quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Garibaldi Alves foi considerado o pior senador do RN e um dos piores do Brasil, aponta o Atlas Político

Resultado de imagem para Garibaldi Alves Filho

O senador potiguar Garibaldi Alves Filho ficou em 55° lugar no “Ranking dos Políticos”, uma avaliação promovida pelo Atlas Político, que é uma iniciativa apartidária que busca acelerar o processo de responsabilização da política brasileira, contribuir ao combate da demagogia, corrupção e clientelismo, e assegurar uma maior conscientização do eleitorado sobre os seus representantes.
O estudo avaliou: Representatividade, Campanha Responsável, Ativismo Legislativo, Debate Parlamentar e Fidelidade Partidária. Dentro dos critérios adotados, Cássio foi o décimo senador mais bem avaliado do país.
A senadora Fátima Bezerra foi considerada a melhor senadora do RN ficando em 29ª lugar e em segundo o senador José Agripino classificado em 48ª.

Emenda parlamentar é destinada para Casa do Pobre, em Currais Novos



Preocupado com a manutenção dos serviços prestados pela Casa do Pobre, em Currais Novos, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), assegurou recursos em forma de emenda parlamentar na ordem de R$ 100 mil para a instituição filantrópica. O anúncio foi feito durante reunião entre a fundadora da casa, Irmã Ananília, e o parlamentar na manhã desta quarta-feira, 02.
“O trabalho realizado pela Irmã Ananília, por mais de 20 anos, junto com sua equipe, de alimentar, educar e, acima de tudo, oferecer amor ao próximo, é extremamente importante para a população da toda a região Seridó. O impacto de suas ações atinge toda a sociedade”, afirma Ezequiel Ferreira.
A Casa do Pobre atende uma média de 150 pessoas por dia e também oferece serviço de acolhimento às crianças para adoção, por meio de um projeto chamado de Casa Lar. A instituição abriga atualmente 15 crianças encaminhadas pela justiça para serem adotadas.
“Esse apoio declarado pelo presidente Ezequiel Ferreira representa muito para nós que trabalhamos na Casa do Pobre. Sobrevivemos de doações e esse anúncio significa muito para as pessoas que procuram nossa ajuda”, disse o diretor financeiro da instituição, Vlaudey Liberato, que também participou do encontro na Assembleia.
A Casa do Pobre é mantida através de convênios com prefeituras e doações feitas pela sociedade. A instituição funciona em Currais Novos, na Rua Dix Sept Rosado, 242, Centro. Telefone: (84) 3412.3864.
Homenagem
Em março de 2015, a fundadora da Casa do Pobre Irmã Ananília, recebeu da Assembleia Legislativa a Medalha de Mérito Social “Maria do Céu Fernandes”, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Seridó há mais de 20 anos.

Raimundo Mendes é absolvido pelo TRE em acusação por compra de votos



O plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou, por unanimidade, um recurso da defesa do vereador Raimundo Mendes (PMB), presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, na ação que em que ele respondia por suposta compra de votos durante as eleições de 2016.
Na prática, a Corte inocentou Mendes de ter praticado atos ilícitos durante o pleito do ano passado. A ação foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral, que acusou o parlamentar de distribuir materiais de construção a eleitores em troca de votos para sua candidatura.
Com a decisão do TRE, torna-se sem efeito a sentença que havia sido proferida em primeira instância pela juíza Daniella Paraíso Guedes. A magistrada julgara o vereador culpado e determinara a cassação de seu mandato como vereador. Para Mendes, uma decisão equivocada.
“Eu recebo [decisão do TRE] como sempre esperei que acontecesse. Estava consciente de que não tinha praticado nenhum ato criminoso eleitoral. Essa decisão só traz à tona que foi maldade o que tentaram fazer comigo. A Justiça de Deus e a dos homens foi feita”, comemorou Mendes.
Na denúncia, o Ministério Público Eleitoral apresentou uma suposta gravação na qual uma auxiliar de Mendes prometia vantagens a eleitores. Segundo o vereador, uma fraude. “Ali só houve maldade, uma montagem que induziu o Ministério Público Eleitoral de São Gonçalo e a juíza ao erro. Nunca vi aquele pessoal e nunca fui na casa deles”, afirma, acrescentando que depois foi constatado que os denunciantes são filiados a partidos adversários.

