sexta-feira, 25 de julho de 2014

Candidatos vão aos festejos de Sant’Ana com a fé de conquistar eleitores


O primeiro grande evento político desta campanha. Assim pode ser caracterizada a festa de Sant’Ana, em Caicó, deste quinta-feira, quando vários candidatos, a majoritária ou na proporcional, circularam na feirinha da cidade como forma de se popularizar ou testar a popularidade entre os eleitores seridoenses.

Os candidatos ao Governo do Estado Henrique Alves (PMDB), Robinson Faria (PSD), Robério Paulino (PSOL) e Araken Farias (PSL) marcaram presença, destaque para o nome do PSL que, de quebra, ainda oficializou o apoio tardio do PEN local a sua candidatura. “Receptividade esta sendo muito favorável e a aceitação dos nossos nomes vem ocorrendo com entusiasmo pela população”, analisou Araken que também elogiou a organização da Feirinha e ressaltou a importância do Poder Público incentivar esse tipo de assim, que representa a cultura potiguar.

“É impressionante como Caicó sempre surpreende positivamente com esse exemplo de religiosidade e festa”, declarou Henrique. Durante o evento, ele concedeu entrevistas a rádios locais e falou sobre o crescimento da sua campanha. “Aproveito este momento para agradecer os apoios que tenho recebido de vários partidos. Isso prova que o povo quer união pelo bem do Rio Grande do Norte”, acrescentou o peemedebista, que circulou no evento ao lado de Wilma de Faria (PSB), candidata ao Senado, e João Maia (PR), nome lançado para vice.

Dibson Nasser acusa Agripino de influenciar decisão de ministro do TSE


A Justiça pode até ser cega mas, em alguns casos, fica bem claro que os que julgam enxergam, e muito bem, quem são as partes do processo antes de proferirem suas decisões. Pelo menos, é isso que aponta o deputado estadual Dibson Nasser, do PSDB, que acusou o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, de pressionar o amigo pessoal Gilmar Mendes, ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conseguir uma decisão que o retirasse da Assembleia Legislativa do RN.

A saída de Dibson Nasser da Assembleia reconduz José Adécio, seguidor de décadas de José Agripino, para o cargo de deputado estadual. “Desde de o início, aqui no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), que meu julgamento é totalmente político, uma coisa muito difícil de se enfrentar. As forças ocultas sempre agiram para me derrubar e, pela segunda vez, conseguiram”, afirmou Dibson Nasser em desabafo publicada no perfil dele no Facebook.

As “forças ocultas”, na verdade, ficam bem claras no texto de Dibson. Emanariam do senador José Agripino, amigo pessoal de Gilmar Mendes e que estaria esperando, nessas últimas semanas, apenas o ministro assumir o plantão no TSE para ingressar com o pedido de suspensão da liminar que devolver o cargo de Dibson Nasser e retira-lo, novamente, da Assembleia.

Polícia do RN desmantela quadrilha de tráfico internacional de drogas que agia no Seridó


A Polícia Civil com apoio da Polícia Militar deflagrou na. Manhã de hoje nas cidades de Natal, Currais Novos, Parelhas e Caicó uma operação para combater o tráfico de drogas. A delegada Sheila Freitas da Divisão de Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e o delegado Odilon Teodósio da Delegacia Especializada em Homicídios comandaram a operação que teve a participação de oitenta policiais.

A investigação que culminou com a operação TYPHON, na manhã de hoje, foi iniciada há oito meses por policiais da delegacia da cidade de Parelhas e foi passada para o DEICOR, quando os agentes descobriram que os crimes cometidos pela quadrilha se tratava de uma ação do crime organizado.

As investigações apontam que a quadrilha movimentava em conta bancárias no nome de laranjas cerca de três milhões de reais e que os rendimentos eram oriundos da ação de Edson Gonçalves de Macedo, conhecido como “Loprão”, porque os seus pontos de distribuição de drogas já tinham se expandido para os estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, além de ter conexões com quadrilhas do Acre e de alguns países sul americanos.

Os policiais informaram que Loprão conseguiu essas articulações com outros traficantes que ele conheceu nos presídios federais de Rondônia, Mato Grosso e Mossoró, além de ser ligado a facção criminosa Comando Vermelho.



