quarta-feira, 12 de março de 2014

Revoltados com a atual administração em Tangará, moradores colocaram uma faixa com críticas em baixo escalão


Moradores do Catolé, município de Tangará, revoltados com o descaso do saneamento básico, colocaram esta faixa para chamar a atenção dos administradores da cidade.

Prefeito do município de Serra do Mel é cassado por dificultar votação

A juíza eleitoral Ana Clarisse Arruda Pereira (aquela mesma que foi responsável por algumas das cassações sofridas pela prefeita de Mossoró, Cláudia Regina), cassou nesta semana o prefeito Fábio Bezerra de Oliveira, e a vice-prefeita Erivaneide Zacarias da Costa Sobral, da Serra do Mel. A condenação é consequência do fato dos dois terem impedido a circulação do transporte de eleitores no dia 7 abril de 2013, ocasião que aconteceu a eleição suplementar do município, e por colocar luzes verdes nas praças e paradas de ônibus, remetendo a cores de seus partidos.
Como já havia ocorrido em algumas das decisões da juíza em Mossoró, esta nova sentença não afasta de imediato os gestores, até porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem entendido que apenas uma decisão da segunda instância é capaz disso.
Segundo a decisão, o fato de impedimento do transporte foi constatado pessoalmente pela promotora de justiça Ana Ximenes, que reforçou a tese de que o então prefeito interino e candidato a prefeito Fábio Bezerra havia determinado ao secretário Municipal de Transportes, Joab João de Moura que não liberasse ou emperrasse o transporte credenciado de circular.
CORES
Além da dupla de gestores de Serra do Mel, outro prefeito também terá que responder por cores que remetem ao seu partido: Luis Franco Ribeiro, chefe do Executivo de Santo Antônio. Ele terá 40 dias para pintar, às suas expensas, “todos os bens públicos móveis ou imóveis que estejam tingidos com a cor que faça referência a sua campanha e partido político (verde), cuja modificação ocorreu após a assunção de seu mandato, aplicando-lhes cores que não proporcionem identificação com a sua pessoa ou com a sua agremiação partidária”.
É o que diz a Recomendação nº 0002/2014/PmJSA expedida pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotora de Justiça Substituta Tatianne Sabrine de Lima Barbosa Brito. O prefeito terá de apresentar, nos autos do inquérito civil que foi instaurado, prova material do cumprimento da recomendação ministerial.
No inquérito civil o Ministério Público anexou fotografias que comprovam que o prefeito, após assumir o cargo, pintou diversos prédios, monumentos e equipamentos públicos com as cores do partido pelo qual se elegeu no pleito de 2012.
Segundo a promotora, “o desatendimento desta recomendação detém a finalidade de caracterizar o dolo, para fins de configuração de ato de improbidade administrativa por violação ao princípio da impessoalidade, de forma que a persistência de situação vedada constituirá robusto substrato para o ajuizamento de ação civil pública a fim de se apurar a prática de tal ato”.

Prefeitura de Santa Cruz realiza a “Semana da Mulher”

Com uma intensa programação com ações de saúde, realização de palestras e seminários, a Prefeitura de Santa Cruz deu inicio à "Semana da Mulher".

Nesta terça-feira (11), houve palestra no Centro de Convivência dos Idosos com o tema: "Mulher Idosa, viver sem violência". Para as mulheres jovens de Santa Cruz será realizado, nesta quarta-feira (12), um seminário que abordará o enfrentamento da violência contra mulher. Participam do seminário jovens estudantes do ensino médio das escolas estaduais, a partir das 8h, no auditório do SENAI.

Na sexta-feira (14) as ações serão voltadas para a saúde da mulher. No Centro da Juventude João de Dula a Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá diversas atividades de promoção à saúde, tais como: verificação de pressão arterial, teste glicemia, exames preventivos, marcação de consultadas, atendimentos odontológicos, exames de ultrassonografia, entre outras.

