quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Filhote de baleia jubarte encalha em praia de São Miguel do Gostoso, RN


Um filhote de baleia jubarte (da espécie Megaptera Novaeangliae) encalhou em uma praia de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte potiguar. O animal foi encontrado vivo por pescadores na manhã desta quinta-feira (18) na praia de Tourinhos.

O filhote tem aproximadamente 9 metros de comprimento. Populares estão jogando água na baleia para tentar mantê-la viva. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado para o resgate.
O aparecimento das baleias na costa do Rio Grande do Norte aumenta no segundo semestre porque é a época em que elas migram da Antártida para as águas quentes do Nordeste do Brasil.

Em sete meses, Lei Seca apreendeu quase 1.800 CNHs de motoristas bêbados


A Avenida Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul de Natal, foi palco de mais uma ação continuada da Operação Lei Seca realizada pelo Governo do Estado por meio do Detran/RN. A blitz iniciada na noite da terça-feira (16) e finalizada na madrugada da quarta-feira (17) resultou na prisão de um condutor por embriaguez ao volante e outros nove tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) retida. No total, 22 notificações de infração ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram expedidas pelos policiais da Operação Lei Seca do Rio Grande do Norte.

O combate ao condutor que dirige embriagado vem sendo continuado pelo Detran/RN no sentido de evitar acidentes no trânsito e preservar vidas. Nos primeiros sete meses deste ano, a Operação Lei Seca contabilizou o número de 18.262 condutores abordados. Deste total, foram feitos 16.865 testes de etilômetro (bafômetro), tendo 1.397 motoristas se recusado a realizar o exame de alcoolemia.

Os dados catalogados pelo setor de Estatística do Detran/RN apontam ainda que 1.755 condutores foram flagrados dirigindo embriagado e tiveram suas CNHs retidas nesses sete meses iniciais de 2016. Outros 208 foram autuados pela mesma infração, porém não portavam ou não possuíam o documento oficial de habilitação.

Agentes evitam entrada de maconha e balança no maior presídio do RN


Agentes da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte, conseguiram evitar que um quilo de maconha e uma balança de prisão chegassem às mãos de presos da unidade. A droga e o equipamento foram arremessados por cima do muro na madrugada desta quinta-feira (18), mas foram encontrados e apreendidos.

"O homem que jogou o material se assustou com os tiros da nossa patrulha e fugiu correndo. Isso é prova que a segurança está funcionando", afirmou o secretário de Justiça e da Cidadania Wallber Virgolino.
Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. A unidade tem capacidade para 620 presos, mas possui atualmente mais de 1 mil detentos.

Homem é autuado por convidar pessoas a comerem “peba” em bar em Nova Parnamirim


Policiais civis da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (DEPREMA) autuaram, nesta quinta-feira (18) em Nova Parnamirim, Wesley Wagner Pontes de Oliveira, 31 anos, por apologia ao crime, quando o mesmo postou nas redes sociais de seu bar, uma imagem sua com um “peba”, onde o homem incita pessoas a comparecerem ao seu estabelecimento para se alimentarem do animal. Após o cumprimento de mandado de busca, sendo nenhum vestígio encontrado, ele foi autuado em Termo Circunstanciado de Ocorrência por apologia ao crime. Wesley foi multado por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no valor de R$ 15.000.

6° mulher é morta em uma semana no estado


Uma mulher de 21 anos foi assassinada na madrugada desta quinta-feira (18) em Macaíba, na Grande Natal. Natural da Paraíba, Andreza Diana de Freitas levou tiros na cabeça. Segundo a Polícia Militar, ninguém foi preso. Esta é sexta mulher morta no estado em uma semana.

De acordo com o sargento Danilo Moura Cavalcante, do 11º Batalhão da PM, o crime aconteceu pouco depois da meia-noite na rua Luiz Gonzaga, no Ferreiro Torto. "Como levou tiros na cabeça, a suspeita é de que tenha sido uma execução", disse.
A polícia ainda não tem informações sobre os criminosos e nem sobre a motivação do crime.

Maior hospital público do RN suspende parte dos atendimentos


O maior hospital público do Rio Grande do Norte suspendeu parte dos atendimentos na noite desta quarta-feira (17) após médicos cooperados anunciarem a paralisação das atividades. De acordo com a Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed/RN), o governo deve R$ 1,6 milhão referente a dois meses de trabalho. Ainda na noite da quarta, o atendimento voltou a funcionar normalmente.
Em uma reunião de emergência, com a secretaria de Saúde, ficou acordado que o Governo do Estado vai resolver os débitos até esta sexta-feira (19).
De acordo com a direção do Hospital Walfredo Gurgel, foi mantido por algumas horas apenas o atendimento aos pacientes com politraumas, removidos pelas ambulâncias 'UTIs' do Samu. Segundo a Coopmed, 70% da escala do Hospital Walfredo Gurgel é de médicos cooperados.
Segundo a Sesap, foram mobilizados para a noite desta quarta-feira (17) um clínico para atender somente as emergências, três ortopedistas para fraturas expostas, dois cirurgiões para traumas graves e um cirurgião vascular de sobreaviso. As demais especialidades não foram afetadas com a paralisação da cooperativa.
Em relação à dívida com a Coopmed, a Sesap informou que está viabilizando o pagamento tentando mudar a fonte de pagamento de estadual para federal, o que depende de um parecer jurídico.