segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Sessão da Câmara Muncipal de Santa Cruz de amanhã promete

Expectativa de debates e fortes discursos amanhã na sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Cruz. 

Depois que o presidente da casa Samuel Palhares leu a carta de renúncia do vereador Monik melo e encerrou a sessão que durou muito pouco tempo, a população chegou a acreditar que a 1° suplente Aparecida de Nelson iria tomar posse no cargo de vereadora do município de Santa Cruz. Para a surpresa de muitos, através de uma liminar a justiça determinou a volta imediata de Monik Melo ao cargo de vereador, e amanhã o vereador deve desabafar na tribuna da casa legislativa na presença de muitos que irão prestigia-lo.

Convenção da JPMDB de Natal acontecerá no próximo dia 29


Garantidos na B, América e ABC inauguram Arena das Dunas no dia 12

Deu tudo certo para ABC e América na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O ABC venceu o Avaí por 1 a 0, gol de Erick Flores, no último sábado, no Frasqueirão, e fastou de vez o fantasma do rebaixamento. Com a vitória, o alvinegro chegou aos 45 pontos e está matematicamente garantido na Série B de 2014. Já o América não teve tanto problemas para garantir sua permanência. O alvirrubro foi favorecido pela combinação de resultados antes do confronto contra o São Caetano e mesmo assim poderia ter vencido o Azulão, empatando em 2 a 2.

Depois de sair vencendo por 2 a 0, gols de Pardal e Wanderson, o time americano acabou cedendo o empate em um jogo onde as melhores oportunidades foram dos potiguares. O campeonato encerra no próximo sábado com o ABC enfrentando o América Mineiro fora de casa e o Mecão pegando o Oeste também fora de casa. O alvinegro fechou a penúltima rodada em 14º lugar com 45 pontos, enquanto o alvirrubro em 13º, com 46 pontos.

RENOVAÇÃO
Agora, tanto Leandro Sena como Roberto Fernandes começam a estudar a permanência no comando dos dois times para a temporada 2014. Devido as eleições para presidente, a renovação de Sena vai depender de quem assumir a presidência do clube americano. Já Fernandes manifestou o desejo de continuar no ABC. O treinador deve apresentar ainda hoje a sua proposta de renovação contratual.

INAUGURAÇÃO
A Federação Norte-rio-grandense antecipou a estreia do Campeonato Estadual 2014. Antes marcado para o dia 12 de janeiro, o início da competição foi antecipado para o dia 9, com o jogo entre ABC e Palmeira de Goianinha. A alteração ocorreu justamente porque o alvinegro vai enfrentar o América no dia 12, no jogo de inauguração da Arena das Dunas, estádio construído em Natal para a Copa do Mundo de 2014.

A informação foi oficializada na apresentação da tabela do campeonato pela FNF. A primeira rodada será concluída no dia 11 de janeiro, com os duelos Baraúnas x Assu, Santa Cruz-RN x Corintians-RN e Globo FC x Alecrim. Na tabela divulgada, ainda não constam os locais dos jogos. A primeira fase do Estadual, também chamada de Copa FNF, conhecerá seu campeão no dia 5 de fevereiro. O vencedor terá direito a uma vaga na Copa do Brasil de 2015.
Na mesma data será conhecido o clube rebaixado para a segunda divisão.

As oito equipes participantes da primeira fase foram divididas em duas chaves. No Grupo A estão ABC, Alecrim, Globo FC e Palmeira. A chave B tem Assu, Baraúnas, Corintians-RN e Santa Cruz-RN. Os times jogam entre si, em turno e returno, e os primeiros colocados de cada chave fazem a final, em jogos de ida e volta. Os lanternas de cada grupo também vão se enfrentar em duas partidas, definindo o rebaixado. América e Potiguar de Mossoró só entram na segunda fase do Estadual, pois estarão disputando a Copa do NE.

Prefeitura inicia montagem da estrutura para o Fest Frango


A Prefeitura de Santa Cruz finaliza os preparativos para a realização da primeira edição do Fest Frango. O evento terá início na próxima quinta-feira (28) e segue até o sábado (30). A estrutura física que será utilizada no evento já começou a ser montada no Pátio da Matriz.

Serão três intensos dias de programação com palestras, oficinas e seminários sobre a produção avícola, além da feira de artesanato, concurso da Galinha Mais Glamourosa, parque infantil, apresentações culturais e o 1º Festival Gastronômico, com a participação de restaurantes locais que disponibilizarão aos visitantes pratos feitos à base de frango.

O Fest Frango será realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com patrocínio do Ministério da Agricultura e em parceria Guaraves Alimentos e o SEBRAE.







Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Escolas federais obtêm maior média no Enem 2012

Brasília – Os alunos das escolas públicas federais conseguiram a maior média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). A rede obteve média de 584,23 pontos em uma escala que vai até 1.000. As escolas privadas aparecem em seguida com 577,39 pontos.

As médias levam em conta a nota na redação e as notas de cada uma das quatro competências do exame: linguagens e códigos, matemática, ciências humanas, ciências da natureza. Levando-se em consideração apenas a média da redação, as federais também apresentam o melhor resultado, 613,07, seguidas pelas privadas com 602,16.