A Semana da Mulher é uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08 de março. Toda a programação é realizada pela Prefeitura de Santa Cruz com a participação de diversas Secretarias Municipais desenvolvendo atividades voltadas para o bem-estar das mulheres do município.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Para Nélter, chapa Henrique, Wilma e João Maia só falta ser homologada


Para o deputado estadual Nélter Queiroz, do PMDB, a sigla já definiu: o candidato ao Governo do Estado que o partido apresentará será mesmo o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves. E, segundo Nélter, com uma chapa composta por Henrique e mais a vice-prefeita Wilma de Faria, do PSB, candidata ao Senado, e o deputado federal João Maia, do PR, lançado como vice-governador, vai ser muito difícil alguém suplantá-la nas eleições deste ano.
Para Nélter, o vice-governador Robinson Faria, do PSD, pré-candidato ao Governo, e a deputada federal Fátima Bezerra, do PT, possivelmente candidata ao Senado, não teria força contra a chapa encabeçada por Henrique e Wilma devido à trajetória, aos “serviços prestados” e, consequentemente, ao capital político dos dois.
“Acredito que será um somatório de fatores convergentes para construção de um projeto para o Estado”, disse o deputado, dizendo acreditar na composição político/eleitoral que no seu entendimento está faltando apenas a homologação dos nomes nas respectivas convenções.
De acordo com Nelter Queiroz, o anúncio da chapa que terá um do PMDB como candidato a governador – “certamente Henrique”, como antecipou o deputado em contato com O Jornal de HOje – deverá ser anunciada no início de abril, já que de acordo com o parlamentar seridoense, a questão nacional, entre PMDB e PT, está atrasando o anúncio da chapa.
“Será uma aliança forte e o PMDB é favorito”, avaliou Nélter que, também, comentou a possibilidade dele mesmo ser o nome lançado pelo partido para substituir Henrique Alves na Câmara Federal. “Conto atualmente com o apoio de 18 prefeitos e inúmeros vereadores. Se for convocado pelo meu partido, enfrentarei o desafio, entretanto, no momento existem apenas especulações sobre esse assunto”, ressaltou.

“Prefeito Carlos Eduardo Alves quer passar por cima da Câmara Municipal”, diz vereador



Vereadores de Natal, inclusive integrantes da base aliada, uniram-se na sessão desta última terça-feira para votar contra o veto do prefeito Carlos Eduardo a um projeto de autoria da vereadora Eudiane Macedo, do SDD, que dispõe sobre a obrigatoriedade de preenchimento de no mínimo 80 por cento dos caixas disponíveis nas instituições de vendas de gêneros alimentícios (supermercados e congêneres). Segundo o projeto, apesar de possuírem número de caixas suficiente, não o disponibilizam na sua totalidade para atender bem ao consumidor, causando assim, mal estar devido longas filas que se formam na hora da compra nesses estabelecimentos. A alegação do veto por parte do prefeito foi “inconstitucionalidade do projeto”, contestada pela autora do projeto.
A vereadora Eudiane Macedo, que pertence ao partido Solidariedade, integra a bancada do prefeito Carlos Eduardo e é considerada fiel aliada do prefeito de Natal, contesta a justificativa do executivo para vetar o seu projeto afirmando que antes de elaborar o projeto teve o cuidado de examinar a legalidade da matéria junto a sua assessoria jurídica. “Eu tinha a consciência da legalidade do projeto porque ele atende os direitos do consumidor e não do trabalhador, portanto, absolutamente constitucional”, esclarece a vereadora, que foi uma das surpresas da última eleição ao eleger-se pelo PHS com 2.078 votos numa coligação que contou também com o PTN – Partido Trabalhista Nacional. Na votação que rejeitou o veto do prefeito, votaram 21 dos 29 vereadores que integram a Câmara Municipal de Natal.
“O prefeito e o Ministério Público não respeitam a Câmara Municipal de Natal e estão querendo tirar as nossas atribuições. Só falta agora o Rei Momo interferir nos trabalhos legislativos”, ironizou o vereador Marcos Antonio, do Psol, enquanto Sandro Pimentel, também do Psol, que também votou contra o veto do prefeito de Natal, considerou o projeto de Eudiane Macedo “importante para levar comodidade aos usuários de supermercados”.
REFORMA ADMINISTRATIVA
Os vereadores participam de sessão ordinária no final da tarde desta quarta-feira para dar início ao processo de leitura, discussão e votação da Reforma Administrativa que entre outros assuntos está o polêmico pedido de extinção da secretaria Municipal de Mulher, que certamente não será aprovado pelos vereadores, inclusive integrantes da base aliada, que já se pronunciaram contrários.