Trabalho permanente da Prefeitura melhora condições das estradas da Zona Rural de Santa Cruz


O trabalho de recuperação de estradas na Zona Rural do município, que é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, é continuo e tem melhorado a vida do homem do campo. O Poder Público municipal tem identificado e priorizado os trechos que apresentam mais dificuldades para trafegar.

Esta semana, as maquinas da Prefeitura fizeram o recapeamento num trecho de aproximadamente 2km na comunidade Bonsucesso. Nos serviços foram utilizadas a motoniveladora, a retroescavadeira, uma enchedeira e uma caçamba.

O mesmo serviço realizado no Bonsucesso já contemplou outras várias comunidades rurais e, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, outras ainda receberão os serviços, entre elas, o Sitio Canoas, próximo a ser atendido. O objetivo é melhorar no local o acesso a uma ponte que liga a comunidade a cidade de Japi e também a Zona Urbana de Santa Cruz.





Robinson Faria recebe apoio de grupo de São José de Campestre


O grupo de oposição de São José de Campestre formado por ex-prefeito Júnior Paiva, vereadores e lideranças declarou apoio ao candidato Robinson Faria ao Governo do Estado.
O ex-prefeito, Júnior Paiva (PSDB) comentou o apoio ao projeto do PSD para o Rio Grande do Norte. "Campestre precisa de um governador presente, que conheça a região e que trabalhe pelo seu povo. Robinson é esse candidato e vai ganhar", destacou o ex-prefeito.
Além do ex-prefeito, o grupo é formado pelos vereadores Fernando Cruz, Márcia Melo e Preto e os suplentes de vereador, Pretinho, Márcio Brandão e Fábio Júnior.
Júnior Paiva foi prefeito de 2004 à 2008 e disse que o grupo está empenhado a eleger Robinson governador.


Via Édipo Natan

Policiais plantonistas estão sem crédito nos cartões de alimentação há 20 dias


O SINPOL-RN enviou um ofício, de número 110/2014, ao delegado geral da Polícia Civil, Adson Kepler, solicitando providências urgentes para o problema da falta de crédito no cartão alimentação (GreenCard) dos policiais plantonistas de Natal e interior do Estado. Há mais de 20 dias os cartões não são recarregados e o motivo seria uma dívida do Governo com a empresa responsável.
“Alimentar-se é necessidade básica à conservação da vida e, vale ressaltar, que esse cartão alimentação é um direito conquistado pela própria categoria, que já sofre tanto com outras dificuldades estruturais das delegacias. Por esse motivo, enviamos o ofício para a Degepol solicitando a regularização desse serviço, pois já são mais de vinte dias de atraso no repasse dos créditos no GreenCard”, afirma Renata Pimenta, vice-presidente do SINPOL-RN.

Polícia Federal, MP e RF fazem mega operação contra a Telexfree

A Receita Federal, Polícia Federal e o Ministério Público Federal realizaram nesta quinta-feira (24) a “Operação Órion”, para investigar a suposta pirâmide financeira Telexfree, sediada no Espírito Santo. Os sócios da empresa são acusados de cometerem crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e contra a economia popular, contrariando a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e apontando que a Telexfree é um investimento coletivo.
A ação cumpriu nove mandados de busca e apreensão nas duas sedes da Ympactus Comercial, empresa que representa a Telexfree no Brasil, quatro escritórios de contabilidade e três residências de sócios da companhia. A operação contou com 18 fiscais da Receita e 50 policiais federais.
A operação também determinou medidas cautelares aos sócios, proibindo-os de deixarem o País e obrigando-os a comparecer mensalmente à Justiça Federal. As contas bancárias dos sócios foram bloqueadas e as atividades econômicas da Telexfree no Brasil foram suspensas.
Os envolvidos devem responder pelos crimes previstos nos artigos 7º e 16º da Lei 7492/86, contra o sistema financeiro nacional, por emitir, oferecer ou negociar, de qualquer modo, títulos ou valores mobiliários falsos ou falsificados; sem registro prévio de emissão junto à autoridade competente, em condições divergentes das constantes do registro ou irregularmente registrados; sem lastro ou garantia suficientes, nos termos da legislação;sem autorização prévia da autoridade competente, quando legalmente exigida.
Em nota, a Receita afirma que a operação aconteceu como mais um esforço para combater um esquema de investimento conhecido como pirâmide financeira, que se sustenta a partir da cobrança de taxas de adesão de divulgadores de um serviço de telefonia. A rede construída pelas empresas não condiciona os ganhos dos divulgadores à venda ou revenda dos serviços de telefonia, mas principalmente à angariação de novas adesões à rede, o que torna o esquema lucrativo somente para os membros que figuram no topo da pirâmide.

