terça-feira, 15 de março de 2016

População do Bonsucesso recebe com alegria Escola Modelo inaugurada nesta segunda (14) pela Gestão da Prefeita Fernanda


A Prefeitura de Santa Cruz inaugurou na noite desta segunda-feira (14) a Escola Modelo João de Oliveira Confessor, na comunidade Bonsucesso. Autoridades e centenas de populares participaram da solenidade. A obra é mais uma importante ação da gestão da Prefeita Fernanda Costa voltada para a valorização da educação.

A alegria era facilmente percebida no semblante dos moradores com a entrega da obra concluída. Uma escola moderna, com amplo espaço físico, adequada às normas de acessibilidade, laboratório de informática, biblioteca, 6 salas de aulas, salas de coordenação pedagógica e banheiros. São 854 m² de área construída.

A solenidade de inauguração da escola contou com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias, dos vereadores Monik Melo, Raimundo Fernandes, Acrísio Gomes Junior e Ana Fabrícia, do pároco de Santa Rita de Cássia, Padre Vicente Fernandes, além de secretários e colaboradores da gestão municipal.  

Muitos alunos deixarão de viajar todos os dias até a sede do município para frequentar a escola. A partir desta terça-feira (15), alunos das comunidades Cacaruaba, Riacho Salgado, além do Bonsucesso já poderão estudar bem próximo de suas casas . A escola João de Oliveira Confessor oferecerá ensino infantil e fundamental e atenderá a cerca de 310 alunos, nos turnos matutino e vespertino.




Nome de Lula é citado 186 vezes em resumo de delação de Delcídio

No resumo da delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT-MS), homologado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, e divulgado nesta terça-feira (15), o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece 186 vezes.
 
Entre as citações ao ex-presidente, Delcídio afirma que partiu de Lula a ordem para que ele tentasse convencer o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, preso na Lava Jato, a não implicar José Carlos Bumlai numa eventual delação premiada. O senador cita ainda a participação de Lula na 'compra' de silêncio do empresário Marco Valério no mensalão.
 
O ex-presidente também aparece em referências à CPI do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). Segundo o senador, esse é um tema que aflige Lula, que já o teria procurado para tentar evitar a convocação do lobista Mauro Marcondes e sua esposa Cristina Mautoni.
 
Procurado pela reportagem , o Instituto Lula informou que não comentaria 'falatório'. "O Instituto Lula não comenta falatórios Quem quiser levantar suspeitas em relação ao ex-presidente Lula que faça diretamente e apresente provas, ou não merecerá resposta", diz a nota.

“Brasil precisa de salvação e povo está convencido que solução é saída do PT”, diz novo tucano na AL


As manifestações que aconteceram em todo o Brasil, no último domingo (13), foram comentadas pelo deputado estadual José Dias (PSDB) durante sessão ordinária desta terça-feira (15).

“Ninguém pode administrar um país com espírito deliberante. O Brasil precisa de salvação e o povo está convencido que a solução é a saída do Partido dos Trabalhadores do poder”, disse José Dias.

O deputado acredita que este assunto será enfrentado “com sucesso” pela Justiça, Ministério Público e Polícia Federal. “Compete a nós como cidadãos apoiar incondicionalmente aquilo que a justiça vem fazendo para livrar o Brasil da corrupção. Vamos ter uma solução democrática pelo impeachment”.

José Dias fala ainda que ao lado do grave problema da corrupção existe ainda a falência de alguns poderes e destaca que não há possibilidade de se resolver a crise econômica, social e política sem a saída da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele também comentou as manifestações petistas, marcadas para a próxima sexta-feira (18). “Acho que a manifestação do PT vai fracassar”, disse José Dias.

Em aparte, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) disse que os petistas querem ignorar as manifestações do último domingo e anunciam uma mobilização em dia de semana para obstruir os corredores de tráfego, prejudicando o povo. “É lamentável o que o povo está sofrendo e a reação popular é um pedido de salvação do país”, disse Getúlio.

'Foi assassinado', diz pai de garoto encontrado morto em falésia no RN

"Nós acreditamos que foi assassinato. Ele não tinha envolvimento com nada errado, era muito inocente". Foi desta forma que Marcos Pontes, pai do adolescente João Pedro Lima Pontes, se referiu à morte do filho. O corpo do adolescente de 14 anos foi encontrado no início da tarde desta terça-feira (15) em meio às falésias da praia de Cotovelo, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. João Pedro estava desaparecido desde à noite desta segunda (14).
João Pedro morava em Pium, localidade próxima à praia de Cotovelo. De acordo com Marcos, João era um menino tranquilo, obediente e estudioso. O adolescente completaria 15 anos em junho. "Ele tinha ido para escola pela manhã, fez as atividades da escola e saiu para caminhar na praia", falou o pai.
De acordo com Marcos, como o adolescente demorou a voltar para casa nesta segunda-feira (14), familiares e amigos realizaram um mutirão para tentar encontrá-lo. Segundo o pai, o grupo identificou as pegadas de João Pedro marcadas na areia. No entanto ao invés de caminhar em direção ao lado mais movimentado da praia, como sempre fazia, as pegadas levavam até uma falésia, localizada dentro de uma área militar, de acesso restrito.