Chuvas e obras de mobilidade complicam trânsito nas principais vias de Natal


Como se não bastasse os transtornos causados no trânsito de Natal por causa das obras de mobilidade, com a chegada do período chuvoso, motoristas, motociclistas e pedestres enfrentaram um novo cenário de caos no deslocamento pelas principais avenidas e ruas da capital.
A chuva forte que caiu no início da manhã desta quarta-feira (12), com uma duração média de 40 minutos, foi suficiente para causar as já conhecidas inundações em pontos críticos e recorrentes como a Avenida Senador Salgado Filho, na altura do Portugal Center; BR-101, no entorno da Arena das Dunas, cruzamento da Rua Mossoró com a Avenida Afonso Pena e na Avenida Hermes da Fonseca com a Rua Ângelo Varela, nas proximidades da AABB.
Na Avenida Rui Barbosa, o trânsito ficou tão complicado que carros cruzaram o canteiro central para fugir do alagamento na altura da Rua Nascimento de Castro. Quem tentava fugir da Rui Barbosa acabava caindo na Avenida Salgado Filho, que também já apresentava pontos de alagamentos, obrigando “amarelinhos” da Secretaria de Mobilidade a pedir que os motoristas desviassem justamente para a Avenida Rui Barbosa, onde o caos já estava instalado. Também foi registrada pane em alguns semáforos e agentes de trânsito se concentraram nos pontos mais críticos para fazer o controle do tráfego.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Natal, Jeoás Santos, além dos pontos de alagamento recorrente e os transtornos nas vias, a única ocorrência mais grave que chegou à Secretaria foi o princípio de inundação de residência e lojas na Avenida Capitão Mor Gouveia, onde se formou uma grande lagoa e na Avenida Jaguarari, já na área próxima à Rua Jerônimo Câmara. “Recebemos esta ocorrência entre 8h30 e 9h e deslocamos duas viaturas. Entramos em contato com a empresa responsável pela drenagem e com a Semopi, Semob e estamos auxiliando no escoamento da água”.
Maria Auxiliadora, proprietária de um restaurante na Avenida Jaguarari perdeu diversos equipamentos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, usados no estabelecimento, como freezer e geladeiras. “A água subiu quase um metro e perdi tudo. E agora, quem vai pagar o meu prejuízo? Será que vai ser o pessoal da Copa, da Prefeitura, do Governo?”, questionou.
CAOS
Na Rua Doutor José Gonçalves, em Lagoa Nova, o clima era de revolta entre moradores e comerciantes. Sandro Menezes conta que o alagamento na rua existe há mais de 20 anos e nunca houve uma solução definitiva. “Há cinco anos subiu 1,20 metro de água na minha casa e perdemos tudo. Fizemos uma barreira, mas os transtornos continuam, como o mau cheiro, risco de doenças e não temos nem o direito de sairmos das nossas casas. Pago um IPTU de R$ 1,1 mil e me sinto constrangido. Hoje, talvez o meu comércio não abra. Até construir uma garagem para o meu carro não posso e ainda bem que o eu vizinho me permite estacionar no terreno dele”, diz o comerciante.
Já o motorista João Rocha lamentou o que chama de falta de planejamento dos gestores públicos. “Quase todos os dias tenho que desviar minha rota, por causa de congestionamentos e isso atrapalha muito a minha rotina. Hoje vim comprar um material e a rua está assim, intransitável”.
O empresário Antônio Duarte, que possui uma distribuidora de ar condicionado automotivo, já contabiliza diversos prejuízos. “Estas obras de mobilidade já estão atrapalhando o acesso à empresa e com estes alagamentos causados pelas chuvas, os clientes não têm condições de vir aqui. Às vezes vemos algumas obras na rua e quando vêm as chuvas é que constatamos que nada foi resolvido quanto à questão do alagamento. Me sinto desrespeitado, prejudicado e com sentimento de abandono”.
Já o motoboy Dagmar Flávio explica que a atenção tem que ser redobrada no período chuvoso. “Tem locais que sabemos que tem buracos cobertos pelas chuvas, mas para um condutor de moto menos experiente os riscos de acidentes são bem maiores. Outra preocupação é que com o aumento da quantidade de carros e motos, andamos lado a lado, qualquer desatenção pode causar um acidente e no período de chuvas tudo fica mais complicado”.
PREVISÃO
Segundo as previsões meteorológicas, chuvas rápidas e fortes como a ocorrida na manhã de hoje vão ter continuidade no litoral e no Alto Oeste até a próxima sexta-feira (14), com possibilidade de perdurarem até o domingo. “Estas chuvas rápidas e fortes são normais para o mês de março. O que não seria normal é que elas continuassem por um período maior. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, esta chuva pela manhã registrou, em menos de uma hora, 14 milímetros. Para um volume em menos de uma hora é considerada uma chuva forte, mas se chovesse 24 horas, seria pouco. Mas esta chuva é normal, dentro da quadra chuvosa”, disse Alexandre Santos, meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Ainda de acordo com o especialista, as chuvas previstas para os próximos dias serão mais intensas durante o período da manhã e no final da tarde.

