terça-feira, 29 de novembro de 2016

Hospital Universitário Ana Bezerra adere a multirão e realizará amanhã (30) 400 atendimentos no município de Santa Cruz


O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), localizado na cidade de Santa Cruz, ofertará 400 atendimentos dentre mamografias, ultrassonografias, exame que diagnostica câncer de próstata e cirurgias de ligadura de trompas.
A expectativa do evento é diminuir em cerca de 32% a fila de espera dos hospitais e do Sistema Único de Saúde (SUS) em especialidades pontualmente escolhidas e de acordo com o perfil de cada instituição participante, levando em conta as carências locais.

Renan confirma votação do fim da reeleição para o Executivo nesta quarta

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), confirmou que a PEC que acaba com a reeleição para os cargos do Executivo está na pauta de votação desta quarta-feira, 30.
 
"Vamos votar de uma vez por todas o fim da reeleição. Temos um dado de que 73% dos processos de abuso de poder econômico e político acontecem por conta da reeleição", afirmou.
 
A PEC já passou pelas comissões, cumpriu as sessões de discussão e está pronta para ser votada em plenário. Como o projeto teve origem na Câmara, caso aprovado pelo Senado, ele irá direto para promulgação.

Policiais e manifestantes entram em confronto na Esplanada dos Ministérios


Após a dispersão das pessoas que protestavam estavam em frente ao Congresso Nacional, um grupo de manifestantes voltou a entrar em confronto com policiais na Esplanada dos Ministérios por volta das 18h50. O embate aconteceu nas proximidades do Ministério do Meio Ambiente e terminou rapidamente. Policiais do Distrito Federal avançam para a Esplanada e atuam com ação mais intensa para tentar isolar o grupo em frente à Catedral de Brasília. 
 
A ação policial na Esplanada envolve o uso da cavalaria, tropa de choque e bombas de gás. Manifestantes acusam a polícia de ter agredido uma das pessoas que invadiu o espelho d'água do Congresso, o que supostamente teria iniciado o conflito. Outra versão cita que o embate começou após alguns manifestantes terem virado um veículo estacionado nos arredores do Congresso Nacional. 
 
Houve quebradeira dos edifícios públicos na Esplanada e equipamentos urbanos, como paradas de ônibus e lixeiras. Por outro lado, testemunhas afirmam que houve excesso dos policiais. Pessoas que se refugiaram atrás dos Ministérios que apenas aguardavam os ânimos se acalmarem foram atingidas por bombas de efeito moral. 
 
Os estudantes fizeram uma barricada com fogo em frente à Catedral e em alguns momentos eles dançam e entoando gritos de guerra contra a polícia. A polícia neste momento aguarda e alguns manifestantes que estavam em um carro de som dizem que há feridos e precisam de apoio para socorrê-los. Não se sabe o número de feridos.


Hospitais fazem mutirão para realizar 445 atendimentos gratuitos no RN

Os três hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fazem um mutirão nesta quarta-feira (30) para atender pacientes com a realização de cirurgias e exames. A iniciativa faz parte do I Mutirão Nacional da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
No Rio Grande do Norte participam o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal, e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), em Santa Cruz.
As unidades geridas pela Ebserh no RN mobilizarão, simultaneamente e ao longo de 10 horas de trabalho ininterruptos, equipes de cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos e outros profissionais de saúde. As atividades realizadas no mutirão não afetam o funcionamento normal das unidades.
O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) realizará 25 cirurgias urológicas e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) 20 cirurgias de retirada de nódulos mamários. Já o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), localizado na cidade de Santa Cruz, ofertará 400 atendimentos dentre mamografias, ultrassonografias, exame que diagnostica câncer de próstata e cirurgias de ligadura de trompas.
A expectativa do evento é diminuir em cerca de 32% a fila de espera dos hospitais e do Sistema Único de Saúde (SUS) em especialidades pontualmente escolhidas e de acordo com o perfil de cada instituição participante, levando em conta as carências locais.

Com o apoio da Prefeitura, aconteceu neste domingo (27) o “II Eco Pedal de Santa Cruz”


Ciclistas de Santa Cruz e de várias outras cidades dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba participaram neste domingo (27) do “II Eco Pedal de Santa Cruz”, evento que recebe total apoio da Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Foram cerca de 200 ciclistas pedalando em um percurso de cerca de 32 km pela Zona Rural do município de Santa Cruz.

A Prefeitura de Santa Cruz foi a responsável pela logística do evento e viabilizou a recepção dos ciclistas na chegada ao ponto de largada para o percurso (Clube Juvenal Pé de Copa) e no retorno ao mesmo local depois de finalizado o percurso. Durante todo trajeto foram instaladas tendas como ponto de apoio, ambulância para o suporte médico, além de carro para transportar aqueles que por algum motivo desistissem de seguir pedalando.

O “II Eco Pedal de Santa Cruz” fez parte das comemorações pelo aniversário de Santa Cruz, que completa 102 anos no próximo dia 30 de novembro.


Restaurante Refúgio e Requinte apresenta hoje (29) o Grande Encontro


Prefeitura de Santa Cruz realiza campanha contra a poluição sonora

A Prefeitura de Santa Cruz está realizando uma campanha que aborda um importante tema: a poluição sonora. O objetivo é o de conscientizar a população do mal que o som alto ocasiona aos seres humanos e ao meio ambiente.