Oposição entra em plenário com cartaz ‘fora, Temer’



Deputados da oposição fizeram nesta quarta-feira, 02, uma entrada simbólica no plenário da Câmara com uma faixa e cartazes escritos ‘fora,Temer’. Antes disso, parlamentares de vários partidos da oposição deram uma coletiva conjunta no Salão Verde da Casa para mostrar que estão unidos pela aceitação da denúncia contra o presidente Michel Temer. “Não há divisão na oposição”, disse a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
O deputado José Guimarães (PF-CE) prometeu “um longo e tenebroso inverno” na votação desta quarta, em referência à obstrução que a oposição pretende fazer para impedir o início da votação pelo menos de manhã e à tarde.
“O governo que se rebole para ter quórum, pois não vamos dar moleza. Se houver quórum, vamos enfrentar o debate e a votação, mas nunca se viu um balcão de negócios como esse. O presidente Temer virou um despachante que só negocia votos”, disse Guimarães, que é líder da minoria.

Detran inicia cronograma de testes de direção veicular no interior do RN



O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou a execução do cronograma de exames práticos de direção veicular que serão aplicados nos municípios do interior do Rio Grande do Norte durante o mês de agosto. Os examinadores iniciaram as avaliações nesta quarta-feira, 02, pela cidade de Currais Novos e no decorrer do mês outros 20 municípios polos distribuídos em todas as regiões do Estado terão candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliados pelo Departamento.

Somente no interior, a previsão é de que cerca de 2,5 mil candidatos passem pela avaliação no mês agosto. O processo de exames realizado pelo Detran é contínuo e após um planejamento estratégico realizado pelo setor competente do Órgão, vem evitando a demanda reprimida e possibilitando que os testes sejam realizados periodicamente sem espera por parte dos usuários, como é o caso das avaliações realizadas na sede do Detran em Natal onde o usuário, muitas vezes, consegue agendar e realizar o teste prático no mesmo dia.

Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.

Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame decorrido 15 dias da divulgação do resultado.

De acordo com informações divulgadas pelo setor de Estatística do Detran, durante o primeiro semestre deste ano foram realizados 28.851 testes práticos de direção veicular no Estado. A média mensal deste ano corresponde a 4.808 avaliações. Atualmente, no Rio Grande do Norte existe 745.207 condutores cadastrados no Detran. Já a frota é de 1.210.717 veículos.

Cronograma de Exame Prático de Direção Veicular – Agosto 2017

02/08- Currais Novos;
03/08- Lagoa Nova;
04/08- Angicos;
07/08- Alto dos Rodrigues e Macau;
08/08- João Câmara;
09/08- São Miguel do Gostoso;
10/08- Ceará Mirim;
11/08- Extremoz;
14/08- Parelhas;
15/08- Jardim do Seridó;
16/08- Acari;
17/08- Caicó;
18/08- Jucurutu;
21/08- Caraúbas;
22/08- Apodi;
23/08- Pau dos Ferros;
24/08- Alexandria;
25/08- Patu;
28/08- Jaçanã;
29/08- Santa Cruz;
30/08- Currais Novos;
31/08- Lagoa Nova.

