sexta-feira, 25 de abril de 2014

Prefeitura de Santa Cruz promove no sábado (26) o “Dia D” de vacinação contra a gripe


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Saúde, inicia na próxima sexta-feira (25) mais uma campanha de vacinação contra a gripe. O município, ano passado, superou a meta preconizada pelo Ministério de Saúde que é vacinar no mínimo 80% dos grupos prioritário, algo que não acontecia em Santa Cruz há três anos. A expectativa é bastante positiva quanto ao comparecimento da população aos postos de vacinação.

No sábado (26) acontece o “Dia D” da campanha, quando os profissionais da Saúde realizarão a vacinação em vários pontos da cidade (nas sedes provisórias das Unidades Básicas de Saúde do DNER e Maracujá, UBS’s do Centro, Paraíso I e II e do Conjunto Cônego Monte, Emater, Escola Estadual João Ferreira, na Unidade Móvel ao lado da Matriz, além da equipe de vacinação na comunidade Bonsucesso). A vacinação acontece das 8 às 17 horas.

A secretaria municipal de Saúde lembra que devem se vacinar contra a gripe: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres com até dias após o parto, portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade, bem como trabalhadores da saúde.

Uma importante mudança foi promovida esse ano na campanha pelo Ministério da Saúde, o público infantil incluído na campanha tinha idade de seis meses a 2 anos. Na edição deste ano houve uma ampliação nesta faixa etária, agora crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas.

Conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no ano passado no Brasil: H1N1, H3N2 e influenza B.

Acusado de fazer racismo ao vivo, Faustão se defenderá no próximo domingo

Neste domingo (27), Fausto Silva deixará de fazer piadas por alguns segundos. De acordo com uma fonte de sua produção, o apresentador pretende se defender da acusação de racismo que sofreu após um comentário polêmico feito no último programa. Durante a participação da cantora Anitta no palco, ele se referiu à cabeleira crespa, volumosa e tingida de vermelho da dançarina Arielle Macedo, como “cabelo de vassoura de bruxa”.
Entidades anti-racismo, grupos feministas e até defensores dos cabelos cacheados usaram o carimbo ‘racista’ para atacar o apresentador. O caso teve ruidosa repercussão nas redes sociais. Arielle chegou a postar um desabafo no Facebook. Afirmou ter se sentido ofendida, mas não fez uma menção direta a Faustão. Pouco depois o post foi apagado. Surgiram rumores de que a dançarina teria sido pressionada a não comentar mais nada sobre o assunto.

Endividamento rural é discutido em audiência pública na AL

Produtores rurais do Rio Grande do Norte e da Paraíba se reuniram, na manhã desta sexta-feira (25), para discutir os efeitos do endividamento rural, em audiência pública na Assembleia Legislativa. Na ocasião, os participantes apresentaram as situações enfrentadas em suas propriedades, fizeram relatos dos protestos e tentativas de chegarem ao Governo Federal, na intenção de pedir o perdão das dívidas. A audiência foi proposta pelo deputado Fábio Dantas (PCdoB). “A atividade rural, entre todas as outras, é uma das mais nobres e que precisa de mais amor. Porém, nos últimos anos é uma das atividades que tem sofrido os efeitos da política econômica exercida pelas instituições financeiras que deveriam zelar por essa atividade”, declarou.
Para o deputado, a população precisa cobrar mudanças na política de financiamento exercida no país, não só para os produtores rurais, mas para todas as áreas. “Durante os movimentos sociais que presenciamos no ano passado, não vi ninguém reclamar de uma instituição financeira. O que vi foi gente quebrando o comércio de pessoas que não tinham nada a ver com os problemas do país. Precisamos auditar a dívida pública. Essas instituições financeiras esqueceram que a função de desenvolvimento é primordial. E não vai ser massacrando os agricultores que o Banco do Nordeste vai ficar mais rico”, declarou.
A médica veterinária Joana D'Arc Pires, primeira participante da mesa a se pronunciar, mostrou imagens de protestos, audiências em que ela esteve presente e das inúmeras tentativas de mostrar aos representantes do Governo Federal a situação dos produtores rurais do RN. “Essa luta vem de muitos anos. É uma luta de muito trabalho, mas sei o quanto é difícil sensibilizar quem está lá em cima”, disse Joana.