A rede federal atende a 2% dos estudantes do ensino médio que fizeram o Enem no ano passado. A rede privada concentra 31,51% dos estudantes. A maior parte dos estudantes concluintes do ensino médio participantes do exame está na rede pública estadual de ensino, 65,53%. A rede obteve uma média geral de 485,64 pontos e uma média na redação de 491,41. A rede pública municipal, com 0,95% dos estudantes, obteve uma média de 524,14 em toda a prova e 533,48 pontos na redação.

Segundo o MEC, os 215,5 mil melhores estudantes das escolas públicas tiveram média equiparável à dos estudantes das escolas particulares. Eles obtiveram 570,17. Na redação, os melhores estudantes obtiveram média superior a todas as demais redes, 616,6.

"A média do setor público está abaixo da do setor privado. No entanto, os melhores estudantes das escolas públicas competem com o setor privado", diz o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. De acordo com o ministro, o bom desempenho terá reflexo nas cotas no ensino superior. Por lei, em 2014, 25% das vagas nas instituições federais devem ser reservadas a estudantes de escolas públicas.

A nota do Enem é usada no Sistema de Seleção Unificada, que seleciona os candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior. A nota é referência para os estudantes que concorrem a bolsas em instituições particulares pelo Programa Universidade para Todos. Além de ser pré-requisito para o Programa de Financiamento Estudantil, a nota do Enem também serve para o intercâmbio acadêmico Ciência sem Fronteiras e para a obtenção do diploma de ensino médio.









Agência Brasil

CBF antecipa jogo do ABC para sexta-feira


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a antecipação da última partida do ABC na Série B do Campeonato Brasileiro. A partida que estava marcada para o sábado (30) às 16h20 foi antecipada para a sexta-feira (29) às 19h30 (de Brasília). A justificativa para a alteração é porque o jogo é apenas para cumprimento de tabela e não envolve situação de acesso ou rebaixamento.

 O alvinegro deve poupar alguns jogadores para esta partida já que o objetivo da manutenção na Segundona foi garantido no jogo contra o Avaí.

O ABC é o 14º colocado com 45 pontos e o América-MG está na oitava posição com 56 pontos.

José Dirceu pressionou Lula a defender todos os petistas presos

Preso em uma cela de seis metros quadrados, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu criticou Luiz Inácio Lula da Silva pela forma como ele administrou até agora a crise do mensalão. A insatisfação com o ex-presidente foi manifestada por Dirceu a pelo menos três amigos que o visitaram, nos últimos dias, no Complexo Penitenciário da Papuda.

Irritado com o silêncio do Planalto, Dirceu perguntou: “E o Lula não vai falar nada?”. Era a senha para a urgência de um pronunciamento, que deveria ser feito o quanto antes, no diagnóstico do ex-ministro, sob pena de grande abalo na imagem do PT, com potencial de interferir na campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição.

Três dias depois de receber o recado, Lula fez o mais veemente discurso desde que os petistas foram condenados. Sugeriu, na quinta-feira passada, que o rigor da lei só vale para o PT e dirigiu ataques ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.
Em meio a protestos contra as “arbitrariedades” na execução das sentenças, Lula e dirigentes petistas também decidiram promover um desagravo a Dirceu, ao ex-presidente do PT José Genoino e ao ex-tesoureiro Delúbio Soares na abertura do 5.º Congresso da sigla, de 12 a 14 de dezembro, em Brasília.

A contrariedade de Dirceu com Lula, porém, não vem de hoje. Interlocutores do ex-ministro contaram ao Estado que ele sempre reprovou a forma “conciliatória” como o então presidente conduziu o caso desde que o escândalo estourou, em junho de 2005.

Em conversas mantidas no cárcere, Dirceu tem dito que Lula errou ao não fazer o “enfrentamento” necessário para não deixar a denúncia de corrupção virar uma espada permanente sobre o PT e o governo. Para Genoino, os réus do PT não têm escapatória, mesmo se conseguirem reduzir suas penas, pois perderam a batalha da comunicação. “Estamos marcados como gado”, resumiu ele a um amigo.

Na avaliação de Dirceu, Lula deixou a CPI dos Correios prosperar, em 2005, quando ainda teria condições de barrá-la. Por esse raciocínio, ao não politizar a denúncia da compra de votos no Congresso, Lula abriu caminho para a “criminalização” do PT. O partido até hoje insiste que nunca corrompeu deputados em troca de apoio e só admite a prática do caixa dois.

Nomeação
Arquiteto da campanha que levou o PT ao Palácio do Planalto em 2003, Dirceu revelou que Lula chegou a consultá-lo sobre a nomeação de Luiz Fux para ministro do Supremo. “Se você está dizendo que sim, quem sou eu para dizer que não?”, disse Dirceu, segundo relato de amigos, antes de ser procurado por Fux, que pediu sua ajuda para conquistar o cargo.
Fux acabou nomeado em 2011 por Dilma. Petistas juram que ele prometeu “matar no peito” a acusação, em sinal de que absolveria os réus. Quando saiu o voto pela condenação, o espanto no governo e no PT foi generalizado.