Em Fórum do Selo Unicef, Fernanda Costa ressalta avanços na proteção de direitos de crianças e adolescentes


Foi realizado nesta quinta-feira (25) o 1º Fórum Comunitário de Santa Cruz, promovido pela Prefeitura, por meio da Comissão Intersetorial Pró-Selo Unifec e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento, realizado no auditório do SENAI, foi umas das ações do município para a conquista do Selo Unicef.

Com o auditório lotado e com a presença da Prefeita Fernanda Costa, o Fórum tratou de políticas públicas voltadas para a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Na ocasião, houve apresentação de propostas por parte de técnicos e de representantes da sociedade que serão enviadas ao Poder Executivo municipal.

A Prefeita Fernanda Costa falou da importância do evento ressaltando a participação popular. “É um momento ímpar. Entendemos que os processos que são construídos a várias mãos, que são construídos com a participação da população, com certeza têm a possibilidade de êxito. Esse é um momento de escutar dos adolescentes quais são os seus anseios, quais são suas dúvidas, suas necessidades, para a que a gente possa fazer um planejamento e que possamos trabalhar cada vez mais para dar condições e qualidade de vida para as nossas crianças e os nossos adolescentes”, afirmou Fernanda Costa.

Fernanda Costa lembrou dos investimentos que já foram feitos pela Prefeitura de Santa Cruz, por exemplo, no Conselho Tutelar - que ganhou sede própria e equipamentos que o ajudam a melhor desempenhar suas funções, a realização de várias competições esportivas no município, bem como, a disponibilidade do Município em colaborar com atletas e desportistas de Santa Cruz na participação e realização de competições, dentre outros.


Participaram também do evento representantes de várias secretarias municipais que estão envolvidas no processo de conquista do reconhecimento, além de autoridades locais.


Dilma Rousseff ouve cantos por Campos durante velório de Suassuna


A presidente Dilma Rousseff teve que conviver com cânticos em favor de Eduardo Campos, candidato do PSB à presidência, durante o velório do escritor paraibano Ariano Suassuna, em Pernambuco, estado no qual Campos foi governador até este ano.
Durante o momento em que os candidatos à presidência estiveram no local, o público entoou a música “Madeira do Rosarinho”, que era cantada sempre por Suassuna nos comícios de Campos desde 2006, quando o pernambucano foi eleito governador pela primeira vez.
Suassuna era casado com a tia de Renata Campos, mulher do ex-governador de Pernambuco, e nos últimos meses já havia declarado publicamente seu apoio à campanha de Eduardo Campos. Dilma deixou o enterro antes do concorrente e, na hora da saída, teve único e rápido contato com o pernambucano.

Primo de Bruno indica local onde corpo foi enterrado


Belo Horizonte (AE) - Jorge Rosa Sales, 21 anos, primo do goleiro Bruno Fernandes, condenado a 22 anos de prisão pela morte da ex-amante Eliza Samudio, afirmou ontem que o corpo da mulher foi enterrado em uma pequena chácara próxima ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O crime ocorreu em 2010 e o corpo da modelo nunca foi localizado. Sales, que era menor de idade na época, foi condenado e cumpriu medida socioeducativa em Minas por ter sido considerado culpado pelo sumiço de Eliza. Ele foi solto em setembro de 2012 e atualmente mora no Rio de Janeiro. 

A afirmação foi veiculada no programa Haroldo de Andrade, da Rádio Tupi. “Ela foi assassinada e enrolada em um lençol e colocada dentro de um saco plástico preto e enterrada em um buraco bem fundo escavado com trator em uma chacarazinha perto do aeroporto de Belo Horizonte”, disse. 