Prefeitura de Portalegre publicará edital de concurso público em breve


Mais uma boa notícia para os concurseiros de plantão. A Prefeitura de Portalegre, na região do Alto Oeste potiguar, anunciou a realização de concurso público para 2016. O certame deve abranger vagas para o quadro efetivo da instituição.

Na última quinta-feira (10), foi publicado no Diário Oficial da União, a dispensa nº 03/2016, que torna público a contratação da banca examinadora.

O planejamento e execução do certame ficará a cargo do Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve/UFRN).

O edital de abertura, com prazo de inscrição, data de provas, entre outros detalhes, será publicado em breve.


TJ adia júri de ex-pastor evangélico acusado de matar radialista em Caicó

O júri popular do ex-pastor evangélico Gilson Neudo Soares do Amaral, um dos acusados de participação na morte do radialista caicoense Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes, morto a tiros no dia 18 de outubro de 2010, foi adiado. O julgamento, que deveria ocorrer nesta quarta-feira, dia 16, foi remarcado para 4 de abril.
Segundo o Tribunal de Justiça, o defensor público Serjano Marcos Torquato Valle, responsável pela defesa do ex-pastor, alegou ter recebido uma intimação para se fazer presente em uma outra sessão, já previamente agendada, no Tribunal do Júri da Comarca de Pau dos Ferros. Assim, a data do júri popular foi redefinida para 4 de abril, conforme publicação feita nesta terça-feira (15) no site do TJ. Atualmente, Serjano Vale exerce suas funções no Fórum Varela Barca, na Zona Norte de Natal.

BBB16: ‘Se Renan sair, você está sozinha’, diz Ronan à Cacau


Enquanto vários dos colegas dormiam, Ronan e Maria Claudia aproveitaram parte desta tarde de terça-feira (15) para falar sobre os próximos passos do confinamento e claro que o estudante usou o momento para dar alguns conselhos para a loira.

“Se o Renan sair hoje, quem é que vai te proteger? Se o Renan sair hoje, você está praticamente sozinha. Nós não somos nem inimigos, somos meros adversários. Um de nós ficou do lado errado”, chegou a dizer o brother, antes de ouvir um tipo de declaração de amizade de Cacau, que, aliás, sempre deixou claro o carinho que sente por Ronan.

Operação Alcatéia: Líderes do “Sindicato do RN” são transferidos para presídio federal em Rondônia


O Juiz Federal Walisson Gonçalves Cunha, Corregedor do presídio federal de Porto Velho/RO, deferiu pedido formulado pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e determinou a transferência de lideranças da facção criminosa “Sindicato do RN” do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte para o presídio federal em Rondônia, ordem cumprida hoje por Agentes do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), por Policiais Militares do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) e por Agentes Penitenciários do GOE (Grupo de Operações Especiais).

A base do pedido são as investigações da Operação Alcatéia deflagrada conjuntamente pelo Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal no dia 04 de fevereiro deste ano e que resultou na decretação da prisão preventiva de 39 pessoas, além do sequestro de 79 contas bancárias. A decisão reconhece elementos que apontam para a efetiva existência dessa organização criminosa e do impacto de sua atuação na ordem pública e no âmbito do sistema penitenciário potiguar.

O Ministério Público considera o isolamento dessas lideranças uma ação de exemplaridade penal e portanto uma contribuição do Judiciário para o processo de retomada do controle das unidades prisionais do Estado a cargo do Poder Executivo.

RN tem 17 cidades em colapso e 74 em rodízio no abastecimento d'água


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte atualizou nesta segunda-feira (14) a lista de municípios que atualmente estão em situação de colapso ou que são sendo abastecidas em sistema de rodízio. Em 17 cidades, a população só tem acesso à água por meio de caminhões pipa ou por poços artesianos. Em outras 74, a água ainda chega pelas torneiras, mas a Caern se viu obrigada a implantar um revezamento para forçar os moradores a racionarem o uso da pouca água disponível nos reservatórios.

As cidades em colapso são: Acari; Almino Afonso; Antônio Martins; Currais Novos; Francisco Dantas; Frutuoso Gomes; Jardim do Seridó; João Dias; Luís Gomes; Marcelino Vieira; Martins; Paraná; Pilões; Rafael Fernandes; São Miguel; Serrinha dos Pintos e Tenente Ananias.
Em rodízio estão: Afonso Bezerra, Água Nova, Alto do Rodrigues, Angicos, Assu, Barcelona, Bodó, Caiçara de Rio do Vento, Caicó, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Dr. Severiano, Encanto, Espírito Santo, Fernando Pedrosa, Florânia, Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas, Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itaú, Janduís, Jardim de Angicos, José da Penha, Jucurutu, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lajes, Lucrécia, Macau, Messias Targino, Olho D’Água do Borges, Ouro Branco, Paraú, Parelhas, Passagem, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Portalegre, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Laurentino, Triunfo Potiguar, Umarizal, Venha Ver, Equador e Viçosa.