Num café da manhã com Dirceu, em novembro de 2010, Lula prometeu a ele que, quando estivesse fora do Planalto, desmontaria a “farsa do mensalão”. A promessa não foi cumprida sob a alegação de que era preciso blindar o primeiro ano do governo Dilma. Depois vieram as disputas municipais de 2012 e agora o ano é pré-eleitoral.

Para o líder da bancada petista no Senado, Wellington Dias (PI), o PT não soube construir uma narrativa para reagir à ofensiva da oposição e da mídia. “Sob intenso cerco político, nós acabamos permitindo que as versões da compra de votos florescessem”, avaliou Dias.
A estratégia do governo e do PT, agora, é usar o escudo da “legalidade” e o discurso de que há “dois pesos e duas medidas” na Justiça para impedir que o mensalão contamine a campanha de Dilma em 2014.

Homem é preso após atropelar mulher no bairro do Alecrim


A Polícia Militar prendeu na tarde desta segunda-feira (25) um homem identificado como Thiago Marreiros Guedes, após perseguição entre os bairros do Alecrim e Quintas. Dois dos três homens que estavam no veículo roubado conseguiram fugir.

 A quadrilha havia atropelado uma mulher na rua dos Paiatis. A vítima foi socorrida para o Hospital Walfredo Gurgel. O veículo foi roubado no dia 2 deste mês em Tibau, região Oeste potiguar. Os policiais que efetuaram a prisão dizem que o homem detido é conhecido pelo apelido de “Velhinho” e seria envolvido com outros crimes.

O veículo já estava com placas frias, segundo constatou a guarnição da Polícia Militar que fez a abordagem. A prisão ocorreu após o veículo bater em um poste na avenida Mário Negócio.

Saiba evitar afogamento infantil, a 2ª maior causa de morte de crianças

O verão está chegando e nada como uma piscina ou praia para se refrescar. Só que os adultos não podem descuidar nem por um segundo dos pequenos nesses momentos de lazer. O afogamento infantil é a segunda maior causa de morte de crianças de 1 a 14 anos, segundo a ONG Criança Segura. A primeira é o trânsito.

“A principal dica de prevenção é a supervisão por parte do adulto de forma constante e atenta em todo lugar com água”, diz Lia Gonsales, coordenadora de mobilização da ONG Criança Segura.

Engana-se quem pensa que o risco de afogamento existe apenas em piscina, praia, rio ou represa. Lia diz que crianças pequenas podem se afogar em baldes, bacias, banheiras e até mesmo no vaso sanitário (mãe relata susto que teve com a queda do filho na piscina; leia).
“Bastam três dedos de água para uma criança pequena se afogar”, diz Lia. Entende-se por pequena as crianças de até 4 anos.

Segundo ela, as características físicas de crianças deixas faixa etária contribuem para afogamentos domésticos em lugares como balde ou banheira com água. “A cabeça é a parte mais pesada do corpo e elas ainda não têm muita habilidade motora para levantar com rapidez e sair dessa situação de perigo.

Mas as crianças maiores também devem ficar sob supervisão de um adulto enquanto estiverem na água, a ONG recomenda essa atenção até os 14 anos.
Lia diz que os mais velhos podem se submeter a situações de risco por terem a falsa ideia de independência, até mesmo aqueles que sabem nadar ou estão aprendendo. “Não é recomendável que a criança ou jovem fique sozinho na água. É preciso orientá-lo e alertá-lo sobre o risco de certas brincadeiras, pois ainda não tem noção do perigo.”

Levantamento da Criança Segura com base em números do SUS mostra que 103 crianças foram hospitalizadas por afogamento de janeiro a agosto de 2013. Desse total, quase metade (48) tinha de 1 a 4 anos. Por tipo, a maior ocorreu dentro de piscinas.

Apesar da maior parte das hospitalizações decorrerem de afogamento em piscinas, acidentes em águas naturais lideram os motivos de óbitos: 424 dos 1.115 casos registrados em 2011.

Prevenção
Para evitar afogamento dentro de casa, Lia recomenda que crianças de até 4 anos não tenham acesso a baldes, bacias, banheiras, tanques ou vasos sanitários. Em relação a esse último caso, a orientação é que a porta do banheiro esteja sempre fechada e que o vaso sanitário tenha uma trava de fechamento.

Para quem tem piscina em casa, a recomendação é que ela seja fechada, ou seja, não deve ter livre acesso para crianças.

Outra dica é matricular as crianças em escolas de natação. “É importante que a criança aprenda a nadar a partir de 4 anos. Alguns pediatras indicam que esse aprendizado comece até mais cedo”, afirma Lia.

Segundo ela, o único equipamento considerado preventivo são os coletes salva-vidas. As boias de braço ou de sentar não entram nessa categoria. “Esses outros são para diversão, mas não previnem afogamentos.”

Em relação à prevenção na praia, ela diz que o melhor é conhecer o local onde você está. “E nunca, de jeito nenhum, deixar a criança sem supervisão.”