Juiz manda reabrir cadeia na região Seridó do RN





O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da Vara Criminal de Currais Novos, decretou a liberação parcial do Centro de Detenção Provisória (CDP) daquele município e autorizou que o estabelecimento receba novos presos provisórios custodiados em decorrência de processos em trâmite naquela unidade judiciária, bem como mantenha os que nele estão atualmente custodiados, até nova determinação judicial.
Inspeção
Na decisão pela liberação parcial, o juiz explica que realizou nesta terça-feira 1, inspeção na unidade, tendo sido constatada a existência de dez homens custodiados. Após a realização da inspeção, quando estavam presentes três agentes penitenciários, constatou que o prédio do CDP de Currais Novos dispõe, para custódia de presos provisórios, de cinco celas, no ambiente térreo e pavimento superior (com dimensões que vão de 7,00 m2 à 22,33 m2).
Para o magistrado, diante do caos vivido no Sistema Penitenciário do RN, é totalmente sem razoabilidade a interdição total do Centro de Detenção Provisória de Currais Novos para a realização de reforma, isso considerando que o CDP de Parelhas está com 153 presos, tendo capacidade para 80, e que a Penitenciária Estadual do Seridó contabiliza 386 presos, sendo sua capacidade de 337 presos.
Assim, verificou que não é razoável manter o CDP de Currais Novos fechado durante uma reforma, quando somente da Cela 5 fugiram presos e não foram registradas ocorrências nas outras celas.
“Pela inspeção ficou constatado que o Centro de Detenção Provisória de Currais Novos tem melhores condições de receber os presos provisórios da comarca de Currais Novos (cidades de Currais Novos, Lagoa Nova e Cerro Corá), que os locais de internação provisórias existentes no Seridó, ou seja, Parelhas e Caicó”, finalizou.
Providências
Em sua decisão, o magistrado ressaltou que apenas a Cela 05 não poderá custodiar presos até que seja reforçada sua estrutura com o fim de impedir a existência de novas fugas, o que ocorrerá com possível reforma do prédio, salientando que presos mais perigosos e com histórico de fugas devem ser encaminhados para locais com maior estrutura de segurança.
O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior determinou ainda a nomeação de novo Diretor para o CDP e a manutenção de Agentes Penitenciários em quantidade suficiente para garantir a segurança do estabelecimento. Ele determinou também que seja oficiado aos agentes penitenciários atualmente vinculados ao CDP, informando a proibição de transferência dos presos, a não ser com autorização judicial.

Seis municípios participam de nova fase da revisão biométrica no RN

Revisão biométrica faz parte do ciclo 2017/2018 (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Começa na próxima terça-feira (8) a 4º fase da revisão biométrica dos eleitores potiguares. Participam da etapa os municípios de Luís Gomes, José da Penha, Paraná, Major Sales, Marcelino Vieira e Tenente Ananias, que pertencem às 42ª e 60ª zonas eleitorais. A expectativa da Justiça é atender 25.208 eleitores até 6 de setembro.

Luís Gomes e Marcelino Vieira são as primeiras cidades a iniciar o atendimento, no dia 8. Devem comparecer aos postos de atendimento 4.709 e 4.145 eleitores, respectivamente.

No dia seguinte, o processo começa em José da Penha (4.431 eleitores), Tenente Ananias (6.688) e Paraná (2.799). Neste último, o cadastramento termina mais cedo, dia 22 de agosto.

Por fim, em Major Sales, os atendimentos só começam dia 24 de agosto. A meta do município é atender 2.436 moradores.

Os atendimentos vão acontecer na segunda-feira de 9h às 16h, de terça a sexta de 8h às 16h e no sábado de 8h às 14h. É preciso levar título de eleitor, originais e cópias do documento de identificação oficial e do comprovante de residência recente.

Confira os postos de atendimento em cada município:
Luís Gomes: Cartório Eleitoral, Rua José Fernandes de Queiroz e Sá, 50, Centro.
Marcelino Vieira: Telecentro Comunitário do município, na Rua Epifânio Fernandes, 03, Centro.
José da Penha: Câmara Municipal, Rua Evaristo Fontes, 110, Centro.

Tenente Ananias: Câmara Municipal, Rua José Moreira do Nascimento, 692, Centro.
Paraná: Câmara Municipal, Rua São José, s/n, Centro.

Major Sales: Câmara Municipal, Rua João André de Morais, s/n, Centro

Prefeitura de Santa Cruz e Paróquia de Santa Rita realizam ação de saúde na Rua 1º de Maio com foco na prevenção das Hepatites Virais


A parceira entre a Prefeitura de Santa Cruz (Secretaria de Saúde) e a Paróquia de Santa Rita de Cássia (Pastoral da Saúde) levou aos moradores da Rua 1º de Maio, na última sexta-feira (28 de julho), uma ação de saúde.

No “Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais”, foram desenvolvidas atividades de orientação para a prevenção e diagnóstico da doença. Também foram oferecidos atendimentos e orientação médica, de enfermagem, verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar (HGT), testes rápidos de hepatite B e C, distribuição de preservativos, orientação acerca de higiene bucal e métodos contraceptivos.

A ação beneficiou centenas de pessoas, homens e mulheres de várias idades.