terça-feira, 31 de outubro de 2017

É amanhã a tradicional festa de aniversário do Deputado Estadual Tomba Farias

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Adolescentes se rebelam no Ceduc de Caicó e mantêm educadores reféns

Centro de Educação (Ceduc) de Caicó, no Seridó potiguar (Foto: Eduardo Dantas/G1)

Adolescentes que cumprem medida de internação no Centro Educacional (Ceduc) da cidade de Caicó, no Seridó potiguar, iniciaram um motim nesta terça-feira (31). De acordo com a Polícia Militar, eles mantêm três educadores que trabalham na unidade como reféns.

O comandante do policiamento na cidade, tenente coronel Walmery Costa, afirma que o motim teve início por volta das 14h, depois de uma tentativa de fuga frustrada. "Eles pedem bebida, cigarro e drogas", disse o oficial.

A Polícia Militar foi deslocada para a unidade, mas, segundo o tenente coronel, permanece do lado de fora. A direção do Ceduc é quem está negociando com os adolescentes.

Em preparação para o “Dia de Finados”, Prefeitura de Santa Cruz fechará nesta terça (31) e quarta (01) todos os cemitérios da cidade


A Prefeitura de Santa Cruz/RN, através da secretaria de Transportes e Obras Públicas, está finalizando os serviços de limpeza e de pequenos reparos nos cemitérios públicos da cidade. O objetivo é preparar os locais para o “Dia de Finados” (02 de novembro), quando são esperadas milhares de pessoas para visitar seus entes queridos sepultados nos locais.

Para concluir todos os serviços, a Prefeitura fechará todos os cemitérios da cidade por dois dias, nesta terça-feira (31) e quarta-feira (01), e pede a compreensão de todos para que evitem se dirigir aos cemitérios nesse período de acesso restrito, com entrada permitida somente para funcionários responsáveis pela execução dos serviços.

Santa Cruz/RN conta com quatro cemitérios na zona urbana, mais o da comunidade “Cacaruaba”, zona rural do município. Todos deverão registrar grande movimentação nesta quinta-feira (02), durante todo o dia.

Juiz converte prisão de ex-funcionário do ministério do Turismo em preventiva

Carro da PF em frente ao prédio onde fica o Ministério do Turismo na última semana (Foto: TV Globo/Reprodução)

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte converteu em preventivas as prisões temporárias do ex-chefe da assessoria parlamentar do gabinete do ministério do Turismo, Norton Domingues Masera, e de Aluísio Henrique Dutra de Almeida, ligados ao ex-ministro Henrique Eduardo Alves. Com isso, não há prazo pra que eles deixem a prisão.

Eles foram presos temporariamente na semana passada na Operação Lavat , que investiga lavagem de dinheiro, e é um desdobramento da Operação Manus, que levou Henrique Alves à prisão, em junho.

Durante a operação, na semana passada, a Polícia Federal fez buscas na sede do ministério. E encontrou R$ 30 mil reais no ministério , na sala de Norton. Ele foi exonerado na semana passada após a ação policial.

O Ministério do Turismo informou que colabora com as investigações.

Operação da PF apura desvios no 'Minha Casa, Minha Vida' no RN

Resultado de imagem para minha casa minha vida
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (31), em Natal, uma operação que apura desvios de recursos do Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV e do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na capital potiguar.


De acordo com a PF, a investigação constatou que recursos repassados nos anos de 2008 e 2009 para uma instituição financeira sediada na capital potiguar foram em parte desviados mediante a falsificação de recibos em nome de terceiros.

O objetivo das buscas é coletar provas que revelem o real destino dos recursos indicados nos recibos falsificados, havendo a suspeita de que tenham sido políticos, como vereadores e prefeitos do interior do estado.

Professores da UERN aprovam paralisação, por tempo indeterminado, a partir do dia 10 de novembro



Em uma assembleia lotada, professores e professoras da UERN, aprovaram greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 10 de Novembro. A decisão é motivada pelos atrasos salariais, que se arrastam desde janeiro de 2016 e pelo que a classe classifica como descaso do Governo com a universidade.

Após uma série de falas emocionadas, que destacavam a sensível piora nas condições de vida de professores e professoras da UERN e o notório desrespeito do Governo com a universidade, os mais 250 docentes professores presentes definiram, com grande maioria, que a parada nacional do dia 10 marcará o início da greve da categoria.

O comando de greve, formado após o fim da assembleia geral, determinou que participará das assembleias de outras categorias no decorrer da semana, que devem confirmar greve por tempo indeterminado com unidade em todo o funcionalismo público do Rio Grande do Norte.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) realiza assembleia no dia 31/10 pela manhã, o Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (SINPOL/RN), no dia 01/11 às 15h, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaude), no dia 06/11 às 9h30, o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai-RN), também no dia 06/11.

A presidenta da ADUERN Rivânia Moura avaliou a assembleia como muito positiva, em especial pela massiva participação da categoria. Ela destacou que os professores da UERN vieram à atividade com o desejo de votar e aprovar a greve, porque chegaram à uma situação limite e já não aguentam mais o descaso do Governo com a universidade.