Aumenta mistério sobre desaparecimento de avião


Berlim (DW) - Um aspecto inesperado desponta no mistério do jato da companhia Malaysia Airlines, desaparecido desde o sábado quando de dirigia de Kuala Lumpur a Pequim. Numa coletiva de imprensa ontem, o comandante da Força Aérea Real Malaia (RMAF), general Rodzali Daud, revelou que o Boeing 777-200 pode ter desviado radicalmente seu curso, mais ou menos na hora em que se perdeu a comunicação com os controladores de voo.  Segundo Daud, após a perda de contato, a RMAF recebeu sinais da aeronave indicando que havia mudando de direção bruscamente, de nordeste para oeste. Ela ainda teria voado algumas centenas de quilômetros sobre a Malásia peninsular e mais além, sobre o Estreito de Malaca, antes que o sinal sumisse totalmente.

Segundo o general, o último contato foi feito às 2h40m (hora local), quando o aparelho se encontrava pelo da ilha de Pulau Perak, localizada a mais de 100 milhas da costa oeste da península malaia. As novas informações explicam a decisão das autoridades malaias, até então injustificada, de expandir a área de busca, de forma a incluir as águas a oeste da península, na segunda-feira.

Por outro lado, a novidade surpreendeu negativamente tanto peritos em aviação quanto autoridades na China, que até então partiam do princípio que a localização fora perdida mais de uma hora antes, ainda sobre o Golfo da Tailândia, a leste da Malásia. A maioria dos 227 passageiros é de nacionalidade chinesa, e a notícia desencadeou uma onda de indignação nas redes sociais de internet do país.

Um perito em operações e segurança do serviço de informações para aviação Flightglobal criticou o governo em Kuala Lumpur por se mostrar evasivo e confuso, e questionou por que Daud teria levado tanto tempo para divulgar dados tão importantes.

Para agravar a confusão, numa entrevista telefônica, o porta-voz da chefia de governo malaia desmentiu que o Boeing 777-200 tenha voltado a cruzar a península – os indícios seriam apenas que ele tentou retornar. O funcionário disse ter se basear em informações de autoridades militares do país.

O serviço secreto dos Estados Unidos, CIA, não exclui um atentado terrorista como causa do sumiço do avião com 239 ocupantes. O diretor da agência, John Brennan, revelou nesta terça-feira em Washington a existência de “vários possíveis comunicados de reivindicação”, que até o momento não foram confirmados.

Pelo menos um mistério relativo ao voo MH370 parece ter se aclarado: segundo a Interpol, tudo indica que os dois passageiros viajando sob identidade falsa não fossem terroristas, mas sim jovens iranianos que pretendiam entrar clandestinamente na Europa, para tentar a sorte.

Ambos possivelmente chegaram à capital malaia via Doha, munidos de passaportes iranianos não registrados como roubados, com as identidades de Seyed Mohammed Reza Delavar, de 29 anos, e Pouria Nourmohammadi, de 18 anos.

No aeroporto de Kuala Lumpur, eles trocaram para os documentos roubados na Tailândia do austríaco Christian Kozel e do italiano Luigi Maraldi, em março de 2012 e julho de 2013, respectivamente. Um comandante da polícia malaia comentou que cerca de 2 mil passaportes são extraviados ou roubados a cada ano na Tailândia.

Depois de escala em Pequim e Amsterdã, “Maraldi” tinha como destino final Copenhague, e “Kozel”, Frankfurt, na Alemanha. Suas passagens foram reservadas por um certo “Mr Ali”, suspeito de pertencer a uma rede de tráfico humano. Teerã se ofereceu para fornecer todas as informações disponíveis sobre os dois iranianos.

Numa coletiva de imprensa na França, o secretário-geral da Interpol, Ronald Noble, declarou estar cada vez mais evidente que os dois não eram terroristas. “O interesse parece estar arrefecendo, pois eles podiam ser simplesmente gente que estava sendo traficada”, afirmou.

Ações da Prefeitura de Prefeitura melhoram o tráfego em ruas do Centro


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas, iniciou na última quinta-feira (06) a operação tapa-buracos nas ruas asfaltadas do centro da cidade. O trabalho visa corrigir problemas identificados nas principais vias da cidade melhorando a trafegabilidade e evitando danos aos veículos automotores.

