sexta-feira, 13 de junho de 2014

Prefeitura de Santa Cruz convite para São João na Terra da Santa



Solidariedade vai anunciar apoio a Henrique Alves para o governo

O presidente estadual do Solidariedade, deputado estadual Kelps Lima, tem conversa agendada com o pré-candidato ao governo pelo PMDB, deputado federal Henrique Alves, e deve oficializar o apoio ao seu projeto político. O diretório nacional do partido já declarou apoio a Henrique para o governo em encontro no Rio Grande do Norte, com a presença do deputado federal Paulinho da Força Sindical.

Kelps vinha conversando com Robinson, mas recebeu veto para uma aliança de deputado estadual com o PT.

PPS oficializará sábado apoio a Henrique Alves e Wilma de Faria

Com a presença de lideranças nacionais da agremiação, o PPS do Rio Grande do Norte irá, neste sábado, durante convenção que será realizada na Assembleia Legislativa, oficializar o apoio da legenda as candidaturas do Henrique Alves e da ex-governadora Wilma de Farias, que vão disputar respectivamente, o governo do estado e o Senado. No plano nacional, o PPS irá apoiar para presidente da República, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Segundo o ex-deputado Wober Junior, presidente da legenda no estado, o PPS resolve apoiar as candidaturas de Henrique e Wilma por entender que, no momento de crise que o Rio Grande do Norte enfrenta, é preciso reunir forças e nomes experientes para colocar o estado no rumo certo. Na convenção, que terá início às 09h, também vai tser homologada a candidatura a deputado estadual da fisioterapeuta Francielle Lopes, que nas últimas eleições municipais disputou a prefeitura de Caicó. O partido também irá indicar o nome do vereador de Macau, Décio Cabral, para disputar uma cadeira de deputado federal.

Pré-candidatos ao governo do RN optaram pelo ambiente familiar para acompanhar o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo


Pré-candidatos ao governo do estado, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) e o vice-governador Robinson Faria (PSD) optaram pelo ambiente familiar, para acompanhar o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo deste ano.

Henrique abriu mão de acompanhar o jogo de abertura no Estádio Arena Corinthians, em São Paulo, para se reunir com a mulher, Laurita Arruda, amigos e familiares, na residência do jornalista Cassiano Arruda Câmara, pai de Laurita.

Robinson Faria também optou pela descontração, em vez transformar o momento em evento político. O vice-governador se reuniu com a mulher, Juliane Faria, filhos, familiares e amigos, na casa do jornalista Alex Medeiros, em Natal.

Os dois divergiram nos uniformes. Enquanto Henrique vestiu a tradicional amarelinha da seleção brasileira, Robinson optou pelo uniforme azul do Brasil, cor que seu partido usa como bandeira em algumas campanhas eleitorais.



Via: Tales Vale

Cicloprotesto "Salve o Parque das Dunas" acontece neste domingo em Natal


Os organizadores do CicloProtesto “Salve o Parque das Dunas” vão promover no próximo domingo (15) uma grande movimentação em defesa do Parque das Dunas, área de preservação ambiental com resquícios de Mata Atlântica e considerado Patrimônio da Humanidade pela ONU. O CicloProtesto está convidando ciclistas e grupos ciclísticos de Natal e da grande Natal, para juntos participarem do evento que tem como objetivo um movimento por mais áreas verdes e investimento em mobilidade sustentável na capital do Rio Grande do Norte.

Solicitam também a presença de voluntários para o CicloProtesto, portando notebook para ajudar os ciclistas e as pessoas presentes, fazer a votação no #Salve o Parque das Dunas.

Mais Educação: lista de aprovados no Processo Seletivo para oficinas de Alfabetização/Letramento e Orientação de Estudo

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou a lista dos aprovados no Processo Seletivo do programa Mais Educação, na oficina de Alfabetização/Letramento e Orientação de Estudo.