UTILIDADE PÚBLICA: Tangaraense encontra-se desaparecida e comunidade faz campanha pelo Facebook








Secretaria de Comunicação de Tangará

Prefeito de Tangará promove café da manhã para agropecuaristas da região


O Prefeito Alcimar Germano e seu pai, o ex-prefeito Gija, ofereceu aos agropecuaristas da região um Café da Manhã especial para reunir as cidades de Tangará e Sítio Novo, que iriam participar de reunião importante sobre o Programa Balde Cheio, na Serra de Santana, no Seridó.

O Programa que tem custo zero para o agricultor consiste no desenvolvimento de técnicas e conhecimento que são repassados ao pequeno produtor rural que tem a pecuária leiteira como sustento, contribuindo para o desenvolvimento da produção do leite nas propriedades familiares.

O evento contou com a participação de todos os secretários, coordenadores e lideranças da região, que teve a mobilização da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca para garantir a participação de toda sociedade.

O Café da Manhã foi servido na Casa Verde, Residência Oficial do prefeito Alcimar Germano e do casal Gija e Wanira.











 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

“Nossos políticos poderiam gastar energia nos ajudando, não discutindo eleições”

A insatisfação com o Governo do Estado pode até existir, assim como a falta de dialogo e de agilidade. Contudo, é bem verdade que há uma relação direta entre a saída dos partidos da base aliada de Rosalba Ciarlini e a antecipação da discussão sobre as eleições do próximo ano. Por isso, na manhã de hoje, no colégio estadual Atheneu, a governadora não poupou de críticas a aqueles que, em 2013, já começam a cogitar as “chapas” e se preparar para 2014, colocando o Governo – e o Rio Grande do Norte – em “segundo plano”.

Afinal, a falta de diálogo, segundo Rosalba Ciarlini, não é um problema do Governo do Estado.  “Na realidade, nós dialogamos, nós solicitamos, nós precisamos do apoio. Infelizmente, nós temos tido uma dificuldade imensa com essas receitas que caíram, principalmente em função de algumas medidas que foram tomadas em nível federal. E muitas vezes a resposta para o que eles estavam reivindicando não chegou na velocidade que eles desejam”, comentou a governadora.

O comentário vai de encontro ao que justificou o deputado federal e presidente estadual do PR, João Maia, na última sexta-feira, ao oficializar a saída da sigla da base aliada do Governo. Segundo o líder partidário, o Governo Rosalba Ciarlini “se fechou, é muito desconfiado, que não conversa com ninguém. E não é a toa que foi perdendo o PMDB, foi perdendo os partidos”. Essa análise, por sinal, também justificou os rompimentos do PMDB, do presidente da Câmara dos Deputados e estadual do PMDB, Henrique Eduardo Alves; e do deputado estadual Ricardo Motta, líder do PROS no RN e presidente da Assembleia Legislativa.

Porém, ao anunciar o rompimento, João Maia também noticiou que o Partido da República começou, na sexta-feira, a se preparar para as eleições de 2014. Vai pensar num projeto e conversar com os aliados, que já trabalham pensando nas próximas eleições. “Sou uma pessoa de grupo. Eu converso com o PMDB, converso com Ricardo Motta. Não queria tomar uma decisão independente de grupo”, afirmou João Maia ao confirmar a antecipação do debate sobre as eleições.

O problema é que, para Rosalba, essa antecipação é, justamente, um equívoco daqueles que deixam o Governo em “segundo plano”. “A hora agora é de trabalho. É cuidar das questões do nosso Estado. A hora de discutir questões de política é no momento das eleições. Nossos políticos poderiam gastar mais energia, exatamente, nos ajudando a realizar mais pelo nosso Estado”, afirmou a governadora em entrevista aO Jornal de Hoje pela manhã, quando deu a ordem de serviço para a reforma do colégio Atheneu mas, antes, teve que enfrentar a insatisfação e cobranças de alguns estudantes (leia mais na página 6).

“O que eu peço, independente de partido, politicamente instalado ou não comigo, é que todos dêem as mãos para que a gente possa conseguir mais para o Rio Grande do Norte. Que todos eles fortaleçam as nossas reivindicações em nível federal para que o Rio Grande do Norte ganhe obras e ações que são importantes”, acrescentou Rosalba.

A governadora também, como já tem feito rotineiramente, negou que houvesse qualquer decisão sobre o fato dela ser ou não candidata a reeleição no próximo ano. “Olha, a minha preocupação é com o trabalho. É com o RN Sustentável, que está começando, é com os programas do Proinveste, é com a recuperação das escolas, com a preparação de outras ações que nós já estamos começando. Questão de eleição será tratada no momento da eleição”, afirmou.

Fátima Bezera está no “direito de espernear” em defesa dos mensaleiros

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PSDB), alfinetou a deputada Fátima Bezerra (PT) na manhã desta segunda-feira devido à defesa que ela fez na semana passada em favor de José Dirceu e José Genuíno, presos acusados de peculato e formação de quadrilha no processo do mensalão. Na opinião de Rogério Marinho, a deputada está exercendo com propriedade o “direito de espernear” contra a decisão do Supremo Tribunal Federal, através do ministro Joaquim Barbosa, que decretou as prisões dos ex-presidentes do Partido dos Trabalhadores.

