terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Solidário a Ezequiel, Tomba diz que sabe o que é “enfrentar injustiças”

Na tarde de hoje, durante pronunciamento na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) prestou solidariedade ao presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, cujo nome foi envolvido na Operação Sinal Fechado. Destacando que já apoiou Ezequiel quando prefeito de Santa Cruz, o parlamentar do PSB afirmou que sabe o que é enfrentar injustiça.

         O que o senhor está passando, deputado Ezequiel, eu já passei e passo até hoje. Sei o que é enfrentar a calúnia, assinalou. 

          Tomba Farias destacou ainda que conhece a honradez do parlamentar e de sua família, e disse que atuar na vida pública hoje tem que ter coragem, pois o homem público está sujeito a enfrentar calúnias diariamente. “Que Deus te abençõe e fique certo de que a verdade em breve aparecerá e nós continuaremos a somar para fazer um Rio Grande do Norte melhor, finalizou.

Abertura da Jornada Pedagógica de Tangará tem alto envolvimento da comunidade escolar


A Secretaria Municipal de Educação de Tangará, SEME, mobilizou toda a comunidade escolar para as atividades de oficinas e cursos que integram toda a jornada pedagógica do ano letivo de 2015, que culminou com a Semana Pedagógica, tendo sua abertura realizada nesta segunda-feira (23). O CMEI Zilah de Carvalho Bezerra foi o local de muita poesia, diplomação e planejamento das estratégias para a Educação Municipal de Tangará.

Josefa Fernandes, secretária municipal de Educação, agradeceu ao empenho de todos que fazem a rede municipal, destacando a participação de José Acaci, em show de poesias e cordel. bem como as apresentações de experiências exitosas das escolas municipais e produções literárias. Também houve entrega de certificados e comendas, relativas as atividades desempenhadas pelos profissionais da educação em 2014 e neste início de 2015. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Alcimar Germano, do secretário-adjunto, Gilvan Lima, do secretário de Comunicação Social, Wallace Maxsuel, da secretária da Assistência Social, Maria José Mendonça e do cerimonialista da Prefeitura, Marcos Douglas, além de diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares de Tangará.

À tarde, as palestras sobre gestão, plano municipal de Educação e aprendizagem fecharam a programação de abertura, que segue por esta terça-feira (24). Com palestras da Professora Phd Marineide Eduardo Campos, Doutoranda Marlene Brito de Melo e Silvana Kelly Marques da Silva.

Estado lidera oferta de energia


Rio de Janeiro (ABr) – O Rio Grande do Norte é o estado com a maior oferta de energia eólica cadastrada para o Leilão A-3, previsto para o dia 24 de julho. De acordo com informações divulgadas ontem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o estado tem  3.100 Megawatts (MW) em projetos cadastrados. Maior gerador de energia eólica do Brasil, o RN  perdeu espaço nos últimos leilões para estados vizinhos.

Para o leilão de julho, a quantidade de projetos cadastrados não necessariamente estará, porém, na disputa. Isso, porque os cadastrados ainda passarão pela fase de habilitação, na qual documentos são analisados para atestar quais  projetos estão aptos a disputar os contratos. Ao todo, 521 projetos de geração de energia elétrica, totalizando 18.929 megawatts (MW), se cadastraram na EPE para participar do Leilão A-3. 

Do total de empreendimentos cadastrados, 475 são de geração eólica (dos ventos), correspondendo a uma oferta de 11.476 MW. Há 18 usinas termelétricas a gás natural (6.648 MW), 13 termelétricas a biomassa (604 MW) e 15 pequenas centrais hidrelétricas (201 MW). 

O presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, ressaltou o fato de a energia eólica se destacar novamente nos leilões de energia. Segundo ele, isso evidencia “que esta fonte vai continuar crescendo na nossa matriz”. Ele acredita que somando os parques já contratados e os novos projetos que serão contratados futuramente, o Brasil ganhará posição no  mundo no campo da energia eólica.

Prefeitura de Santa Cruz planeja ações de fortalecimento do artesanato local


Com participação importante na atividade turística em Santa Cruz, o artesanato local tem recebido da gestão da Prefeita Fernanda Costa uma atenção especial. A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, tem desenvolvido inúmeras ações que objetivam o fortalecimento e valorização do artesanato.