“Assembleia precisa ser rápida com processo de impugnação do mandato da governadora”


O deputado estadual José Dias (PSD) afirmou que o pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) entregue esta manhã à Assembléia Legislativa é “fundamentado”. Segundo ele, se a Casa rejeitar, será copartícipe da situação atual do Estado. Para o deputado, caberá à Assembleia dar andamento célere ao processo de impeachment.
“Este (pedido de impeachment) é fundamentado. E a Assembléia tem que apreciar. Agora, nós temos que convir que a apreciação é jurídica, mas é essencialmente política. Se a Assembleia acha que tudo está bem, que a governadora está cumprindo com seus deveres constitucionais, a Assembleia rejeita e passa a ser copartícipe da situação atual. Não pode mais se omitir. Se a AL pensa o contrário, nós temos é que fazer o processo caminhar rápido. Para cassar, para impedir, ou para absolver”, declarou o parlamentar. “A opinião pública toda acha grave a situação do estado do RN”.

Reunião debate serviços e estrutura para a Festa de Santa Rita 2014


Representantes de várias entidades estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (24) na sala de reuniões da Prefeitura de Santa Cruz para discutir os eventos e toda a logística para a Festa de Santa Rita de Cássia 2014.

A Prefeitura e as diversas secretarias envolvidas na  festa, a Paróquia, bem como a Policia Militar e de trânsito definiram toda a logística necessária para o período dos festejos da padroeira do município, serviços que irão funcionar, estrutura que será necessária e recursos humanos que estarão disponíveis  tanto nos eventos religiosos quanto nos socioculturais que em breve serão detalhadamente divulgados.

A Prefeita Fernanda Costa,  representada na ocasião pela chefe do gabinete Marcela Ravena, reconhece a importância da festa da padroeira para o município e já externou o total apoio do Poder Público Municipal para contribuir para o seu sucesso da festa como já aconteceu no ano passado.

No próximo encontro, que está agendado para a próxima quarta-feira (30) a partir das 14h, deverá ser apresentado o plano de ação da Policia Militar e de trânsito no que diz respeito a segurança e o Grupamento de trânsito também apresentará sua estratégia, além de questões relacionados aos eventos que necessitam ainda de uma definição.




Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Impeachment de Rosalba é fundamentado por 30 condenações não cumpridas


Os desmandos do Governo Rosalba Ciarlini, do DEM, são tantos que já podem ser reunidos em coletânea. Afinal, foi basicamente isso, uma coletânea, do que não fazer na administração pública que o Movimento de Combate a Corrupção (Marcco/RN) entregou na manhã de hoje a Assembleia Legislativa, para justificar o novo pedido de impeachment que a gestora estadual, Rosalba Ciarlini, vai enfrentar.
Basicamente, o Marcco reuniu o processo que gerou a condenação dela no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sobre o uso do avião do Estado para participar da campanha mossoroense; as quatro ações civis públicas ingressadas pelo Ministério Público do RN pedindo a condenação de Rosalba Ciarlini por improbidade administrativa e, também, outras 27 condenações que o Governo Rosalba já sofreu na Justiça Comum e, simplesmente, não cumpriu nenhuma.
“O Governo Rosalba vem descumprindo generalizadamente as ações civis públicas. São, pelo menos, 27 ações coletivas que não foram respeitadas”, ressaltou o presidente da Associação dos Promotores, Eudo Leite, um dos integrantes do Marcco. “Além disso, em uma dessas ações civis públicas ingressadas pelo MP, há também o corte irregular do orçamento, que foi uma verdadeira afronta, um desrespeito aos poderes constituídos, Judiciário e Legislativo, e também ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado”, acrescentou Eudo Leite.
Além das ações no âmbito da Justiça Estadual, há também o caso já julgado e condenado na Justiça Eleitoral. Mais precisamente, o que provocou a condenação de Rosalba Ciarlini por usar o avião oficial do Estado para ir a Mossoró, em 2012, participar da campanha de Cláudia Regina. “Esse caso foi o próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que, após a condenação dela, nos enviou os autos do processo para que nos tomássemos às devidas providências. E é isso que estamos fazendo”, explicou Eudo Leite.

