quarta-feira, 28 de março de 2018

Para uma platéia de mais de 80 prefeitos do RN, Tomba Farias discursa em prol das causas municipalistas


Na manhã de ontem (27), no auditório da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, aconteceu um encontro promovido pela FEMURN, que reuniu em torno de pouco mais de 80 prefeitos potiguares, na pauta diversos assuntos que vem tirando o sono dos gestores municipais.

O encontro discutiu diversos temas de relevante interesse social para as gestões municipais, dentre eles a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, temas como os gastos com programas federais e a queda na arrecadação, fatores esses que afetam de forma brusca as administrações municipais e  que penalizam os cidadãos em condições vulneráveis como também o crescimento e desenvolvimento das cidades. 

As prefeituras estão correndo risco de não poderem executar alguns dos programas federais, além de concentrarem as suas receitas nos pagamentos de salários, e tem sido essa uma das preocupações do deputado estadual Tomba Farias no atual momento.



Facção Criminosa afronta Segurança Pública e comemora 5 anos de funcionamento no RN com direito a bolo e queima de fogos




                        


A Facção do Sindicato do RN realizou vários atos em comemoração aos seus cinco anos de funcionamento no Rio Grande do Norte. Em fotos e vídeos divulgados nas redes sociais, os criminosos exibiram um bolo, armas e ainda teve queima de fogos em vários bairros.


Uma afronta a Segurança Pública do RN.


Secretário destaca a importância de torneio de basquete realizado em Santa Cruz para o fortalecimento da modalidade


Santa Cruz sediou neste domingo (25) mais um torneio intermunicipal de basquete. A competição foi fruto da parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Esportes e Lazer, e a Associação Santa-cruzense de Basquete (ASB). O torneio de aconteceu no ginásio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), no bairro Paraíso.

A competição contou com a participação de quatro equipes (ASB, Currais Novos, IFRN-Natal e Caiçara/PB).

A forma de disputa do torneio promoveu duelos entre todas as equipes, com a ASB, representante de Santa Cruz, obtendo o melhor índice técnico e ficando com o título. O segundo lugar ficou com o Caiçara/PB e o terceiro com o IFRN-Natal.

O secretário de Esportes e Lazer, Jackson Jaedyson, destacou a importância de eventos como esses para  o fortalecimento do basquete em Santa Cruz e no Estado. “A valorização da modalidade é algo que precisa ser destacado, mais do que o desempenho em quadra, oresultado, título e etc. Um evento como esse é importante no aspecto de desenvolvimento da modalidade esportiva, que na gestão da Prefeita Fernanda recebe total apoio”, ressaltou Jaedyson.

Eleitores do RN têm até 9 de maio para fazer cadastro de biometria

Revisão biométrica passou por todos os municípios do RN (Foto: Divulgação/ TRE)

Os 167 municípios do Rio Grande do Norte passaram pelo serviço de revisão biométrica para as eleições de 2018, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As 19 cidades que participaram da última etapa de atendimento têm atendimento encerrado nesta terça-feira (27). Mesmo assim, os eleitores que não fizeram a revisão podem se regularizar até o dia 9 de maio.

Todos os municípios potiguares terão uso da biometria nas eleições de 2018 e só poderá quem cadastrou a digital na biometria do TRE.

A biometria revisional obrigatória é o cadastro das digitais dos eleitores. O TRE aumentou o efetivo de servidores para atender a população até esta terça-feira (27), nas cidades potiguares, durante etapas regionais que cobriram todo o estado.

Apesar disso, a biometria ordinária, que também é o cadastro da digital, está disponível para os eleitores na zona eleitoral do seu município até o dia 9 de maio. Essa também é a data limite pra quem quer tirar o seu título, alterar dados cadastrais, ou transferirem domicílio eleitoral.

O dia 9 de maio ainda é a data-limite para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade.

Ao se dirigir ao cartório eleitoral, o cidadão deve levar título de eleitor, caso o possua; comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor e, para os casos de transferência, com antecedência mínima de três meses); documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e o comprovante de quitação militar, quando do sexo masculino.

O TRE alerta para a importância do eleitor não deixar o cadastramento para a última hora.

