quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Secretário de Comunicação Social de Tangará, Wallace Maxsuel, troca Gija,Wanira e Alcimar por Jorginho e Erociano

O secretário de Comunicação Social de Tangará, Wallace Maxsuel, além de está em uma pasta privilegiada (que não faz nada), não votou no candidato a governador dos seus líderes políticos Gija, Wanira e Alcimar, estes, derrotados cruelmente no ultimo pleito, e os mesmos que mantém o blogueiro na pasta de Comunicação Social de Tangará há 2 anos já. O então secretário Wallace Maxsuel, de forma traiçoeira e esperta, achou melhor acompanhar os seus adversários do que seus aliados, é de se estranhar, mais foi o que aconteceu. Em uma de suas páginas nas redes sociais, Wallace Maxsuel, deixa claro o desejo que teve para com o candidato de Gija, ou seja, o desejo da derrota. Não conseguimos ainda decifrar esse enigma, o que o levou o blogueiro a ter esse comportamento contrário ao seu grupo. Mais breve saberemos os reais motivos que o levaram a trair os seus queridíssimos. 






Catador de lixo recupera e distribui três mil brinquedos no interior de SP


No interior de São Paulo, um catador de lixo deu um exemplo de solidariedade. Ele recuperou e distribuiu três mil brinquedos neste Natal.
É do lixo que ele tira o sustento da família. Seu Paulo, mais conhecido como Saddam porque parecia com o ex-ditador do Iraque, foi morador de rua. Agora trabalha como coletor de recicláveis. Passa os dias percorrendo as ruas de Avaré, no interior de São Paulo, em busca de tudo o que pode ser reaproveitado.
Todo ano, ele recupera brinquedos velhos para entregar no dia de Natal. Por causa desse trabalho, ganhou mais um apelido: ‘Saddam do bem’.
“A gente ficou comovida de ver como uma pessoa, às vezes sem recurso, consegue fazer tanta coisa para tanta gente”, diz Vanessa Vicentini, professora.
Aos poucos a casa simples vai ficando lotada.
Depois de meses arrecadando roupas, alimentos, brinquedos e doces, chegou a hora de fazer a entrega. E tem até fila na porta da casa do Saddam. Natal para ele tem a ver com multiplicação.
“Começa com tão pouco e termina transbordando com muitos e muitos mais. Por quê? Porque você faz com amor ao próximo”, afirma Paulo Roberto Oliveira, coletor de recicláveis.
Quando começou esse trabalho, há mais de dez anos, entregou apenas dez brinquedos. Esse ano foram três mil. E ainda 1,2 mil quilos de alimentos e 1,5 mil peças de roupas. Em troca, recebeu muitos sorrisos. Dona Natalina tem motivo em dobro para comemorar. Nesta quinta-feira (25) também é aniversário dela.
“Estou muito feliz e eu nunca imaginei que meu esposo ia me trazer aqui nessa felicidade”, conta Natalina Barreiro dos Santos, aposentada.
Se os recursos são poucos, Saddam mostra que com boa vontade é possível fazer a diferença.
“O exemplo de um bom cidadão não está na roupa que veste, está no coração que carrega, para pensar no próximo. Aquele que pensa vence, eu sou um vencedor”, completa Paulo.

Cartão de Natal do deputado estadual Tomba Farias

Cartão de Natal da Prefeita Fernanda Costa


Polícia Militar já apreendeu mais de 800 armas de fogo em 2014 no Rio Grande do Norte


837. Esse é o numero de armas apreendidas pela Polícia Militar no Estado do Rio Grande do Norte somente de Janeiro até o dia 23 de novembro deste ano. Os dados foram divulgados pelo Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
De acordo com o relatório, somente na região metropolitana de Natal, foram 566 armas apreendidas. Do total, 597 são revólveres e 98 são pistolas.
O alto número de armas apreendidas é o resultado do patrulhamento ostensivo dos militares e principalmente da participação da população, que através de denuncias anônimas vem colaborando constantemente com a Polícia Militar.
Em novembro, a Sesed disponibilizou a população o número de um aplicativo onde a sociedade pode enviar denuncia. Em apenas 16 dias de funcionamento, mais de 4 mil mensagens instantâneas foram enviadas para a Secretaria pelo número (84 8149-9906) para recebimento de denúncias da população.
Porém, segundo a Sesed não é possível confirmar quantos casos já foram resolvidos por intermédio das denúncias realizadas pelo aplicativo. Por outro lado, a Sesed garante que nenhuma das ocorrências fica reprimida e que todas as mensagens são documentadas e encaminhadas para os setores competentes.

