segunda-feira, 24 de novembro de 2014

'Sou incansável', diz tenente que comanda Operação Lei Seca em Natal


Admiração, respeito, raiva, medo. O tenente da Polícia Militar Styvenson Valentim, responsável desde o início do ano por coordenar a Operação Lei Seca em Natal, desperta os mais variados sentimentos na população. Apontado como 'linha dura', o tenente prefere ser chamado de 'incansável'. Rígido na aplicação da leis de trânsito, o oficial se tornou um personagem presente nas rodas de conversas entre as pessoas que temem ser paradas nas barreiras de fiscalização. Embora ele conte com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito e da Polícia Civil, é ele o centro das atenções.

Na última semana, Styvenson foi fotografado no aeroporto quando embarcava para um treinamento em Brasília. A legenda da foto, que rapidamente se espalhou pelos grupos do aplicativo WhatsApp, dizia: "Bora beber que o homem viajou... Vai com Deus, tenente Styvenson". A piada foi revidada com uma blitz assim que ele retornou da viagem. Resultado: 26 pessoas foram presas por dirigirem embriagadas.
Mas não parou por aí, o tenente agora é fotografado por onde passa. Imagens dele na praia e no supermercado circulam nas redes sociais. "Ser fotografado não me incomoda. O que incomoda é a imagem vir seguida de um incentivo a beber e dirigir. Isso me deixa chateado", diz o tenente sobre as montagens feitas com fotos dele.
Em 2011, Styvenson Valentim passou 15 dias preso por ter autuado um major que dirigia embriagado. Segundo ele, a alegação foi a de que ele deveria ter chamado um oficial da mesma patente para autuar o major. "Eu nunca engoli isso. Quer dizer que eu deveria ter chamado outro major, ou um coronel, às 3h da manhã porque eu, como tenente, não posso autuar um major? Quer dizer que a patente dele está acima da lei?", questiona.

Jovem é executado com tiros na cabeça em Mãe Luiza na noite deste domingo

Um homem ainda não identificado foi executado na noite deste domingo (23), na rua Nova, no bairro de Mãe Luiza, zona Leste de Natal. A vítima, segundo a polícia, chegou ao local de moto e foi morta por um desconhecido.
De acordo com o sargento Cícero Luiz, do 1º Batalhão da PM, o homem sofreu cerca de cinco tiros no rosto e na cabeça, o crime foi testemunhado por dezenas de pessoas que estavam na rua, no entanto, ninguém quis relatar o que viu na presença da polícia.
“Chegamos ao local em pouco tempo, mas já sabíamos que informação sobre o fato não teríamos facilmente. Aqui é um bairro conhecido pela violência e a lei é muito clara, falou morreu”, disse.
Os policiais militares descobriram que uma motocicleta estacionada próximo ao cenário do assassinato pertencia à vítima, que chegou pouco depois de anoitecer. A reportagem conversou com alguns moradores para tentar colher alguma informação sobre o ocorrido, mas todos apenas disseram que nada sabiam.

Isaque Galvão será uma das atrações musicais do Fest Frango 2014

O renomado cantor potiguar, Isaque Galvão, conhecido nacionalmente, sobretudo, após sua participação no programa Fama da Rede Globo, será uma das atrações da segunda edição do Fest Frango, evento que acontece dentro da programação que comemora a emancipação política e os 100 anos da cidade de Santa Cruz.

Isaque Galvão irá se apresentar no sábado (29), último dia do evento. O show é gratuito, será realizado no Pátio da Matriz e trará músicas autorais, além de sucessos de vários outros artistas de diferentes gêneros musicais.

A apresentação de Isaque Galvão no Fest Frango 2014 é fruto da parceria da Prefeitura de Santa Cruz com a Federação do Comercio do Rio Grande do Norte (FECOMÉRCIO-RN), que, além disso, também estará presente no evento através da carreta-escola do Senac oferecendo oficinas na área da gastronomia, capacitando pessoas gratuitamente para preparar pratos a base de frango.

O Fest Frango 2014 acontece nos próximos dias 27, 28 e 29 de novembro (quinta, sexta e sábado).

Sesed registra 12 mortes violentas no RN durante o final de semana

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) registrou doze mortes violentas durante o final de semana no Rio Grande do Norte. No sábado (22) ocorreram seis homicídios por arma de fogo e um por faca, além de uma morte por espancamento. Já nesse domingo (23), aconteceram quatro assassinatos (cinco com projéteis e dois com facadas). 