Ministro Edson Fachin relata ameaças e se diz preocupado com segurança de sua família



Relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin disse que a família dele tem recebido ameaças –e que está preocupado com isso, a ponto de ter pedido providências à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e à Polícia Federal.

“Nos dias atuais uma das preocupações que tenho não é só com julgamentos, mas também com segurança de membros de minha família. Tenho tratado desse tema e de ameaças que tem sido dirigidas a membros da minha família”, disse, em entrevista ao jornalista Roberto D’Avila. O programa Roberto D’Avila vai ao ar na GloboNews às 21h30.

O ministro não especificou de quem ou de onde vêm as ameaças nem as relacionou a nenhum fato concreto.

Segundo Fachin, “algumas providências que solicitei à presidente e a PF por intermédio da delegada que trabalha aqui no tribunal já estão sendo adotadas”. “Nem todos foram os instrumentos foram agilizados, mas eu efetivamente ando preocupado com isso –e esperando que não troquemos fechadura de uma porta já arrombada também nesse tema.”

Ao comentar como se sentia diante das ameaças, Fachin afirmou: “Fico preocupado, sim, com aqueles que, membros da minha família, não fizeram essa opção [de atuar no Supremo] e poderão eventualmente sofrer algum tipo de consequência. Mas espero que nada disso se passe”.

Também relator do pedido de habeas corpus preventivo da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro votou pelo “não conhecimento“, isto é, para não aceitar sequer a possibilidade de o pedido de habeas corpus ser examinado. Justificou que a defesa deveria ter apresentado um recurso ordinário contra a decisão do início de março da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou o pedido para evitar a prisão de Lula em janeiro.

Ele também votou contra a suspensão da sessão do Supremo e contra a liminar pedida pela defesa de Lula.

Fachin é relator ainda de outras ações no STF.

G1

Educação: Prefeitura de Santa Cruz convoca candidatos aprovados em Processo Seletivo


Depois de homologar o resultado do Processo Seletivo Simplificado da Educação, realizado para o provimento temporário de professores do quadro de pessoal da secretaria municipal de Educação, na formação de cadastro de reserva, a Prefeitura de Santa Cruz faz a primeira convocação de candidatos aprovados no certame.

A convocação está sendo feita através do Edital de Convocação 001/2018, divulgado na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial dos Municípios.

O candidato, cujo nome consta na lista de convocados, deve ficar atento ao prazo para o comparecimento ao setor de recursos humanos, na sede da Prefeitura de Santa Cruz, para a efetivação de sua contratação por tempo determinado.  Os convocados terão dois dias úteis, quarta-feira (28 de março) e segunda-feira (02 de abril), no horário das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30 para comparecerem ao local e apresentar toda a documentação exigida.

No site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br) é possível acessar o Edital de Convocação 001/2018 na íntegra, com todos os nomes dos candidatos convocados, prazo, horários e documentos necessários.

PGR volta a denunciar Aécio Neves ao STF por corrupção e obstrução de justiça



A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, voltou a denunciar o senador Aécio Neves (PSDB) por corrupção e obstrução de justiça, no processo que havia sido iniciado pelo ex-procurador Rodrigo Janot. Nesta terça-feira, 27, Dodge apresentou réplica aos argumentos da defesa do parlamentar e reiterou o pedido feito ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que receba integralmente a denúncia contra ele. Na peça, são acusados também a irmã de Aécio, Andréa Neves da Cunha, o primo Frederico Pacheco de Medeiros, e o ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrela (MDB/MG), Mendherson Souza Lima.

Aécio Neves é acusado de solicitação e obtenção, junto ao empresário Joesley Batista, de uma propina no valor de R$ 2 milhões e por obstrução da Justiça, ao tentar atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato. Quanto ao recebimento do dinheiro, que o senador alega ter se tratado de pedido de empréstimo pessoal, Dodge aponta que não há provas que apontem tratar-se de algo com esse caráter, a partir da análise da conversa entre Aécio e o empresário.

Para Dodge, a “vantagem indevida” fica clara “quando o senador afirma que a pessoa que iria receber as parcelas deveria ser alguém ‘que a gente mata antes de fazer delação’. Além disso, a forma como os valores foram entregues, em dinheiro, com utilização de artimanhas para dissimular o seu recebimento (inclusive com a parada do veículo que os transportou em local sem qualquer registro de câmeras, conforme detalhado pelas autoridades policiais em seus relatórios), “também demonstram a ilicitude da transação”.