Nesta segunda-feira (23), a Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, se reuniu com os artesãos da Associação de Santa Cruz objetivando avaliar a participação de Santa Cruz na última edição da Feira Internacional de Artesanato do Rio Grande do Norte (FIART), em Natal-RN, no final do mês de janeiro.

Além da avaliação realizada, a reunião também serviu para a Prefeitura de Santa Cruz, junto com as representantes da associação, planejar as próximas ações na área, como a participação na Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), que acontece no período de 19 a 20 de março dentro do 6º Fórum de Turismo do RN, bem como a participação dos artesãos na festa da padroeira de Santa Cruz, Santa Rita de Cássia, em maio próximo.

Emparn analisa dados sobre chuvas


A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulga amanhã o segundo prognóstico para o inverno 2015 no sertão nordestino. Nesta terça-feira, meteorologistas do Nordeste se reúnem em Natal para estudar os parâmetros meteorológicos para o período de março a maio de 2015. O objetivo é  projetar se a Zona de Convergência Intertropical  (ZCIT) – sistema que permite a formação de chuvas no semiárido  – continuará atuando no RN durante o período.

De acordo a Emparn, as reuniões de especialistas ocorrem anualmente, entre dezembro e abril, para analisar a chegada de chuvas no RN. Na última reunião, em janeiro, o panorama apontava 45% de possibilidade de chuvas “abaixo do normal” este ano. 

Gilmar Bistrot, meteorologista chefe da Emparn, ressalta que a oscilação da temperatura do Oceano Atlântico dificulta a delimitação de um prognóstico para o inverno. “Há uma oscilação muito grande na temperatura do Atlântico, o que não dá estabilidade para formação do sistema. Ele apresenta momentos quentes e frios, causados pelas correntes marítimas. Está meio fora do normal. Estamos melhorando esse monitoramento, que pode indicar uma transição entre um período adverso –  Atlântico frio – e a normalidade”, explica.

O oceano Atlântico atinge a temperatura máxima entre março e abril, e é uma das condições para que a Zona de Convergência Intertropical atue no nordeste durante o período. “Só então teremos as condições ideais de chuva prolongada”, aponta Bistrot. Hoje, a ZCIT já atua no RN, com chuvas isoladas ocorrendo no interior do estado. Com as primeiras chuvas, 23 municípios saíram da condição “muito seco” em janeiro para “normal” em fevereiro, segundo monitoramento da Emparn.

Suspeito de corrupção, presidente da AL do RN diz que se sente injustiçado

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), afirmou nesta terça-feira (24) que está se sentindo injustiçado com a denúncia de corrupção passiva feita na sexta-feira passada (20) pelo Ministério Público Estadual. O deputado tem 15 dias para apresentar defesa.

Segundo a denúncia do MP, Ezequiel teria recebido R$ 300 mil para agilizar a tramitação do projeto de lei que que instituía a inspeção veicular obrigatória no RN. O dinheiro, ainda de acordo com a investigação, teria sido pago pelo advogado George Olímpio, considerado o mentor dos esquemas de corrupção no Detran do RN que resultaram na operação Sinal Fechado, deflagrada em 2011.
"Ao longo dos meus mandatos, recebo e continuarei a receber todos os conterrâneos que têm pleitos legítimos e que dependem da deliberação da Assembleia, pois “é rotina dos deputados irem ao presidente e ao colégio de líderes para pedirem aprovação dessa ou daquela matéria”, disse o deputado durante sessão realizada na Assembleia.
Em pronunciamento, Ezequiel afirmou ainda que já conhecia George Olímpio de contatos esporádicos e que teria sido procurado por ele quando presidente do PTdoB porque o advogado queria ser vereador em Natal. “Eis a razão de suas visitas públicas ao meu gabinete”, afirmou.
O presidente da Assembleia disse ainda que pediu a dispensa das formalidades para a tramitação da lei que instituía a inspeção veicular no RN após ampla discussão em audiência pública e pedido explícito e formal do MP.
Ao final do pronunciamento, Ezequiel cobrou justiça. O deputado concluiu dizendo que “amanhã pode ser outro inocente a ser injustiçado”.