“Saímos dessa assembleia com a perspectiva de que esta greve será muito forte. Tanto pela situação limite a qual o Governo do Estado nos colocou quanto pelo compromisso da categoria com a defesa da universidade. Hoje tivemos a oportunidade de ver que os professores e professoras da UERN estão indignados e não vão aceitar os atrasos salariais”, afirmou.

CONSELHOS – Antes da decisão acerca da greve, os docentes da UERN definiram os representantes da categoria para os conselhos da universidade. O resultado das votações escolheu como novos conselheiros Rosimeiry Florêncio (FAD), para a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Neto Vale (FACEM) para a suplência no Conselho Curador, Paulinho Silva (FALA) e Luis Carlos Martins (FALA) para o Conselho Superior Universitário (Consuni).

Prefeitura viabiliza participação de atletas santa-cruzenses em finais dos JERNs em Natal/RN


Atletas de Santa Cruz/RN participaram, neste fim de semana, da fase final dos jogos escolares do Rio Grande do Norte (JERNs), em Natal/RN. A viagem da comitiva santa-cruzense foi viabiliza pela Prefeitura, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, que deu total apoio logístico.

Foram cerca de 40 atletas/alunos oriundos de escolas públicas e privadas que se classificaram na fase regional e que tiveram a oportunidade de participar das finais dos jogos.

“Muitos conquistam o direito de participar das finais, mas encontram dificuldade de ir à Natal para as disputas das finais. Viabilizamos o transporte para esses jovens para garantir o direito deles de competir, um direito que eles conquistaram com seus próprios méritos em suas respectivas modalidades”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Jackson Jaedsyon.

Dodge pede ao STF que aceite denúncia oferecida por Janot contra Agripino Maia

Resultado de imagem para josé agripino maia

A procuradora-geral da república, Raquel Dodge, defendeu junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) o recebimendo da denúncia contra o senador José Agripino Maia (DEM-RN). A acusação foi apresentada em um desdobramento da Operação Lava Jato.

A denúncia foi apresentada em setembro pelo então procurador-geral Rodrigo Janot. O senador é acusado de receber propina da empreiteira OAS em troca de favores relacionados à Arena das Dunas, em Natal, construída para a Copa do Mundo de 2014.

Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), o estádio foi superfaturado em R$ 77 milhões.

Agripino Maia nega as acusações, e diz que não há na denúncia qualquer indício de recebimento de propina.

Em seu parecer, Dodge pede que a denúncia seja recebida. Ou seja, ela quer que o senador se torne réu em ação penal no STF.

“A denúncia narra os fatos atribuídos ao acusado em um contexto de recebimento de vantagens indevidas, de forma oculta e disfarçada, no âmbito de complexo esquema de corrupção envolvendo diversas pessoas, divididas em núcleos especializados em determinadas tarefas”, escreveu Raquel Dodge no parecer.

A denúncia vai ser analisada pela Primeira Turma do Supremo. Se o colegiado aceitar a acusação, o senador responderá por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Mais de 130 professores do RN sofreram atentado contra a vida em 2015, diz anuário

Sala de aula foi depredada e revirada por vândalos, em Natal (Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi)

Pelo menos 136 professores do Rio Grande do Norte disseram que já foram vítimas de atentados contra a vida. Outros 537 profissionais sofreram ameaças dos seus próprios alunos, segundo o Anuário da Violência Pública, lançado nesta segunda-feira (30). Os números foram levantados por meio da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar realizada, em 2015.

Na pesquisa, 308 professores também afirmaram que foram vítimas de furtos dentro da escola e 92 sofreram roubo mediante ameaça, dentro do ambiente de trabalho.

Ao captar a percepção de diretores e professores sobre a ocorrência de situações de violência na escola em que trabalham ao longo de 2015, a pesquisa registrou que 2.706 dos profissionais (50% dos entrevistados) tinham conhecimento de agressões verbais ou físicas de alunos contra educadores e funcionários de instituições de ensino no estado.

Outros 75,3% dos entrevistados sabiam de casos de agressões entre alunos. Dos entrevistados, 292 também apontaram que viram alunos chegarem à escola sob efeito de álcool e 677 lembraram de casos em que os estudantes estavam sob efeito de drogas.

Até armas são encontradas dentro das unidades de ensino. À pesquisa, 447 profissionais afirmaram que sabiam de alunos que frequentaram aulas portando armas brancas, como facas ou canivetes. Pelo menos 89 viram alunos com armas de fogo.

Os profissionais também reclamaram das condições de segurança pública dentro e fora da escola, como a presença da polícia no entorno das instituições, bem como iluminação pública.

Santa Cruz/RN participa de feira de turismo na Argentina; cidade integra estande do Rio Grande do Norte


Santa Cruz/RN está participando de mais um importante evento internacional de turismo, a FIT América Latina (Feira de Turismo Internacional), que acontece desde o último sábado (28) até a amanhã (31), em Buenos Aires, Argentina.