Confira a lista:

1 - Luderly Handerson Silva Araujo
2 - Nicarla de Araujo Silva
3 - Lucia Ramos da Silva
4 - Maria do Livramento de Pontas Silva
5 - Andreza Celia de Pontes
6 - Josefa Ozaneide Herminio
7 - Aline Luane da Silva
8 - Lediana Santos da Rocha
9 - Aluanda Rodrigues Alves
10 - Erika Bezerra Seabra de Melo
11 - Maria Cleonice Dantas Rocha
12 - Adriana Maria de Azevedo
13 - Jairlane Vanice de Medeiros Silva
14 - Francinete Pereira de Lima
15 - Francisca Leilza de Souza Silva
16 - Gabrielle Oliveira Jovino

Os selecionados devem se dirigir à escola municipal que desenvolva o projeto Mais Educação e que desejam atuar. Dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria Municipal de Educação.

Ibama registra queda na apreensão de animais silvestres no RN


A comercialização de animais silvestres sempre foi um dos problemas que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) combate desde de sua fundação em 1989. Pelo menos no Rio Grande do Norte, parece que toda essa luta tem surtido efeito e a população está evitando esse tipo de situação.
Atualmente, o número de animais apreendidos que estão na sede do órgão não alcança o número de 50. “Hoje em dia, praticamente todo mundo já sabe o que é o Ibama e que comercializar e criar animais silvestres sem que eles estejam regularizados é ilegal. Antigamente as pessoas pensavam que criar esse tipo de animal não era problema. Que crime era roubar, matar. Mas hoje em dia isso mudou. Hoje as pessoas sabem que é um crime que está previsto em Lei”, afirmou Ronaldo Douglas, coordenador do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama/RN.

Rede social será a grande dificuldade dos juízes’


Quando faltarem 35 dias para o pleito eleitoral deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte ganhará um novo presidente. O desembargador Virgílio Macedo assume o comando da Corte as vésperas do pleito. A desembargadora Zeneide Bezerra assumirá o cargo de corregedora e de vice-presidente.

O futuro presidente do TRE, eleito esta semana pelo Tribunal de Justiça, analisa que é um grande desafio, mas enaltece o trabalho já realizado pela Justiça Eleitoral e chama atenção para o fato de que este pleito será inédito: pelo uso do sistema de biometria.
O mandato como presidente do TRE será de um ano. No final de agosto de 2015, assumirá o posto  a desembargadora Zeneide Bezerra, que passará a ser presidente do Tribunal, e Virgílio Macedo passa a corregedor e vice-presidente da Corte.

Questionado sobre as mudanças na equipe do Tribunal, o desembargador disse que ainda não pensou sobre o assunto. “Mas vou procurar me inteirar apenas das coisas mais genéricas. Mudança de pessoal ainda não pensei a respeito. Certamente, no momento certo pensarei”, comentou.

Greve continua e TRT/RN exige metade da frota em circulação


A greve dos rodoviários continua nesta sexta-feira. Ontem, a categoria deliberou pela continuidade do movimento após rejeitar a proposta de conciliação apresentada pelo Ministério Público Federal, que concedia 6,82% de abono salarial no mês de junho caso a paralisação fosse suspensa. Uma liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho determina que 70% da frota circule em horários de pico, e 50% em horários normais. Até o fechamento desta edição, o sindicato dos rodoviários (Sintro) ainda não havia sido notificado. Uma nova reunião de conciliação foi marcada para a próxima quarta-feira (18).

Aparentemente tranquilo, o primeiro dia de paralisação causou transtornos para quem saía ou voltava da zona norte. A frota só começou a ser liberada às 6h da manhã, e apenas 30% circulava nas ruas. No início da manhã, paradas de ônibus como as do gancho do Igapó estavam lotadas, e ônibus fretados faziam o transporte coletivo.

A decisão de Carlos Newton atende a um pedido de dissídio coletivo impetrado pelo Sindicato das Empresas de Transporte (Seturn), solicitando o aumento da frota dos ônibus municipais durante a greve. Na quarta, o TRT já havia expedido uma liminar idêntica pelo desembargador José Rêgo Júnior, atendendo a uma solicitação do Sindicato das Empresas de Transporte Intermunicipa (Sindtrans), referente ao aumento da frota dos ônibus intermunicipais.

Blitz da Lei Seca na Via Costeira prende estrangeiros

A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte realizaram blitz da operação Lei Seca na Via Costeira durante a madrugada desta sexta-feira (12) e prenderam nove motoristas alcoolizados. Entre os detidos, estavam dois americanos, um espanhol e um mexicano, que vieram à Natal assistir aos jogos da Copa do Mundo na cidade.

