quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Documentário apresenta as múltiplas facetas de Agnelo Alves


Jornalista corajoso, amigo solidário e gestor público compromissado. Agnelo Alves era um homem múltiplo, mas de apenas uma face: a da coerência. Admirado por seus pares e respeitado por sua experiência e convicção democrática, Agnelo "apesar da idade era uma pessoa com ideias novas", declarou Ezequiel Ferreira, deputado Estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do RN, na abertura do documentário "A presença do ausente".

O filme, dirigido pelo jornalista e crítico de cinema Valério Andrade, amigo pessoal de Agnelo Alves (1932-2015), estreou esta quarta-feira (14) no auditório da ALRN para um grupo seleto de convidados antes de ser incorporado à programação da TV Assembleia - as duas primeiras exibições estão com data e hora definidos: sexta (16) às 17h e sábado (17) às 20h. 

"Gostei, muito bom. Bem completo. Depoimentos generosos que contemplam a personalidade do meu pai", disse o empresário Agnelo Filho ao final da sessão. Ele, o primo Ricardo Alves e o amigo da família Valério Mesquita, acadêmico e presidente da Instituto Histórico e Geográfico do RN, assistiram o documentário na primeira fila. 

Ao longo de 85 minutos, "A presença do ausente" costura uma série de depoimentos que ressaltam a personalidade marcante e as contribuições que Agnelo deixou como legado. "Foi protagonista na política e no jornalismo", reforçou na tela o deputado Estadual Tomba Farias. O filme é todo entrecortado por entrevistas e declarações de pessoas que conviveram com Agnelo tanto no campo jornalístico, como na política e na Academia Norte-riograndense de Letras - onde tomou posse em 2012. "A Academia é lugar de cultura e diálogo, e a presença de Agnelo era um estímulo para nós acadêmicos", disse o poeta e advogado Diógenes da Cunha Lima. 

José Adécio defende José Agripino Maia: “Eu acredito na sua inocência”

O deputado estadual José Adécio (DEM) defendeu o senador José Agripino Maia (DEM), que está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Para Adécio, o país vive um momento de “denuncismo” e dentro desse contexto o senador é mais um dos denunciados.
“Cabe agora ao senador apresentar a sua defesa. Eu acredito na sua inocência, até que se prove o contrário”, disse José Adécio.
Na última quarta-feira (07) o ministro Luís Roberto Barroso atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa Agripino de receber propina da empreiteira OAS nas obras de construção do estádio Arena das Dunas, em Natal, para a Copa do Mundo de 2014. As suspeitas contra o senador surgiram em depoimentos de investigados na Operação Lava Jato.
A PGR utilizou mensagens apreendidas pela Polícia Federal no celular de um dos executivos da empreiteira OAS, José Aldelmário Pinheiro, condenado na Operação Lava Jato, para embasar pedido de abertura de inquérito contra o senador do DEM.

Polícia Federal deflagra operação na Grande Natal para combater o tráfico de ecstasy


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (14), a Operação Delirium, visando combater o tráfico de drogas na Região Metropolitana de Natal.
Cerca de 20 policiais federais estão cumprindo quatro mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão temporária e um mandado de condução coercitiva, todos em bairros da Zona Sul.
A investigação teve início há cinco meses e foi batizada com esse nome tendo em vista que os investigados estão envolvidos principalmente com o tráfico de drogas sintéticas, em especial ecstasy e metanfetamina.


RN é o estado do país com maior parte do orçamento destinado à folha salarial

O Rio Grande do Norte é o estado do país que, proporcionalmente, mais gasta recursos com a folha salarial dos servidores. Hoje, 54,17% da receita potiguar é destinada apenas ao funcionalismo. Os dados foram revelados pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira (13).
Segundo o Estadão, “seis governos ultrapassaram o limite máximo e precisarão se ajustar nos próximos meses para evitar as punições previstas na lei: RN (54,17%), Tocantins (51,47%), Mato Grosso (51,2%), Paraíba (51,15%), Distrito Federal (50,8%) e Pernambuco (50,33%). Desde a aprovação da LRF, é a primeira vez que seis governadores gastam com pessoal mais da metade de sua receita líquida”.
O jornal informa que este é o nível de gasto dos governos com servidores mais alto em 15 anos de vigência da LRF. “O recorde se deve, principalmente, à queda de arrecadação provocada pela retração da economia. Nos 12 meses encerrados em agosto deste ano, os governos de 26 Estados e o DF gastaram, em média, 46,75% de sua receita corrente líquida com a folha de pessoal”, diz o veículo.
Quando um governo ultrapassa o teto de gastos com pessoal, a LRF dá prazo de dois quadrimestres para que sejam tomadas medidas que reequilibrem as contas. Se elas não derem resultado, começam as punições automáticas: são suspensas as transferências voluntárias de recursos e ficam proibidas as operações de crédito. Na gestão de pessoa, são vetadas concessões de reajustes, criação de cargos e qualquer outra alteração de estrutura que provoque aumento de despesas.