Sales foi o primeiro a denunciar a participação de Bruno no desaparecimento da modelo. Segundo ele, o corpo de Eliza teria sido levado ao local em uma EcoEsport e o goleiro teria ajudado a jogar terra na cova, escavada próxima a um coqueiro. “É próxima a uma estrada de chão, bastante deserta. Sei chegar ao local. Tem um coqueiro grande. E mesmo se não tiver esse pé, eu sei onde está”, declarou. 

O primo de Bruno foi acusado pela polícia de ter presenciado a morte de Eliza na casa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, apontado como o assassino da moça. O imóvel fica em Vespasiano, também na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Questionado sobre o motivo das declarações neste momento, Sales disse que o caso ainda “mexe muito” com ele. “Foi muita pressão em cima de mim”, afirmou.

Prefeita Fernanda Costa visita recém-iniciada reforma do Posto do Centro e demais obras do município


A Prefeita Fernanda Costa, acompanhada do Secretário Municipal de Obras, Francisco Nogueira, visitou na manhã desta quinta-feira (24) várias obras que estão sendo realizadas pelo Poder Público municipal, entre elas: a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, antigo Posto do SESP. É mais uma importante obra iniciada pela atual gestão municipal.

O prédio da unidade do Centro é o mais antigo entre os que abrigam os serviços de saúde nos bairros e necessitava de reforma. A Secretaria Municipal de Saúde há algum tempo já tinha transferido as equipes e todos os serviços oferecidos na unidade para outro endereço, para a sede provisória na Rua Alfredo Lima, no Centro.

A reforma terá investimento na ordem de R$ 148 mil (cento e quarenta e oito mil reais) e está sendo executada pela Do Vale Construções e Empreendimentos. Com a conclusão da reforma, prevista para o mês de novembro, a Unidade de Saúde do Centro voltará à sua sede própria.

Fernanda Costa aproveitou para visitar outras obras de reforma e também de construção de equipamentos públicos: obras de implementação do Centro de Treinamento, reforma do Terminal Rodoviário e nas UBS’s do DNER, Paraíso e Maracujá, construção da Praça da Bíblia, da nova sede do CREAS e da UBS do Bonsucesso, inicio da instalação da Iluminação do Alto de Santa Rita e de construção de banheiros públicos no local, bem como, pavimentação de ruas no Conjunto Cônego Monte. Todas as obras estão sendo executadas pela Prefeitura de Santa Cruz, que transformou a cidade em um verdadeiro canteiro de obras.






Com trator, agentes encontram túnel de 20 metros no maior presídio do RN


Com a ajuda de um trator tipo retroescavadeira, um túnel com aproximadamente 20 metros de comprimento foi descoberto nesta quinta-feira (24) ao lado do Pavilhão IV da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. De acordo com o diretor Ivo Freire, foram os próprios presos - alguns que já haviam tentado escapar pelo buraco, quem denunciaram a localização. "Este túnel, segundo os apenados, foi escavado há pelo menos 4 anos. Só neste ano, eles já tentaram escapar por este túnel umas cinco vezes", afirmou.

Ainda de acordo com Ivo, assim que o trator começou a escavar as paredes do túnel cederam e o túnel desmoronou. "Tiramos a terra, colocamos pedras por toda a extensão do túnel e o cobrimos", acrescentou. A distância do Pavilhão 4 para o muro mais próximo é de uns 18 metros. Com a profundidade, o túnel passa dos 20 metros", explicou.
No início deste mês, uma revista de rotina já havia levado os agentes a encontrarem uma abertura que levava ao túnel descoberto nesta quinta. A tentativa de fuga aconteceu justamente a partir do Pavilhão 4. "O túnel era secundário e dava acesso a este, que era o principal. Com dois dias cavando, eles conseguiriam ligar as duas escavações”, disse o diretor na ocasião.

Wilma sobre Henrique: “Nossa união está ficando mais consistente”‏

A presidente do PSB/RN e candidata ao Senado, Wilma de Faria, considera que a união com o PMDB e mais 16 partidos está ficando mais consistente a cada dia da campanha e além de estar atraindo as principais lideranças municipais do estado, está conquistando o eleitor potiguar. A afirmação foi dada a jornalistas nesta quinta-feira (23) durante a Festa de Sant’Ana de Caicó.