A procuradora disse ainda que esse tipo de troca de favor não foi um ato isolado, mas uma prática do parlamentar na relação com Joesley, configurando crime contra a administração pública.

Delegado diz que quatro participaram de assalto a casal de PMs de SC em Natal; mulher morreu

PMs de Santa Catarina sofreram tentativa de assalto em Natal e foram baleados; mulher não resistiu.  (Foto: Arquivo pessoal)

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) acredita que os policiais militares de Santa Catarina, Marcos Paulo da Cruz, de 43 anos, e Caroline Pletsch, de 32, foram vítimas de latrocínio, após luta com assaltantes. Eles foram baleados durante na noite desta segunda-feira (26) em uma pizzaria de Natal, onde passavam férias. A mulher não resistiu aos ferimentos e morreu.

Quatro pessoas teriam participado do assalto, segundo informou o delegado Marcos Vinícius, da DHPP. Duas estaríam dentro de um carro que dava apoio aos assaltantes. Outros dois saíram correndo após atirarem no casal. Câmeras de vigilância flagraram os homens correndo, com armas nas mãos.

O veículo foi encontrado ainda durante a madrugada, no bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital potiguar, onde o crime aconteceu. Segundo a polícia, não havia queixa de roubo do veículo registrada e a polícia procura o dono do carro para saber o que ele estava fazendo no local do crime. Ele ainda está sendo periciado.

Segundo o delegado, tudo indica que houve briga entre os policiais e os criminosos, após os assaltantes perceberem que o sargento estava armado. Ele foi atingido com dois ou três tiros (o número exato ainda não foi esclarecido) e ela com um. As vítimas foram socorridas, mas a mulher não resistiu ao ferimento. O revólver do policial foi roubado pelos criminosos.


Operação Semana Santa da PRF reforça fiscalização em 5 BRs do RN

Estratégia da PRF é oferecer reforço concentrado no policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade (Foto: PRF/Divulgação)

A Polícia Rodoviária Federal inicia, a partir da 0 hora desta quinta-feira (29), a Operação Semana Santa. No Rio Grande do Norte, cinco BRs (101, 304, 226, 427 e 406) terão a fiscalização reforçada até as 23h59 do domingo (1º).

A estratégia da PRF é oferecer reforço concentrado no policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade, além de diminuir o fluxo dos veículos de carga em horários de maior circulação.

Durante os quatro dias de operação, a PRF contará com atividades para diminuir a incidência de acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, ao uso inadequado do cinto de segurança e às ultrapassagens indevidas.

Ações de Educação para o Trânsito também serão implementadas no feriado para conscientização dos motoristas da sua importância para redução de acidentes. O foco da atividade será nos comportamentos que geram maior risco de acidentes ou que aumentam a gravidade para os envolvidos em caso de sinistro como excesso de velocidade, alcoolemia, ultrapassagens indevidas, falta do uso de cinto de segurança e falta do uso das cadeirinhas para crianças.

Semana Santa 2017
No feriado do ano passado, a PRF registrou 16 acidentes nas rodovias federais que cruzam o Rio Grande do Norte. Uma pessoa morreu e 23 ficaram feridas.

O excesso de velocidade foi registrado 1.281 vezes no período, além 39 autuações a motoristas alcoolizados e 264 em ultrapassagens proibidas.

A falta do uso de cinto de segurança também foi verificada no ano passado: foram 11 motoristas e 39 passageiros flagrados, sendo que a multa é sempre de responsabilidade do motorista.

Processo Seletivo da Educação é homologado pela Prefeita Fernanda Costa


A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, homologou o resultado do Processo Seletivo Simplificado (Edital 001/2018). O certame foi realizado para o provimento temporário de professores do quadro de pessoal da secretaria municipal de Educação, na formação de cadastro de reserva.

O Termo de Homologação foi publicado na edição desta segunda-feira (26) do Diário Oficial dos Municípios.  Os candidatos aprovados no processo devem ficar atentos para a convocação que a Prefeitura de Santa Cruz fará para a efetivação de seus vínculos no serviço público municipal.

O Termo de Homologação do Processo Seletivo Simplificado está disponível no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).