segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Santa Cruz amplia combate ao Aedes na Zona Rural


A Prefeitura de Santa Cruz continua com as ações de combate ao mosquito que se tornou o maior vilão da saúde pública na atualidade, o Aedes Aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e o zica vírus. Desta vez, os agentes de endemias, com o apoio dos militares do exército realizaram um grande mutirão de combate ao mosquito na Zona Rural do município.

As ações de combate passaram pelas comunidades do Bonsucesso, Ararau I e II, Baixio do Roçado e Rosa Seda.

Esta ação marcou o encerramento da estadia dos soldados do Exército Brasileiro em Santa Cruz, contribuindo no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Iniciada no  mês passado, a parceira com o Exército foi muito importância no auxilio junto aos profissionais de endemias na intensificação das ações de combate ao mosquito.

A Prefeitura de Santa Cruz inicia esta semana realizando reunião de planejamento com a equipe da Vigilância Ambiental para que sejam programadas novas ações de combate ao perigoso mosquito, sempre objetivando eliminar focos do mosquito e conscientizar a população a fazer parte dessa batalha.




CDL cobra estacionamentos e mais segurança para os comerciantes de Natal

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), Augusto Vaz, se queixa do ele julga ser velhas demandas do setor do comércio na capital. O empresário salienta a falta de estacionamento e a insegurança como um dos principais problemas enfrentados pelo setor. Segundo Vaz, a falta de estacionamento nas proximidades dos centros comerciais acaba agravando o trânsito em Natal.
“Qualquer item que venha atrapalhar o trabalho dos comerciantes causa transtorno. A falta de estacionamentos é uma realidade. Acreditamos que é um projeto muito importante para a cidade, agora resta a prefeitura regulamentar e licitar o projeto”, declarou Augusto. “A segurança também é uma demanda. Os comerciantes são alvos da criminalidade e isso gera prejuízo”, acrescentou.
A STTU (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano) não possui um número exato de vagas públicas disponíveis na Cidade Alta, por exemplo, nem estuda uma alternativa para solucionar ou amenizar a situação, que tem se agravado com o aumento do fluxo de veículos na cidade.
Tributação
O presidente do CDL Natal informou ainda que os ajustes fiscais promovidos pelo Governo do Estado no início do ano, com aplicação de novas alíquotas, também concorreu para aumentar as dificuldades do setor. “As pressão tributárias aumentaram. O comércio está amargando um período complicado, estamos vendo empresas fechando, o número de contratações só tende a diminuir, ainda está difícil”, declarou.

Pagamento de licenciamento de veículos no RN vence nesta semana


O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) informou nesta segunda-feira (15) que o prazo de pagamento da Taxa de Licenciamento de veículos automotores com placas com final 1 e 2 vencem nesta semana. De acordo com o informe, os prazos vencem nesta terça (16) e quarta-feira (17). O valor da taxa é de R$ 60.
Ainda de acordo com o departamento de trânsito, o valor da taxa não varia de acordo com o modelo ou ano do veículo. Veículos com placas de final 1 e 2 correspondem a 19,37% do total de automóveis registrados no estado.
Correspondências com boletos relativos ao licenciamento dos veículos, IPVA e seguro obrigatório (DPVAT) já foram enviados para os contribuintes. No entanto, aqueles contribuintes que não receberam a correspondência podem ter acesso ao boleto por meio do site do Detran (clique AQUI).
Passo a passo
Ao acessar o site do Detran, o contribuiente deve clicar no ícone “Consulta de Veículos”, na página principal. Logo após, o contribuinte será encaminhado para outra tela, aonde serão pedidos a placa e o Renavam do automóvel que deseja efetivar a verificação.
A partir daí, o contribuinte tem acesso a listagem dos débitos referentes a taxa de licenciamento e ao IPVA do veículo. Clicando sobre o débito que deseja pagar, o contribuinte será enciado a outra tela com as opções de emissão de boleto bancário.

Fim de semana tem chuvas acima dos 50 mm em quatro cidades do RN


O fim de semana foi de chuva em 15 cidades potiguares. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), entre as 7h da sexta-feira (12) e 7h desta segunda (15) foram registradas precipitações acima dos 50 milímetros em quatro municípios da região Seridó. Em Cruzeta, onde mais choveu, o índice pluviométrico chegou a 95,8 milímetros.

Em Equador (com 71,3mm), São José do Seridó (60mm) e Parelhas (53mm) as chuvas também levaram alívio para o homem do campo. Na região Oeste, onde também foram registradas precipitações, o município de Serra do Mel foi onde mais choveu: 15mm. Na Grande Natal, choveu muito pouco: 0,4 milímetros em Ceará-Mirim.
O Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 100 anos. Dos 167 municípios, 153 estão em estado de emergência por causa da estiagem prolongada. Atualmente, 19 cidades estão em situação de colapso no abastecimento d'água e outras 72 em sistema de rodízio.
Abaixo, veja lista das 15 cidades onde choveu neste fim de semana
Região Oeste
Serra do Mel: 15mm
Assu: 3mm
Baraúna: 2mm
Olho D'Água do Borges: 2mm
Patu: 1mm
Região Seridó
Cruzeta: 95,8mm
Equador: 71,3mm
São José do Seridó: 60mm
Parelhas: 53mm
Pedro Avelino: 23,5mm
São Fernando: 18,3mm
Florânia: 9,2mm
Caicó: 7,8mm
Acari: 1,4mm
Grande Natal
Ceará-Mirim: 0,4mm