“A postura da deputada Fátima Bezerra é um postura emocional. Evidente que todos nós temos o direito a ter a nossa opinião, inclusive de publicizá-la, como fez a deputada. Nós não podemos agredir os fatos. A minha opinião e a opinião da deputada Fátima elas foram resolvidas no julgamento. Se o julgamento definiu que há o mensalão, cabe à deputada, e ela fez isso com propriedade, direito que foi consignado nos anais da história, como o direito de espernear. E ela tem feito isso, eu diria, com muita propriedade”, declarou o secretário Rogério Marinho.

O “espernear” de Fátima Bezerra, como disse Rogério, o que ele avaliou como um posicionamento “emocional” da parlamentar petista, se dá pelo fato dela ter considerado a decisão do ministro Joaquim Barbosa como “arbitrária”, pois, segundo ela, Barbosa não julgou os recursos dos “companheiros” acusados e presos no dia 12 de novembro, dia da Proclamação da República.

“Eu me somo à bancada do PT e ao sentimento de todos os petistas de perplexidade e profunda contrariedade com as ilegalidades cometidas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, na condução do caso dos réus da Ação Penal 470 que foram condenados à prisão, entre eles os companheiros José Dirceu e José Genoino, ex-presidentes do Partido dos Trabalhadores. Entendemos como arbitrária a prisão de nossos companheiros, já que seus recursos não foram julgados”, disse Fátima ao Jornal de Hoje na semana passada.

Fuvest tem abstenção recorde pelo terceiro ano seguido

A primeira fase do processo seletivo da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) foi aplicada neste domingo, 24, e registrou pela terceira vez consecutiva número recorde de abstenção de candidatos: um em cada 9 candidatos faltou. Neste ano, não compareceram 19.867 pessoas, o que corresponde a 11,5% do total. Também foi recorde o número de inscritos: 172.037 candidatos.

Em 2012 a taxa registrada de abstenções foi de 10,7%, ante 9,95% no ano anterior. Na primeira fase de 2010, o índice foi de 7,79% de faltantes e em 2009, a proporção de ausentes foi de 5,95%.

Segundo o coordenador de comunicação da Fuvest, José Coelho Sobrinho, a instituição ainda estuda quais fatores influenciaram o grande registro de faltas. "A Fuvest vai analisar em cada cidade o que ocorreu, quais os elementos que interfeririam na presença das pessoas em cada um dos postos." Segundo Sobrinho, não houve registros de ocorrências e a aplicação da prova foi "tranquila".

Neste ano o exame seleciona alunos para 249 cursos da Universidade de São Paulo (USP) - 11.057 vagas - e para o programa de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - 100 vagas.

Foi aprovado para esta edição o acréscimo de 5% na nota do vestibular de candidatos da rede pública que se declararem pretos, pardos ou indígenas. Na soma com os bônus que já existiam, para estudantes da rede pública, o acréscimo pode chegar a 25%.

As provas foram realizadas em 134 locais do Estado, das 13 às 18 horas. O exame deste domingo, com cinco horas de duração, teve 90 questões de múltipla escolha sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio: Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês, além de alguns itens interdisciplinares.

Segundo a Fuvest, nenhuma dessas questões terá de ser anulada. No dia 16 de dezembro, a Fuvest divulgará a lista dos aprovados e os locais de prova da segunda fase do processo, que deve ocorrer entre os dias 5 e 7 de janeiro.

Prefeitura de Santa Cruz realizará concurso “A Galinha mais Glamourosa”


Pela primeira vez Santa Cruz terá um concurso mais que inusitado. No segundo dia do Fest Frango, dia 29 de novembro, será realizado o concurso “A GALINHA MAIS GLAMOUROSA”. Organizado pela Prefeitura de Santa Cruz, o evento irá escolher a galinha melhor fantasiada. Poderá se inscrever no concurso com sua ave qualquer pessoa que resida em Santa Cruz, de ambos os sexos e qualquer idade.

A escolha da galinha mais glamourosa será realizada a partir das 8h do dia 29 de novembro, no Pátio da Matriz, onde será montada toda a estrutura para o Fest Frango.

Os interessados deverão procurar a sede da Secretaria Municipal de Cultura entre os dias 21 a 27 de novembro (exceto no domingo), das 8h as 17h, para preencher o formulário de inscrição

As três galinhas mais votadas, do 1º ao 3º lugar, ganharão respectivamente a premiação de R$ 150,00, R$ 100,00 e R$ 50,00 de acordo com o  regulamento do concurso.

Equipe na Feira

Neste sábado (23), a partir das 8h, uma equipe da prefeitura estará, durante toda a manhã, na Casa de Cultura divulgando o evento e fazendo inscrições dos interessados em participar do concurso “A Galinha mais Glamourosa”.







Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Seleção brasileira apresenta novo uniforme para Copa 2014


O novo uniforme da seleção brasileira foi apresentado na tarde deste domingo (24) pela Nike, empresa patrocinadora, no Rio de Janeiro. Luiz Gustavo foi o jogador responsável por mostrar aos torcedores e jornalistas a nova roupa. Também estiveram presentes o técnico Luiz Felipe Scolari, Felipão, e o ex-jogador Ronaldo.