A “Cidade Santuário” está representada pela secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, e compõe o estande do Rio Grande do Norte. Vários destinos turísticos potiguares estão participando do evento, entre eles, Santa Cruz/RN, além de hoteleiros e representantes do Governo do Estado.

A expectativa dos organizadores da FIT América Latina é de receber, até o último dia do evento, cerca de 95 mil participantes. Para a Prefeitura de Santa Cruz/RN, uma excelente oportunidade de ampliar a divulgação da cidade para um novo público.

Locadora recolhe carros da prefeitura de Parnamirim por falta de pagamento

Uma frota de cerca de 100 veículos alugada pela empresa ProTour Locação à prefeitura de Parnamirim  recolheu nesta terça-feira(31).

Segundo a empresa, a gestão anterior, através de Maurício Marques, deixou de honrar uma dívida de R$ 10 milhões com a ProTour, enquanto a atual administração, acumula um débito de R$ 3 milhões.

A ProTour possui uma média de 70 veículos leves; 17 caminhões; sete máquinas pesadas e quatro vans.

RN tem segunda maior taxa de homicídios do Brasil em 2016, diz Anuário da Segurança Pública

Segundo especialistas, índices de violência no RN são alarmantes (Foto: Ney Douglas)

Com um número absoluto de 1.976 mortes violentas no ano passado (18% a mais que em 2015), o Rio Grande do Norte foi o segundo estado com maior taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes, de acordo com o 11º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, lançado nesta segunda-feira (30) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O estado ficou atrás apenas de Sergipe, que registrou 64 mortes para cada 100 mil habitantes. O RN teve uma taxa de 56,9 mortes, seguido de Alagoas com 55,9 mortes por 100 mil habitantes.

Em nota, o Governo destacou que o Rio Grande do Norte ocupa a 5ª colocação entre os estados que mais reduzem os índices de latrocínio, roubo seguido de morte, e a 9ª menor taxa do país no que diz respeito aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que engloba casos de roubos em geral, como comércios e residências. Sobre os assassinatos, a secretária de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas, afirma que eles têm relação com as disputas entre as facções criminosas que brigam pelo comando do tráfico de drogas.

"Estamos combatendo em diversas frentes, desarticulando as organizações por meio do setor de Inteligência e trabalhando com as Polícias Civil e Militar no combate ostensivo a esses grupos dentro das comunidades. Continuaremos com o nosso trabalho de enfrentamento. Não vamos retroceder”, declarou a secretária

O estado também foi o terceiro a registrar o maior crescimento de mortes violentas intensionais em 2016, em relação ao ano anterior (18%). Ficou atrás apenas do Amapá, que teve crescimento de 52,1% e do Rio de Janeiro, com 24,3%.

"A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área da segurança pública, influenciando a melhoria da qualidade dos dados por parte dos gestores", diz o Fórum de Segurança Pública, sobre o anuário.

Divulgação em eventos turísticos atrai grandes operadoras e novos turistas para Santa Cruz/RN


Buscando tornar a cidade cada vez mais conhecida como destino turístico, a Prefeitura tem se esforçado para que Santa Cruz/RN participe, rotineiramente, dos principais eventos do segmento no Brasil e também no exterior. Com esta importante ação, desenvolvida pela secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a “Cidade Santuário” começa a colher frutos positivos. Sãos investimentos feitos pelo Poder Público na divulgação dos seus atrativos e que objetivam o fortalecimento da atividade turística no município, consequentemente, a geração de emprego e renda para a população.

A presença de um grupo de turistas vindo de Guaratinguetá/SP, nesta última quarta-feira (25), é a prova de que as ações desenvolvidas vão no caminho certo, além disso, evidenciam o grande potencial que Santa Cruz/RN tem para se transformar em um dos principais destinos de turismo religioso do País.

A Prefeitura comemora a presença, em pleno meio de semana, de visitantes vindos de uma região que normalmente não envia turísticas com tanta frequência para a cidade, mas não apenas por isso. Esse grupo foi conduzido por uma das maiores operadoras de turismo de América Latina, a CVC, fato que ratifica a importância da presença dos técnicos do Turismo nas feiras nacionais e também internacionais, como a que irá acontecer nos próximos dias em Buenos Aires, na Argentina, e que contará com a presença da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz, Marcela Pessoa, divulgando a “Cidade Santuário”.

Ao mesmo tempo em que desenvolve ações de estruturação da cidade, capacita profissionais, fomenta o turismo como uma atividade capaz de fortalecer a economia local, a Prefeitura de Santa Cruz mantém o seu cronograma de participações em eventos, por acreditar que todas as formas de divulgação, como o contato com agências e operadoras, distribuição de panfletos, vídeos, entre outras, são ferramentas importantes e indispensáveis para o processo de consolidação do turismo como umas das principais atividades econômicas do município.