Poesia

Categoria até 13 anos

1º lugar - Vandeilson Anderson Rodrigues (Escola Estadual Quintino Bocaiúva)

2º lugar - Jamily de Oliveira Dantas (Escola Estadual Cosme Ferreira Marques )

3º lugar - José Carlos Moura Ricardo (CREART)


Categoria a partir dos 14 anos

1º lugar - Ávila Beatriz da Silva Araújo (Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro)

2º lugar - Beatriz de Lima Cabral (CEDAP)

3º lugar - Waleska Minnely Mendes Paixão (CREART)

Clique no link e leia a poesia vencedora: http://www.santacruz.rn.gov.br/site/media/Poesia_AvilaBeatriz.pdf