Em Dix-Sept Rosado, na zona Oeste de Natal, às 6h30 do sábado, um homem de cerca de 30 anos foi encontrado morto com diversas marcas de tiros no corpo. A vítima não possuía documentos de identificação, no entanto, segundo a Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), ele era conhecido na região como Carneiro. Diligências foram realizadas, mas, ninguém foi preso. A Polícia Civil iniciou investigação.

Na cidade de Mossoró, região Oeste, uma criança de oito anos morreu após ser alvejada por um projétil de arma de fogo. Segundo o comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar, Alzibá Ferreira, Samara Vicente Portes estava brincando na calçada quando foi vítima do disparo. Ela foi socorrida e encaminhada para Unidade Pronto Atendimento de Santo Antônio, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O alvo dos disparos era uma rapaz de 20 anos, identificado como Antônio Francisco Targino de Oliveira, que levou cinco tiros e morreu no local. A vítima era conhecida na região como “Toinho da Bolsa” e, segundo o comandante do 2º Batalhão da PM, era suspeito por homicídio e tinha passagem pela polícia.  O rapaz estava na sua casa quando dois homens em um moto chegaram no local e atiraram contra a vítima que conseguiu correr para rua, mas não conseguiu escapar. Nesse momento, uma das balas disparadas, atingiu a menina que brincava na calçada. 

Monitoramento de trânsito de Natal está disponível na internet

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana deNatal (STTU) está disponibilizando no site as imagens das câmeras do monitoramento do trânsito da cidade. Com o recurso, os usuários podem visualizar os principais corredores da capital e escolher o melhor caminho a seguir.
Para acessar as imagens, os usuários devem acessar o site da Prefeitura de Natal, clicar na seção “Serviços Online” e “Monitoramento Online do Trânsito”. A STTU ressalta que o link mostra fotos das câmeras da cidade, que são atualizadas a cada dois minutos.

“PMDB não tem compromisso com Carlos Eduardo, mas ele será o meu candidato”

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), admitiu hoje que o PMDB não tem compromisso com a reeleição do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), no entanto, o peemedebista disse que sua preferência pessoal é a a reeleição do chefe do executivo municipal.
“Eu acho que todos os peemedebistas, principalmente aqueles que detém cargos de direção do partido, devem ser ouvidos. Aí se tem já uma entrevista de alguns vereadores, e acho que, claro, têm todo direito de se pronunciar como eu tenho. Agora o meu candidato, sendo ouvido, e todos devem ser ouvidos, é o prefeito Carlos Eduardo, candidato à reeleição”, disse Garibaldi.
Apesar da opinião pessoal, o ministro disse que o PMDB não tem compromisso formal com a reeleição de Carlos Eduardo. “Não nós não temos compromisso firmado, a não ser o fato de que ele foi correto, teve um empenho muito grande no sentido de que o deputado Henrique pudesse ser eleito. Além da administração que ele vem realizando”, declarou, acrescentando que esses são os fatores que o levam a declarar este apoio de forma tãpo antecipada. “Muitos poderiam até dizer que é prematuro, mas como já se anda falando, eu também posso falar”, justificou.

Segundo “Dia D” da campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil acontece neste sábado (22)


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (22) o segundo “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil). A campanha, iniciada no último dia 08 de novembro, tem o objetivo de manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil.

A vacinação contra a poliomielite, que causa a paralisia infantil, terá como população-alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos.  Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, além de caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos.

Em Santa Cruz, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) irão funcionar das 8h às 17h. É importante que os pais ou responsáveis não esqueçam da caderneta de vacinação.

Lava Jato: Adarico Negromonte se entrega à polícia

Adarico Negromonte, último foragido da sétima fase da Operação Lava Jato se entregou à Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (24) em Curitiba. Acompanhado de duas advogadas, ele chegou de táxi, se dirigiu a pé até a sede da polícia e evitou fazer declarações aos jornalistas.

Adarico era o único dado por "foragido da Justiça" da relação de 25 nomes sob suspeita que tiveram prisão decretada no dia 10 - todos os outros, até os principais executivos das maiores empreiteiras do País, já haviam sido presos ou se apresentaram. "Nem sabemos qual é a acusação contra o sr. Adarico, mas decidimos apresentá-lo voluntariamente", declarou a advogada Joyce Roysen, que defende o irmão do ex-ministro e comunicou a medida à PF.