Juiz suspende transferência de ex-governador para presídio

A transferência do ex-governador Fernando Freire para cumprir pena numa unidade prisional do Rio Grande do Norte está temporariamente suspensa por ordem do juiz da 12ª  Vara Criminal de Natal, Henrique Baltazar Vilar dos Santos. A decisão saiu ontem à tarde, depois que o juiz foi informado pelo Comando Geral da Polícia Militar, que está ultimando a construção de um presídio adequado numa área contígua ao Batalhão de Operações Especiais (Bope), na Zona Norte de Natal, além do fato de que há “grave risco” para a vida do apenado no sistema penitenciário do RN.

Em seu despacho, o juiz Henrique Baltazar relata nos últimos dias ocorreram várias mortes dentro do sistema prisional do RN, “demonstrando a perda do controle estatal sobre a segurança de tais unidades”. Diante do que foi exposto nos autos, Baltazar disse que se “impõe providências imediatas, ao menos enquanto não se esclarece melhor a situação”.

Assim sendo, determinou o juiz, que o ex-governador deverá permanecer, provisoriamente, sob a guarda da Polícia Militar, e ainda requisitou à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), que no prazo de três dias,  o setor de Inteligência esclareça o “grave risco para a vida do apenado”.

Convite para Audiência Pública sobre Plano Municipal de Saneamento


Fábio Faria diz que Kelps “mentiu” e que só está preocupado com “autopropaganda”

Veio do deputado federal Fábio Faria (PSD) a resposta mais dura endereçada ao deputado estadual Kelps Lima (SDD). Fábio disse que o presidente do Solidariedade mentiu para a população sobre o projeto que pôs fim ao uso da residência oficial pelo governador do Estado e que só está mesmo é preocupado em se promover.
“[Kelps] foi para a imprensa dizer que o governador não usa a residência oficial por causa de um projeto de sua autoria, que proibia isso. Não é verdade. O projeto que ele apresentou não foi aprovado na Assembleia Legislativa. Então, o deputado mentiu, demagogicamente”, disse em entrevista concedida ao portal Nominuto.
“Ele espalha outdoors pela cidade de Natal fazendo autopropaganda. Se ele é contra autopropaganda do governo, como vive apregoando, não faça uso desse instrumento pra se promover”, acrescentou Fábio.
Recentemente, em entrevista concedida a uma emissora de rádio, o filho do governador Robinson Faria já havia dito que Kelps estava sendo “oportunista” ao espalhar outdoors pela cidade se posicionando contra o aumento de impostos. Também ao Nominuto, Kelps respondeu a este comentário afirmando que Fábio havia se comportado como “um menino mimado que tem um interesse contrariado”.

Prefeita Fernanda rebate criticas ao Teleférico e convida jornalistas para conhecer a Santa Cruz de hoje


A Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, comentou as criticas que a obra do Teleférico sofreu por uma minoria de jornalistas do Sudeste do país. A gestora disse que comentários como os que foram feitos é uma forma de preconceito e de externar um pensamento equivocado de que o Nordeste não pode receber também recursos federais para obras importantes.

A Prefeita externou o seu sentimento com os comentários que foram feitos a respeito do turismo religioso em Santa Cruz: “Ficamos tristes porque, no nosso entendimento, essas matérias demonstram mais uma vez a marginalização daqueles que moram nas regiões sul e sudeste, que acham que o Nordeste é feito só de miséria, de pobreza e de seca”, disse.

Fernanda Costa enfatizou que é preciso conhecer Santa Cruz e o seu povo antes de emitir opiniões sobre eles. “Queria muito ter a oportunidade de convidar a esses jornalistas que fizeram esses comentários para que viessem visitar Santa Cruz e conhecer a história e o povo dessa cidade, que é acolhedor, e do Santuário, que tem mudado e eu não tenho dúvidas que nos próximos anos continuará mudando, a história dessa cidade”, ressaltou.

A Prefeita de Santa Cruz questionou se o fato de Santa Cruz estar localizado no semiárido nordestino impossibilita o recebimento de recursos federais que promovam alternativas para o desenvolvimento do município. "O Sudeste também está vivendo a Seca e nem por isso as grandes obras, os grandes investimentos deixaram de acontecer ou foram questionados por quem quer que seja. Quer dizer que o fato de estarmos no semiárido nordestino nos exclui de sermos merecedores de investimentos do Ministério do Turismo e do Governo Federal? Então, eu acho que foi um comentário infeliz”, concluiu.

A Prefeita Fernanda Costa ainda afirmou que as pessoas que questionam os investimentos que foram e que estão sendo feitos para consolidar o turismo religioso em Santa Cruz mudariam de opinião se tivessem a oportunidade de conhecer as mudanças positivas que essa atividade vem proporcionando na vida dos santa-cruzenses.