Segundo a Secretaria de Obras, o serviço de recuperação de vias continuará nos próximos dias até que todas as que apresentarem problemas passarem pelos serviços.




Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Bando explode agência do Banco do Brasil em Alto do Rodrigues



Um grupo de bandidos explodiu a agência bancária do Banco do Brasil em Alto do Rodrigues, a 339 quilômetros de Natal, na madrugada desta quarta-feira (12). Durante a ação, que durou cerca de vinte minutos, o grupo efetuou diversos disparos para o alto e contra as casas próximas ao banco.

De acordo com o major Assis Santos, comandante da Polícia Militar em Assu, que deu apoio à ocorrência, o grupo que explodiu o banco por volta das 2h30 de hoje estava à bordo de duas caminhonetes Amarok. Segundo blogs da região, o grupo teria cerca de 20 participantes distribuídos nas duas Amaroks de cor branca e em um Gol de cor clara.

De acordo com informações da Polícia Militar da região, quatro assaltantes permaneceram no entorno da delegacia para evitar que qualquer policial deixasse o local em direção ao banco. Na base policial estavam dois militares que não tiveram como atender à ocorrência.

De acordo com testemunhas, após a ação de cerca de 20 minutos com diversos tiros disparados contra as casas e placas da cidade, um veículo fugiu em direção a Macau, outro em direção a Assu e o terceiro teria ido em direção a Carnaubais. Não foi confirmado se alguma quantia foi levada dos caixas eletrônicos.

Na manhã de hoje, viaturas da Polícia Militar da região ainda estão em diligência em buscas dos suspeitos, mas ninguém foi preso.

A mesma agência foi alvo de ação similar em novembro de 2012, quando a agência também foi explodida por dinamites e os caixas eletrônicos saqueados. 

Petrobras confirma descoberta em águas profundas na Bacia Potiguar

A Petrobras confirmou, nesta quarta-feira (12), que encontrou óleo médio em perfurações na Bacia Potiguar. O poço localiza-se em profundidade de 1.731 metros, a 55 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte. 

O poço atingiu a profundidade final de 5.353 metros e constatou uma coluna de hidrocarbonetos de 188 metros. "Foi realizado teste de formação que confirmou as boas condições de permeabilidade e porosidade do reservatório. A partir dos resultados obtidos, o consórcio dará continuidade às atividades exploratórias previstas, com objetivo de propor a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) um Plano de Avaliação da Descoberta para a área", informou a petroleira.

Servidores da educação decidem manter a greve

Apesar do corte do ponto nos salários dos servidores da educação, trabalhadores da educação decidiram em assembleia que aconteceu tarde desta quarta-feira (12) pela manutenção da greve. No próximo dia 19, uma nova assembleia está marcada para discutir os rumos da greve.

Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio grande do Norte (Sinte-RN), a continuidade da greve dos professores da rede estadual é justificada pela falta do envio do Projeto de Lei 322 que trata da promoção da Letra. O sindicato está disposto a manter a greve até o projeto sair do Gabinete Civil, onde se encontra atualmente e ir para Assembleia Legislativa. 

Indicativo
 Em mais uma assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (12), professores da rede municipal de ensino aprovaram um indicativo de greve. Os servidores reivindicam principalmente a implementação do horário de planejamento, a unificação dos planos de carreira e eleições diretas para diretores das escolas. 

Juiz interdita fundação que cuida de menores de idade infratores no RN

O juiz da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Natal, Homero Lechner, decidiu nesta quarta-feira (12) interditar judicialmente a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) - órgão que administra os Centros Educacionais (Ceducs) e Centros Integrados de Atendimento aos Adolescentes Acusados de Atos Infracionais (Ciads) que acolhem os menores de idade infratores no Rio Grande do Norte. A governadora Rosalba Ciarlini tem 10 dias para nomear a delegada de Polícia Civil, Kalina Leite Gonçalves, como interventora da Fundac. Também foi determinada a exoneração imediata do atual presidente da fundação, José Edilberto de Almeida.

A decisão atende um pedido de Tutela de Urgência do Ministério Público Estadual encaminhado à Justiça no final de fevereiro. Ao G1, o procurador geral do Estado, Miguel Josino, informou que ainda não foi intimado e que só vai se pronunciar sobre o assunto quando for notificado judicialmente.