 O desenho é semelhante ao que vem sendo utilizado pelos jogadores, mas com faixas nas mangas e na gola mais finas que as atuais, aumentando a predominância do amarelo. O calção é totalmente azul e as meias brancas.

A estreia da nova roupa será no dia 5 de março, quando o Brasil enfrenta a África do Sul em amistoso, em Johanesburgo. Esse será o último jogo antes da convocação para a Copa do Mundo.

A divulgação do novo uniforme brasileiro continua com o “Nike Festival dos Esportes”, no Aterro do Flamengo, com shows de Ivete Sangalo, Thiaguinho, Naldo, Anitta, Marcelo D2 e Emicida.

Flamengo faz 1 a 0 no Corinthians e escapa do rebaixamento

Três dias antes da final da Copa do Brasil, o Flamengo encarou o Corinthians com titulares para evitar qualquer risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro e alcançou o objetivo. Neste domingo (24), a equipe rubro-negra levou a melhor no Maracanã por 1 a 0, gol marcado por Paulinho.

Com 48 pontos, o time dirigido por Jayme de Almeida poderá disputar o troféu na próxima quarta (27), contra o Atlético-PR, sem se preocupar com a tabela do Brasileirão. Sem qualquer risco ou aspiração, com 49 pontos, a formação do Parque São Jorge segue ansiosa para as férias na temporada de despedida ao técnico Tite.

No Maracanã os paulistas tiveram mais posse de bola no primeiro tempo, mas não chegaram a criar grandes oportunidades. Bastou um chute forte de Paulinho para o suposto volume maior alvinegro ser colocado por terra no Rio de Janeiro.

Na etapa final o equilíbrio foi menor, com superioridade mais definida do Flamengo. As entradas de Douglas e Alexandre Pato não ajudaram o time alvinegro, que teve pouca posse de bola.

No próximo sábado (30), os jogadores esperam fazer um papel melhor na despedida de Tite da Fiel no Pacaembu contra o Internacional. Já o Flamengo joga fora contra o Vitória no domingo (1º), pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja mais resultados dessa rodada:
Vasco 2 x 1 Cruzeiro
Criciúma 1 x 1 Vitória
Atlético-MG 4 x 1 Goiás
Ponte Preta 1 x 1 Grêmio
Atlético-PR 6 x 1 Náutico
Santos 1 x 0 Fluminense
Flamengo 1 x 0 Corinthians
São Paulo 1 x 1 Botafogo
Bahia 1 x 0 Portuguesa
Internacional 0 x 0 Coritiba

Mais de 196 mil estudantes fazem o Enade hoje

Na tarde deste domingo (24), 196,8 mil estudantes farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), cuja nota é usada para avaliar a qualidade da educação superior. O exame será aplicado a formandos de 904 instituições. As provas, com quatro horas de duração, terão início às 13h e serão encerradas às 17h, no horário de Brasília.

Nesta edição do Enade, será avaliado o desempenho dos estudantes de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avalia os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

O objetivo do exame é avaliar cursos de graduação a partir da verificação de competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em sua formação, de acordo com as características do perfil profissional exigido. O estudante do último ano deve fazer o exame para obter o diploma, mas o bom desempenho não é exigência.

A nota no Enade corresponde a 70% do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição. Pelo indicador, os cursos recebem notas de 1 a 5, sendo as notas 1 e 2 consideradas insuficientes pela Ministério da Educação. Os cursos são avaliados de três em três anos e a repetição de notas baixas pode levar ao fechamento do curso.

O boletim de desempenho dos participantes do exame deste ano deverá ser divulgado no segundo semestre de 2014. O local de prova pode ser consultado no site do Enade.















Agência Brasil

Reeleição de Eraldo Paiva (candidato de Mineiro) é confirmada pelo diretório estadual do PT

A assessoria do diretório estadual do PT divulgou nota confirmando a reeleição do presidente Eraldo Paiva. Segundo o diretório, Paiva foi reeleito com 51% dos votos válidos, o equivalente a 1885 votos, enquanto o candidato Olavo Ataíde recebeu 1813 votos, 49% do total. A chapa vitoriosa foi a "Ousar lutar, ousar vencer" com 52% do votos válidos.

Segundo nota divulgada pelo partido, a Comissão Executiva Estadual fez uma reunião em caráter extraordinário, onde foram julgados os recursos das duas chapas em disputa. Depois de avaliados, o resultado do Processo de Eleição Direta 2013 no diretório foi o da reeleição do presidente Eraldo Paiva. A chapa de Olavo Ataíde entrou com um pedido de liminar para suspender a reunião e a diretoria passou a confirmar a reeleição de Eraldo Paiva.


A eleição do diretório foi marcada por polêmicas e reviravoltas. Ocorrida no dia 10 de novembro, a votação transcorreu em clima de animosidade e tensão. Os grupos da deputada Fátima Bezerra e do deputado Fernando Mineiro, militantes em campos opostos na esfera interna, evitavam dividir inclusive o mesmo espaço durante a votação.

O candidato Olavo Ataíde chegou a comemorar a conquista do cargo, mas a eleição sofreu um reviravolta no dia 13 de novembro. A contagem oficial dos votos, publicada no site do PT, deu vitória ao atual presidente Eraldo Paiva, que obteve 1.929 votos, contra 1.907 de Olavo Ataíde.