Primeiro escalão do Governo Robinson Faria tem quase 30 nomes ainda indefinidos

Mesmo com o aumento de salário para o secretário, parece que não está fácil para o futuro governador Robinson Faria, do PSD, definir os nomes que vão compor o primeiro escalão de seu governo e, faltando apenas sete dias para a sua posse (três dias úteis, destaca-se), ainda faltam 30 nomes a serem definidos. E, na lista das pastas que ainda não têm secretários, algumas de grande importante social, como a Justiça e Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Administração.
E é que parte dessa extensa relação de primeira escalão, 22 nomes já foram definidos, como Chagas Fernandes para Educação, Kalina Leite para segurança e Ricardo Lagreca para saúde. No entanto, ainda faltam cinco secretarias e a Controladoria-Geral do Estado, que tem status de secretária.


Jipeiros formam mensagem natalina em dunas no litoral Norte do RN


Uma mensagem natalina foi escrita nas dunas da praia de Pitangui, no litoral Norte do Rio Grande do Norte. Com a ideia de unir amantes das trilhas e aproveitar a data, 300 jipes formaram a frase 'Feliz Natal' dentro de uma moldura. A ideia chegou a ser colocada em prática no ano passado, mas em 2014 ganhou ajuda especializada, conforme explicou o organizador do encontro, Celso Roberto Suricatu. As imagens aéreas foram registradas de uma ultraleve.
"Tudo surgiu ano passado com um amigo das trilhas conhecido como Zé do Bigode. Foi uma forma de unir a categoria após alguns problemas. Formamos só a palavra 'Natal' e neste ano muita gente me cobrou. Convocamos diversos grupos de jipeiros e a galera atendeu o pedido. Queríamos só formar a frase, mas recebemos tanta gente que deu para construir uma moldura", explica Suricatu.

Novas indicações do PT para a equipe de Robinson confirmam controle de Mineiro

Dos quatro nomes indicados até agora pelo Partido dos Trabalhadores para compor o secretariado de Robinson Faria, apenas um é ligado diretamente a senadora eleita Fátima Bezerra. Os outros são indicações do deputado Fernando Mineiro e de integrantes do partido aliados ao parlamentar. O único nome ligado a Fátima Bezerra indicado para a equipe do novo governador é o do produtor cultural e ator Rodrigo Cesar Souza de Macedo, mais conhecido por “Rodrigo Bico”, ex-candidato a vereador pelo partido em 2012.    

Os outros dois nomes apresentados ao governador que assumirá o mandato no dia 1º de janeiro de 2015 são o da psicóloga Maria Tereza Freire, para a Coordenadoria Estadual das Mulheres (que pode ganhar status de secretaria); e a socióloga Divaneide Basílio, para a subcoordenadoria daJuventude. Estes dois cargos fazem parte da estrutura da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc).    

Tereza Freire é esposa do vereador Hugo Manso (PT). Divaneide foi assessora pessoal do deputado Fernando Mineiro. Há ainda uma quinta indicação, para a Emater, do engenheiro agrônomo César José Alves, do mesmo grupo de Hugo Manso, mas tido como único nome de consenso e definido por critérios técnicos. Até o momento, o governador eleito Robinson Faria só anunciou um nome indicado pelo PT, para a Secretaria Estadual de Educação, que ficará sob o comando de Francisco das Chagas Fernandes.    

Os quatro novos nomes serão anunciados na próxima segunda-feira por Robinson Faria. As indicações, entretanto, permanecem no rastro de divergências políticas dentro do PT potiguar. Uma disputa acirrou os ânimos entre a corrente liderada pela senadora eleita Fátima Bezerra e a do deputado estadual Fernando Mineiro, que possui a maioria na executiva estadual petista.  

PM registra dois homicídios na noite de natal na região Oeste do RN

Dois crimes foram registrados pela Polícia Militar entre a noite desta quarta-feira (24) e a madrugada desta quinta (25) na região Oeste do Rio Grande do Norte. Em ambos os casos, as vítimas foram executadas a tiros. Ninguém foi preso.

O primeiro crime aconteceu por volta das 18h30 da quinta-feira no município de Serrinha dos Pintos. A vítima é um homem identificado apenas como Genildo. Segundo a PM, ele estava em uma churrascaria quando um grupo se aproximou em um carro e efetuou vários disparos. O rapaz foi atingido no rosto e não resistiu aos ferimentos.

O segundo crime aconteceu no bairro Redenção, na cidade de Mossoró. Evânio Bezerra da Silva, de 28 anos, foi atingido por três tiros por um homem não identificado. O rapaz chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mas não resistiu aos ferimentos.

Ao completar 415 anos, Natal tem 11,6% de pessoas nascidas em outros estados


Invadida pelos americanos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Natal contemporânea agora tem vários sotaques. Paraibanos, pernambucanos, cariocas, paulista e gringos em menor escala já fazem parte das estatísticas populacionais da capital potiguar  pelo IBGE.   

Os últimos dados disponíveis sobre população residente  do IBGE (2010) apontaram 803.739 habitantes em Natal. Desse total, 93.523 (11,6%) não nasceram no Rio Grande do Norte.   