Para garantir a autonomia financeira da fundação, o juiz determinou ainda que o Estado realize o repasse financeiro mensal à entidade do montante de 1/12 (um doze avos) do total previsto no orçamento do Estado para a Fundac. A medida deve ser cumprida sob pena de afastamento do secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Obery Rodrigues. O juiz fixou pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento, além da impetração do crime de desobediência previsto no artigo 330, do Código Penal.

De acordo com a decisão do magistrado, a interventora irá administrar a Fundac por 180 dias, que poderão ser prorrogados por iguais períodos se necessário. A assessoria de comunicação do tribunal explica que a delegada estará dotada de amplos poderes para gerir a entidade, em substituição ao atual gestor, e se necessário deverá adotar as medidas amplas relativas à gestão de recursos humanos, investimentos em estrutura física, aquisição de materiais, realização de atividades socioeducativas e contratação de empresa de consultoria.

A interventora judicial poderá ainda promover o completo reordenamento institucional da Fundac, de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Ao G1, a delegada Kalina Leite, atualmente lotada na Corregedoria de Polícia Civil, informou que só irá se pronunciar quando, e se, for nomeada presidente da Fundac.

Paróquia de Santa Rita e Prefeitura de Santa Cruz iniciam seleção para o espetáculo “Rita, a Santa dos Impossíveis"


Começam os preparativos para a edição 2014 do Auto de Santa Rita, “Rita, a Santa dos Impossíveis”. Nesta quarta-feira (12) será dado o pontapé inicial para a realização da encenação deste ano. A Paróquia de Santa Rita e Prefeitura de Santa Cruz darão inicio a seleção de atores e atrizes que irão compor o elenco do espetáculo.

O processo para selecionar os artistas que irão compor o corpo cênico do maior espetáculo religioso da região acontece de forma democrática. As apresentações acontecerão durante a festa da padroeira de Santa Cruz, Santa Rita de Cássia, no mês de maio. A equipe técnica, que é composta por vários profissionais (coreógrafos, figurinistas, iluminadores, músicos, equipe de apoio e etc.) já está definida.

A seleção dos atores e atrizes acontece nesta quarta-feira (12), a partir das 19 horas, e os interessados devem se dirigir ao Teatro Municipal Candinha Bezerra, local onde será realizada a seleção.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Divulgador da Telexfree se acorrenta na Praça dos Três Poderes, no DF


Um divulgador da Telexfree faz greve de fome acorrentado ao monumento Dois Candangos, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, desde a manhã desta segunda-feira (10). O catarinese Aerci Aerri Olm é o único preso à peça, mas está acompanhado de outros dez divulgadores da empresa - parte deles do Distrito Federal, do Acre e de Goiás.

Segundo Olm, o grupo quer ser recebido pela presidente Dilma Rousseff. Os manifestantes esperam que ela possa ajudá-los a reaver o dinheiro investido na Telexfree - que está retido por decisão judicial. A empresa é investigada pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) por suspeita de ser uma pirâmide financeira disfarçada de empresa de marketing multinível.
Desde junho de 2013, todos os pagamentos e adesões à Telexfree foram proibidas pela Justiça acreana. Na época em que foi bloqueada, a empresa já possuía mais de três milhões de usuários cadastrados no sistema.
"O nosso propósito é que a empresa tenha a liberdade de devolver nossos valores, para que seja devolvido à pessoa que investiu", disse Olm. "A partir disso, meu compromisso com as pessoas que acreditaram na minha palavra, entrando no negócio baseado na credibilidade que passei, encerra, e todo mundo tem a liberdade de seguir a vida."
O catarinense disse que os manifestantes não pedem que a empresa volte a atuar. "Se a empresa vai continuar, é mérito dela e do jurídico dela", disse. "Investi R$ 27 mil e não vi nenhum centavo."
"Entendemos que, uma vez que falarmos com o alto escalão do país, se ele não pode apontar uma solução para nós, estamos fadados a um fracasso extremo", disse Arreal. "Se ela [presidente] decidir não me ouvir até sexta-feira, já vou ter desmaiado ou ido embora para minha casa."
Em janeiro último, o divulgador passou quase 42 horas em jejum e se manteve acorrentado em frente ao Fórum Barão do Rio Branco, no Acre, até ser recebido pelo procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto e pelo ouvidor-geral, o procurador Sammy Barbosa Lopes do Ministério Público do Acre (MP-AC).
Na audiência, o procurador-geral disse que compreendia a aflição dos divulgadores e afirmou que os membros do Ministério Público possuem independência funcional. Oswaldo D’Albuquerque garantiu que todos os trâmites processuais estão sendo observados.