Cerca de 30 medicamentos estão em falta na Unicat em Natal


Pelo menos 30 medicamentos estão em falta na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) do Rio Grande do Norte. A informação é de funcionários do órgão. Eles mostram que aumentou o número em relação ao mês de outubro. A Unicat é vinculada à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), responsável pelo abastecimento e distribuição de medicamentos à população.
Dentre os medicamentos que estão em falta, está o Alenia, que serve para asma. "Quarta vez que eu venho aqui esse mês e não tem Alenia. Se eu não tomar fico com o cansaço maior do mundo", disse o pedreiro Francisco Miguel Faria.
Os problemas para o fornecimento vão desde o preço acima da tabela da Anvisa até dívidas com fornecedores. Há ainda os remédios que aparecem com a compra emergencial solicitada, como os casos do pk1 e pk2.
Confira a lista de remédios em falta na Unicat:

Ciclosporina 25 mg - Previsão de entrega do fornecedor até sexta. 
Ciclosporina 50 mg - Disponível.
Ciclosporina 100 mg - Disponibilizado 2 cápsulas de 50mg.
pk1 - Solicitado compra emergencial (tramitando na SESAP).
pk2 - Solicitado compra emergencial (tramitando na SESAP). 
Deferasirox 250 MG e 500MG (EXAJE) - Dificuldade de aquisição devido ao débito com o laboratório.
Alenia 12 mg - Débito com fornecedor.
Alenia 6 mg - Débito com fornecedor.
Gabapentina 400 mg - Disponível de 300mg, previsão de entrega até sexta.
Galantamina 8, 16 e 24 mg - Débito com fornecedor.
Zoladex 3,6 - Débito com fornecedor.
Zoladex 10,8 - Previsão de entrega em 15 dias.
Hidroxurreia 50 mg - Débito com fornecedor. 
Lanreotida 120 mg - Previsão de entrega do fornecedor em 15 dias.
Mesalazima 250 mg
Morfina 10 mg - Valor cotado na licitação acima do preço CAP.
Morfina 30 mg - Valor cotado na licitação acima do preço CAP.
Ocreotida LAR 30 mg - Disponibilizado a Lanreotida.
Penicilamina 250 mg - Previsão de entrega do fornecedor até sexta (29/11/2014). 
Raloxifeno (EVISTA) - Finalizando a tramitação administrativa na SESAP. 
Riluzol - Débito com fornecedor. 
Somatropina 12 UI - Disponível Somatropina 4UI.
TOBRAMICINA - Débito com fornecedor. 
Topiramato 25 mg - Débito com fornecedor (Disponível topiramato 100mg)
Topiramato 50 mg - Débito com fornecedor (Disponível topiramato 100mg)
Triptorrelina 3,75 - Disponibilizado Leuprorrelina.
DDAVP (DESMOPRESSINA, ACETATO 0,1 mg) - Finalizando a tramitação administrativa na SESAP.

TCU determina redução de R$ 15 milhões em contrato para construção da Oiticica


Considerada a mais importante obra, atualmente, de combate a seca no Rio Grande do Norte, a barragem de Oiticica está, mais uma vez, envolta em superfaturamento. O Tribunal de Contas da União (TCU), por meio de seu corpo técnico, constatou um sobrepreço de R$ 15 milhões na obra (que custa R$ 310 milhões aos cofres públicos) e determinou a repactuação do contrato firmado pela Secretaria de Recursos Hídricos (Semarh) e o Consórcio EIT/Encalso, cortando os valores superfaturados.
Na decisão da Corte de Contas, divulgada nesta semana após publicação do acórdão assinado pelo ministro relator Aroldo Cedraz, não há responsabilização qualquer ordenador de despesa pelo sobrepreço constatado. Nem por parte do Governo do Estado, responsável pela obra, nem por parte do consórcio contratado. A Semarh, no entanto, tem 15 dias para repactuar o contrato sem que haja prejuízos a continuidade da obra.
Esta, vale lembrar, não é a primeira vez que o TCU encontra superfaturamento no contrato para a barragem de Oiticica. Em 2011, uma fiscalização realizada pelo corpo técnico do Tribunal encontrou um “sobrepreço global de R$ 39,5 milhões, ou 16,3% do total do Contrato 39/2010, haja vista os preços excessivos frente ao mercado”.

Fest Frango: Prefeitura e ASFOT realizam exposição fotográfica para homenagear centenário da cidade


A Prefeitura de Santa Cruz e Associação de Fotógrafos do Trairi (ASFOT) realizarão durante a edição deste ano do Fest Frango a exposição “Santa Cruz Fotocentenária”. A exposição tem por objetivo homenagear os 100 anos da cidade de Santa Cruz.

Além de expor 100 fotos de integrantes da ASFOT, mostrando o cotidiano da cidade e momentos recentes da história da cidade. A exposição também é uma ação solidária, pois os quadros que serão expostos poderão ser adquiridos pelo público e toda a renda será revertida para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Santa Cruz).

O Fest Frango 2014 acontece nos dias 27, 28 e 29 de novembro (quinta, sexta e sábado), no pátio da Matriz de Santa Rita de Cássia.