Spots estão sendo veiculados no rádio e em carro de som com uma informação voltada, principalmente, para donos de bares, restaurantes e de estabelecimentos que utilizam equipamentos de som, bem como, para proprietários de motocicletas com escapamentos alterados e que emitem um som acima do permitido. A mensagem ressalta que é preciso respeitar o sossego alheio e que atitudes contrárias podem ser enquadras em crime ambiental, com sanções previstas em lei.

A iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz atende a uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Família quer sepultar corpo do jogador Gil em Nova Cruz


A família do volante Gil, jogador potiguar que morreu na tragédia do voo da Chapecoense na Colômbia, quer sepultar o corpo do atleta em Nova Cruz, sua terra natal.
O desejo foi manifestado por parentes ainda em choque com o acidente com o avião que transportava o time para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, em Medellin, contra o Atlético Nacional, partida que seria disputada nesta quarta (30).
Ainda não há confirmação de que como será o funeral com os passageiros do vôo, que incluía além de jogadores e dirigentes da Chapecoense, jornalistas e tripulação.
O governo brasileiro disponibilizou aeronaves para transporte dos corpos. O prefeito de Chapecó também se dirigiu à Colômbia a fim de agilizar os trâmites burocráticos para o transporte dos corpos.
A intenção, em Chapecó, é realizar um velório coletivo. Essa inclusive foi a informação da mulher de Gil, Valdécia, que reside com as duas filhas do casal na cidade catarinense.
Pela manhã, em Nova Cruz, o clima era de tristeza. Seu Geraldo, pai de Gil, teve de ser medicado. A mãe foi hospitalizada. E os irmão não reuniram condições de falar sobre a tragédia.
A prefeitura de  Nova Cruz decretou luto de três dias.

60% dos natalenses farão compras de fim de ano, diz Fecomércio


Uma pesquisa realizada com 651 pessoas entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro mostra que 60% dos natalenses irão às compras neste final de ano. Em média, o gasto individual será de R$ 273. A pesquisa foi feita pela Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio). Comparado ao ano passado, o percentual de consumidores dispostos a comprar caiu 11 pontos. Já o valor médio de gastos, caiu 3,8%.
Segundo a Fecomércio, a pesquisa procurou conhecer as preferências dos consumidores quanto a escolha dos produtos, quanto pretendem gastar nas compras pessoais e de presentes e qual a preferência na forma de pagamento. O estudo também procurou saber como seria utilizado o 13º salário dos consumidores.
Dentre os produtos mais procurados estão vestuário, brinquedos, perfumes e cosméticos, calçados e produtos eletrônicos. A pesquisa também apurou que 27,5% dos consumidores natalenses pretendem comprar apenas um presente. Já 22,6% poderão comprar até dois produtos para presentear.

Clubes potiguares prestam solidariedade à Chapecoense após tragédia na Colômbia


Alguns clubes profissionais do Rio Grande do Norte prestaram homenagem em forma de solidariedade aos torcedores, familiares e todos as demais pessoas envolvidas com a Chapecoense após a tragédia que culminou na morte de mais de 70 pessoas na madrugada desta terça-feira (29), em Medellín-COL, devido a queda do avião que transportava a delegação até a Colômbia.
ABC e América utilizaram as redes sociais para homenagear o clube catarinense. Em imagens, os clubes da capital potiguar acoplaram seus escudos ao do time alviverde, que nesta quarta-feira (30) disputaria a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. Uma decisão inédita da história da equipe, que via pela primeira vez a chance de vencer um título internacional.

Sem contrato, câmeras de segurança pública do RN são desligadas


Aproximadamente 100 câmeras do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do Rio Grande do Norte passaram quase 24 horas desligadas. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), a suspensão do serviço aconteceu por causa da falta de renovação do contrato com a empresa responsável pela manutenção do equipamento.
Ainda de acordo com a Sesed, após um acordo firmado na manhã desta terça (29) envolvendo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a própria empresa prestadora do serviço, as câmeras foram religadas.
O Ciosp funciona no prédio da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, na Zona Sul de Natal.
A Sesed também informou que, ainda este ano, um novo processo licitatório deverá ser realizado para a escolha da empresa que ficará responsável pela manutenção das câmeras do Ciosp em 2017.

Sape assina contrato para produção de 450 mil mudas de cajueiro no RN


A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (Sape) anunciou nesta terça-feira (29) que vai distribuir insumos para a produção de 450 mil mudas de cajueiro do tipo anão precoce – iniciativa faz parte do projeto de reestruturação da cajucultura no estado. O contrato foi realizado com a Cooperativa Central da Agricultura Familiar, cujo investimento é de R$ 294.490. O RN é um dos maiores exportadores de castanha de caju do país.

As mudas serão plantadas nos municípios de Serra do Mel, Apodi, Caraúbas, Portalegre, Severiano Melo, Cerro Corá, Lagoa Nova e Tenente Laurentino Cruz. A expectativa é que a distribuição de sacos, adubo e sementes comece em janeiro de 2017.
“A cajucultura é muito importante para a produção agrícola do Rio Grande do Norte. Priorizamos essa atividade dentro dos recursos que tínhamos no RN Sustentável e agora a reestruturação da plantação se tornará realidade. É mais uma boa notícia que damos ao produtor rural em tempos tão difíceis”, pontua o secretário Guilherme Saldanha.