Das pessoas que constaram nos registros de migração do IBGE  em 2010, havia na capital do Estado 1.512 estrangeiros que correspondiam a 0,2% da população. Outras 214.026 residentes em Natal  nasceram em municípios do Estado.    

“Podemos dizer que aproximadamente 62% da população que reside em Natal é natural da cidade e o restante são migrantes, sendo que a maioria desses migrantes é oriunda do interior do Rio Grande do Norte”, sintetiza o superintendente do IBGE/RN, José Aldemir Freire.   

 Pelos números do IBGE, a população que veio de fora é da Paraíba (25.339), de Pernambuco (13.867), do Rio de Janeiro (12.290), de São Paulo (10.268) e do Ceará (8.323).    

A população de Natal aumentou em 95.963 pessoas em dez anos (2004/2010). Segundo dados do IBGE, o número de habitantes passou de 766.081 para 862.044, uma taxa de crescimento anual de 1,19% no período.   

O crescimento demográfico da população da capital, aponta José Aldemir Freire, foi ligeiramente abaixo do Estado (1,41%). Por causa disso, a participação de Natal na população do RN caiu de 25,9% em 2004 para 25,3% em 2014.   “O menor crescimento de Natal em relação ao RN e a perda de participação da cidade na população estadual se deve ao fenômeno da metropolização da nossa cidade”, analisa Aldemir Freire.    

No entorno de Natal, especificamente Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba se concentraram boa parte do crescimento demográfico da Região Metropolitana.    

Em Natal, o crescimento demográfico tem se concentrado em dois espaços principais: as zonas Oeste e Norte. Segundo o superintendente do IBGE, os apontam para uma necessidade de políticas no âmbito metropolitano, sobretudo, no que diz respeito à mobilidade urbana e políticas e moradia.    

 Natal é a sexta maior capital do Nordeste. Mas, a análise demográfica das capitais não pode ser feita isoladamente. “Tem que se levar em consideração a Região Metropolitana na qual ela está inserida”, explica Aldemir Freire.    

A Região Metropolitana de Natal é a quarta maior do Nordeste, atrás das de Recife, Fortaleza e Salvador. Natal,  considerando-se o crescimento demográfico, seguiu razoavelmente o padrão das demais capitais nordestinas. Cresceu menos que as menores que ela e mais em relação às maiores. 

Acidente com três veículos mata cinco pessoas na BR-406, no RN


Um acidente envolvendo uma caminhonete, um carro e uma motocicleta matou cinco pessoas e deixou seis feridas no fim da tarde desta quinta-feira (25) na BR-406, entre as cidades de João Câmara e Jandaíra, na região Agreste do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com a PRF, o acidente foi uma colisão frontal. Das vítimas mortas, duas estavam na motocicleta e três no carro, um Corsa. A caminhonete é uma Trailblazer. O acidente aconteceu no quilômetro 74 da rodovia federal por volta das 17h30.

A PRF acrescenta que o carro se deslocava no sentido de Natal para a cidade de Macau, na região Central. A caminhonete vinha na direção oposta. Já a motocicleta saiu do município de Poço Branco e estava na BR-406 com destino a cidade de Guamaré. A Polícia Rodoviária Federal não tinha informações sobre o estado de saúde das outras seis vítimas.

“Já bebi e dirigi, já rapariguei e cortei sinal vermelho. Não sou um ET, sou da Terra”


Em um ano no qual a insegurança esteve de forma constante na vida dos potiguares, o bom trabalho de um policial militar foi unanimidade, pelo menos para aqueles que não têm o costume de beber e dirigir. O tenente Styvenson Valentim, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), responsável pelas blitzen da Lei Seca no Estado, conquistou admiradores e “inimigos” durante 2014, principalmente pela “linha dura” e o fato de não se intimidar diante de ninguém. Em entrevista concedida para o Jornal de Hoje, o tenente comentou sobre o ano de 2014, as mudanças na vida dele e também prometeu um 2015 com mais intensidade.

Juízes, policiais militares, federais e até mesmo militares das Forças Armadas. Ninguém escapou das abordagens de Styvenson em 2014. A repercussão trouxe a “fama”. Diversas entrevistas em rádios, jornais e TVs de todo o Rio Grande do Norte, inclusive do Brasil, já que o tenente participou de um programa na TV Globo. “Tinha muito aquela questão, de que eu estava prendendo todo tipo de pessoa. Para mim ali (na blitz) todos são iguais. Não importa quem seja ou o cargo que ocupa. Quem estiver cometendo algum crime, vai ter que pagar por aquilo”.

A fama trouxe algumas mudanças na vida do tenente. Principalmente na maneira de se comportar fora do serviço. Eu deixei de beber. Nada de álcool, nem em casa. Eu já bebi para depois dirigir. Já ‘rapariguei’. Eu apenas não usei drogas, não roubei. Agora, cortar sinal e outras coisas, já fiz. O pessoal pensa que eu sou alienígena. Eu sou da terra”.