Quadrilha é presa com bíblia, batina e hóstias roubadas no litoral potiguar

Dois homens foram presos e dois adolescentes apreendidos suspeitos de terem roubado objetos religiosos de um grupo de católicos que foi assaltado no início da semana na praia de Búzios, no litoral Sul da Grande Natal. Além disso, o grupo também é apontado como responsável por roubos de carros na região metropolitana da capital potiguar. Todos foram detidos na noite desta sexta-feira (24) no bairro de Nazaré, na zona Oeste da cidade.
Segundo a Polícia Civil, a ação foi realizada pela Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Cargas e Veículos (Deprov). Na ocasião, três veículos foram apreendidos, sendo dois deles com queixas de roubo. Um revólver, uma pequena quantidade de droga, munições e alguns objetos roubados também foram encontrados com os suspeitos.
Os homens presos têm 22 e 23 anos. Os adolescentes, 16 e 17 anos. De acordo com o delegado Atanazio Gomes, as investigações vinha sendo realizadas há 20 dias. Os carros com queixa de roubo apreendidos são: um CrossFox de cor vermelha, tomado em um assalto ocorrido no dia 22 de abril na cidade deParnamirim, na Grande Natal, e um Doblò de cor prata, que segundo a polícia foi roubado na praia de Búzios no dia 21 de abril. Dentro deste último foram encontrados vários objetos religiosos, como uma batina, estola, cálice, bíblia, crucifixo e hóstias.
Os detidos foram conduzidos à Deprov, onde foram autuados em flagrante por receptação dolosa, porte ilegal de arma e associação criminosa.

MP ajuíza ação de improbidade contra Governadora, ex-Secretário de Saúde e mais 15

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, através do Procurador-Geral de Justiça Rinaldo Reis Lima, ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal contra a Governadora Rosalba Ciarlini, o ex-Secretário Estadual de Saúde Domício Arruda, o Procurador do Município de Natal Alexandre Magno Alves de Souza e outras 14 pessoas, além da Associação Marca e outras oito empresas devido a ilegalidades na prestação do serviço de gerenciamento do Hospital da Mulher, em Mossoró.

As provas colhidas revelam que a contratação da Associação Marca pelo Estado, mediante dispensa de licitação, sob justificativa de situação emergencial, foi direcionada pela Governadora do Estado Rosalba Ciarlini e pelo então Secretário Estadual de Saúde Domício Arruda, em processo administrativo manipulado, construído para o favorecimento de referida Associação com prejuízo ao Estado, à saúde pública e à população.

Com parceria da Prefeitura, Santa Cruz recebeu o Sesc Circuito Saúde


A Prefeitura de Santa Cruz foi parceira de mais um evento realizado pelo Sesc em nossa cidade. Além do projeto “BiblioSesc” que continua percorrendo os bairros de cidade levando leitura e cidadania à população, desta vez Santa Cruz recebeu a edição 2014 do Sesc Circuito Saúde.

Profissionais de educação em saúde, odontologia e nutrição do Sesc, com a participação também de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz, realizaram serviços gratuitos de aferição de pressão, teste de glicemia, orientações em saúde, orientações sobre escovação e higiene bucal.

O evento, realizado na manhã desta quarta-feira (23) ao lado da Unidade de Saúde do Centro, contou com a participação de centenas de populares que puderam aproveitar dos vários serviços oferecidos pelo projeto, além de autoridades locais, entre eles secretários da administração pública municipal e vereadores.

O Sesc Circuito Saúde é mais uma ação de promoção a saúde realizada pelo Sistema Fecomércio, através do Sesc.O projeto acontece há quatro anos e conta com parcerias das secretarias municipais e estaduais de saúde.

Santa Cruz recebeu o projeto encerrando o circuito que passou por outras três cidades do interior potiguar.







Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

ABC e América assinam contrato de patrocínio com a Caixa Econômica Federal


Oficialmente ABC e América já fazem parte do rol de clubes patrocinados pela Caixa Econômica Federal (CEF), o contrato entre as parte foi assinado na manhã desta sexta-feira (25) em cerimônia realizada no auditório do setor Vip da Arena das Dunas, evento que contou com as presenças do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, da deputada Fátima Bezerra, bem como dos presidentes da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, do América, Gustavo Carvalho, e do presidente em exercício do ABC, José Wilson. O contrato renderá a cada um dos representantes natalenses na série B, a quantia de R$ 2 milhões, repassados em dez parcelas.

Flamengo x São Paulo pode ser jogado na Arena das Dunas


O Flamengo pode jogar na Arena das Dunas, em Natal, contra o São Paulo, dia 18 de maio. A proposta já foi enviada pelo consórcio que administra a arena potiguar e todos aguardam com ansiedade a resposta do Rubro-negro, que é o mandante do jogo.
A expectativa do time carioca é de arrecadar, em Natal, próximo de R$ 1 milhão, como vem fazendo nas outras partidas que vem disputando fora do Rio de Janeiro.
O time já jogou, este ano, em Brasília e tem a partida contra o Bahia, dia 21 de maio, já com tudo certo para atuar na Arena Amazônia, em Manaus.
As escolhas de grandes times tem sido encaradas pelas novas arenas como uma excelente forma de movimentar o público. Só em Brasília, por exemplo, a Arena Nacional, ou Mané Garricha, já quintuplicou o seu público em comparação com o antigo estádio da cidade.

Vice-prefeita de Natal alega que não foi comunicada da viagem do prefeito

Em virtude do afastamento do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), emitiu nota nesta quinta-feira (24) informando que não foi comunicada sobre a viagem do chefe do Executivo. Carlos Eduardo está na Europa, onde cumpre agenda administrativa, desde o dia 16, e retorna a Natal no próximo domingo (27).
O vereador Maurício Gurgel (PHS) entrou com um processo pedindo a intimação da vice-prefeita Wilma de Faria para que esta assuma a chefia do Executivo Municipal interinamente, ou renuncie ao mandato outorgado pelas urnas. Em nota, a vice-prefeita classificou o mandado de segurança como tendo "nítido viés eleitoreiro".
A nota informa ainda que a vice-prefeita, "mesmo antes de tomar conhecimento pela imprensa da viagem do prefeito ao exterior", já havia agendado compromissos que a deixarão fora da cidade até o dia 28 deste mês.

Prefeitura de Santa Cruz inicia ações de projeto turístico; curso de qualificação profissional para Ambulantes começa segunda-feira (28)


A Prefeitura de Santa Cruz dará inicio na próxima segunda-feira (28) a um curso voltado para os Ambulantes do Santuário de Santa Rita de Cássia. Essa é a primeira ação prevista no projeto do Ministério do Turismo que escolheu Santa Cruz e mais quatros municípios brasileiros e que objetiva implementar a atividade turística religiosa no município.

O projeto “Desenvolvimento de Ações Estruturantes e Gestão Coordenada do Complexo Turístico Religioso: Santuário de Santa Rita de Cássia” prevê em sua primeira etapa a realização de vários cursos de qualificação profissional e palestras. O primeiro deles começa na segunda-feira (28), será para os Ambulantes e trata da “Hospitalidade de Negócios”. A carga horária do curso é de 30 horas, com aulas no Instituto Cônego Monte, das 18h às 22h, até o próximo dia 02 de maio.

A secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que coordena o projeto em Santa Cruz, informa que ainda neste mês de abril será realizada a palestra “Hospitalidade de Negócios”. Serão três oportunidades: 28 de abril (17h e 20 vagas), 29 de abril (17h e 20 vagas), e 30 de abril (17h e 20 vagas), A palestra será ministrada no Instituto Cônego Monte e destina-se aos atores do turismo local.

Outros 10 cursos ainda serão ministrados em Santa Cruz (Aprender a Empreender - Sabor e Gestão, Aprender a Empreender - Hotéis e Pousadas, Aprender a Empreender, Condutores de Grupos Locais, Manipulação Segura de Alimentos, Marketing, Garçom, De Olho na Qualidade, Comercialização do Produto Turístico e Atendimento ao Cliente), além de diversas palestras.



Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Olá pessoal, em virtude do feriadão de alguns problemas, nosso blog só voltou a sua normalização hoje (25)