sexta-feira, 19 de junho de 2015

Em Conferência da Saúde, Prefeita Fernanda afirma que é preciso a união de todos para o fortalecimento do SUS


Ao participar da abertura da 6ª Conferência Municipal de Saúde, na noite desta quarta-feira (17), no Teatro Candinha Bezerra, a Prefeita Fernanda Costa fez questão de ressaltar a importância do momento em que se discute melhorias para a saúde pública e afirmou que essa área é prioridade da sua gestão.

Fernanda Costa afirmou em seu pronunciamento que em Santa Cruz se destina mais recursos do que determina a Constituição. “Em épocas de dificuldades é preciso que a gestão estabeleça as suas prioridades. E a nossa gestão tem assumido esse compromisso quando tem investido quase 40% de recursos próprios em saúde, nós encerramos o ano passado assim e tivemos o primeiro bimestre assim”, disse a Prefeita de Santa Cruz.

Para a Prefeita Fernanda, a Conferência Municipal de Saúde é um momento de pensar de forma unida o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Precisamos aproveitar esses dois dias pra esquecermos as bandeiras partidárias, pra fazermos desse fórum a união verdadeira do povo de Santa Cruz. Porque nesse encontro aqui, gestão, usuários e trabalhadores têm um único objetivo: fortalecer e fazer com que o SUS possa ter uma melhoria na sua qualidade”, afirmou Fernanda Costa.

A 6ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas. Direito do Povo Brasileiro”, segue nesta quinta (18) e sexta-feira (19) no Instituto Cônego Monte.

Estado e paga hoje a primeira parcela do 13º salário

O Governo do Estado e a Prefeitura do Natal pagam hoje (19) a primeira parcela do 13º salário do funcionalismo público. O pagamento, de 40% do valor do salário, será pago para todos os servidores, sejam ativos ou inativos.

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Planejamento e das Finanças (Seplan), serão utilizados R$ 143.324.082,12 dos cofres públicos para o pagamento do benefício. Ao todo, 102.984 servidores ativos, pensionistas e aposentados receberão o adiantamento. "O desenvolvimento do nosso Estado passa, antes de tudo, pela valorização do funcionalismo", disse o governador Robinson Faria.

Com incentivo da Prefeitura, Santa Cruz participa da 3ª Copa da Mulher de Futebol


Santa Cruz mais uma vez terá uma equipe participando da 3ª Copa da Mulher de Futebol. Mobilizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a Seleção de Santa Cruz fará sua estreia no próximo sábado (20). O confronto das santa-cruzenses será contra a Seleção de Brejinho, cidade que irá sediar todos os jogos do Grupo B, que tem, além de Santa Cruz e Brejinho, Lajes Pintadas e Serrinha.

A formação da Seleção Feminina de Futebol de Santa Cruz é mais uma ação da Prefeitura de Santa Cruz de incentivo ao esporte. O Poder Público Municipal tem dado todo o suporte para os treinamentos e a participação das meninas do município nesta importante competição, organizada pelo Governo do Estado.

A Seleção de Santa Cruz jogará neste sábado (20) contra Brejinho, dia 21 contra Lajes Pintadas e encerra sua participação na primeira fase no dia 27 de junho contra a equipe de Serrinha.

Acidentes de moto atingem média de 25 ocorrências diárias no Walfredo Gurgel


O problema há muito tempo é crônico e, ao que parece, ainda longe de encontrar uma solução definitiva. Os acidentes de moto continuam em vertiginosa ascendência na linha de atendimento do trauma do Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS). Dados levantados pela unidade mostram que, no período de 1º de janeiro até o último dia 16, foram realizados 4.244 atendimentos a vítimas de acidente de moto. A média, somente nestes casos, está 25 atendimentos/dia. É o maior índice registrado pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) desde 2007.
Para a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, a situação é insustentável e requer medidas fortes e urgentes. “Nós que estamos na linha de frente do trauma, vendo essa média aumentar ano a ano, ficamos extremamente preocupados. Onde isso vai parar? Jovens ficando sequelados, perdendo membros e até a vida sem que medidas duras e concretas sejam tomadas pelos órgãos responsáveis”.
Fátima chama a atenção para talvez aquele que seja o maior inimigo do piloto sobre um veículo de duas rodas: o álcool. Segundo ela, não são raros os pacientes vítimas de acidente de moto que chegam ao PSCS com sinais claros de ingestão de bebida alcóolica. “Alguns não conseguem sequer ficar em pé para realizar um exame”, alerta.

Homem procurado pela Interpol é preso na Praia de Pipa


No fim da tarde desta quinta-feira (18), a Polícia Federal, através da sua Representação Regional da Interpol, prendeu o decorador alemão, Detlef Jürgen Kreipl, de 67 anos. A prisão ocorreu na Praia de Pipa, litoral Sul do Rio Grande do Norte, em razão de um cumprimento de mandado de prisão preventiva para extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal. Detlef Jürgen está sendo processado desde o ano de 2014, pelo Tribunal Judicial de Erding, na Alemanha. Ele é suspeito de praticar tráfico de drogas naquele país e era procurado em todo o mundo. 

O estrangeiro foi detido em uma residência e vivia de forma legal no Brasil. Ele ficará custodiado na Superintendência da Polícia Federal em Natal à disposição do STF, onde onde aguardará o trâmite regular do seu processo.

Apenas no primeiro semestre de 2015, a Polícia Federal prendeu no Rio Grande do Norte, um total de cinco estrangeiros procurados para fins de extradição por terem cometido crimes diversos em seus países de origem.

Prefeita Fernanda participa da abertura da 6ª Conferência Municipal de Saúde


Com a presença da Prefeita Fernanda Costa, foi aberta na noite desta quarta-feira (17) a 6ª Conferência Municipal de Saúde. A solenidade foi realizada no Teatro Municipal Candinha Bezerra e contou com a participação de representantes da sociedade civil, autoridades e profissionais da saúde. O tema é: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas. Direito do Povo Brasileiro”.

Nesta quinta (18) e sexta-feira (19) acontecem no Instituto Cônego Monte os debates e a apresentação das propostas que buscam a melhoria na qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS).  Também serão definidos os delegados que irá participar da etapa estadual da Conferência de Saúde.

Toda a mobilização para Conferência Municipal de Saúde, bem como para as Pré-Conferências que foram realizadas em vários locais da cidade desde o mês de maio e que serviram de preparação, foi da Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretária Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.