quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Lista com nomes para compor pastas do Governo Robinson no Trairi, já está na governadoria.

Alguns nomes de possíveis diretores de algumas repartições que nos repassaram:

7° DIRED - Dinamérico Augusto;

EMATER - Surama Medeiros;

DRAE - Professor Élcio;

CENTRAL DO CIDADÃO - Socorro Medeiros e Valdice (esposa de Junior dos Bodes);

IDIARN - Nilson (Issinha).


As mudanças e indicações não param por aí, ainda tem vários cargos que estão em discussão e que não ficamos sabendo das indicações.

Governo cria comitê permanente de segurança e anuncia medidas emergenciais


A cúpula do sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte confirmou ontem a adoção de medidas emergenciais para intensificar o policiamento no estado e para iniciar o processo de criação de um modelo de segurança, com inspirações em programas consolidados no Brasil como o Pacto pela Vida em Pernambuco e as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s) cariocas.   

O principal eixo na criação do plano potiguar de enfrentamento à violência, em especial com o objetivo de reduzir a quantidade de homicídios, será formatado entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e o sociólogo mineiro José Luiz Ratton. A informação foi apontada ontem pela secretária de Segurança Pública, Kalina Leite, em entrevista coletiva.   

Contratado pelo programa RN Sustentável como consultor na área de segurança pública, o mineiro Ratton é um dos artífices do Pacto pela Vida, implantado em Pernambuco ainda durante a primeira gestão de Eduardo Campos no governo estadual. 

Consolidado como referência nacional e internacional no enfrentamento à violência, o pacto contribuiu para a redução dos homicídios no estado nordestino que figurava entre as piores situações do país.   

De acordo com a secretária de Segurança Pública, a ideia não é discutir com o consultor uma forma de reproduzir pura e simplesmente o modelo pernambucano em terras potiguares. “Precisamos encontrar um modelo nosso, que sirva ao Rio Grande do Norte. O ideal é que busquemos trabalhar em cima das necessidades do nosso estado, pegando as experiências de todo o país”, destacou Kalina Leite.  

Ainda de acordo com a secretaria, o planejamento em longo prazo que será construído pela Sesed não deverá ter muitas novidades do ponto de vista estratégico. “Não há muito que se inventar na área de segurança pública. Vamos ver o que funciona em situações como o Pacto pela Vida e as UPP’s, por exemplo, e trazer para nossa realidade”, complementou ela. 

Primeiros escândalos do governo Rosa começam a surgir: Prédio alugado há 9 meses para o Itep-RN nunca foi usado, diz Sindicato


Um prédio alugado desde abril de 2014 no bairro da Ribeira, em Natal, para ampliação do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte, nunca foi usado. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN) nesta quinta-feira (8). O valor total a ser pago pela locação é de aproximadamente R$ 120 mil, segundo a denúncia.
Ainda de acordo com o Sinpol, o aluguel teve início em abril de 2014 e, em dezembro de 2014, foi renovado por mais um ano, mesmo o prédio não sendo usado para nenhuma atividade do Itep.
A assessoria do Itep informou que o prédio vai abrigar o laboratório de DNA e permitirá a instalação dos equipamentos do projeto de cadeia de custódia e outros serviços da Coordenadoria de Medicina Legal.
“Como se não bastassem as dívidas já existentes e toda a falta de investimento feita nas estruturas já em atividade, o governo passado alugou um prédio que está fechado há vários meses. Ou seja, jogando dinheiro público no ralo”, comentou Paulo César de Macedo, presidente do Sinpol.

Câmara fria
Em um relatório preparado para ser apresentado ao novo diretor do órgão,Odair Júnior, o Sindicato denuncia ainda que as câmaras frias, fornecidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, não foram instaladas como deveriam, ou seja, foram montadas em locais inapropriados, no setor administrativo do Itep, mas não estão funcionando. Isso porque, em Natal, por exemplo, as instalações elétricas e hidráulicas das máquinas não foram feitas.
“Vamos, inclusive, notificar junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública sobre essa situação. Pois, além do não funcionamento dessas câmaras frias, outros equipamentos continuam encaixotados no Itep. Alguns desses materiais seriam para o Laboratório de Genética, que também não foram instalados por falta de um local apropriado. Em Mossoró, foram levadas as câmaras, mas também não instalaram as novas e ainda desligaram as velhas", acrescentou Macedo.

Robinson se reúne com Carvalho e Dias e mantém disputa aberta na Assembleia


Faltam 23 dias para fevereiro chegar e, com ele, a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN. E a medida que o dia da votação se aproxima (está marcada para o dia 1°), esquenta também a campanha interna, nos bastidores da política local, para presidente da Casa. É bem verdade, entretanto, que alguns eventos de campanha não têm ficado tanto assim nos bastidores. Como exemplo, pode-se citar a reunião do novo governador Robinson Faria (PSD) com os potenciais candidatos Álvaro Dias (PMDB) e Gustavo Carvalho (PROS).
Depois de um tempo dizendo, publicamente, que não era hora de discutir a eleição para o Legislativo, Robinson Faria, que já foi presidente da Assembleia, assumiu seu papel de fiel da balança e aceitou a divulgação de alguns encontros, como o almoço com o deputado Gustavo Carvalho, realizado na tarde desta quarta-feira, em um restaurante em Natal. Na manhã de hoje, mais um encontro do governador com a presidência da Assembleia como tema. Desta vez, com Álvaro Dias, conforme noticiou a jornalista Thaisa Galvão.