De acordo com a PM, foram realizados 400 testes de bafômetro, entre às 23h dessa quinta-feira e às 2h de hoje. Todos os detidos foram autuados em flagrante e tiveram suas habilitações recolhidas. Após o pagamento de fiança, eles foram liberados.

A maioria dos estrangeiros abordados pelos policiais alegaram desconhecer os limites da Lei Seca no país. A maioria deles são torcedores que estão na capital potiguar para assistir a Copa do Mundo na cidade, que começa hoje com a partida entre México e Camarões, às 13h.  

Seminário sobre turismo religioso lota auditório do Instituto Cônego Monte


Santa Cruz sediou nesta terça-feira (10) o seminário sobre Turismo Religioso e Hospitalidade de Negócios. Promovido pela Prefeitura de Santa Cruz, o evento foi realizado no Instituto Cônego Monte e fez parte do projeto: “Desenvolvimento de ações estruturantes e gestão coordenada do complexo turístico religioso Santuário de Santa Rita”.

O auditório ficou lotado por uma plateia formada principalmente por atores do turismo local, que teve a oportunidade de assistir à palestrantes renomados no assunto turismo, entre eles: Marcelo Taveira (consultor do Sebrae), Juliana Vieira (UFRN), Diego Samahá (ex-secretário de turismo de Aparecida do Norte-SP), Rosangela Costa (Dandara Tour), Darlyne Fontes (IFRN), Temilson Costa (Senac), dentre outros.

O seminário, que começou à tarde e só encerrou no final da noite, contou com a presença da Secretária Municipal de Turismo de Santa Cruz, Marcela Pessoa, da Secretária Estadual de Turismo, Gina Robinson, do gerente do escritório local do Sebrae, Gustavo Cosme, do pároco local,  Padre Vicente Fernandes e da Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa. No intervalo os participantes tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo “Rita, a Santa dos Impossíveis”.

A Prefeitura de Santa Cruz realizou o seminário através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e também contou com o apoio do Ministério do Turismo e a parceria do escritório local do Sebrae.

O seminário realizado neste terça-feira (10), bem como, os cursos vêm sendo oferecidos aos profissionais locais envolvidos com o turismo e outras ações desenvolvidas pelo Poder Público municipal, na atual gestão, são ações que buscam a consolidação do turismo religioso e do desenvolvimento econômico de Santa Cruz.



Prefeitura terá 360 ônibus escolares, vans e táxis nas ruas para atender a população


A Copa do Mundo começa em Natal (RN) com os rodoviários de braços cruzados. A categoria iniciou o movimento a 0h desta quinta-feira e afastou a possibilidade de aceitar o acordo proposto pelos empresários. Apenas 30% da frota dos ônibus municipais circulavam na capital pela manhã. Já a região metropolitana conta com o efetivo de 50% circulando. Por determinação do Tribunal Regional do Trabalho, a categoria deve manter a frota de 30% durante todo dia, mas no horário de pico (5h às 9h e 16h às 20h) a frota deve ser de 50%. Em caso de descumprimento, o TRT determinou que o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários deve pagar multa de R$ 100 mil.
Os trabalhadores dizem que o movimento não tem relação com o campeonato mundial de futebol. “Não tem nada a ver com a Copa. Nossa database é no dia 1º de maio. Estamos há 35 dias negociando com os empresários. A proposta oferecida por eles foi 100% reprovada. Sendo assim, a greve continua”, declarou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do RN (Sintro-RN), Nastagnan Batista.

Chuva deve permanecer durante todo o dia e há riscos de alagamentos


O serviço de meteorologia da Emparn alerta que as chuvas, em Natal e Região Metropolitana, devem continuar ao longo de toda esta sexta-feira e há riscos de alagamentos. As precipitações devem persistir durante a noite e madrugada.

O chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, orienta a população que evite o trânsito por áreas onde normalmente são registrados alagamentos porque o volume de chuvas previsto deve causar transtornos.

As chuvas, segundo Bristot, são ocasionadas por uma instabilidade que vem do Nordeste, somada aos afeitos da zona de convergência. Em Parnamirim, município da região Metropolitana de Natal, há registros de alagamentos em algumas avenidas.