Aliados de Eraldo Paiva, que representa o grupo liderado pelo deputado Fernando Mineiro e que comanda o PT local há 12 anos, afirmaram que, para haver a validação dos votos, as atas das votações deveriam ser entregues na sede do partido até o fim da terça-feira. Caso contrário, todos os votos dessas cidades seriam descartados. Foi o que ocorreu. De acordo com a Comissão de Organização Eleitoral (COE), os municípios de Carnaúba dos Dantas, Pureza, Touros, Tibau do Sul e Serra Negra do Norte não encaminharam as atas das votações dentro do prazo e, por isso, os votos não foram considerados. Assim, se configuraria a reeleição de Paiva.

Entretanto, o grupo que apoiava o candidato Olavo Ataíde contestou os dados. Em nota oficial, a chapa “Novo Tempo”, que tem Olavo como candidato a presidente, chegou a apontar o anúncio do resultado como uma “tentativa de golpe”.  “[A chapa] não reconhece tal anúncio como resultado do PED e solicitará às instâncias superiores a correção imediata e a responsabilização dos filiados responsáveis por tal tentativa de golpe”, dizia a nota oficial.

O secretário de Organização da Executiva Nacional do PT, Florisvaldo Souza, chegou a reconhecer a reeleição de Eraldo Paiva como presidente estadual da legenda, mas admitiu que o resultado poderá ser revisto a partir da análise de recursos. “O presidente do PT é aquele que o filiado votou. O resultado que foi passado pela comissão eleitoral dá Eraldo como presidente. Entretanto, existe uma discussão e ela precisa ser apurada”, disse. “Se a documentação chegou no prazo estabelecido, terça-feira a meia-noite, não houve problema, o resultado é válido”.

Oito homicídos são registrados na noite de sábado para domingo

A noite do sábado (23) para o domingo (24) foi marcada pela violência na região metropolitana de Natal. Entre as 18h30 e as 4h, oito homicídios foram registrados pela polícia, sendo cinco deles por disparos de arma de fogo, um por facadas e outro por atropelamento.

De acordo com informações da polícia, um dos crimes ocorridos na noite passada podem ter ligação com rixas de torcedores. Por volta da meia-noite, na calçada que dá para os fundos do Ginásio Nélio Dias, no bairro Gramoré, zona norte de Natal, um estudante de 16 anos foi morto a facadas por um grupo de cerca de dez jovens. Segundo relatado por testemunhas à polícia, após espancarem o garoto, os acusados teriam desferido três cutiladas na vítima.

Também na zona norte, um adolescente de 17 anos foi morto a tiros no bairro Lagoa Azul. A vítima estava perto de casa, na Avenida Maria de Araújo Cananeia, quando um homem não identificado se aproximou a pé, já atirando. O irmão da vítima informou à polícia que o adolescente era usuário de drogas. Ele foi socorrido para o Hospital Santa Catarina, mas não resistiu.

No conjunto Santarém, bairro Potengi, Hudson José Cardoso, 34, foi baleado quando caminhava em direção a uma pizzaria. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Santa Catarina, mas acabou falecendo.

A zona norte registrou ainda um quarto homicídio. O estudante Marcelo Fernandes Gomes, 22, andava nas proximidades da 3ª Travessa Ponte Nova, no Vale Dourado, quando foi atingido por disparos de arma de fogo.

De acordo com a polícia, testemunhas relataram que um homem desceu de um veículo de cor prata, possivelmente um Fiesta, à procura de “Pintinho”, como a vítima era conhecida.

Confirmada a identidade, o homem disparou contra Marcelo, que tentou fugir, mas não suportou os ferimentos e caiu em uma rua próxima. O acusado fugiu logo em seguida. O Samu foi acionado, mas a vítima já tinha falecido quando o socorro chegou.

Ainda segunda a polícia, a vítima teria envolvimento com o tráfico e, há dois meses, teria sofrido um atentado nas proximidades do local.

TIROTEIO

Nas Quintas, um comerciante foi atingido após dois grupos de bandidos entrarem em confronto. O crime ocorreu por volta das 20h30. De acordo com informações preliminares, a vítima seria Marcos Antônio, que é proprietário de uma padaria no bairro.

Enquanto a vítima bebia em um bar situado na esquina da Avenida Bernardo Vieira com a Rua dos Bandeirantes,dois jovens que teriam realizado um assalto a um ônibus desceram do veículo e, após serem surpreendidos por homens armados, deram início ao tiroteio.

Durante o confronto, um jovem identificado como “Pepeta” foi baleado na perna. Ele tentou se esconder em uma residência, mas acabou detido e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já Marcos Antônio foi atingido e caiu já morto na calçada do estabelecimento.

BOM PASTOR

Por volta das 4h, quando saía de um pagode realizado ontem no bairro Bom Pastor, próximo ao KM-6, João Carlos da Silva Lima, 18, foi atingido por vários disparos de arma de fogo. O corpo dele foi encontrado nas proximidades da Rua Petronilo Diogo com a Avenida Industrial João Francisco da Motta. Segundo a mãe do jovem, ele estava acompanhado de uma garota quando deixou a festa.