Tangará é prestigiada com Fórum Estadual de Secretários de Esporte na regional do Trairi


O Fórum Estadual de Secretários de Esporte do Rio Grande do Norte, na regional Trairi, terá como sede o município de Tangará . A informação foi confirmada mais uma vez pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, SEEL, de titularidade de George Câmara. O fórum será realizado às 15:00 horas do dia 04 de Março.

Em reunião com o Prefeito Alcimar Germano, o secretário de Comunicação Social, Wallace Maxsuel, o coordenador de Esportes, Antônio Bidu, o cerimonialista Marcos Douglas e a assessora Wanira Brasil, ficou definido o Ginásio Poliesportivo Senador Carlos Alberto de Sousa como local para realização do Fórum Regional.

O prefeito Alcimar Germano considera que essa notícia referenda a qualidade da gestão de Tangará com o Esporte, destacando a edição 2015, considerada a maior copa de todos os tempos da cidade. "O resultado da Copa Verão agradou aos secretários estaduais. Tangará ficou mais conhecida por todo Estado. Esse evento vem para cá premiando o sucesso que temos no Esporte", disse o prefeito.

O Fórum irá reunir 23 municípios de regiões do Trairi, Potengi e Agreste, que formam a regional do Trairi, unidade administrativa para a Secretaria Estadual de Esportes conforme elementos técnicos definidos por estudos da mesma.

Foto: secretário-adjunto Canindé de França, Professor Bidu (coordenador de Esportes de Tangará) e o secretário George Câmara.

Agentes evitam fuga de 200 presos em Mossoró

Agentes penitenciários encontraram nesta segunda-feira (23) um grande túnel dentro da Penitenciária Estadual Agrícola Mário Negócio, em Mossoró, município da região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, a estrutura atendia os dois lados da unidade prisional.

A entrada do túnel foi encontrada no solário do pavilhão três do presídio. De acordo com os agentes penitenciários da unidade, pelo menos 200 presos poderiam fugir pela estrutura.

Um vídeo divulgado por agentes da Penitenciária Agrícola Mário Negócio mostra a entrada da estrutura. Nas imagens é possível ver que o espaço poderia abrigar uma grande quantidade de presos. Do lado de fora, os agentes empilharam vários sacos de areia, que estavam dentro do complexo.

Já durante a segunda-feira os agentes com o apoio da Polícia Militar deram início aos trabalhos para fechar o túnel, que segundo os agentes, estava em fase final de construção. Não há informações sobre quantos presos estariam envolvidos na construção do túnel.

Prefeitura de Santa Cruz realiza Jornada Pedagógica abordando Gestão Democrática


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta terça-feira (24) a Jornada Pedagógica 2015, abordando o tema “Novos Caminhos para a Gestão Municipal: Gestão Democrática e Participativa”,

A  Jornada Pedagógica 2015 integra o calendário anual da Secretaria de Educação com objetivo de nivelar as ações e adotar novas metodologias no processo de formação, visando oferecer um ensino de qualidade para os alunos, capacitar professores e trocar experiências e conhecimento em prol da educação do município, que serão desenvolvidas e aperfeiçoadas durante o ano letivo de 2015.

Gestores, professores, assim como a equipe técnica da Secretaria de Educação de Santa Cruz, estarão presentes na abertura da Jornada Pedagógica 2015 que será realizada a partir das 08h no Teatro Candinha Bezerra.

Presidente da Assembléia Legislativa Ezequiel Ferreira fará pronunciamento sobre acusações da Sinal Fechado sobre sua pessoa

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira, fará na sessão plenária de hoje (24), um pronunciamento falando sobre as acusações que foram feitas sobre a sua pessoa pelo empresário George Olímpio na delação premiada da operação Sinal Fechado. No último domingo (22), o escândalo foi um dos temas das reportagens do Fantástico (Rede Globo). Será a primeira vez que o deputado Ezequiel Ferreira falará sobre o assunto depois da reportagem do Fantástico.