“A aliança está sendo muito bem recebida. A cada grupo que cumprimentávamos as pessoas queriam fotos, abraços. As pessoas estão entendendo que essa união de esforços é necessária e por isso está ficando mais consistente”, observou. Ao lado dos candidatos a governador e vice-governador, Henrique Alves (PMDB) e João Maia (PR), respectivamente, a ex-governadora caminhou na tradicional Feirinha também ao lado do ministro Garibaldi Filho (PMDB), da deputada federal Sandra Rosado (PSB), das deputadas estaduais Márcia Maia (PSB) e Larissa Rosado (PSB), além de lideranças locais, como o ex-prefeito Bibi e o vereador Alex Dantas (PSB).

Combate às muriçocas continua e situação deve ser normalizada em poucos dias


A Prefeitura de Santa Cruz continua com o combate às muriçocas no município, que acontece de forma permanente desde o início da atual gestão, com 32 ciclos de combate ao mosquito realizados até os dias atuais.

De acordo com José Joserilson (Professor Dodó), técnico da Secretaria Municipal de Obras e coordenador do combate às muriçocas, o trabalho consiste na aplicação do larvicida químico nos locais onde são identificados a presença de focos do mosquito, principalmente no Rio Trairi. Ainda de acordo com o Professor Dodó, neste período do ano o ciclo biológico do mosquito é mais curto, sendo assim mais difícil o seu combate. Além disso, as chuvas que caíram nos últimos dias, mesmo em pequena proporção, diminuem os efeitos dos produtos aplicados nos focos.

Fossas abertas também apresentam grande potencial para a reprodução das muriçocas. A população pode contribuir informando à Secretaria Municipal de Obras e identificar locais nessa situação.

Para o coordenador de combate às muriçocas a tendência é que nos próximos dias a infestação diminua e a população volte a ficar livre do incômodo causado pela presença das muriçocas.

Suspeitos armados explodem agência bancária em Alto do Rodrigues

Mais uma agência bancária foi explodida no interior do Rio Grande do Norte. Na madrugada desta sexta-feira (25), os caixas eletrônicos de um banco em Alto do Rodrigues, no Oeste Potiguar, ficaram completamente destruídos. De acordo com a Polícia Militar, suspeitos armados invadiram o local e levaram o dinheiro dos terminais. A quantia roubada não foi divulgada. 

A Polícia informou que os criminosos utilizaram dinamites para explodir os caixas eletrônicos. O impacto destruiu o interior do estabelecimento e vidraças de lojas vizinhas. Os policiais chegaram a realizar diligências pela região, mas, até o momento, ninguém foi preso. 

Ainda segundo a Polícia, um carro forte havia abastecido os terminais da agência na tarde de ontem. Não há pistas sobre as identidade dos suspeitos.

José Adécio vai reassumir mandato na Assembleia Legislativa

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Gilmar Mendes determinou nesta quinta-feira (24) o retorno do suplente José Adécio (DEM) ao cargo de deputado estadual, afastando, mais uma vez, o deputado estadual Dibson Nasser (PSDB) da Assembleia Legislativa.

A frente do TSE, Gilmar Mendes cassou a liminar que o ministro João Otávio de Noronha havia concedido ao tucano Dibson Nasser para retomar sua vaga na Casa Legislativa.





Via Tales Vale

Bandidos descobrem que vítima de assalto era policial e o matam com tiro na cabeça em Macaíba

Um policial militar do estado da Paraíba foi assassinado na cidade de Macaíba, na tarde de quinta-feira (24), durante uma tentativa de assalto. A vítima, identificada até o momento apenas pelo nome de Janilson, teria sido identificado como policial após os criminosos pegarem sua carteira, por isso, acabou sendo baleado na cabeça e morreu.
Os bandidos chegaram a fugir no carro do policial, um Fiat Pálio, de cor verde. O veículo, no entanto, teria sido abandonado ainda em Macaíba e os criminosos fugiram em um Peugeout de cor prata e placas não identificadas.
O comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, informo que já entrou em contato com o comandante da PM na Paraíba, coronel Euler Charles, informando sobre a ocorrência.



Ainda de acordo com coronel Araújo, o policial Janilson teria ido até Macaíba para visitar um irmão que está em uma clinica de reabilitação. Neste momento, várias equipes realizam diligências e policiais estão fazendo uma varredura no bairro de Felipe Camarão, para onde os suspeitos teriam fugido.