De acordo com o delegado Sérgio Freitas, que estava ontem na Delegacia de Plantão Zona Sul, câmeras instaladas no local poderão ajudar nas investigações.

PARNAMIRIM
Em Parnamirim, Carlos Antônio do Nascimento, 32, foi baleado na Rua Alvoredo por volta das 2h. Segundo informações da polícia, a vítima foi atingida por dois disparos de calibre 12, sendo um no braço direito e um no crânio. Nenhuma cápsula foi encontrada no local do crime.

Parnamirim registrou ainda um atropelamento nesta madrugada. A estudante Vanessa Ferreira da Silva, 23, foi atingida por um veículo da marca Hilux, de placas ainda não identificadas, no bairro Cajupiranga. O homicídio aconteceu às 3h.

Conforme informações colhidas pela polícia, o atropelamento teria ocorrido momentos antes da vítima ter se desentendido com seu companheiro e ter descido do carro dele a pé, caminhando sozinha pela via. O motorista que conduzia a Hilux não foi localizado.

Prefeitura inicia processo de elaboração dos Planos de Saneamento e Resíduos Sólidos


Durante a manhã desta quarta-feira (20), a Prefeitura de Santa Cruz realizou a primeira Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que começam a ser elaborados em Santa Cruz.

Além da participação expressiva de representantes de entidade e sociedade civil, os consultores e engenheiros sanitaristas, Aldo Tinoco, Celso Veiga e Sergio Pinheiro, apresentaram o processo de elaboração do plano, regimento interno, bem como, o diagnóstico do Plano Municipal de Gestão integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Nesta primeira audiência foi realizada ainda a escolha dos delegados que participarão das próximas audiências que serão realizadas ainda este ano.

Os Planos de Saneamento e de Resíduos Sólidos são extremamente fundamentais para que o município receba recursos do governo federal para os setores nos próximos anos.










Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Sempre ativo, José Dirceu adapta seus negócios à realidade da prisão

É no local – comprado em 2009, quando o ex-poderoso chefe da Casa Civil de Lula vivia o auge de sua carreira de consultor, com uma carteira de 15 clientes – que ainda funciona a J.D Assessoria e Consultoria.

Segundo corretores consultados pelo Estado, o imóvel vale pelo menos R$ 5 milhões. Dirceu teria pago, segundo se divulgou em 2012, R$ 1,6 milhão. Pessoas próximas ao petista contam que o irmão e sócio dele, Luís Eduardo de Oliveira e Silva, conclui o atendimento dos últimos contratos que ainda estão em vigor.

Também é Luís Eduardo quem está pagando as contas e cuidando da manutenção da casa do ex-ministro em Vinhedo, no interior paulista. Novos negócios não estão sendo prospectados. Dirceu esperava que sua prisão, ocorrida há uma semana, só fosse decretada no ano que vem, por isso não tinha terminado de formatar sua nova estrutura.

Mesmo assim, a equipe de apoio da J.D – um jornalista que respondia pela agenda, uma secretária e um segurança – já havia sido dispensada. “O Zé articulou trabalho para todos eles em outros lugares”, diz, reservadamente, um amigo do ex-ministro.

Hoje, só uma recepcionista atende no escritório, que nos bons tempos já teve 15 funcionários. Enquanto cumprir sua pena em regime semiaberto, no qual é permitido sair de dia para trabalhar, Dirceu deverá contar com apenas quatro funcionários remunerados em sua assessoria.

O jornalista Ednilson Machado continua responsável pela assessoria de imprensa, tendo apoio de outras duas jornalistas para editar o blog. São elas, aliás, que estão atualizando a página de Dirceu enquanto ele está detido. Assessora política do ex-ministro, a historiadora Maria Alice Vieira pretende continuar viajando pelo Brasil e articulando o apoio de entidades e personalidades à campanha de “denúncia” contra o julgamento.

Ao Estado ela revelou que ainda está vinculada profissionalmente a Dirceu, mas se tornará voluntária se for necessário. “A rede de apoio voluntário ao Zé quintuplicou. As pessoas estão se organizando espontaneamente”, afirma.

Voluntários. A linha de frente dos “apoiadores” de Dirceu conta com dois voluntários que cuidam, entre outras coisas, dos contatos políticos e do meio campo com o PT: o jornalista Breno Altman e o advogado Marco Aurélio Carvalho, coordenador do setor jurídico do PT. “O José Dirceu continuará sendo uma das pessoas mais influentes da política brasileira. Esse episódio não é o último nem o mais importante capítulo da vida dele”, diz Carvalho.

Para poder usufruir do regime semiaberto, Dirceu precisa comprovar à Justiça que tem um emprego fixo. Como sua opção foi por permanecer em Brasília para ficar perto da filha Maria Antonia e do filho Zeca, que é deputado, sua estrutura será transferida para a capital federal.
Dirceu chegou a articular com o advogado Hélio Madalena, um antigo amigo, para ser contratado. A conversa, no entanto, não avançou.

A tendência é que o ex-ministro leve para Brasília o escritório da J.D, no qual poderia ter encontros políticos e algum conforto antes de retornar para dormir na prisão.